Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sexta-feira, junho 08, 2007
Ir à bola para ver os ‘putos’.

Boas análises ao jogo de ontem podem ser lidas aqui e aqui, nesta "Tertúlia" gostaria de partilhar, essencialmente, o prazer que foi ver um jogo de juniores, um derby, um Benfica-Sporting, no Estádio da Luz, com quase 15 mil pessoas a assistir.

Foi aquela renovada sensação de que é possível, por momentos, voltar aos tempos de um futebol que ainda não estava subjugado à hipoteca dos clubes aos horários televisivos de agora. Pelas quinze horas, no sintético adjacente à zona comercial do Estádio, começou o jogo entre o Benfica e o Sporting em Infantis A, futebol de onze. Quem ganhasse o jogo seria campeão distrital. Os nossos miúdos fizeram a festa de mais um título. Destaque para um miúdo, alto e de cabelo longo, que joga no nosso meio campo e que, efectivamente, pensa o jogo obrigando toda a equipa a jogar (não posso garantir, mas penso que este miúdo se chama Valdomiro Lameira Gui).
_____
Depois, foi o jogo dos juniores, às dezassete horas. Parece a feijões, mas não é: é um jogo feito de rivalidades. Numa tarde soalheira, com muitas famílias e juventude nas bancadas, viu-se muita irreverência, muito querer, algum talento, alguma garotice e muitos sonhos no relvado.
De entre os nossos rapazes, destaco o defesa esquerdo, Ruben Lima, cheio de garra, pulmão e sentido posicional; gostei de ver o Yu Dabao: o rapaz parece saber bem que terrenos pisa e como os pisar. Aliás, ao contrário do que diz a imprensa, fiquei com a convicção de que o nosso golo foi marcado pelo Dabao e não pelo Sami…
Pelos deles, destaco o Rui Patrício, o guarda-redes, não tenho dúvidas de que terá um bom futuro como profissional; e o número 11 (não sei o nome do rapaz), rápido, com técnica fora do comum e sempre com sentido de baliza.

Única nota menos boa: as birras de um fedelho às riscas verdes que jogou com o número 7 e que deu uma cabal demonstração do que é um puto mal formado.

 
por Pedro F.Ferreira - 16:49 | link |


7 comentário(s):


Data do comentário: 08/06/2007, 17:39:00, Anonymous Anónimo

O número 11, tenho quase a certeza que se chama Alison Almeida, mas posso estar enganado. Mas chamou-me mais a atençao o 10, o Adrien Silva. E estamos em concordancia quanto ao golo, pois estava em boa posiçao e foi o Dabao que marcou o golo, e nos festejos, o Sami deu os parabéns ao Dabao, que veio festejar para a frente do lugar onde eu estava.
Da mesma forma, fiquei com a impressão de o golo deles ter sido autogolo do Nuno Ferreira, e não um golo do Ricardo Nogueira, como tem sido escrito, e houve quem concordasse comigo.
Também gostei do Rúben Lima e do Dabao, mas apesar de nao ter feito uma exibiçao de enchar o olho, gostei do que vi do 6, Romeu Ribeiro, e acho que tem futuro. Também gostei do 10, André Carvalhas, boa técnica e sempre a pegar no jogo.
Mas não me chamou a atenção o número 7, não sei se foi um dos que fingiu lesões constantemente ou o que tentou agredir um jogador do benfica e levou um amarelo. Supostamente, o 7 seria o Marco Matias. Mas apreciei particularmente o facto de se verem arbitragens destas já a este nivel. Os dois penalties foram claros, e deu para ver que o fiscal estava pouco interessado em deixar jogar o yu dabao.
Além disso, tive pena de não ver jogar pelo sporting o André Cacito, um junior de primeiro ano que passou por um colégio situado no lumiar, há uns poucos anos.
O Estrela, jogador dos infantis, chama-se efectivamente Valdomiro Lameira, mas é normalmente referido como Estrela.
Mas nem tudo foi tão agradável como poderia ser, pois apesar de alguma culpa dos adeptos, o sistema de bilheteiras da sempre problema nestes jogos à tarde, tal como já tinha dado contra o Oliveira do Bairro.Houve quem já nao visse o jogo, por impossibilidade de arranjar bilhete,pois a fila era bastante extensa. Pode-se e deve-se fazer melhor. Um abraço

 

Data do comentário: 08/06/2007, 19:49:00, Anonymous Anónimo

Pedro FF:
Se o 11 era um "moreno" com cabelo esquisito, é o Alison. Um brasileiro que veio há 1 ou 2 épocas atrás. Acho que até antes do Ronny e do Pupo...

O Adrien é bom jogoador. Teve proposta do Chelsea e recusou (ao contrário de outros).

O n.º 7 a que te referes seria o João Gonçalves?

 

Data do comentário: 08/06/2007, 20:26:00, Anonymous Anónimo

Não, o 7 era o menino Marco Matias. Esse palerma (palerma porque ainda é puto, senão...)do João Gonçalves era o 2.
O menino Marco pode ter a ceerteza que ou muda de atitude ou futebol dúvido que venha a jogar. Palhaço talvez.

 

Data do comentário: 09/06/2007, 00:09:00, Blogger Dorian Gray

E o k aconteceu ao Kaz Patafka?!? Saiu da equipa ou está pelas australias?!? Tinha mt esperança nesse puto chamado pelo Hiddink para os treinos da selecção pré-mundial.

Alguém sabe alguma coisa?

 

Data do comentário: 09/06/2007, 03:04:00, Anonymous Anónimo

O Valdomiro Lameira aka Estrela que se destacou por exemplo, na Pontinha, não tem cabelos longos como descreveste...

Dorian Gray, o Patafta está nos juniores do Benfica, é regularmente titular mas não tem mostrado nada de especial. Miguel Rosa, Victor, Romeu Ribeiro, André Carvalhas são bem mais promissores que o australiano que não teve muito boa adaptação (a técnica está lá, falta o resto).

 

Data do comentário: 09/06/2007, 12:47:00, Blogger Bakero

Esse Alison do Sporting, vem hoje na Bola a dizer que foi emprestado a um clube Belga...

Também vi esse jogo de Infantis, e foi bonito ver a festa dos míudos no final do jogo :-).

Quanto aos juniores, o Dabao vê-se que está num nível superior, embora não tenha feito um grande jogo (também vem de uma lesão...). Fiquei também muito bem impressionado com o nosso defesa esquerdo! Raçudo, com vontade de atacar, parece-me que pode estar ali um bom jogador.

E, realmente, foi muito bom ver um jogo no estádio da Luz, à tarde e com um excelente ambiente no estádio (uma certa rivalidade, mas sem grandes pressões :-) )

 

Data do comentário: 09/06/2007, 20:48:00, Anonymous Anónimo

Dorian gray, o patafta jogou. Se leres crónicas do jogo, vês que ele entrou perto dos 75 minutos.
Perdeu o lugar para o Miguel Rosa, mas antes disso, ainda fez alguns jogos.
Anónimo, costumas seguir os juniores? É que eu fiquei bastante desapontado com o Miguel Rosa, fez um jogo desastroso. Fiquei espantado, pois esperava mais dele. Não sei se foi só este jogo, mas espero bem que sim.