Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, maio 21, 2007
1 Ano Depois...

O primeiro post que escrevo neste honroso blogue é sobre Fernando Santos. Há um ano atrás (20 de Maio de 2006), Fernando Santos foi apresentado como Treinador principal do nosso clube. Lembro-me perfeitamente desse dia. Estava a jantar na Covilhã, numa tertúlia futebolística salutar, entre adeptos dos dois "grandes" de Lisboa.

Sabia que nesse dia iria ser apresentado o novo treinador do nosso clube, e confesso-vos que estava com as expectativas bastante altas. Para mim, o regresso do melhor treinador de futebol que vi no comando do nosso plantel principal, o sueco Sven-Goran Eriksson, era a opção mais válida. Estava mesmo confiante nessa opção. Qual foi a minha surpresa, quando nesse jantar de amigos, num momento em que estava bastante descontraído, um amigo meu, adepto do outro clube da 2ª circular, dá-me uma palmada no ombro e diz-me para olhar para a televisão. No momento, pensei que fosse alguma notícia relacionada com a nossa equipa de Futsal, visto que nesse dia havia um jogo importante.

Mas não foi. Vejo, de rompante, José Veiga e Luís Filipe Vieira no écran. Só vejo o 3ºelemento (Fernando Santos) alguns segundos depois. Fiquei em estado de choque.

Sabia perfeitamente que Fernando Santos possuía e possui amor filial ao nosso SLB. Mas per si isto não basta. É necessário ser o mais profissional possível. A racionalidade sobrepor-se ao coração e não o contrário.


Fernando Santos começou a sua carreira de treinador no Estoril-Praia (julgo que começou como treinador-jogador tal como o José Torres), onde esteve algumas épocas e fez trabalho interessante com os recursos que tinha à sua disposição. Mas Fernando Santos não se coíbia de dizer que o futebol era para ele um hobby, porque toda a gente sabia que ele era Engenheiro Electrotécnico e não pensava seguir carreira.
Em Maio de 1994, o Estoril desce e Fernando Santos segue para a Amadora, para treinar o Estrela, onde fez 2 ou épocas com resultados positivos com planteis bastante humildes.


Nessa altura, o seu pragmatismo ganhou adeptos. Não tardou muito até ter o presidente portista como seu admirador. Da Amadora ao Porto foi um pulo. Primeiro teve que fazer a sua "barba de mendigo". Depois teve que adaptar o discurso conforme as circunstâncias (tal como o prof. Jesualdo recentemente), treinar um plantel feito pela direcção e contar com as ajudas de terceiros. Ganhou sem saber como. Na 2ª época, com maior margem de manobra, não consegue ser campeão. Vai para a Grécia, onde em dois anos ganha uma Taça da Grécia pelo AEK. Em 2003, volta a Portugal para treinar o outro clube que tem sede na 2ª circular, onde não conseguiu atingir os objectivos propostos pela direcção do clube. Na época a seguir, volta para a Grécia, para o AEK, conseguindo colocar o clube grego na Liga dos Campeões, devido ao 2º lugar conseguido na época de 2005-2006.

Falei bastante na trajectória feita até agora de Fernando Santos como treinador, mas ao nível de perfil ainda não dei a minha opinião, que vai ser sucinta, porque penso que os leitores do blogue podem consubstanciar a minha opinião, ou pensar de forma diferente.

Falo de Fernando Santos hoje, sem me lembrar da época 2006-2007 do nosso SLB.

Faz hoje precisamente um ano que deixei a minha previsão no ar: com Fernando Santos não vamos ser campeões. Por mais palavreado bonito de circunstância que utilizasse para dizer que o "Benfica está no meu coração" ou "que vamos ser campeões", para mim Fernando Santos foi sempre onde esteve, um treinador pouco ousado, quer ao nível táctico, quer ao nível de aproveitamento dos jogadores que tinha à sua disposição. Vejam a pouca rotatividade que deu ao plantel esta época e os efeitos nefastos que proporcionaram. Num espaço de 15 dias, Campeonato Nacional e Taça UEFA, os dois grandes objectivos desta época foram por "água abaixo", numa clara quebra de rendimento por motivos físicos.


Passado um ano, faço uma transcrição do que disse Fernando Santos. Num discurso em que pretende limpar a sua imagem (devido ao facto de ter estado nos nossos 2 grandes rivais) e onde tenta passar a imagem de Benfiquista imaculado:
"Fernando Santos foi hoje apresentado como o novo treinador do Benfica para as próximas duas temporadas. Depois de ter passado pelo Porto e Sporting, o treinador português vai agora orientar a sua equipa do coração. Na conferência de imprensa da sua apresentação, Fernando Santos assumiu que no Benfica só há um objectivo, que é ganhar, e por isso estava ali para vencer todas as provas em que entre. Falou ainda do seu Benfiquismo da memória do seu pai, que o levou com 50 dias aos Estádio da Luz e ainda afirmou "Mas tenho de trabalhar com a cabeça, pois se fosse só com o coração era campeão já hoje."



Passado um ano, gostaram do trabalho de Fernando Santos? Eu não...
 
por Hugo A. Rodrigues - 01:20 | link |


12 comentário(s):


Data do comentário: 21/05/2007, 02:57:00, Anonymous Anónimo

Bom Post!

Eu também não gostei do trabalho do homem! Era mais do que óbvio, desde 20MAI2006, para 13.997.000 benfiquistas!

