Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

domingo, abril 15, 2007
Em defesa de Nuno Gomes.



Julgar o Nuno Gomes apenas pelo que fez esta época é, na minha opinião, um erro e uma injustiça.
Julgar o Nuno Gomes apenas pelos golos que falha é, na minha perspectiva, tão obtuso como julgá-lo apenas pelos golos que marca.
Desde que jogou pela primeira vez pelo Benfica, na época de 1997/1998, o Nuno Gomes tem sido opção de todos (todos!) os treinadores que com ele trabalharam no nosso Clube: Manuel José, Mário Wilson, Graeme Souness, Shéu Han, Jupp Heynckes, Jesualdo Ferreira, Fernando Chalana, José António Camacho, Giovanni Trapattoni, Ronald Koeman e Fernando Santos. Foi opção, válida e regular, na Fiorentina: participou em 30 jogos na primeira época e em 23 na segunda.
Como ponta-de-lança, Nuno Gomes não tem apenas a função de marcar golos. Tem a função de criar espaços, levando defesas na marcação; tem a função de criar jogo; tem a função de ser inteligente na forma como se posiciona em campo. Tem a função de se adaptar aos diferentes esquemas tácticos dos diferentes treinadores. Tem a capacidade de jogar para a equipa e não de pôr a equipa a jogar para ele.
Desde que regressou da Fiorentina, só fez uma época inteira sem lesões (a corrente). É minha convicção de que não ganhou o troféu de melhor marcador do campeonato transacto porque um sarrafeiro dos Belenenses lhe causou uma lesão gravíssima que o arredou da luta pelo dito troféu. Individualmente, não precisa desse troféu para provar nada.
Quem aprecia futebol, aprecia a técnica e a inteligência do Nuno Gomes em campo. Fora do campo, basta ouvir o testemunho dos seus colegas para se aquilatar da sua importância.
No entanto, as críticas são várias. Algumas tão mesquinhas como as que teve que ouvir outro grande futebolista do Benfica: o Néné. (Tenham calma os mais assanhados, pois não estou a estabelecer nenhuma comparação entre os dois enquanto futebolistas. Estou apenas a falar da gratuitidade de algumas críticas que são parecidíssimas em ambos).
Ouvir, ler, ver benfiquistas a ridicularizar um futebolista como o Nuno Gomes provoca em mim a sensação de que se está a cometer uma grande injustiça para com um futebolista que muito orgulho tenho em que já leve oito épocas de águia ao peito. Esta sensação de que se está a cometer uma grande injustiça mais se justifica quando vejo um ou outro adepto na bancada do Estádio assobiar uma referência do clube (com oito anos de casa) e aplaudir alguns que nem oito meses de casa farão.
Obviamente que o Nuno Gomes comete erros. Também o Rui Águas, o Nené, o Filipovic, o Magnusson (apenas para falar de alguns dos que vi jogar) os cometeram. Entre o “deve” e o “haver”, o Nuno Gomes, tal como outros grandes futebolistas do Benfica, ainda continua a ter, na minha opinião, uma grande margem de crédito. E quando tenho dúvidas, lembro-me de vários jogos, entre os quais o das imagens que ilustram este post.
A memória é curta apenas para quem a não tem.
 
por Pedro F.Ferreira - 18:00 | link |


46 comentário(s):


Data do comentário: 15/04/2007, 19:35:00, Blogger groingsid

Sou Benfiquista e tenho isto para dizer acerca do Nuno Gomes: é um jogador simplesmente ridículo.

 

Data do comentário: 15/04/2007, 22:58:00, Blogger Dorian Gray

Bem dizer q o Nuno Gomes é ridiculo n me parece um grande comentário. Primeiro porque é ofensa gratuita sem a única justificação, segundo porque parece-me que provem de alguém q n percebe mt de futebol (claro que posso estar enganado, eu e todos os treinadores do SLb q o meteram a titular e todos os seleccionadores q lhe deram mais k 50 internacionalizações).

O nuno Gomes já teve melhores épocas é verdade, ele anda a falhar muitos golos...também é verdade, por vezes parece passar o jogo todo desequilibrado, mas a verdade é que ele é um óptimo avançado, pode n ser um grande ponta de lança, mas é óptimo avançado, que precisa de alguém ao lado dele e não a descair para a esquerda ou a recuar para receber a bola constantemente.

Claro que gostava que ele marcasse mais, claro q gostava q ele tivesse marcado, pelo menos, só mais um golo do que os q tem esta época (e q o tivesse feito na quarta), mas tal n acontece.

Assobia-lo a ele, ao Moretto, ao Derlei (q n joga nada, nada!!!, mas agora é dos nossos), etc... não faz a bola entrar.

Para o ano ele vai continuar a ser o nosso avançado e será o avançado da seleccao no Euro. Por isso, e para n estragarmos um belo jogador, dos poucos de qualidade inegável q temos, acho q é altura de pararmos de olhar só para o k ele falha ao rematar à baliza e passar a olhar para os espaços q cria, para as inumeras assistencias, para a importancia q tem na equipa (quem pode esquecer q foi ele q tomou as redeas da equipa na meia-final, na era Trap, contra o Sporting e escolheu quem ia amrcar os penaltis?!?!)

 

Data do comentário: 15/04/2007, 23:52:00, Anonymous Anónimo

Não é para mim surpreendente que o 1º post acerca de um jogador do Benfica neste blogue seja dedicado ao Nuno Gomes.

