Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quarta-feira, agosto 22, 2007
Esperança
Os benfiquistas neste momento estão compreensivelmente entusiasmados com a alteração no comando técnico da nossa equipa de futebol, que resultou no regresso do Camacho ao clube. Mas mais entusiasmada ainda anda a lagartagem. Ainda há pouco fui tomar o pequeno-almoço e encontrei a tertúlia lagarta aqui do sítio. Hoje, tal como ontem, estavam animadíssimos a discutir fervorosamente o seu assunto preferido: o Benfica. Sem surpresas, não vivesse esta espécie de olhos postos no quintal do vizinho. O que me dá mais vontade de rir é mesmo a convicção com que falam do nosso clube. Todos eles sabem quais os erros de gestão óbvios dos nossos dirigentes, sabem aquilatar com precisão o valor dos nossos jogadores e plantel, e apontar os erros feitos nas contratações. Sabem também, com toda a certeza, o novo erro que foi a vinda do Camacho, e prevêem o desastre que daí vai resultar (basicamente, qualquer coisa que provoque a alegria dos benfiquistas para eles está errada - é como a vinda do Rui Costa: o ano passado era um barrete, e só vinha terminar a carreira aqui para vender camisolas e ganhar mais algum à custa do Benfica; agora já dizem que o que vale ao Benfica é o Rui Costa, e que 'se não fosse o velho...'). Dentro de cada lagarto esconde-se o presidente e director de futebol ideal para o Sport Lisboa e Benfica. Dada a sapiência em gestão desportiva que parece grassar entre as hostes do clube que gosta de se equipar com as lonas das barracas da praia da Figueira, às vezes pergunto-me porque será que até as polainas do bisavô já tiveram que pôr no prego, e conquistaram dois campeonatos nos últimos vinte e cinco anos. É um paradoxo.

Ontem à tarde, cerca de quatro mil benfiquistas apareceram no Centro de Estágio do Seixal para assistirem ao primeiro treino da nova era Camacho. Conforme já disse, não espero milagres do Camacho. Sei que ele não possui nenhuma varinha mágica que consiga fazer o Benfica passar a dar espectáculo de um momento para o outro. Não sei o que vale neste momento o Camacho, após três anos de interregno. E se calhar estes últimos meses contribuiram para aumentar o meu cinismo latente. Mas o que eu espero do Camacho é sobretudo esperança e motivação. Estas quatro mil pessoas que ontem foram ao Seixal não são senão isso: uma expressão da esperança que invadiu os benfiquistas. Porque de súbito passámos a acreditar que melhores dias virão. E se um bocadinho deste sentimento conseguir passar para a equipa, então as coisas só poderão mesmo melhorar.
 
por D'Arcy - 11:49 | link |


14 comentário(s):


Data do comentário: 22/08/2007, 11:57:00, Anonymous Anónimo

Apesar de eu ter alguns amigos lagartos, não posso deixar de concordar com o post e dizer que a lagartada (regra geral, obviamente), talvez cegada pelo seu anti-benfiquismo primário, é a raça mais estúpida que existe. Também me aconteceu há dias um amigo lagarto meter-se comigo a rir-se por causa da contratação do Camacho, e eu só lhe perguntei "quantas vezes ficaste à frente do Benfica de Camacho?", e ele continuou a rir-se, sem responder, obviamente.
Mas também temos que dar um desconto, acabaram a liga à frente do Benfica, já estão novamente à frente do Benfica, e ganharam 2 competições em pouco tempo, deve ser o ponto alto da história da maior parte dos que têm menos de 50 anos. Então se algum dia chegam a uns 1/4 final da Liga dos Campeões, ou até passem a fase de grupos, aí vamos ter a betada toda histérica!

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:03:00, Blogger jose

Epa, se ate o seboso comecou a falar bem da contratacao do Camacho...

