Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, agosto 27, 2007
O Presidente
Gostava de saber a vossa opinião, mas neste momento uma coisa para mim é clara; após a decisão de substituir o treinador, o futuro de LF Vieira à frente do Benfica está directamente ligado ao sucesso do futebol nestas duas épocas (e não sei mesmo se sobreviverá caso a presente seja um desastre).
 
por Artur Hermenegildo - 16:15 | link |


27 comentário(s):


Data do comentário: 27/08/2007, 16:41:00, Anonymous Anónimo

Sinceramente, penso que neste momento a fasquia está mais alta para o próprio LFV do que para o treinador. Muito pelas inúmeras promessas e deturpação da realidade que LFV tende a dar côr à sua veia poética com que somos confrontados nas suas declarações. Apesar de ainda existirem os seus fiéis discípulos, tal como houve em todos os presidentes do Benfica, já muitos benfiquistas estão de pé atrás com o actual presidente. E outra coisa não seria de esperar.

Não é só agora que LFV deverá estar directamente ligado com o sucesso do Futebol. Na minha opinião ele sempre esteve directamente ligado a todos os resultados apresentados, seja no Futebol, seja na gestão do clube. É ele que nomeia as suas pessoas de confiança, tal como o eram Veiga e Fernando Santos, em que os resultados falam por si.

Quando um benfiquista, como é o meu caso, chega a um ponto que não consegue ter paciência para ouvir o presidente do seu clube a falar é porque muita coisa vai mal...são muitas tempestades de areia e asneiras atrás de asneiras...

 

Data do comentário: 27/08/2007, 17:05:00, Blogger RIVUS

Claro que este Presidente é o culpado de todo o descalabro do Benfica na parte desportiva. Pode objectar-se: ...ah, mas ele saneou o Clube financeiramente. Tudo bem, mas um clube de futebol é para jogar futebol, de que serve comprar um carro de boa marca, muito lindo, muito conservado, se não tiver motor? Lamento ter chegado a um ponto da vida em que tudo aquilo que sonhei com o Benfica atingiu um tal ponto de degradação desportiva. A hecatombe começou no Damásio, seguiu com o Vilarinho que, por razões de compadrio ("Toni é o meu treinador"), mandou embora o Mourinho , prometeu o Jardel e não cumpriu. Como benfiquista estou triste por ver tanta incompetência mas, quanto ao futebol em si, não estou pois é um jogo viciado e programado pela batota. Ou vocês não sabem ou será assim tão difícil verificar quem vai ser o campeão? Para quê jogar o resto dos jogos? Só me admiro é de que os campos ainda tenham alguns espectadores durante os jogos. Concluo que o masoquismo de certa gente não tem limites.

 

Data do comentário: 27/08/2007, 17:36:00, Blogger D'Arcy

E de caminho, podemos começar a exigir eleições antecipadas de cada vez que a bola for ao poste...

 

Data do comentário: 27/08/2007, 17:53:00, Anonymous Anónimo

Todos benfiquistas devem estar agredecidos a LFV por este ter contribuido para tirar o nome do clube no poço em que tinha caído. Contudo isso não dá o direito nem a protecção para ele fazer o que quer do modo que quer.

Esta pré-epoca foi desastrosamente planeada e acho inadmissivel que ele já estivesse à espera de mandar o FS embora pelo menos desde a saída do Simão. Para isso mandava logo e não se perdia este tempo todo. Estão por explicar as contratações do central sérvio, do Gilles e do Jailson (estes dois últimos assim como chegaram, foram emprestados). Quam anda a ganhar dinheiro com estes negócios? E o do Manuel Fernandes, que se passou afinal? Gostava que o presidente tivesse consideração pelos benfiquistas e os explicasse...

Devido a isto tudo LFV socorreu-se em Camacho para ganhar um bocado mais de espaço e tempo. Mas não tenho dúvida que se correr mal a vida a Camacho por cá, LFV terá que ser responsabilizado. E não se vai poder dar desculpas da troca de treinadores e que para o ano é que vai ser mesmo. Se como ele diz, o Benfica tem um plantel que qualquer treinador do mundo gostaria de treinar, então isso tem que ser mais que suficiente para vencer a liga portuguesa. Claro que todos sabemos que o nosso plantel não é o que ele pinta...

