Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

terça-feira, junho 19, 2007
Para ti, Rui costa.

Meu caro Rui, acredita que para mim, tal como para milhões de benfiquistas, é um motivo de grande orgulho ver-te defender aquele símbolo sagrado na camisola vermelha.

Estive lá, no Estádio, quando foste apresentado, quando regressaste à tua (nossa) casa (link). Estava no Camp Nou quando recebi um SMS a dizer que tinhas marcado o primeiro golo do teu regresso… festejei como se estivesse em nossa casa. Nos momentos mais difíceis (e foram tantos) desta época, quando nos faltava ânimo e motivação para ir ver o nosso Benfica, a grande motivação era ver-te representar o Glorioso. Foram muitas as vezes que eu, o D’Arcy e o S.L.B. dissemos que, quanto mais não fosse pela presença do Rui Costa, já valia a pena ter o cativo e mantê-lo para a próxima época.

Para nós, adeptos, tu representas a concretização do sonho, da aspiração mor de cada um de nós, enquanto benfiquistas. Há uns tempos, aquando do falecimento do teu amigo Bento, alguém me dizia que o Bento costumava dizer, depois de ter acabado a carreira, que o Benfica somos nós. Por este “nós” o Bento queria dizer os adeptos. Quando te vemos em campo, é um pouco de nós que está lá. Mais do que o camarote VIP, é o terceiro anel que está em campo, é um de nós que nos está a representar.

Esse é o teu papel, o teu dom, a tua missão: representares os adeptos do teu Benfica, seres O representante do Benfica.

Isto, meu caro Rui Costa, é, em suma, seres o mais recente representante de uma mística ancestral e que perdura em todos nós. Isto, meu caro, é teres a responsabilidade de ser herdeiro de nomes como os de José Águas, Coluna, Eusébio, Bento, Humberto…

O resto são assomos de novo riquismo de quem nunca entendeu que a mística não se encontra nem no bolso nem na bolsa. A esses responde como tu bem sabes: honrando o nosso manto sagrado e rubro.

Bem-hajas.

_____

[actualização 1:
aproximadamente 24 horas depois, o homem diz que pede desculpa ao nosso Rui Costa]

[actualização 2:
Pouco depois, o nosso Rui Costa aceitou o pedido de desculpas do homem]


 
por Pedro F.Ferreira - 11:47 | link |


54 comentário(s):


Data do comentário: 19/06/2007, 12:04:00, Blogger Bakero

Fantástico, não teria dito de melhor maneira.

O Rui Costa certamente saberá que tem o apoio e a admiração de quem realmente interessa: nós, os adeptos!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:15:00, Blogger CORTO MALTESE

Acho miserável as declarações desse senhor que se diz amante do Benfica!
Ele que passe o cheque e que emigre para esse "país" que é a Madeira...

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:16:00, Anonymous Anónimo

Grandes palavras! Só me resta acrescentar que o Rui é e será sempre o meu grande ídolo do futebol, e continua a ser um orgulho vê-lo a honrar a camisola como só ele sabe!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:17:00, Blogger João Tomaz

Peço desculpa mas eu não sou menos benfiquista que quem quer que seja e não reconheço qualquer mais valia do ponto de vista desportivo no regresso do Rui Costa.

Curiosidade: Também estava a ver o Barcelona-Bayern no Camp Nou e também recebi um sms a dar a notícia do seu golo.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:23:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Pelicano, se há coisa que não faço é medir benfiquismos :)

Um abraço e uma pergunta:

Vens ao jantar?

:)

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:34:00, Blogger João Tomaz

Talvez para a próxima... Sábado, às 9, jogamos com a lagartagem em futsal...

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:49:00, Anonymous Anónimo

Rei Costa, és e serás sempre o maior!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 12:57:00, Blogger Quetzal Guzman

Citando um portista:
"Se o Berardo gostasse tanto do Benfica como apregoa, tinha ajudado o clube a comprar jogadores em vez de andar a comprar Picassos."

Como vê, caro Joe, esse tipo de argumentação serve para todos.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 13:35:00, Blogger MédioCriativo

Perfeito!!!

Não podia estar mais de acordo!!!

Obrigado por teres dito tudo o que eu teria dito se conseguisse!!!

