Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quinta-feira, agosto 02, 2007
Da esperança que tenho no Luís Filipe.
Há uns anitos (já lá vão alguns), no último ano em que vivi em Coimbra, a Académica tinha um puto, um médio direito, que fazia toda a diferença. Era ele e mais dez. Era o Luís Filipe. A Académica desceu e o Luís foi contratado pelo Atlético de Madrid. As coisas não lhe correram bem e acabou por regressar a Portugal. Vi-o jogar, pouco e poucas vezes, no Sporting. Não parecia o mesmo que vira na Académica. Aquilo que era classe e instinto atacante transformara-se num sofrível defesa. Sempre estranhei aquele posicionamento no campo, para mim o Luís Filipe era, mais do que tudo, um médio de pendor ofensivo. O treinador do Sporting era, salvo erro, um tal de Fernando Santos que nunca soube aproveitar o que de melhor o Luís mostrara na Académica. Mais tarde, foi parar ao Braga. Jogou novamente como defesa lateral, mas a mostrar mais competência no desempenho da função.
Até agora, o Luís Filipe ainda não cumpriu o seu destino com o brilhantismo que prometera nos primórdios da sua carreira. Terá, agora, um daqueles momentos decisivos que definem a memória que um futebolista deixa nos adeptos: ou se afirma ou continua a ser uma esperança adiada e nunca confirmada.
Pela memória que tenho daquela sua brilhante época na Briosa, quero acreditar que o Luís Filipe conseguirá assumir-se como um defesa direito competente, seguro, ofensivo e… inteligente. O tal defesa direito que, desde a saída de um tal de Miguel, não voltámos a ter.
 
por Pedro F.Ferreira - 18:37 | link |


13 comentário(s):


Data do comentário: 02/08/2007, 18:48:00, Blogger ...

o migeul saiu ha apenas dois anos. e nesses dois anos vimos muitas vezes o nelson fazer esuqece-lo. a memoria é curta. alguns quiseram endeusa-lo e passaram a exigir-lhe que fosse um cafu. entretanto começaram a ssobia-lo e ele enervou-se e perdeu confiança, alem de ter passado por uma pubalgia limitativa e nao ter quem o substituisse no 11. apaguem a fogueira.

o luis filipe fez 3 anos seguidos em alta no braga a defesa direito - alias, o abel sai do braga a perder o lugar para ele. em relaçao ao nelson, tem melhor jogo aereo, melhor posicionamento defensivo decorrente da experiencia ja larga. afinal, o luis filipe leva 10 anos na 1ª liga. o nelson esta a entrar no 4º...

 

Data do comentário: 02/08/2007, 20:05:00, Blogger dezazucr

Não me lembro do Luis Filipe na Académica. Lembro-me sim dele no Braga, antes de ir para o Sporting, nos tempos do Braga do Cajuda. Gostava muito dele e fiquei desgostoso quando foi para o zborting. Agora, ser dispensado do zborting não abona muito a seu favor.
Ainda por cima, sendo que quem o dispensou foi o Fernando Santos. Como é que contratam um jogador que já foi dispensado pelo treinador? Anda tudo doido?

 

Data do comentário: 02/08/2007, 22:10:00, Anonymous Anónimo

Uma contratação util, espécie 2 em 1. Será opção para defesa direito, dando luta a um Nelson amorfo por saber que é dono do lugar por ausência de concorrente, o que é bom, e uma opção para a ala ofensiva em caso de jogarmos em 4-3-3. Resta saber se vai vingar. Face ao mercado julgo ser uma opção feliz.
Gostaria apenas que ele chegasse ao patamar exibido no Braga, como ala antes do Sporting e como lateral pós Sporting.

 

Data do comentário: 02/08/2007, 23:34:00, Anonymous Anónimo

Caro Pedro FF,
Não quero parecer derrotista nem nada que se pareça, mas deixa-me dizer que já partilhei dessa tua esperança. Assim mesmo no "passado"...

O L.Filipe foi indicado pelo Manuel Fernandes ao Sporting. Foi contratado na época 2001/02 e desde essa altura até ser dispensado pelo (exacto) Fernando Santos, o facto digno de registo do rapaz é ter as chuteiras dele no museu do Sporting por ter sido o autor do 1.º golo no novo estádio...a extremo direito. Num Sporting de 4x3x3 com o Ronaldo num extremo e ele no outro. Sol de pouca dura por causa do que se sabe...e mudança de táctica por parte do Engenheiro para 4x4x2 (losango) com a entrada do Liedson (e de nenhum dos jogadores pedido pelo treinador). A invenção do Luis Filipe a defesa direito foi, salvo erro, obra de Laszlo Boloni...

