Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

domingo, agosto 19, 2007
A perder
Para mim, Fernando Santos é só parte do problema, e não o problema todo. Enquanto não se perceber isso e se fizer algo para mudar a sério...tudo ficará na mesma, ainda que o treinador mude.
Mas a mudança deve, sem dúvida, passar por aí. A questão é: mais uma vez não se antecipou este cenário, e agora que treinador é que vai pegar nesta equipa, nesta altura da época, sem tempo para ir buscar jogadores à medida das suas ideias?
Li aqui que devíamos ir buscar o Capello. Nunca na vida ele viria. Nunca teríamos dinheiro para lhe pagar. Não treina equipas com este nível. É melhor descermos à terra.
E pensar globalmente em toda a estratégia desportiva, ou falta dela, no nosso clube. Politica e timing das contratações e o que isso indica sobre a forma como o Benfica ainda não percebeu o que é o futebol hoje em dia. Numa palavra: competência para gerir o futebol do Benfica.
E isso não cabe só ao treinador.

PS1 - Camacho não é solução. Tacticamente mediano, parece-me sobretudo uma bom gestor de recursos humanos, capaz de criar um espírito de equipa bom. Mas não treina desde que passou 20 dias no Real Madrid para sair abruptamente e sinceramente desconfio da ideia de "salvador da pátria"...

PS2 - E O Giovanni? Saiu do Benfica a custo zero. Diz que não servia. Hoje ganhou o derby para o Manchester City. É assim, mais um tiro no pé de quem manda no futebol do Benfica.
 
por P - 11:01 | link |


21 comentário(s):


Data do comentário: 19/08/2007, 11:36:00, Anonymous Anónimo

Concordo em absoluto com o post do P. E acrescento, nenhum treinador virá, e qualquer um já tinha batido com a porta. O Fernando Santos é que devido ao seu Benfiquismo e tb à sua forma de ser se sujeita a este tipo de tratamento. É verdade que o F.S. é mau treinador, tem azar (isto de sofrer golos no ultimo minuto é algo que lhe acontece sempre), mas a principal responsabilidade deste descalabro chama-s LFV. Ausência de polictica desportiva, de planeamento da época. Não sabe tratar com os jogadores (vide a forma como o caso Andersson foi tratado - não importa quem tem razão). A questão do Manuel Fernandes é um erro primário.
O que está a acontecer este ano não é novo, é uma repetição do passado, e a consequência será queimar treinadores e jogadores e estar vários anos sem ganhar nada.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 11:47:00, Anonymous Anónimo

Domingo Soares Oliveira a presidente.
Farto de ver incompetência no meu clube.
O LFV nem tomates tem para demitir o Santos, VERGONHOSO.
Copenhaga, mau demais, Leixões péssimo.
Só me questiono como é que o presidente pactua nestas coisas!
Desilusão total.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 12:04:00, Anonymous Anónimo

Jose Antonio Camacho!

 

Data do comentário: 19/08/2007, 12:14:00, Anonymous Anónimo

"Só me questiono como é que o presidente pactua nestas coisas!"

nandao, o presidente pactua porque ele é parte do problema! Enquanto não tivermos um benfiquista à frente do clube não vamos a lado nenhum.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 13:26:00, Anonymous Anónimo

Estou totalmente de acordo com o post do P. O treinador é, claramente, parte do problema mas nao está sozinho. O nosso presidente tem, exactamente, a mesma responsabilidade. Um porque não sabe trabalhar no campo, o outro porque nao sabe trabalhar fora dele. É triste ver no nosso clube que a pessoa que é responsável pelo futebol (o presidente já disse que era ele próprio) esteve de férias até há bem pouco tempo, nunca está nos treinos com a equipa e nem sequer marcou presença junto da equipa na estreia do campeonato!!! Não é por nada que o Miccoli quando foi embora disse que o Veiga era fundamental pois estava sempre junto dos jogadores e ajudava-os a resolver todos os problemas. A ultima vez em que fomos campeoes o Veiga esteve sempre com os jogadores. Agora... o presidente anda a brincar com eles!!! O treinador se tivesse certeza de ser competente ja tinha ido embora mas assim sempre tem um clube para trabalhar!!! Ele não sabe o que quer nem transmiti-lo aos jogadores... ontem foi uma vergonha... uma confusão táctica!
No ano passado andou sempre a dizer que começar o campeonato com um jogo de atraso era mau pq eram menos 3 pontos que apareciam na tabela classificativa... este ano logo a abrir já são menos 2 pontos e com o jogo realizado.
Para terminar... leiam ou vejam as declarações do Nuno Gomes... foram muito claras e a expressão dele totalmente esclarecedora.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 13:27:00, Blogger playmaker

meus amigos estamos a falar do Leixões... não do Braga nem Belenenses... è um clube que esteve 18 anos na segunda. Com ou sem Simão ou Micolli tinhamos obrigação de vencer.Ponto Final.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 14:34:00, Anonymous Anónimo

