Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quinta-feira, maio 24, 2007
Vender ilusões.
Há que admiti-lo, o Presidente Luís Filipe Vieira sabe, como poucos, vender ilusões. Ontem, em Toronto, quis vender a ilusão de que:

  • «pelo contentamento que os benfiquistas demonstram, até parece que fomos campeões.»;
  • «não venderá nenhum dos jogadores do núcleo duro da equipa»;
  • não satisfeito, vendeu a desilusão de que é um dado adquirido a continuidade de F. Santos como treinador da próxima época. (link)

Perante o ridículo da primeira, a vontade de acreditar na segunda e o desespero ao ouvir a terceira, não pude deixar de admirar a capacidade que aquele homem tem de ignorar uma realidade criando outras realidades e, mais do que tudo isso, levar tantos a acreditar na realidade por ele criada.

Isto tem o seu lado bom, mas também tem o seu lado mau (cruz credo, pareço o AJSaraiva).

Por um lado, acredito na máxima de que quanto mais altas as expectativas, melhores os resultados. Paradigma que, quando bem estruturado e alicerçado, leva à capacidade de transcender – veja-se o trabalho de Mourinho, veja-se o resultado obtido na angariação de sócios por parte de LFV.

Por outro lado, esta mesma máxima pode conduzir, em caso de não concretização, a outra máxima que nos diz que quanto mais alto é o sonho, maior é a queda.
Assim, Luís Filipe Vieira parece querer, mais uma vez, encantar e vender a ilusão aos adeptos.

Tenho, perante isto, duas certezas:

  • a quantidade de benfiquistas que ainda compram essas ilusões é cada vez menor.
  • dificilmente, Luís Filipe Vieira passará incólume a outra época de expectativas goradas.

Por outro lado, Luís Filipe Vieira parece ter encontrado um partenaire no seu espectáculo de prestidigitação: Fernando Santos garantiu, à la Mourinho, que não tem dúvidas de que para o ano vamos ser campeões. É de homem!! Disse-o com tal convicção que eu quase lhe comprava essa ilusão. Mas em seguida, mostrou a cepa de que é feito: desculpou-se para o insucesso deste ano com a ausência de Nuno Assis. (link)

Estamos conversados... e não estamos iludidos.

 
por Pedro F.Ferreira - 10:46 | link |


24 comentário(s):


Data do comentário: 24/05/2007, 11:22:00, Blogger rsa

Eu só ouvi a parte das desculpas referente á falta de Nuno Assis mas mais grave é que ele confirma ter apostado em 13/14 jogadores e que o vai fazer para a proxima época logo...
Com a continuação do Nandinho vamos ter mais do mesmo, equipa espremida e a aposta em jogadores da casa ou jovens valores deve continuar a resumir-se aos dois minutos nos descontos de João Comibra.
Qunato ao LFV a nivel profissional como empresário, pessoas que o conhecem e trabalharam com ele dizem-me muito bem dele o problema é que o futebol e o Benfica precisa de paixão os numeros são importantes mas sem vitórias...
Acima de tudo acho que está mal acompanhado e o caminho do populismo é uma má solução.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 11:57:00, Anonymous Anónimo

Um post oportuno e certeiro como é hábito.
Se não lhe cortarem os ímpetos de vendedor de quimeras, ainda vamos ver e ouvir o LFV empoleirado numa roullote (leia-se caravana), coadjuvado pelo Seara e pelo Vilarinho, de megafone em punho, a vender acções no mercado paralelo.
O pior é que a Comissária Paula, uma das grandes responsáveis pelo empate cedido na luz com o Porto..., não vai, desta vez, permitir ajuntamentos e somos capazes de ter um "crash"...
Aguardemos o próximo número da rábula para entreter o terceiro (ou será o segundo?) anel...

 

Data do comentário: 24/05/2007, 12:36:00, Blogger Artur Hermenegildo

Caro Pedr FF,

Acho ques te estás também a deixar levar pela propaganda sensacionalista dos jornais (espero que não te importes que nos tratemos por tu, entre benfiquistas).