Isto porque é sem qualquer dúvida o jogador no actual plantel que mais sentimentos díspares provoca um pouco por toda a massa associativa do clube.

Tem os seus acérrimos defensores mas também tem o seu quinhão de (não lhes, nos, queria chamar "detractores"), de, de adeptos que não apreciam a sua maneira de jogar.

Começo por dizer que, não desmerecendo a quem o escreveu ou a quem o pensa, a conversa da "movimentação inteligente ou da abertura de espaços para os seus colegas", enfim de tudo aquilo que não pode ser verdadeiramente contabilizado como sejam golos ou assistências para, é para mim em tudo idêntica ao chavão que se utiliza por vezes para definir as actuações de alguns jogadores do meio-campo (geralmente aqueles menos evoluídos) quando, sem mais nada a dizer a seu favor, se afirma que o jogador "x" esteve muito bem, porque fez o trabalho invisível da equipa.

Yeah, right.

Não vou tão longe como considerar o nosso 21 um jogador mediano ou inferior à maior parte dos restantes jogadores do plantel; simplesmente considero que com a idade que tem deveria ter refinado certos aspectos do seu jogo, sempre em benefício da equipa mas também, porque não, em benefício próprio (!), e entre esse "bouquet" estaria necessária e obviamente a marcação de golos quando em condição vantajosa para o fazer. Sendo egoísta em certas ocasiões se necessário fosse.

Infelizmente, para mim, para ele, para nós, não é isso que se tem visto e nunca conseguiu repetir nas épocas que já leva de Benfica as prestações que levaram a Fiorentina a desembolsar mais de 3 milhões de contos para o levar (se bem que a este preço se tenha que somar um Euro 2000 verdadeiramente assombroso).

Não sou ingrato e por isso mesmo aplaudi todos os seus golos, e quantos mais viessem (vierem) melhor será, porque tenho um stock quase ilimitado de palmas para gastar. No entanto não deixarei de preferir outro género de avançados só porque o Nuno Gomes me fez muito feliz após marcar aqueles 2 golos com o FCP, que aliás me parecem ter sido os únicos que marcou a este adversário, importa referir, ou porque "sente o clube".

Cada vez dou menos importância ao benfiquismo dos profissionais do Benfica, desde que sejam isso mesmo, profissionais, o benfiquismo vem apenas por arrasto, como bónus chamemos-lhe assim. Claro que a um benfiquista terá que sempre se respeitar, agora ao analisar a sua forma de jogar à bola esse é o último dos meus pensamentos.

Há quem diga que os jogadores que passam muito tempo num clube correm o risco de lhes ser exigido mais do que aos jogadores acabados de chegar, com a imagem menos desgastada, e se bem que não me custe rigorosamente nada a subscrever essa ideia, por outro lado não podemos/devemos incorrer no erro de apreciação inverso, ou seja na desculpabilização devido a feitos do passado.

Penso que se for este o caminho a situação pode se tornar mais perniciosa para o clube pois corremos o sério risco de estarmos a utilizar o mínimo denominador comum na exigência que temos para com o nosso clube.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 01:23:00, Blogger groingsid

Caro Dorian Gray,

Pode não ter sido um grande comentário, nem muito avalizado, mas é o meu comentário, o comentário de alguém que leva 26 anos a seguir o Benfica.

Não tenho nenhum curso de "técnico da bola", nem pretendo aproveitar o programa de novas oportunidades do Sócrates para ser um novo Carlos Queirós, mas acho que para se opinar sobre o futebol, ou melhor, sobre o nosso clube, não é necessário tirar licenciatura na área do futebolês. Basta sentir e sofrer pelo dito clube.

Não tenho razão? Se calhar não, mas tenho direito a não ter razão. Concedes-me ao menos isso, suponho.
Ou és tu que decides quem tem razão ou não no assunto "Nuno Gomes"?

Em segundo lugar, posso não ter apresentado qualquer justificação para a minha opinião (o que não faz dela uma opinião menos apropriada, nem que seja apenas de um ponto de vista tautológico), mas ao menos não usei do supremo argumento da mais pura arrogância que é o "Não és da minha opinião, portanto não percebes nada de futebol".

Uma pitadinha de humildade e modéstia não te ficariam mal.

Saudações Benfiquistas

 

Data do comentário: 16/04/2007, 03:37:00, Anonymous Anónimo

bem eu sou um anti-nuno gomes.
Na minha opinião até é um avançado razoavel mas nunca para o sistema de jogo que utilizamos. É bom para jogar com outro avançado portentoso na frente, um homem de luta e raça p.ex: Bryan Deane (ai que saudades). Jogando sozinho na frente, nuno não rende nem no benfica,nem na selecção nem em outro lado algum.
Sozinho trona-se previsivel e facil de anular. Claro que o papel de um avançado não é só marcar golos, mas se ele não os marca, quem irá lá marcá-los? O guarda-redes? Se tiverem boa memória certamente se recordam que as melhores épocas do nuno foram ao lado de avançados corpulentos fortes e lutadores que tinham nuno nas suas costas a receber os frutos dos seus trabalho e a facturar (ex: Jimmy, Bryan Deane, Batistuta).