Pois e, e o Soneca la vai marcando uns golos ao MU...Outra vez
Alguem me explica porque e que dispensamos o Homem? Olha agora a falta que fazia...

 

Data do comentário: 19/08/2007, 15:33:00, Blogger þOL1T!C@M€NT£ [in]CO®r3CTO™

"Capello... Nunca na vida ele viria. Nunca teríamos dinheiro para lhe pagar. Não treina equipas com este nível. É melhor descermos à terra..."


"Qualquer treinador do mundo gostaria de treinar o Benfica...!"


Quem disse? E já agora, se qualquer treinador do mundo gostaria de treinar o Benfica porquê o Fernando Santos?


Responsabilizem quem diz tais barbaridades, no fundo quem escolheu o Fernando Santos...


Senhor LVF devolva o Benfica aos benfiquistas...!

 

Data do comentário: 19/08/2007, 17:09:00, Blogger bomdebola

Quando será que acaba este longo pesadelo de ter uma direcção incompetente, com um presidente descredibilizado, que nada percebe de futebol, cujo benfiquismo começa a ser cada vez mais questionado por aqueles que já andam por cá há algum tempo?

Todos já percebemos que o nosso treinador é tecnicamente/tacticamente muito fraco.

O ponto comum deste binómio, direcção/treinador, é o pouco que percebem de futebol. O alegado, e até agora não desmentido, interesse em Fábio Rochemback é o maior atestado de incompetência que eu lhes posso passar. Então não há dinheiro para melhorar o vencimento do Simão e do Manuel Fernandes e vão contratar um jogador mediano (gordo, lento, indisciplinado…) com um vencimento superior, e como se não bastasse ainda têm de pagar dois ou três milhões pelo seu “passe”!!!

Os adeptos que estiverem presentes na Luz na próxima jornada da liga, têm de mostrar de forma inequívoca o seu descontentamento. A menos que as nossas aspirações passem apenas por lutar com o Braga e o Belenenses pelo terceiro lugar.

Basta de incompetência, basta de desculpas com arbitragens, com lesões, ou com o azar. O vosso crédito chegou ao fim.

MFQ

 

Data do comentário: 19/08/2007, 17:17:00, Blogger bomdebola

Concordo com quase tudo o que li neste excelente post. Ainda assim, depois do que vimos ontem, penso que já não há mais margem de manobra para este treinador trabalhar no Benfica. Claro que o maior culpado destes sucessivos descalabros é o Luís Filipe Vieira que já perdeu completamente o rumo e deveria regressar às suas origens (Alverca).

MFQ

 

Data do comentário: 19/08/2007, 17:23:00, Blogger bomdebola

Excelentes comentários do “TC”, “nandao”, “jam” e especialmente do “moonwater”.

MFQ

 

Data do comentário: 19/08/2007, 17:55:00, Anonymous Anónimo

F. Santos é claramente parte do problema. Mas Lfv tem muitas responsabilidades. Já há muito tempo que não via uma época tão mal preparada como esta. A pré-época foi um caos autêntico. Necessitamos não só de um novo treinador, mas também de alguém que saiba realmente gerir um departamento de futebol.

Ah, e já agora, parece-me que se começa a elevar o Camacho a uma posição de salvador da pátria, tal como aliás já se fez com o Toni. O Camacho é um excelente gestor de homens, mas como treinador, é simplesmente mediano. Parece-me que já teve o seu tempo. São necessárias outras alternativas.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 20:35:00, Anonymous Anónimo

LFV não serve o Benfica. Serve-se do Benfica, que é diferente. Até um dia, que espero chegue depressa.

 

Data do comentário: 19/08/2007, 21:48:00, Blogger Miga

O grande erro do Fernando Santos neste momento é não bater com a porta. Vêm jogadores que ele não conhece (logo não deu o aval para a sua contratação...), sai outro em cima de uma pré-eliminatória da Champions (provavelmente com esse jogador testado na equipa titular)... e ele tem que apresentar resultados? Está bem que a equipa não se pode resumir a esses jogadores, mas que estabilidade é que a equipa pode ter perante tais situações?

