Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

quarta-feira, maio 23, 2007
Benfica SAD...
Eu não sou economista nem percebo nada do assunto, por isso convido os entendidos na matéria a pronunciarem-se, deixando-os como uma questão:


Isto de perder 16,8 milhões de euros em apenas dois dias...é mau, não?
 
por special one - 20:40 | link |


15 comentário(s):


Data do comentário: 23/05/2007, 21:07:00, Blogger antonio boronha

já agora, se souberem de alguma coisa, avisem.
parece-me que o volume insignificante transaccionado não tem grande relevância.
no entanto, como já disse, não sou especialista na matéria.
abraço.

 

Data do comentário: 23/05/2007, 22:45:00, Anonymous Anónimo

Eu também não sou economista ou especialista em mercados de capitais (e para isso também não é preciso ser economista), mas sendo jurista, posso ajudar nalgumas coisas.

A tua pergunta é pertinente até porque os fdp dos jornalistas já só falam da descida do valor por acção de forma depreciativa (coisa que não fazem com os outros, limitando-se a dizer que sobem ou descem).

Se isto é mau? É para quem é dono das acções e pensa em realizar mais valias com as mesmas. Ou seja é mau para os accionistas titulares de acções até ao dia de anteontem.

Por outro lado, será bom para quem quiser comprar agora ( compra abaixo do valor de referência).
Os movimentos não são significativos e quem acompanhasse ontem a evolução do mercado de acções da SAD dava com um fenómeno estúpido. Quando elas estavem em alta havia quem as quisesse (e conseguisse, como é óbvio) vender abaixo dos €5,00 ?????.
Penso que isto pode não ser tão estúpido como parece, se pensarmos em tubarões que pretendam ter uma posição de destaque e peso na estrutura accionista . Vendem umas quantas muito baratas, provocam uma descida forte na cotação e abalançam-se para comprar muitas a preço baixo (fazendo aumentar a procura e diminuir a oferta, o preço por acção valoriza).
É de notar que a esmagadora maioria dos accionistas são sócios que as compraram por amor ao clube e não com o intuito de as transaccionar. Mas também é preciso não esquecer que LFV e Vilarinho juntos têm 13.000.000 de acções. Estes, pelo menos, não estão ali para perder dinheiro (por muito que as tenham dado em garantias várias).
O perigo maior chama-se Sportinveste e olivedesportos (não esqueçam : PT Multimédia, Tv Cabo e Sport Tv vs. Canal Benfica. Não percam esta pista).

O próprio SLB clube saiu a perder nestes dois dias na medida em que é titular de 51% do capital da SAD.

Esta é a parte menos financeira da questão.

Relativamente a esta última e segundo aquilo que fui aprendendo depende de muitos factores para cativarem investidores. Mas uma coisa é certa os grandes investidores querem a justa remuneração do seu investimento de capital. A SAD já afirmou que não distribui dividendos, logo estes investidores só se interessarão se o clube for muito bem gerido, tiver resultados positivos, realizar investimentos reprodutivos, o passivo, os activos, etc, etc, estes e muitos outros factores económicos e financeiros influenciarão decididamente o valor da Benfica SAD no futuro.

A médio prazo a Benfica SAD tirará vantagens de uma cotação em alta nomeadamente se pretender realizar um aumento de capital . Quanto mais valerem as acções, mais a SAD encaixa.

Acho que já dei uma ajudita para o debate, os especialistas que avancem.

 

Data do comentário: 23/05/2007, 22:46:00, Blogger Unknown

isto é bom é para os jornais...já não bastava inventar sobre jogadores para nós, agora falam das nossas acções como nunca falaram nas verdes, nem nas azuis...
E vamos descer mais ainda...o que é normal num país em que o futebol é dirigido por corruptos!!!
mas o grande passo que o Benfica vai ter que dar para uma subida em flecha na bolsa é o canal de televisão...e está á vista de todos que isso já começa a assustar a TV Cabo, pois apesar de haver contrato assinado, os jogos da UEFA e de jogos organizados pela FPF, já poderiam ser transmitidos na nossa TV...

