Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

sexta-feira, junho 22, 2007
Chegou o Verão! Gordo, claro.

Dois pontos prévios.

Não me considero particularmente inteligente.

Não sou especialmente versado no que à temática-Bolsa de Valores diz respeito.


Já ando, no entanto, por aqui há algum tempo e, se mesmo o maior calhau com olhos (e aqui não estou a falar de mim OBVIAMENTE! Até fico um pouco sentido de alguns o terem pensado enquanto o liam…) vai aprendendo algumas coisas, eu não sou excepção.

Ser-me-ia, portanto, de muito difícil compreensão se o actual defeso, que felizmente ainda só vai a meio, não confirmasse uma mudança de atitude perante o mercado por parte dos dirigentes do Benfica, mudança essa que, mais do que necessária, era indispensável para levar o clube para o patamar seguinte. Não será uma transição fácil e haverá, como sempre, muitos que não a entenderão e que irão procurar encontrar eventuais pés de barro neste gigante que se encontrava adormecido e que se continua a erguer, de tal forma que, mais uma vez, Portugal será pequeno para o albergar.

Não é esse o meu caso pois, como já devem ter percebido, coloco uma grande dose de fé na gestão de Luís Filipe Vieira e - embora reconheça que as suas opções não são isentas de motivos de critica e não queira, por nada, confundi-lo com o Benfica, pois aqui neste clube, mais do que em qualquer outro, os homens não podem ter a pretensão de se substituírem ao clube na importância que ele tem - aposto as minhas fichas todas em como neste momento ele continua a ser o homem certo no cargo certo. Mas é sobretudo devido a esta noção de que o Benfica, como marca, como é hábito dizer nos dias que correm, está ainda tremendamente sub-aproveitado que encarei com um sorriso de orelha a orelha a OPA lançada recentemente e que tanta tinta tem feito correr.

Não me vou alongar sobre esta operação porque, como já disse, não sendo especialmente inteligente e tendo começado a olhar para a bolsa com mais interesse apenas há meia dúzia de semanas, ainda não consegui compreender todas as suas cambiantes e atingir todos os seus ses e porquês, pelo que a única coisa que posso adiantar é que penso muito sinceramente que esta OPA foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica desde que constituiu a SAD. Chamem-lhe um feeling, se quiserem…

Um último parágrafo dedicado a um dos mal-amados do Benfica e que na minha pessoa não encontra excepção que mereça particular realce: José Veiga. Com a concretização do negócio-Cardozo e os previsíveis reforços (estive quase, quase para escrevê-lo em letras maiúsculas)… aliás, nem é tarde nem é cedo, e os previsíveis REFORÇOS que se seguem, não será da mais elementar justiça admitirmos que algumas das criticas que lhe fizemos em épocas anteriores se deviam basicamente à inexistência do vil-metal?

 
por Superman Torras - 18:50 | link |


9 comentário(s):


Data do comentário: 22/06/2007, 19:46:00, Anonymous Johnny Rook

Superman,

Ias muito bem mas espalhaste-te com a pergunta final que encerra em si mesma mais uma afirmação do que outra coisa.

Mas eu repondo-te: Não, não cometemos qualquer injustiça relativamente ao tipo. Os 50M que gastou teriam chegado e sobrado para comprar muitos e melhores jogadores do que as toneladas de merda que comprou, com raríssimas excepções. E não contabilizo as contratações a custo ZERO mas que em salários custaram rios de dinheiro em merdas de jogadores.

O que me parece é que agora algumas campainhas tocaram a rebate e não foi ele que escolheu os jogadores. Deram-lhe uma lista e ele foi comprá-los. Não, não foi o FS que lhe deu a lista. Foi LFV depois de se aconselhar com Alguém!

 

Data do comentário: 22/06/2007, 20:15:00, Anonymous jc

Super_Mantorras já te tinha dito sobre esse comentário sobre o Veiga e não posso mesmo concordar contigo, sou da mesma opinião do J Rook, além de que não podes apenas julgar esse senhor pelas contratações pois tudo o que eram grandes jogadores que tivemos ele conseguiu po-los andar pois tinham fugido das "garras" dele quando era empresário: Miguel, Tiago, RR,etc.
Esse gajo é do pior que está no nosso SLB.