 

Data do comentário: 16/04/2007, 09:41:00, Blogger rsa

Não sou fâ do Nuno Gomes nunca fui,reconheço a sua importância dentro do Benfica o numero de golos e jogos efectuados é revelador do seu valor.
Tenho é um opinião muito pessoal Nuno Gomes rende muito mais com um verdadeiro ponta de lança ao lado basta ver que a sua melhor época foi com Brian Dean, é verdade que a época passada se não fosse a lesão provavelmente seria o melhor marcador da Liga (mas o Simão também o pode ser este ano e isso não abona nada a favor da nossa liga 11 golos para o melhor marcador é muito pouco).
É benfiquista ? Sente o Benfica? Provavelmente sim mas isso não pode evitar que analisando este momento Nuno Gomes só joga porque não temos melhor e porque nos ultimos anos quem decide assumiu sempre que o Nuno Gomes não pode ter um concorrente directo é necessário ele ter concorrência de forma a não acomodar-se.
É uma referência do Benfica mas...

 

Data do comentário: 16/04/2007, 09:54:00, Blogger Pedro

"Julgar o Nuno Gomes apenas pelos golos que falha é, na minha perspectiva, tão obtuso como julgá-lo apenas pelos golos que marca"

Bem se estivessemos a falar de um centro campista ou de um defesa terias toda a razão. Mas não, estamos a falar de um ponta de lança. E a um ponta de lança EXIGE-SE golos. E Nuno Gomes tem CARRADAS de oportunidades de golo por jogo q não marca. Deve ter um indice de concretização a roçar o mediocre em comparação com qqr outro avançado da nossa Liga.

Ele luta, ele joga para a equipa, ele cria espaços. Correctíssimo. Mas um avançado tem que fazer isso tudo e marcar golos tb. Nuno Gomes não os marca. E volto a dizer o q sempre disse sobre NG. Eu até aceitava q ele marcasse poucos se não tivesse oportunidades para isso, se ele em prol da equipa cria-se muitos golos e espaços para os colegas. O problema é q ele tem claríssimas oportunidades de marcar jogo após jogo e falha de uma forma perfeitamente amadora. E pior, a um avançado cabe-lhe disputar as bolas e ganhar lances aos defesas. Nuno Gomes não tem qqr capacidade de choque e não ganha um unico lance em força aos defesas. Isso é grave.

Muitos dizem q NG deve jogar acompanhado. Eu concordo.Mas, por exemplo, defendi a sua titularidade na selecção invês do Pauleta pq as características de NG, a tal capacidade de criar espaços e tabelar era perfeita para jogadores como Rui Costa, Figo, Ronaldo, Tiago, Deco q são médios avançados q entram muito na área.

Assobiar o NG? Nunca. Nem ele nem nenhum outro. Mas não posso aceitar q o jogador mais bem pago do SLB tenha um rendimento deplorável como ele tem. E , claro, seja o titular indiscutivel da equipa do Benfica. Enquanto não tivermos um avançado a sério muito dificilmente iremos lá.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 10:17:00, Anonymous Anónimo

Pedro F.F. grande post, é bom saber que há benfiquistas que fazem a defesa dos "nossos", porque tal como o RUi, podem ter a certeza que o Nuno sente aquela camisola tanto como qualquer um de vocês. E não comecem a repetir a mentira do "jogador mais bem pago do plantel" porque não é verdade.
Logo que o Nuno saia irão perceber rapidamente a falta dele, e garanto-vos que o Porto e o Sporting não esperariam nem um minuto para ir buscá-lo...

 

Data do comentário: 16/04/2007, 11:02:00, Blogger Pedro

"E não comecem a repetir a mentira do "jogador mais bem pago do plantel" porque não é verdade."

??????? Não é verdade??? Queres ver q é dos mais mal pagos??? Ò Americano nem tu acreditas nisso.

" garanto-vos que o Porto e o Sporting não esperariam nem um minuto para ir buscá-lo"

HAHAHAHAHAHA

 

Data do comentário: 16/04/2007, 11:16:00, Blogger Corrosivo

Excelente post.

Eu também sempre apoiei o Nuno Gomes e o tempo que ele passou na nossa casa e os jogos que já efectuou tornam-no num jogador de referência na história do nosso clube. Acho que ele sempre rendeu mais quando teve um avançado possante (hello Brian Deane) a jogar ao lado dele para desgastar defesas e abrir espaços. Não me parece que faça grande dupla com o Miccoli, parece-me mais que cada um deles tenta jogar sozinho.

Tenho todo o respeito do Mundo pelo Nuno mas preferia que ele tivesse deixado a bola seguir para o Simão naquele lance do golo com o Espanhol.

Já agora parabéns pelo Blog, que está CHELENTE

 

Data do comentário: 16/04/2007, 11:18:00, Blogger Corrosivo

Só agora li os outros comentários e já percebi que não estou sozinho quando defendo um ponta de lança possante para jogar com o Nuno e que outros se lembraram também do famoso martelo.

Direcção e treinador do Benfica, acho que não andamos aqui todos a dormir. Faça lá essa vontade a todos nós (e ao Nuno também)

 

Data do comentário: 16/04/2007, 11:36:00, Anonymous Anónimo

Pedro, eu trabalho no meio do futebol, e estou AFIRMAR que o Nuno não é o mais bem pago do plantel. Por isso faz o favor de ler bem, porque eu não disse que é dos mais mal pagos, aliás é o 2º mais bem pago, mas também acredita se quiseseres mas foi em tempos proposto uma redução dos valores contratuais das principais "estrelas" do plantel, e ele aceitou, coisa que quase mais ninguém fez.
Quanto ao Porto e o Sporting o quererem, é apenas a minha opinião, mas eu percebi bem na Alemanha o quanto a maior parte dos adeptos da Selcção o apreciavam. Mas pronto, tu preferes ter "Morettos" no Benfica, são gostos.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 11:37:00, Blogger S.L.B.