Recorrendo ao populismo habitual, já deixou no ar que Rui Costa será um dia o director desportivo do Benfica e que até lá o lugar fica vago. Tudo isto para fugir do facto de toda gente o criticar por ter mandado Veiga embora e ter sido o próprio a executar as funções do lugar, mas da maneira que todos vimos...

Por isto tudo a possibilidade de LFV à frente do Benfica nos próximos anos tem que estar directamente ligada ao sucesso ou não desta época.

PS: E os 300000 kits que se não vendesse ia-se embora? Será que está agarrado à cadeira?

PS2: Peço desculpa pelo texto extenso, mas é o que penso.

http://afectado.blogspot.com

 

Data do comentário: 27/08/2007, 18:28:00, Blogger Galaad

Vi agora uma noticia qualquer que o LFV não seguiu para a Dinamarca para ficar em Lisboa a tratar de mais reforços para o SLB. Pergunto: será que o Camacho conta com o Diaz, Rodriguez, Di Maria, Pereira, etc e tal?? Será que os conhece a todos?? Não serão já jogadores a mais?? O nosso plantel terá quantos atletas??

Digam qualquer coisa...

 

Data do comentário: 27/08/2007, 18:28:00, Anonymous Anónimo

É mais do que evidente e sinceramente até é o que irá acontecer (espero que não mas...).
Ninguem pode contestar o trabalho enorme do presidente Viera a todos o niveis. Ele de facto recuperou o clube e isso é merito total de um homem que como gestor é optimo.
No entanto ao querer ser um Bimbo da Costa do Benfica perdeu-se totalmente pois não sabe a minima do que é gerir e controlar um departamento e equipa de futebol.
Estamos exactamente quando estavamos em 2002 precisamente quando veio Camacho e agora com uma agravante muito pior este plantel é fraco, muito fraco (o tal que era o melhor dos ultimos 10 anos). Em 2002 tinhamos por exemplo o Miguel, o Petit, o Tiago, o Simão, o Nuno Gomes ainda deu para compor as coisas. Agora sejamos realistas quem temos? Uma serie de miudos com talento mas muito jovens e sem calo algum (vide o Coentrão), um bom Ponta de Lança que não tem alas para lhe pôr a bolas, 4 medios de raiz, 2 Centrais (o Miguel Vitor não contava mas agora é uma boa surpreza) 7 avançados, enfim uma calamidade sendo que se vive do nossos Maestro já com 35 anos é triste mas é a realidade.

P.S- Cada vez mais fico com a sensação que Camacho há muito estava contratado, mas antes de mais tinha-se que enterrar o Engº, vender o Simão até o Manuel Fernandes pois acham se Camacho fosse o treinador desde o inicio da pré epoca com os casos de Simão e Manuel Fernandes a 1ª coisa que faria era demetir-se

 

Data do comentário: 27/08/2007, 19:27:00, Anonymous Anónimo

Não tenho duvidas que esta época, e nem lhe junto a próxima, será muito importante para aquilatar a forma como o LFV será recordado no futuro quando se contabilizar o seu tempo como Presidente do Benfica.

Não ganhar nada será trágico. E, se isso suceder, vai-lhe ser muito difícil explicar a "política desportiva" (reparem nas aspas) que levou à contratação de cerca de dezena e meia de jogadores no início da época e ao despedimento do treinador apenas com uma jornada decorrida.

E olhem que tendo em conta as contratações que temos feito nas últimas semanas, juntando ao dinheiro encaixado em transferências, permito-me duvidar que as nossas finanças estejam tão boas como nos tem sido vendido ao longo dos tempos...

 

Data do comentário: 27/08/2007, 19:37:00, Blogger bomdebola

Segundo o jornal A Bola o central Edcarlos (4.ª opção no S. Paulo) é o jogador escolhido pela direcção do Benfica para reforçar o sector defensivo.

Mais um tiro no pé, na sequência de tantos outros.

