Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

terça-feira, abril 24, 2007
A insustentável leveza de ser adepto do Benfica
Estava numa comemoração de três aniversários - filha, mãe e avó - quando começou o jogo do Benfica com o Marítimo. Em cerca de 30 pessoas, fui o único a perguntar se a casa tinha SportTV. Tinha. Sentei-me assim que pude no melhor lugar da sala, mas não fui a tempo de ver o prometedor e pressagioso primeiro lance do Miccoli. De vez em quando, aparecia um ou outro conviva que me perguntava se eu "ainda acreditava". Ri-me e fui respondendo que sim. O problema começou quando os convivas decidiram fazer-me companhia: "é penálti! é penálti: só lá vão com favores!"; "este Quim não joga nada!"; "sem o Simão, não são equipa!"; "quem é que disse àquele Nélson que ele sabia jogar à bola?"; "o Benfica é uma miséria: quando vi os jogos da pré-época na Suiça, decidi que este ano ia ser do Porto - não estou para passar estas vergonhas"; "só coxos"; "olha a Amélia, olha a Amélia... só sabe mexer no cabelo, não joga nada"; "estes dois gregos vieram fazer o quê?"; "no Porto é que eles jogam"; no Sporting é que sabem formar jogadores, o Benfica não". E por aí diante. "Raios! Antes tivesse ido parar a um antro de lagartagem e andrades", pensei. Primeiro golo do Benfica: ninguém festejou. Mas o silêncio durou pouco tempo: "é o segundo penálti: estão a ser levados ao colo, é uma vergonha". E por aí diante, já se sabe. O Benfica marca o segundo golo. Festejei sozinho no silêncio da sala. Quando começou o período de compensação, levantei-me e saí: estava farto e o resultado estava feito. Diligentemente, alguém me foi chamar à rua, porque o Benfica ia marcar um penálti. Quando entrei na sala, estavam doze pares de olhos pregados ao televisor à espera de que o Katsouranis marcasse o penálti. E foi então que eu li nesse brilhozinho magoado dos olhos dos meus convivas a insustentável leveza de ser benfiquista, essa fobia ao poder, ao domínio, esse eterno e insustentável sentimento de culpa por pertencer aos mais fortes. O que leva estes adeptos a criticarem o Benfica é o mesmo motivo que nos leva a dizer instintivamente que temos dificuldade em estacionar o carro quando alguém se queixa de que não tem dinheiro para comprar um carro. Vamos lá, eu percebo esta insustentável leveza, mas não massacrem o resto da malta, ainda que tenhamos um comportamento eticamente reprovável.
 
por pedrov - 08:11 | link |


18 comentário(s):


Data do comentário: 24/04/2007, 09:49:00, Anonymous Anónimo

Grande post, e um retrato muito fiel do que por vezes acontece. Já tive "vizinhos" benfiquistas na Catedral que me fizeram desejar estar no meio dos adversários, tal a estupidez dos comentários. Não é fácil ser-se do maior clube do Mundo!!!

 

Data do comentário: 24/04/2007, 11:25:00, Blogger bem litrado

Quem já não passou por situações idênticas? São profundamente irritantes mas o futebol é assim e o Benfica desperta as maiores paixões mas a frustação dos maus momentos rapidamente se transforma em raiva cega e indiscriminada. Ser adepto nos bons momentos é fácil, sê-lo nos maus é que nos torna verdadeiros adeptos.
VIVA O BENFICA!!!

 

Data do comentário: 24/04/2007, 11:59:00, Blogger Pedro F.Ferreira

De quando em vez, levar com benfiquistas que têm este tipo de "fobias" provocadas pela grandiosidade do Glorioso, até se atura. Mas levar com gajos desses em todos os jogos, obriga-nos a mudar o lugar do cativo... foi o que me aconteceu. Não havia pachorra, aquilo não era a insustentável leveza de coisa alguma. Aquilo era a o destilar ódio sobre certos jogadores. Agora, estou num local onde, efectivamente, se torce pelo Glorioso.
Abraço.

 

Data do comentário: 24/04/2007, 12:18:00, Blogger rsa

Ás vezes também me apetece dizer mal, há jogadores ou mesmo treinadores que nos tiram do sério.
Mas quando isso acontece na hora da verdade a seguir ás derrotas ou nos momento mais dificeis estou sempre lá a sofrer por eles.
Por isso vamos ganhar lá ganhar aos diferentes, Força Benfica

 

Data do comentário: 24/04/2007, 13:29:00, Blogger S.L.B.

