Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sexta-feira, agosto 17, 2007
INÍCIO DE ÉPOCA
Este é o meu primeiro “post” para este excelente blog, e desde já afirmo a minha grande satisfação por poder a partir de agora contribuir para o mesmo.

Mas vamos ao que interessa.

Como muitos benfiquistas, estou apreensivo. Esta época, lembram-se, parecia ir nascer em grande; íamos manter a estrutura base da equipa, e todos os grandes jogadores, e ainda contratar reforços de qualidade.

O treinador e o presidente asseguravam ainda que não se iria repetir o que acontecera na pré-época de 2006, e que a equipa iria estar fechada no momento de início do estágio. “Para que não se volte a deitar fora um mês de trabalho”, asseguravam.

Tudo parecia começar bem. Contratámos Cardozo, Bergessio, Zoro, voltava Manuel Fernandes. A grande equipa estava a caminho.

Depois, foi o que se viu e todos acompanhámos. Eu estava em Espanha quando num noticiário televisivo ouço “el Atlético há fijado a um nuevo jugador, el portugués Simão”, ou algo parecido.

Conclusão: perdemos Simão e Miccoli, os dois melhores jogadores e os dois melhores marcadores da equipa; Manuel Fernandes afinal não ficou; saiu ainda Karagounis, saída cuja repercussão é maior do que se esperava por se somar às restantes. E Anderson, que teve uma época menos boa mas ainda poderia ser útil.

O problema do lateral direito pelos vistos não foi levado muito a sério; à última hora lá desencantaram o Luís Filipe; mais valia termos ficado com o João Pereira.

Começa a época e ainda estamos à espera de quatro jogadores novos. O reforço mais entusiasmante, Di Maria, está lesionado e nem sequer é dada uma previsão para começar a trabalhar, o que quer dizer que antes de Outubro, na melhor das hipóteses, não deverá ser produtivo.

O que podemos esperar desta equipa? Provavelmente teremos de passar por um início de época titubeante, como no ano passado, a menos que Rui Costa repita sistematicamente exibições como a da semana passada.

Lá mais para frente, dependerá do real valor dos reforços e da sua rápida adaptação. Di Maria é um excelente jogador, pelo que se viu no Mundial de sub-20; Cardozo tem muitas qualidades, Bergessio e Adu poderão ser úteis, Zoro parece ser uma boa alternativa para central. Há razões para acreditar que a equipa pode melhorar, a não ser que o potencial dos novos jogadores resulte afinal em nada; mas espero que tal não aconteça.

Outros pontos a ter em atenção, para além do da adaptação dos reforços, são: o lugar de defesa direito, ainda por cima de grande importância num esquema táctico “em losango”, onde não há médios-ala e devem ser os laterais a desempenhar esse papel; a dependência da equipa em relação a Rui Costa; e a falta de jogadores rápidos no ataque, o que limita as acções de contra-ataque e a capacidade de abrir as defesas mais fechadas.

Ou seja; ou Rui Costa faz ainda uma grande época, Di Maria confirma ser um jogador excepcional, e Cardozo marca golos, ou vamos ter problemas sérios.
 
por Artur Hermenegildo - 15:02 | link |


8 comentário(s):


Data do comentário: 17/08/2007, 15:46:00, Blogger bomdebola

Dou os meus parabéns ao Artur por este excelente post. Concordo com a sua análise e partilho os mesmos receios e as mesmas expectativas.

Saudações benfiquistas.

MFQ

 

Data do comentário: 17/08/2007, 17:15:00, Anonymous Anónimo

pois vamos ter problemas serios e vao começar no sabado pode ser ke engatemos uma jogatana ou ganhemos á rasquinha espera se uma surpresa ke é o benfica ganhar se perder é o habitual


norte vermelho

 

Data do comentário: 17/08/2007, 17:15:00, Anonymous Anónimo

pois vamos ter problemas serios e vao começar no sabado pode ser ke engatemos uma jogatana ou ganhemos á rasquinha espera se uma surpresa ke é o benfica ganhar se perder é o habitual


norte vermelho

 

Data do comentário: 17/08/2007, 19:42:00, Anonymous Anónimo

ARTUR

A confussão é a mesma da época passada, o Benfica tem de arranjar um director desportivo, que só pense no futebol do Benfica, o presidente LFV não tem tempo nem capacidades, para formar um plantel

Eu sou da opinião, que o nosso plantel está mais forte este ano, não estou a falar, que temos melhores jogadores, saiu o Simão e o Karagounis, agora perdemos o M. Fernandes, que para mim era só o nosso melhor reforço, mas este plantel tem mais alternativas que tinha o do ano passado

Necessitamos de um bom defesa central (Zé Castro ? ), de um médio de transição defesa/ataque rapido, o Rui Costa ou o Nuno assis, são demasiado lentos, para assumirem essa transição

O FS está a cometer um erro, ao colocar o Rui Costa como interior esquerdo, o lugar do Rui é a Nº 10, para poder fazer o ultimo passe em boas condições e não se desgastar com correrias a fechar o lado esquerdo, essa função é para um rapazito mais novo, que o Benfica terá de contratar

Ainda estou optimista com este plantel, haver vamos !!!

 

Data do comentário: 18/08/2007, 13:19:00, Anonymous Anónimo

Quanto ao Rui Costa só me apetece dizer isto: quem diz que não há amor à camisola? Aqueles dois pontapés saíram da...alma!

 

Data do comentário: 18/08/2007, 14:46:00, Blogger Pedro

O ultimo parágrafo resume tudo. Ou os reforços vingam e motram q são de facto merecedores dos créditos q trazem ou estamos tramados.

Há muito tempo q não estava tão descrente. Se calhar ainda mais descrente do q na primeira época de Vilarinho q nos rendeu um "maravilhoso" 4º lugar e fora das competições europeias....

 

Data do comentário: 18/08/2007, 21:00:00, Blogger RIVUS

Caros amigos; feliz ou infelizmente já cá ando há muito e como não vejo jogos dessa agremiação duvidosa e suspeita perguntei, no entanto, o resultado do jogo com o Braga e, como eu pensava, não podia ser outro que o da vitória dos andrades. E porquê? É fácil; alguém no seu perfeito juízo adiantaria outro resultado? Como poderia ser? Além de qualquer outro clube contra esses corruptos não jogar com metade sequer do ânimo e garra que poria se fosse contra o Benfica, (e o Braga não foge á regra) ainda por cima é treinado por um indivíduo que foi dos maiores símbolos daquela agremiação ("o quebra-ossos") e que, de forma alguma, lhe repugnaria dar o seu contributo para a ver derrotada. Este jogo, caros correligionários benfiquistas, era daqueles que nem necessitaria de ser jogado pois o resultado era evidente e não podia ser outro.
Por outro lado e virando-me para o jogo a seguir do Leixões-Benfica, dada também a minha experiência nestas coisas e o meu palpite mesmo, estou certo de que o Benfica sairá derrotado sem apelo. Jogava a sorte grande se ela fosse assim tão certa. Estou a dizer isto antes do jogo para se aquilatar depois como era verdade e nem sequer me foi preciso adivinhar. Porque esta é uma triste sina dum Clube que já foi grandioso e que, atarantado e confuso, caiu no fundo e nem sequer luta contra a descrença desse triste fado. Direis que sou dum pessimismo atroz, mas não creio.

 

Data do comentário: 18/08/2007, 23:04:00, Blogger Paulo

O PESADELO nunca mais acaba!

Clube que jogava no ano passado na 2ª Liga - 1
BENFICA - 1

Por amor de Deus, Sr. LFV faça alguma coisa JÁ!!!