MFQ

 

Data do comentário: 27/08/2007, 19:55:00, Anonymous Anónimo

Não tenho nada de pessoal contra o presidente, mas, do ponto de vista desportivo, em todas as modalidades, a gestão de LFV tem sido um embuste completo.
Há dois anos tivemos a época mais negra de toda história do clube e a época passada foi a segunda pior.
Por muito que os indefectiveis, vá-se lá saber porquê, do costume: Barbas, Máximo(ao que isto chegou)e Fernando Seara venham para a TV defender o presidente, esta triste realidade não pode ser escamoteada com sucessivas cortinas de fumo e pazadas de areia para os olhos. Basta de atoardas, chega de promessas balofas e demagógicas.

Nota: Sobre a tão falada recuperação financeira. Só (e se)quando a SAD tiver outras pessoas a dirigi-la é que poderemos ter a certeza da situação real, até lá, apenas se pode dar o benefício da dúvida.

 

Data do comentário: 27/08/2007, 20:47:00, Blogger ...

por varios motivos vieira tem que continuar mais meia duzia de anos. ha muito mais em jogo que os triunfos de curto prazo:

1 - a euqipa que ele colocou a trabalhar no benfica a nivel de gestao, recuepraçao financeira, credibilidade, crescimento como marca. esta equipa tem que ficar. se arranjarem maneira deles ficarem trocando vieira por outro, pode ser.

2 - o mesmo digo em relaçao ao director das modalidades amadoras.

3 - se vieira sair, entao é que o apito dourado cai no esquecimento colaboracionista da liga, fpf e media. e se o polvo se reerguer, nem com mourinho ganhamos.

4 - nao existem alternativas simultaneamente crediveis e disponiveis.

5 - os apoios que o benfica tem a nivel financeiro estao muito ligados a vieira.


só peço que vieira limite os tiques populistas e os tiques a la pintinho.

 

Data do comentário: 27/08/2007, 23:05:00, Anonymous Anónimo

Grande parte dos Benfiquistas não podem com Vieira mas longe vão os tempos em que sócios e adeptos faziam ouvir a sua voz: agora comem e calam, ou melhor carpem as máguas tal e qual calimeros.
Depois há os que continuam a ver Viera como o salvador da Pátria: e como "a salvou", tem direito a dar cabo do futebol do clube, ano após ano.
E há ainda os que dizem (com razão): onde estão as alternativas a Viera?
Mais um ano perdido mas Viera vai continuar até querer (ou dar-lhe jeito): há muito que o Benfica é o terceiro clube Português, obra do bazófias do Viera.

 

Data do comentário: 27/08/2007, 23:29:00, Blogger bomdebola

Último jogo do S. Paulo (26/08/2007)

Com Alex Silva na selecção o S. Paulo jogou com três centrais (André Dias – Breno – Miranda). O mais recente reforço do Benfica ficou no banco.

De 4.ª passou para 5.ª opção na melhor defesa do Brasil.

MFQ

 

Data do comentário: 28/08/2007, 09:24:00, Blogger D'Arcy

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Data do comentário: 28/08/2007, 09:25:00, Blogger D'Arcy

Calculo que aqueles que tão precocemente já avaliam o valor do novo central do Benfica sejam mais ou menos os mesmos que há uns meses resmungavam que se falava de ir buscar o Gladstone e afinal foi-se buscar um central desconhecido da terceira divisão brasileira.

 

Data do comentário: 28/08/2007, 11:02:00, Blogger Paulo

O futuro de LFV como presidente deveria estar associado ao sucesso desportivo da equipa de futebol, mas não está. Infelizmente.
Isto porque não há uma responsabilização e uma assumir dos erros por parte de quem lidera os destinos do clube.
Mas alguém duvida que, se as coisas se mantiverem mais ou menos como têm estado nos últimos anos, o LFV não se vai recandidatar a novo mandato nas próximas eleições?
Para mim é claro como água: vai!