A mente lagarta e algo de surreal
Tenho um amigo meu, anti-benfiquista primario, adepto lagarto por afinidade, que nos anos que o JVP era o mlhor joagdor Portugues, e usava o manto sagrado, para ete meu amigo, o JVP era a personificacao de um filho do Diabo com o Ted Bundy. O Homem odiava o JVP. Ora, milagre de Alvalade. O JVP vestiu de Verde, nao e que o Homem teve uma epifania? O Salvador estava na estrumeira, ja era o melhor do mundo, etc,etc

E quem fala de JVP, pode falar de P Sousa, P Bento, Dimas, Pacheco, B Caires...Tao a ver o filme, nao estao

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:14:00, Blogger pedrov

Sempre disse isto à lagartagem: o Sportem é dos poucos clubes nacionais que não tem um valor absoluto mas sim um valor relativo. Relativo, neste caso, ao Benfica. Se os ouvirmos atentamente (é preciso ter muita paciência, eu sei), no final da época não dizem "ficámos em segundo lugar", dizem antes "ficámos à frente do Benfica"; quando passaram, na época passada, para o segundo lugar, diziam a toda a hora (e até devem ter festejado) "já vamos à frente do Benfica"; a lagartagem nunca diz que ganhou dois campeonatos nos últimos 25 anos, diz que nos últimos 7 anos ganhou mais campeonatos que o Benfica. Os outros clubes têm um valor absoluto: até o Benfica de Castelo Branco se orgulha de ter ganho 2 campeonatos da III divisão, é o seu valor, um valor absoluto, que define a identidade do clube. Do ponto de vista da identidade, o Sportem é um clube miserável, pois é incapaz de se definir sem ser em relação ao Benfica. E isto faz parte da identidade do Benfica: é o clube referência pelo qual os outros se medem.

D'Arcy, estou portanto 100% de acordo contigo.

P.S. - ainda ninguém escreveu sobre isso aqui na tertúlia, mas não estou a gostar da perseguição do LFV ao Nuno Gomes. Sempre me ensinaram que os problemas de casa nunca se resolvem na rua. Até parece que o LFV está danado por a saída do Nuno Gomes ter saído gorada.

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:24:00, Anonymous Anónimo

Neste momento preocupam-me pouco as reacções de lagartos e tripeiros. Qualquer mudança no Benfica lhes causa comichões. Mas desta vez, falando da lagartagem, acho que têm razões genuínas para estar com comichões, pois o Camacho (apesar de ter perdido na Luz) foi lá ganhar duas vezes.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:40:00, Anonymous Anónimo

Depois da brilhante campanha paara correr com FS, que tal uma nova campanha agora para correr com LFV de qualquer sítio donde possa influenciar o futebol do Glorioso?

PS. O meu treinador era o Fernando Santos. O meu treinador é o José Antonio Camacho. O meu treinador é SEMPRE aquele que treina o Benfica.

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:51:00, Blogger Unknown

É isso mesmo! Siga para a frente!

(Os portistas são iguaizinhos, meu caro!)

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:51:00, Blogger Pedro

Os lagartos devem saber mais da vida do Glorioso q muitos benfiquistas
hehehe

"a lagartagem nunca diz que ganhou dois campeonatos nos últimos 25 anos, diz que nos últimos 7 anos ganhou mais campeonatos que o Benfica"

Engraçado q estou a ter exactamente uma "discussão" com o Miguel do SectorB32 exactamente sobre isso. Ele está todo contente pq o scp nos ultimos 6 anos ganhou mais q o SLB e com menos dinheiro. É isso q os move...eles não querem ser os melhores, eles querem ser melhor q o SLB.Se o SLB acabar em 10º e eles em 9º a época foi perfeita...

Lagarto é assim...