Não acho que o FS se tenha desculpado; pareceu-me que deu uma opinião, e enquanto opinião não é descabida. É um facto que N Assis estava a jogar bem, e que permitia um significativo alargar de opções no meio-campo.

Qaunto à questão dos 12/13,é um facto que FS gosta de jogar quase sempre com os mesmos jogadores. Mas notem que esta é uma escola comum a muitos treinadores; Trapattoni era assim, Camacho também, Koeman variava um pouco mais mas também nada de radical. Podemos discordar, mas não é uma caracterísitca que seja em si negativa nem uma idiossincracia nunca vista de FS.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 13:00:00, Anonymous Anónimo

Pois...
Mais do mesmo...

Eu sou um dos que começa a ficar farto desse tipo de declarações do Lfv.

Declarações como: "A próxima época será nossa", já fartam, quando se vê ano após ano os mesmos erros a serem cometidos.

Ainda para mais, e a querer acreditar no correio da manha, o Eriksson foi-lhe oferecido e ele não aceitou.... Tá bem que o homem é caro, mas será que não compensaria, em vez de ficarmos com o nandinho?

 

Data do comentário: 24/05/2007, 13:02:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Artur, estás à vontade. :)

Possivelmente tens razão. No entanto, permite-me que expresse o meu incómodo por este constante alijamento de responsabilidades próprias e mascarar da realidade (não me consigo esquecer da figura do F Santos a dizer que esta não foi uma época negativa, tal como considero patéticas as declarações de Vieira a dizer que os adeptos estão tão satisfeitos que até parece que nem perdemos o campeonato).

Isto dá-me cá uma volta... que nem queiras saber.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 13:15:00, Blogger tma

Pedro F.F., eu reformularia a primeira frase, pois o LFV sabe, efectivamente, criar ilusões, só que como bem dizes depois "a quantidade de benfiquistas que ainda compram essas ilusões é cada vez menor", ou seja, a sua qualidade de vendedor decaiu consideravelmente...

O "mal" terá sido o campeonato ganho em 2005 (mas que não troco por nada, como é evidente!!!), pois criou a ilusão de que o Benfica estava no bom caminho, em termos desportivos, ou pelo menos, que essa vitória serviria de alavanca a uma clara melhoria nos resultados desportivos.
Só que em termos desportivos, a única coisa positiva foi, ainda assim, a campanha da CL da época passada (mas nada ganhámos). A verdade é que até a taça do ano em que fomos campeões perdemos de forma ridícula...
E pelo meio ainda tivemos "direito" aos Roberts e Derleis desta vida como contratações de inverno e constantes incertezas acerca da estratégia (se é que existe alguma...) para o futuro do nosso futebol (nomeadamente, do plantel).

 

Data do comentário: 24/05/2007, 13:36:00, Anonymous Anónimo

A verdade é que os emigrantes compram tudo tal é a sede de coisas portuguesas. Eu que o diga. Quando fui emigrante até quim barreiros ouvia. Por isso acho que LFV este ano só tem hipóteses de vender kits no estrangeiro.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 13:55:00, Blogger Utilizador

Realmente, já cansa ouvir Luís Filipe Vieira com o seu discurso populista e que já não diz nada de novo... faz-me lembrar Sousa Cintra quando esteve "mandava" no lagartos... muitas promessas, mas os erros de sempre...

 

Data do comentário: 24/05/2007, 14:46:00, Blogger Artur Hermenegildo

Concordo plenamente que às vezes LFV devia estar calado. As suas declarações são por vezes inconvenientes e pouco cuidadas, mas se virem bem este é em geral o nível dos dirigentes desportivos que temos. Aliás não é só no futebol e desporto; se virem os mimos proferidos por alguns empresários e gestores da nossa praça por exemplo quando das recentes OPAs, estamos conversados.