A data da contaratação de todos os treinadores do SLB pouco ou nada me interessaram, não faço a mínima ideia de quando ocorreram. Excepto uma! Nunca me esqueci dela ! Tal era a fé!

Nunca assisti a nada tão errado na minha vida como a decisão de contratar este pobre homem! Há erros e erros...este foi de palmatória. Antes de ser, já o era!

 

Data do comentário: 21/05/2007, 03:04:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

johnny, eu tb não sou de fixar datas, mas inevitavelmente aquele dia ficou marcado na memória, devido a um convívio feito em honra de uma amiga "especial" :)

A contratação de FS foi um erro de "casting" sem dúvida.Vamos ver como é o futuro.Para mim sem FS, se possível.
Abraço

 

Data do comentário: 21/05/2007, 10:03:00, Blogger Francis

Eu fiquei divídido. Inicialmente fartei-me de bater no homem; mas verdade seja dita, com um plantel destes, só o milagreiro Trapatoni! A equipa está totalmente descompensada e muitos dos jogadores que alinham não têm categoria para jogar no Clube desta dimensão; No outro a Direcção ficou ofendida porque Koeman disse que o trabalho a nível dos escalões mais jovens tem falhado. Qual é problema? Ele disse alguma mentira? Quantos jogadores de qualidade formou o Benfica a seguir ao Rui Costa? Onde estão eles? Por outro lado, esta Politica de só ir buscar jogadores em final de contrato ou baratos não vai dar a lado nenhum.
E já agora, sei que muitos não concordam comigo, mas não consigo perceber o que leva a multidão em peso aplaudir um avançado que entra em campo para não fazer golos!
Ironia das ironias, vamos perder o Miccoli!

 

Data do comentário: 21/05/2007, 10:18:00, Blogger Pedro

"E já agora, sei que muitos não concordam comigo, mas não consigo perceber o que leva a multidão em peso aplaudir um avançado que entra em campo para não fazer golos!"

Estamos a falar de quem???

 

Data do comentário: 21/05/2007, 10:28:00, Blogger Sgt. Pepper

Fernando Santos tem de assumir as responsabilidades (embora não todas) pelo fracasso desportivo em que esta época se tornou. O mau arranque pode-se desculpar – houve uma grande indefinição em relação ao plantel (Manuel Fernandes e Simão ora saíam, ora ficavam) e o adiantamento da primeira jornada também em nada nos ajudou. Mas a fatídica fase dos empates sucessivos é que não se pode desculpar, porque foi consequência de uma má gestão do plantel, tanto por falta de rodagem, como por saídas a meio da época que foram altamente penalizadoras (Alcides, Karyaka, Kikin Fonseca, entre outros, foram jogadores que nos teriam sido extremamente úteis na fase de maior desgaste – e nem falo do Ricardo Rocha, já que com este, pelo menos, fizemos um bom negócio). A direcção e Fernando Santos têm de repartir as responsabilidades e não recorrer ao “azar” como desculpa para tudo. Claro que o tivemos, mas as repercussões negativas das diversas lesões que tivemos foram mais graves devido aos erros do “trio mágico” que enumerei anteriormente. Agora resta saber se o trio aprendeu com os erros. Acho que merecem o benefício da dúvida, já que – apesar de tudo – não víamos a equipa a jogar tão bem (ao longo de cerca de dois terços do campeonato) há algum tempo.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 11:04:00, Anonymous Anónimo

A questão é esta, mudar de treinador para quê?
Ou vem o Erickson, Queiróz ou o Camacho para mudar, senão mais vale continuar com Fernando Santos.
Que treinador português bom ou mt bom temos disponível? Se é que exista.
Mesmo estrangeiro, qual é que está disponível?
Para isso ficamos com o que temos que já conhece os jogadores, já tem a sua forma de jogar, os jogadores estão adaptados a ele.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 11:19:00, Anonymous Anónimo

Adaptados e muito bem adaptados, já agora!

 

Data do comentário: 21/05/2007, 12:43:00, Anonymous Anónimo

Para mim um treinador estrangeiro. Digam-me qual o treinador português que fez algo no Benfica? O Toni? E será que Fernando gosta mesmo do clube? Então se é assim porque foi treinar os andrades e depois os lagartos? Eu se tivesse um filho que fosse jogar nos tripeiros ou lagartixas que não esperasse que ficasse contente e fizesse como o Veloso. Não deixava de ser meu filho mas nunca mas nunca mesmo desejaria que fosse campeão contra o Benfica.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 14:51:00, Anonymous Anónimo

É o que acontece aos beatos quando saiem da sacristia.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 15:56:00, Anonymous Anónimo

Cantona
Eu cá gostei do trabalho dele.

Há 3 épocas atrás um golo do Geovani na última jornada tirou ao Sporting do Fernando Santos o 2.º lugar.

É cristão (e fica bem) fazer o que ele fez - pagar as suas dívidas!

 

Data do comentário: 21/05/2007, 16:07:00, Blogger Pedro F.Ferreira

OLheiro, seu lagarto de má índole :),
se for essa a questão, agora bem pode ir dar a outra face para outro lado. Ou pregar para outra freguesia. Ou, se é verdade que o Reino dos Céus aos simples de espírito pertence, já provou à saciedade que lá terá o seu lugar garantido e pode-se (pode-nos) poupar a mais provações. :)

 

Data do comentário: 21/05/2007, 19:23:00, Blogger Hugo A. Rodrigues

Pedro FF:
E com o Rosário sempre a seu lado ;)