Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

terça-feira, julho 24, 2007
O 20.
Sobre a saída de Simão, eu, enquanto benfiquista, terei obviamente muita pena. Mas terei ainda mais... gratidão.
Simão Sabrosa foi o nosso melhor jogador, em todas as épocas em que jogou no nosso clube. Criado no Sporting, soube criar empatia com os benfiquistas, sobretudo pela sua classe e categoria em campo. Resolveu muitas partidas a nosso favor e, sem ele, simplesmente, não teríamos voltado a ser campeões.
É o melhor jogador do plantel, aquele que faz a diferença, o que resolve. E é um capitão de equipa que sabe da responsabilidade dessa braçadeira e da herança de grandes capitães do passado. Publicamente defende sempre a equipa, e isso também é saber ser o capitão. Quando fomos campeões não vacilou no penalty do Bessa, quando ganhámos a Taça ao Porto de Mourinho resolveu com um golo de cabeça (!), em Liverpool, em Manchester, em Paris, em Montjuic foi ele quem liderou as tropas com golos decisivos. No Camp Nou, um ano antes, esteve a centímetros de nos levar às meias finais, na única oportunidade que tivemos. Era talvez pedir demais... mas a vir alguma coisa de bom desse jogo... viria dali, dos pés do número 20.
Se Simão Sabrosa sair agora do Benfica, sai sobretudo com uma palavra minha, enquanto benfiquista: Obrigado.
 
por P - 19:55 | link |


31 comentário(s):


Data do comentário: 24/07/2007, 20:25:00, Blogger 1234567vv

Estamos a falar de um "SUPONHAMOS" e nada mais que isso.

E aquilo que vos digo é que interessa a muita gente que os Benfiquistas se preocupem.

Pelo que sei não houve até agora nenhuma proposta por Simão, o Benfica só vende por 25 milhões e o Simão não quer sair só por sair.

E mais não digo, porque Suponhamos há muitos... mas eu gosto mais de certezas!

 

Data do comentário: 24/07/2007, 20:52:00, Anonymous Anónimo

Não falem em "ses".
O Simão se quisesse sair já o tinha feito quando existiram propostas CONCRETAS do Liverpool e Valência.
Ele já assumiu publicamente que só sai por um grande contrato para ele e que se seja também uma boa venda para o Benfica, portanto não tenho de duvidar do nosso capitão.
OBRIGADO SIMÃO.

PS: Agora aquela dos 15 milhões + Costinha, só pode mesmo ser encarado como gozo!
O melhor jogador da LIGA nos últimos 5 anos sair por 15 milhões! Enquanto que outros que aparecem há dois anos num clube regional saem pelo dobro! EPAH, NÃO GOZEM.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 20:56:00, Blogger Pedro F.Ferreira

P, não imaginas com quem eu e o S.L.B. estivemos hoje, depois do almoço... o que ouvimos, de quem ouvimos. Posso dizer-te que, depois do que ouvi, já não tenho a certeza de nada... a não ser de que o Simão é um grande jogador e de que quem manda tem tentado, até onde é possível tentar, que ele fique. Quanto a tudo o resto... que viva o Benfica.
Quando, e se for oportuno, escreverei sobre o assunto.

Um grande abraço.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 21:20:00, Anonymous Anónimo

Obrigada, Simão. Muito obrigada.
Mas por favor, não te vás embora.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 21:56:00, Anonymous Anónimo

Caro Pedro F.F., pelo que posso ler do teu comentário estás a dizer que o Simão é grande jogador, que o Vieira tem feito tudo para que ele fique, mas depois de ouvires o que ouviste de uma dita pessoa, estás a querer dizer que o Simão pode não ficar no Benfica.
Estarei certo ou errado? :)
Dá aí um cheirinho...
Abraço.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 22:38:00, Blogger P

Rodrigo,

O Quaresma é assobiado em Alvalade sim. Eu já vi e ele próprio já assumiu que ficou triste com isso. Mas isso não é importante. Eu acho sim que o Simão é um grande capitão, e honra a braçadeira. E o facto dele querer tanto ser capitão não me incomoda, falando do caso Helder. Soube se-lo antes e depois desse caso, na minha opinião.
Os benfiquistas gostam do Simão mas não é por aquilo que ele terá dito em relação ao Sporting. É preciso ser de um sectarismo tremendo para pensar assim.Mantenho o que disse: Simão ganhou o coração dos benfiquistas pelo que fez dentro do campo: classe e categoria, sim.