Mas é preciso perceber que o discurso de alguém na sua posição tem de ser um discurso sempre positivo e de confiança, senão as hostes desmobilizam.

Há é que ter o cuidado de não criar falsas expectativas com promessas que não podem ser cumpridas, porque é sempre melhor criar expectativas realistas e cumpri-las do que não atingir as expectativas criadas. Este último é o caminho mais rápido para o descrédito e o desastre.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 15:01:00, Blogger Pedro

Se o Santolas vai novamente apostar só em 13/14 jogadores então para q irmos buscar reforços???

Acho incrivel como alguem diz uma coisa destas em público...q moral terão os jogadores menos utilizados no plantel???

 

Data do comentário: 24/05/2007, 17:30:00, Anonymous Anónimo

Mais do mesmo, já deviamos estar vacinados. Um presidente populista que não mede o que diz. Tem para mim duas agravantes:
1ª Fala depois de perdermos, fica calado quando ganhamos.
2ª Esquece-se que além de ser presidente do clube é presidente da SAD, e como já li num comentário do accionista vermelho que concordo, este tipo de comentários não são positivos.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 17:40:00, Blogger 1234567vv

Olhem...

Muito já fez ele!!! Muito mesmo.

Lembram-se do Benfica pós Vale e Azevedo? FALIDO sem nada.

Não ganhamos títulos este ano, mas provavelmente porque a direcção da SAD preferiu apostar na consolidação financeira e no futuro, e acabamos a 2 pontos de um clube que o ano passado teve 30 milhões de prejuizo e este ano está a caminho de mais 20 a 25.

Então diz-me lá... queres um Benfica à Damásio ou Vale e Azevedo a enterrar o futuro ou preferes um Benfica que prepara o futuro?

O futuro do Benfica depende do crescimento no presente... e não é com títulos mas sim com Dinheiro e organização.

LFV é populista? É... mas foi isso que fez com que duplicasse o número de sócios e o dinheiro de quotização!

Muitos gozaram no Kit Socio e olha o que o Porto tem agora e o que o Presidente do Sporting disse sobre o mesmo?

O Benfica é e será um alvo à abater... porque há uma máfia que vive disso. Mas a máfia precisa de dinheiro... é como as carraças e o sangue. Sem ele vão-se. E hoje o dinheiro que alimenta à Máfia começa a acabar!

 

Data do comentário: 24/05/2007, 17:48:00, Anonymous Anónimo

concordo ke o lfv e um populista se bem ke gosto disso pois quem é benfikista sabe ke esta nas suas raizes e nao gosto porque devia deixar o populismo e as grandezas e tretas para os adeptos pois um dirigente tem de ter o discurso certo na hora certa e sobretudo exigir e crucificar se for caso disso dentor de casa nao na comunicaçao social


e mai o problema do slb hoje em dia ja ultrapassou a kualidade dos jogadores e treinadores e o capital
tem um probmema enorme falta de cultura de vitoria mentalidade de campeao nao existe no benfica e isto verifica se em todas as modalidades practicamente isto é sobretudo o ke me enerva temos boas ekipas competitivas e kuase sempre perdemos os jogos contra os porkos azuis pk????
tou farto destes meninos mimados ke vestem a nossa camisola

 

