Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, junho 11, 2007
Um "Verão gordo" ou um "Verão, gordo!"?

É esta a dúvida que me tem afligido há largas semanas. Não percebem? É confuso? Eu explico.

Depois da desilusão de que se revestiu a época 2006/07, que se seguiu, recordemos, à desilusão 2005/2006, eu estava (estava? Estou! Ou por outra, vou estando…) convencido de que os erros cometidos ao nível da gestão desportiva do clube não iam voltar a ser cometidos e que, mais do que nunca, a aposta no futebol iria ao encontro dos meus, nossos, desejos.

Isto, porque tenho o presidente do Benfica em boa conta. Mais do que inteligente, considero-o um homem esperto e, portanto, tendo em conta que ao nível financeiro os sintomas continuam a ser positivos, pelo menos aos olhos de um leigo na matéria como eu, tudo indiciava que iríamos ter um Verão gordo, no sentido em que se iriam contratar poucos mas bons jogadores, e o nível qualitativo do plantel iria ser consideravelmente melhorado. Porque, a não ser que o meu julgamento se revele desgraçadamente errado ou que haja problemas financeiros que nos estejam a ser sonegados, Luís Filipe Vieira tem obrigação de saber que este poderá muito bem ser o ano que decidirá a maneira como a sua Direcção irá ser recordada no futuro.

Claro que, na minha opinião, as coisas começaram logo a correr menos bem quando se decidiu manter o mesmo treinador da época passada, mas não será nesse sentido que irei desenvolver o meu pensamento. Será Fernando Santos o treinador designado para voltar a fazer o Benfica campeão? Assim seja. Pelo menos já teve o seu tempo de tirocínio e agora é chegado o tempo de mostrar que tem unhas para tocar esta guitarra. E é na qualidade da guitarra que neste momento residem os meus pensamentos e se centram as minhas preocupações.

Aqui chegados, é altura de informar os motivos pelos quais estou convencido de que estas semanas que distam entre o dia de hoje e o começo da nova época irão ser recheadas de notícias favoráveis às nossas pretensões de ter um plantel condizente com a grandeza do nosso clube na época 2007/08. Não tenho qualquer fonte dentro do Benfica, nem sequer conheço nenhum parente ou empregada doméstica de um qualquer dirigente da SAD que me tenha passado informações confidenciais acerca das movimentações de mercado que estão inevitavelmente a ser efectuados nesta altura, mas quando, depois de diversas notícias que davam conta da iminência do regresso de José Veiga ao Benfica, Luís Filipe Vieira veio a público assumir a condução de toda a politica desportiva do clube, entendi-o como o prenúncio de que, e passo a citar o Artur Jorge: “Iam acontecer coisas boas”. Isto porque estou convencido de que LFV não iria colocar a cabeça no cepo se não soubesse que estava em condições de dotar a equipa de meios que nunca antes tinha sido possível garantir, desde que assumiu a Presidência do clube.

E quando isso se confirmar poderei, finalmente, passar a dormir sem a ajuda de calmantes, porque a chalaça que alguns amigos (da onça) fizeram quando lhes falei no tal “Verão gordo”, transformando a afirmação numa interrogação e colocando maldosamente uma virgula depois da primeira daquelas palavras, não passou de um acto ignóbil e que lhes deveria valer a todos a proibição de festejar os títulos que, inevitavelmente, alcançaremos na época que aí vem. Duvidais, gente de pouca fé?

 
por Superman Torras - 18:47 | link |


14 comentário(s):


Data do comentário: 11/06/2007, 19:25:00, Anonymous Anónimo

Gostava de estar assim tão optimista,e aqui confesso que já estive muito mais.Há sempre a questão do TAL ponta de lança matador,a esperança de que é este ano que vem,sonha-se com Lucarellis e Miccolis na frente de ataque,e passado uns dias levamos com Edgares,Martin Janssens e agora Ratinhos e Williams,e o optimismo vem por aí abaixo.
È a nossa realidade (finaceira e não só),mas não explica tudo.
Vieira tem muitos atributos,mas a nível de conhecimento desportivo e de mercado,acho que não é o seu forte,e sozinho não me parece que consiga grandes «bombas»,a ver vamos...

 

Data do comentário: 11/06/2007, 19:52:00, Anonymous Anónimo

Quanto aos "Edgares,Martin Janssens e agora Ratinhos e Williams" até agora só vi jornais a falar disso! Que é o mesmo que dizer... que mais valia estarem calados!

Quanto aos que vêem, esperar para ver. Não somos daqueles que se estão a cagar para a situação financeira do clube (e ainda bem!!!).

Não dependemos de grandes bombas. Num país de justiça, os dos 2 milhões de prejuizo/mês já estavam na linha e aí a coisa era outra.

Mas Benfica e Sporting apostam na GESTÃO de Equilibrio financeiro, os outros nos prejuizos, negociatas e multiplos emprestímos dos seus mais de 50 jogadores!

 

Data do comentário: 11/06/2007, 21:05:00, Anonymous Anónimo

No caso dos miudos Ratinho e Willian, estamos a falar de dois intercionais sub-20 brasileiros. Alguma qualidade devem ter.

 

Data do comentário: 11/06/2007, 22:24:00, Blogger Tó Madeira

Gostava que o meu SLB fosse como o Sporting .
Ninguém falava do Gladstone e aí está ele . No SLB fala-se muito não há sigilo e perdem-se grandes negócios , como o Robinho.