Não acho que o grande capitão esteja, como diz, a cagar para o Benfica. O que eu sei é que já várias vezes lhe prometeram que ele sairia caso existisse uma proposta de determinados valores e depois ela veio e...ele ficou. Nunca foi para os jornais falar mal da direcção, ou queixar-se, nunca criou problemas por causa disso. E podia ter posto a boca no trombone. Também nunca o ouvimos falar mal de um departamento médico que o deixou, a ele, ficar mal. Simão assumiu sempre as derrotas e as vitórias como sendo do grupo. Isto para mim, é ser-se capitão de equipa.Foi profissional e sério. E dentro do campo foi, sempre, ao longo destas épocas, o melhor da equipa.
Não sei se acha estas constatações fúteis ou banais. Para mim não são.

Um abraço

 

Data do comentário: 24/07/2007, 22:38:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Nandão, é isso. Mas isso é aquilo que qualquer um de nós sabe. Digo-te que o Benfica é mais importante do que qualquer futebolista, seja ele qual for, e que esta ideia te anime, tal como me tem animado.
O que for se verá. Um grande abraço e um destes dias, ou eu o S.L.B. escreveremos o post a contar o momento "surreal" que vivemos hoje.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 22:43:00, Blogger Pedro F.Ferreira

O P, num gesto muito mais democrático e tolerante do que o meu, acabou por, no comentário das 22:38, responder a um leitor chamado Rodrigo que deixara este comentário:


Olá a todos e parabéns pelo fórum.

Devo já dizer que sou do Sporting e que, relamente, se há jogador que não me agrada - por motivos óbvios - é o Simão, mas disso tratarei adiante.

Lamento dizer mas este texto é um dos panegíricos mais bacocos que já alguma vez li. Peço desculpa ao autor, mas o texto não passa de um amontoado de banalidades e de constatações fúteis.

Ora bem, vamos por partes.

"Criado no Sporting, soube criar empatia com os benfiquistas, sobretudo pela sua classe e categoria em campo."

De rir. O Simão encantou todos os benfiquistas mal chegou a Portugal e começou por insultar o Sporting e o Manolo Vidal, em particular. E isso bastava. Aliás, por isso é que ele é assobiado e o quaresma não, por exemplo. Enfim, provavelmente, o Simão, qual cão pavloviano, apenas reagiu aos incentivos do dono, mas, ainda assim, se não pretendia respeitar o Sporting podia ter tido cuidado nos termos que usou quando se referiu ao Manolo Vidal, ainda para mais tendo em conta o papel que o referido senhor teve na vida do Simão no Sporting.

"E é um capitão de equipa que sabe da responsabilidade dessa braçadeira e da herança de grandes capitães do passado."

Esta tirada seria hilariante não fosse o facto de quase me dar pena. Então, já se esqueceu do que se passou com o Hélder? Já se esqueceu que o grande capitão Simão, amuou e ameaçou - naquela que seria apenas a primeiras das 4, até agora - sair do benfica se não lhe fosse dada a braçadeira? Grande capitão, não há dúvida. Digno de Águas, Coluna, Humberto Coelho, Veloso e todos os outros. Sem dúvida um grande exemplo! Enfim, sectarismo...

Por fim, e ainda bem que um dos administradores já aflorou a questão, assim não me acusam de falar sem saber, o Simão está mortinho por dar à sola. Para o Atlético, para onde for. Ele quer SAIR e faz de tudo para forçar a saída. O khadafi bem que pode dizer que é por 25 milhões e mais não sei o quê, para vos enganar mais uma vez... O grande capitão está a cagar-se para o Benfica. Mas depois logo se vê...