P.S.- Também eu estive lá no Estádio quando ele regressou - sózinho, depois de sair do trabalho - e isso, por si só, diz tudo. Não era capaz de fazer o mesmo por nenhum outro jogador do mundo!!! Ninguém merece isto senão ele. E também eu vou manter o Cativo para o ano, sobretudo, por sua causa. Grande Rui!

www.gordovaiabaliza.blogspot.com

 

Data do comentário: 19/06/2007, 13:48:00, Blogger Unknown

admiro bastante Rui Costa, quer pela sua qualidade, como pela sua humildade, mas também sei que o Benfica existia antes dele e vai continuar a existir depois dele...
Pelo que leio aqui, o melhor é o Rui jogar até aos 100 anos, senão parece que ninguém vai comprar mais cativos...
Acordem!!!Não empranhem por campanhas nojentas da comunicação social...o homem expressou-se mal, mas no conteudo até que tem razão!!!Mas os jornais preferem dizer que ele arrasou o Rui, com o intuito de nos virar contra ele...porque já perceberam que o homem vai mesmo fazer mossa!!!
ABRAM OS OLHOS RAPAZIADA!!!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 13:59:00, Blogger Unknown

“O que queria dizer era que se o Rui Costa quisesse ajudar o Benfica, viesse quando tinha 25 anos. Ele pode ser útil como o Figo e o Baía. São pessoas relacionadas com o futebol e pelas quais tenho grande admiração. Não vou dizer que não joga futebol. Estou a falar se o Benfica quiser ganhar; se quiser entreter, é outro assunto”, refere.

“Se pode ser útil noutra área? Isso não sei, eles é que têm de ver. Mas tem grande experiência e o futebol precisa de pessoas que compreendam a mentalidade dos jogadores. Estes são muito sensíveis.”

Não me parecem declarações muito fortes!!!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:03:00, Blogger S.L.B.

Tenho pouco a acrescentar ao teu texto, Pedro. O Benfica continuará a existir depois de o Rui Costa deixar de jogar, como é óbvio, mas eu prefiro um Benfica de Eusébios, Colunas, José Augustos, Humbertos, Bentos, Nénés e Ruis Costa, do que de Thomas, Harkness, Rojas, Escalonas, Bossios e outros que tais.

P.S. - Não lhes respondas, Rui. O homem deve ter os genes daquele que governa o "país" de onde ele vem. O nível não se compra e quem tem a falta dele bem pode ser milionário que não é por isso que é um grande Homem, como tu.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:05:00, Blogger Pedro F.Ferreira

«O Rui Costa diz que gosta muito do Benfica, então por que é que não jogou lá com 25 anos? [...]
Mas o Rui Costa não venha agora dizer que quer ajudar o Benfica com esta idade. Não como jogador, se for para ser outra coisa, sim. Eu até gosto dele, é um rapaz muito profissional e coisas assim.»

Ginha, e estas, também não?
Ok, são diferentes perspectivas.

Não as vou discutir.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:05:00, Blogger ratogoleador

O Joe Berardo foi o primeiro a assumir que não contratava jogadores porque não percebia nada disso, logo está tudo explicado.

Mas por muito que nos custe (porque falamos do maestro) não podemos pensar que o jogador não possa ser criticado, eu também coloquei certas reticências devido à sua idade e mesmo com as lesões o maestro mostrou que ainda é grande.
Não escancarei a porta como muitos porque como disse e bem o "guinha" o Benfica continuará mesmo após Ruis, Eusébios, Colunas, Chalanas, etc,...

Mas creio que estão a tentar vivar o Berardo contra os adeptos porque sabem que essa união pode trazer dissabores aos adversários.
O Berardo afirma que nada entende de bola e comprova-o logo a seguir, siga para bingo!!!

E só faltava agora o Rui ficar chateado com criticas que provavelmente ouviu toda a carreira, é que de experts está este pais cheio.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:20:00, Blogger ratogoleador

Já agora para quem acha que o Rui é velho, vão ver a idade de alguns jogadores campeões europeus este ano, é que hoje em dia trabalha-se de maneira diferente e há jogadores eternamente jovens.

O Rui que guarde a resposta para dentro do campo e que tenha mais sorte com as lesões.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:40:00, Blogger rsa

O Rui Costa não merecia este tipo de comentário ou ser exposto a isto espero é que ele faça uma grande época e ajude o Benfica a ganhar porque e isso ninguém duvida ele é um de nos e sofre tanto como nos.

PS: A azia do MST na Bola hoje está demais...!!!!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:50:00, Anonymous Anónimo

Caros adeptos, vcs só devem ter o Canal História sintonizado na vossa tv. Eu QUERO GANHAR títulos!! E não é com idades médias de 27 anos que conseguimos fazer o que quer que seja. Eu tb adoro o Rui Costa, e fez-me verter muitas lágrimas (em especial quando foi embora...). Mas há que renovar o sangue. E nisso podemos pôr os olhos no nosso rival da 2.ª circular.
O investimento do JB é bem vindo, se for um processo legal e transparente. Eu se estivesse no lugar dele (com aquela guita), e o que amo o SLB, faria o mesmo. O caminho é para a frente. Para trás mija a burra!!!
SLB SEMPRE!!!!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 14:54:00, Anonymous Anónimo

