Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quarta-feira, julho 25, 2007
Nélson, Anderson e Moreira
Novelas do Simão à parte, a situação destes 3 jogadores causa-me alguma apreensão (uns mais do que outros).

Nélson - Como é sabido, o Nélson tem um problema de (i)maturidade que o impede de ter o rendimento que dele se espera. Urge encontrar um jogador que seja uma alternativa válida para a mesma posição (visto que o Zoro já confirmou que não é essa alternativa...). Não só não estaríamos tão dependentes do Nélson como a concorrência talvez o "obrigasse" a ter outra atitude.

Anderson - Devo começar por dizer que compreendo a sua apreensão em relação ao estado de saúde do seu filho: no lugar dele, também faria o possível por estar com a família neste momento difícil. Diria também que as preocupações causadas pelo estado de saúde do filho poderão ser a explicação para o seu menor rendimento esta época. O que não se justifica é que tenha vindo "cá para fora", por diversas vezes, queixar-se de que não jogava (e não me lembro de ele referir o estado de saúde do filho antes deste episódio recente - pelo menos, só agora tive conhecimento dessa situação). Como não conheço todos os contornos da história, é-me difícil tomar uma posição... Mas parece-me óbvio que nem o Benfica nem o Anderson ganham com a sua permanência no plantel, pelo menos enquanto o Anderson sentir que tem de estar com a família.

Moreira - Infelizmente, o Moreira vai ser operado ao joelho esquerdo. Isto significa, em primeiro lugar, que não poderemos contar com ele durante um largo período de tempo. Depois, e de acordo com o artigo que referencio, consta que a lesão é semelhante à que já teve no joelho direito, motivo pelo qual também teve de ser operado, tendo a sua recuperação demorado 6 meses. Já me tinha chegado ao ouvido um rumor (de um amigo meu benfiquista bem informado) de que a lesão anterior do Moreira (contraída no final de 2005) era grave e que a sua carreira estaria condicionada, mas mantive as minhas reservas... até agora.
Gostava, portanto, que o departamento médico do Benfica nos esclarecesse qual a real gravidade da(s) lesão(ões) do Moreira.
 
por tma - 00:18 | link |


9 comentário(s):


Data do comentário: 25/07/2007, 00:32:00, Blogger Pedro F.F.

Enfim, hoje (já passa da meia-noite) deu-me para isto: não saio da Tertúlia e comento tudo o que mexe. :)

TMA, sobre o Nélson apetecia-me dizer umas coisitas, mas não sei se o D'Arcy me continuava a falar (private joke)...

Sobre o Anderson, compreendo drama familiar e a preocupação com o filho e yadayadayada, mas não posso deixar de estranhar que quando se falou em ir para o Besiktas, a coisa piasse diferente. Enfim, o rapaz possivelmente até tem razão, mas já vi (vimos) tantos e tão elaborados esquemas menos próprios que, às tantas, está a pagar o justo pelo pecador...

Quanto ao Moreira, ainda bem que não apostei, pois teria muitos jantares para pagar. A minha fé no Moreira é tão grande que até apostaria que, esta época, nem Quim nem Butt nem o raio que parta o nandinho lhe tirariam o lugar. Enganei-me. Que recupere depressa para que possa, finalmente, cumprir o seu destino: ser o guarda-redes titular do Glorioso.

Adeus e até amanhã.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 10:18:00, Blogger tma

Pedro F.F., em relação ao Moreira, o meu receio é que a gravidade da lesão (esta e a anterior, no outro joelho) possa comprometer seriamente as suas reais hipóteses de ser verdadeiramente o nº1 do Benfica... Oxalá que não e que seja como dizes!

 