Rodrigo

 

Data do comentário: 24/07/2007, 23:04:00, Anonymous Anónimo

Foi o jogador marcou a diferença nestas épocas, foi o jogador que muitas vezes empurrou a equipa para a frente, foi o que jogador mais objectivo, focado e com espírito competitivo que foi o exemplo a seguier dentro de campo...


...tudo o resto são tricas extra-futebol

 

Data do comentário: 24/07/2007, 23:27:00, Blogger slbcarlitos

Como diz sempre o Simão:

SEM DÚVIDA, que esse Rodrigo não passa de um lagarto frustrado porque o Zbordem não conseguiu trazê-lo de volta.

Agora, num ponto discordo do Pedro. Não se pode comparar o Simão com outros antigos capitães. Simão tem desempenhado muito bem esse papel, mas eu preferia ver outros jogadores a envergar a braçadeira, como o Luisão, o Petit ou o Nuno Gomes.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 23:33:00, Blogger madne0

Ai ai Pedro...já me estragaste a noite. Qual quê, já me estragaste a semana! Se o Simão saír o Benfica vai ter que investir e bem. Porque o SImão têm sido o espirito do Benfica nas ultimas 4-5 épocas.

 

Data do comentário: 24/07/2007, 23:40:00, Blogger P

Talvez tenhas razão slbcarlitos, mas repara: nenhum desses ícones tinha vindo do Sporting. O facto de um jogador criado desde criança em Alvalade chegar à luz e conseguir ser capitão de equipa, e sê-lo como o Simão tem conseguido ser...acho que é assinalável. Mas o Nuno Gomes, o Petit e o Luisão...também concordo!

Aquele abraço!

 

Data do comentário: 25/07/2007, 00:27:00, Anonymous Anónimo

Ai...ai...ai... E eu venho aqui a estas horas e dou de caras com isto!! Eu quero dormir descansadinha meus amigos, eu não acredito que o Simão saia, não acredito...Pronto!

 

Data do comentário: 25/07/2007, 00:44:00, Blogger tma

Repetindo o que já disse em posts anteriores:
O Simão é o nosso melhor jogador. Estou completamente de acordo com o facto de a empatia que ele criou com os Benfiquistas tem a ver com a sua qualidade. Estou simplesmente a borrifar-me em relação ao que Simão disse ou deixou de dizer do Zebordeingue, pois é um assunto que em nada me diz respeito.

A sua saída preocupa-me mais pelo aspecto desportivo, pois não será fácil encontrar um jogador que o substitua "de um momento para o outro" (e já não falta muito para a 3ª pré-eliminatória da CL - 14/agosto...).
Estou grato por tudo o que o Simão deu ao BEnfica, e só lamento que o Benfica não tenha sabido aproveitar melhor o facto de ter um jogador da sua qualidade.

Quanto À questão da braçadeira, estaria sem dúvida bem entregue aos 3 jogadores mencionados acima (mas se fosse eu a escolher, entragava-a ao Luisão - mesmo que o Simão ficasse e não fosse ele fazer birras...).

Se ele quiser mesmo sair, então ao menos que seja para um clube de jeito. E que rapidamente se consiga negociar um jogador que, no mínimo, tenha potêncial para "fazer esquecer" o Simão. E que se não derem os 25M, que do negócio faça parte esse tal jogador...
A sua eventual saída só obvia, quanto a mim, a importÂncia de ser o BEnfica a formar os seus próprios valores, em vez de ter de os "comprar". Nunca será a mesma coisa.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 09:50:00, Blogger Miga

E aquele golo na Luz no jogo com o SCP para a Taça no ano do título, o do 3-3?

Realmente muito devemos ao nosso capitão, ao longo destas 5 épocas, nomeadamente no ano do título, em que jogou 34 jornadas, os 90 minutos! Trappatoni chegou a afirmar que pedia a todos os santinhos para que Simão não se lesionasse. E tinha toda a razão.

