Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

domingo, abril 29, 2007
Adeus...
Um mau jogo de futebol entre duas equipas muito fraquinhas que mais não fizeram do que oferecer o título ao Porto que, mesmo perdendo, ganhou. Terá sido por isso o nosso ADEUS.
O Benfica fez um mau jogo de futebol, ressentindo-se demasiado da ausência de Simão o que veio a agravar-se com um golo tão madrugador do Sporting. No Benfica, notei sobretudo um evidente défice de condição física que não lhes permitiu nunca pressionar o adversário no seu meio-campo, dando espaços enormes nas proximidades da nossa grande área. Quanto ao resto, é impressionante aquilo que o Nuno Gomes não joga (perdoem-me os seus defensores), é impressionante a quantidade de passes que o Rui Costa falhou, é impressionante como o Mantorras coxeia e é impressionante aquilo de que é capaz o Miccoli, sem dúvida o melhor do Benfica.
Foi o Adeus definitivo ao título. Mas uma equipa que não é capaz de ganhar ao Porto e Sporting em casa, numa altura decisiva do Campeonato, não merece de facto ser campeão pelo que o título parece estar bem entregue. Para o ano, há mais.
VIVA O BENFICA!
Apenas mais uma nota: O Sporting mostrou bem a sua condição quando numa altura em que o que parecia mais interessar a uma e outra equipa seria a vitória, faz entrar um defesa (Tonel) para o lugar dum avançado (Romagnoli). Enfim, o primeiro dos últimos parece agradar...
 
por bem litrado - 22:53 | link |


14 comentário(s):


Data do comentário: 29/04/2007, 23:52:00, Anonymous Anónimo

É natural que Rui Costa falhe passes, na medida em que é o único que faz passes de risco... Para passar para o lado e para trás sem qualquer grau de risco estava lá o Nuno Assis... É natural que um dez autêntico falhe alguns passes, tal como é natural que um extremo autêntico falhe alguns dribles... João Pinto sempre foi o jogador que mais perdas de bola teve por todas as equipas por onde passou. É que jogar sem risco para não estragar a estatística não era jogo para ele. Para Rui Costa a lógica é a mesma. O problema não está em Rui Costa, está na falta de talento que existe à sua volta.

Miccoli esteve muito bem, é pena é que só o esteja 3 vezes por ano.

Simão faz uma falta enorme a esta equipa. Há muita garra, muito coração, mas pouca clarividência, pouca cabeça. O grande exemplo deste estilo pouco racional é Leo.

Luta e trabalha como poucos, defende e ataca muito, mas simplesmente não sabe atacar, não sabe cruzar, não dribla nunca sem cair. Ou tem Simão para lhe pôr a bola nas costas ou cada ataque de Leo é um lance perdido. Atenção, admiro Leo, mas não façamos dele um craque porque não é, é um craque na entrega, na resistência, no resto é um como os outros.

Nuno Gomes está irreconhecível.

O benfica precisa de alguns reforços a sério. Invista-se ou os outros continuarão a passear no primeiro lugar.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 02:13:00, Blogger S.L.B.

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 02:13:00, Blogger S.L.B.

Bem Litrado: os lagartos só dependem deles para cumprirem o seu objectivo de sempre - ficarem à frente do Benfica, sendo o lugar irrelevante para eles.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 04:20:00, Blogger NrowS

Péssimo resultado. Concordo inteiramente com a última frase do comentário do luís.
Para além disso, aproveito só para dizer que estou a tentar reanimar o SLBlog. Estão todos convidados.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 09:37:00, Anonymous Anónimo

Jogo que explica tudo...a mediocridade ao serviço da bola...no campeonato da 2ª circular lá ficou a esperança da possivel vitória...o scp preferiu gangar este campeonato ao invés de arriscar a tentativa da liga...quanto a nós..equipa á imagem do seu treinador e presidente...basófia e perdedor...triste...abulico e sem a minima chama...falta de categoria no plantel..na estrutura do futebol e tudo o mais...mas como campeonato da 2ª circular ainda está em discussão tudo vai bem..de certeza que esta semana LFV lá fará mais um discurso bacoco na laia do costume...e todo o mundo encherá o peito...
PS: estive a ver um Benfica-Scp de 1989 e tive grande dificuldade em explicar ao meu neto que aquele Benfica é o mesmo que existe agora...
Abraços...Bola7

 

Data do comentário: 30/04/2007, 12:45:00, Blogger BP

É uma chatice, mas ao ver o jogo como foi ontem, tenho que pensar assim: o Sporting combinou ficar em 2º pro porto ser campeao!! parece teoria da conspiração mas que porra!! Eu se fosse adepto dos verdes (antes morte que tal sorte!!), tinha vergonha! Mas eles não! Festejaram o 3º lugar do Benfica!! Tristes!!!! é dificil ganhar contra a melhor defesa do campeonato e com 9/10 homens atras da bola!
abraços
http://obenficologo.blogspot.com

 

Data do comentário: 30/04/2007, 12:59:00, Blogger João Raposão

Se percebesses mais um bocadinho de futebol, facilmente chegarias à conclusão que a ideia do Paulo Bento não era a de defender, mas sim de passar o Tonel para o lugar do Miguel Veloso, para este poder voltar a subir no terreno.

