Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, abril 30, 2007
A táctica e a estratégia.
Eu me confesso treinador de bancada. Se fosse ‘treinador’ de comentário televisivo, diria coisas como desenho táctico, basculação(?), verticalidade ofensiva, horizontalidade defensiva, densidade de jogo, profundidade atacante e pérolas afins. Se fosse um treinador como Fernando Santos diria ainda acredito, ainda é possível, estamos tristes, temos de conversar. Mas não, não sou especialista e falo aqui apenas como leigo. Como tal, perdoem-me o atrevimento da ignorância.
Como treinador de bancada, ontem vi um Benfica que vive do querer, da vontade e da entrega de todos os que estiveram em campo e do talento de muitos dos que estiveram em campo. Tenho a sensação de que os nossos futebolistas aprenderam onde se colocar em campo, mas que, depois, aquilo não sai. Parece que a equipa está a vestir um fato que lhe não serve. Chega a ser confrangedor ver como a entrega de futebolistas da estirpe de Léo, de Rui Costa, de Petit ou de Miccoli se esbate perante o nada que é a concretização prática das, certamente belas e envolventes, teorias, tácticas, ideias, conceitos ou seja lá o que for que o treinador tenta implementar. Dizem-me que é a “táctica do losango”. Mas que raio de coisa é essa? É a disposição de quatro jogadores no meio campo e as consequentes movimentações de todos os outros em função desses quatro? Não sei. Sei que, ontem, os rapazitos da outra equipa até iam sabendo o que fazer à bola quando a tinham. Os nossos viviam do querer, da vontade e do talento. Ontem, não empatámos devido à táctica, nem apesar da táctica do losango à F. Santos. Tal como não perdemos este campeonato devido à táctica ou apesar da táctica do losango à F. Santos. Isso seria dar demasiado crédito a uma coisa que ainda ninguém percebeu muito bem o que é.
Assim, tenho de agradecer aos futebolistas este terceiro lugar, tal como tenho de lhes agradecer o empate de ontem. Se eles fossem futebolistas da estirpe dos nossos adversários, estaríamos ainda numa posição pior. Uma vez que são de qualidade e entrega acima do comum, colmatam a falta de orientação da equipa e conseguem levar o Clube até ao terceiro lugar.
Como este post provou à saciedade, de tácticas não percebo e, certamente, cometi muitas injustiças neste arrazoado de prosa.
No entanto, de estratégias tenho, perdoem-me a imodéstia, algum conhecimento. Sei que a estratégia de um Clube é definida pela Cabeça do mesmo. Se a Direcção considera que isto é táctica para manter, então a estratégia seguida parece-me profundamente errada. Se a Direcção do Clube decidir manter, para a próxima época, este responsável pela mísera época que estamos a fazer, passa então a ser um erro estratégico. Esses (os erros estratégicos) são mais perigosos e pagam-se muito caro. A Direcção pagará caro esse erro em futuras eleições e o Clube pagá-lo-á com mais um ano a adiar a vivência da sua real dimensão. Este último é o custo que me preocupa.
 
por Pedro F.Ferreira - 15:52 | link |


14 comentário(s):


Data do comentário: 30/04/2007, 16:23:00, Blogger bem litrado

Preocupa-nos a todos e não é pouco.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 16:35:00, Anonymous Anónimo

Pedro,

Percebes muito mais do que julgas.
O teu comentário é perfeito. O futebol como um jogo, deve ter tácticas e estratégias. As 1ª só servem para concretizar as 2ª.

Onde está o planeamento estratégico do futebol profissional do SLB? No lixo! Há 3 anos foi apresentado o documento estratégico. Era brilhante. Concordei em absoluto. Onde está a sua implementação? Em lado algum. Mais, o futebol da formação tem vindo a cumprir o plano, como o profissional não o faz, todo o trabalho da formaçãp vai para o lixo.

A táctica de uma equipa de futebol deve ser implementada em função dos jogadores disponíveis, das suas caraterísticas técnicas, físicas e psicológicas, e não ao contrário (a rigidez é tanta que o FS até ficou fodido de o Simão ficar no SLB. Isto diz tudo!).