Grandíssimo jogador, sem dúvida um dos jogadores mais valiosos da história do Benfica, apesar da riquíssima história do nosso clube.

Fico perplexo (embora contente, claro) com a não contratação do Simão por nenhum clube estrangeiro. Para o Liverpool só não saiu (penso eu) por não ser espanhol, senão já lá estava... surge agora o Atlético de Madrid que, embora clube histórico, não é actualmente um clube grande na Europa. Estou a ver o Mourinho a poder contratá-lo talvez... saiu o Wright Phillips, agora se calhar sai o Robben... Oxalá que não!

 

Data do comentário: 25/07/2007, 10:52:00, Anonymous Anónimo

Das coisas que eu mais detesto é ver pessoas a falar em 'SES'. Este texto não faz sentido nenhum, parece um adeus antecipado como se o Simão fosse mesmo sair daqui a uns dias.

Outra coisa que eu não gosto nada é ver alguem dizer que ouviu isto e aquilo mas que agora não pode contar. Que falta de saber estar. Ou não diz nada ou se diz, tem de contar. Parecem uns miudos da primária.

Cumprimentos.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 10:53:00, Anonymous Anónimo

Caríssimos,

Antes de tudo, muito obrigado pela censura. É sempre bom saber que estamos em locais onde NÃO podemos usar do nosso direito de opinião.

p., agradeço a sua resposta. O Simão é um bom jogador, nunca afirmei o contrário. O que eu disse foi que ele nem precisaria de o ser para conquistar os benfiquistas depois do modo como chegou a Portugal. É diferente. O Quaresma é assobiado por meia-dúzia de mentecaptos que não conseguem perceber que o miúdo é o menos culpado pelo facto de ter ido parar ao FCP. O Quaresma sempre foi cordial no modo como se referiu ao Sporting. O Simão não. Mais, eu também já vi o Quaresma ser aplaudido no aquecimento, em Alvalade. Ao contrário, por exemplo, do Simão que NUNCA será bem recebido em Alvalade, pelos motivos que acima citei. O próprio Caneira, mesmo no Benfica, nunca conspurcou o nome do Sporting e a sua história em Alvalade.

Mas há também o reverso da medalha. Com o JVP, por exemplo. Ainda aplaudido em Alvalade e enxovalhado na Luz, certo? São, de facto, maneiras diferentes de encarar o desporto.

Quanto aos capitães, se o Simão é ou não um bom capitão estou literalmente a borrifar-me para esse facto. Que o seja. Eu acho que ele não faz jus a outros capitães da Luz, mas isso deve ser por eu olhar o futebol com olhos de cordeirinho.

um abraço a todos, lápis azul incluído,

Rodrigo

P.S.- 25 de Abril SEMPRE!!!

 

Data do comentário: 25/07/2007, 11:43:00, Blogger Mr. Shankly

"Mas há também o reverso da medalha. Com o JVP, por exemplo. Ainda aplaudido em Alvalade e enxovalhado na Luz, certo?"

Errado.

"O Quaresma é assobiado por meia-dúzia de mentecaptos que não conseguem perceber que o miúdo é o menos culpado pelo facto de ter ido parar ao FCP"

E o Simão é culpado por o Sporting não ter tido dinheiro para exercer a opção com o Barcelona, queres ver? Eu tenho outra teoria: se o Quaresma estivesse no Benfica e o SImão no Porto o assobiado era o Quaresma e o aplaudido o Simão. Não faças confusão. São vocês que nos odeiam e não o contrário. Os outros clubes para nós são adversários, não inimigos. Salvo quando jogam com armas que não são justas (o FCP com os árbitros, por exemplo, ou vocês com o Jardel ;)

 

Data do comentário: 25/07/2007, 12:48:00, Blogger João Tomaz

Ainda no último Benfica - Braga, o João Pinto foi assobiado mas também foi aplaudido de pé quando foi substituído...
Caro Rodrigo, é a velha farsa dos diferentes que constitui, de facto, um verdadeiro panegírico bacoco. Se alguns de nós assobiamos, enxovalhamos, se alguns de vocês assobiam, são apenas alguns mentecaptos.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 14:32:00, Anonymous Anónimo

Mr. Shankly,

Não vejo o porquê de se ter referido ao meu texto se depois não fala de rigorosamente nada do que eu escrevi. Andamos a confundir conceitos, amigo?!

