Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

terça-feira, abril 17, 2007
Vistas bem as coisas, até ganhei o dia.
Em Janeiro, quando fui com o D’Arcy, com o S.L.B. e com o TMA ver o Benfica ao Restelo, falei-lhes sobre os dois paradigmas que me davam ânimo para continuar a acompanhar todos os jogos do nosso Clube em casa (e alguns fora):

1) Partir do pressuposto de que, com este treinador, qualquer ponto conseguido é um ponto ganho;
2) Depois de tanto tempo a suspirar pelo regresso do Rui Costa, aproveitar o maior número de oportunidades para o ver jogar ao vivo.

Nessa altura, em Janeiro, o campeonato parecia-me irremediavelmente perdido. Depois, em virtude de uma sequência de vitórias nossas e de maus resultados alheios, voltámos a depender de nós. À maneira de Fernando Santos, perdemos.
Ontem, voltámos a empatar mais um jogo para o campeonato (link). A bola na barra lá surgiu, o anti-jogo adversário idem, a arbitragem saloia também. No final, apesar dos pesares, grande parte do público aplaudiu e gritou “Benfica”. O Petit e mais um (Quim) ou outro futebolista lá agradeceram tamanha (e inesperada) generosidade. Afinal, os espectadores viram que não lhes faltou vontade: a alguns faltou talento, a outros faltou força, a outros faltou sorte e à equipa faltou um treinador.
Cheguei a casa lixado, estava a ficar com uma expressão facial idêntica à do supracitado treinador: aquela cara de quem vai de uma Missa solene para o funeral de um Subsecretário de Estado. Não adianta, nem vale a pena! Há, neste momento, a necessidade de recordar os tais dois paradigmas.
Desta forma, resta concluir que ontem ganhei o dia: conquistámos mais um improvável pontito e tive a possibilidade de ver jogar o Rui Costa durante noventa minutos. Noventa minutos inteirinhos mais os descontos e tudo.
 
por Pedro F.Ferreira - 10:33 | link |


20 comentário(s):


Data do comentário: 17/04/2007, 11:05:00, Anonymous Anónimo

De facto tem sido um regalo ver o nosso Maestro em acção! Vê-lo com a bola colada ao pé, a passar por entre adversários como se um miúdo de 20 anos se tratasse é um "must"! Espero que ele perceba que ainda tem muito futebol nas pernas e que nós contamos com mais uma época da magia dele! E talvez já a pensar no treinador, ou treinador-adjunto para 2008-2009!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 11:22:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Americano, espero que, na próxima época, ele ainda se sinta com força (não estou preocupado com a parte física!!) anímica para aturar a mediocridade de treinador que está no banco e, já agora, algumas birras e fedelhos que, dentro do próprio plantel, sentem dificuldades em lidar com um líder nato que não necessita de braçadeira para se impor.
Por outro lado, acho que o Rui Costa não deve ser treinador nem treinador-adjunto. O primeiro é um cargo que desgasta a imagem (e o Rui deve ficar como uma espécie de reserva "moral", de voz autorizada) e o segundo não lhe confere o prestígio que ele merece. Assim, penso que o Rui deverá fazer um tempo de Direcção, aprendendo com os profissionais e com aqueles que, na actual Direcção, melhor o podem ensinar, e, daqui a uns anitos, candidatar-se a Presidente do clube. Se ele não avançar para a presidência, candidatamo-nos e, para que o Clube não caia nas mãos de blogueiros malucos, ele não terá outra solução. :)

 

Data do comentário: 17/04/2007, 11:31:00, Anonymous Anónimo

Ok, convenceste-me! Podes contar comigo para a área financeira! :)
Sim, ma tens alguma razão, no fundo o que quero é que o Rui nunca saia da nossa casa, mas não há dúvidas que pela postura, pelo prestígio, pela classe, pode dar um grande dirigente, e dos dirigentes que o nosso futebol precisa, não dos labregos que empestam aquilo hoje em dia.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 11:31:00, Blogger rsa

Ontem não estive lá mas também acho que só pelo Rui Costa vale a pena ir ver e apoiar o Benfica.
Quanto ao futuro espero que ele esteja disposto a jogar mais uma época com outro treinador :)
E depois assumir fuções dentro do clube um pouco há imagem do que Milan Juventus e os clubes Alemães fazem, aproveitndo o seu Know-How.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 11:36:00, Blogger Pedro

É um deleite ver Rui Costa usar o manto sagrado e espalhar aquela mágia impar nos relvados. Só isso compensou o cativo. Não há a menor dúvida.

