Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quinta-feira, agosto 09, 2007
Ninguém pára o Benfica
Há quem diga que eu sou a personificação do típico adepto benfiquista. Dizem-no nomeadamente os adeptos de clubes rivais que comigo privam e que desta forma tentam, de forma inglória e previamente condenada ao fracasso, minimizar-me a mim e subsequentemente ao meu clube de eleição. Desconhecem no entanto que encaro essa perspectiva, de encarnar todas as virtudes e, sobretudo, os defeitos que nos caracterizam, como um tremendo elogio e um motivo de orgulho sem par.

Serviu este ponto prévio para justificar o porquê de eu neste momento estar a atravessar uma fase particularmente complicada no que às minhas esperanças de que esta época se venha a revestir de êxito diz respeito. É verdade, não há como negar, como todo o benfiquista que se preze, passo do 8 ao 80 mais depressa do que demora a curar uma simples dor de cabeça, se esta for supervisionada pelo nosso departamento médico. Assim, e tendo em conta o que me tem sido possível observar nos jogos já decorridos, devo dizer que estou muito mais perto do oito do que do oitenta. E se às frouxas exibições até agora observadas juntarmos a constatação dura e complicada, ainda hoje, de encarar, que o treinador se continua a chamar Fernando Santos, então vemos que a saída de Simão Sabrosa acaba por ser apenas um pormenor, a cereja azeda no topo deste imenso bolo, estando portanto longe de ser a causa maior para tudo aquilo que de mau se prepara para nos acontecer. E tinha isto de acontecer logo agora, e logo a mim (!), que estava tão perto do oitenta quando vi o Benfica dar a volta ao resultado na Roménia e observava, com indisfarçável regozijo, que além de finalmente termos descoberto o matador há tantos anos ausente também contávamos com o factor diferenciador de termos mantido a "espinha dorsal" do nosso melhor 11, ao contrário do que havia sucedido com os nossos principais rivais...

O que se seguiu então que tenha provocado este meu actual estado de ânimo?

O empate dos romenos, na sequência de uma falha risível do guarda-redes que vinha (?) só por si garantir a conquista de uma série de pontos-extra no final do campeonato; a continuidade do futebol desgarrado, falho de entusiasmo e com lacunas várias ao nível da movimentação colectiva da equipa (vulgo "dinâmica de jogo"), tantas vezes observadas na época passada; a abertura de uma pequena brecha na janela directiva que permitiu verificar a existência de uma espécie de paz podre que parece imperar na relação dos principais dirigentes com o treinador principal, que vem dar razão aos que, como eu, defendiam a sua substituição no final da época precedente pois a sua continuidade apenas iria adiar o inadiável, caso o inicio de campeonato (que ainda nem sequer aconteceu!) viesse de braço dado com alguns resultados menos positivos; a triste crueza dos números que fazem questão de demonstrar que as lesões musculares continuam a surgir com frequência inusitada, o que vem colocar em xeque o trabalho desenvolvido pelo responsável pela preparação física do conjunto; a saída do desequilibrador-mor do Benfica das últimas largas temporadas, a que se seguiu a contratação de vários jovens que, podendo ter um futuro risonho, vêm carregar com o pesado fardo de terem de produzir no presente aquilo que em condições ideais só lhes deveria ser exigido no futuro.

Tendo em conta o exposto permito-me duvidar, e bastante, que neste momento o actual plantel não esteja blindado e as saídas de elementos fundamentais (onde Manuel Fernandes, por exemplo, se inclui) completamente postas de parte. Até porque, da maneira que eu vejo as coisas, esse seria (mais) um tiro num pé já de si debilitado e que, em última análise, poderia provocar uma infecção generalizada e a gangrena que levaria à amputação do mesmo.

Abstrair-me-ei de vos fazer notar que a passagem para o oitenta será "facilmente" efectuada, assim alguns destes pressupostos se venham a verificar:

  • Cardozo e Nuno Gomes recuperam a tempo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões e ajudam o clube a alcançar a fase de grupos da competição;
  • Freddy Adu e Di Maria vêm-se a revelar óptimos reforços e, além de fazerem esquecer Simão e Miccoli, tornam-se duas referências do clube deitando por terra os cenários que previam um tempo de maturação e de adaptação ao futebol europeu que desta forma ficam longe de se confirmar;
  • Após uma carreira em que os sucessos foram escassos, nomeadamente quando ao comando de equipas com aspirações elevadas, Fernando Santos aproveita a época 2007/08 para relançar a sua carreira e acaba por se tornar o treinador ideal para levar o Benfica à conquista do títulos nacional e a (voltar a) brilhar no panorama europeu. Tudo começou com um início de época verdadeiramente fabuloso e de todo em todo surpreendente pois às derrotas e exibições tristonhas da pré-época seguiram-se o estatuto de equipa-sensação da 1ª fase da Liga dos Campeões e um percurso quase 100% vitorioso na 1ª volta do campeonato nacional.