Só posso agradecer ao Berardo ter dito as parvoíces que disse (tenha ou não razão na apreciação que faz ao actual valor futebolístico do Rui - e eu acho que não tem - essas críticas teriam que ser expressas "para dentro" e com melhor escolha de alvos e de oportunidade). Pelo menos, parece que já acabou com a "tesão de mijo" com que quase todos tinham vindo para aqui bater palmas e gritar vivas só por causa do cheiro do dinheiro (que vê-lo, ainda ninguém viu...).
Até pode estar aqui um bom negócio para o clube, mesmo que eu duvide, mas está muito mais o grande perigo da demagogia, do populismo, da especulação e da apropriação do Benfica!
Há que mudar muita coisa no clube, e depressa, mas este é certamente um muito mau caminho. E os sinais estão à vista de todos.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 15:04:00, Anonymous Anónimo

Sr. José Silva fala em ganhar títulos e diz para pormos os olhos no rival da 2ª circular??? Só pode estar a brincar!
Mesmo tornando-se repetitivo, eu digo que vale mais pôr os olhos no Milão, uma equipa um bocadinho melhor que os nossos "vizinhos" apesar de muito mais velha.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 15:06:00, Anonymous Anónimo

Até porque o "rival da 2ª circular" já baixou as calças muitas vezes para trazer o pestero de volta, ele é que se está a cagar para eles.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 15:30:00, Blogger Mr. Shankly

Também não gostei de ler o que li, mas concordo que parece filme para nos virar contra o Berardo. E permitir a entrada de figuras bem mais sinistras. Mais vale pensar um bocadinho em vez de abrir guerras dentro do clube (e aqui o Berardo errou, indiscutivelmente, mas escusamos de o imitar).

 

Data do comentário: 19/06/2007, 15:33:00, Blogger Quetzal Guzman

Não é questão de pôr o Rui acima do clube. É um questão de preservar a estabilidade, que já é pouca, no Benfica. Independentemente de fucks ditos ou inventados, Berardo disse copm todas as letras que o Rui só lá está para entreter e que com ele não ganhamos nada. Isto é insultar um dos líderes do balneário. É fazer um convite ao motim interno. Mas defendam o Berardo, um gajo que nunca deu a cara quando o Benfica realmente precisou dele e que agora aparece apenas motivado por umas guerrinhas com o Quim Oliveira.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 15:37:00, Blogger P

Acho que alguém deve explicar ao Joe Berardo que o problema do Benfica não é o Rui Costa. Ele é aliás o que ainda liga o Benfica de nós ao Benfica tal como o conhecemos e amamos. Sim com 25 anos o seu rendimento no campo seria outro mas eu prefiro o Rui Costa em campo com a idade que tem do que oportunistas da treta que chegaram há poucos anos e não fazem ideia do que é ser benfiquista.E não estou a falar de berardo mas de algumas pessoas que estão no nosso clube e não deviam estar, de todo.
Se Berardo quer realmente ajudar..que abra a pestana. E a bolsa, já agora.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 15:38:00, Blogger P

O Benfica de hoje, era o que eu queria dizer.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 16:26:00, Anonymous Anónimo

Aquando da notícia da OPA teci aqui comentários muito cuidadosos sobre o assunto e desde aí nada mais disse sobre o mesmo. Lembro, contudo, o grande post do Gwaihir sobre a entrada das acções em bolsa e, perdoem-me a imodéstia, o meu comentário ao mesmo sobre os perigos da descida vertiginosa do valor das mesma, o facto de Vilarinho e LFV terem juntos um entalão de 13M euros e o polvo Olivedesportos.

JB percebeu, porque tem informações previligiadas, que o Padrinho Oliveira andava a movimentar-se para ter uma posição de relevo na estrutura accionista do SLB (o perigo do Canal Benfica assim o obriga).

JB é um bronco com dinheiro tal como Bibi o era. Falam demais e só dizem asneiras. Esta foi só mais uma.
Daqui lanço dois apelos:

1º - Que o Rui não responda. Não diga rigorosamente nada;

2º- Que a Direcção seja inteligente a gerir este problema sem espantar o JB que quer queiramos quer não, muito jeito nos daria o guito do Fundo mas, acima de tudo, precisamos dele para nos defendermos contra o ataque do Polvo.

