Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quinta-feira, julho 26, 2007
Breve crónica de uma transferência anunciada.
Há informação que nos chega acidentalmente. Há dois anos, numa manhã de sábado, todos os jornais faziam manchete com a saída de Simão, uns diziam Chelsea, outros Manchester, outros falavam de clubes dos quais me não recordo.
Ao desabafar com alguém que, na altura, mal conhecia, no Estádio da Luz, sobre a situação do Simão, foi-me dito que ele não sairia. Disse-lhe que era impossível, que as minhas fontes, tal como as dos jornais, eram boas. Perguntei-lhe como é que ele me podia afirmar tal coisa com tamanha convicção. A resposta foi desconcertante: “foi o Simão que há duas horas me disse que ficava”. O Simão ficou.
Este ano, no final do campeonato, essa mesma fonte deu-nos (a mim ao D’Arcy) a dica de que o Fernando Santos ficava no Benfica, tal como o Simão. Mais tarde, e perante algo que fez inverter a decisão do Simão, disse-nos que o Simão podia estar a pensar em sair. Disso mesmo fizemos eco neste e neste post. Esta era uma boa fonte (também temos das que nos falham e uma em particular já me causou uns amargos de boca).
O tempo passou e dei o assunto como encerrado. Os jornais falavam mas, sinceramente, pensei que fosse mais um conjunto de lérias.

Na passada terça-feira, por um daqueles acasos do destino, acabei por combinar um almoço com o S.L.B, no “Silva do Benfica”. Acabados de sentar, entra um grupo de 4 pessoas que se sentou na mesa contígua à nossa. A saber: Domingos Soares de Oliveira, Luís Filipe Vieira, Jorge Mendes e um, para nós, desconhecido.
No final do repasto, nosso e deles, com a lata que nos caracteriza, abeiramo-nos da mesa deles e o resto foi história. Depois de algum confronto de ideias, acabámos por perceber que a Direcção tudo fez para manter o Simão, mas que a escolha da saída foi do próprio Simão. Por motivos que se prendem com interesses legítimos de um futebolista profissional.
As palavras do Presidente foram claras: há que acreditar que tudo foi feito, e está a ser feito, para salvaguardar os interesses do Benfica. Tal como, perante a ameaça, em tom de brincadeira, de que não renovaria o cativo (que já foi renovado) o Presidente garantiu, dentro da informalidade da ocasião, que, perante a qualidade do escolhido para substituir Simão, eu até compraria uns cinco cativos. A conversa continuou, mas do resto pouco para aqui interessa. No final, ficou o nosso compromisso de que só se divulgaria o acontecimento após a confirmação feita por quem de direito.

À saída do restaurante, e perante tão insólito como inesperado acontecimento, eu e o S.L.B. ainda tentámos voltar atrás para sugestionar a aquisição do… Riquelme :) . Mas eles já se tinham ausentado.
 
por Pedro F.Ferreira - 16:30 | link |


30 comentário(s):


Data do comentário: 26/07/2007, 17:16:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

Pedro
Quando li o teu post anterior, mesmo acalentando algumas esperanças em que o Simão ficasse, fiquei praticamente sem dúvidas do que iria acontecer. Até comentei com uns amigos Benfiquistas que a "coisa" estava por um fio, e eles com o argumento que nesta fase já não saíria, porque já estava a equipa definida e yada yada yada... Já está. E agora quero ver o que dizem hoje à noite na cafezada habitual...
Saudações Benfiquistas

 

Data do comentário: 26/07/2007, 17:25:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Cantona, acredita que o almoço fora impecável (um polvo à lagareiro fantástico), mas depois do almoço (apesar de ter sido um prazer e um privilégio ter tido aquela conversa com aqueles interlocutores) até ma caiu mal. Passei estes dias a mentalizar-me para um Benfica sem o Simão.
Abraço.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 17:40:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

Imagino, Pedro, imagino...como foi a cena para ti e para o S.L.B. De facto,depois de um pitéu desses, só mesmo essa conversa para enjoar o almoço. Vamos ver qual é o coelho a saír da cartola. :)
Grande Abraço

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:09:00, Blogger Barrotes

e o substitudo ?

ninguem tem ideias ?

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:18:00, Anonymous Anónimo

pelo que se diz deve ser o freddy adu. espero que me engane, mas a adaptação ao nosso futebol de pedreiros não vai ser nada fácil.
preferia alguém de créditos firmados, daniel carvalho do cska, ou rafael van der vaart, isso sim seriam jogadores à altura.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:40:00, Blogger Pedro F.Ferreira

anónimo, eu não apostaria muito no Adu...

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:49:00, Blogger falsolento

Pois eu não faço ideia de quem virá... Mas espero que seja alguém com bastante crédito, caso contrário a desilusão com a saída do Simão será ainda maior.

O bom da bola é que os ídolos renovam-se com grande facilidade, se o próximo fizer meia dúzia de grandes jogatanas passado pouco tempo já ninguém se lembra do Simão. Vamos esperar para ver, embora a tirada do presidente do "já está no avião a caminho de Lisboa" me faça desconfiar que não têm ninguém...

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:53:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Falsolento, penso que vem. Quem souber os aeroportos por onde o Veiga tem andado, sabe a proveniência do rapaz.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:57:00, Blogger falsolento

E tu sabes que aeroportos são esses?

