Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, agosto 20, 2007
Adeus, Fernando Santos - e já agora, obrigado.
E pronto. Desta foi de vez, Fernando Santos saiu. Acho que a decisão, certa ou errada, a ser tomada deveria tê-lo sido no final da época passada, ou então só no final desta.

O que é que mudou que justifique que, após dois jogos oficiais, o treinador seja despedido? Acho que LF Vieira se deixou tomar pelo pânico.

Se algo mudou, foi que a equipa está pior, logo seria difícil que jogasse melhor e tivesse logo excelentes resultados. Vejamos: saíram os dois melhores jogadores e marcadores (Simão e Miccoli); mais um muito bom médio (Karagounis) e um defesa central (Anderson); entrou mas saiu logo um excelente médio que tinha sido um dos melhores jogadores na pré-época (Manuel Fernandes); o substituto anunciado de Simão, Di Maria, chega lesionado, perdendo-se a possibilidade de aproveitar desde já a sua qualidade e quiçá acalmar os adeptos. Querem milagres?

A menos que tenha havido aqui um plano maquiavélico; já se sabia que a possibilidade de Simão e Manuel Fernandes saírem era alta; como nenhum técnico do mundo (e muito menos Camach) aceitaria de bom grado perder dois dos melhores jogadores na pré-época, havia que manter FS e depois substituí-lo se se revelasse útil.

E agora? “Puès, nada”, como diriam os espanhóis. Há que continuar a trabalhar e esperar mais uma época de confusão. Camacho (se é que é ele) vai trabalhar com jogadores que não escolheu, após uma pré-época que não dirigiu; sendo como é, novas e grandes mexidas haverá em Janeiro.

Esperemos que a decisão tomada tenha sido a certa. Mas lamento mais uma vez que não tivesse sido tomada mais cedo, e que se optasse novamente or uma solução “sebastianista” de regresso de um “homem providencial”, em vez de tentarmos um treinador de primeiro plano europeu.

E já agora; quando se resolve a questão do Director Desportivo? Já que os nossos inimigos (com algum apoio interno, diga-se) conseguiram finalmente abater Veiga, urge encontrar alguém de qualidade para o lugar. E rapidamemente.
 
por Artur Hermenegildo - 17:08 | link |


14 comentário(s):


Data do comentário: 20/08/2007, 17:19:00, Blogger D'Arcy

Epá, que mania de vir com a história de que 'a equipa está pior', como se isso servisse de desculpa ao Nandinho. O ano passado, com os tais jogadores como o Miccoli, Simão e Karagounis, o Benfica jogava tão mal como agora. E o Karagounis só ficou a contragosto, porque por vontade do Nandinho ele tinha sido logo mandado embora. E falar da perda do Manuel Fernandes é uma falácia, porque o Manuel Fernandes nem chegou a fazer parte da equipa.

Vamos lá ver uma coisa: o Fernando Santos não saiu por causa daquilo que fez em dois jogos oficiais. Ele saiu por causa do que andou a fazer durante treze meses! É um péssimo gestor de homens, não sabe motivar uma equipa, e não apresentou nenhuns resultados. Quando a equipa joga sistematicamente mal, e nem sequer aparecem resultados positivos para compensar as más exibições, o que é que se há-de fazer?

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:21:00, Blogger afectado

Deixo o link para a opinião sobre o assunto que dei no meu blog.

http://afectado.blogspot.com/2007/08/fernando-santos-despedido-do-benfica.html

Quem quiser, passe por lá.

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:21:00, Anonymous Anónimo

E quem me diz que as contratações do Benfica já não foram feitas com o aval do Camacho? Realmente não se entende o porque de despedir o treinador. Ela lá têm culpa que lhe tirem o melhor jogador da pré-época a dois dias da pré eliminatória da liga dos Campeões? Já pensaram que o homem poderia ter a estrutura montada contado com o M. Fernandes que se afirmou como uma peça fundamental no meio campo e de um momento para o outro têm que alterar tudo? A grande decepção dos Benfiquistas vais ser quando se aperceberem que o problema não era o Fernando Santos, mas sim quem está por detrás do Futebol do Benfica.

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:23:00, Blogger afectado

Ah e se alguém souber, que me responda à pergunta que deixei no fim do post! Sinceramente gostava de saber que negócios foram aqueles...

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:25:00, Blogger Unknown

"obrigado" porquê?