Não se esqueçam que qualquer Polvo sem o SLB morre!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 16:41:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

Caro Pedro
Assino por baixo as tuas palavras.
O que dizer das parvoíces do Berardo... Enfim... Não há pachorra

Abraço

 

Data do comentário: 19/06/2007, 17:02:00, Anonymous Anónimo

as criticas do berardo foram escusadas por que não se devem criticar jogadores do glorioso, qualquer um deles e não só o rui costa, em público.
mas esta agora de crucificar o homem é k não dá para perceber...
para comentários estupidos já ouvi bastantes do FS, do LFV e do JV e continuam no benfica.
não foi o berardo que disse "o miccoli é gordo, o mantorras é coxo, é melhor jogar a pré eliminatória da LCE para ter mais receitas, se não tivermos 300000 sócios demito-me, vamos ser campeões europeus.." e mais uma lista de parvoices e estupidezes sem fim.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 18:53:00, Anonymous Anónimo

O Sr. Berardo é mais um que precisa de protagonismo. Este tipo de afirmações não ajudam ninguém. As pessoas podem ter opinião, mas devem saber por-se no seu lugar, o que neste caso era calar-se. Enfim, é algo que já deveriamos estar a habituados.
Gostaria no entanto de referir, que concordo com ele, julgo que desportivamente o Rui Costa não acrescenta nada ao futebol do Benfica.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 19:08:00, Blogger Unknown

Bonito texto!
Uma verdadeira homenagem ao nosso Rui!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 19:30:00, Blogger Pedro Neto

Sempre em grande, Pedro.
O Rui é um de nós!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 19:33:00, Blogger Pedro Neto

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 19:34:00, Blogger Pedro Neto

Mas também acho que estão a tentar virar o Berardo contra nós. Não se deixem levar pela cantiga dos "Dourados", táctica já com tantos anos. O Sistema sabe bem que aqui está um grave problema, vamos ser inteligentes!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 19:58:00, Anonymous Anónimo

Ouçam o som das palavras do Berardo,

http://videos.sapo.pt/o5dh7SJ1SYdZfYIzvnks

 

Data do comentário: 19/06/2007, 20:14:00, Anonymous Anónimo

Felicito o autor do texto sobre o nosso RUI COSTA. É um texto muito feliz! É o que eu penso bem como, estou certo, larga maioria dos benfiquistas. São necessárioa textos destes para saberem que defendemos os verdadeiros valores do nosso clube.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 20:20:00, Blogger el niño rosso

Caros amigos benfiquistas
se Berardo quisesse protagonismo comprava a SIC ou a TVI, já que tem dinheiro para isso. Ele está a tentar ajudar o Benfica, não se virem contra ele pois é isso que a máfia do norte quer. Divididos nunca venceremos.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 20:58:00, Blogger Francis

O benfiquismo do Rui Costa é inquestionável. No entanto, não deixa de ser verdade que fez praticamente só uma época no Clube, e que nas questões financeiras o dinheiro fala mais alto que o clubismo e que agora, pouco mais poderá dar ao Benfica.

Entretanto, também não sei o que fez Berardo pelo Benfica. Se diz que quer ajudar, porque razão só aparece agora que o Benfica começa a recuperar fianceiramente? Porque não deu a cara quando Manuel Vilarinho pegou no Clube na situação em que este se encontrava.

Que legitimidade tem ele para falar?

 

Data do comentário: 19/06/2007, 22:39:00, Blogger Unknown

muito já aqui se escreveu...muito se discutiu...acho que Joe Berardo escolheu mal as palavras para dar uma opinião muito válida, que é que para gastar dinheiro que seja em jogadores muito bons mas ainda com margem de progressão...Podia ter evitado dar o exemplo do RUI, mas tb não podemos matar o homem por isso, nem muito menos divirmo-nos, pois isso é que querem os corruptos!!!
li o quetzal dizer "um dos lideres do balneário"...pois é...mas um lider, sabendo que todos os colegas respeitavam as ordens da direcção em não falar para a comunicação social depois dos jogos(excepção ao flash interview), mandava sempre as suas postas de pescada no final dos jogos a caminho do tunel...não me parece de lider!!!

 

Data do comentário: 19/06/2007, 22:46:00, Blogger Unknown

e tenho ainda dois receios em relação ao Rui:
o primeiro é o facto de com ele no plantel, e o FS no banco, não haverá tomates para não lhe dar a titularidade, nem haverá tomates para, estando ele em campo e as coisas nos estarem a correr mal, o substituir mesmo que ele esteja de gatas!!!
o segundo receio, e esse é bem maior, é se ele ficar com suplente vários jogos seguidos, qual será a reacção dele, lembrando-me bem do anuncio do abandono da Selecção, um dia antes da final do Euro 2004, por ter perdido a titularidade, quando podia muito bem ter esperado pela final, para não provocar desestabilização...
Porque prefiro ficar na duvida, do que chegar á conclusão que o Nosso RUI, afinal pode não ser tão humilde como sempre nos pareceu....
e ressalvo uma vez mais...adoro o RUI, e sempre ansiei pelo seu regresso, fosse com que idade fosse...