Não é assim tão dificil, pois não?

 

Data do comentário: 30/04/2007, 16:19:00, Blogger bem litrado

Fábio, diz isso ao teu treinador que acaba por dizer no fim do jogo que "se não conseguimos ganhar, interessava pelo menos não perder".
Independentemente disso, essa substituição não teve certamente o objectivo de arriscar a vitória. Se assim é, de facto quem percebe de futebol és tu.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 16:44:00, Blogger bem litrado

Luís, no que toca a este jogo, discordo em absoluto que os inúmeros passes falhados pelo Rui Costa se devam ao facto destes serem arriscados, até porque o Rui Costa já nos habituou a uma qualidade de passe que não se coaduna com a quantidade de falhanços ocorrida neste jogo. Em determinada fase do jogo, já na segunda parte, estive particularmente atento aos passes do Rui Costa e os passes falhados foram consecutivos e em número que não se pode desprezar. Enfim, terá sido um mau jogo até porque não quero aqui realçar este facto. O Rui Costa continua a ser um jogador que me habituei a respeitar não só como benfiquista mas também como grande jogador que continua a ser.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 20:26:00, Blogger Superman Torras

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Data do comentário: 30/04/2007, 20:30:00, Blogger Superman Torras

bem litrado, também reparei nos passes falhados do Rui Costa, mas, corrige-me se estiver enganado, eles surgiram basicamente na 2ª parte, correcto?

Portanto não nos podemos esquecer do factor-cansaço, aliás se me perguntares a mim (e não perguntaste, mas eu respondo na mesma) acho que uma grande quota parte de responsabilidade por esses passes falhados deve ser atribuída...ao Fernando Santos. Por não ter substituído o Rui Costa aos 60/65 minutos do jogo de ontem. É vergonhoso, vou soletrar, v-e-r-g-o-n-h-o-s-o, que o Rui Costa e o Katsouranis tenham terminado o jogo sem serem substituídos. Até para os poupar a julgamentos injustos.

Há um lance, já estávamos nos últimos 10 minutos do jogo, sintomático, em que o Rui Costa apanha a bola à entrada do meio campo lagarto, e em que os avançados do Benfica estavam se não em superioridade pelo menos em igualdade numérica com os defensores adversários, mas em que o Rui Costa não conseguiu avançar mais do que 5 metros com a bola dominada vendo-se "obrigado" a passá-la para o Mantorras sem ter obrigado um dos defensores (provavelmente aquela que marcava o avançado angolano) a sair-lhe à marcação e não podendo portanto o Benfica aproveitar o lance de golo que essa jogada inevitavelmente iria originar. No caso em apreço, se a memória não me falha pois tentei e consegui não ver nada acerca do jogo nos resumos da televisão, o Mantorras pegou na bola já com o defesa sobre ele e apesar de o ter conseguido fintar, fê-lo no sentido lateral do campo não tendo o Benfica ganho nada mais que um canto sem sequer ter tentado o remate à baliza. E este foi apenas um dos lances em que se sentiu que a equipa estava de rastos e em que teria dado mais jeito um jogador ...sem jeito, mas fisicamente apto, porque tratavam-se de lances simples, nada de extraordinário, em que havia apenas que aproveitar os espaços que nessa altura existiam um pouco por todo o campo.

E estava visto que o scp não queria aproveitar os deles, pois estavam contentíssimos com o ponto alcançado, mais parecendo que obedeciam a instruções superiores (não do Paulo Bento, mas mais acima...) para aguentar o 2º lugar pois tal como o 1º dá acesso directo à Champions...e não obriga ao pagamento de prémios.

 

Data do comentário: 01/05/2007, 01:57:00, Blogger João Raposão

bem litrado, é de facto verdade. Não conseguindo ganhar, interessava não perder. Naquela altura o Sporting não tinha ninguém no banco que desse garantias, por isso coloca-se Tonel para fazer avançar de novo o Miguel Veloso, que baixou claramente o ritmo de jogo da equipa ocupando a posição de central.

Era a única coisa que se podia fazer com cabeça para se tentar ganhar.

E antes que digas, não, Farnerud não dá garantias nenhumas.

Abraço

 

Data do comentário: 01/05/2007, 19:59:00, Blogger bem litrado

Superman Torras, relativamente à apreciação que fizeste do Rui Costa, não podia estar mais de acordo. De facto, os passes falhados foram na segunda parte quando as pernas já não davam para muito mais.
Fábio, tudo bem quanto à substituição mas o SCP poderia ter feito algo mais para ganhar. Se calhar até o teriam conseguido porque o Benfica acabou no limite das forças. Não o quiseram e penso que isso não vos ficou bem, mas enfim...

 

Data do comentário: 10/05/2007, 14:32:00, Anonymous Anónimo

Bem litrado :)

andas a escrever umas coisas .. muito bem :) Qualquer dia ainda dou por ti a escrever no semanário economico ou no correio sentimental da revista Maria.

Continua assim .. um abraço :)

Viva o Benfica!


Virgulino S. Ferreira