Data do comentário: 25/07/2007, 10:42:00, Anonymous born again Indio

Tma, se "Como é sabido, o Nélson tem um problema de (i)maturidade que o impede de ter o rendimento que dele se espera." Que problema tem o Nuno Gomes? Muito mais grave suponho:))
O que acontece com o Nelson e outros jogadores do Benfica é contarem com uma aparente má vontade de alguns sectores da nossa massa associativa, enquanto outros beneficiam de um eterno estado de graça.O Nelson é para mim um dos melhores do grupo, e o lugar que ocupa em campo é um dos mais dificeis de fazer neste sistema de jogo.São poucos os que fazem aquele vai-vem tão bem como ele, e certamente não será por acaso que os treinadores o pôem a jogar tão insistentemente, tanto o Koeman como o FS.Recordo aquele golo em Manchester, que foi um dos mais bonitos da campanha europeia, pena ter sido ensombrado pelo resultado final, e tambem recordo a sua primeira época no Benfica onde fez exibições de sonho. Agora ele é apenas humano, tambem erra, e ao contrario de outros cujos erros são premiados com um silencio enorme, os dele são estranhamente caracterizados de "estúpidos" e outros epitepos que estranhamente se foram repetindo ao longo da época. Repara não estou aqui a dizer que estejas a "atacar" o Nelson, ou coisa que o valha, "conheço-te" o suficiente para saber que percebes de futebol e também que não fazes análises ligeiras, mas por vezes temos um certo "facilitismo" e embarcamos em estereotipos entranhados apos leitura de tantos empirismos de bancada.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 10:59:00, Anonymous BENFICA FC

Acho que em termos de reforços, a prioridade está mesmo na defesa.
O Nélson precisa de um concorrente.
Quanto ao Anderson é encontrar uma solução rapidamente, pois o homem vai libertar baboseira, os jornais vão dar-lhe cobertura, e mais vale seja já.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 

Data do comentário: 25/07/2007, 12:04:00, Blogger Frederico

epa antes de mais parabens pelo blog so hj soube da sua existencia (mas ja esta nos bookmarks :P.
Quanto a Nelson - precisa de um candidato a altura que lhe diga na cara se nao te esforçares passote a frente e Zoro não mostrou ser essa pessoa e duvido ke mostre visto ser mais defesa central ke lateral.
Quanto a Anderson - lamentavelmente tem que sair der por onde der ja não tem cabeça nem vontade pra estar no benfica.
Quanto a Moreira - Aqui e dificil e não ha muito a dizer a não ser que departamento medico e fisioterapeutas do benfica deixam um pouco a desejar a epoca passada foi o ke se viu e esta tb ja nao esta a correr bem.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 12:17:00, Blogger tma

Em relação ao Nélson, faltou-me referir a questão do atraso na chegada ao treino e que levou a que ele não viajasse com a equipa para a Roménia. Interpreto essa situação como reflexo da sua imaturidade.
No entanto, não se trata, de facto, de nunhum "ataque gratuito" ao Nélson, até porque gosto de o ver jogar, quando ele está em forma. Apenas tenho pena que por vezes ande com a cabecinha fora do lugar, o que o impede de tirar partido das suas qualidades, que eu até aprecio.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 12:27:00, Blogger tma

Frederico, obrigado pela visita e pelo comentário!
Infelizmente, o problema do Moreira poderá estar para além de qq departamento médico. Mais ainda deste, que mal chegou e já tem esta situação em mãos.
No entanto, era bom que nos esclarecessem sobre a real gravidade da sua lesão.

 

Data do comentário: 25/07/2007, 16:59:00, Anonymous born again Indio

A questão não está na falta de "cabecinha do Nélson" e até acho bem que fosse penalizado. A questão são os "double standards" que são utilizados para "ilibar" uns e "culpar" outros.Repito, de que tipo de (i)maturidade sofre o N.Gomes??

 

Data do comentário: 25/07/2007, 17:22:00, Anonymous jag

O maior problema do Nelson parecem-me ser os erros defensivos graves que comete consecutivamente. Acho grave que um jogador chegue aos seniores sem ter as noções básicas do que deve fazer um lateral direito. Mas, mais grave é que o treinador não veja esses erros e que não os corrija. Ainda para mais quando são de fácil resolução.

Quanto ao Andersson, ainda não percebi duas coisas:
1) Que doença tão grave é essa que não pode ser tratada em Portugal e tem de ser tratada no Brasil;
2) Se o problema é de apoio familiar, isso tb não pode ser resolvido cá? A família mais próxima (mãe, pai e irmãos - se é que tem irmãos) não estão cá?
Parece-me que o Andersson anda a brincar com a saúde do filho... Parece-me aquelas histórias dos miúdos da primária que, para explicarem aos professores porque é que faltaram às aulas no dia anterior, dizem que morreu a mãe ou o pai ou um avô...
Quanto ao Moreira, só espero que a lesão não seja grave e que esteja de volta a 100% brevemente.