Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

terça-feira, abril 17, 2007
Sorte - - - - - - - - (a preencher pelo leitor atento)

Indelével. Inolvidável. Impressionante.

Além de serem três palavras parecidas, na forma e no conteúdo, também têm outra característica em comum, e que é a seguinte: no futuro, nenhuma delas será empregue para definir a época de 2006/2007 do Benfica.

Ontem escreveu-se apenas mais um capítulo na triste história que terá o seu final em meados de Maio. É, por todas as razões, uma altura tremendamente difícil para o adepto: por um lado, é virtualmente impossível ficar contente ou desejar uma derrota do seu clube, ainda para mais quando esse resultado significa a ultrapassagem na tabela classificativa por um dos seus rivais; por outro lado, colhe-se a sensação de que, quanto maior a tempestade, mais hipóteses há de a cúpula directiva se decidir pela substituição do treinador, fonte primeira de todos os males que assolam o futebol benfiquista nos dias que correm.

Ok, provavelmente estarei a ser injusto e, além do responsável pela entrada do Mantorras aos 45’ de jogo de ontem, dando-lhe mais minutos num jogo do que havia dado em quase toda a 1ª volta, curiosamente, ou não, logo após uma tomada de posição do jogador exigindo mais oportunidades, também há que alargar a critica ao responsável pela preparação (?) física do conjunto, pois é por demais evidente que, utilizando um português corrente “os jogadores não podem com uma gata pelo rabo”.

Essa seria, aliás, uma das minhas primeiras perguntas caso, por absurdo e megalómano que este pensamento vos possa parecer, me fosse dada a hipótese de estar cara a cara com o treinador da nossa equipa: “Quais as razões objectivas que estiveram por detrás da escolha de um jovem com pouco menos de 20 anos e sem qualquer tipo de experiência comprovadamente positiva nos anteriores clubes pelos quais passou na sua ainda curta carreira profissional, para liderar a preparação física de um conjunto como o do Benfica, que no início da época já sabia que este seria além do mais um ano tremendamente desgastante, pois além de se seguir a um Mundial também principiou 1 mês mais cedo do que os restantes clubes devido à pré-eliminatória da Liga dos Campeões? E qual a relação causa/efeito, se é que a houve, de o último nome desse preparador físico ser Moura?”

Acontece que o Fernando Santos não pediu a ninguém para vir treinar o Benfica, portanto a SAD e o seu responsável máximo, Luís Filipe Vieira, não se podem eximir à responsabilidade por tudo quanto se está a passar esta época e que apenas não tem originado manifestações de desagrado por parte da massa adepta do Benfica, porque a sinto muito amorfa e estupidamente entregue à sua sorte. Sorte esta que mais parece ter sido importada directamente da estória da Cinderela, porque não consigo imaginar sorte mais madrasta…

Não defendo chicotadas psicológicas a meio da época e concordo com quem diz que esta foi uma das grandes evoluções que o Benfica teve nas últimas épocas, ou seja a manutenção do treinador mesmo aquando do surgimento de 2 ou 3 resultados menos positivos. No entanto, cada regra tem sua excepção e se bem que, a acontecer, esta chicotada configuraria uma admissão de culpa por parte de Luís Filipe Vieira, responsável máximo na escolha de Fernando Santos, por outro lado só erra quem lá está e, ainda por outro lado (é um problema bicudo como já vimos, pois os lados são imensos), há que colocar os interesses do Benfica acima dos interesses pessoais e tenho para mim que neste momento o Benfica deveria começar a preparar a próxima época com um novo treinador, entregando ao Chalana a responsabilidade de orientar a equipa nos jogos que restam desta não indelével, não inolvidável e não impressionante, temporada.

Não queria, também, deixar de referir alguns pormenores de que me apercebi ontem no estádio:

  • Katsouranis, acima (ou abaixo para ser mais preciso) de todos os outros, é aquele que me parece estar pior fisicamente. Chega a ser quase desumano obrigá-lo a jogar naquelas condições e quem apenas visse estes últimos 3 / 4 jogos ficaria com uma ideia completamente desfasada da realidade do valor que ele inegavelmente tem;

  • Ovação para João Vieira Pinto. Não participei. Respeito todavia tudo o que fez pelo Benfica, teve o azar de, tal como eu (embora ele da parte de dentro e eu na parte de fora) estar presente na pior fase da história do clube e ,portanto, também não o apupei;

