Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sexta-feira, abril 13, 2007
Momentos
Por razões várias, esta época têm sido raras as vezes que tenho marcado presença na Catedral para assistir aos jogos do Glorioso.
Ontem, mais uma vez, tive de me contentar (ou não...) em assistir ao jogo na televisão.

Há dois momentos que queria destacar:
- O falhanço inacreditável do Nuno Gomes, com a baliza praticamente aberta ("conseguiu" acertar no GR). Pode parecer falta de modéstia minha, mas acho que eu não falhava aquele golo...
- Quando as câmaras focaram o Sven-Goran Eriksson ao lado do Toni, a assistir ao jogo. A propósito da possibilidade de ver o Eriksson novamente como treinador do Benfica, lembrei-me logo das palavras do 'Bom Gigante' José Torres: deixem-me sonhar...

PS: uma vez que este é o meu primeiro post, queria publicamente agradecer a honra do convite que o Pedro F.F. me fez para participar neste blog, honra essa que é tanto maior pelo excelente grupo de escribas que nele colaboram.
 
por tma - 11:01 | link |


9 comentário(s):


Data do comentário: 13/04/2007, 11:29:00, Anonymous Anónimo

É verdade, quando vi o Eriksson ao lado do Toni, houve um "flashback" acerca da equipa que tinhamos naquela altura...finalmente acordei quando o N.Gomes falha (bem falhar é pouco)aquela bola. Já li isto hoje em qualquer parte, mas é verdade, é que até se fosse um defesa do Espanhol era auto-golo...

 

Data do comentário: 13/04/2007, 11:55:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Pode ser que, em breve, o FSantos se demita. Apercebi-me de que o Koeman ia de vela quando quis despachar o Mantorras e este reagiu. Depois do que ontem ouvi por parte do Mantorras, ou vai o Santos ou vai ele. Se a prática for a dos últimos tempos, o presidente continua a proteger o Mantorras. Não me parece boa política, mas...

 

Data do comentário: 13/04/2007, 14:47:00, Anonymous Anónimo

Era bom que fosse a dupla Eriksson/Toni...mas lá estamos nós a sonhar.
De qualquer modo é bem notado o facto de o Mantorras falar, de certeza que não foi por acaso...
Mas mesmo assim temo que se o FS sair tudo mude para que tudo fique na mesma. Se a gestão incompetente do futebol não mudar, é dificil que só por mudar de treinador, as coisas mudem.Mudar de treinador é fácil, o dificil é ter uma estratégia p/o futebol desde os novos "miudos" que estão a aparecer e a sua integração na equipa principal, e ao mesmo tempo remodelar a equipa existente.
Actualmente o Benfica não tem ninguem que faça isso.É esse o problema, e não é pequeno.
Agora arranjar os habituais bodes expiatórios , treinador, jogador a e b, e os arbitros , mais o sistema, etc...já começa a ser cansativo.
O principal e primeiro responsável de qualquer organização é quem lidera, tanto para o mal como para o bem, nos momentos gloriosos e nos momentos dificeis.Não faz sentido "esconderem-se" atras do treinador, até porque foi escolha dessa mesma liderança.

Bem, mas até o lavar dos cestos é vindima. Força para o Campeonato.

 

Data do comentário: 13/04/2007, 15:27:00, Blogger tma

Pedro, assim o espero... E feitas as contas, o Mantorras já deu muito mais ao Benfica do que deu o Santola, pelo que, mesmo sabendo que o Mantorras é, actualmente, um jogador limitado (embora ele afirme o contrário - e também não lhe foi ainda dada a possibilidade de provar que tem razão...). Há dois anos o Mantorras marcou golos sem os quais não teríamos sido campeões. Pelo que não me é difícil escolher de que lado estou nesta "polémica". Sobretudo pq também quero ver o Santola dali para fora.

Índio, concordo completamente contigo. Basta de bodes "explicatórios". Nestes dois anos foram cometidos demasiados erros, a nível desportivo, que a direcção tem o dever de assumir, pois resultam em muito de decisões da mesma.
Mas sobretudo, concordo com a frase final: "Força para o campeonato"!

 

Data do comentário: 13/04/2007, 15:44:00, Anonymous Anónimo

Pois,

também eu ando a dizer há 4 ou 5 anos (tantos quantos o Veiga no SLB) que no SLB quem domina o futebol não percebe a ponta de um corno do mesmo.

