Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sexta-feira, julho 27, 2007
Adeus, pá. Cuidado com o degrau.
O Simão, ao longo das épocas que cá esteve, foi de forma sistemática o melhor jogador da equipa, fez inequivocamente a diferença na esmagadora maioria dos jogos e tornou-se o capitão de equipa. Como toda a gente que vai ao estádio sabe, era o jogador mais aplaudido na divulgação do onze titular. Não é fácil chegar a este patamar e há que respeitar quem o atinge. Por tudo o que fez enquanto cá esteve, muito obrigado.
Consigo mais ou menos perceber, na fase específica da carreira em que se encontra, o aliciante de fazer o contrato de uma vida e rumar a um dos melhores campeonatos do mundo. É legítimo e respeito-o.
O que não percebo, de todo, é que essa saída seja para um clube de segunda linha como o Atlético de Madrid. Uma espécie de Sportem de Espanha, mas com menos queques, betinhos, matrafonas de casacos de peles e azulejos de casas de banho públicas. Um clube na penúria (passou os últimos anos sob gestão judicial, depois de ter entrado em processo de falência; os passes dos jogadores estão penhorados à Hacienda Pública para garantir dívidas ao Estado levantadas pela Inspecção Tributária; nos últimos anos houve vários episódios de pagamentos em atraso ao plantel), com um passado modesto, um presente modesto e um futuro incerto. É claramente um passo atrás do ponto de vista desportivo, ir para uma equipa que luta pelos lugares de acesso à UEFA e que joga este ano a Intertoto. Um clube sem carisma, com objectivos forçosamente modestos e com uma aura perdedora. A gestão desportiva de uma carreira é muito importante e não deve ser desprezada em função da gestão financeira, especialmente numa fase em que já se está num patamar de vencimento do calibre do Simão. O dinheiro não é tudo. Especialmente quando já se tem muito.
A saída parece-me claramente o maior erro da carreira do Simão.

No entanto, e fazendo um auto-exame profundo à minha forma de pensar, reconheço que está viciada à partida. É que eu, ganhando o que o Simão ganha e sendo o capitão do Glorioso, estava na minha ideia de Paraíso. Não saía por todo o dinheiro do mundo.
Objectivamente, é isto: para mim, ir para qualquer outro clube neste mundo, que não o Benfica, é um downgrade.
Custa-me a perceber, portanto, como é que, em função de mais dinheiro e do relativo aliciante de um campeonato maior, e ganhando já rios de dinheiro, se sai do Maior Clube do Mundo para um clube absolutamente vulgar de Madrid. É orgânico, não o consigo entender.
Será, no fundo, a diferença entre ter jogadores Benfiquistas profissionais e jogadores profissionais que jogam no Benfica.

É uma perspectiva redutora, algo infantil, até ligeiramente utópica? É uma visão romântica do Mundo? Serei apaixonadamente ingénuo? Será. Será. Serei. Mas não é isso parte intrínseca do que é ter na alma esta chama imensa? Parece-me que sim. Ser benfiquista é ver o mundo através de olhos vermelhos. Perguntem ao Rui Costa.

p.s. 1. Boa sorte para o Simão. Bem vai precisar;

p.s. 2. Vender o capitão do Glorioso por 20 milhões mais o direito de opção sobre dois jogadores do Atlético é manifestamente pouco, quando comparado com o valor das restantes transferências do mercado. Trata-se de um avançado, do melhor jogador e capitão de equipa. Mas respeito o facto de terem cumprido a palavra para com o Simão;

p.s. 3. Não há nenhum jogador do Atlético que queira ver no Benfica (à excepção do Forlán). E, para qualquer um deles, isso sim, seria uma subida na carreira. Portanto, o valor do direito de opção sobre dois jogadores para mim é igual ao valor das notas do Monopólio;

p.s. 4. Também resta esclarecer o que é isto de ‘direito de opção sobre a contratação de dois atletas ao clube espanhol'. Trata-se apenas de exercer o direito e os escolhidos vêm? Ou trata-se de exercer o direito e ainda ter de os pagar? É que assim os 20 milhões rapidamente passam a 0 milhões;

p.s. 5. Estou disposto a pagar quotas suplementares nos próximos 10 anos para evitar que o Costinha venha para o Glorioso;

p.s. 6. A sério;

p.s. 7. 'Pesadelo horrível', para mim, caro Engenheiro, é continuar a tê-lo como treinador. E o triste é que todos os dias acordo e percebo que o pesadelo é real;

p.s. 8. Isto dos p.s. é giro, mas acho que já chega.
 