 

Data do comentário: 28/08/2007, 11:11:00, Blogger Ricardo Batista "Senna"

O mais alto responsável pelo clube é sempre o responsável máximo pelos erros cometidos, pois é ele mesmo quem supostamente define a estratégia e consequentemente designa e escolhe as pessoas que considera as melhores para a levar a cabo.
Eu nunca fui apoiante de LFV e por isso estou á vontade para o criticar. Só um presidente que está farto de fazer asneiras é que pode estar sempre a falar no apito dourado para disfarçar a má gestão que têm feito.
O Benfica 2007/2008 perdeu Simão, Miccoli, Karagounis e Manuel Fernandes. Não contratou ninguém perto do nível de nenhum deles e no entanto já gastou o dinheiro todo das transferências!
Mas será tão difícil gerir bem um clube com tantas receitas???
Porque razão o Benfica não contrata jogadores portugueses de qualidade?
Hugo Viana foi oferecido ao Benfica por 4 milhões de euros, mas preferiram dar 3 milhões por um tal de “Cebola”, que mais parece um caroxo do Bairro Alto.
Agora contratam um central do São Paulo que é a quinta opção, quando o Benfica poderia ter ficado com o Zé Castro do Atlético de Madrid.
Depois há a velha questão de ser sócio do Porto e uma pergunta que deixo á vossa consideração.

Porque será que cada vez há menos portugueses no Benfica?

 

Data do comentário: 28/08/2007, 12:59:00, Blogger jose

Como ja estou bastante farto desta conversa de substituir o LFV (e nao, nao gosto da atitude pupolista do homem, e acho que as vezes devia estar calado), espero que as pessoas que agora pedem a sua cabeca, indiquem um substituto, ou alguem, que possa gerir o clube.
Estou curioso. E que ja se esqueceram de como o JVA chegou a presidente?

 

Data do comentário: 28/08/2007, 13:15:00, Blogger playmaker

Eu digo:
Vamos pôr LFV na rua

Vamos eleger um Presidente que ponha o clube a ganhar todos os anos a liga, a taça, a taça da liga e de vez em quando a liga dos campeôes e taça uefa

Eleger um presidente que reduza o passivo ou de preferencia o pague todo

Um que contrate o Ronaldinho, Etoo,
Cristiano Ronaldo, etc

Já tem o meu voto...

Ou então...

O LFV pura e simplesmente deixa a pasta do futebol para quem saiba e deixa de aparecer na comunicação social

Continua a fazer o (bom) trabalho de recuperação do clube.

 

Data do comentário: 28/08/2007, 13:59:00, Anonymous Anónimo

José,
O JVA chegou a presidente porque aquele "nó de gravada das revistas mundanas" que lá esteve antes, lhe abriu as portas e a maralha ignorante do estilo "play maker" e quejandos, que aqui mandam palpites idiotas, foi a correr votar nele.
O LFV não é tão mau como essa "fografia ambulante", mas também não serve para o lugar e o pior é que, ele próprio não se enxerga.

 

Data do comentário: 28/08/2007, 14:36:00, Anonymous Anónimo

Não creio que seja a altura de questionar a liderança de LFV até porque no horizonte n se perfila nenhuma alternativa…o que aliás face á estrutura accionista da SAD é muito complicado…

Mas a nação benfiquista que n questiona LFV agora, não vai aguentar mtos anos sem títulos sonantes…É a lei do futebol nos países latinos…LFV começa a ganhar ou sentirá a rejeição maciça dos adeptos encarnados…Depois de questionar treinadores, reforços, históricos…pode chegar a vez do presidente…

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

 

Data do comentário: 28/08/2007, 14:42:00, Blogger D'Arcy

Hugo Viana? Hugo Viana?!? Epá, não sei o que vale o 'Cebola' (que, diga-se de passagem, veio por empréstimo a custo zero, não sei de onde vêm esses supostos três milhões), mas prefiro um tiro no escuro no Cebola do que um tiro certeiro na água com o Hugo Viana.