E quem ouve o Rui no final do jogo não está a ouvir apenas um extraordinário profissional de futebol q sente q falhou perante os adeptos do clube q representa, está a ouvir também o apaixonado benfiquista q sente a tremenda dor de, mais uma vez, ver escapar a conquista do título e de ver o Benfica, mais uma vez, não conseguir vencer o adversário.

É por isso q o Rui é especial, é por isso q o Rui faz tanta comichão a muitos. O Rui é um de nós, com o "pormenor" de ser um dos melhores futebolistas do mundo da sua época.

Já o pedi no meu blog (sim pq ele o lê !!!) e peço aqui tb: RUI FICA MAIS UM ANO!!!!

Sobre o jogo: Previsível. Eu q sou um dos mais acérrimos criticos das arbitragens q conheço não consigo encarar isso como desculpa para o fracasso desta época. O Santos é o culpado, o unico culpado. Ontem no fim do jogo disse algo q pensei ser impossivel de dizer nos tempos mais próximos: é pior q o Koeman. É. Os erros são tantos e tão constantes q não é possivel. As expectativas com ele nunca foram altas, mas ele conseguiu ser pior do q o esperado. Miserável, mediocre, incompetente.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 11:46:00, Blogger João Tomaz

É um regalo e reconheço que jogou bem mas, com ou sem influência, ainda não ganhámos qualquer jogo desde que regressou...
De saudar, a enorme salva de palmas ao João Pinto.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 11:50:00, Blogger Papo-seco

uma tristeza

 

Data do comentário: 17/04/2007, 12:05:00, Blogger carlao17

Antes de mais parabens por mais este grande espaço BENFIQUISTA...quanto a este post, não poderia estar mais de acordo, e vai completamente de encontro ao meu sentimento do que foi esta época..de facto estariamos condenados a não ganhar, tendo aquela imagem de coitadinho a comandar a equipa...Todas as vezes que fui á Luz e que o Maestro jogou, valeram sempre a pena...e ver ao vivo o golo frente aos austriacos foi um momento sublime..Espero que o Rui ganhe forças para continuar mais um ano.
O jogo de ontem mostrou mais uma vez a anedota que temos como treinador, e pensar que o Manu vai acabar a temporada sem praticamente ter jogado. Ahh e que pensará o Miguelito disto tudo? enfim...uma temporada que dá que pensar..
Força com o blog...somos MUITO GRANDES...carrega BENFICA..

 

Data do comentário: 17/04/2007, 13:01:00, Blogger D'Arcy

Quem ficou mais tempo a agradecer ao público por acaso foi o Karagounis. Que também me pareceu um dos mais inconformados com o resultado.

Quanto ao Rui, é sempre um privilégio vê-lo jogar. Mesmo quando alguém diz que ele não tem ritmo para os noventa minutos, e depois o mete a fazer cento e oitenta minutos seguidos.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 15:20:00, Blogger CORTO MALTESE

Resumindo, esta época foi uma merda, certo?
Valha-nos o Xôr Rui e na melhor das hipóteses uma entrada directa na Champions, mas para isso há que limpar a lagartagem na Luz.
Acho que estamos a precisar de um jantar (desta vez com a MINHA presença!) para chorarmos todos juntos...

 

Data do comentário: 17/04/2007, 15:34:00, Blogger Pedro F. Ferreira

Corto, propõe uma data..