 

Data do comentário: 02/08/2007, 23:44:00, Blogger playmaker

Lembro-me muito bem do Luis Filipe na Académica. Realmente era ele e mais dez,(como este ano era o Filipe Teixeira,que foi para WBA),mas nunca mais voltou a ter essa chama a extremo direito. Creio que foi Mariano Barreto no Marítimo que o colocou a defesa direito, ganhando assim novo folêgo na sua carreira.
Espero que continue com as boas exibições que tinha no Braga. Em relação ao Nélson tem mais experiência e mais inteligencia no jogo.

 

Data do comentário: 03/08/2007, 10:34:00, Anonymous Anónimo

Concordo com a contratação do Luís Filipe porque estávamos carenciados nessa posição. Também sou daqueles que acredita num Nelson muito melhor com concorrência. Não posso é deixar de assinalar que o rendimento dos laterais no Benfica vem a decair muito por culpa do famigerado losango. Os tais médios interiores (seja lá o que isso for…) têm uma natural tendência a flectir para o meio deixando o lateral ao abandono. O Léo, com toda a sua experiência e maturidade, aguenta o flanco sozinho. O Nelson sofreu, sofre e vai continuar a sofrer enquanto estiver um Katsouranis apático à sua frente que não defende nem ataca…

 

Data do comentário: 03/08/2007, 10:41:00, Blogger JNF

Acredito bastante nas qualidades do Luis Filipe como jogador e penso que tem agora as condições necessárias para triunfar no Benfica. Contudo parece-me que há um grande obstáculo à adaptação e à presença no onze titular. Não se chama Nélson, mas sim Fernando Santos. O FS é um treinador casmurro, que raramente abdica dos seus princípios e mantêm quase sempre o mesmo jogador mesmo que o seu rendimento seja deficiente. E não foi ele que pediu o Luis Filipe. Além disso, parece-me que de tantos reforços, apenas um caberá no onze ideal do FS, o Cardozo:

Quim; Nélson, David Luiz, Luisão, Léo; Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Rui Costa; Nuno Gomes e Cardozo.

Vai deixar no banco: Butt, Luis Filipe, Zoro, Manuel Fernandes, Freddy Adu, Bergessio e Mantorras .

Ou seja: Di Maria, Andrés Diaz e Fábio Coentrão que custaram no total 7 milhões de euros, não têm lugar nem no banco.

Só o tempo dirá se tenho ou não razão.

 

Data do comentário: 03/08/2007, 11:03:00, Anonymous Anónimo

JNF acho que estás totalmente errado...

nunca poderá por jogadores como o coentrão e o di maria fora dos convocados, e o manuel fernandes pela pre epoca vai jogar a titular quase de certeza.

aquilo que era giro era ele fazer porcaria e ir para a rua este torneio. não sei se prefiro perder o torneio do guadiana e ter uma epoca sem ele, que ganhar e ter de o aturar.


red-cock

 

Data do comentário: 03/08/2007, 11:31:00, Anonymous Anónimo

Caro Quim,

quem queimou o Karsouranis foi o Nelson e não o contrario.

Quanto o Nelson atacava sem saber o que fazer e dezenas de vezes a entregar a bola aos adversarios, foi o Katso (com menos velocidade) que tentava tapar os buracos.
Um jogador que pensa o jogo -como o Katso- fica desgastado a jogar no mesmo flanco que o Nelson que insiste em não saber onde ficam os outros jogadores da sua equipa.
No principio da epoca, quanto Sim-ao mudava o flanco, Katso fez as melhores tabelas com ele, entrava na area e marcava golos.

 

Data do comentário: 03/08/2007, 11:40:00, Blogger JNF

Caro Anónimo, eu também espero que Manuel Fernandes seja titular, mas se for, quem é que sai? O Petit não é, e o Katso também não

 

Data do comentário: 03/08/2007, 11:44:00, Anonymous Anónimo

Liga dos Campeões: Benfica com possíveis adversários
No sorteio da terceira pré-eliminatória Liga dos Campeões, realizado em Nyon, ditou que o Benfica irá defrontar a equipa vencedora da eliminatória entre o Copenhaga e o Beitar de Jerusalém. Um sorteio feliz, já que o Benfica parte como favorito, qualquer que seja o adversário a defrontar. Apesar do maior poderio dos dinamarqueses, uma viagem a Israel será certamente algo que os responsáveis benfiquistas quererão evitar.

 

Data do comentário: 03/08/2007, 11:48:00, Anonymous Anónimo

jnf ou o assis ou o costa, qualquer deste 2.

alem disso acho que este ano, e só para implicar, o santinho vai ter equipa para o campeonato e para as competições europeias e outra equipa para as taças

red-cock

 

Data do comentário: 03/08/2007, 14:41:00, Blogger dezazucr

Não percebo tanta adoração pelo Katsouranis. O homem fez uma primeira volta excelente, com muitos golos e muito activo.
Já a 2ª volta foi um jogador deprimente, com exibições deploráveis, dignas de um Paulo Almeida. Não me venham com tretas, como é que um jogador assim pode ter a titularidade assegurada?
Petit corria bem mais que ele e aguentou a época toda.