 

Data do comentário: 19/08/2007, 22:24:00, Blogger Unknown

Parte da resposta está aqui:
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=844435

Culpados:
1) LFV, incompetente
2) Sócios, passivos quanto mais levam mais gostam
3) FS, já se sabia que não tem competência para treinar um (ainda) grande clube e agora está a ser boicotado por LFV, numa tentativa que seja FS a pedir a demissão, em vez de ser LFV a dar indemnização
4) Ausência de Director técnico, de uma equipa tecnica profissional e de uma boa estrutura médica
5) o folclore de LFV sobre o apito dourado que tem sido usado por LFV para manter os adeptos do Benfica anestesiados

Enquanto isto se mantiver, "Pr'o ano há mais"

 

Data do comentário: 20/08/2007, 00:32:00, Anonymous Anónimo

Sejamos justos: LFV tem o lugar assegurado na história do Benfica. O estádio, a credibilização economico-financeira do clube, a modernização de uma estrutura completamente caduca: a ele o devemos. Mas continuemos a ser justos: LFV corre o risco de desbaratar tudo devido a uma gestão desastrosa do futebol.
É claro que Fs nao é treinador para o Benfica, como aliás Koeman não era. Não podemos passar de treinadores carismáticos como Camacho ou Trap para treinadores de segunda como Koeman ou FS e aqui começaram as desgraças de LFV.
Depois, ainda para mais sem Veiga (façam mea culpa, benfiquistas, Veiga foi o obreiro do título e com ele, apesar de FS, provavelmente teríamos sido campeões na época passada...), é um interminável chorrilho de disparates: as fanfarronadas, as contratações a peso, vedetas de aviário, dispensas por explicar, mas porque os "bois" (salvo seja, claro) têm nome, ei-los: porque saiu Karagounis ? Era uma referencia a meio-campo, dos poucos que assumia o jogo, empurrava a equipa para a frente, rematava, jogava e fazia jogar.
Porque voltou o traidor Fernandes, se desde há muito se sabia que estava contrariado ?
Se estamos com problemas na defesa, alguém explica porque razão o sérvio nem está inscrito ? Se não interessa porque o contrataram ? e que o contratou ?
José Fonte, contratado o ano passado, sucessivamente emprestado.
Anderson,o que se passa? Seé a doença do filho, respeitemos o homem, caso contrário porque não está a jogar um jogador que sempre foi correcto e que chegou a ser importante ?
Adu:a culpa não é dele, mas sim de quem, de uma forma irresponsável, montou um circo mediático à volta da sua contratação. Agora, há que preservá-lo e não atirar o miúdo às feras como tratou de fazer o nosso engenheiro...
Diaz: contratado, ninguém o conhece, passa de potencial dispensado a utilizado no Bessa.
Manu: não é certamente uma vedeta, mas é um jogador que teria o seu espaço neste Benfica, só que para FS tem um defeito: gosta de correr pelos flancos e é rápido...
Enfim, poderíamos ficar aqui a noite toda, mas não vale a pena: é hoje óbvio que FS esgotou o seu tempo no clube e LFV corre o risco de sair pela porta pequena quando teve tudo para ficar com o nome gravado a ouro na história do Glorioso.
A terminar uma pergunta: alguém me explica qual a razão de uma figura como Humberto Coelho nunca ter sido chamado ao seu clube de sempre ? Com treinador, como director desportivo, será que o Benfica se pode dar ao luxo de desperdiçar uma das suas figuras mais carismáticas, o melhor capitão pós Coluna ???

 

Data do comentário: 20/08/2007, 01:07:00, Blogger S.L.B.

Gostaria só de relembrar os mais esquecidos que o Camacho ganhou uma Taça do Portugal ao clube regional do Mourinho, além de nos ter assegurado dois segundos lugares, exactamente nas épocas do Apito Dourado. Não está mau para quem é "mediano tacticamente"...

P.S. - Ainda estou à espera que alguém me explique como é que o Camacho é "mediano tacticamente"...

 

Data do comentário: 20/08/2007, 01:49:00, Blogger D'Arcy

Pedro, o Camacho não esteve apenas vinte dias no Real Madrid. Isso foi na primeira passagem por lá. Na segunda (depois de sair do Benfica) ele ficou lá até Setembro, tendo batido com a porta depois de um jogo da Champions (em que se não estou em erro perderam 3-0 com o Leverkusen).