Não tenho nada a acrescentar ao teu post, Pedro F.F., a não ser que o subscrevo na totalidade. Eu sempre preferirei o benfiquismo do Nuno Gomes ao "profissionalismo" da brigada do reumático inglesa, por exemplo, mas gostos não se discutem. Acho engraçado falar-se mal de um avançado que em oito anos de Benfica já marcou mais de 100 golos (mesmo que fossem só 100 dá uma média de 12,5 golos/época, o que não me parece muito má, mas enfim...). Está em má forma? CLARO que está! Devemos crucificá-lo por isso? Claro! É muito melhor ter Betos, Marcos Ferreiras, Pringles, Clóvis, Totes, Cadetes e outros no plantel...

Groingsid: Não me parece que possas falar muito de "humildade e modéstia", "Rídiculo" é não só um comentário que assim define o Nuno Gomes sem dar mais justificações (e não é preciso tirar "licenciatura na área do futebolês" para ser um pouco mais de fluente), como alguém que escreve isto (que me parece que já vi noutro lado), sem fazer referência à fonte...

 

Data do comentário: 16/04/2007, 12:24:00, Anonymous Anónimo

Olá Pedro F.F.

Bastante oportuno este tópico. No geral, concordo com o que escreveste. Principalmente nesta parte: "Esta sensação de que se está a cometer uma grande injustiça mais se justifica quando vejo um ou outro adepto na bancada do Estádio assobiar uma referência do clube (com oito anos de casa) e aplaudir alguns que nem oito meses de casa farão".

Tenho conhecimento que o Nuno Gomes é um tipo impecável, que cria óptimo ambiente no balneário e sente o clube como qualquer um de nós.

Por todas essas razões e pelo que já deu ao Benfica (golos) custa-me criticá-lo de forma irracional. Mas, a verdade é que está muito, muito em baixo e até para defesa do próprio jogador, faria todo o sentido um período de descanso. Infelizmente, Kikin Fonseca poderia ser uma boa opção!

Por fim, o Nuno Gomes rende mais num sistema de 4x4x2, quando tem um companheiro de sector. O Nuno não é um verdadeiro striker, tampouco um n.º10. Mas, naquela posição híbrida de 9,5 funciona muito bem, graças à sua inteligência e qualidade técnica. As suas melhores épocas foram na companhia de Jimmy (Boavista) ou Brian Dean (Benfica), ou seja, colegas mais altos, fortes, capazes de ganhar duelos individuais com os centrais adversários.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 12:31:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Pedro, a um ponta-de-lança exige-se, também, golos. Não sei, nuca discuti isto, pessoalmente, contigo e, possivelmente, estarei enganado, mas parece-me que o “modelo” de ponta-de-lança de que falas e pelo qual suspiras é um matraquilho de extrema eficácia tal qual Jardel. Será?
É possível que sim. Já vi muitos comentadores desportivos a quem dou o crédito de terem contribuído para que percebesse um pouco mais de futebol que, em desespero, também preferem um futebolista desses. Para um ponta-de-lança desses, efectivamente, exigem-se golos, golos e mais golos, pois nada mais faz, nem outra função tem, que não seja a de chutar à baliza.
No caso do Nuno Gomes, como no caso de muitos outros avançados por esse mundo fora, até pelas características do próprio, não se exigem apenas golos. Exige-se que a sua prestação passe pelo colectivo, pela construção, pelo desenho da jogada, pela percepção do todo, pela capacidade de, com um movimento, desequilibrar um equilíbrio defensivo… e também se exigem golos. Efectivamente, esta época, o Nuno tem desperdiçado muitas ocasiões. Não me parece justo, e parece-me redutor, classificá-lo como o tens classificado.
Mas, meu caro e homónimo, Pedro, isto são só opiniões. E também já aprendi que na bola há “ódios” e “paixões”, tal como já me apercebi de que, por mais que argumente, nunca te convencerei de que a razão está do lado daqueles que pensam como eu e como aqueles que se reviram neste post. O contrário também, podes estar certo disso, acontecerá.
Abraço.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 12:32:00, Blogger tma