Os jogadores do SLB andam perdidos pelo campo sem saberem muito bem o que fazer. Atrapalham-se uns aos outros ou ficam 10 à espera de ver o que 1 vai fazer.

Ontem, foi gritante ver , no último quarto de hora, a quantidade de potenciais contra-ataques mortíferos que perdemos, por mau posicionamento em campo dos jogadores e passes mal feitos.

Esta última questão só pode ter a ver com a falta de treino. Não há rotinas trabalhadas insistentemente. Aliás, como poderia haver se os jogadores, a partir de finais de Agosto, só treinam 1 vez por dia 1h30'.

Qualidade de passe, recepção, desmarcação, ocupação de espaços vazios, centros e remates (nenhum jogador do SLB era capaz de marcar o golo do Rooney contra o Milan) confrangedores.

Preparação física nula; incapacidade total de recuperação de lesões simples ou de média gravidade em tempo útil.

A maioria dos jogadores foi profissional na atitude ao longo da época, o treinador foi um incompetente na gestão de tudo o que atrás referi. Como responsável do Departamento técnico deve ser demitido ( como é baratinho não há problemas de indemnização).

 

Data do comentário: 30/04/2007, 16:39:00, Anonymous Anónimo

Bom post, cruelmente real...

 

Data do comentário: 30/04/2007, 17:05:00, Blogger rsa

Pois eu até ontem, ainda via hipotese do "engenheiro do tenta" continuar, mais porque o Benfica não consegue a mudar de treinador todos os anos manter e ter um rumo.
Como disse pensei assim até ontem, isto porque a maneira como sofremos o golo sabendo que esse é o aspecto mais forte do scp, a forma como grande parte dos jogadores acabaram literalmente de rastos sem conseguir correr, as substituições , as explicações ridiculas e o discurso da fé convenceram-me.Sorte? Acreditar que coisas boas vão acontecer? Então e o trabalho então e o planeamento ?
Mas aquilo que mais me assusta é que mesmo que o engenheiro não fique parece-me que as pessoas na Direcção do Benfica não têm ideia clara nem definida do que fazer para melhorar desportivamente o Benfica. Isto porque basta dar uma volta pela blogosfera e perceber que o engenheiro não têm condições para ficar arrepia-me só de pensar que ele pode ficar e as consequências que podem resultar dai.Ontem o facto do estádio não estar cheio foi o primeiro sinal.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 17:28:00, Anonymous Anónimo

Esse losango só serve pra uma coisa, jogar sem alas, afunilar jogo, fazer dos laterais extremos que não são, obrigá-los a cruzar que é coisa que nenhum dos dois laterais do Benfica sabe. Uma coisa é ter um Vitor Paneira a criar automatismos numa ala com preocupações exminentemente ofensivas, cruzando com "vocação", outra coisa é vermos o Nelson a enterrar na defesa e ainda ser obrigado a fazer de ala cruzando invariavelmente para os pés dos defesas porque simplesmente não tem talento pra mais. O futebol tem que ter extremos, ou se trata de um losango à porto 2004(com Pedro Mendes,Maniche,Deco, Alenitchev,Carlos Alberto) com uma qualidade acima da média ou tem de se jogar com alas. Futebol sem alas não é futebol, futebol com laterais mascarados de alas continua a não ser futebol.

Tens toda a razão neste post, o que me deixa extremamente fodido e com vontade de te insultar lol :)

 

Data do comentário: 30/04/2007, 17:32:00, Anonymous Anónimo

Vou repetir aqui o que já afirmei no blog do D'Arcy.

Fiquei estupefacto com as cócoras dos nossos jogadores. Nunca tinha visto tantos ao mesmo tempo!

Nunca uma equipa de futebol de topo teve um tão mau estado físico, como esta do SLB.

Está na altura de tentarmos fazer chegar a nossa voz ao presidente. Ele tem de ouvir. Isto não pode continuar assim. A gestão do futebol profissional é de um amadorismo atroz.

Estou convencidíssimo que esta época fomos nós que a perdemos e não os adversários que a ganharam.

