Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sábado, agosto 18, 2007
Adeus
Adeus Nandinho. Vai-te embora que já se faz tarde. Independentemente do golo feliz e até injusto conseguido pelo Leixões ao cair do pano, mesmo uma nossa eventual vitória esta noite não iria alterar esta minha opinião. Já não acredito, já quase nenhum benfiquista acredita que algum dia consigas fazer seja o que de positivo for com a nossa equipa.

Já não bastava a mediocridade do costume, desta vez o Nandinho ainda resolveu inventar. Luís Filipe de início a jogar a médio ala. Não apresentou quaisquer melhorias exibicionais em relação ao que fez na passada terça-feira a jogar a lateral. O resultado disto foi que passámos cerca de setenta minutos a jogar com menos dois jogadores. O Luís Filipe de um lado, e o Nuno Assis do outro, completamente às aranhas em campo, perdendo bolas atrás de bolas e jogando apenas para trás e para os lados. Não sei qual seria o plano inicial, mas a verdade é que após pouco tempo o Benfica jogava numa espécie de 4-2-3-1, já que o Nuno Gomes recuou para as costas do Cardozo, deixando-o abandonado lá na frente. Os supostos flanqueadores não existiam: o Nuno Assis ou fugia para dentro, ou perdia a bola. O Luís Filipe simplesmente perdia a bola, e portanto ficávamos dependentes apenas das subidas do Léo e do Nélson para tentar levar a bola à linha e centrar. Chegou a ser doloroso ver o Cardozo quase na linha do meio campo a vir receber a bola, porque senão não lhe chegava jogo nenhum. Depois, claro, com ele cá atrás não havia ninguém na área.
O próprio Rui Costa não parecia estar muito inspirado no passe, e foram raras as jogadas decentes que conseguimos. Em resumo, a primeira parte foi deitada às urtigas, e durante largos períodos de tempo foi até o Leixões (equipa vinda da Liga de Honra) quem comandou as operações.

Do segundo tempo só vale a pena falar dos últimos minutos, já que até lá foi mais do mesmo. A vinte minutos do fim, entrou o Coentrão para o lugar do Luís Filipe, o Assis passou mais para a direita, e o Benfica finalmente começou a jogar à bola. O Leixões foi encostado cá atrás, e nós durante os últimos quinze minutos jogámos finalmente como deveríamos ter jogado desde o princípio da partida. Ao contrário do que se passou antes, em que eu via o jogo e não acreditava que fosse possível alguma vez o Benfica marcar, agora sim, o golo adivinhava-se a qualquer instante. E acabou por surgir já no último minuto da partida, na sequência de um canto, onde o Petit apareceu a aproveitar um desvio do Katsouranis ao primeiro poste. A vitória parecia garantida, dada a altura em que o golo surgiu. Mas não. Mais uma vez (quantas vezes isto aconteceu o ano passado), nós recuámos logo a seguir ao golo. Um Leixões que tinha passado os último vinte minutos acantonado junto à sua baliza, incapaz de sair do seu meio-campo, de repente nos três minutos de descontos passa a aparecer junto da nossa área. E num cruzamento lá para dentro, um jogador deles tem a sorte de ficar com um ressalto nos pés e rematar por entre uma floresta de jogadores do Benfica para o golo. Injusto? Falta de sorte? Estas coisas parecem perseguir-te onde quer que vás Nandinho. Acredita, isto já não é apenas falta de sorte.

Melhor jogador do Benfica: Katsouranis. Cortou o que havia a cortar na defesa, foi decisivo no golo. O pior foi o Luís Filipe. Sobre o Nuno Gomes nem consigo opinar, porque praticamente não conseguiu tocar na bola. Se calhar foi apenas mais um exemplo de um jogador lançado para dentro do campo sem estar ainda nas condições ideais.

Há uma dúzia de anos atrás, e após uma época completamente frustrante para os benfiquistas, à terceira jornada o Benfica recebeu o Vitória de Guimarães. No final desse jogo, e após um empate, um dos treinadores mais nefastos que passaram pelo Benfica nos últimos anos foi finalmente despedido. Este ano, e após uma época a todos os níveis frustrante para os benfiquistas, à segunda jornada o Benfica recebe o Vitória de Guimarães. Há alturas em que desejamos que a história se repita. Bem, talvez convenha não sermos assim tão radicais. O empate final dispensa-se.