Começo por dizer que o Nuno Gomes é dos jogadores do Benfica pelos quais tenho maior estima, por tudo aquilo que já fez pelo nosso clube (e apesar de tudo o que podia ter feito melhor). Por isso custa-me mais ainda aquele falhanço inacreditável frente ao Espanyol...
Por outro lado, há que reconhecer que para os padrões de exigência do Benfica (ou aqueles que eu acho que o Benfica devia ter), o Nuno Gomes tem ficado, por diversas vezes, aquém do que se espera de um ponta de lança. Este ano, então, isso tem sido mais evidente e por muito que me custe, é dos jogadores que mais tenho criticado.
Um dos principais problemas do NG, ao longo destas épocas, é que ele está longe de garantir um rendimento constante.
E o outro, como já foi referido, é que ele necessita de um outro avançado em forma ao seu lado. Foi mencionado o Brian Deane, mas também não esquecer que ele fez uma boa época ao lado do João Pinto (a que antecedeu a sua ida para Fiorentina, salvo erro).
De lembrar também que há dois anos atrás o NG não pode dar um melhor contributo pq um calhau com dois olhos e um par de luvas chamado Marco Tábuas atirou-se às suas pernas (não falando do penalty que ficou por marcar...).
Lembro também que, no ano passado, com o plantel dizimado por lesões - incluindo a do Simão, ele foi fundamental para equipa, jogando até mais recuado que o habitual. E como referiu o Pedro F.F., não fosse o atropelo de que foi vítima (e mais um penalty por marcar...), teria sido certamente o melhor marcador do campeonato.
Em suma, o Nuno Gomes, por si só, não é o ponta-de-lança de que o Benfica precisa para ser mais competitivo e para melhor aproveitar o volume de futebol ofensivo que o Benfica produz (e esta época, mérito seja dado ao FS, o Benfica têm-no conseguido em maior quantidade e qualidade que em épocas anteriores). Este ano, com o NG a ter um desempeho sofrível, o mesmo sucedendo com os colegas de ataque (Miccoli em má forma, Mantorras raramente utilizado - não dá para avaliar bem o seu desempenho, Fonseca despachado sem ter tido muitas oportunidades para provar se realmente valia alguma coisa e depois há aquela nódoa a conspurcar a camisola 27...), isso tem-se notado mais. Ou seja, o problema, não é quanto a mim, O Nuno Gomes, mas o facto de não haver no plantel quem o complemente, ou seja, o problema é, acima de tudo, de gestão do plantel.
Para mim, o Nuno Gomes não precisa de provar que pode ser um jogador útil ao Benfica, pois já o fez por diversas vezes. Claro que para quem tem como padrão de ponta de lança o Nené (como é o meu caso - e considerando, como é óbvio, os que vi jogar), é verdade que o Nuno Gomes fica longe. Mas se calhar o erro estará nessa tentativa de "projecção", já que o Nuno Gomes tem características diferentes das do Nené, que "apenas" carecem de ser bem aproveitadas, "bastando" para isso haver no plantel um jogador que as potencie.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 12:41:00, Blogger Pedro

"mas parece-me que o “modelo” de ponta-de-lança de que falas e pelo qual suspiras é um matraquilho de extrema eficácia tal qual Jardel. Será?"

Ui...parecias um Nuno Gomes a falhar um golo em cima da linha de golo. Eu sou um dos poucos q acha o Jardel um tosco. É formidável dentro da área a jogar de cabeça, sabe estar sempre no lugar certo mas é apenas e só isso. Fora da área é uma nulidade, jogo de equipa não existe. O meu modelo de ponta de lança é, para falar de realidades q nos tocam, o Liedson. Luta tanto ou mais q o Nuno Gomes, joga para a equipa tanto ou mais q o NG mas marca muito mais q o Nuno Gomes. Técnica, agilidade, garra e instincto matador. É isso q exigo a um avançado do SLB.

"Efectivamente, esta época, o Nuno tem desperdiçado muitas ocasiões. Não me parece justo, e parece-me redutor, classificá-lo como o tens classificado."

Estou a classificá-lo de alguem q falha, inacreditavelmente, muitas ocasiões de golo. Situação essa q tu próprio reconheces. E infelizmente, e tu sabes, não é de apenas esta época.

Não tenho qqr ódio ao Nuno Gomes. Apenas acho q não tem lugar na equipa do SLB e o estatuto de vaca sagrada está a minar o sucesso do SLB. Como te disse já por diversas vezes defendi o NG. Agora qd se falha o q ele falha não é possivel defender. Lá está...aqui fala-se de Betos, Pringles, Marcos Ferreiras como se isso permitisse ao NG falhar...o NG é titular indiscutviel do SLB e pago a peso de ouro. Os outros não têm nenhum destes "atributos". Nem Pringle nem Nuno Gomes tem valor para serem titulares do SLB.

"eu trabalho no meio do futebol, e estou AFIRMAR que o Nuno não é o mais bem pago do plantel"

Então sabes q o NG e o Simão são os mais bem pagos e q o NG acumula o valor do prémio de assinatura por ter vindo a "custo zero". Poderás, se calhar, confirmar a clausula q o NG e o Simão têm de serem sempre os mais bem pagos...

Mas é irrelevante. Não tem o rendimento de acordo com o q ganha...á vários anos. Isso é q é grave.

Não estou a por em causa q o NG seja benfiquista e q não sinta a camisola. Estou a por em causa a sua qualidade para ser titular do SLB e receber o ordenado q recebe. Volto a repetir o SLB não é nem pode ser a Santa Casa.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 12:45:00, Blogger Pedro

"Ou seja, o problema, não é quanto a mim, O Nuno Gomes, mas o facto de não haver no plantel quem o complemente"

Caro tma é esse um dos grandes males do SLB nos últimos anos. Mas pq é q o SLB tem de encontrar quem complemente o NG e não quem complemente a equipa? Pq não contratar um jogador q se encaixe nos objectivos da equipa?

É exactamente esse o prob. O NG tem de jogar sempre por isso a necessidade de ser complementado. É esse o grande mal.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 12:55:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Pedro, não falhei em cima da linha, porque não rematei, nem estou em jogo (o bandeirinha deve ser o do Beira-Mar). Se reparares, fiz imensas ressalvas, na pergunta sobre o Jardel. Mas, ok, já vi que o tipo de avançado de que gostas é o “caganitas” de Alvalade… são gostos.
Continuo a dizer o que disse inicialmente, parece-me redutor e injusto que classifique o Nuno Gomes de “isto”. Quanto a “ódios” de estimação, meteres o Nuno Gomes no saco do Pringle… é sintomático. :)

 

Data do comentário: 16/04/2007, 13:23:00, Blogger groingsid

Caro S.L.B

Obrigado pela tua visita ao meu blog. Mas facilmente terias confirmado que o que se passou com esse texto foi um mero esquecimento; em todos os outros textos que não são da minha autoria isso está explicitamente indicado.
Mas não. Preferiste as insinuações fáceis. As acções ficam para quem as pratica.