por Carlos Miguel Silva (Gwaihir) - 09:26 | link |


28 comentário(s):


Data do comentário: 27/07/2007, 10:06:00, Anonymous Anónimo

Di Maria, é este jogador que vai fazer vender mais cinco cativos por cada sócio com lugar na Luz??

LFV é um prodígio a atirar areia para os olhos dos sócios... um verdadeiro palhaço!

E ele que se ponha a pau que nós não somos carneiros...!!

Populismo, demagogia, mentiras. É esta a trilogia em que se baseia o Vieira.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 10:28:00, Blogger Mr. Shankly

"Di Maria, é este jogador que vai fazer vender mais cinco cativos por cada sócio com lugar na Luz??"

Mas agora cobram o homem por aquilo que terá dito numa conversa particular? Tenham dó!

 

Data do comentário: 27/07/2007, 10:37:00, Blogger falsolento

"'Pesadelo horrível', para mim, caro Engenheiro, é continuar a tê-lo como treinador. E o triste é que todos os dias acordo e percebo que o pesadelo é real;"

Não podia estar mais de acordo, essa é a nossa única mas inultrapassável desvantagem. Com ou sem Simão tudo se compunha se tivéssemos um mister de jeito.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 10:43:00, Anonymous Anónimo

p.s. 2. Segundo notícias divulgadas na RTP, caso Benfica não entre em acordo pelos dois jogadores, irá receber mais 7 Milhões.

A ser verdade, pode-se considerar um bom negócio (a nível financeiro).

 

Data do comentário: 27/07/2007, 10:45:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Shankly, roubaste-me o comentário das teclas :) , aliás, tive o cuidado de escrever que essa expressão foi utilizada com um carácter bem informal. «o Presidente garantiu, dentro da informalidade da ocasião, que, perante a qualidade do escolhido para substituir Simão, eu até compraria uns cinco cativos.»

Obviamente que isto foi um exagero por parte do LFV com o intuito de responder à letra a uma "ameaça" de um sócio. O ambiente era descontraído e penso que todos percebemos (especialmente o presidente) que não há no mercado (talvez o Robben) nenhum jogador que fosse capaz de substituir o Simão e, simultaneamente, provocar uma onda de entusiasmo.
___
Quanto ao post do Gwaihir, o essencial ficou escrito, mas estou convencido que a opção sobre os dispensados do Atlético de Madrid será com os tais erradamente propalados custos zero. Afinal, estaremos naquela ridícula situação de ficar com os restos dos outros, para os quais eles não têm solução e até agradecem que lhos levem. É um pouco como os uruguaios a levar o ferro-velho das fragatas portuguesas que apodrecem no Alfeite. :)
Efectivamente, estou com o Gwaihir no que respeita à desconfiança sobre essa parte do negócio.
Pode ser que, no final da próxima época, os colchoneros coloquem o Simão na lista de dispensas. :)

 

Data do comentário: 27/07/2007, 11:13:00, Blogger João Tomaz

Não dei qualquer crédito à parte dos dois jogadores...
Não menosprezem assim tanto o Atlético de Madrid. É o 3º maior clube de Espanha. Obviamente que o Simão preferiria ir para o Madrid ou para o Barcelona.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 11:47:00, Anonymous Anónimo

Se for preciso pagar quota especial para que o Costinha não venha, pago 20 anos de quotas (adiantados). Pelo Maniche pago quota vitalícia (também à cabeça).
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 

Data do comentário: 27/07/2007, 11:49:00, Anonymous Anónimo

Se ainda fossem os restos do Villareal...