Off-topic:

Aguardo ansiosamente a chegada do dia em que, à pergunta sobre o potencial de um qualquer reforço de um dos grandes, o interlocutor responda com sinceridade: "Acho que é um jogador mediano. Basicamente penso que não trará nenhuma mais-valia e, francamente, a julgar pelas suas prestações nas últimas temporadas, não vai vingar neste clube."

Até isso suceder, contentar-me-ei com os chavões habitualmente empregues neste tipo de situações: "É um óptimo jogador!", "A equipa acertou em cheio com esta contratação!", "Com toda a certeza vai ser um dos melhores jogadores do campeonato!", "Tem boa técnica!", "Óptima impulsão!", "É um excelente finalizador!", "Defende bem!", "Distribui muito bem o jogo!", "Tem uma óptima técnica de recepção e passe!", "Chuta esplendorosamente!".

Para ser dado o passo decisivo que fará com que finalmente se atinja o ridículo completo neste tipo de entrevistas, falta apenas a que um destes ex-técnicos, familiares ou empresários que sempre são ouvidos aquando destas transferências a fim de validarem as mesmas, termine a descrição das qualidades do jogador com um comovido: "E além do mais é amigo do seu amigo!"...
 
por Superman Torras - 18:50 | link |


13 comentário(s):


Data do comentário: 09/08/2007, 20:59:00, Anonymous Anónimo

embora seja também benfiquista só me vem uma expressão à cabeça quando leio os teus pressuposto: continua a sonhar...

 

Data do comentário: 10/08/2007, 01:05:00, Blogger Jota

entao o 3º...
mas pode ser q o 1º e quem sabe ate o 2º...

 

Data do comentário: 10/08/2007, 10:28:00, Blogger slbcarlitos

Eu penso exactamente da mesma forma. Acho que o Benfica esta época ainda vencerá a Champions com o nandinho ao leme, que o campeonato vai ser ganho logo em Fevereiro devido aos 20 e tal pontos de avanço do segundo que é o Belenenses, etc, etc...
Só que depois começo a pensar mais racionalmente e ao olhar para os apitos, os bois de preto e para o nosso nandinho fico logo com vontade de imigrar para outro planeta.

Um pequeno reparo:
Sobre o teu off-topic, tenho a dizer que é tudo verdade, com excepção de uma pequenita nuance, que é a diferença de avaliações por parte da comunicação social aos reforços de Benfica e do grémio do putedo. Quando são excelentes reforços para os andrades logo tratam na imprensa de os elevar a deuses enquanto que no Benfica, embora elogiando, começam aqui e ali a tentar desestabilizar com potenciais fracassos no passado ou adivinhações catastróficas para o futuro. Quando se tratam de reforços medianos que vão para a pocilga do cabrão a imprensa trata logo de os caracterizar como bons de balneário e espírito de grupo e boas opções de banco, ao contrário do que fazem com os medianos do Benfica em que lhes colocam o rótulo de incompetentes ou aleijados.

 

Data do comentário: 10/08/2007, 12:03:00, Anonymous Anónimo

FDX!
até podiamos ter o luis campos como treinador, o plantel repleto de betos, marco ferreiras e manducas que nunca ia perder nem a esperança nem a ilusão!
FORÇA GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA!!
RUMO À TODOS OS TITULOS DE 2007/2008!!

 

Data do comentário: 10/08/2007, 13:11:00, Blogger atribodofutebol

Comentei aqui http://tribodofutebol.blogspot.com/ a entrevista de ontem de Pinto da Costa à Sic Notícias.

Saudações,

 

Data do comentário: 10/08/2007, 13:11:00, Blogger atribodofutebol

Comentei aqui http://tribodofutebol.blogspot.com/ a entrevista de ontem de Pinto da Costa à Sic Notícias.