  • Miguelito, provavelmente o pior lateral esquerdo da 1ª divisão. Não? Só pode, para ser preterido a um defesa central recém chegado ao futebol europeu e que só está a jogar devido à ausência de um dos centrais titulares, mas que nem por isso deixou de ser primeira opção para substituir o Leo quando chegou a hora de apostar na vitória;

  • “Apostar na vitória”, estranho, pensei que tivéssemos que apostar neste resultado logo de princípio, mas admito estar equivocado e que aqueles 45’ iniciais tenham sido mais do que um longo bocejo;

  • Antes do jogo com o Beira-Mar, Rui Costa não tinha, e passo a citar, “condições físicas para jogar 90 minutos”. Passados uns dias, e depois do comprometedor empate de Aveiro, milagre!!, já passou a ter condições para fazer não 90 mas 180 minutos, cumpridos no espaço de poucos dias, nos jogos disputados com Espanhol e Braga;

  • Lembrete pessoal: passar a levar um lenço branco para a Luz. Além de servir para me assoar nesta época de constipações, nunca se sabe que outras insondáveis utilizações este utensílio poderá vir a ter (e se tiver dúvidas, pergunto ao Pedro F.);

  • Voo da Águia Vitória: já estou como o outro que diz que hoje em dia, se queremos evitar sofrimentos e figuras tristes, o melhor é chegar ao estádio 30 minutos antes do jogo, aproveitar para meter a conversa em dia com os companheiros de sofrimento, assistir ao momento alto da noite e sair antes do árbitro apitar para o início da partida.
 
por Superman Torras - 12:40 | link |


17 comentário(s):


Data do comentário: 17/04/2007, 15:22:00, Blogger CORTO MALTESE

E que tal um lençol em vez do lenço?

 

Data do comentário: 17/04/2007, 15:33:00, Blogger Pedro F. Ferreira

Pode ser que o lenço passe a ser distribuído com o Kit novo sócio e com uma fotografia do Fernando S., do Justino e do Rosário. É para a malta saber exactamente por quem deve começar a despedida.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 15:50:00, Blogger Pedro F. Ferreira

A questão da parca utilização do Miguelito e do Manu entroca numa outra questão que se prende com a política de contratações do clube:
Quem indica os nomes? Quem escolhe os jogadores?
Será que é o Fernando Santos?
Se for, algo não bate certo. Então, um treinador que não gosta de extremos (futebolistas que joguem preferencialmente pelas alas), tem, como primeira contratação para a próxima época, um extremo: Fábio Coentrão!?
Se não for o Fernado S. o responsável, quem faz as contratações é igualmente ilógico: Então contrata um jogador para uma posição que sabe que o treinador não utiliza?!
Ou será que, depois das palavras e utilização do Mantorras e depois de Fernando Seara ter dito, ontem, inequivocamente, que as derrotas têm responsáveis e que estes têm de ser responsabilizados pelas mesmas, o Fernando Santos não vai ser o treinador do nosso clube na próxima época?
Será?

 

Data do comentário: 17/04/2007, 16:46:00, Anonymous Anónimo

Pedro,

Quem não contrata sei eu: O Fernando Santos.

Por isso mesmo é que ele foi contratado. Subserviência oblige. O azar dele é que o Veiga, a meio, foi corrido e ele ficou sózinho a levar traulitada.

Não risca rigorosamente nada (excepto Katsouranis) nas contratações. E te garanto que se for despedido vai ser esta a desculpa do rapaz.

Do que ele se esqueçe é que mesmo que treinasse o Chelsea não ganhava nada porque é um "Natural Born Loser".

 

Data do comentário: 17/04/2007, 17:24:00, Blogger jbernardo

O santos tem que ir. É demasiado mau para ser verdade. Só pelo porto conseguiria "ganhar" campeonatos.
O que não implica que com arbitragens honestas as contas não fossem outras agora...

PS:Acrescentem-me aí o meu blog nos "Bola Nossa", nunca neguei ser benfiquista. :)

 

Data do comentário: 17/04/2007, 17:34:00, Blogger S.L.B.

Infelizmente duvido que o Fernando Santos peça a demissão. Não o fez nos clubes por onde passou (toda a gente ainda se lembra da rábula com os lagartos no final da digressão de fim de época), duvido que o faça agora. E tenho pena em dizer que duvido igualmente que o LFV o demita...