 

Data do comentário: 19/06/2007, 23:41:00, Blogger Unknown

estimado rui,
sem querer condicionar a selecção das imagens seminais do seu outro blog, este mr. berardo faz-me lembrar o filme do woody allen – vigaristas do bairro. para quem o viu corrija-me se estiver enganado, para quem não teve oportunidade de o fazer, refiro resumidamente que se trata-se um casal que após um golpe mal sucedido envereda pelo negócio das bolachas. enriquecendo rapidamente começa a querer viver como os faustosos, chegando ao ponto de contratar uma espécie de educador da alta sociedade e a decorar as palavras do dicionário para poder debitar um discurso grandiloquente. no entanto, as dívidas acumulam-se e já se sabe o fim da história…
nunca me esqueço que o SL Benfica é do povo e resultado do trabalho do povo.

 

Data do comentário: 19/06/2007, 23:48:00, Anonymous Anónimo

Caros amigos:
Perdoem-me a ousadia de intervir nesta matéria novamente.Não tendo blog, por pura preguiça, sou um dos 14 milhões de benfiquistas (ver estudo do INE) que gosta de opinar quando do clube do coração se trata.
Ontem fiz vários comentários sobre a "questão" Rui Costa e li atentamente os artigos e comentários deste e doutros blogs.Como tudo na vida nada é preto ou branco, mas sim cinzento, com vários gradientes.
Esta longa introdução apenas e só para dizer que prefiro ver o Rui Costa como ídolo das camadas jovens, líder de balneário e quiçá Director Desportivo, do que embarcar em Messianismos autocráticos e trauliteiros, que agora abrem as portas a uma fortuna e no futuro podem ser trocadas por outras. Alguém sabe a relação entre Oliveirinhas e Berardos? É que o dinheiro não tem cheiro, cor ou paixão. Move-se por si só. Quem garante que a Participação do Joe (a propósito o nome do senhor é o quê, joe não me soa a madeirense)não fugirá para mãos ainda mais duvidosas quando a oportunidade for vantajosa? Ver a "passe a publicidade" Sábado da ultima semana.Este tipo de artistas só tem uma paixão - o dinheiro.
Saudações Benfiquistas
Fernando de Coimbra

 

Data do comentário: 20/06/2007, 03:05:00, Blogger S.L.B.

Desculpem lá, mas dizer que o Rui Costa ainda hoje não é uma mais valia para o nosso plantel é um ENORME disparate! Não devem ter visto os (infelizmente poucos) jogos que ele fez para o campeonato. Aconselho uma ida à Multi-Ópticas...

P.S. - E como já foi referido aqui a questão da idade é muito engraçada. Perguntem lá aos adeptos do Milan se têm problemas em terem um plantel de "velhos"...

 

Data do comentário: 20/06/2007, 09:38:00, Blogger dezazucr

O lugar do Rui Costa é no Benfica... e ainda a jogar!
O do Berardo não sei, só o conheci agora.
E já agora onde estava Berardo há 10 anos atráz, no auge da crise? Vir agora que a marca Benfica está recuperada é fácil, por isso... fuck him!

Para quem diz que o Rui é velho, basta pôr os olhos no Milan, de onde ele veio.

 

Data do comentário: 20/06/2007, 10:46:00, Blogger último!

Agora que a poeira já assentou um pouco até porque as reacções a quente costumam sair ao lado, gostava de complementar os meus comentários.

Fiquei muito preocupado, pois o Berardo apesar de dizer que apenas quer ajudar o Benfica e que nada entende de bola já começou mal, acho que um dos principais problemas do Benfica é a sua grandeza pois os seus adeptos são super exigentes o que acaba maior parte das vezes por ser prejudicial.

O Benfica gerido por "adeptos comuns", que acreditam nos jornais é do pior que pode haver, quando ele afirma que o Benfica tem de ter uma equipa jovem é claramente sugestionado pelos média e pelos "jovens do Sporting" mas esquece ou nem tem conhecimento que nós (Benfica) começamos de novo na formação e ainda não temos produto e só o teremos provavelmente daqui a 3 -4 anos.
Se analisar-mos o historial das ligas é muito raro uma equipa jovem ganhar algo, aliás a experiência é das melhores armas de uma equipa e o ideal é uma equipa homogénea com jovens que acrescentam irreverência e jogadores mais velhos que acrescentam maturidade e experiência.

Denota ainda pouco conhecimento da nossa equipa pois somos uma equipa homogénea por muito que a tentem pintar.

Logo e pela sua maneira de ser, já estou a imagina-lo a despedir treinadores e a comprar jogadores (ou pelo menos a pressionar) sempre que tivermos uma fase má, como acontece com todas as equipas.

Atenção que os presidentes populistas mas com pouco conhecimento de Bola, fazem sempre mais mal do que bem... muita atenção.