A situação já foi corrigida.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 13:36:00, Blogger S.L.B.

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 13:39:00, Blogger S.L.B.

Pedro: se o teu modelo de ponta-de-lança é um tipo que provoca deliberadamente um cartão amarelo para não actuar num decisivo jogo do campeonato e assim ficar mais fresco para uma final europeia poucos dias depois (porque tem mais visibilidade), ou que prolonga as suas férias de Natal até o seu contrato ser revisto, então não é preciso dizeres mais nada. E comparares o Pringle ao Nuno Gomes é o mesmo que dizeres que o Moretto está ao nível do Bento...

Groingsid: o "pilhado descaradamente de um blog qualquer" é uma maneira muito sui generis de referir a fonte, mas enfim... As atitudes ficam com quem as toma.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 13:42:00, Anonymous Anónimo

Ó groingsid, desculpa, rapaz, mas isso parece um autogolo ou um frango como o do labreca do Montijo que, depois, ainda vem dizer que foi com a mão. Um gajo numa situação dessas, pede desculpa e segue em frente, não pode rasgar vestes.
Ultrapassem lá isso, e falemos do Nuninho:
Ao Nuninho ninguém perdoa nada porque o gajo tem um palminho de cara e a borregada tem ciúmes c'as gaijas desatem aos gritinhos no estádio. Mai Nada!!
Por mim, quero mais é que ele hoje jogue e enfie umas lá dentro e que, depois, passe pelo João Pinto e sorria.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 13:48:00, Anonymous Anónimo

A mim choca-me (apesar de respeitar) ver benfiquistas dizerem que preferem o Liedson ao Nuno!!! o SLB já se antecipou e disse tudo, estamos a comparar um profissional de merda que só pensa em férias e na sua carteira, com um jogador exemplar que ama o nosso Benfica! E o "mas marca muito mais q o Nuno Gomes. Técnica, agilidade, garra e instincto matador. É isso q exigo a um avançado do SLB." traduz-se em mais 4 golos para a Liga (que o Nuno pode amortizar hoje), menos 2 para a Europa, além de não ter o desgaste dos jogos internacionais onde o Nuno é um dos melhores marcadores. Aliás, alguém duvida que tantos treinadores apostariam no Nuno se ele não prestasse? Lá que duvidem do Fernando Santos até percebo, ams lembrem-se que o Scolari não só aposta nele como o tornou um dos capitães da Selecção. E estas "pequenas" coisas valem mais que um golo de baliza aberta falhado...

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:06:00, Blogger tma

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:06:00, Blogger tma

Pedro: "Mas pq é q o SLB tem de encontrar quem complemente o NG e não quem complemente a equipa? Pq não contratar um jogador q se encaixe nos objectivos da equipa?"

Estou de acordo contigo. A minha opinião é que esse tal avançado que complemente e encaixe nos objectivos da equipa coincide com o tipo de avançado ao lado de quem o Nuno Gomes renderia muito mais.
E já agora, eu não disse que o Nuno Gomes tem de jogar sempre. Até pq, o NG não é eterno. Mas creio que, mesmo jogando com menos frequência, pode continuar a ser útil à equipa, se o plantel for equilibrado, ajudando, inclusivamente, a integrar novos jogadores.

PS: O Liedson pode ser (e é) o melhor ponta de lança em Portugal, mas não o queria no Benfica, nem pintado de vermelho. Há que manter uma certa dignidade...

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:24:00, Blogger Pedro

Adoro estes debates mas detesto q ponham algo nas minhas palavras q não disse.

O Pedro F.F falou no jardel e nas características de um avançado modelo para mim. Foi isso e apenas isso q eu fiz. O Liedson tem as características q eu aprecio num ponta de lança: marca golos, pressiona, luta e joga para a equipa. Não falei de caracter nem de nada. Pq, se é para esse lado q querem levar a conversa, o q dizer daquele gesto do NG a insinuar q os gajos do Braga se estavam a injectar??? Não é essa a discussão.

Da mesma forma q em lado algum comparei o Pringle com o Nuno Gomes. Apenas disse e repito q nenhum tem qualidade para ser titular do SLB.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:31:00, Blogger Pedro

"Há que manter uma certa dignidade..."

Não quero aqui, de forma alguma, defender o Liedson jogador do sporting mas "dignidade" pq?

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:39:00, Anonymous Anónimo

Pedro, porque um jogador que apanha amarelos de propósito para ir gozar o carnaval ou o verão no Brasil, não é digno de jogar no Glorioso. São atitudes que prejudicam deliberadamente a sua equipa, nada comparado com nenhuma insinuação do NG. O Sporting decide pactuar com isso porque é um clube sem carácter que homenageia jogadores que deliram com golos contra eles, o Benfica nunca poderia descer a esse nível, nem que fosse o Maradona a fazer algo de semlhante.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:50:00, Blogger Pedro

Mas se vocês jogassem no sporting não faziam o mesmo? Possa....uns dias de praia ou jogar com umas riscas verdes e brancas?? Cruz credo...
:)

Percebo e concordo.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:52:00, Anonymous Anónimo

Esqueci-me que o etíope joga no Sporting, mas sendo assim estou de acordo contigo :)

 

Data do comentário: 16/04/2007, 14:55:00, Blogger Teresa

Identifico-me surpreendentemente com os teus posts (se bem que este é apenas o 2º que leio ;)).