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:05:00, Anonymous Anónimo

De acordo com a antena 1, se Benfica e Atletico não chegarem a acordo em relação aos 2 jogadores,isso representaria um acrescimo de 7 milhões aos 20 iniciais.
Foi possivel ouvir o presidente do atletico, que se referiu ao assunto como sendo questões de promenor.
Seja como for, ele não negou a informação do jornalista.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:09:00, Anonymous Anónimo

di maria tem nome de gaja, será que é?? equipamentos cor-de-rosa, nuno gomes, daqui a bocado vamo sbuscar tambeem o veloso ao sporting...

saudações encarnadas

pintarolas - red

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:23:00, Blogger dezazucr

"'Pesadelo horrível', para mim, caro Engenheiro, é continuar a tê-lo como treinador. E o triste é que todos os dias acordo e percebo que o pesadelo é real;"

sem Simão e com FS... vai ser um ano lixado :( ... ou não.

Pode ser que a equipa se una e faça uma excelente época.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:49:00, Blogger el niño rosso

Continua a descrença por estas bandas. Mesmo com o Santos eu acredito... e tu?

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:51:00, Anonymous Anónimo

Concordo plenamente com tudo escrito.
Ao Simão só temos que agradecer tudo o que fez e jogos pelo clube sempre dignificou a nossa camisola e boa sorte (vai precisar de muita).
Depois vem o negócio como o LFV disse o possivel sem ser nada do outro mundo. Mas quando é o proprio jogador a querer sair...
Acho que o presidente ao longo deste 6 anos sempre tentou ficar com o Simão (lembram-se veio já com um acordo com outro clube para em 2002 sair mas nessa epoca tem a tal lesão que o afasta do Mundial e foi ficando) e há 2 anos quando recusou o Liverpool prometeu-lhe que na proxima não rejeitaria, logo.
Quanto ao clube rasca que infelismente o Simão vai é pena, muita pena. A sua categoria merecia muito mais mas é a vida o dinheiro fala mais alto. Acho que a jogada é fazer uma grande epoca para um Real, Barça ou Valencia, ou outros daqui a 1 ano o irem buscar. Acredito pouco.
Por outro lado estas questões leva-nos a outro tipo de problemas. O que realmente os sócios e adeptos querem do nosso Glorioso? Um clube gigantesco a todos os níveis, ou como agora grande sim em prestigio adeptos, titulos, socios, etc, mas que qualquer clube médio espanhol, inglês ou italiano vem cá e facilmente leva-nos a nossas maiores vedetas e sem muito esforço.
Isto tem a ver com as Opas feitas que são muito mais longe que se possa imaginar. Acho que todos temos de reflectir se queremos este caminho traçado em não sairemos daqui. Um grande clube precisa de investidores fortes para se relançar na alta roda do futebol mundial. Hoje em Inglaterra todos são fortes por causa dos Abramivich,s, Fahed, Glaeser´s, etc. Acham que se Simão estivesse nesses clubes sairia para a rasta Atletico por muito dinheiro que oferecessem? Temos que repensar o clube e isto tem a ver com os tais 40% da Sad e a SGPS que faz o controlo que estão no estatutos. Sei que é uma questão polémica, que haverá muita gente contra, mas é nisso que temos que pensar. Como sócio há mais de 15 anos também gostava de ver sempre o meu Benfica sempre dos adeptos e sócios, mas o que eu quero mesmo é ganhar, é ter os melhores jogadores e treinadore, é ver grande futebol, por isso...
Já agora acham que os adeptos por exemplo do Manchester gostam menos do clube e têm menos orgulho nêle pelos Irmãos americanos que são donos do clube?

