Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quinta-feira, abril 12, 2007
-inho
Não é uma boa altura para me pôr a escrever sobre o Benfica. Porque ando irritado com a nossa equipa. Ou melhor, ando irritado com o treinador da nossa equipa, sendo este um padecimento quase constante desde Julho, apenas esporadicamente atenuado por vitórias ou exibições mais conseguidas. Ando irritado com o Nandinho. Só consigo referi-lo assim: 'Nandinho'. Porque neste caso, o sufixo 'inho' fica-lhe tão bem. O 'inho', quando adicionado a um substantivo, confere-lhe um grau de diminutivo sintético. E assim, com um simples nome, conseguimos sinteticamente mostrar o grau diminuto da personagem em questão.

'Nandinho' rima com 'coitadinho', que é a expressão facial com que ele anda constantemente e a postura que ele gosta de assumir quando as coisas correm mal. É o azar, a fatalidade, o eterno fado de toda uma portugalidade que lhe pesa sobre os ombros. Como portugueses, tradicionalmente, nós não queremos sacudir esse fardo dos nossos ombros, e procurar um destino melhor. Não, nós aceitamos a carga com um suspiro de resignação, fazemos a nossa melhor cara de coitadinho, e lá vamos à nossa vidinha de costas curvadas debaixo do nosso fado. A culpa nunca é nossa, não fomos nós que pedimos o fardo nem fizemos nada para o merecer, é tudo culpa dos outros e, se não houver outros para culpar, é culpa de um azar qualquer, de um mau alinhamento dos astros ou do dia em que nascemos. 'Nandinho' rima também com um tão português cachucho no dedo mindinho, acompanhado do crucifixo ao pescoço, idas diárias à missa e peregrinações a Fátima, quem sabe na companhia do Padrinho, amigo do peito e também devoto confesso. 'Nandinho' lembra-me de 'pobrezinho', que é o futebol que temos apresentado, e o desempenho do nosso treinador no banco. Ele esbraceja, faz aquele gesto como quem distribui as cartas num jogo da bisca (eu até joguei à bola, mas ainda não consegui perceber que instrução é aquela, e duvido que algum jogador perceba), olha para os jogadores sentados, volta a fazer cara de coitadinho e deixa-os lá ficar sentados, enquanto abre os braços e parece soltar um lamento 'Porquê eu, meu Deus?'. E fica tudo na mesma, enquanto espera a intervenção divina para que algo mude dentro do campo.

Mas acima de tudo, 'Nandinho' rima com 'espinho'. Que é o que eu tenho cravado no coração desde que vi o nosso presidente apertar a mão a este 'inho'. Este 'inho' no nosso banco não nos serve. Para contrariar a influência nefasta de um 'inho' é preciso um 'ão'. De preferência mais do que um. Como um Luisão, ou um Simão. É que um 'inho' nem sequer pode comandar um 'ão'. O 'ão' abre uma boca que pode engoli-lo inteirinho, e o 'inho' fica no seu cantinho, encolhidinho e na esperança que o 'ão' não repare mais nele.


P.S.- De qualquer forma, com 'inhos' ou sem eles esta noite lá estarei, a apoiar e a sofrer pelo nosso Benfica (isto de já ir para o estádio convencido de que vou sofrer diz muito sobre a minha opinião actual acerca da nossa equipa... um benfiquista não é um sofredor por natureza, sofrer não está nos nossos hábitos, porque o que é natural para um benfiquista não é perguntar-se se ganharemos ou não, mas sim por quantos ganharemos).
 
por D'Arcy - 11:30 | link |


6 comentário(s):


Data do comentário: 12/04/2007, 12:15:00, Blogger bem litrado

Estou aqui a ver muito pessimismo, natural perante os resultados e exibições conseguidos. Haverá obviamente culpas do treinador mas convém não esquecer que o Benfica já apresentou bom futebol esta época com o mesmo treinador. Na minha opinião, mais do que culpas do treinador pelo qual confesso não morrer de amores desde a sua contratação, há aqui um grande défice de concretização das oportunidades criadas. O Benfica até consegue criar bastantes oportunidades mas os jogadores mais adiantados têm sido duma displicência quase arrasadora:
- Nuno Gomes nunca foi nem nunca será um goleador. Às vezes, consegue disfarçar o facto mas isso não chega;
- Miccoli também não é goleador e ultimamente tem constituído com Nuno Gomes uma grande dupla de perdulários e, talvez mais preocupante, tem sido um jogador demasiado egoísta;
- Derlei: inócuo. Uma contratação sem sentido e que até destabilizou o Benfica.
- Mantorras: como sempre voluntarioso. Nesta fase, parece-me que merecia mais mas subsistem as mesmas dúvidas de sempre sobre o seu estado físico, as quais deveriam de uma vez por todas ser dissipadas.

Quanto ao resto, o Benfica tem sofrido demasiados golos fruto da ausência de Luisão. Sem ele e por muito futuro que o David Luiz possa ter, a defesa do Benfica desorienta-se com uma facilidade demasiado comprometedora. Se a isto somarmos as subidas suicidas do Nélson com perdas de bola absolutamente irritantes e a quebra física dum jogador tão importante como o Katsouranis, fica tudo muito mais complicado.

O Nandinho terá obviamente culpas no cartório mas existem aqui algumas situações contra as quais pouco ou nada pode fazer.

No fundo, o pessimismo existe mas a esperança subsiste.

VIVA O BENFICA!!!

 

Data do comentário: 12/04/2007, 12:59:00, Anonymous Anónimo

Brilhante crónica D'Arcy !

Há que acrescentar a parte que a nossa Leonor hoje escreve na Bola quando refere que em Barcelona, depois das asneiras do David Luiz, do Nelson, do Quim e do Anderson, o Nandinho foi mandar vir com o Leo o único que não cometeu asneiras (leia-se nos golos). Como ela diz, os bons é que estão a mais! E ao Leo acrescenta-lhe o Miccoli. E o Rui, acrescento eu!

É como dizes: É um INHO!

 

Data do comentário: 12/04/2007, 15:06:00, Anonymous Anónimo

Parece-me que, bem vistas as coisas, o dito inho será antes um anho.
Tenrinho, muito tenrinho.
Mas não comestível, seguramente.

 

Data do comentário: 12/04/2007, 17:25:00, Anonymous Anónimo

Grande imagem!!! é sem dúvida uma das 5 maravilhas do MUNDO e a MARAVILHA DE PORTUGAL!! FORÇA BENFICA

 

Data do comentário: 12/04/2007, 18:08:00, Blogger Mr. Shankly

Totalmente de acordo. Ainda assim, não desdenhava de ter o RonalDINHO no Benfica... :)

 

Data do comentário: 12/04/2007, 22:07:00, Blogger GoMi

Tb ando triste com o Benfica... mas quem gosta, gosta sempre! ;)

http://luzdosfactos.blogspot.com