E só te digo que fico contente por tudo o que escreveste ter sido pensado por uma pessoa do sexo masculino, para que não tenhas de ouvir o que eu ouço quando digo o mesmo.

Ah... e desculpa continuar a meter-me onde não sou chamada: o mundo tão exclusivamente masculino do futebol :P
Mas escreves bem (e com razão) e precisas de o saber :)

 

Data do comentário: 16/04/2007, 15:14:00, Anonymous Anónimo

Eh pá! Essa de se comparar o etíope dos supermercados com o NG é q não! Nem as miúdas concordam!

O etíope este ano e o ano passado (não fosse a lesão do NG) não marca mais golos que o NG em todas as competições.

Amigos, uma coisa é dizer-se que o NG não está em forma e que deve ir para o banco, outra é ofender a dignidade profissional de alguém que já muito deu ao SLB.

Se tiver que sair do SLB, que saia! Mas respeitando-se sempre um jogador que ficará na história do nosso clube, tal como o João Pinto.

Ao Nuno já eu vi do que é capaz e por isso aceito um abaixamento de forma. Ao Beto nunca o vi fazer nada de bom em prol do clube.

Também me irrito com os falhanços do NG, com a forma como salta com os adversários. Mas o culpado de colocar jogadores em campo que não estão minimamente em forma é do treinador( vide NG, Nelson, Anderson, Quim, Derlei).

 

Data do comentário: 16/04/2007, 15:20:00, Blogger Pedro

"Ao Beto nunca o vi fazer nada de bom em prol do clube"

É pá...então perdeste uma das mais gloriosas noites da história recente do Sport Lisboa e Benfica.

Sinceramente acho q vocês, ao puxarem Betos e Marcos Ferreiras a uma discussão sobre o NG, só estão a dar razão a quem critica o avançado benfiquista....

 

Data do comentário: 16/04/2007, 15:58:00, Blogger S.L.B.

Pedro: compara-se com Betos, Marcos Ferreira e Pringles, porque são (ou foram) jogadores do nosso plantel. Claro que se comparares com Shevchenkos ou Drougbas a conversa é outra, mas infelizmente para nós esses são inalcançáveis.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 16:14:00, Blogger tma

Pedro, na questão da "dignidade", a propósito do Liedson (que, já que o mencionaste, não pude evitar dizer o que penso...), faço minhas as palavras do Americano. E para além do mais, ele é um arruaceirozito... Admiro a frieza de quem tem de o defender, pois a vontade de lhe espetar uma lambada à primeira oportunidade deve ser bem grande...
Ok, admito que o facto de o Liedson ser um dos meus "ódios" de estimação também não me ajuda a ser muito racional no julgamento que lhe faço.
Mas depois também tenho de concordar contigo (e "aceitar" algumas atitudes do Liedson)... Nem nos meus piores pesadelos me vejo vestido de verde e branco :-P

Já agora, e a propósito de "dignidade", poderia dizer o mesmo do Derlei (lembrando aquela final da taça que ganhámos ao FCP, em que o Derlei parecia querer bater em tudo o que vestia de vermelho), mas há a infeliz diferença de que o Derlei é jogador do Benfica...

Por coerência, adianto que também não queria o Cristiano Ronaldo no Benfica, nem que nos pagassem aquilo que o ManUtd paga por ele para o termos.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 16:26:00, Blogger Pedro

Eu não falei do caracter do Liedson...falei das qualidades dele enquanto ponta de lança.

s.l.b. - Mas pq comparas com esses? Tens q comparar com quem tem ordenado semelhante.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 16:40:00, Blogger tma

Eu sei, Pedro. Mas eu é que não consigo dissociar o Liedson mau-carácter do Liedson ponta de lança :-)

 

Data do comentário: 16/04/2007, 18:22:00, Anonymous Anónimo

O Nuno Gomes é um jogador que admiro e ainda bem que está no nosso plantel... Querem números? Tá nos tops dos melhores de sempre do Benfica, no meio de verdadeiros monstros sagrados do nosso clube!! Isto sem somar assistências, já nos deu mtas vitórias sem fazer o gosto ao pé!! Ou seja, um avançado completo, que vai fazer muita falta qdo terminar a sua carreira...
Não gostam de números? Perguntem aos treinadores do Benfica que trabalharam com ele porque o consideravam indispensável...
O que vale actualmente? Ou o que vale desde que voltou? Na minha opinião, desde que regressou não esteve mto tempo ao seu nível, devido a lesões e pré-temporadas perdidas, apenas o ano passado esteve no seu melhor até ao momento em que foi "atropelado"... talvez fosse o melhor marcador do campeonato. Não concordo qdo dizem que é uma vaca sagrada porque acho que os seus companheiros de ataque desde que regressou, por diferentes razões, levaram à sua utilização até ao limite...
Força Nuno, espero que ainda metas mais alguns... 50 pelo menos?
Abraço e parabéns pelo blog

 