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:51:00, Blogger Scorpman

Pode ser impressão minha mas acho ke estes jogadores já estavam previstos nakeles tais 3 jogadores ke viriam, acho ke o substituto de simao ainda esta por vir.
Mas e claro ke posso estar enganado.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 12:58:00, Anonymous Anónimo

frederico,

se estiveres enganado demito-me...

pintarolas-red

 

Data do comentário: 27/07/2007, 14:20:00, Anonymous Anónimo

O Atlético é clube sem carisma?!?
Ok, são opiniões. Que não se compara aos outros dos colossos do país vizinho é certo mas "sem carisma"?!?!

É fácil falar quando se está fora das situações. Mas há aqui alguém, por mais Benfiquista que fosse (e o Simão não o é)que recusasse 80 mil/mês?! Não gozem comigo.

O Rui Costa, esse que vê o mundo com os olhos vermelhos, não fez diferente. Diz que saiu para ajudar o Benfas (e aí a malta até acredita, com um certo esforço, mas acredita) mas quando pode voltar, ganhando muito menos, não o fez. A Fiorentina desses tempos é maior que o Atl. Madrid de hoje? Pois.....

Deixem lá isso, foi este há-de vir outro.

Cumprimentos leoninos,

 

Data do comentário: 27/07/2007, 15:01:00, Anonymous Anónimo

Gostava que comentassem a quantidade de jogos que estão programados para a pré-epoca do Benfica. Em relação aos nossos adversários directos só faremos metade. Será bom ou mau? Na minha opinião é mau, os jogos dão ritmo e assenta automatismos.
Saudações.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 15:27:00, Blogger Mantorras Rei do Futebol

ao amigo sportinguista: não contamos que percebam o q é ser benfiquista - mas sim, obviamente que qualquer um dos que aqui escreve, se recebesse 30 mil contos por mes não trocaria o Benfica pelo Atlético, nem por 80, nem 100 nem 200.
Jogar no Benfica, e ainda receber 30 mil contos por mes? qual euromilhões, qual carapuça...

aos amigos benfiquistas: confesso que estou muito desiludido com a política desportiva do Kadhafi, em especial nos seguintes pontos:
1. Os 3, 4 reforços de qualidade, afinal eram muitos mais - contratámos o Zoro, Di Maria, Coentrão, Diaz, Bergessio e Cardozo, Butt - sinceramente, nenhum deles um jogador de créditos firmados, que entre de caras na equipa (talvez o Cardozo, pelo que custou, e pelas suas características).
Não ponho em causa o valor dos jogadores, que está ainda por provar, mas sim o que foi dito pelo Kadhafi e depois o que foi feito.
2- Acho sinceramente que não trouxeram substituto para o Simão. O Di Maria tem 19 anos, e nunca jogou na Europa. É extremo esquerdo, tal como o outro extremo esquerdo, o Coentrão, de 19 anos, sendo que o treinador joga em losango, abdicando dos extremos. Curioso e muito desmotivador... Fora isso, vai quase de certeza afastar-se outro avançado, de 19 anos, Dabao, das opções, dado o absurdo excesso de avançados para 2 posições (Di Maria, Coentrao, Bergessio, Cardozo, a outra Maria :), Mantorras, Dabao)
3. Falam em mais jogadores, e tenho receio que acabemos por contratar 8 ou 9 jogadores, o que me faz lembrar tempos não muito distantes de revoluções de plantel Verão após Verão...
4. O treinador não presta
5. Faltam 2 semanas para o jogo da champions, e saiu o Simão, e podem entrar mais 3 jogadores. Repete-se o filme.
Um abraço,
E comprem o livro do nosso amigo Mantorras

 

Data do comentário: 27/07/2007, 15:51:00, Anonymous Anónimo

Claramente que o discurso do LFV não tem qualquer correspondência nos posteriores actos e realizações.

Aqueles que continuam a defender um presidente que não percebe rigorosamente nada de politica desportiva e cuja grande sorte é ter um financeiro muito bom que, alias, foi exigido e interposto pelo consorcio bancario que financiou o novo estadio, sao uns carneiros autenticos.

O LFV é um populista, um demagogo e um mentiroso compulsivo.