O SLB é o único clube com viabilidade económica e financeira em PTG, logo tem tudo para só ele ganhar e ganhar sempre.

Os porcos estão falidos (ou julgam que o apelo ao Belmiro de Azevedo foi por acaso?)e a mama vai acabar muito em breve. É infalível. Os lagartos que se podem aguentar melhor que aqueles estão aflitos mas vão voltar a ser o 2º clube.

Mas, para que tudo isto seja exequível não podemos ser amadores na gestão do futebol profissional.

O LFV precisa de quem o ajude na gestão do futebol. Contrate o Camacho. É um dois em um: Treinador e director - um general manager!
Com o dinheiro disponível o Camacho sabe quem comprar.

Insistir na asneira FS é simplesmente a desgraça do SLB no curto/médio prazo.

Os sócios e adeptos podem não se manifestar ruidosamente, mas ao contrário do que se poderia julgar, é disto que eu tenho pavor. Sempre tive muito respeito pelas maiorias silenciosas. São as que não falam (as que derrotaram JVA e elegeram João Santos); são as que fazem. E o que podem fazer aqui é tão simplesmente abandonarem o clube. Desinteressarem-se. Não pagar quotas, merchandising, cativos, etc, etc,etc. Pensem nos efeitos disto!

 

Data do comentário: 30/04/2007, 19:27:00, Anonymous Anónimo

Pois é Johnny, e por mim vou falando (e temendo).

Já fui um miraculado do JVA, que me curou de uma doença que eu tinha como incurável (ser doente do Benfica...), depois, felizmente, lá fui tendo umas saudáveis recaídas mas desde há uns tempos, não sei porquê, tenho sentido assim como que a acção destes novos milagreiros, parece-me que à custa dos "santos" comprimidos da marca "instituição", querem ver que é agora que fico curado de vez?!
carlos

 

Data do comentário: 30/04/2007, 19:43:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Johnny Rook, nós, os adeptos, não podemos esmorecer. O nosso Benfica, a Instituição, está acima de qualquer momento menos bom. Quem conseguiu sobreviver a Damásio e a JVAzevedo, sobrevive a qualquer adversidade. Tens toda a razão ao dizer que o pior que pode acontecer é o silêncio e o conformismo por parte dos adeptos. Aliás, ao contrário do que diz a actual Direcção, governar sem uma oposição que seja credível e que não seja gratuita na forma de pedir responsabilidades e, também, na forma de reconhecer capacidades e virtudes de uma Direcção é o pior que pode acontecer a uma Direcção que se quer competente. Quando vejo a convicção com que o nosso Presidente diz que FS será, novamente, treinador, não posso deixar de pensar que isso deriva de uma errada sensação de que é impune ao escrutínio das urnas. Enfim, começo a ver aquilo que sempre temi e que decorre de um dos maiores erros históricos do nosso Clube: ter havido apenas UMA lista nas últimas eleições. Sempre pretendi que LFV continuasse como Presidente mas não deveria ter sido eleito sem oposição. Isso é o que acontece em clubes que têm "donos". Começo a temer que, também no nosso Clube, haja quem, apesar de tudo o que de bom fez, se considere "dono". Espero estar enganado...

 

Data do comentário: 30/04/2007, 19:50:00, Blogger Superman Torras

Vou-me citar a mim próprio (eh eh), porque cai aqui nesta discussão que nem ginjas:

"Boa parte de nós (assumindo que há outros trintões que participam nestas conversas) passaram pela triste experiência de assistir ao declínio do Benfica enquanto clube vencedor, e no fundo penso que todos temos o secreto receio de que as conquistas de há 2 e 3 anos (campeonato e taça respectivamente) estejam destinadas a serem pequenos oasis neste deserto que parecia definitivamente atravessado!

A permanência do F.Santos e a indecisão sobre os mandos e comandos do nosso departamento de futebol (vulgo "politica desportiva") são apenas mais alguns indícios do que aí pode (continuar a) vir..."