São esses benfiquistas "de ocasião", que só comemoram as vitórias, que fazem com que um clube com 14 milhões de adeptos "só" tenha 165.000 sócios. É pena, mas é o país que temos. Pessoalmente, não tenho pachorra NENHUMA para os aturar. Vão destilar a sua "fobia" para outro lado, longe de mim, de preferência.

 

Data do comentário: 24/04/2007, 16:51:00, Blogger Pedro

Uma das coisas q mais me incomoda é q os benfiquistas achem os seus jogadores sempre inferiores aos dos adversários. Então essa do "no porto é q são bons" é das q mais do sério me tira.

E acreditem muitos benfiquistas alinham nessa trama sem se aperceberem.

Gajos como o Pepe, Anderson, Deco, Postiga etc etc são todos muita bons mesmo antes de darem um chuto na bola. E depois claro...jornais a darem-lhes sempre elogios enquanto vão arrasando nas cronicas os jogadores do SLB. E os benfiquistas depois levam essas "frustrações" para o estádio.

 

Data do comentário: 24/04/2007, 17:40:00, Anonymous Anónimo

"é penálti! é penálti: só lá vão com favores!"; "sem o Simão, não são equipa!"; "o Benfica é uma miséria: quando vi os jogos da pré-época na Suiça, decidi que este ano ia ser do Porto - não estou para passar estas vergonhas"; "só coxos"; "no Porto é que eles jogam"; no Sporting é que sabem formar jogadores, o Benfica não". E por aí diante."


Pedrov,

Bom post. Há muito que ando para falar deste assunto.

Seleccionei as "bocas" que me parecem ilustrativas de um certo ser "benfiquista".

Digo já que muito gostava eu que esta gente não fosse do SLB!

Este é um dos grandes males do SLB. Albergar no seu seio milhares de gajos como estes.

Ao contrário do que alguns dizem, os gajos a que me refiro (e por isso escolhi estas frases e não as outras que se referem directamente aos jogadores) nem sequer põem os pés na Luz, não são sócios, e nunca puseram um tostão no Benfica - "pagar para aqueles chulos?" é a frase típica deles - mas é gente que muito mal tem feito ao Benfica.
Muitos deles estão em lugares chaves da nossa sociedade e sempre que algo referente ao SLB lhes cruza o caminho ou fogem, ou demitem-se de decidir ou de se pronunciar e muitos decidem contra os interesses do Clube numa pseudo isenção de merda. Dava-vos toneladas de exemplos.

Tens toda a razão quando dizes - "E foi então que eu li nesse brilhozinho magoado dos olhos dos meus convivas a insustentável leveza de ser benfiquista, essa fobia ao poder, ao domínio, esse eterno e insustentável sentimento de culpa por pertencer aos mais fortes."

É este sentido de vergonha que me mete nojo. Não tanto os adeptos que no estádio assobiam, etc. Esses fazem-no porque sofrem que nem cães.

São estes filhos da puta que desgraçadamente dizem ser do Benfica que desgraçam o clube. Aqui o Presidente tem razão. Esta cambada de Antunes e quejandos que gravitam e parasitam à volta do SLB é que o prejudicam. Não têm espírito de corpo e de grupo. É esta cambada que só é do Benfica porque era o clube que ganhava tudo.

Estes gajos estão espalhados por ministérios, institutos, tribunais, repartições, jornais, televisões, etc, etc. Vide o comportamento de lagartos e Filhos da Corrupção que têm as mesmas posições na sociedade!? Fazem tudo em prol dos clubes deles. Não têm vergonha nenhuma na tromba até de aldrabarem em nome do interesse deles, de torcerem a verdade a seu favor. Os nossos não. Têm vergonha de ser do Benfica.

Tenho 48 anos e tido a sorte de ter muito poucos amigos ou conhecidos lagartos, sendo que dos outros nem um tenho. Não falo, discuto ou tenho uma simples conversa sobre futebol com nenhum lagarto ou corrupto. Não dou qualquer hipótese a que isso aconteça. Estou a cagar-me para os clubes deles, nada me interessa sobre eles, não os espero convencer de nada ou eles a mim. Mas digo-vos que sou ainda mais radical com este tipo de benfiquistas. Aqui sou ofensivo e mal criado. PQOP!