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:33:00, Blogger D'Arcy

Sinceramente, estas justificações que agora começaram a surgir como cogumelos para mim têm tanta validade quanto as de o Benfica ter ficado com o Simão ou o jogo da primeira jornada ter sido adiado tinham para justificar o fracasso da época anterior.

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:45:00, Anonymous Anónimo

Perdoem-me a encarnadice, mas agora que já não é treinador do Glorioso e consequentemente não devo ser acusado de antibenfiquismo, já posso afirmar algo que me está atravessado na garganta vai para 13 meses:
- Alguém que recebe as maiores felicidades de um ch... chamado Reinaldo Teles e do Pinto da Bosta, quando assume o cargo de treinador do SLB, nunca poderia trazer nada de bom, para mim estava condenado á partida. Sim foi o Fernando Santos quando chegou a treinador do Glorioso...quem tiver fraca memória é favor consultar os jornais da época.
Fernando de Coimbra

PS: Como eu já tinha dito é o Camacho.Isto de viver na província tem as suas vantagens...

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:55:00, Anonymous Anónimo

ARTUR

Gostava de perguntar, para que serve o director desportivo ?

- Para comprar jogadores e dar um rumo desportivo ao clube

- Para comprar jogadores, de acordo com as ideias do treinador, sempre que haja troca do comando técnico, vai ser alterada a politica de contratações

Na minha opinião, o director desportivo, serve para traçar a politica desportiva do clube, portanto o treinador serve para treinar e fazer a equipa jogar, com os jogadores que tem á sua disposição, qualquer treinador, honesto, deveria estudar o plantel, para saber se podia ter sucesso com aqueles jogadores

Sempre que haja troca de técnico, tem de se contratar jogadores novos, não sei para que serve o director desportivo

Em relação, á jogada de bastidores, leva-me a pensar que LFV, já tinha tudo estudado, porque não se compreende as contratações de Di Maria, Freddy Adu e especialmente o caso de Manú, sai, não sai, todos jogadores que jogam ou podem jogar pelos flancos, LFV estava á espera da altura ideal, para "correr" com FS

Burro é aquele que faz o erro e não o reconhesse, LFV já tinha visto o erro, mas não queria dar o "braço a torcer", era uma questão de timming a saida de FS, todos os adeptos do Benfica sabiam

 

Data do comentário: 20/08/2007, 17:55:00, Anonymous Anónimo

e quem é que é esse treinador europeu de primeiro plano?

 

Data do comentário: 20/08/2007, 19:13:00, Anonymous Anónimo

Concordo inteiramente com o D'Arcy. Existem alguns de nós (Benfiquistas) que nunca se dão com a palha. Se o Santos é o treinador, é porque é o Santos e não presta e o Vieira devia mandá-lo embora. Se o Vieira o manda embora, é porque não deveria ter sido agora, e porque a culpa não é do treinador e a equipa está mais fraca.
Haja paciência!
É claro que esta decisão já deveria ter sido tomada à muito tempo, mas não vejo melhor expressão que se aplique senão "mais vale tarde que nunca". Até já li aqui que alguém preferia ficar com o Santos até ao final da época! Mas está tudo parvo?!
E a questão da equipa. O Simão foi embora. Parece que caiu o Carmo e a Trindade. Foi o melhor jogador do Benfica dos últimos anos. Mas o contrato dele não era vitalício. Já muito fez o Presidente em aguentá-lo cá a época passada.
O Miccoli foi embora. É mau. Mas contratamos um belíssimo jogador de nome Cardozo. Não me venham agora dizer é que o Miccoli foi embora e ponto final. Manuel Fernandes (aka Ingrato) foi-se embora. Se calhar preferiam que ele ficasse cá contrariado e a fazer birrinhas, não? Epa usem um bocado a vossa faculdade de raciocínio caramba!
A equipa está mais fraca? Não. Ou melhor, não sei. Ainda fizemos pouco jogos, ainda não vimos praticamente os novos jogadores, e ainda éramos treinados pelo Santos. Ele teve estes jogadores o ano passado e não fez uma merda. A única saída que me parece ainda não ter sido colmatada é a do Simão, mas a seu tempo veremos. E a questão dos centrais, se o Santos não tivesse posto o Luisão a jogar lesionado, não se poria esta questão sequer.

