Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

terça-feira, maio 15, 2007
Asnices do jornalismo desportivo português.
A ‘coisa’ funcionou assim: o Daily Mirror (jornal conhecido por ser um exemplo fidedigno de bom jornalismo, daquele que cá se faz algures entre o “Crime” e o “Record”, mas ligeiramente mais sério, ainda que mantendo bons espécimes de borregada parola) noticiou o interesse do West Ham em Nuno Gomes. Fui ler e li o seguinte:
«Benfica striker Gomes, 30, has been watched by West Ham scouts and has spoken to his Portugal team-mate Luis Boa Morte about a possible £3m move to Upton Park. Gomes said: "It is an attractive opportunity to play in England because I have always enjoyed watching it on television. "I have watched my Portuguese team-mates Ricardo Carvalho and Paulo Ferreira and it makes me believe I can make a move to England. "I'm happy at Benfica but a proposal from England would be my last big deal. I am ready for an English adventure."»
(link)

Ou seja, o pasquim diz que Nuno Gomes teria dito a Luís-Boa Morte aquilo que acabei de citar e que qualquer borra botas com um conhecimento da língua inglesa suficiente para fazer a cadeira de Inglês Técnico na Universidade Independente saberá traduzir.
Assim, esta ‘fidedigna’ notícia baseia-se não em declarações de Nuno Gomes a um jornalista, mas em declarações que Nuno Gomes teria prestado a Luís Boa-Morte. Não havendo também a indicação de que Boa-Morte teria prestado estas declarações a nenhum jornalista, apesar de lá trazerem as aspas…
Basicamente isto é… nada, e qualquer jornalista que o fosse por inteiro sabê-lo-ia.
No entanto, o jornalista Paulo Jorge Sousa, que escreve para o Sportugal, transformou o “nada” nisto:

“Esta é uma atractiva oportunidade de jogar em Inglaterra, porque sempre gostei de ver este campeonato pela televisão”, referiu [Nuno Gomes] à imprensa inglesa.
[…]
“Eu costumo ver os jogos onde actuam os portugueses, como o Ricardo Carvalho e o Paulo Ferreira, e isso faz-me acreditar que posso mudar para Inglaterra”, acrescentou [Nuno Gomes]
[…]
“Estou feliz no Benfica, mas a mudança para outro clube europeu pode ser o meu último bom negócio. Estou pronto para uma aventura inglesa”, concluiu Nuno Gomes. (link)


Isto é um jornalismo de sarjeta. Isto é grave. Isto é fazer pior jornalismo do que aquele pedaço de excremento que os ingleses haviam feito. Isto é dizer que as palavras, supostamente, ditas por Nuno Gomes a Boa-Morte foram palavras ditas por Nuno Gomes a um jornalista. Isto é inventar um facto e fundamentá-lo mentindo. Isto, no mínimo, é incompetência e, no máximo (em que não quero acreditar), é agir de má fé. Isto é o lodaçal em que se encontra o jornalismo desportivo português.
Obviamente, o resto da matilha fará disto manchete.
 
por Anónimo - 20:48 | link |


7 comentário(s):


Data do comentário: 15/05/2007, 22:21:00, Blogger special one

se sair no Daily Mirror ou no The Sun, existe existe uma grande probabilidade da notícia não corresponder á verdade...

 

Data do comentário: 15/05/2007, 23:02:00, Anonymous Anónimo

há cada parolo...
tirem mas é um curso de inglês na wall street. poxa.
Não há paciência!
Os jogadores do FCPorcos é que são bons, porque não falam nesses?
O que é o Nuno Gomes com 31 anos e que não marca ao lado de um Adriano que marca que se farte e com 25 anos? Ou mesmo o Liedson.
Não se percebe...

 

Data do comentário: 15/05/2007, 23:12:00, Blogger special one

nandolas, acho que nenhum deles marcou que se fartou esta temporada...

 

Data do comentário: 16/05/2007, 01:11:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

O recomeço da silly season...

 

Data do comentário: 16/05/2007, 09:33:00, Anonymous Anónimo

Nuno Gomes 6 golos
Adriano 10 golos
Liedson 14 golos

Estamos a ver a lista, porque não falam nos outros 2?
São eles sempre os melhores e os que marcam mais... não se percebe como querem sempre o Nuno!

 

Data do comentário: 16/05/2007, 12:03:00, Blogger Sgt. Pepper

Estas notícias têm o proposito único de destabilizar. Foi como sair no Domingo a notícia do Micolli estar a ser negociado para o FCP... É ignorar e manter a concentração total para o jogo que se segue e que poderá ter importância extrema.

 

Data do comentário: 16/05/2007, 19:34:00, Anonymous Anónimo

ze_turkish:
Nessa do Miccoli, fia-te na virgem e depois tens um 2.º Jankauskas...