P.S.- No jogo de hoje, durante a fase de assédio do Benfica à baliza do Leixões, o Nuno Assis e o Ezequias perseguem uma bola dentro da área leixonense, em direcção à linha final. Numa tentativa de proteger a bola, o jogador do Leixões resolve enfiar o cotovelo na cara do Nuno Assis (basta lembrarem-se de quem é que emprestou o jogador ao Leixões para se reconhecer a 'escola'). Penalti tão evidente quanto idiota e desnecessário. Número de repetições em que é visível a infracção transmitidas? Uma. Havia de ser um lance 'duvidoso' na nossa área para vermos quantas vezes o repetiriam. É a SportTV que temos.
 
por D'Arcy - 23:47 | link |


20 comentário(s):


Data do comentário: 18/08/2007, 23:53:00, Anonymous Anónimo

Concordo, na generalidade, e, particularmente, no que respeita ao Luís Filipe e ao Nuno Assis.
Na Luz, contra o Guimarães, vamos ter mais do mesmo.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 

Data do comentário: 18/08/2007, 23:55:00, Blogger Pedro

O q custa mais é q tudo isto era previsível...até o golo do empate...

 

Data do comentário: 18/08/2007, 23:59:00, Anonymous Anónimo

eh pa, isto já mete pena... a cada novo jogo um gajo pensa que vai ser diferente, mas não. há sempre mais do mesmo. já cansa...

 

Data do comentário: 19/08/2007, 00:09:00, Blogger dezazucr

começa-se a tentar ganhar o jogo a 15m do fim?!?!
contra uma equipa que subiu agora?!?

Nem 1-0 aos 89m conseguem aguentar?!?!

Como é que se defende um resultado daquela maneira?!?!

 

Data do comentário: 19/08/2007, 00:23:00, Anonymous Anónimo

LUÍS FILIPE? Uma merda autêntica, digo-o eu! A única excepção. Nélson a "querer brincar" com lances disparatados e tecnicamente mediocres? Onde está o Nélson de há dois anos atrás??? Anda na "má vida"? Tem falta de pulso firme ou quê? Começo a ficar chateado com jogadores com "penteados de gaja"!
Quanto ao resto da equipa? Cuidado, não é assim tão má...simplesmente NÃO TEM TREINADOR! E é bem vísivel ver a cara de tristeza dos jogadores quando jogam! Aliás a mesma cara de "cão triste" do Fernando Santos (estas coisas pegam-se), que se repete e repete nos mesmos argumentos ocos e vazios. A equipa, neste momento, está vazia de ideias, porque tem um treinador vazio! Não tem atitude porque tem um treinador sem atitude! E meu Deus, aquele Chalana também com aquele ar de avozinho reformado??? E que car... alguma vez o Nuno Gomes tem perfil de CAPITÃO quando está lá o RUI COSTA???
Que saudades do Álvaro incentivar a equipa. Que saudades de um Camacho a "berrar" para o campo!
Eu sempre defendi o Fernando Santos, porque defendo a estabilidade para o clube, mas estou a perder a paciência.
E já agora alguém diga ao LFV para ser um pouco mais inteligente quando fala com a comunicação social.
VÃO BUSCAR O CAMACHO!!! Vão buscar o CAMACHO!!!

 

Data do comentário: 19/08/2007, 00:25:00, Anonymous Anónimo

Também desesperei e temo que esta época pode ser pior que a anterior. E também não gosto de treinador, pode ir embora, mas há evidências que saltam à vista: este plantel é claramente mais fraco que o da época anterior, e a única hipótese de contrariar isso é o Coentrão, Adu, e Di Maria terem uma explosão precoce e fazerem milagres, já que o Cardoso abandonado não pode fazer milagres, e o Bergessio não parece ter a mínima qualidade para jogar aqui.
Mas uma coisa é certa, as palavras do Nuno Gomes são de apoio ao treinador e um claro cartão amarelo ao Presidente, o plantel precisa de tranquilidade e estabilidade, não é a fazer-se 3 ou 4 aquisições já após o início da época que se ganham milagres. Volto a referir os exemplos do Porto, ainda hoje jogou e ganhou com a mesma equipa campeã, com excepção de Pepe e Anderson, e o Sporting apesar de ter mudado um pouco mais, já integrou completamente os reforços, de forma que até o Derlei parece jogar bem.
Como disse muitas vezes a época passada e mantenho, a cruzada contra o Nandinho é apenas a ponta do icebergue, neste momento nem o Mourinho fazia grande coisa com esta manta de retalhos que temos.