Se quiser realmente ajudar será bem vindo mas duvido que investindo tanto dinheiro queira ser um simples espectador isso não acredito, vocês acreditam?

 

Data do comentário: 20/06/2007, 11:03:00, Blogger GR1904

Acima de tudo, os que criticam o Berardo estão a fazê-lo com base em transcrições por parte de uma comunicação social que, se não estou em erro, é dominada pelo Joaquim Oliveira. E aqui levantam-se logo suspeitas. A OPA e esta movimentação à volta da OPA lançada pelo Berardo, à partida é prejudicial aos interesses económicos do Oliveira que detém 49% da Benfica Multimédia e 4% da SAD cujas acções foram cedidas pelo proprio presidente benfiquista. Quem comparar as transcrições nos jornais com as declarações do Berardo em voz própria, salvo erro na Sic Noticias, vê-se que essas transcrições do Berardo foram empoladas e, pior que isso, algo deturpadas pela amplitude que deram à opinião dele em relaçao ao Rui Costa e sua utilidade em campo, pois viram ali matéria mais que suficiente para colarem uma imagem negativa ao empresário. Eu não estou a defender o Berardo. O que quero dizer com isto é que às vezes há 2 pesos e 2 medidas nas criticas que se fazem à comunicação social, por inventar e deturpar historias e vender tanto à conta do Benfica, e agora, porque alguem deu a sua opinião que se nota ter sido empolada em relação a um jogador querido dos adeptos, esse argumento já não se coloca. Em relação às criticas em si, não discordo do que o empresário disse. Discordo sim é da forma como o fez, publicamente, e especialmente se ele diz que não percebe nada de bola então ainda mais escusado era dizê-lo em público. Ha opiniões que só têm um lugar: no eloprivado de cada um. Pessoalmente falando, é certo que as lesões do Rui o impediram de ter um papel mais protagonista na equipa, mas sou de opinião que nesta altura a importância e peso dele no Benfica de hoje seria muito melhor aproveitada em cargos directivos do que no campo. Ao contrário do que alguns dizem, eu não quero Eusébios, Colunas, Chalanas e Humberto Coelhos, ao lado dos quais colocam o Rui Costa. Eu quero é Simão Sabrosas, Luisões, Petis e aqueles que de facto já nos deram coisas que não conquistavamos há uns valentes anos, que têm muito a dar ao Benfica e que já nos deram provas que querem continuar a dar. E especialmente, queria alguém no Benfica que não desbaratasse um dos activos mais importantes de um clube, que são os jovens jogadores. Os casos do Moreira e do Manuel Fernandes, deixam-me estupefacto como podem permitir que aconteça. E há outros jogadores promissores que foram chamados por treinadores anteriores que deixaram de o ser praticamente de um momento para o outro. Não pode ser assim. O que quero dizer com isto? Que é normal e salutar haver espaço para a emoção, ou não fosse a bola um desporto que lhe dá lugar como mais nenhum outro. Mas que há alturas em que não nos podemos agarrar ao passado para justificar situações presentes. Para isso, temos uma história e um historial glorioso que jamais deve ser esquecido, mais que não seja para nos guiar em relação a um futuro que, sejamos paradigmáticos, por força do futebol moderno muito dificilmente será do nível de outrora, mas que podemos lutar pelo nosso lugar, isso é um direito que nos assiste quase forçosamente.
Por outro lado, achei interessantíssimo o comentário que foi feito atrás, sobre possiveis ligações entre o Oliveira e o Berardo. Era muito útil que se pudesse averiguar isso e, principalmente, os principais interesses do Berardo, pois do Oliveira já sabemos quais são. Sendo certo que não nos podemos esquecer de vários aspectos. Ambos detêm percentagens muito interessantes de acções da PT que lhes permitem ter posições qualificadas. No que toca à PT Multimédia, o peso do Oliveira é considerável e daqui se perceba melhor porque razão o Canal Benfica tem as negociações paradas. O que não se percebe é porque ninguém do Benfica questione este processo estagnado. O Berardo é o empresário com maior fortuna feita à conta da menor produção. A grande maioria do dinheiro que ganhou não foi a produzir coisa alguma, foi no mercado bolsista e a ganhar dinheiro à conta do trabalho dos outros. E isto é um ponto que nos pode ajudar a perceber melhor as verdadeiras intenções dele. Eu acho que ninguem joga tantos milhões por benemérito a um clube. Essas coisas fazem-se, quanto muito, com instituições de solidariedade por várias razões que para agora não interessam enumerar. Ninguém investe na bolsa para perder dinheiro e os impulsos do Berardo, como qualquer investidor, não vão ser com o objectivo de não ganhar. E uma coisa é ter as acções nas mãos do Benfica e de pessoas em quem confiamos plenamente por força do seu benfiquismo. Outra coisa é ter as acções nas mãos de um investidor que agora que lhe está a cheirar a dinheiro, é que aparece com o intuito de “ajudar o Benfica” quando na verdade, há 10 anos atrás, o interesse dele em fazê-lo nunca se revelou. E nunca esquecendo que, quem joga na bolsa desta forma, pode vender as acções ao Oliveira, já pensaram nisto? Ganhava o Berardo com a mais valia da venda que é o objectivo final de um investidor e o Oliveira ficaria com o maior clube português nas mãos de modo a não perder a galinha dos ovos de ouro a partir de 2013 qd terminar o contrato dele das transmissoes televisivas. É que o peso destas receitas nos grandes clubes europeus é de quase 50% e no Benfica pesa uns meros 10% no orçamento. No meio disto tudo, a questão que se coloca, é de que forma o Benfica pode beneficiar com isto. E eu aqui tenho as minhas dúvidas, principalmente pelo facto da OPA vir de quem vem e com os intervenientes directos e indirectos que se lhe afiguram.