 

Data do comentário: 23/05/2007, 23:20:00, Anonymous Anónimo

Johnny Rook e ab:
Tendo em conta a cotação das restantes SAD's na bolsa, é óbvio que as acções entrando a 5€ (tal como aconteceu com as do FCP e SCP) acabem, mais tarde ou mais cedo, para irem parar a valores semelhantes às suas congéneres.

É o mercado a funcionar...

Por outro lado, não sei quem o definiu, mas o timing não foi o mais adequado (na minha opinião).

O mais correcto seria no defeso...lá mais para o princípio de época.

 

Data do comentário: 23/05/2007, 23:50:00, Blogger Graça

Não é mau, é péssimo.
Já agora quem foi o idiota???

 

Data do comentário: 24/05/2007, 00:32:00, Anonymous Anónimo

Olheiro,

Relativamente à 1ª parte do teu comentário é evidente que é assim. Nada de espantoso ou surpreendente está a acontecer. Vide acções do FCP que independentemente de campeonatos descem mais do que sobem. E muitas vezes sobem sem qualquer relação com o futebol. E descem quando parecem que deviam subir.

Comparativamente a EDP's , PT's etc, estas acções são muito pouco transaccionadas. Sempre na casa dos poucos milhares.
Aliás, por falar em EDP, entendam que sendo de longe a melhor empresa portuguesa não financeira, não é aquela cujas acções têm o valor mais alto. As da PT, BCP, GAlp, e outras valem mais. No caso da EDP pode-se falar, por exemplo, nos enormes investimentos que a empresa realiza quase todos os anos. Parece um contra-senso mas não é!

A 2ª parte do comentário, parece-me irrelevante a questão do timing - v. caso do FCP que referi acima.
Aliás, o mercado bolsista e as leis dos mercados mobiliários são bastante complexas e apertadas, não deixando grande margem de manobra aos candidatos ao mercado.

Ser agora ou depois é igual. Ia acontecer rigorosamente o mesmo.

Não entrem, por favor é na conversa dos jornais. Mercado bolsista não é um campeonato de futebol! Não há campeões!

A única crítica que faço a LFV é não ficar calado e continuar a fazer discursos populistas acerca de uma coisa que não domina ou entende. No fundo a querer ganhar um campeonato que não tem vencedores e vencidos. É a coisa mais natural do mundo que as acções do SLB tenham uma cotação superior à dos outros dois. Nada de mais!

E já que estou com esta conversa sobre os discursos de LFV, acrescento mais duas coisas.

1º - Nunca deveria ter dito publicamente que daqui a 5 (CINCO) anos não vai renovar o contrato com a Olivedesportos. Por um lado porque não sabe se será presidente nessa altura, por outro porque fez tocar as campaínhas do outro lado. Resultado? Nunca mais teve notícias da TV CABO. Há 6 meses que
não lhe dizem nem que sim, nem que não;

2º - Taça da Liga. Concordo e teria feito o mesmo relativamente à decisão de não participar. Nunca o diria agora. Haverá um momento, um prazo, para os clubes se candidatarem à competição. Pois bem, esperava pelo último dia do prazo e não inscrevia a clube. Assim, e sendo mentira que o SLB seja obrigado a participar, o que vai acontecer na Assembleia da LIga para aprovação da competição é que os parasitas, de sobreaviso, vão alterar o regulamento de modo a que todos os clubes sejam obrigados a participar com a cominação de que se o não fizerem também não participam no campeonato. Vai uma aposta?

Fala demais, é teimoso e não houve quem o aconselha (partindo do princípio que é bem aconselhado. O que duvido).

Em resumo: Estas coisas fazem-se mas não se anunciam!

 

Data do comentário: 24/05/2007, 09:00:00, Anonymous Anónimo

Na bolsa só se ganha ou perde quando se vende.
Tudo o que se disser além disto, não passa de ignorância ou manipulação grosseira.
Por outro lado, o Presidente que tem sido uma asneira em duplicado, não só porque fala mal, mas porque fala demais ou de menos, vai ter que acabar com as mentirolas.
Nunca mais pode haver Mantorras a valer "15 milhões de contos", promessas de "500 mil sócios", anúncios de contratação de "bombas", "Vamos arrazar" etc.
Se ele, como tudo indica, tem problemas de contenção verbal, vai ter que aparecer alguém que lhe explique a situação.
É evidente que não estou a pensar no Vilarinho...

