Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, maio 21, 2007
Desculpem a contra-corrente
Mas, meus amigos, acho que está tudo muito inflamado numa onda anti Santos, quando a questão é, para mim, muito mais vasta. O treinador é, na minha opinião, apenas parte do problema.
O departamento médico, a gestão de entradas e saídas de jogadores, nomeadamente na reabertura do mercado no Inverno, a falta de coerência do discurso para o exterior e efeitos desse discurso no balneário, a falta de acompanhamento da equipa em momentos chave... acho que isso também conta. Tudo isso pode ser minimizado com um treinador superior mas, com a realidade que temos... acho que se deve olhar para todos estes aspectos.
Já agora um desafio: em podendo escolher... quem queriam que treinasse a equipa na próxima época. Excluo, para manter a tertúlia a um nível terreno, José Mourinho, Fabio Capello... enfim, vocês sabem de quem eu estou a falar! :-)
 
por P - 16:34 | link |


32 comentário(s):


Data do comentário: 21/05/2007, 16:58:00, Blogger special one

Pedro, podes juntar a essa lista Eriksson, Ferguson, Mancini, Benitez ou um Wenger só para citar mais alguns.

Para suceder a Fernando Santos, não vamos ter nenhum desses monstros porque basicamente não temos dinheiro para sonhar alto. E quem assim pensa ou escreve não tem noção da realidade económica do Benfica.

Se nos limitarmos a essa realidade de qualidade/preço...não vão restar muitos nomes...

 

Data do comentário: 21/05/2007, 17:24:00, Anonymous Anónimo

CAMACHO
Fez um bom trabalho quando esteve no Benfica, e é o tipo de treinador que o Benfica precisa.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 18:01:00, Anonymous Anónimo

Lá ando eu aqui outra vez...desta vez a sério...

Até que enfim que alguém põe água na fervura!

Mas o treinador é o único culpado do 3.º lugar? Seria o único a ter mérito se não tivesse lá ficado? O Fernando Santos é uma pessoa séria e honesta. Faz um trabalho sério e honesto. Teve de mudar o sistema e o modelo do jogo. Os resultados não surgem do dia para a noite. Há que dar tempo porque andar sempre a mudar de treinador não ajuda.

Isto digo eu...com algum conhecimento de causa.

Mas se querem alternativas, diz-se que as andam à procura no nosso próprio país. O que é nacional é bom...;)

 

Data do comentário: 21/05/2007, 18:08:00, Anonymous Anónimo

Eu pese não gostar do Fernando Santos, julgo que ele não é o grande culpado da época triste que fizémos. Existe muita responsabilidade da Direcção. Não é possível chegar a Agosto e a equipa estar longe de ser definida. Fica não fica Simão, chega não chega avançado, Manuel Fernandes sai. Não pode ser, e o inicio do campeonato espelhou isso mesmo. A acrescer tivémos uma mágnifica colaboração do nosso departamento médico.
Face ao exposto considero que o melhor técnico para a próxima época é exactamente o Nandinho. Enquanto não resolvermos os problemas que referi não adianta contratar nenhum treinador de grande valia, pois será um puro exercicio de despesismo.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 18:23:00, Blogger Gato Lik

O Fernando Santos é a ponta do icebergue onde o futebol do benfica bateu e está neste momento à deriva com um rasgo no casco e pronta a afundar a pique. Continuo a considerar que o Veiga pela vontade de se "servir" do Benfica e o Vieira pela sede de protagonismo e vontade de ver a sua própria cara nos jornais são igualmente culpados.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 18:49:00, Anonymous Anónimo

P,
É óbvio que o único culpado não é FS. Como tudo tem um princípio, tudo começou na contratação. E esta foi da responsabilidade do Veiga, do LFV e do Vilarinho.

Portanto, em 1º lugar são estes Srs. os responsáveis pela má época.

Mas o FS tem muita culpa no cartório porque insiste em exercer uma profissão para a qual não está minimamente habilitado.

Depois temos a confusão do Dep. Médico.

E voltamos ao princípio para responsabilizar Veiga e LFV por não perceber patavina de futebol (o último) e ser um comissionista (o outro).

Por favor acabem de repetir essa treta de que o Simão fica, não fica, também causou engulho. Isso é uma enorme falácia. Isso importa o quê? Não ficou? Não foi o melhor que podia ter acontecido? "Eh, pá vê lá o meu azar! Não contava ter o Maradona e depois tive que o gramar! Porra para isto! Perdi o campeonato porque tive de por a jogar o Maradona." Isto é um absurdo!