 

Data do comentário: 11/06/2007, 23:18:00, Anonymous Anónimo

miguel: tb não te esqueças que quem vende jornais é o Benfica. Os jornaleiros andam todos em cima do Glorioso a ver se "sacam" a sua estoria, e, claro, ignoram os outros até os negocios tarem feitos. É uma das coisas em que o Benfica sofre por ser grande como é.

 

Data do comentário: 11/06/2007, 23:35:00, Blogger dezazucr

Deus queira super, Deus queira...
Eu tb acredito... mas eu tenho sempre uma fé estúpida... todo o ano, por pior que seja, acho que no ano seguinte seremos campeões.

Apesar disso não entro em devaneios com alguns, pedindo trutas como Lucarelis e tais... bastam-me Elmanders... loll

Ademais, se formos acreditar em metade do que a imprensa diz, ui.

 

Data do comentário: 12/06/2007, 09:12:00, Blogger rsa

A imprensa está á nora têm paginas para preencher logo qualquer coisa serve .
Eu não espero grande coisa infelizmente,acho que com o Veiga de volta as contratações vão ser ser para a comissão por outro lado com o engenheiro também não vale a pena investir....

 

Data do comentário: 12/06/2007, 09:22:00, Blogger Pedro

Se há coisa q Vieira já demonstrou é q não percebe patavina de futebol por isso obter esperança no assumir o controlo do futebol por parte de Vieira é suicidio.

vai ser mais do mesmo...muito se fala, e não estou a falar dos jornais mas sim das declarações de Vieira a cada inauguração e de Santos, e no fim vamos contratar jogadores desconhecidos ao nível daqueles q dispensamos...

 

Data do comentário: 12/06/2007, 09:43:00, Blogger porco

Sem duvida pedro.

Basta ver hoje nos jornais o exemplo do kaz.
Queremos mandar embora P. Jorge e Manu porque depois de terem jogado 5 min a época todo, dizem que não servem. Mandamos estes embora e vamos buscar outros iguais. Vão ter o mesmo percurso e no final da época também os mandamos embora porque não servem. E assim se troca todos os anos de 2ª linha....

 

Data do comentário: 12/06/2007, 13:06:00, Blogger MédioCriativo

Eu, para mal dos meu pecados e da minha carteira que me paga as cotas, não acredito nisso. Acredito mais na teoria do "Verão, gordo!". Já olharam para a proeminente zona abdominal do nosso Mister?

Bom, mas nem é esse o problema maior. A verdade é a que disse aqui o Pedro: o nosso presidente (que tem todo o meu apoio, há que dizê-lo, porque isto tinha chegado a um estado tal que para mim o que ele fez é já por si um milagre) mas dizia eu, o nosso presidente a cada inauguração duma nova Casa do Benfica vem com aquela conversa que é já sua imagem de marca "vêm aí grandes novidades" ou "eu sei de coisas escandalosas que um dia vou dizer e vai ser uma bomba" ou "connosco não brincam" e depois não há novidades, não há bombas ou acabam por não ser divulgadas e no meio disso tudo, toda a gente brinca connosco!

Mal por mal, penso que mais valia mandar voltar o Veiga (pessoa de quem nunca gostei) porque numa luta de Cães devemos increver um Cão!

Saudações,
MC

www.gordovaiabaliza.blogspot.com

 

Data do comentário: 12/06/2007, 16:33:00, Anonymous Anónimo

Os nomes lançados pelos jornais valem o que valem, e opinar sobre isso é perder tempo.
Quanto a mim, 2 aquisições de qualidade sem gastar um tuste era o retorno do Diego Souza e convencer M.Fernades a ficar (este caso mais difícil, com vontade e não por imposição).
Também bastante importante, e fala-se pouco nisso, é a venda definitiva de alguns jogadores excedentários, (permanecendo os jovens de interesse para o futuro, e neste caso o melhor é a rodagem em outras equipas) julgo muito importante a subtracção de gastos com jogadores que não vão ser opção, amealhando, se possível, algum na venda.
Quanto ás proclamadas aquisições de LFV, ficava satisfeito com a vinda de um ponta-de-lança de “créditos firmados”, ou seja, um gajo que meta a bola dentro da baliza com facilidade e que já o tenha demonstrado, não numa 2ª divisão ou num campeonato sem expressão, mas sim ao mais alto nível (tipo Huntelaar).
Saudações e viva o Benfica.

 

Data do comentário: 12/06/2007, 16:49:00, Blogger João Tomaz

Quer-me parecer que não temos um tusto... Provavelmente, estaremos condicionados pela banca.
Concordaria com o regresso do Diego e, desde que com vontade, do Manuel Fernandes. De resto, todos os cêntimos para um ponta-de-lança! O resto serve...

 

Data do comentário: 12/06/2007, 17:39:00, Blogger Tó Madeira

Caros companheiros de sofrimento é incrivél como em 12 comentarios consigo concordar com tudo o que foi escrito , muito do que li converso mtas vezes em casa com o meu pai outro Socio\doente como eu.Mas olhem no fundo sá quero uma coisa que não se repitam os erros do passado. Beto, Marco Ferreira, Marcel , Karadas ; George Jardel, Pacote Alverca= Todos estes pagavam jogador de classe mundial que enchia o estádio ou pelo menos motivava.

 

Data do comentário: 13/06/2007, 10:11:00, Anonymous Anónimo

meus caros...só existe dinheiro e menos de 5.000.000 que dá para uma contratação de jeito e mais nada...se não houver vendas haverá apenas um reforço...reforço...o resto são cantigas de embalar..a dupla VV continua continua em navegação à vista e pouco mais...mas uma coisa é certa...ninguem pode acusar a direcção de não patrocinar as tradições...e a tradição das cenouras no defeso já é histórica...
bola7