Pelicano,

Eu não disse que o Pelicano não aplaudiu o JVP. Eu disse que o JVP não foi aplaudido de pé pela maioria dos benfas. Basta recordar o flash interview e as palavras que ele proferiu a esse respeito, mas tudo bem. Se calhar, ele foi aplaudido e nem se apercebeu. Se calhar, só as pessoas que estavam na bancada é que perceberam... Deve ser do micro-clima da Luz...
Ó Pelicano, com o último parágrafo, deu-me um nó no miolo... Eu acho que até atinjo o que quer dizer, mas não é bem aquilo que lá está escrito, ou é? É que lido assim, não há diferentes. Só enxovalhados e/ou mentecaptos... E esses não têm cor.

um abraço a todos

 

Data do comentário: 25/07/2007, 14:52:00, Blogger Unknown

Sobre o que se vai apagando, defendo que, de quando em vez, há que limpar o verdete e as nódoas de fruta.

Aos amigos benfiquistas, o meu abraço.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 14:57:00, Blogger madne0

O JVP é aplaudido pelos lagartos porque quando abandonou o Sporting foi sem grandes ondes e para o Boavista. Já a sua saída do Benfica foi como todos nós sabemos e para o Sporting. Onde foi campeão.
Portanto, como dizem os americanos, é comparar apples with oranges.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 14:57:00, Blogger madne0

Não é "ondes" mas sim "ondas".

 

Data do comentário: 25/07/2007, 17:04:00, Blogger Mr. Shankly

"Mr. Shankly,

Não vejo o porquê de se ter referido ao meu texto se depois não fala de rigorosamente nada do que eu escrevi."

Eu tirei partes do que escreveu, e comentei-as, "amigo". Se não percebeu, não fui eu que falhei, "amigo".

 

Data do comentário: 25/07/2007, 18:18:00, Anonymous Anónimo

Amigos porquê tanta preocupação?
Já o disse e repito o Simão se quizesse há muito tempo que estava fora do glorioso. Já viram todos os anos é a mesma coisa vai sair, vai para ali, etc, etc. Pois é passaram já 7 anos desde que chegou e ainda é o camisola 20 com todo o orgulho. Neste ano também não sai vai uma aposta?
1º O preço 25 milhões não sendo nada do outro mundo (comparado a pepes, nanis e compª) é ainda dinheiro e os grandes que o poderiam dar têm praticamente os planteis feitos.
2º Ele ganha bem no Benfica por isso só para ganhar muito mais sairia. (vide no ano passado Valencia).
Quanto ao um sr. frustrado do Campo Grande que aqui escreveu é precisamente isso que o preocupa- o Simão manter-se no Benfica.
O problema deles e desses frustrados é só 1. O Simão ter escolhido o Glorioso para jogar pois o resto é conversa de embalar.
Por exemplo nunca fui um adorador de um tal JVP apelidado pseudo menino de Ouro. Não me custou vê-lo de verde (só por não ter-mos recebido nada apenas isso) a saltar ao som do celebre SLB, SLB, F... pois tirando o tal jogo em 14/05/1994 pouco fez pelo glorioso (mais muito mais fez o Simão) e ir para o Campo Grande foi engraçado, só isso (por isso é que eles o alaudem).
Agora imaginem que era ao contrario!

 

Data do comentário: 25/07/2007, 18:45:00, Blogger JAS

Vejo-me na obrigação de concordar com o Rodrigo, não tanto no que respeita às tricas entre adeptos e jogadores (às quais, verdade seja dita, não presto a mínima atenção), mas no que respeita, sobretudo, ao suposto facto de Simão ser um grande capitão.