 

Data do comentário: 22/08/2007, 12:55:00, Blogger Eu

Eu diria mmo q o "spor" é absoluto na sua relatividade

(estou de acordo com o "anónimo" anterior, o LFV tem de s afastar do futebol de vez, para voltar a ser o gde presidente q sempre foi; e já agora calar-se com as histórias do apito - cada um com o q sabe, e ele sabe bem é de dirigir o benfica caladinho e sem s meter no futebol, digo Eu)

 

Data do comentário: 22/08/2007, 16:21:00, Anonymous Anónimo

a unica coisa que o sportens tem de bom são as gajas.... são burras e boas.
burras porque são do sportem
boas porque têm um health club debaixo do estadio e malham bastante.

mas mesmo assim prefiro as benfiquistas pelo menos nunca sabemos se fazem o bigode ou não....

quanto ao resto e citando esse grande pseudo benfiquista "fuck them"

 

Data do comentário: 22/08/2007, 22:48:00, Blogger karadas

Bastou Fernando Santos sair para o estado de espírito dos benfiquistas dar uma volta de 360 graus. Duma época desastrosa que se perfilava no horizonte passou-se a acreditar que gloriosos feitos esperam o Benfica na presente temporada. É sempre assim no meu clube: o melhor doping para um benfiquista é o despedimento de um treinador.
Esquecem-se que um treinador não faz milagres por muita competência que possa ter, o que até nem é o caso de Camacho, como o seu próprio currículo o demonstra.
Ao contrário da maioria da família benfiquista o meu cepticismo mantém-se - independentemente da mudança de técnico - relativamente à performance desportiva desta época. Sou daqueles que considera que sem ovos não se fazem omoletas e o plantel do Benfica, tal como se apresenta actualmente, não oferece o mínimo de garantias para que possamos sonhar com grandes feitos. Ainda para mais agora, quando David Luiz se lesiona com gravidade e se ficou a saber que irá ficar afastado dos relvados nas próximas 5 a 6 semanas.
Sem centrais, com um meio-campo com graves deficiências na construção de jogo e um ataque que se resume a Cardozo, sempre estou para ver como é que vamos ultrapassar o obstáculo dos dinamarqueses na próxima quarta-feira. Isto já para não falar da competição interna, a Liga, onde estamos impedidos de perder pontos nos próximos jogos, sob pena de deixarmos fugir os nossos principais adversários de forma irremediável.
Reforço o que escrevi no segundo parágrafo: por muita força psicológica que Camacho venha dar aos jogadores, por muita sapiência táctica que possua, com a matéria prima que tem ao dispor só uma mãozinha dos deuses nos poderá salvar.

P.S. LFV tem 10 dias para minorar os estragos que fez no plantel. Se não o fizer, espero que a família benfiquista saiba retirar as devidas ilacções.

 

Data do comentário: 22/08/2007, 23:08:00, Anonymous Anónimo

Isso da falta de ovos é que me faz confusao. Sinceramente, temos um ponta-de-lança que me pareceu muito, muito bom, de nivel mundial. Temos bons extremos, bons centrais e um bom lateral. Os ovos que nao existem sao a falta de um central que o Fernando Santos nao quis o extremo direito que aparentemente nao tava à procura um box-"and"-box como ele diz que aparentemente nao existe porque na pre-epoca nao chegou, e nao falem do manuel fernandes, porque, nao, o manuel fernandes nao é esse jogador e falta um lateral direito de qualidade porque se foi gastar dinheiro no luis filipe. Agora falem lá da falta de ovos. Alem do mais temos jovens com potencial no plantel que so precisam de alguem que o guie e o fabio coentrao tem que jogar em relva de aço, para ver se pica o rabo quando se manda para o chao.

 

Data do comentário: 22/08/2007, 23:36:00, Anonymous Anónimo

Ó Karadas não são 360º,são 180º.Irra.

 

Data do comentário: 23/08/2007, 01:06:00, Anonymous Anónimo

Não se pode pedir mais de um gajo que se assina "karadas". ás tantas ainda esteve para se assinar como jardel ou reinaldo teles ou sousa cintra. a julgar pelo que esse senhor escreve é tanto do Benfica como eu sou do fcporco.

João André Mendes

 

Data do comentário: 23/08/2007, 22:59:00, Anonymous Anónimo

É de facto assim... É muito cómica, a mentalidade lagarta.