P.S. - Claro que a Sport TV quase escondeu o lance, lá admitiram que houve um toque com o cotovelo, mas nem coragem tiveram para dizer que era penalty e vermelho. Nada disto impede que a equipa não tenha merecido ganhar, irrita é que outros ganhem pontos assim.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 00:43:00, Blogger pedrov

Empatar com uma equipa que veio da Liga de Honra? Nandinho p'rá rua. JÁ! Não há desculpas.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 00:55:00, Blogger bomdebola

Só os cegos não vêem o que é óbvio. O Benfica claramente não tem um treinador à altura das suas ambições, não tem plantel, não tem preparador físico, não tem departamento médico e não tem presidente. Tem sim uma massa de adeptos verdadeiramente fantástica. Impressionante a sua capacidade de fechar os olhos ao que é evidente.

Esta direcção comete sistematicamente erros de estratégia que comprometem ano após ano as legítimas ambições dos adeptos. O seu maior erro foi escolher este treinador e ao eternizá-lo à frente da equipa está a contribuir para desvalorizar alguns jogadores que destoam pela positiva nesta equipa (Cardozo, David Luiz…).

Só a ausência de carácter impede Fernando Santos de pedir já a sua demissão. Veremos como vai ser recebido na Luz contra o Vitória. Para terminar, não acredito no apuramento para a liga dos campeões.

MFQ

 

Data do comentário: 19/08/2007, 00:59:00, Blogger Mike

Começo por dizer que nunca gostei deste treinador e sou pró-Camacho.
Fui ver o jogo ao bessa. O que vi foi isto:
Os jogadores não têm força nem frescura física.
Na defesa, o lado direito é fraquíssimo.
O Petit está muito encostado aos centrais, o Rui Costa joga mais recuado e cria-se um fosso enorme entre o meio-campo e o ataque.
O Nuno Gomes, como era previsivel, está sem ritmo. Nesse lugar deveria ter jogado o Nuno Assis (que, para mim, é onde rende mais).
Os reforços:
O Cardozo, completamente abandonado entre os centrais, fez o que pode, mas o facto de não "ter" pé direito tráz-lhe algumas dificuldades quando a recepção - já de si difícil entre 2 adversários - o obriga a ter que jogar com esse pé. Pelo valor que custou, qualquer clube compraria um jogador para pegar de estaca.
O Bergessio é esforçado, mas num Benfica doutros tempos, tinha dificuldades em sentar no banco.
O L. Filipe, nesse mesmo Benfica de outros tempos, nem no plantel entrava.
O Coentrão é aquilo a que se chama "value for money". Não é "truta" mas tem margem de progressão.
De resto, parece-me que o Camacho faria melhor, mas não faria milagre. Não se pode vender o Simão e não comprar um substituto que pegue de estaca no lugar.
Não se pode ficar sem Micolli sem ter um jogador do mesmo nível.
Continua-me a impressionar o facto de logo no início de época já existirem tantos jogadores no estaleiro!
Muita coisa vai mal no Benfica.
Não espero grande época, ainda que se exija mais do que se viu hoje.
Cumprimentos Benfiquistas.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 01:03:00, Blogger afectado

http://afectado.blogspot.com/2007/08/luis-filipe-vieira-o-justiceiro.html

 

Data do comentário: 19/08/2007, 01:07:00, Anonymous Anónimo

Sinto-me envergonhado, e traído.
Ando toda a semana a defender o Benfica dos atanques de amigos e não amigos lagartanas, e de dois ou tres andrades, para depois levar com exebições destas?.
Eles até têm pena de mim, pois até me pouparam dos seus comentários.
Humilhante. Simplesmente humilhante.
Será que o Benfiquismo do nosso Presidente, não é igual ao nosso?. Será que ele não sofre como nós? Será que não está na altura de começar-mos a questionar tudo isto?
Estou tão abananado, que não sei o que dizer.
Como não podemos dar parte fraca, perante os antis, resta-me vi prá qui desabafar. Dassse...