 

Data do comentário: 26/07/2007, 18:58:00, Anonymous Anónimo

creio que o pedro f. f. sabe mais alguma coisa que nós não sabemos. ;D
venha de lá essa dica.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 19:02:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Fora de tretas, já telefonei mas o que me dizem é pouco consistente e contraditório. Vou seguindo umas pistas... uma leva-me até ao Veiga, outra leva-me até à Catalunha. Mas há muita fumaça. E, parece-me, que esta fumaça é propositada. Afinal, no nosso Benfica já aprenderam a melhor forma de pôr o pessoal a correr atrás do nada.
Garanto que, se souber alguma coisa com alguma substância, a divulgaremos por aqui.
Abraço.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 19:07:00, Blogger falsolento

Sim senhor.. pistas falsas, fumaças, cortinas de fumo, pessoal a correr atrás do nada... Deve ser uma vedeta do c......!

Vamos lá ver se não é só treta.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 19:10:00, Anonymous Anónimo

cheira-me a grande tangada que prai vem. mais valia vender o fernando santos e ficar com a equipa como está, antes que estraguem ainda mais com invenções.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 19:38:00, Blogger madne0

Pedro F.F.- "Vou seguindo umas pistas... uma leva-me até ao Veiga, outra leva-me até à Catalunha."

Bem ó Pedro...se essa "pista" da Catalunha for quem eu penso vou de joelhos até Fátima.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 19:43:00, Blogger João Tomaz

É o Messi? o Eto'o? lol

 

Data do comentário: 26/07/2007, 19:51:00, Anonymous Anónimo

cheira-me que esta contratação vem no mesmo avião que vai levar o drogba aos andrades.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 20:04:00, Blogger jose

A da Catalunha so se for o Iniesta, O resto nao interessa.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 20:41:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Malta, estou farto de andar a telefonar para quem ainda sabe menos do que eu. :-) Mas há uma que é recorrente:
por onde anda (andou) o Veiga?

Agora, os jornalistas que façam o trabalho deles.
Por mim, over and out. :)

 

Data do comentário: 26/07/2007, 21:16:00, Anonymous Anónimo

Caro Pedro F.F., essa da Catalunha vai para um gajo novo ou já para o trintão?
É que já estou como disse aqui uma pessoa... vou a pé a Fátima.
Vejamos que Catalunha tem pelo menos 3 clubes, Valência, VILLAREAL ;) e Barcelona.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 21:44:00, Blogger madne0

Bem, não era no gajo do Villareal que eu estava a pensar de certeza. Esse é estilo Geovanni. Só joga quando lhe dá na telha. E sempre a 10 à hora.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 21:47:00, Anonymous Anónimo

Riquelme ja!

 

Data do comentário: 26/07/2007, 21:49:00, Anonymous Anónimo

o riquelme so joga quando o rei faz anos. se vier será uma desilusão

 

Data do comentário: 26/07/2007, 22:29:00, Blogger dezazucr

Quem quer que venha muito dificilmente conseguirá ter o papel de referência e produtividade que o Simão teve estes anos. Não é fácil chegar aqueles níveis de produtividade e regularidade.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 23:04:00, Blogger jose

nandao, o Espanhol de Barcelona tambem esta na Catalunha

Mas nao estou a ver quem possa ser uma mais valia neste momento, especialmente como lateral

 

Data do comentário: 26/07/2007, 23:13:00, Blogger jose

D'Alessandro e Jailson????

Eh?

 

Data do comentário: 27/07/2007, 00:44:00, Blogger Scoboiadas

Di Maria internacional e campeão sub-20 argentino, cinco anos na Luz, a "vedeta" que vai substituir o Simão.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 01:16:00, Blogger madne0

A ser verdade, estou desiludido. Não levem a mal, o Di Maria tem potencial para ser um magnifico jogador, agora, para substituir o Simão queria alguem com curriculo. Alguem com (pelo menos) 2-3 anos ao mais alto nivel na Europa.
Um Daniel Carvalho por exemplo.

 

Data do comentário: 27/07/2007, 09:58:00, Anonymous Anónimo

É este jogador que vai fazer vender mais cinco cativos por cada sócio com lugar na Luz??

LFV é um prodígio a atirar areia para os olhos dos sócios... um verdadeiro palhaço!

 

Data do comentário: 27/07/2007, 10:31:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Parece que os gajos do Jogo também seguiram as nossas pistas:

A da Catalunha: Belleti.

A do Veiga com as sua viagens para as pampas(vejam o Bergessio e o Cardozo): Di Maria.

Belletti e Di Maria são reforços

Vamos lá ver se não é tudo fumaça...

 

Data do comentário: 30/07/2007, 16:00:00, Anonymous Anónimo

Pedro FF,

Quem diria que no local onde, in extremis, teve lugar o jantar do cromodoscromos, foi onde foi "cozinhada" a transferência do Simão, hein?

E afinal parece que o Adu é que seria o substituto. Se ele se adaptar pode ser um caso sério, acredita...

E não sejam assim tão mauzinhos convosco próprios. Não sei como se ofendem tanto com comentários de sportinguistas quando vocês são bem piores! Apre!