Conclusão: O LFV fica porque é o Presidente e foi eleito por nós. Tem legitimidade. Os outros dois RUA!

Pra treinador? Rui Faria.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 18:52:00, Blogger Pinguino Isterico

Jorge Jesus...
quando souber falar português!

 

Data do comentário: 21/05/2007, 19:02:00, Anonymous Anónimo

Para mim o santinho é o problema menor. o sr.do bigode,a falta de um director desportivo e de dept.medico são a minha dor de cabeça.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 19:21:00, Anonymous Anónimo

Não percebo porque estamos aqui com este tipo de exercicio. O Santolas não vai sair do Benfica, e infelizmente isso irá permitir que a próxima epoca esteja em risco.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 19:28:00, Blogger Tn

PAra mim diamntino miranda, benfiquista e belissimo treinador.
Ja agora deixo aqui o meu novo blog( benfiquista).
http://desporto-lusitano.blogspot.com/

 

Data do comentário: 21/05/2007, 20:04:00, Anonymous Anónimo

CAMACHO!!

 

Data do comentário: 21/05/2007, 20:05:00, Blogger Sir

Podes ser tu, P. O Saints é que não, please.

 

Data do comentário: 21/05/2007, 21:57:00, Anonymous Anónimo

Eu, sinceramente, axo que o fernandinho deve ir à sua vidinha. Como alternativa deviamos ir buscar o Camacho ou entao um treinador com uma personalidade fortissima como a do espanhol, que seja um lider da equipa, jovem, com grande ambiçao e que tenha sorte nos momentos decisivos... assim sendo, aqui fica uma escolha polemica mas de um benfiquista... Jorge Costa!!!!!! Atençao tem tudo para ser um grande treinador e era um grande ataque nos tripeiros, ja entravamos a ganhar-lhes no campeonato!!!! Já agora... em relaçao a reforços, parece-me que para a defesa ja chega, necessitamos de dois avançados um que marque 15 a 20 golos por epoca e outro com grande velocidade, entrega e boa capacidade de finalizaçao... depois necessitamos de dois medios centro que tragam mudanças de ritmo ao nosso jogo... reparem que os nossos medios fazem muito pouco isso.
Saudaçoes

 

Data do comentário: 21/05/2007, 22:01:00, Blogger S.L.B.

Respondendo ao teu desafio, P, tenho a dizer que NÃO pode ser português por uma razão muito simples: em mais de 100 anos de história, só dois(!) treinadores portugueses conseguiram ser campeões pelo Benfica. Sendo português, a margem de manobra é bastante mais curta. Acho que devíamos voltar ao que tinha sido o famoso "perfil" até este ano: estrangeiro, com provas dadas e respeitador.

Tenho um nome para isto: CAMACHO. Ficou a dever-nos dois títulos que seriam nossos se não fosse o Mourinho e a "fruta", e lançou as bases para o profissionalismo em redor da equipa de futebol. Com ele, reforços só se forem mais-valias. É disciplinador e tem o apoio da maioria dos sócios. Não sei de que estamos à espera...

 

Data do comentário: 21/05/2007, 22:13:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Estrangeiro, apoiaria, sem dúvida, Eriksson ou Camacho.
Português, só da 'casa': Diamantino (algumas reservas); Álvaro Magalhães (já não digo nada...); Humberto Coelho (com poucas reservas, mas a necessitar de um adjunto 'disciplinador' ou de um balneário inteiramente do lado dele).

No plano da especulação pura, uns italianos de futebol feio e eficácia garantida não seriam mal-vindos.

... tal como Mourinho aprendeu a ver os mestres, há, entre o staff de Mourinho, quem também já tenha aprendido...

 

Data do comentário: 21/05/2007, 23:43:00, Blogger tma

Começo por esclarecer, que ao críticar o FS, estou, implicitamente, a criticar quem o escolheu. MAis ainda porque, tendo em conta o passado dele, não é de espantar que, mais uma vez, tenha fracassado. No entanto, o FS é a face mais visível do problema, e como tal, admito, o mais fácil de ser apontado como responsável pelo insucesso desta época. Em todo o caso, e por muitas voltas que se dê, ele também é responsável, e não é pouco (não é certamente culpa minha o facto de ele não ser bom treinador...).