Tal como diz o S.L.B., agora parece que descobriram uma 'mediania táctica' no Camacho. Não sei de onde é que isso vem, nem vejo qual o interesse de se estar a analisar os méritos tácticos dele. O que eu sei é que para alguém tacticamente mediano, ele lia bastante bem os jogos, já que as substituições que fazia normalmente viravam jogos. Sei também que apesar desta mediania, era dos poucos que deixava a cabeça em água ao Mourinho, que via-se e desejava-se para lhe ganhar. Além disso, alguma coisa ele deve ter feito certa para que os dois treinadores que se lhe seguiram (Trapattoni e Koeman) não se terem atrevido a alterar o esquema táctico e de jogo que ele implementou no Benfica. Foi preciso vir o Nandinho para abandonarmos essa táctica.

Eu não acho que o Camacho seja alguma espécie de D.Sebastião, nem o acho algum génio do futebol. Apenas acho que ele seria muito, mas muito melhor do que o Nandinho. Caramba, neste momento até do Koeman eu já tenho saudades! Pelo no tempo do Camacho gostava de ver a equipa jogar com vontade e garra, coisas que neste momento parecem andar desaparecidas do Benfica. É que às vezes as tácticas são secundárias quando comparadas com a capacidade de motivação dos jogadores. E nisso, poucos conseguirão superar o Camacho.

Como dizia um grande treinador:

"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes"

 

Data do comentário: 20/08/2007, 02:03:00, Anonymous Anónimo

O Geovani está com a "tesão do piss". Marcou 2 em 3 jogos, mas não me parece ser tipo para render um campeonato inteiro. Digo eu...

E já agora, andam a chorar o Soneca, mas não dizem nada do Ninja??

 

Data do comentário: 20/08/2007, 09:28:00, Blogger þOL1T!C@M€NT£ [in]CO®r3CTO™

Mas o Camacho é bom só porque ganhou ao Mourinho...?


Parece-me, isso sim, que o Mourinho é que tem um problema com os espanhois...


E se o Santos é um treinador perdedor alguém me diga o que ganhou o Camacho... Uma taça? A uma equipa de jogava a final Champions na semana seguinte?


Porque é que o Camacho é "mediano tacticamente" ?

Assim de repente porque viu-se à rasca e teve uma boa dose de "sorte" para ficar à frente do Sporting nessa época, curiosamente treinado pelo bem inferior ao espanhol e detentor de tiques estranhissimos... Fernando Santos!

 

Data do comentário: 20/08/2007, 10:17:00, Blogger D'Arcy

De facto, o Camacho em um ano e meio só conseguiu ganhar uma Taça, e acabar duas vezes em segundo atrás do FCP do Mourinho. Ainda por cima quando hoje se vão conhecendo pormenores sobre a frutaria que andava a circular nos bastidores por essa altura. Parece-me claramente um treinador perdedor. O Camacho não é bom apenas porque ganhou ao Mourinho. O Mourinho é que supostamente é um génio táctico. Mas o mongo do Camacho dava para ele.

Ainda por cima temos que ter em conta o riquíssimo plantel à disposição do Camacho, contando por exemplo com um décimo segundo jogador da qualidade de um Fernando Aguiar. O Nandinho gaba-se de apostar em jovens, mas a verdade é que os últimos jogadores que sairam da nossa formação para passarem a integrar o plantel principal chamam-se João Pereira e Manuel Fernandes, e foram ambos lançados pelo Camacho. Provavelmente era capaz de ter lançado mais se tivesse ficado mais tempo, dada a regularidade com que chamava juniores para treinar com o plantel.

E sim, o Camacho teve uma 'sorte' danada na segunda época para ficar à frente da lagartagem. Foi uma época fácil, que correu sobre rodas, em que não hove assim que eu me lembre nenhum acontecimento especial que pudesse ter afectado a equipa emocionalmente nem nada. E a sorte dele foi brutal. Basicamente precisou de ir ganhar a casa do rival. Chegou lá e, surpresa, ganhou. Outros há que apenas precisam de ganhar ao FCP em casa para ser campeões. Mas empatam e nem parecem tentar ganhar. Ah, que azar! Mas espera, ainda podem ganhar em casa à lagartagem... ah, vêem-se a perder desde o primeiro minuto e acabam por empatar. Azar mais uma vez.