Desculpem o testamento, não costumo comentar aqui por isso acaba por valer por todas as outras vezes.

 

Data do comentário: 20/06/2007, 11:43:00, Anonymous Anónimo

Não sou um fã do Berardo mas concordo em absoluto.

O Rui Costa é um símbolo do clube que eu respeito e admiro mas precisávamos de um jogador de características físicas e idade diferentes para aquela posição.

Vai ser um ano difícil para o Rui Costa (até porque o FS como disse o Ginha, não tem coragem de não o pôr a jogar de início) e para os adeptos (nesta altura duvido sinceramente que ganhemos alguma coisa; mais do que plantel não temos treinador).

Saudações de glória

PS - Este ano, tirando o nosso jogo no Restelo, não vi um único grande jogo do Rui Costa mas vi vários em que era importante assumir-se como líder e em que esteve - lamento dizê-lo - banal. Um exemplo? Com o Porto na Luz (no dia em que se jogava o título e em que era importante mostrar estofo de campeões).

 

Data do comentário: 20/06/2007, 11:49:00, Anonymous Anónimo

Esqueci-me de dizer que nem sequer concordo que o Rui Costa esteja ao nível de José Águas, Coluna, Eusébio, Bento.

Se virmos o que um e outros deram ao clube, creio que racionalmente o Rui Costa - que respeito e admiro - não é sequer aproximável aos símbolos máximos da qualidade e triunfo ao serviço do maior clube do mundo.

Saudações de glória

 

Data do comentário: 20/06/2007, 12:10:00, Blogger Pedro F.Ferreira

GR1904, apesar de não concordar com muito do que escreveu, foi um prazer ler o seu comentário.

Espero que nos visite mais vezes e que, ainda que discorde, nos ofereça mais comentários com a qualidade daquele que aqui apresentou.

Um abraço e saudações benfiquistas.

 

Data do comentário: 20/06/2007, 14:31:00, Blogger tma

(faço este comentário sem ter lido os outros... já tinha lido o post, que é excelente, mas só agora tenho tempo para comentar).

Começo por dizer que fiquei, há um ano, muito feliz com o regresso do Rui Costa, assim como fico feliz com o facto de o Rui Costa jogar mais uma época. Se puder jogar mais ainda, tanto melhor. Tenho a certeza que se ele o faz, é porque sente que tem algo de positivo a dar.
Apesar dos 34 anos (35, agora) e de já não ter a mesma disponibilidade física de outros tempos, tem, em compensação, experiência acumulada de um dos campeonatos mais competitivos do mundo.
Mesmo com tempos de utilização em jogo mais reduzidos, o simples facto de poder ter o Rui Costa como opção é inegavelmente positivo (se as lesões não o afectarem em demasia...), pela qualidade do seu jogo.
No entanto, nunca vi o Rui Costa como "salvador da pátria", nem nunca achei ele tivesse sido contratado com esse intuito (embora alguma imprensa talvez tenha tentado passar essa mensagem...).
Ou seja, o problema não é o Rui Costa e nem a idade dele, nem o facto de alguns jogadores nucleares terem mais de 30 anos. O problema é que não tem havido uma estratégia de rejuvenescimento do plantel, onde no meu entender, a presença de jogadores veteranos é uma mais-valia na integração dos mais novos (como já discorri num dos raros posts que aqui escrevi...). E nesta vertente, o Rui Costa é (ou seria...), claramente, uma mais valia.
Em suma, o Rui Costa vale muito mais do que os minutos que aguenta em campo, para além de que esses minutos também podem valer mais do que o triplo dos minutos de um jogador banal.

