Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sábado, julho 21, 2007
Pára tudo!

É hoje! Finalmente! Apesar de, pela primeira vez em muitos anos, este defeso do Benfica estar a ser marcado pela presença do clube em Portugal, mais concretamente no seu (nosso) centro de estágios, a maior diferença, aquela que mais tem mexido com os adeptos, é a completa ausência de possibilidades de validar as escolhas feitas pela Direcção para o reforço da equipa e das suas aspirações na época que se está para iniciar.

Passadas que estão cerca de 2 semanas da apresentação dos jogadores ao trabalho, até agora apenas foi possível ver quem tinha marcado os golos nos jogos-treino realizados, não existindo qualquer imagem sequer que o comprove. Nos anos anteriores, nesta altura, eu já tinha mais 3 ou 4 ídolos (ou não) e respondia à letra sempre que algum adversário me picasse relativamente à valia de um ou outro reforço que se tivesse posto a jeito para tal. Mas este ano não. Nada. As discussões centram-se na escolha da cor do equipamento, na possibilidade de reforçar a estrutura directiva com (mais) um nome polémico vindo do Norte, na eventualidade de disputar a 1ª jornada fora de casa, sim, mas não na casa do adversário, dos avanços e recuos do processo Apito Dourado, enfim, em 1001 coisas que têm como denominador comum a ausência do esférico na sua génese. E aqui se ajuda a explicar a minha ausência desses debates, com toda a certeza importantíssimos, não duvido, mas a verdade verdadeira é que só me sinto compelido a debitar meia dúzia de palavras quando se fala de futebol. Do futebol jogado, entenda-se.

Hoje, por exemplo, ficarei com uma ideia mais precisa sobre as hipóteses de Butt, o guarda-redes germânico reforçado para... reforçar a minha tese, idêntica à da Leonor Pinhão já agora, de que um óptimo (e não bom, ou razoável) nº 1 é, ou pode ser, o garante de 10 pontos-extra no final do campeonato, poder vir a ser, de facto, esse guarda-redes, ausente em parte incerta desde a saída de outro alemão, vocês lembram-se dele, Robert Enke. Nada contra Quim ou Moreira, entendam-me, mas não estamos a gerir um clube vocacionado para o bem-estar dos jogadores com os quais mais simpatizamos, estamos sim a gerir um clube que se quer vitorioso. Sempre. E para isso há que dotá-lo das peças necessárias para o fazer. Quer tenham 18, 24 ou 33 anos. E quer sejam portugueses, indonésios ou mesmo alemães.

Depois, também temos o Stretenovic que, provavelmente, terá uma oportunidade, que de outra forma não teria, de mostrar o que vale na lateral direita devido ao triste episódio-Nélson. Pelas palavras do nosso treinar, deduzo que o longilíneo defesa sérvio terá de entrar com o gás todo para me, nos, convencer de que a sua utilidade na equipa deriva não apenas dos seus muitos centímetros, mas também do seu potencial em utilizá-los convenientemente.

Ainda na defesa, temos o costa-marfinense Zoro que terá uma luta muito dura pela frente para alcançar a titularidade como 2º central, ao lado do indiscutível Luisão. David Luiz, a manter o mesmo nível da 2ª volta do campeonato anterior, partirá em vantagem. Mas a concorrência interna nunca fez mal a um clube. Bem pelo contrário.

Miguelito, por seu turno, terá também ele uma oportunidade de ouro para justificar uma maior utilização esta época, terminada que está, ou que tem de estar, a sua adaptação ao Benfica. Tudo o que sejam menos de 10/15 jogos oficiais esta época e o seu nome não deixará de constar no rol de flops, lista que nenhum jogador deseja ocupar.

Do meio campo para a frente e sobretudo na zona intermediária do terreno a grande expectativa chama-se Manuel Fernandes. É incrível, e custa a aceitar, o que meia dúzia de meses no estrangeiro fazem ao físico de um jogador. Continuamos em realidades completamente distintas é o que se me oferece dizer. Ora, se ele já era promissor e uma mais-valia quando, abrir aspas, era um trinca-espinhas, o que esperar agora? Eu não faço as coisas por menos e garanto-lhe um lugar certo nas escolhas iniciais do treinador. Com a cabeça limpa e a jogar o que sabe, terá de ser outro jogador o sacrificado a ir para o banco.

Finalmente, na frente há 3 grandes pontos de interrogação, cada qual mais entusiasmante do que o outro. Se um já lá estava e, a julgar pelos jornais desportivos, tem aproveitado os treinos para demonstrar que as exibições nos juniores apenas estavam limitadas pelo escalão em que evoluía, fazendo por corresponder com eficácia às assistências que lhe são feitas, já os outros apenas se darão a conhecer hoje. Ok, ao Cardozo já vimos um breve relance do que ele vale depois da sua participação na Copa América (abrir parêntesis para dizer que acho vergonhoso que a organização do certame não tenha levado em conta a hora tardia a que alguns dos jogos foram disputados, pois não cabe na cabeça de ninguém obrigar os adeptos a ficarem acordados até perto das 4h da manhã para validar a mais novel contratação do seu clube), mas o Bergessio é uma autêntica incógnita.