Um merdas que nao interessa mais ter no Benfica.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 15:58:00, Anonymous Anónimo

O benfica terá o jogo contra os betos da 2ª circular para poder alinhar os motores, depois não pode haver burrices, isto se queremos que os cofres da luz brilhem um pouco mais.
Porque a minha aposta este ano vai para a UEFA.
Vi o jogo da argentina- chile e achei o puto novo um bocado simplorio a jogar, não é daqueles que tira 5 gajos da frente e faz golo, é mais um finalizador.
Acho que este ano vai ser o ano dos remates fora da área, só beto sabe cruzar.

red cock

 

Data do comentário: 27/07/2007, 16:02:00, Anonymous Anónimo

SLBLX,

E tu és um adepto que não interessa, frustrado como és
nem entendes que o Benfica é muito maior que qualquer jogador.

O Benfica tem este ano um grupo forte e mais importante um goleador que faltava há vários anos.

O Simão foi o nosso melhor jogador nos últimos anos mas escolheu ir embora, sendo assim paciência e muito obrigado.

Saindo o Simão vão aparecer outros até porque para mim e venha quem vier do estrangeiro já lá temos o novo "ídolo" até ao fim do ano estás a fazer vénias ao Coentrão a saída de um abre as portas a outro e esse crescendo com calma será mesmo muito bom pelo menos tem capacidade

 

Data do comentário: 27/07/2007, 16:09:00, Blogger porco

ULTIMA HORA:

José Veiga deixa o Benfica
[ 2007/07/27 | 15:46 ]
Redacção MaisFutebol

José Veiga deixou o Benfica. O ex-empresário, que continuava a trabalhar no clube apesar de já não ser o responsável pelo futebol, abandona a Luz.

Mais informação a seguir.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 16:14:00, Anonymous Anónimo

Amigo Txalo, é como te digo, falam assim porque não estão na mesma situação. Falas como adepto. Eu digo o mesmo como adepto.

Não duvides que se fosses jogador profissional de futebol ias de certeza absoluta para onde te pagassem o dobro daquilo que já era muito. Digas agora o que disseres, tu ou outro qualquer...

E nunca se esqueçam que os jogadores, por melhores que sejam, passam e o clube fica. O emblema, isso é que vale no fundo.

Cumprimentos,

 

Data do comentário: 27/07/2007, 16:16:00, Anonymous Anónimo

"O Benfica confirmou esta sexta-feira, através de comunicado publicado no seu site, a saída de José Veiga, depois deste expressar o «desejo de encetar de imediato novos projectos de cariz profissional».

A SAD encarnada agradeceu, assim, «a dedicação e o apoio dispensado pelo Sr. José Veiga na planificação da presente época desportiva», reconhecendo, também, a «importância dos serviços prestados nos últimos meses».

Luís Filipe Vieira continuará a ser o homem forte para o futebol, reiterou, ainda, o documento."


Como é que alguém que não é assalariado do clube deixa o mesmo?

 

Data do comentário: 27/07/2007, 16:25:00, Anonymous Anónimo

menos um......

:)

 

Data do comentário: 27/07/2007, 16:44:00, Anonymous Anónimo

OH anónimo, então uma pessoa não pode ser dirigente de um clube desportivo?
Pode ser remunerado ou não, mas que está inscrito como tal, está, portanto é um membro do clube.

PS: Para mim é uma boa notícia.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 19:17:00, Blogger Mantorras Rei do Futebol

Caro SF, peço desculpa discordar mais uma vez, mas estás enganado.
Alguns de nós nascemos em frente ao estádio, e vivemos o Benfica todos os dias.
A valoração que cada um faz do dinheiro, em comparação com outros princípios varia de pessoa para pessoa, conforme aquilo que nos foi incutido desde crianças.
Para mim, não há dinheiro que valha jogar no Benfica (e o argumento não se aplica especialmente quando já se tem um ordenado milionário, que dá para ser considerado rico num país como Portugal)

Quando ao Veiga, obrigado por tudo, mas creio que estamos melhor sem ele, mais encarnados.