No que se refere ao JB: para já, o simples facto de ele manifestar interesse pelo Benfica é um sinal positivo. Ainda que sendo benfiquista, não me parece que a "simples" paixão clubística o levasse a lançar a OPA. Se ele não sentisse que poderia ter algo a lucrar com isso, não o faria certamente. E ele só pode ter a lucrar so o Benfica também o tiver. Claro que a necessidade de satisfazer os accionistas por vezes tb tem efeitos preversos... Mas não nos iludamos: hoje o que faz mexer o futebol é o dinheiro. A paixão clubística acaba por ser secundária para a esmagadora maioria das pessoas que têm poder no futebol. Será, qdo muito 'factor de desempate'.
Quanto aos comentários, ele tem razão nalgumas coisas: a importância de rejuvenescer o plantel e que o Rui Costa pode ter um papel importante em cargos de gestão.
No entanto, discordo completamente, pelos motivos que já referi, com a opinião de que o Rui Costa é velho e de que o Benfica é uma equipa velha. Para além do mais, foi deselegante na forma como as fez (ainda que enventualmente empolado pela imprensa).
Posto isto, espero que o interesse que ele manifesta em participar na gestão do clube seja, sobretudo na vertente financeira e no aconselhamento sobre investimentos. Espero que não tente imiscuir-se muito na gestão desportiva, pois claramente não será esse o forte dele...
Fico a aguardar pelos próximos episódios para melhor poder formar a minha opinião...

 

Data do comentário: 20/06/2007, 20:04:00, Anonymous Anónimo

Eu também acho que Berardo se explicou mal, ou tão simplesmente foi mal interpretado. Toda a gente vê que ele se exprime mal em português. Claro que tudo servirá para "vender o escândalo"...se é que ele existiu realmente. Quanto à veracidade dos factos, das duas uma: ou é mentira ou Berardo deverá no mínimo pedir desculpas públicas. Acho que a inteligencia e o bom senso assim o determinam! E eu não acho que Joe Berardo seja estúpido.

Força Rui Costa! Estarás sempre no nosso coração.

 

Data do comentário: 21/06/2007, 14:46:00, Anonymous Anónimo

Benfiquistas,

Ganda lata a da Sagres!!!
Patrocinam o Glorioso e depois vão patrocinar um tripeiro, o Baía!!
Acho mal, pá! Acho que os benfiquistas não deveriam permitir uma coisa destas. Com tantos bons jogadores que temos no nosso clube, a Sagres tinha de ir patrocinar o símbolo do FCP!

Vamos é dizer à SB para patrocinar o Rui Costa, também é da velha guarda e ainda vende camisolas!!!

Fiquem bem.

João J

 

Data do comentário: 21/06/2007, 15:49:00, Blogger Quetzal Guzman

"Este ano, tirando o nosso jogo no Restelo, não vi um único grande jogo do Rui Costa mas vi vários em que era importante assumir-se como líder e em que esteve - lamento dizê-lo - banal. Um exemplo? Com o Porto na Luz (no dia em que se jogava o título e em que era importante mostrar estofo de campeões)."

Mas como é que é possível alguém escrever isto? Começo a pensar que há gente interessada em arrumar com o Rui Costa. Se há exemplo da importância que o Rui pode ter é precisamente nesse jogo. Depois de uma primeira parte de merda, foi depois da entrada do Rui, ao intervalo, que o Benfica melhorou e atingiu o controlo do jogo.

 

Data do comentário: 21/06/2007, 21:29:00, Anonymous Anónimo

O Rui Costa é Rei, e os outros nem varredores sao. A Sagres tinha sido esperta se fosse buscar o rui costa para embaixador.

 

Data do comentário: 22/06/2007, 15:19:00, Anonymous Anónimo

Não vou comentar opiniões de que o rui costa é um jogador banal- também já ouvi dizer que o ricardo costa era melhor que o ricardo rocha e que o joão pereira era melhor que o cristiano ronaldo, o que é que se há de fazer? Porque razão é que ele haveria de ter aparecido há 10 anos? Para dar dinheiro ao Vale e Azevedo? Por amor de deus... Ele aparece agora, porque consegue ver o potencial da marca Benfica,e porque da forma que ele se está a colocar no Benfica, não ganha nada com as nossas derrotas, ele só ganha com as nossas vitórias. Ele é amigo pessoal do Vieira, e mete o dinheiro nas mãos de alguém considerado por ele competente.

 

Data do comentário: 30/06/2007, 15:59:00, Anonymous Anónimo

Sou do Sporting (e de isso me orgulho muito), mas amor à camisola nos dias de hoje nunca vi como o Rui Costa, por isso e não só merece todo o respeito, consideração e estima e como sei que ele também é um homem com H grande, o meu apreço por ele só pode ser enorme.

Tenho pena que o Figo nestas coisas de amor à camisola, fique muito abaixo dele. São feitios digo eu.