 

Data do comentário: 22/06/2007, 21:26:00, Blogger slbcarlitos

Superman,

Neste momento, acho que até tu já estás arrependido de ter falado nesse merdas. Que não haja dúvidas que Beiga até possa ser útil na negociação de jogadores (como empresário), mas ficaríamos muito melhor sem ele, pois não lhe reconheço qualidades ao nível do dirigismo de uma equipa de futebol, muito menos da Equipa do Benfica. Quanto àquela frase vomitad pela comunicação social de que Beiga "foi muito importante na blindagem do balneário" etc e tal, eu acho que até eu conseguiria "blindar" o balneário do Benfica, bastando para isso calar o pio aos jogadores que é o que acontece hoje em dia, com a excepção para o Rui Costa porque da boca dele nunca saem frases infelizes ou comprometedoras. Mas mesmo essa "blindagem" levada a cabo pelo Beiga não é famosa pois já ouvi muitas vezes o Anderson a dizer que quer sair, o Mantorras a quixar-se de falta de oportunidades e até mesmo as diferentes versôes entre FS e o departamento médico no final da época.

Quanto ao resto nada a apontar. Também acredito que só pode ser boa a parceria entre Benfica e Berardo.

 

Data do comentário: 22/06/2007, 22:13:00, Anonymous Almada-Zau

Apesar de tudo, de todas as críticas que se possam fazer, Berardo teve uma atitude que deveria ser reflectida no Benfica e principalmente nos benfiquistas: o homem, este homem, não se limitou só a dizer mal, tal como fazem muitos benfiquistas! Criticou, mas deu soluções e interveio!
Se todos os benfiquistas fizessem o mesmo...o caso mudaria de figura. Espero que isto sirva de lição à claque dos assobiadores do costume!

VIVA O BENFICA!!!

 

Data do comentário: 22/06/2007, 23:06:00, Anonymous ay-a-tola

Só uma pergunta.eu não dou particular importancia ao futebol internacinal,esses gajos que vem a caminho serão mesmo tão bons como os pintam ? posso dormir tranquilo? é que é muito guito! eu até me benzo!

 

Data do comentário: 23/06/2007, 00:03:00, Anonymous SL BENFICA FC

Concordo plenamente contigo, sobretudo no que diz respeito ao último parágrafo. Por ironia do destino escrevi hoje um post no meu blog a fazer justiça ao José Veiga. Por ironia dos destino, ou se calhar por nós benfiqistas estarmos a meter a mão na consciência, agora que o Veiga tem algum dinheiro para mostrar as suas capacidades, também me referi ao homem como o mal amado.
Estamos lançados.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 

Data do comentário: 23/06/2007, 03:27:00, Anonymous Jeff Hardy

Não se esqueçam deste pormenor, foi o Veiga que nos trouxe o Miccoli, foi aos conhecimentos que ele tem no futebol, que nos trouxe o Miccoli, senão duvido que alguém tivesse a audácia de ir tentar negociar com a Juventus um dos seus jogadores.
Não se esqueçam que na nossa história sempre se contratou jogadores aos clubes pequenos, e este homem tentou contratar o Tomasson (Milan) e conseguiu o Miccoli (Juventus), verdadeiras vedetas, arriscou, deu-se bem, e acho que merece o mérito de fazer o clube dar um passo à frente.
Para sermos grandes, temos que pensar grande, temos que ser capazes de discutir titulos com os maiores da Europa, e ele (Veiga) é o homem certo para nos trazer os jogadores que precisamos.
E ele agora tem € para gastar, não precisamos de andar a pedir jogadores emprestados a ninguém.

Eu também sei que o homem erra, mas nós todos não erramos também?

Há que apoiar, e deixarmo-nos de péssimismo, já parecem aqueles mete nojo que vão para o estádio assobiar, metam os olhos nos ingleses, apoiam a equipa até ao fim, isso sim é um verdadeiro adepto.