 

Data do comentário: 17/04/2007, 18:53:00, Blogger Superman Torras

É para mim óbvio que o Fernando Santos até pode ser ouvido quanto às contratações a efectuar, mas que a sua opinião vale muito pouco quando estas se estão para concretizar.

Há quem diga que foi este um dos principais motivos para o contratar (isso e o baixo ordenado pedido), mas isso não invalida que ele pudesse dar um murro na mesa (yeah, right) quando e se as entradas e saídas de jogadores fossem contra a sua concepção de jogo. Por norma não sou contra o facto de serem as direcções, mais do que os treinadores, a gerirem os planteis das equipas, agora há é que saber escolher um treinador que saiba tirar o máximo de rendimento possível dos jogadores que tem à sua disposição.

E o Fernando Santos está longe de ser esse treinador.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:14:00, Anonymous Anónimo

isto não é benfiquismo. discordo totalmente.

é o tipico exemplo do adepto do terceiro anel benfiquista. gosta de assobiar, de ser juiz, e de ser carrasco.

mesmo a la tuga. falta de cultura desportiva. nao foi por culpa do santos. foi porque (ate agora) houve outro sque foram melhores e tiveram melhores soluçoes.

fernando santos fez um belo trabalho. nao vai ganhar nada, pois nao. mas ha ja dois meses que se percebeu que nao tinhamos plantel para isso. tinhamos decerto o melhor onze inicial. mais 4 ou 5 soluçoes. é muito pouco. leva ao actual cansaço e maus moentos de forma de alguns jogadores.

e ontem jogamos bem, muito bem na segunda parte emque se falharam varios golos. o santos nao tem culpa disso.

o santos pegou num plantel desiquilibrado e sofreu logo com a novela de fica nao fica do simao. e a verdade é que se jogou o melhor futebol em muitos anos. desde 94, so o primeiro ano de camacho tera estado a este nivel em espectaculo.

voltaram-se a marcar golos, e a dominar em casa.

falhou-se num momento decisivo, mas porque veio ao de cima a falta de profundidade do plantel.

o losango devia ter sido implantado ha muito, desde que se viu que nao tinhamos um extremo direito para acompanhar o simao que jogava na esquerda, e muito menos um matador estilo jardel. epah nem que fosse um jankauskas... nem isso tinhamos. apoio o losango.

e é necessario mudar esta cultura de juizes piromanos de grande parte dos adeptos do glorioso. querem bodes expiatorios, nao aceitam que nao tinhamos o melhor plantel. porra, aceitem, que é mais que evidente.

como eu costumo dizer: sao todos umas grandes vedetas a jogar championship manager. quem é que queriam? o koeman? nao, esse queimaram o ano passado. entre tantos. quem queriam, era o mourinho? ah, se calhar era.

e depois reclamas contra o "discurso", pareces um politico ou o rui santos. "discurso". o fernando santos tem tido um discurso correcto, nao abdicou da sua dignidade ao contrario de certo professor. inventam novelas acerca do que o santos diz ou nao diz, sensacionalismos, tudo é desculpa para cascar no homem que ja era assobiado e insultado antes do primeiro jogo.

é a necessidade mesquinha de culpar alguem como catarse para as frustraçoes. como se a saida do fernnado santos faça do benfica campeao em 2008.

o que faz é isto: outro começo do zero, outra restruturaçao, mais complicaçoes, zero em estabilidade. mais ou menos a politica que meteu o sporting 18 anos sem ser campeao.

com fernando santos temosum nucleo estavel, um esquema de jogo mais amadurecido, e sera mais facil reforçar os pontos chave, sem cometer os erros deste ultimo defeso. que foram muitos

fernando santos tinha optimos ovos para fazer a omelette, mas eram ovos de codorniz...

o problema é que basta um empate no inicio do proximo campeonato para o ze povinho que nao percebe um cu de bola vir fazer barulho contra o treinador.

temos pessimos adeptos.

teremos e que pensar em dar afernando santos um plantel capaz, em que se possa meter um suplente sem termos arrepios.

saidas

moretto (condiçoes psicologicas)
marco ferreira
pedro correia
paulo jorge
derlei
beto
miccoli (nao vai voltar)

entradas

regressos de jose fonte (4º central)
bruno costa (3º redes)
fabio coentrao
defesa direito
medio centro defensivo (ruben amorim?)
ponta de lança titular de caras
ponta de lança


santos cometeu erros? sim. sabes de algum treinador que nao os va cometer? nem o mourinho. por isso é o "castigo", o treinador sai por castigo, nao por ser a melhor opçao para o clube e para a equipa.

levar lenços brancos? isso é ser tao benfiquista como o dias ferreira e o pinto da costa.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:28:00, Anonymous Anónimo

Grande Atiçador,

Gostei dessa da "restruturação". Só se reestrutura o que está estruturado.