 

Data do comentário: 17/04/2007, 15:37:00, Anonymous Anónimo

Eu não fui chamado, mas acho que devia ser após o fim da Liga (o jantar) lá para o meio/final de Maio! Também gostaria muito de ir ao próximo!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 15:44:00, Blogger Pedro F. Ferreira

Americano, só não vai quem não quer... Garanto que, à imagem e semelhança de todos os outros, este terá divulgação e lista de inscrições.
:)

 

Data do comentário: 17/04/2007, 16:13:00, Anonymous Anónimo

Sim, eu queira dizer que "não fui chamado à conversa" para propôr data, mas não deixei de mandar o meu bitaite! :)

 

Data do comentário: 17/04/2007, 17:36:00, Blogger S.L.B.

Eu também estou de acordo que deveria ser no final da Liga. E desejo que o tema do mesmo seja muito do nosso agrado, ou seja, quem irá ser o nosso próximo treinador!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 18:34:00, Anonymous Anónimo

Pedro,

Vou deixar aqui uma resposta e um pedido meu a um comentário teu ( e do outro Pedro) no blog do SLB:

"Se for possível coloquem aqui as imagens do JVP a ofender o SLB. É que eu não acredito. E não acredito pelo seguinte:

A única razão porque vi integralmente as reportagens televisivas dos festejos do campeonato das osgas, foi exactamente para ver o comportamento do João. Nunca vi nada do que vcs. e outros dizem.

Nunca, repito!

Antes pelo contrário. Vi sempre o João muito encolhido e escondido atrás dos outros na praça Sony (vêem como me lembro onde foi?). Saltou quando gritavam. Saltou, sim Sr.! Lá atrás tímido, encolhido. Mas vos garanto que não balbuciou qualquer palavra. Parece-me que vcs foram atrás de boatos. Eu vi claramente visto! Vi e comentei na altura isto mesmo. O João até parece que teve vergonha de ganhar o campeonato com aquela camisola.

Aceito que me possa ter escapado algo. Por isso, peço-vos, se puderem, mostrem-me as imagens."

Parece-me que era altura de acabar com esta história.

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:04:00, Blogger Superman Torras

Eu não tenho por hábito ir ver jogos do Benfica fora de casa. Sobretudo por causa dos preços praticados.

Mas sei que daqui a uns anos, não muitos, recordarei este(s) ano(s) em que o Rui Costa regressou ao Benfica para terminar a sua carreira, e ficarei desapontado comigo mesmo por não ter aproveitado para ir ver mais jogos ao vivo. Um pouco à semelhança do que acontece actualmente com o Euro 2004 onde estupidamente também não fui ver nenhum jogo...

Tenho esperança que o Rui Costa acabe por fazer mais uma temporada mas duvido que isso seja uma realidade se o actual técnico continuar. Precisamente pelo que o Pedro F. diz, isto é pela falta de força não física mas psicológica para aguentar tamanha incompetência.

Por vezes discuto isto com amigos meus e pese embora nunca tenha sido jogador profissional, admito como muito complicado para certos profissionais que chegaram ao topo levarem a sério certas e determinadas personagens que lhes são colocadas à frente como comandantes da equipa.

E este, infelizmente, parece-me ser um desses casos, pois apesar de o nosso Rui ter a fama (e o proveito, julgo) de ser uma pessoa muito humilde, não deixa de ser humano...

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:23:00, Anonymous Anónimo

Superman,

Tens toda a razão e penso o mesmo. Há um risco muito grande de o Rui abandonar e de o Simão e o Luisão decidirem mudar de ares. A partir de um determinada momento da vida o dinheiro não é tudo, mas se não te realizas profissionalmente, se não te dá gozo o que fazes em determinada empresa dás à sola (isto se fores competente e reconhecido, bem entendido).

Não estou a ver estes jogadores a comerem mais do mesmo!

 

Data do comentário: 17/04/2007, 19:58:00, Blogger Sir

Para não chorar, acho que também vou sorrir. :)

 

Data do comentário: 18/04/2007, 12:36:00, Blogger dezazucr

Eu estive no estádio e também apludi a equipa de pé.

Uma coisa é certa, não se pode dizer que A ou B jogou mal. Aliás, todos estiveram bem e deram o máximo.

O problema é que com o FS, nunca ganharemos nada. Para além de mau treinador o gajo é anti-sorte. Parece que atrai e já colou isso à equipa. Não me lembro de termos acertado tanto em postes tantas vezes em nenhum ano.