 

Data do comentário: 24/04/2007, 17:54:00, Blogger Artur Hermenegildo

Eu por acaso tenho amigos, conhecidos e até familiares dos outros dois clubes (o meu pai é do Sporting, vejam bem).

Talvez por isso, nunca senti necessidade de me afirmar como benfiquista "contra" os outros, pelo menos até começarem as atitudes provocadoras e inqualificáveis do P da C e escumalha que o rodeia.

Mas obviamente ainda menos tolero esses supostos benfiquistas que só o são para terem algo de que dizer mal. "Get a life"! É que não há pachorra.

Já agora, um desafio aos grandes benfiquistas que organizam este blog; para quando começarmos a falar a sério das outras modalides? É que o Benfica não é só futebol.

 

Data do comentário: 24/04/2007, 17:59:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Artur, tem razão. Aliás, assim que tiver tempo, ou se algum leitor quiser e enviar um texto, gostaria de ver aqui discutida a palhaçada que foi a arbitragem do último fcp-Glorioso em hóquei em Patins.

 

Data do comentário: 24/04/2007, 22:10:00, Blogger JNF

Graaaaaaaaaaande post. Espectacular. É isso mesmo. A nossa grandeza vê-se na pequenez dos outros perante nós. Já agora, sobre a mão do Petit, vão ao site do antitripa e vejam o video com os lances do ricardo costa, frechaut e petit e dps digam qq coisa.

www.misticagloriosa.blogspot.com

 

Data do comentário: 25/04/2007, 02:39:00, Blogger D'Arcy

Pedro, muito sinceramente (e não, NÃO sou um benfiquista 'daqueles', acho que me conhecem suficientemente bem para saberem isso), eu vejo hóquei há muito tempo, vi o primeiro jogo da final, e discordo que a arbitragem tenha sido uma 'palhaçada'. Cometeu dois erros: o penalti assinalado ao Mariano foi excessivo, e o azul ao Vítor Hugo foi mal mostrado (diga-se de passagem que ele também não estava a fazer nada em campo, e o Benfica até jogou melhor depois dele sair).

Mas um jogo de hóquei é muito rápido, tem muito contacto, e não é fácil arbitrar aquilo. Às vezes há muita tendência para levarmos a mentalidade do futebol para o hóquei, e há também muita gente que só vê dois ou três jogos por época e acha-se um entendido na matéria - no pavilhão da Luz esses tipos normalmente são os mais exaltados, e os que se dão ao luxo de berrar 'conselhos' ao Carlos Dantas. Na minha opinião o hóquei dispensa isso. O jogo foi equilibrado (tal como foram os outros dois entre estas equipas esta época - um dos quais eu vi ao vivo na Luz), qualquer uma das equipas podia ter ganho, e o Porto foi mais feliz nos penalties. É tudo, e mais polémicas dispensam-se. Palhaçada mesmo foi apenas o trabalho dos comentadores da RTP2, que foram o mais facciosos que podiam.

Amanhã em princípio lá estarei na Luz para ver o segundo jogo da final :)

 

Data do comentário: 25/04/2007, 10:31:00, Blogger Pedro F. Ferreira

D'Arcy, a forma como o árbitro, nos penáltis, condicionou o nosso guarda-redes foi notória. Mais notória se tornou quando, perante movimentos idênticos do guarda-redes deles, não o advertiu nem lhe mostrou qualquer amarelo. Perante o reduzido ângulo que os hóquistas têm para marcar penális, aquele condicionamento ao nosso guarda-redes fez toda a diferença... a diferença entre a bola no poste e a bola que entrou.

 

Data do comentário: 25/04/2007, 11:49:00, Blogger Pedro Neto

A que me custa mais ouvir é, indiscutivelmente, a expressão que o Johnny referiu: "Pagar para aqueles chulos!" Para alguém que ama o Benfica, ouvir isto de um benfiquista é um tanto ou quanto revoltante.

Gostei muito do post, o meu pai é um desses benfiquistas que diz mal de tudo mas que até chora nas grandes vitórias. Mesmo assim foi ele que me levou para esta paixão, e aos pais tudo se perdoa.