E para se manter a "estrutura" montada pelo FS, nada melhor que mandar embora metade do plantel! Comprenditi!!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:34:00, Blogger Superman Torras

Atiçador,

Quando dizes que a 2ª parte de ontem foi muito bem jogada compreendo, e espero que compreendas também, que estamos em mundos completamente diversos. Paralelos, quiçá, mas nunca por nunca iguais.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:52:00, Anonymous Anónimo

O superman torras, que eu nem conheço pessoalmente, não me indigitou como seu defensor. Nem eu sou muito de tomar dores alheias. Mas como até concordo com muito do que ele escreve, sinto-me, não me leves a mal, na obrigação de tentar responder, se a minha parca cultura futebolística permiir, ao ‘ Atiçador’. Olha, aqui vai disto:

Atiçador, gosto do teu estilo. (sem ironia) Acho que o nikname também tem 'pinta'. Ainda não tinha visto um 'atiçador' a chamar ‘pirómanos’ à malta que por aqui anda. É uma opinião diferente. Gostei. Não da opinião, mas da forma como atiçaste a coisa.
Bem, vamos por partes:
- Eu não gosto de ser carrasco, mas também não tenho feitio para abrir o esfíncter e dizer "continue a ser incompetente que eu estou cá apenas para dizer ámen".
- O Santos não tem culpa dos golos falhados, nem dos frangos, nem dos passes rrados, nem de nada do que, individualmente, os gajos fazem dentro do campo. Aliás, o Santos não tem culpa de nada. É só responsável pelos resultados, mas não tem culpa de nada. Mas isto sou eu a ser tuga: não responsabilizar responsáveis e fazer a devida vénia.
- Apoias o losango? Eu também… quando dá campeonatos. Se o campeonato se conseguir com a quadratura do círculo, seja!
- Porra! Eu aceito que o nosso plantel não é o melhor! É quase o melhor. Mas há treinadores, daqueles que se podem responsabilizar, que conseguem transformar planteis que não são os melhores, em melhores. Há outros treinadores, daqueles que não têm culpa do falhanços dos jogadores, que não conseguem. Mas a culpa não é deles. Aliás, nem há culpas. Há só limitações do plantel e do treinador.
- Não jogo CM.
- Na parte do discurso, dou-te toda a razão.
- aquilo do núcleo estável e esquema de jogo amadurecido e dos ovos de codorniz… ok! Sigamos em frente.

- Antes que me esqueça. Eu, querer querer, quero o Eriksson, ou o Camacho. Sei lá, alguém assim que se possa responsabilizar pelos inêxitos e pelos êxitos. Será que posso pedir um destes?

- eu, que não percebo um cu de bola e faço parte do Zé povinho do terceiro anel, não sei o que é a “profundidade do plantel”. Mas não tenho culpa, nunca aprendi a ver futebol como tu e como o nosso treinador (vénia). Mas se, não for um grande incómodo, vais explicar-me, não vais?

 

Data do comentário: 17/04/2007, 20:35:00, Anonymous Anónimo

"Uma superfície cujos limites são um losango, ou semelhantes a um losango, designa-se por superfície rômbica. Em engenharia e em Física, o losango é frequentemente designado por rômbo".

Alguém me sabe dizer o que é um rombo?
JGomes

 

Data do comentário: 18/04/2007, 00:47:00, Anonymous Anónimo

Tudo isto é muito interessante, mas o mais importante é mesmo o facto de o Barbas e o Máximo não terem dado entrevistas à TV em representação dos sócios.
Também o LFV não falou, hum! hã!, durante toda a semana e a língua portuguesa ficou muito "agardecida" apesar de termos ficado sem saber se a Comissária Paula teve culpa em mais dois empates.
Em contra partida o Mantorras falou por ele e o Seara das queijadas idem idem, pelo que...
Para o ano há mais sem ser do mesmo. Haja esperança.