 

Data do comentário: 30/04/2007, 19:55:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Superman Torras, não quero, nem gosto, de ser "apocalíptico". As vitórias a que te referes não podem ser algo de passageiro. A cultura da vitória nunca se apaga neste clube. Não pode, está nos genes do nosso Benfica. Está nos nosso código genético. E mais, a vitória só existe quando ficamos à frente de TODOS. Ao contrário de uns clubitos para quem a grande vitória é ficar à frente do MAIOR.
Enfim, quem tem os milhões de adeptos que nós temos, só pode, só existe, só faz sentido manter e perpetuar a alma de vencedor.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 20:15:00, Blogger Superman Torras

Não sei, mas por vezes dá a sensação de que o clube vencedor, aquele que ultrapassava as adversidades e acabava por vencer, quase que parecendo se dar ao luxo de gostar das adversidades e de muitas vezes as alimentar só para dar mais significado e sabor às vitórias, continua a manter uma destas características mas não a outra.

Compreendes?

É me até um pouco difícil escrevê-lo mas algumas vezes em conversas com amigos meus pomos nos a recordar os últimos 20/25 anos do Benfica e parece que aquilo que exigimos do clube hoje em dia não é propriamente consentâneo com o que ele nos deu ao longo da nossa história como benfiquistas. Onde óbvia e infelizmente não entram as conquistas da década de 60.

Ou seja, a alma de vencedor até admito estar lá, mas já ia sendo tempo de emprestar um corpo a esta alma...

 

Data do comentário: 01/05/2007, 03:39:00, Anonymous Anónimo

A táctica do losango é bem simples... é chapa três!!!

JGomes

 

Data do comentário: 01/05/2007, 04:55:00, Anonymous Anónimo

Pedro,

Tens razão quanto ao ao LFV. Eu acrescento que já não tenho dúvida que ele julga mesmo que pode fazer o que lhe dá na real gana. O sucesso cegou-o.
Mas o grave da situação é que ele mais alguns compinchas são donos do capital da SAD (e esta é que manda no futebol) e atravessaram-se perante os bancos nos financiamentos. É quase impossível nos tempos mais próximos tirá-lo de lá pela via normal.
É evidente que o clube tem a maioria do capital. Mas isso não chega.

Só temos uma arma; protestar fortemente e, se não resultar, abandonar-mos temporariamente o futebol. Estádio vazio, suspensão do pagamento de quotas e não compar merchandising, cativos, etc (isto até é fácil de fazer agora até Agosto, são 4 meses a pão e água. Infelizmente só assim (os bancos vão logo berrar) podemos exercer o nosso poder de verdadeiros donos do clube.
Acho que nos próximos 2 jogos em casa temos de protestar de qualquer forma.

Vem aí mais um ano do triunvirato; FS, Veiga e Vieira. Jogadores de merda (Cirilos); saída dos melhores e não promoção de qualquer junior´. Estamos em Maio, já me esquecia! Mês de todas as asneiras.

 

Data do comentário: 01/05/2007, 23:05:00, Blogger dezazucr

O FS não pode continuar e por amor de Deus, o Veiga não pode voltar. A política desportiva do clube enquanto Veiga esteve cá foi péssima, quem é que Veiga trouxe de jeito? Ninguém, só monos. Jogadores que nem no banco figuram.
Veiga não pode voltar até pela aura poluta que empresta ao clube. Não quero não quero e não quero.

Eu quero outro Benfica. O que é preciso fazermos para fazer chegar a mensagem à Direcção... sorte tiveram eles que as eleições foram no início do ano.

Temos de conseguir fazer chegar a nossa voz à direcção e acredito que 90% dos sócios não quer, da mesma forma como não quiz e repudiou há um ano a contratação do FS... será que a nossa voz não conta? Fodass somos nós que sustentamos esta cambada!

Se os adeptos não se identificam minimamente com o treinador, ele que saia, eu não sou adepto de instabilidade, mas porra, não cumpriu os objectivos e pior sujeitou-nos a imensas humiliações este ano, pois não bastassem as inúmeras chapas 3 sofridas, conseguimos ser eliminados da taça por uma equipa da 2ª divisão que não ganhava um jogo fazia 3 meses!

Basta, basta, basta!!!