E quanto ao comentário do slbcarlitos, acho que te tás a confundir, porque o que descreves aí, foi uma fase em que o Veiga não fazia parte do clube, logo não lhe podes atribuir as culpas de uma coisa que ele não fez.

 

Data do comentário: 23/06/2007, 10:32:00, Anonymous TC

Parece-me obvio que a questão Veiga é das que mais tinta faz correr nas páginas dedicadas ao Benfica. Considero que esse Sr. só está no nosso clube para prejudicar o FCP, mais precisamente o Pinto da Costa. Considero que está farto de cometer erros, tem usado o clube em proveito próprio, com o sentido unico de fazer pirraça ao FCP, mas não me posso nem devo esquecer que o nosso último campeonato tem o seu nome escrito, o Veiga foi um dos principais responsáveis por termos ganho. Também não me posso esquecer que são os próprios jogadores que defendem a manutenção do homem, por alguma razão será?
É certo que nos últimos 2 anos tem dado alguns tiros nos pés, mas é claramente uma mais valia para o Benfica, dado os seus conhecimentos e no mais importante, trabalho que faz junto do balneário.

 

Data do comentário: 23/06/2007, 11:42:00, Blogger dezazucr

Não gosto do Veiga. E difícilmente poderei engolir que um homem que festejou com champanha a derrota do Benfica na final da Champions possa ter um cargo directivo no seio do Benfica. Ao contrário do que muita gente diz, os fins não justificam os meios. Os meios são muito importantes e fizeram deste clube o que é. Para mais tendo Veiga aquela eterna aura de que a qualquer hora aparece a juduciária a lixar-nos.

Para além disso não considero que o Veiga tenha trazido tanto benefício quanto isso. Trouxe alguns bons jogadores, 5/6 e cerca de 20 que ou não tinham valor ou nem sequer chegaram a "calçar" o que é no mínimo suspeito.

Para além de ter tido divergências com alguns dos nossos melhores jogadores, como Tiago, Miguel e Manuel Fernandes.

E pior de tudo, com Camacho, que eu considero o verdadeiro responsável pela profissionalização do clube e mudança de mentalidade. Foi Camacho que institui a Vieira que se quisesse ganhar algo tería de manter ano após ano os melhores jogadores, ao invés de desatar a vender os anéis à primeira oferta.

Não censuro a aposta em Cardozo, nem sequer o preço, pois só no final da época se perceberá se foi caro ou barato. Se marcar os tais 20 golos, até 15, considerarei barato. Quantos jogadores do Benfica nos últimos anos marcaram sequer 10 golos no campeonato? Apenas Simão.

O bom não é caro, como diz Scolari, o caro é o ruim. Eu acho caro o Marco Ferreira, o Marcel, o Derlei e outros quejandos que não mostraram nada, independentemente de virem a custo 0, ou até de receberem 5 cêntimos mês - isso é que é caro.

É claro que causa alguma apreenção o facto de pouca gente conhecer o homem, mas darei o benefício da dúvida, até porque acredito que alguém que marca 20 golos no campeonato argentino, não jogando num dos melhores clubes, deverá ter algum valor.

Veremos se o Verão continua a engordar, ou se é só barriga de cerveja.

Só peço mais Miccolli e Manuel Fernandes. E não, não me importava que o João Pereira voltasse (apesar de achar esta hipótese muito pouco provável), até porque não gostei que ele saísse. Gostava dele, e nunca concordei com as críticas que faziam ao rapaz. Da mesma forma como apesar de achar que o Nélson tem as suas paragens cerebrais, acho-o bom jogador e chateia-me que andem sempre a crucificar o homem. Idem-idem aspas aspas para o Andersson que apesar da má época não pode ser mau jogador, tendo em conta a época passada da Champions (recorde-se que com Koeman tinhamos uma defesa de betão e ele era fundamental na estratégia, havendo na altura até quem o classificasse como melhor que o Luisão - não era o meu caso, mas gosto dele). Uma má época todos têm.

Vejamos que mais nos reserva o defeso.