 

Data do comentário: 19/08/2007, 01:15:00, Blogger D'Arcy

O meu problema nem é tanto com o resultado. Eu até me considero paciente. Sou capaz de aceitar um mau resultado se achar que a equipa jogou bem, e fez o que podia para evitá-lo. Outras vezes a equipa nem joga bem, mas salva-se o resultado. Com o Nandinho a equipa joga mal, e não consegue resultados. Não há ponta por onde pegar.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 01:28:00, Blogger Dudu

O presidente nem é mau de todo, lembremo-nos de tudo o que foi feito a nivel economico-financeiro, conseguiu por o clube a niveis que não se viam à muitos anos.
O problema é que esse presidente não percebe de futebol e quer ser ele a tomar conta da equipa. Falta acima de tudo um director desportivo que consiga blindar o balneário e fazer a ligação com a direção e essencialmente, ser alguém da velha escola, alguém que viva o jogo e que o perceba...
Em relação ao FS nem vale a pena falar............

 

Data do comentário: 19/08/2007, 02:36:00, Blogger Utilizador

Só vi a 2ª parte. Tudo demasiado prevísivel. Houve pequenas melhorias com a entrada do Coentrão, quando o Nandinho deixou de inventar. Conseguimos o mais díficil. Assim que foi o nosso golo já estava á espera do empate, com um assédio do Leixões. Humilhante. O SLB precisa de um director-desportivo, dos "tais" reforços que nunca mais chegam: para onde vai o dinheiro? O SLB precisa de um treinador à Mário Wilson: confiança e carinho nos jogadores, espírito de luta. O Sr. Vieira devia demitir-se e recandidatar-se de novo; queria saber quais as suas ideias para o futebol; provavelmente nenhumas. Desde 2001, fiz as contas, 82(!) jogadores contratados. O que é isto??? Aonde vamos parar...

 

Data do comentário: 19/08/2007, 02:43:00, Anonymous Anónimo

"Adeus Nandinho"

...e já agora LFV, que já começa a passar o tempo dele...

 

Data do comentário: 19/08/2007, 09:24:00, Blogger Corrosivo

Chaga....isto é mau demais para ser verdade....

 

Data do comentário: 19/08/2007, 10:34:00, Anonymous Anónimo

Estive no Bessa.Como sempre no início da Liga a esperança é grande,mas pelo que vi será mais do mesmo.
Este ano não vai haver desculpas palavras de F. Santos ...... É uma tristeza ser sócio e adepto como eu do Glorioso nos dias que correm, sei que esta não devia ser a minha postura, mas não aguento mais, a mim nem que me paguem, tão cedo não irei ver ao vivo o SLB. A amargura é muito grande ....

 

Data do comentário: 19/08/2007, 10:53:00, Blogger Superman Torras

Estou tentado a aprender a assobiar para receber condignamente o treinador e o presidente no jogo com o Guimarães. E mais não digo...

 

Data do comentário: 19/08/2007, 14:03:00, Anonymous Anónimo

o resultado foi optimo para akilo ke jogamos e mesmo com davidas vindas dos ceus nao as aproveitamos fdsssss é uma ekipa de smi profissionais esta merda devia tar na terceira divisao o gajo ke centrou para golo isolou se duas vezes puta ke pariu ke ekipa é esta o nuno assis tem tanto de bom como de mau parece uma mulher a jogar futebol sempre caido sempre aleijado enfim o bergessio parece me um flop o cardoso ta tramado (fudido)nao ha kualidade de jogo para criar desikilibrios para o homem marcar golos ou ter espaços para oportunidades .

conclusao: vieira és grande morcaozola e kuando dizes ekipa mais forte nao sei o kê ta caladinho ke so dizes merda crl o frna santos pode ir embora mas outro treinador nao sei se fara muito melhor com esta ekipa pelo menos a ekipa é capaz de jogar mais um bocadito e verdade seja dita a ekipa nao é grande merda mas se tiver força mental e bem treinada pode lutar pelo campeonato mas é preciso força mental e garra e acreditar no ke se faz nao akela atitude merdosa e atabalhoada ke apresentam nem sabem o ke fazem dentrio de campo a bola parece ke keima os passes saiem ou de força ou devagar ou olha nem digo mais nada se no ficava aki a tarde toda enfim ......................................

 

Data do comentário: 20/08/2007, 10:31:00, Anonymous Anónimo

Concordo e assino por baixo este post. De facto já não há tempo e paciência para aturar Fernando Santos! Eu que costumo (e embora tenha sido contra a sua contratação desde o primeiro dia) apoiar sempre, porque só assim entendo ser benéfico para o Benfica, já não consigo apoiar este treinador! Existem jogadores para jogarmos muito mais!