E, tal como o fiz para justificar a minha concordância com a contratação do Butt, também aqui uso uma estratégia semelhante para concordar com a vinda do Cardozo. Não desprezando obviamente os restantes sectores do terreno, não nos podemos poupar a esforços quando escolhemos o guarda-redes e o ponta de lança do nosso clube. São, individualmente, as posições-chave que muitas vezes ajudam a decidir se uma época é gloriosa ou desastrosa. E, pese embora até rimem, não vos preciso dizer qual destas duas palavras é a que mais me agrada quando me refiro a qualquer facto relacionado como nosso clube, pois não?

Viva o Benfica!

(faltam 7 horas)
 
por Superman Torras - 10:58 | link |


6 comentário(s):


Data do comentário: 21/07/2007, 12:50:00, Anonymous Anónimo

Na globalidade concordo contigo, mas o meu receio é qe o FS ande a experimentar e a mudar o Zoro de central para defesa direito e de defesa direito para central, conforme as necessidades, até queimar o rapaz. A ver...
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 

Data do comentário: 21/07/2007, 15:21:00, Blogger ratogoleador

É mentira, só falta 4 horas!

:))

 

Data do comentário: 21/07/2007, 23:01:00, Blogger slbcarlitos

Cambada de mentirosos!!! O jogo até já acabou!
Não está mal, não senhor. Fraquito o jogo, mas nesta fase não se pode esperar mais. Deu para ver as bujardas do Cardozo que prometem abanar as redes pelos relvados de Portugal. Bergessio esteve apagado, assim como Zoro. Manuel Fernandes já é da casa e o Coentrão tem larga margem de progressão. Que aprenda com os grandes que lá estão!!! Chalana e Simão!!!
O Sreten não deverá ter lugar no plantel e o Dabao nem tocou na bola.
Por fim, Butt. Estreia algo infeliz com um golo indefensável logo no início, e uma saída infeliz com os pés que ditou o segundo golo. Valeu uma última espectacular defesa.
E depois há o nosso Rui!!! Se dúvidas existiam sobre se ainda poderia ser útil ao plantel ficaram dissipadas. Ainda é o patrão daquele meio campo.

 

Data do comentário: 22/07/2007, 02:01:00, Blogger madne0

Não consegui ver o jogo todo, mas do que vi destaque positivo para Rui Costa, Manuel Fernandes (que voltou da Inglaterra a parecer um panzer), Cardozo e Fábio Coentrão. Notas menos não dou, que aínda tamos muito cedo para começar a desancar nos rapazes...mas o Butt, o Zoro e o Streten não me convenceram lá muito. O Katsouranis tb não teve bem.

 

Data do comentário: 22/07/2007, 05:03:00, Blogger Maestro

Só consegui ler o teu post até à referência que fizeste da Leonor Pinhão em relação aos guarda-redes. Desculpa que te diga, mas a tua tese não se parece nem de perto nem de longe com o que ela escreve em " contra a corrente". A leitura que eu faço, é que, para ela o Benfica já tem esse guarda-redes faz anos, chama-se Moreira, e não é por ele ser Benfiquista, nisso tenho a certeza, senão o que dizer de Fernando Santos.
Escrevo depois de ter visto o jogo, gostei do Butt, sempre é preferivel ao Quim, Manuel Fernandes já enchia o campo antes de ter saído para Inglaterra, Katsouranis será sempre uma passa mole, Miguelito ainda tem que aprender muito com o Leo, Zoro nunca foi nem será defesa direito mas isso também não abona em relação ao Nelson, já que ele é muito burro a jogar à bola, lembrei-me agora do Nuno Gomes, faz falta à equipa, gosto de ver um gajo a mexer na bola com inteligência, Cardozo irá agradecer, Coentrão será um caso sério senão o estragarem, Rui Costa é um Senhor, Simão é meia equipa, Mantorras só atrapalha, Fernando santos... bem... tenho fé nos jogadores.

 

Data do comentário: 22/07/2007, 14:39:00, Anonymous Anónimo

Aconselho vivamente a verem o Telejornal 20h da TVI este Domingo (e se calhar a gravarem para difusão na net).

Deu no TJ das 13 uma entrevista com o Pai da Carolina+Ana Salgado a dizer que a Ana recebeu dinheiro para dar aquela entrevista, que a tipa sofre de problemas mentais e que esteve internada no Magalhães Pessoa, e que até foi a irmã (a Carolina) que lhe acudiu nessa altura, pois o marido dela não queria saber. Disse ainda que leu o manustrito da Carolina e que entre esse manuscrito e o livro final não há grandes diferenças. E falou ainda num jogo entre o Boavista Porto, o da bota do Deco (?) em que se passaram coisas estranhas.