Data do comentário: 24/05/2007, 18:23:00, Blogger tma

Vermelhovsky, inteiramente de acordo com a importância da consolidação das contas para a sustentabilidade do clube (não vale a pena sequer ambicionar vitórias num clube em vias de falir...) e na importância que o LFV e a sua equipa tem tido, algo que nunca deixei de reconhecer.
Mas voltamos à questão de outro post: de que serve um clube bem gerido financeiramente mas que não ganha? A gestão financeira é fundamental para a existência de qq instituição que seja (sob o risco de desaparecer), mas não é esse o “core business” do Benfica. O “core business” do Benfica são as modalidades desportivas, cabendo ao futebol grande parte do "bolo". Se o Benfica não for bem sucedido desportivamente, e se isso se arrastar por muito tempo, o clube começará a definhar. E a perder receitas. E de nada servirá uma boa gestão financeira se não há receitas para gerir... Isto pode ser generalizado às empresas: podem ter excelente gestão financeira, mas se não forem boas naquilo que é o “core business” (em comparação com a concorrência, claro), é muito provável que venham a ter dificuldades no futuro.
De notar que não exijo que o Benfica faça grandes despesas com o futebol. Sou apologista da contenção. No entanto, mesmo não entrando em loucuras financeiras (o Futre terá sido o expoente máximo dessa “incontinência”), tenho a certeza que é possível ter um bom plantel, se as escolhas forem criteriosas e se houver um bom trabalho de planeamento, com as pessoas certas nos cargos certos, e muita vontade de ganhar. E assim sendo, não tenho dúvidas que temos todas as condições para melhorar o nosso desempenho (leia-se: ganhar campeonatos com regularidade).
Pelo que tenho observado ultimamente, no que respeita à gestão do futebol, não acredito muito que tal venha a acontecer num futuro próximo... Ou então o LFV tem o “jogo” muito bem escondido e anda a disfarçar!

 

Data do comentário: 24/05/2007, 19:55:00, Blogger 1234567vv

tma:

A boa gestão funciona se todos funcionarem assim.

O que se passa é que tu tens neste momento um clube que gasta mais que o Benfica mas tem receitas muito menores. E por acaso é campeão.

Diz-me faz sentido?

São muitos milhões de diferença, não só para financiar o plantel mas para financiar muito jogador emprestado a clubes "amigos" o que ajuda quando é preciso.

O Benfica já seguiu essa política e afundou-se!!! Agora é esperar... mais dia menos dia aqueles senhores que escondem o passivo ENORME do clube, um dia terão de prestar contas.

Eles já estiveram assim e só o milagre Mourinho/Abrahmovich os salvou. Mas um Mourinho é como os relampagos... não cai no mesmo sitio 2 vezes!!!

 

Data do comentário: 24/05/2007, 20:02:00, Blogger Ry

Epá, esta dos 12/13 jogadores deixa-me sem fala...

Vou conter a minha raiva para outro lado.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 20:04:00, Blogger 1234567vv

A estratégia do LFV passa pelo Veiga.

O Veiga tem muitos contactos e está desejoso de foder o Pintarolas da Bosta. Deve andar por essa Europa fora a boicotar as vendas URGENTES de Quaresma, Lucho e Pepe.

É que sem o dinheiro dessas vendas o Porto arrisca-se a apresentar mais prejuizo este semestre e aí é o cabo dos trabalhos.

É que sem Capital Social, o Porto fica sem dinheiro para nada...

E começa a despachar e a ficar sem guito para meter jogadores nos clubecos amigos. E esses vão fazer o que?

Além disso... o Porto se não vende bem, os empresários amigos que lá metem os jogadores para depois irem vender na Europa começam a ficar chateados e vão vender para outro lado.

No final é o dinheiro... é o dinheiro que controla a coisa.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 22:22:00, Anonymous Anónimo

Já oiço a história de que o FCP está falido há mais de doze anos.
Mas o que é certo é que nesse período ganharam 8 campeonatos,8 supertaças cinco taças de Portugal, uma taça dos Campeões uma taça UEFA etc
Também nas outras modalidades dão-nos um bigode monumental.
Esta é a triste realidade que "magoa para burros", principalmente a quem já cá anda há uns tempos.

Este ano só não perderam connosco em futsal, porque não têm a modalidade.