Data do comentário: 16/04/2007, 19:15:00, Blogger Quetzal Guzman

Excelente post que resume a minha própria percepção do que é o Nuno Gomes. Devo dizer que me irrita ouvir os comentários nas bancadas da Luz mas acabo por relativizá-los. No fundo, só se fala assim do Nuno porque há exigência. E se há exigência é porque lhe reconhecem qualidade e potencial. É isso que vejo por trás das palavras enraivecidas que lhe dirigem. Mágoa por não receberem mais. Porque dele esperam mais. Eu, pessoalmente, acho que ele nos dá o que tem. E até acho que nós, ou pelo menos quem o ataca com urros e assobios, quem o apelida de amélia ou cristina, tem culpa no seu corrente deficit de golos. Reparem que durante anos o Nuno assumiu-se como ponta de lança. De repente, já depois do Camacho sair, ele próprio interiorizou o discurso do falso ponta de lança, do constructor de jogo, da muleta a alguém mais forte e possante. Isto denota um claro receio psicológico. Até porque o Nuno regista a sua melhor época de sempre ao lado do João Pinto (num ano em que o Souness, esse génio táctico, até começou por jogar com a dupla Pringle/Deane)! E não será à toa que o ano passado, ao lado do Miccoli, sem completar a época, tenha ficado a escassos três golos dos 18 que marcou ao lado do Deane.

 

Data do comentário: 16/04/2007, 23:01:00, Anonymous Anónimo

Acabei de chegar da Luz e, embora, este seja um post dedicado ao NG (e até por isso), não quero deixar de dizer o quanto me senti hoje orgulhoso de pertencer ao Benfica, que tão ditosos sócios tem e que hoje souberam engrandecer o nome do clube ao ovacionarem de pé um dos maiores jogadores da HISTÓRIA do Sport Lisboa e Benfica, de seu nome JOÃO VIEIRA PINTO que, talvez, tenha pisado pela última vez a Luz.

Obrigado por tudo João grande Capitão!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 01:19:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

Pedro FF estou completamente de acordo com o que dizes.
Não tive pachorra (um pouco cansado)para ler a maior parte dos comments aqui postados, mas o comentário do Johnny rook focou um ponto muito importante: JVP. Não estive na Catedral, mas pelo que vi e ouvi em casa, não estou de acordo com as "assobiadelas" dadas ao JVP quando tocava na bola. Será que muita gente se esqueceu do papel que o JVP teve no nosso clube?
Saudações BENFIQUISTAS

 

Data do comentário: 17/04/2007, 10:16:00, Anonymous Anónimo

Mais uma vez de acordo, amigo Pedro. Tenho exactamente a mesma opinião sobre Nuno Gomes.
Aproveito para congratular todos os escribas deste blog, que admiro já há algum tempo. Grandes benfiquistas que irei continuar a ler e admirar. Um blog que nasce num momento mau... um blog que ainda irá viver grandes vitórias do nosso Benfica, porque mesmo neste momento acredito no projecto que está a ser construido e não concordo em começar tudo de novo e em revoluções no plantel. Mudança de treinador? Eu que nunca fui grande apreciador dele, mas que apoiei sempre, obviamente que concordo com a saida de Fernando Santos!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 10:53:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Teresa, até corei. :)

Pl@ka e Cantona, é sempre bom receber amigos em casa. Um grande abraço.

Quanto ao JVP... fica para um post. ;)

 

Data do comentário: 17/04/2007, 20:19:00, Anonymous Anónimo

O Nuno Gomes a partir da 2ª volta da epoca passada tem sito completamente o exemplo de como não deve jogar de como não deve posicionar-se, em suma de como não deve ser um ponta de lança de uma equipa que quer lutar pelo titulo.

Convenhamos que não interessa estar a dizer que já marcou 100 golos, por favor, o Eusebio também foi o maior mas infelizmente para nós já não joga.
O Nuno perdeu qualidades e tem um ordenado estupidamente alto para o seu rendimento o que inviabiliza que o Benfica possa contratar um ponta de lança capaz de fazer realmente mossa (já nem digo a diferença) nos nossos adversários.

A quem defende o Nuno eu gostava de perguntar:
O Nuno desgasta uma defesa?
O Nuno finaliza ou melhor é um matador?
O Nuno é uma referência, um farol para a equipa?
O Nuno é capaz de prender uma bola e esperar que os medios aparecam de maneira a por vezes aliviar a pressão exercida sobre a nossa defesa?
O Nuno é capaz de uma desmarcação em velocidade?
O Nuno é capaz de ganhar um duelo de 1 para 1?
Voçês por acaso já falaram com jogadores de outras equipas da 1ª divisão e ouviram a opinião que eles têm do Nuno? Qual o respeito que ele mete aos adversários?

O Nuno o que faz é movimentar-se relativamente bem e dar bolas de primeira com medo que o aleijem.

É muito pouco para o que se pretende no Benfica.Como é que é possivel que uma equipa que joga mais de 90% dos jogos no meio campo dos adversários, em ataque continuado tenha um ponta de lança que na 2ª volta do ano passado marca 3 golos e nesta epoca inteira marca apenas 5 ou 6.
Voçes ainda conseguem defender o Nuno?

Eu relembro que é um dos jogadores mais caros do plantel, então não se exige nada ao menino? Bastam 6 golos? Anda o país todo a dormir e só alguns é que são os iluminados? Ser do Benfica não é apoiar qq jogador do Benfica só porque joga no nosso clube.Se nós não formos exigentes vamos continuar com esta equipe que de campeões não tem nada.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 23:29:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Desisto. Quem não o grama, não o grama mesmo. Por mim, já me contento por saber que, pelo menos alguns dos que o detestam, têm o decoro de não o assobiar.