 

Data do comentário: 24/05/2007, 09:51:00, Anonymous Anónimo

Não percebo porque se queixam de os jornais falarem tanto das ações do benfica, não vejo e nenhum benfiquista reclamar por os jornais ditos desportivos darem um tratamento desigual entre o benfica e os outros...

 

Data do comentário: 24/05/2007, 11:24:00, Anonymous Anónimo

Antes de mais deixem-me cumprimentar todo o pessoal que por aqui anda.

Não quero enganar ninguém e por isso digo já que sou Sportinguista.

Não me parece realmente que esteja a ser um grande resultado mas este é efectivamente um mercado onde não se pode pensar em ganhar dinheiro no nosso país. E ainda menos quando o timing não é o melhor devido aos resultados desportivos que se conhecem.

É esperar e dar tempo para que os valores estabilizem e não perder a calma.

Para mim o que é deviam achar preocupante era ter jogadores (?!?) como o N. Gomes, Everson, Derlei´s e afins a ganhar o que ganham com o rendimento que demonstram. A mim é o que me preocupa no meu clube(Buenos, Alecs, Loureiro´s Wender´s...).

Cumprimentos Leoninos

P.S. Não se queixem dos jornais. Se alguém neste país é levado ao colo pela imprensa é o vosso clube como deviam reconhecer...

P.S.-

 

Data do comentário: 24/05/2007, 11:47:00, Blogger Pedro F.Ferreira

SF. Por mim, seja bem-vindo.

A teoria do colo é um daqueles chavões que se repete até à exaustão na ânsia de, por tão repetido, passarmos a acreditar nele. Nisto, como em tudo, só acredita quem quer.

Se me disserem que o Benfica tem um destaque maior na imprensa, reconheço que sim em razão de ser o garante de mais vendas, pelo facto de ser, indiscutivelmente, o que mais adeptos tem. No entanto, esse destaque maior que é dado ao Benfica tem, como tudo, benefícios e prejuízos. No caso do Benfica, e como benfiquista, sinto que, em momentos determinantes, tem acarretado grandes prejuízos. Nenhum de nós deixará de reconhecer que a ressonância, até pela dimensão dos clubes, de um pequeno problema nos outros clubes é ampliada pela comunicação social até se dar a ideia de cataclismo no Benfica... enfim, até pela inteligência do seu discurso, escuso-me a explicar-lhe o que, certamente, já compreendeu.

Sem ironias, saudações benfiquistas.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 12:31:00, Blogger Artur Hermenegildo

Uma das consequências de uma baixa radical do valor em bolsa poderia ser a vulnerabilidade da SAD a uma OPA hostil, e consequentemente à mudança de controlo accionista e de gestão. No entando, como o clube SLB blindou a sua posição maioritária na SAD, isso não pode acontecer. Logo, esta baixa não tem de facto consequências a não ser para quem vendeu em perca.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 14:23:00, Anonymous Anónimo

Boas Pedro.

É pá, antes de mais peço-te que não me trates por "você". Os blogues, cá para mim, não são espaço para isso e para tratar por você já bem basta às chefias no local de trabalho!!!

Pois que o que eu quis dizer foi exactamente o que disseste no teu comentário.

Quando disse "levados ao colo" não foi com o sentido com que compreendeste. Eu percebo que o Benfica, como maior clube Português que é, indiscutivelmente, venda mais e que por isso tenha maior exposição. O que não entendo é que se façam capas de jornais, por exemplo, com a alteração do penteado do N. Gomes quando o Porto ganhou uma taça Uefa (isto exacerbando um pouco a coisa....)