Se calhar é a Senhora de Fátima que lhes dá a mão e o pé e, já agora, o stick.
Se pensam que é o Vieira que vai alterar este estado de coisas, podem continuar a fazer todas as conjecturas e eu desejo-vos muitas felicidades, mas não acredito em aprendizes de feiticeiro. Principalmente em quem ainda não fez outra coisa senão mentir aos adeptos.
"Desiludido mas Benfiquista"

 

Data do comentário: 24/05/2007, 22:41:00, Blogger tma

Vermelhovzky, talvez tenhas razão. Só o tempo o dirá. Quanto ao dinheiro ser o factor determinante, também não tenho ilusões.
A mim é que me faz um pouco de confusão uma estratégia orientada a lixar os outros clubes. Preferia que privilegiasse a melhoria do nosso clube (mas isso sou eu, que talvez seja demasiado lírico...). Ainda assim, não quer dizer que não ache necessário "fazer marcação" às manobras extra-desportivas dos outros, para impedir, por todos os meios (legais), que nos "passem a perna".

 

Data do comentário: 25/05/2007, 09:51:00, Anonymous Anónimo

Segundo parece LFV e Fsantos vão fazer um programa cómico na nova TVBenfica...estão a treinar o dueto...os gatos fedorentos têm finalmente concorrencia...
Bola7

 

Data do comentário: 25/05/2007, 11:10:00, Anonymous Anónimo

O Vale e Azevedo saiu em 2000. Em 7 anos não se consegue recuperar uma empresa? Não me lixem.

A desculpa do VA já não cola. As firmas "normais" conseguem recuperar-se financeiramente em 2 ou 3 anos (senão fecham), o Benfica demora 7 anos e ainda não está bem? Em 7 anos não houve tempo de acertar uma estratégia para o futebol? Não me lixem. A "desculpa" do VA é mais areia para os olhos.

 

Data do comentário: 25/05/2007, 11:52:00, Blogger santiago

concordo com o anónimo anterior de que a desculpa do sr. azevedo já cheira a podre e a mau pagador.
o vieira não percebe nada de bola e foi buscar o accionista veiga para liderar. o accionista veiga foi-se embora e agora?
o que realmente criou a ilusão foi a vitória na taça com o camacho, a vitória no campeonato com o trapalhoni e a boa campanha na liga dos campeões na época passada.
depois, bem, depois abandonou-se a estratégia definida de contratar um treinador com provas das e com prestígio internacional e preferiu-se um senhor cujas declarações na recente entrevista dizem tudo: é um INCOMPETENTE. hilariante a desculpa do nuno assis!
chega de nos fazerem (tentarem fazer) passar por parvos. chega de tentarem criar o que não existe.
sei que não são as mesmas pessoas, mas às vezes o vieira faz-me lembrar o vale. quem não se lembra dos mundos e fundos que este vígaro nos prometia todas as semanas?
ora, tirando a careca de um e as orelhas do outro, no fundo os dois andam a tentar fazer o mesmo, iludir-nos.
enquanto estivermos nas mãos de amadores de vão de escada (vieira, santos e afins) vai ser difícil ganhar alguma coisa.

 

Data do comentário: 26/05/2007, 21:23:00, Anonymous Anónimo

Já podiam ser um bocadinho mais originais sobre os temas dos posts! Vê-se mesmo que já estamos na silly season. Façam uns cartazes anti- Vieira e vão para a rua! E a seguir, que vai para a direcção? Talvez os autores iluminados deste blogue... Ainda não vi um jogador queixar-se do treinador ou do presidente. Aliás ouvi foi o Miccoli dizer que com o Veiga na balneário teríamos sido campeões. Ele deve saber melhor que nós o que se passa lá dentro. Saudações e Viva o BENFICA!

 

Data do comentário: 27/05/2007, 02:51:00, Anonymous Anónimo

Custa-me ver os lagartos com um conjunto de miudos e uma equipa muito mais barata ficar à nossa frente. No nosso clube há outros interesses por trás, os jovens da formação não enchem os bolsos a alguns parasitas.
Onde estão os nossos juniors campeões há 3 anos? E há 2 anos apenas perdemos o título de juniors no último minuto do último jogo. Este ano já estamos em primeiro. O que vai acontecer a estes jovens?.
Qualquer dia sou eu que desisto do futebol. Estou farto de alimentar chulos. A mim não me vendem mais ilusões.
Saudações benfiquistas.