Mas é óbvio que quem o escolheu é ainda mais responsável que o FS, sobretudo, e como bem referiste, pelo facto de haver várias falhas na gestão do plantel que se perpetuam e repetem ao longo dos anos. E a isso não à treinador que resista. Veja-se, p.ex., o Jupp Heynckes...
Há que reconhecer: para quê ter um Eriksson, que até pode conseguir bons resultados, se depois de se ir embora voltar tudo à "estaca 0"? O treinador é essencial (e com o FS dificilmente vamos lá...), mas claro que tem de haver uma estrutura (algo que demora anos a construir...) que permita assimilar o trabalho dos treinadores, ao invés de se recomeçar tudo de novo sempre que se muda de treinador, que é o, de alguma forma, se tem verificado. Obviamente, isso é responsabilidade da direccção.

Já agora, dos nomes que Pedro F.F. mencionou, o Humberto vê-lo-ia mais num cargo directivo...
Dos estrangeiros, obviamente Camacho ou Eriksson (não será mto mais caro do que terá sido o Trappatoni...). Mas tb concordo com o Pedro F.F. na escolha de um italiano com uma abordagem bem pragmática... sobretudo se trouxer equipa médica também italiana...

 

Data do comentário: 21/05/2007, 23:49:00, Anonymous Anónimo

A propósito de treinadores e das culpas que é suposto eles terem nos sucessivos fracassos da equipa de futebol.
Mourinho foi corrido e depois disso já foi quatro vezes campeão, ganhou a Liga dos Campeões e a taça UEFA, duas taças da liga Inglesa e uma taça de Inglaterra. Jesualdo foi despedido e assim que chegou a uma equipa de topo foi campeão. Koemman foi-se embora e voltou a ser campeão na Holanda.
Tudo isto se passou desde que estes
dirigentes de pacotilha estão à frente do clube do clube.
Esta é que é a realidade o resto são tretas.

Nota:O Santos também poderá vir a ser campeão se for treinar os Leões das Furnas.

 

Data do comentário: 22/05/2007, 00:33:00, Anonymous Anónimo

Por mim, o próximo treinador seria o Trap.

 

Data do comentário: 22/05/2007, 04:39:00, Blogger santiago

Sei que isso pode causar alguma celeuma, mas para mim o próximo treinador era de caras o Paulo Sousa que anda a treinar os SUB-17.
Na verdade, qualquer um é melhor que o Engenheiro...

 

Data do comentário: 22/05/2007, 08:28:00, Anonymous Anónimo

O Benfica não tem um problema de treinador, tem um problema de gestão do futebol profissional, o que é muito mais grave.
Por outro lado o Benfica tem um problema de estratégia de comunicação. LFV tem quanto a mim defendido bem os interesses do clube a nível institucional, a sua posição quanto ao Apito Dourado (que vergonhosamente querem já fazer esquecer)quanto ao "doping" do N. Assis, etc... agora face a este tipo de comunicação "hard" e contra a manada, não pode ter um treinador que todo o dia se deita com os anjos e que convida o Pinto da Costa p/almoçar(ou seja lá para o que for), dizendo que é seu amigo .Isto descredibiliza totalmente o discurso de LFV seja a que nível for.Não que o FS não o possa ter como amigo, pode, mas não pode ser treinador do Benfica, até porque sabe bem como as "coisas" se passavam, bem demais, e o seu silêncio idiota vai para além da mera bonomia é um comprometimento (e não pouco)com o que prejudicou enormemente o Benfica ao longo dos ultimos anos.
Esta é só uma das imensas facetas do problema de comunicação do Benfica e que (para alem dos problemas do futebol)faz descredibilizar o clube. Outro são os papagaios que nos reperesentam nos debates televisivos das TV's, um autêntico desastre. Então o Fernando Seara é o cumulo do servilismo ao Porto e tambem um "case study"
de aproveitamento do Benfica para fins eleitorais. Ontem ao vê-lo (não mais de 5 minutos)senti-me mais uma vez humilhado.
Sr. Seara se nos lê e gosta tanto do Benfica como as pessoas que andam por aqui, faça-nos um favor, não diga que representa o Benfica, represente-se a si próprio mais os seus interesses, o sr.como benfiquista é uma autêntica vergonha.É servil, errático e cobarde.

Isto tudo faz com que a percepção que se tenha do clube não seja a melhor, e com que certos poderes se aproveitem desta percepção para nos prejudicar. Alem de que dá ao sr. LFV um ar quixotesco e inconsequente. Este caso da Taça da Liga, vai ser essencial para avalizar ou não o discurso de LFV. Se ele ceder,ie, se não fizer o que cumpriu, doravante o Benfica perderá o respeito de vários intervenientes e dos principais agentes do futebol.Perderá influência e consequentemente (não se duvide) campeonatos.
Não basta ladrar tem que se morder.