Agora haja é paciência para nos aturarmos! O Camacho não é o novo Messias, e sinceramente, espero não vos ver a estripá-lo nas próximas jornadas. Dêem tempo a alguém que pode ser a solução, ou que pelo menos tem condições para o ser. Deixem-no trabalhar os miúdos que lá temos, e que, ao contrário do que dizem, são miúdos com bastante potencial.

 

Data do comentário: 20/08/2007, 19:43:00, Blogger Utilizador

Acho que para já é preciso analisar devidamente as lacunas do plantel e avançar quanto antes para o reforço do mesmo, com os tais 2 ou 3 jogadores, porém, antes, é necessário esclarecer de uma vez por todas os casos de Anderson, Manu, Diaz e Sretenovic. Camacho vai ter muito para fazer em pouco tempo. Contudo, como benfiquista que sou, estou relativamente optimista, tendo em conta o perfil do novo treinador, ainda é possível fazer-se alguma coisa, apesar do pouco tempo. Nesta primeira fase, serão fundamentais os contributos de Chalana, Rui Costa, Luisão e Nuno Gomes, jogadores que conhecem Camacho e que o poderão ajuda-lo nesta primeira fase.
Saudações benfiquistas!

 

Data do comentário: 20/08/2007, 20:31:00, Anonymous Anónimo

Pessoal, agora que está confirmado o Camacho como nosso treinador (fico muito feliz com esta escolha) deixem-me manifestar-vos uma duvida: parace-me que temos um plantel desequilibrado para o camacho... ele normalmente jogava em 4-2-3-1 (ou 4-3-3 como se preferir) ou em 4-4-2 (jogava muitas vezes com o sokota e o nuno gomes na frente) parece-me claro que falta um jogador de qualidade para jogar do lado direito do meio campo... luis filipe? nao me parece, manu? tb nao, freddy adu? na minha opiniao precisa de tempo para ir aparecendo, nélson? tb nao me parece, diaz? nao sei nao conheço, bergessio? só se for mesmo num 4-3-3... portanto parece-me de todo importante contratar um medio que jogue pelo lado direito e que seja mesmo um bom jogador.
Em relação às culpas desta situação... estou satisfeito com a troca de treinador mas estou de acordo com os que questionam se foi necessário fazer estes dois jogos oficiais para mandar o fernandinho embora!!!!! Parece-me que o presidente tem muito mais culpa nisto tudo e isso é inegável!! Que época tão mal preparada!!!!!
Saudações Benfiquistas
P.S. Espero um futebol de ataque e com grande entrega dos jogadores... jogadores com grande espirito de conquistas!!! Força Camacho, Força Benfica!!!!

 

Data do comentário: 20/08/2007, 21:05:00, Blogger Scorpman

Já aki alguem pensou ke o FS tinha um contrato por objectivos e que se calhar o LFV só o podia despedir kando esses objectivos não fossem cumpridos e que assim ke houve oportunidade correu com ele.
Ou toda a gente pensa ke e normal o LFV ter ido de ferias com o Camacho ?? e o FS ter dito aquando das contratações de Dimaria e de André Diaz que não conhecia o ultimo e pouco conhecia do primeiro pois é FS não conhecia mas se calhar Camacho conhece :P

Tudo tem uma explicação simples (ou sou apenas eu a kerer ver as coisas por outro prisma). :P

 

Data do comentário: 20/08/2007, 22:11:00, Blogger Miga

Concordo com o post, nomeadamente com o facto da equipa estar pior neste momento do que na época passada. Penso que ninguém tem dúvidas que Simão, Miccoli e Karagounis foram dos melhores jogadores a época passada!

Entraram para o lugar do Simão, Di Maria (lesionado...) e Freddy Adu (para além de poder jogar bem, por uma questão de marketing...) e do Miccoli, o Cardozo (não engana, é bom) e Bergessio (só mostrou um ou outro pormenor, mas parece bom). Para o lugar do Karagounis, reentrou, mas já saiu, o Manuel Fernandes e foi reintegrado o Nuno Assis (inconstante).

Tentou-se melhorar a defesa, mas se se contratou Zoro, saiu Anderson, e para azar lesionou-se o Luisão e o Zoro. A nossa dupla de centrais com o Leixões foi de recurso e viu-se de onde sofremos o golo... parece que agora vem aí o Zé Castro...

No entanto, o Camacho pode revolucionar a mentalidade da equipa, como o fez quando substituiu o Jesualdo em 2002. Espero que faça ainda uma selecção dos jogadores a dispensar e que voltemos a ter jogadores da formação na equipa.