Em relação ao desafio do Pedro Ferreira também eu vi uma arbitragem escandalosa no FC Porto-Benfica de hóquei. Não é nada de anormal até porque um deles é afilhado do Ilídio Pinto - sabem quem é, não sabem? Foram 2 penaltys inexistentes e 2 azuis inventados. A forma como se condicionou o Carlos Silva, com um amarelo no penalty decisivo, confirmou o que todos esperávamos.

Eu vi logo que tinhamos perdido o jogo ali. O hóquei nacional é um desporto podre, ainda mais que no futebol.

 

Data do comentário: 25/04/2007, 13:48:00, Blogger D'Arcy

Por acaso o Carlos Silva, nos penalties, defendeu-os quase todos de forma ilegal, já que quando os jogadores do Porto rematavam ele já estava adiantado.

Não gosto de levar o espírito da culpabilização dos árbitros que existe no futebol para o hóquei. Além de que, para mim, falar das arbitragens constantemente é uma forma de estar na vida que faz parte da condição de ser lagarto. E não há forma de vida mais rasteira do que essa. Por algum motivo os lagartos quando andam vão a arrastar a barriga pelo chão ;)

 

Data do comentário: 25/04/2007, 15:14:00, Blogger Pedro Neto

O Carlos Silva não defendeu de forma diferente do Nélson Filipe. A arbitragem no hóquei não é de agora, já vem de muito atrás... sendo o pior aquela Final da Taça de 2005 onde o Pedro Gil agrediu 3 jogadores do Benfica e nem um amarelo viu.

Curiosamente foi a mesma dupla de arbitragem deste jogo. Um é "O Afilhado"!

 

Data do comentário: 25/04/2007, 15:25:00, Blogger 1234567vv

Ser do Benfica é isso...

Eu sou sócio correspondente+modalidades e tenho todo o prazer, mas toda a gente me diz que devo ser louco!

Pago 150 euros por ano e quem me critica é bem capaz de dar cabo desse dinheiro (e muito mais) em tabaco, alcool rasco e putaria.

Ser do Benfica é ter que ouvir constantes bocas. O benfica tem sempre culpa de tudo... algo que é aproveitado pela gentalha da torre da Areosa para aumentar o Ódio aos benfiquistas.

Mas se já houve momentos em que senti vergonha de ser do Benfica (nos tempos de VAle e Azevedo) hoje tenho todo o orgulho e atiro com factos À cara de quem me achincalha!

1) O clube que mais receitas gera e que consegue se financiar sem ter que vender jogadores e património.

2) O Clube com mais sócios. É verdade que o Presidente pedinchou... mas prefiro que pedinche por sócios do que passe o tempo ao telefone a controlar os seus amigos da arbitragem.

3) O clube Português que mais pontos fez nas competições Europeias nas últimas 3 épocas.

4) O clube com mais desportos representados nas 1ªs divisões e sempre a lutar pelo título (Andebol, Atletismo, BAsquete, Futebol, Futsal, Hoquei, Rugby, Voley)... sem falar no ciclismo e no triatlo!

5) As nossas ideias ("naming", Kit-sócio, etc) foram criticadas mas vejam lá se os que dão 30 milhões de prejuizo não as copiam???

E mais há... só que não me apetece escrever mais.

Se quiserem boas histórias vão ao meu blog!

Abraço,

Vermelhovzky!

 

Data do comentário: 27/04/2007, 12:33:00, Blogger Sgt. Pepper

Caros Benfiquistas,
Onde estão os posts a dar força à equipa e a animar as hostes para o jogo de Domingo?
A lagartagem está exaltada a falar em "invasões ao galinheiro". Temos que calar essa bicharada repugnante!

 

Data do comentário: 09/05/2007, 12:26:00, Blogger tma

Embora atrasado, não queria deixar de comentar este post, porque é um assunto sempre actual: sempre me fez confusão ver benfiquistas a falar do Benfica como se fossem lagartos ou andrades. Mais valia que fossem: sempre faria mais sentido discutir com eles nessa condição...
Ainda assim, o caso em que esta "insustentável leveza de ser benfiquista" me faz mais confusão (mais do que em personalidades mediáticas que, para serem politicamente correctas, sentem-se na "obrigação" de "prejudicar" o Benfica) é o de árbitros como o Pedro Proença: sendo benfiquista assumido, tanto quer ser imparcial que muitas vezes acaba por ser parcial, e sempre em prejuízo do Benfica. Nesse caso, se realmente é benfiquista mas não quer ser acusado de beneficiar o seu clube, mais valia que nem fosse árbitro.