Sabem porque é que todos os anos andamos a sonhar com um ponta de lança qual D. Sebastião e ele nunca vem? Porque não há uma verdadeira prospecção internacional!

Os ponta de lança de valor, nos mercados tradicionais, são os jogadores mais caros. Caríssimos.

Quem não tem dinheiro tem de ir à procura dos ditos nos mercados emergentes.

Africa, Argentina, Norte da Europa (há quantos anos anda o Elmander - 24 anos - a vegetar e a marcar golos em equipas francesas de 2º plano?), EUROPA de leste, Brasil.

Baratinhos e aos pontapés! Têm é um ou dois problemas: Não dão para grandes comissões e dão trabalho a procurar!

Se juntarmos a isto o andar-se à procura de treinadores mansinhos, subservientes e necessitados(características que não existiam em Camacho, Trapp, e Koeman)está demonstrado o porquê de tanta desilusão (para nós, bem entendido).

 

Data do comentário: 13/04/2007, 16:09:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Johnny Rook, o próximo D. Sebastião já cá mora: chama-se Yu Dabao. Vai uma apostinha?

 

Data do comentário: 13/04/2007, 16:37:00, Blogger Marcelino Teles

Credo mas que miséria! Afinal "sexta-feira 13" foi ontem, nem sequer de baliza aberta!
Cá p'ra mim o Fernando Santos devia ir para 1º Ministro porque tem "diploma" de engenheiro e o Sócrates vinham para o SLB, por ser engenheiro técnico.

 

Data do comentário: 13/04/2007, 16:42:00, Blogger rsa

È necessário mudar de treinador, no entanto isso não resolve tudo.
Parece-me que mais uma vez o mês de Janeiro foi importante para o que se está a passar agora, as dispensas feitas e as não aquisições (Isto porque o gajo que veio do leste é mau de mais, muito pior que muitos miudos que só estão há espera de uma oportunidade e o David Luiz parece bom jogador mas temos que esperar para ver,potencial ele têm )que so serviram para alguém ganhar dinheiro senão que sentido faz dispensar Fonseca Alcides sem alternativas ou mesmo Diego .
O Benfica com esta direcção dá-me ideia recuperou algum equilibrio financeiro, agora só têm que escolher as pessoas certas para o futebol e livrar-se de Veigas e companhia de forma a poder manter e cresçer desportivamente(ganhar titulos)Gajos como o que veio do leste o Robert, o Marco Ferreira o Marçel e outros que tais não podem continuar a ser conttratados.
Vamos apostar na prata da casa .
Força Benfica!!!

 

Data do comentário: 13/04/2007, 16:58:00, Anonymous Anónimo

Deus te ouça Pedro,

Mas, se o FS cá continuar podes ter a certeza que o Dabao é recambiado para China (é junior de último ano).

Tenho visto regularmente os juniores desde que ele foi contratado. Tem muito potencial. É verdade.

Contudo, é preciso atentar em 3 coisas:

a) - Só na 2ª fase do campeonato de Juniores é que se poderá ter uma noção mais aproximada do seu valor real (jogos muito mais difíceis do q qté agora);
b) - É chinês e por isso pouco habituado (se até os brasileiros estranham)à forma de jogar na Europa (tem um futebol algo romântico);
c) - A incapacidade de FS para lhe dar oportunidades (v. o que ele respondeu quando lhe perguntaram se estava a pensar ir aos juniores buscar jogadores) e a nossa impaciência. O salto dos juniores para os seniores é tremendo (equivale aquele que se apresenta a quem sai do Liceu para a Faculdade). Tem que se lhe dar tempo. O resto parece-me que ele tem.

E tem ele como também têm o CArvalhas, o Milan Jeremic e o Miguel Vitor. O Miguel Rosa e o Romeu também me parece embora com mais dúvidas. A ver vamos.

Esta equipa de juniores do SLB é quase toda de 1º ano. Aquela que mais craques virá a produzir é a de Juvenis donde se poderão extrair 4 ou 5 jogadores de 1º plano (temos 2 canhotos excepcionais).
Para o ano vamos ter uma equipa de juniores excepcional. Daqui a 3, 4 anos podemos aproveitar perfeitamente (se tudo correr bem) 5,6 jogadores da formação.