Quanto ao treinador gostaria que o Camacho voltasse, não só porque tem quase o pleno dos benfiquistas, mas porque fiquei com a sensação que o trabalho dele ficou incompleto, ficou algo por cumprir, e tambem porque foi o maior erro que o LFV cometeu no futebol do Benfica.
A tentativa de "controlar" o balneário através de um yes man, custou-nos muitas noites mal dormidas, muitas frustrações e alguns campeonatos.
Não acredito que o Camacho volte, porque ele não permitiria o protagonismo de LFV junto da equipa nem do seu cão de guarda Veiga. É uma questão de poder e controle.

Curiosamente gostaria de ver a solução apresentada pelo j. Rook, o Prof. Rui Faria com o P.Sousa.
É preciso virar a pagina no futebol do Benfica e deixar de procurar soluções estafadas e mirabolantes que nada mudam estruturalmente.
Com uma dupla jovem de treinadores, com os novos valores das equipas jovens, comprando mais uns quantos
e apontando o título para daqui a 2/3 anos (para aliviar a pressão de uma equipa jovem), tenho quase a certeza quem em 2 anos seríamos campeões, mas campeões com uma equipa de futuro que nos permitisse
sermos campeões mais vezes.
Este modelo de desenvolvimento desportivo está acabado, agora vamos ver quando é que o Benfica vê isso.

 

Data do comentário: 22/05/2007, 09:22:00, Blogger special one

eu também gostaria ve ver o professor rui faria como próximo treinador do benfica...sinceramente era uma solução que me agradaria...

 

Data do comentário: 22/05/2007, 09:33:00, Anonymous Anónimo

F. Santos é um dos problemas. Talvez o maior, mas não o unico. Lfv tem responsabilidades, e na minha opinião deveria centrar-se apenas na área de gestão e financeira. O futebol tem que ficar para outra pessoa. Se tiver que ser o Veiga, que seja, infelizmente... Ele é importante, só é pena ter o passado que conhecemos. Esperemos é que se ficar, que tenha aprendido com os erros. O dept médico precisa de ser remodelado, e algumas pessoas deviam sofrer um puxão de orelhas e serem colocados em funções que realmente saibam desempenhar. Com Santos deveria sair toda a equipa técnica, excepto Chalana. Por ultimo, o experiente preparador fisico que por lá anda também deveria ser posto a correr.

Relativamente ao treinador, por acaso já ando à uns tempos a pensar no P. Sousa. Parece-me que tem tudo para vir a ser um excelente treinador. Tambem gosto do H. Coelho, mas realmente parece ter mais perfil para dirigente. E obviamente do Camacho e do Eriksson. Se bem que em relação ao espanhol, há sempre o problema de andar à cabeçada com o Veiga...

 

Data do comentário: 22/05/2007, 11:20:00, Blogger Mantorras Rei do Futebol

Eu percebo a dificuldade em responsabilizar o engº Santos pela péssima época, porque já todos vimos que a gestão desportiva nos últimos 6 anos não tem sido a melhor. É difícil sentir orgulho no estilo do nosso presidente, ninguém entende bem tanta importância do Veiga no plantel, mas está na altura de fazer escolhas - o presidente foi eleito, com larga maioria, e como tal deve terminar o mandato - no final se verá se o excepcional trabalho de recuperação financeira e da imagem do clube vale mais para os socios do que os maus resultados desportivos.
Mas, sendo altura de fazer escolhas, há que decidir o que fazer ao treinador - e parece-me que tendo em conta a mediocridade do nosso campeonato, outro treinador podia fazer mais 3 ou 4 pontinhos e garantir a vitoria. Não tem que ser o Camacho ou o Eriksson - basta alguém que não invente ou que use o plantel à sua disposição.

Quanto ao Paulo Sousa, dá-me a volta ao estômago só a ideia de o ver a fazer o que quer q seja no Benfica, por uma questão de princípio.

 

Data do comentário: 22/05/2007, 11:38:00, Blogger Pedro F.Ferreira

Subscrevo integralmente o último parágrafo do comentário do Txalo.

 

Data do comentário: 22/05/2007, 12:37:00, Blogger tma

Me too...