Sinceramente, não creio que o seja. A situação com o Hélder, por exemplo, demonstrou-o. Simão foi de uma falta de profissionalismo atroz, pondo em causa o mesmo grupo que depois veio a defender. Não o coloco no patamar do Figo, alegando que apenas pretende ganhar dinheiro, mas custa-me muitíssimo a acreditar que alguém possa deixar o Benfica para ir jogar para um clube como o Atlético de Madrid, seja por que soma for. Demonstra, no mínimo, uma absoluta falta de ambição, sobretudo quando para trás ficou o Glorioso. E a hipótese de ficar na História.

Simão foi, sem dúvida, um jogador preponderante em momentos cruciais. Mas não consigo ver nele a aura de outros grandes jogadores e não me parece que algum dia venha a tê-la. Ele é, apenas e só, outro jogador de futebol. Dos bons. Mas não dos que ficam para sempre. E não o digo pela ausência de títulos. Tenha-se em conta o Manuel Rui, por exemplo. Não ganhou quase nada e o lugar na eternidade benfiquista está, sem sombra de dúvida, garantido.

A título de post scriptum, não tendo sido o comentário insultuoso, é francamente desagradável ver tão ilustre painel de bloguistas a censurá-lo. Cumprimentos ao P. pela atitude.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 00:09:00, Blogger João Tomaz

Rodrigo,
Devo dizer que aplaudi o João Pinto porque houve, de facto, assobios. Foi talvez a primeira vez que aplaudi um jogador que não estivesse equipado à Benfica. É uma questão de princípio, fanatismo talvez.
Adianto uma teoria:
Mentecaptos há em todos os clubes, é uma questão de proporcionalidade, nós somos muitos mais e os assobios sobrepõe-se às palmas.
Quanto ao João Pinto, nunca o crucifiquei por ir parar ao sportem e agradeçam mas é ao jardel o campeonato que ganharam.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 02:05:00, Anonymous Anónimo

Caro Pedro F.F., pelos vistos Simão está mesmo a caminho de Madrid (Atlético).
O Benfica encaixa 20 milhões e ainda pode receber dois jogadores...
O Melhor jogador da Superliga dos últimos 5 anos e capitão do SLB vai embora de vez.
OBRIGADO POR TUDO SIMÃO.
Força para a tua nova etapa.

PS: a tua dita conversa pelos vistos é mesmo real, estou aguardar ansiosamente para que a escrevam no site.

Abraço.

 

Data do comentário: 26/07/2007, 08:50:00, Anonymous Anónimo

boas!!

axo uma boa altura para o simao sair por mtos motivos dos quais destaco: a vontade do jogador,a possivel ofuscação?! por parte de cardozo e bergessio(era bom sinal significava q benfica estava a fazer grande campeonato),expandir o seu futebol num campeonato diferente,e com tantas transferencias milionarias este ano mais uma n faz assim tanta diferença !!!
agora um senão: só por 20milhoes,qdo sai um pepe ou um nani por mto mais ??
q jogadores viram por troca??seram assim tao bons ou vao só ocupar espaço no banco ???

fikem bene e glorioso pa frente

 

Data do comentário: 26/07/2007, 10:33:00, Anonymous Anónimo

estamos de acordo, pelicano!

P.S.- Ao Jardel e ao Acosta. É que nos últimos anos não ganhámos só um campeonato... lol

Rodrigo

 

Data do comentário: 29/07/2007, 16:01:00, Blogger redjan

Simão .... ? Tinha de sair mais tarde ou mais cedo ! Tudo fez LFV, tudo fez o Simão para que neste momento, da saída inevitável, se repeitasse a grandeza do Benfica. Agora... o futebol em Espanha é outro, os ordenados são .... nem vale a pena falar!!!
E Simão deixa-nos momentos mágicos !! E mostra como entendeu e se tornou dos nossos !