 

Data do comentário: 28/08/2007, 15:07:00, Anonymous Anónimo

se o lfv der 15 milhoes pelo soldado entao digo vos uma coisa isto ta a ficar perigoso é de meter as maos á cabeça.

o cardozo é bom avançado nao me parece ke valha 10 milhoes nem ke a vaca tuça.

o lfv diz ke nao compra jogadores por catalogo? entao o f santos disse ke contartaram ou o di maria ou o adu porque teve a ver uns jogos de sub20 na televisao e aprovou a contrataçao vao brincar com o caralho pa so em clubes amadpres é ke se falham contarctaçoes como no benfica as tantas vao contrata los porque vao ver uns jogos ao youtube .
no benfica nem politica de contarctaçoes existe fdsssssssssss ate mete pena crl

norte vermelho

 

Data do comentário: 28/08/2007, 16:55:00, Blogger Edson Arantes do Nascimento

O problema dos blogues são precisamente estes 23 comentários: a liberdade é tanta que a quantidade de merda é proporcional.

Só queria deixar este registo: quem diz que o LFV não sabe gerir o futebol e não tem experiência, e na ri na e taratata, sofre de memória curta.

O primeiro cargo 'oficial' que o homem exerceu no Benfica foi, precisamente, o de director-desportivo.

 

Data do comentário: 28/08/2007, 18:54:00, Blogger S.L.B.

O LFV já tem o seu lugar garantido na história do Benfica. Faça o que fizer até ao final do mandato. Que DEVE SER INTEGRALMENTE cumprido até ao fim. Era só o que mais faltava querer-se novas eleições só porque a época desportiva correu mal. Isto não pode ser a República das Bananas.

No entanto, concordo que a sua presidência pode ter um fim que não merece caso as coisas corram mal em termos desportivos. Mas isto só daqui a 2 anos. O que OBVIAMENTE espero que não aconteça...

 

Data do comentário: 29/08/2007, 00:16:00, Blogger Ricardo Batista "Senna"

D'Arcy, quer queira quer não, é um jogador de qualidade e português! Eu nem quero saber se ele é sportinguista, se foi feito nas escolas do Sporting, mesmo que alguém queira alimentar essa discussão eu não contribuo e basta lembrar os casos do Caneira e do Simão, exemplares profissionais com a camisola do SLB.

Quanto ao LFV, não vou questionar a gestão em termos financeiros do clube e até reconheço que fez coisas boas, mas ele de futebol jogado no relvado percebe muito pouco e isso é que fez do Benfica um grande e poderoso clube.

O Benfica não pode estar á espera que a temporada acabe para ter o Rui Costa a assumir o futebol do Benfica e eu como benfiquista dos que vai ao estádio sempre, não posso aceitar que se deite uma temporada do lixo, porque isto não é o Belenenses ou o Boavista. Estamos a falar do Maior Clube Português e que cada vez mais vive de história e nada de realidade.

Eu nunca fui apoiante do LFV. O Benfica precisa é de um presidente com credibilidade, que não seja sócio do Porto e se possível que tenha sentido dentro de campo o fervor da nossa camisola. Eu sei quem é essa pessoa, chama-se Humberto Manuel de Jesus Coelho, mas estejam os apoiantes do LFV descansados que não vou promover nenhum “golpe de estado”. O homem foi legitimamente eleito, mas isso não quer dizer que as pessoas não tenham opinião.

 

Data do comentário: 29/08/2007, 06:41:00, Blogger þOL1T!C@M€NT£ [in]CO®r3CTO™

«O primeiro cargo 'oficial' que o homem exerceu no Benfica foi, precisamente, o de director-desportivo.»

Correctissmo, mas Edson Arantes do Nascimento diga lá quais os méritos que atribui à passagem do LFV por esse cargo...

Talvez se lembre que nesses tempos o Benfica comprava à dezena, dezenas essas de Cristianos....

Depois de alguma acalmia este ano volta-se a repetir o cenário... curiosamente que está de regresso à liderança do futebol...?


Para terminar o comentário... Edson Arantes do Nascimento sabe-me dizer em que divisão joga o Alverca...?

 

Data do comentário: 29/08/2007, 10:16:00, Blogger Artur Hermenegildo

Gostava de esclarecer o seguinte, caso não tenha sido claro; eu apoio LFV, apesar dos erros que tem cometido nomeadamente nos últimos meses na gestão da equipa de futebol. O balanço global do seu mandato, em termos de CLube, é claramente positivo.

No meu post, eu não queria dizer que LFV se devia ir embora caso a época futebolística fosse má; disse, o que é diferente, que achava que isso iria acontecer, por pressão dos sócios.