 

Data do comentário: 22/05/2007, 12:46:00, Anonymous Anónimo

Estou de acordo com o Txalo. paulo sousa depois daquilo que fez ao Benfica nunca mais, que vá treinar o sportém. Quanto a treinador para mim só estrangeiro, os portugueses mesmo sendo benfiquistas são politicamente corretos e já chega disso, embora não queira no nosso clube terroristas.

 

Data do comentário: 22/05/2007, 13:36:00, Anonymous Anónimo

Paulo Sousa? Só por brincadeira de mau gosto.

Não foi ele que aqui à uns tempos afirmou todo lampeiro que gostava de acabar a carreira nos Porcos? Foi, foi, que eu bem me lembro. Então que vá treinar os Porcos!

Mais, anda tudo muito distraído, com o rapaz e o seu blá, blá, que nem reparam que os Sub-16 ainda não ganharam um joguinho que seja.
E ainda mais, o SLB tem de longe o melhor lote de juvenis do país,mas não vai nenhum aos sub-16. Querem mais?

 

Data do comentário: 22/05/2007, 15:35:00, Blogger S.L.B.

Vocês drogam-se ou quê?! Paulo Sousa?! Hello?! Já para não falar do facto de ele não ter feito absolutamente NADA no futebol até agora, onde estão os vossos princípios?! Já agora, se fosse possível, também queriam o PC a presidir o Benfica, não?!

Há valores sagrados intrínsecos ao Benfica e se eles não forem respeitados, corremos o risco de nos descaracterizarmos ainda mais. Ganhar a todo o custo, não obrigado, isso é para a equipa lá de cima. Ter pessoas a trabalhar no Benfica que nos desrespeitaram enormemente, NEM MORTO! Como se ele fosse o único treinador do mundo...

 

Data do comentário: 22/05/2007, 20:37:00, Blogger bem litrado

Estava a ver que não aparecia alguém com um post mais construtivo e menos corrosivo. Com tantas críticas ao FS. quase que começo a gostar do gajo. Calma! eu disse quase!
Já agora, a juntar às críticas à direcção, dep. médico, etc...juntaria o aproveitamento nulo que tem sido dado à formação. Eu imagino que nenhum puto com jeito para a bola queira ir para o Benfica! para quê? Assim não dá.
Relativamente ao treinador que gostaria de ver no benfica, não reconheço qualidades relevantes ao CAMACHO nem consigo perceber tanto apoio. Sobre o paulo sousa, esse traidor de merda, recusar-me-ia a ver sequer um jogo do Benfica enquanto esse gajo lá estivesse. Absolutamente inconcebível. Carlos Queirós: poupem-me a outro sofrimento.
Português: ÁLVARO MAGALHÃES. Estrangeiro: ERICKSSON ou VAN GAAL (se houver dinheiro para isso).

 

Data do comentário: 23/05/2007, 03:17:00, Blogger Quetzal Guzman

O johnny rook deixou-me a pensar...
Hipótese arriscada mas com forte probabilidade de nos sair um petisco. Mas atenção! Com esse acho que precisávamos de um discurso tipo ganhar daqui a dois anos. Nunca seria uma aposta imediata.

Ah! Eu ia sugerir o Spaletti.

Para o fim o pior, que ainda m estou para aqui a beliscar... Mas há benfiquistas (?!?!) a sugerir o ingresso do mercenário no nosso clube? Esse gajo na Luz, só se fosse para ser chibatado.
E já agora, gostava que alguns benfiquistas parassem de alimentar o mito do Benfica ter despedido o Mourinho. Por muito que custe, o Vilarinho agiu bem (embora tenha agido mal na campanha eleitoraç). Foi uma demonstração de dignidade e até o Mourinho assume isso actualmente.

 

Data do comentário: 23/05/2007, 20:57:00, Anonymous Anónimo

Meus caros, já agora também entro na discussão. Evidentemente que o FS não é o culpado de tudo, talvez nem sequer o maior culpado, mas fez asneiras suficientes para encher toda a página de comentários, nem vale a pena estar a repeti-las, a sua identificação está feita e é bastante consensual.
Mas este post questiona-nos sobre o treinador, certamente há-de haver oportunidade para que os responsáveis do blog discutam também as outras responsabilidades...
Por isso, aqui vai o nome em que eu apostava: Ricardo Gomes. Tem experiência, qualidades próprias, garantia de simpatia inicial dos adeptos...
Carlos

 

Data do comentário: 26/05/2007, 21:01:00, Anonymous Anónimo

Começou mesmo a silly season!