 

Data do comentário: 18/04/2007, 10:50:00, Anonymous Anónimo

Levar lenços brancos para a Luz, assobiando os nossos jogadores e treinador??? Se for para isso que vais ao estádio (e é se fores), mais vale ficares em casa. Não percebem que esse tipo de comportamentos só cria ainda mais instabilidade, dando azo a que os nossos inimigos e a que a comunicação social aproveite para destruir tudo o que de positivo tem sido feito nos ultimos anos. Esse comportamento é indigno de um verdadeiro Benfiquista.

 

Data do comentário: 18/04/2007, 12:31:00, Blogger dezazucr

epá... enerva-me o pessoal que ainda bate na tecla de que a nossa equipa só tem 11/12 jogadores!

Hão de me dizer quem são os suplentes do porto ou do sporting. Ou mesmo, salvaguardando as devidas proporções de comparação, se no banco do barcelona a qualidade é igual ou chega perto dos titulares?

Jogámos bom futebol? Óptimo, espectacular durante 10/15 minutos por jogo. Quantos minutos tem um jogo? 90! É óbvio que 10/15 minutos, por melhores que sejam não compensarão sempre os 85 minutos que restão. Pior se torna se se decidir que esses 15 minutos bons só aparecem na 2ª parte, ou pior ainda, nos últimos 15 minutos! O mais provável é termos de correr atráz do resultado.

Eu, como 90% dos benfiquistas quero que o homem se vá embora. Aliás, nunca o quisemos cá. Tal assim é, que na altura que foi anunciada a sua contratação a unanimidade foi negativamente geral!

Pior ainda é termos de aturar o derlei com a camisola do Benfica.

E nesse aspecto a direcção tem de ouvir, pois não se pode estar constantemente a dar tiros nos pés. Já não bastou há uns anos termos tido o drulovic como capitão de equipa, e está-se constantemente a ir buscar os restos da tripalhagem?!

O meu receio também agora é, que dado que o Veiga foi ilibado, ele regresse, até porque nunca o aturei bem.

Os benfiquistas têm estado realmente muito amorfos em termos de constatação, mas relembro que este já é o 2º ano sem ganhar, não nos podemos deixar habituar.

Em termos de gestão não desportiva tem estado bem, mas quanto ao futebol esta direcção tem metido água atráz de água.

Acorda Benfica!

 

Data do comentário: 18/04/2007, 12:31:00, Blogger dezazucr

epá... enerva-me o pessoal que ainda bate na tecla de que a nossa equipa só tem 11/12 jogadores!

Hão de me dizer quem são os suplentes do porto ou do sporting. Ou mesmo, salvaguardando as devidas proporções de comparação, se no banco do barcelona a qualidade é igual ou chega perto dos titulares?

Jogámos bom futebol? Óptimo, espectacular durante 10/15 minutos por jogo. Quantos minutos tem um jogo? 90! É óbvio que 10/15 minutos, por melhores que sejam não compensarão sempre os 85 minutos que restão. Pior se torna se se decidir que esses 15 minutos bons só aparecem na 2ª parte, ou pior ainda, nos últimos 15 minutos! O mais provável é termos de correr atráz do resultado.

Eu, como 90% dos benfiquistas quero que o homem se vá embora. Aliás, nunca o quisemos cá. Tal assim é, que na altura que foi anunciada a sua contratação a unanimidade foi negativamente geral!

Pior ainda é termos de aturar o derlei com a camisola do Benfica.

E nesse aspecto a direcção tem de ouvir, pois não se pode estar constantemente a dar tiros nos pés. Já não bastou há uns anos termos tido o drulovic como capitão de equipa, e está-se constantemente a ir buscar os restos da tripalhagem?!

O meu receio também agora é, que dado que o Veiga foi ilibado, ele regresse, até porque nunca o aturei bem.

Os benfiquistas têm estado realmente muito amorfos em termos de constatação, mas relembro que este já é o 2º ano sem ganhar, não nos podemos deixar habituar.

Em termos de gestão não desportiva tem estado bem, mas quanto ao futebol esta direcção tem metido água atráz de água.

Acorda Benfica!

 

Data do comentário: 18/04/2007, 16:52:00, Anonymous Anónimo

Bolas...voces escrevem para burro...é dificil acompanhar...eheheh...concordo com o escrito como não poderia deixar de ser...sendo escrito por um cronista de tanto gabarito...sobre o tema pouc mais tenho a dizer...acho quem nem vale a pena e penho pouco tesão para tal...
Bola7