Obviamente que qualquer coisa que tenha a haver com o Benfica vai ser "agigantada". O bom vai ser extraordinário e o menos bom vai passar a hecatombe. É uma cruz com a qual vão ter de viver até ao fim...em virtude da vossa dimensão.
Não podem é ser como aquelas figuras públicas que fazem tudo para lá chegarem e depois se queixam de não terem descanso quando metem o pé na rua... :)


Um abraço,

 

Data do comentário: 24/05/2007, 15:52:00, Anonymous Anónimo

Johnny Rook:
Eu não sou especialista em mercados, sei das regulamentações estritas a nível de mercados, mas só me referi ao timing (que ainda assim acho que poderia ser "controlável") pelo facto do Benfica não ir beneficiar daquela euforia que se revestiram as admissões do SCP e FCP.

Quanto a cotações e isso de vencedores e vencidos, é tal e qual como dizes, estes gráficos demonstram-no:
http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=chart&Ticker=scdf&Range=4
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=chart&Ticker=fcpa&Range=5


Pedro FF:
Desculpa lá, mas essa da teoria do colo ser um chavão, tem muito que se lhe diga...

Para além do facto do Benfica vender mais jornais e as coisas tomarem proporções ampliadas, basta dizer que A Bola foi fundada por benfiquistas e no tempo em que era considerada "a bíblia", todos, mas TODOS, os jornalistas eram obrigados a ser...sócios do Benfica! E essa "aura" perdura até hoje...Daí até transformar torneios experimentais em campeonatos nacionais e "retroagir" datas de fundação foi um pequeno passo...

Chavões, chavões, são o Manaca e o Calabote. Isso sim!

 

Data do comentário: 24/05/2007, 17:23:00, Anonymous Anónimo

Obviamente que perder este valor seja em 2 dias ou em 2 meses não é bom, mas não se iludam, isto era esperado e foi devidamente acautelado, se não o foi então é grave, muito grave mesmo. O grande problema das acções de clubes de futebol, pelo menos em Portugal, é que quem as compra não tem o intuito de fazer negócio nem espera ganhar dinheiro com elas, fa-lo por amor clubistico e não as vende. Se repararem as acções do Sporting e Porto estão sempre estáveis, o nº de transacções diárias é ridiculo, o mesmo se vai passar com o Benfica.
Eu ficarei muito contente se daqui a alguns meses a cotação das nossas acções se situarem nos 3,00€. Os 5,00 são uma miragem, talvez se formos campeões se agite o mercado e os possamos alcançar novamente.

 

Data do comentário: 24/05/2007, 17:53:00, Blogger 1234567vv

Aquilo que aconteceu foi notoriamente uma acção de gente a tentar baixar o valor a qq preço. Compram de manha e vendem à tarde a menos 8 a 10%.

Perdem agora uns milhares de euros e daqui a uns meses comprar muitas mais e assumem posições significativas.

De quem falo? De 2 irmãos accionistas da SAD do Porto e do Sporting. E que por coincidência são quem tem os direitos das televisões.

As acções do Benfica irão baixar mais porque esta gente está interessada nisso... mas é bom para quem quer comprar (como eu) porque comprarás mais barato de uma empresa que tem activos, tem contas organizadas e apresenta lucros.

Se baixarem para 3,33 por cada duas agora compras 3... se forem para 2,5 por cada 1 compras 2.

E olhando em termos de empresa, a Benfica SAD está no bom caminho. Compara com o Sporting desesperado por causa do que se passou na CML ou no Porto desesperado por vender jogadores para evitar mais um ano de dezenas de milhões de prejuizo!

O momento para avaliar às acções do Benfica é na apresentação dos resultados anuais. Se apresentar resultados operacionais positivos vais ver como disparam.

No mercado poucos acreditam nas SADs porque elas dependem da venda de activos para terem lucros. Nunca os seus dirigentes garantiram que o futebol fosse lucrativo.

Mas apostando forte na quotização, no marketing, na bilhetica, nos prémios, nos direitos televisivos o futebol pode ser lucrativo (como é em Inglaterra) e pode assim ser visto com outros olhos.

Eu pessoalmente acredito no projecto deste benfica e por isso vou metendo algum dinheiro... mas vou esperar que os tubarões baixem mais o preço para investir mais forte.