Saudações,

 

Data do comentário: 10/08/2007, 16:38:00, Anonymous Anónimo

Pela 1ª vez em muitos anos não me sinto nada ansioso com o inicio de época. Estou espectante, não tenho a minima noção do que vai acontecer. Quando penso no plantel, verifico que existem realmente mais opções, mas não conheço o seu valor. Sei que sairam 3 jogadores de grande valor, e para o seu lugar entraram 11 pessoas que praticam a modalidade. As esperanças estão centradas no que é que 2 miudos de 18 e 19 anos poderão fazer. O seu contributo será factor fundamental para o desenrolar da época. Perigoso, muito perigoso.
Acordo muitas vezes a pensar nisso e dou por mim durante o dia, por diversas vezes a pensar no assunto, "Espero que aqueles dois meninos sejam bons, muito bons" (este pensamento pode levar a interpretações dubias que convem esclarecer, quando falo em bons é em termos futebolisticos), hoje não fugiu à regra, enquanto esperava por ser atendido na CUF, oiço umas palavaras em castelhano, levanto a cabeça e vejo um rapazola, pele e osso, com um aspecto fragil, que rapidamente reconheci, tratava-se de Di Maria. Meus amigos só o facto de às 9h00 da manhã ele andar pelo hospital não é abonatório, mas o aspecto do rapaz deixou-me preocupado. Pele e osso, nem sei como é que pode ter uma lesão muscular, pois nem espaço tem para ter musculo. Das duas uma, ou o rapaz corre muito ou está sujeito a uma época de sofrimento.

 

Data do comentário: 10/08/2007, 18:01:00, Blogger Sadeek

Boas camaradas vermelhos,

Pois por mais estranho que pareça andam alguns de vocês desanimados e com pouca fé. Tenho inclusivé amigos que pôem em dúvida se conseguem passar a pré-eliminatória...

Não percebo, sinceramente, o porquê desse desânimo. O F.Santos e a saída do Sabrosa não podem justificar tudo...

Estão no vosso plantel um dos melhores pontas de lança da América do Sul, o capitão da selecção campeã do mundo de sub20, o novo Mozer, o novo Eusébio (ok, neste estou a ser irónico) e o novo Pélé. Ainda Luisão, Léo, Rui Costa, Bergessio, L. Filipe, Petit, Manuel Fernandes, o Katso e por aí adiante.

Haja estrutura mental para aguentar a pressão porque a qualidade dos jogadores é inegável...

Por mim que percam o máximo de jogos possiveis.

Cumprimentos leoninos,

 

Data do comentário: 10/08/2007, 18:31:00, Blogger ratogoleador

TC,

Em relação ao tamanho do Di Maria pergunto-te se alguma vez tiveste ao pé do Simão?

É a prova que os homens não se medem aos palmos.

Depois os jogadores vão ao hospital fazer exames que não podem fazer na luz, esse procedimento é normal e semanal para acompanhamento da lesão.

Acho que os putos entrarão nas calmas na equipa, no fundo este ano compramos um goleador que esperemos dê resultado, depois basta teres uma boa defesa e uma equipa equilibrada, entrando a bola tudo fica mais fácil.

Se reparares o SCP vive assim porque os putos deles não são todos tão vedetas mas tendo na frente um homem golo e atrás uma boa defesa até consegues fazer coisas interessantes.

A saída do Simão pode parecer má mas o Benfica não é Simão.

 

Data do comentário: 11/08/2007, 00:00:00, Blogger Unknown

http://www.youtube.com/watch?v=vqo_rqMc8NA

Ohhhhhhh Tacuara!!
Gloriosooo,
Que Jogador!!
Perto da baliza não perdoas nem um gol,
D'Cabeça ou pé canhão,és o nosso Matador!!!

:)

Saudações Benfiquistas!!!

 

Data do comentário: 11/08/2007, 04:18:00, Blogger Maestro

No que respeita ao parágrafo que faz referência ao Fernando Santos...
Estiveste a beber o quê?

 

Data do comentário: 12/08/2007, 21:34:00, Blogger JNF

Excelente post. Todos os anos é a mesma coisa no que toca a contratações. Sempre que chega um jogador ao futebol portugues, mesmo vindo de um clube desconhecido do Bangladesh é sempre um reforço excelente que pode alterar para melhor a sua equipa. Por este andar, então, já deveríamos ter melhor liga que os espanhóis ou ingleses. Mas enfim...

 

Data do comentário: 14/08/2007, 09:49:00, Anonymous Anónimo

Um abraço rent...supremantorras
Bola7