Este blog mudou de endereço e agora está em http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt.

segunda-feira, julho 02, 2007
Início da época 2007/08
O Benfica iniciou hoje, oficialmente, a época 2007/08. Muito já foi dito sobre os (in)sucessos da época transacta, muitas dúvidas ainda pairam, mas por muitas reservas que ainda tenhamos, creio que este é o momento de começarmos a congregar esforços no sentido de apoiar o nosso clube.
Sem que tal signifique que sejamos acríticos em relação ao que menos nos agrada, o mais importante neste momento é que a equipa arranque confiante e que sinta confiança por parte dos adeptos; mais que criticar os aspectos negativos, importa agora enaltecer os aspectos positivos. Em suma, será necessária alguma paciência, sobertudo para com os novos elementos do plantel, pois a adaptação a um grande clube como é o Benfica nem sempre é fácil, mesmo quando se tem valor.
Há uma série de aspectos que gostaria de destacar:
1. O Benfica é o primeiro dos 3 grandes a iniciar os trabalhos para a nova temporada e embora o grupo ainda esteja incompleto, muitos dos jogadores nucleares estão lá (ao contrário do ano passado, onde a presença de alguns jogadores no mundial acabou por perturbar a nossa pré-época).
2. Longe de poder considerar o plantel fechado, o Benfica já fez algumas importantes contratações (se não indicadas pelo treinador, pelo menos com o conhecimento deste), sendo que alguns desses jogadores já se apresentaram hoje ao trabalho.
3. O Benfica irá, pela primeira vez, realizar o seu estágio de pré-temporada no Centro de Estágios do Seixal. Será, durante boa parte da época, a 2ª casa dos jogadores. Que as suas condições de trabalho contribuam para muitos êxitos!
4. Fernando Santos terá à sua disposição condições (ver pontos 1, 2 e 3) que são razoáveis exigir para que possa preparar o início de época da forma que considerar melhor. Terá, portanto, mais responsabilidades pelos resultados que a equipa alcançar esta época. Desejo profundamente que sejam positivos e que todas as minhas críticas anteriores ao seu trabalho se revelem infundadas.
5. Para além das saídas já consumadas, parece que Paulo Jorge e Karagounis também estão de saída. Se o primeiro compreendo (Fernando Santos não contava muito com ele), desconheço qual o motivo da possível saída do segundo... Se tal se confirmar, é uma perda importante e uma vaga que fica aberta no meio-campo (mesmo considerando o breve regresso do Nuno Assis).
6. Anderson parece que está insatisfeito. Diz que não tem jogado na posição de que gosta (mas afinal ele não é defesa-central?...). Eu digo que se ele não está satisfeito (e utiliza a posição em que (não) joga como desculpa), o melhor será ir-se embora...
7. Entradas: já consumadas de Fábio Coentrão, Zoro, Cardozo, Sretenovic e Bergessio. Nunca os vi jogar, portanto resta-me confiar que se venham a revelar boas contratações. Há ainda o regresso de Manuel Fernandes, que tal como referiu o Pedro F.F. neste post, se mostre grato pela nova oportunidade que lhe dão; pessoalmente, e se ele estiver motivado, fico muito satisfeito com o seu regresso.
8. Incertezas: a de Miccoli e a de Luisão. Relativamente ao primeiro, gostaria muito que ficasse, se tal não implicasse uma "loucura" do ponto de vista salarial. Do mal o menos: não me parece que ele vá conspurcar-se naquelas camisolas parecidas com as barracas da praia... Quanto ao segundo, gostava também de perceber a real gravidade da sua lesão.
9. A presença de alguns ex-júniores na pré-temporada, nomeadamente o Yu Dabao. Duvido que o Fernando Santos venha a contar com eles, mas pelo menos é-lhes dada esta oportunidade.
10. Novos equipamentos alternativos: está tudo doido?!? Haja algum respeito pela história do clube: equipamento alternativo é branco. Compreendo um 3º equipamento para vender camisolas, mas bem podiam escolher outras cores...
11. Pode ainda não ser este o Benfica que idealizamos, mas acredito (olhando, inclusivamente, para os rivais) que temos condições para sermos campeões e para sermos bem sucedidos na fase de grupos da CL (não admitindo outra hipótese que não seja a de vencermos a 3ª pré-eliminatória).
12. VIVA O BENFICA!!!
 
por tma - 16:10 | link |


9 comentário(s):


Data do comentário: 02/07/2007, 17:15:00, Anonymous Anónimo

É importante enaltecer a preparação da temporada que hoje teve inicio. Há já muitos anos que não começavamos a época com o plantel definido, e tem começado por esse factor muito dos insucessos. Este ano não há contemplações. Espero tb que não existam surpresas. A saida do Karagounis implica a aquisição de outro jogador, assim como a do Andersson. São no entanto pequenas questões a resolver em tempo util. Estou espectante, mas temos tudo para fazer uma boa época.

 

Data do comentário: 02/07/2007, 17:31:00, Blogger rsa

Eu gosto do equipamento rosa já agora alguém me sabe dizer para que serve o que tem a publicidade a adslsapo? É para os treinos ?esse sim é horrivel enfim...

Quanto ao plantel já não me lembro de uma pré epoca tão bem planeada isto independentemente do valor dos jogadores pois parece-me que os jogadores que vieram vem colmatar lacunas no plantel não houve compra de jogadores em pacote( a saida do grego pode ser esplicada com alguma inadaptação do grego a Portugal ele nunca me pareceu jogar com alegria e sempre senti que não estava satisfeito o Fernando Santos também sempre deu a entender que apesar do valor do jogador era um jogador dispensável ) .

Para mim falta um defesa direito para espicaçar o Nelson e agora um médio para o lugar do grego e MIcolli ou um jogador para jogar pelas alas.

Com estas três aquisições o plantel do Benfica seria sem dúvida um dos melhores dos ultimos dez anos

 

Data do comentário: 02/07/2007, 19:58:00, Anonymous Anónimo

No início da época todas as esperanças são legítimas e toda a fé no nosso glorioso não é demais...Espero o título nacional comemorado entre o Marquês de Pombal e a Avenida dos Aliados...e com uma vitória no Dragão...

Saudações benfiquistas

 

Data do comentário: 03/07/2007, 00:16:00, Blogger Unknown

tma, ao ler o teu post (muito bom) até fiquei entusiasmado e cheio de ânimo. Depois lembrei-me de quem é o treinador...

 

Data do comentário: 03/07/2007, 01:07:00, Blogger anastercioleonardo

Desde aquele guarda-redes do Mexico que não me recordo do nome (só sei que era jogava de manga curta e tinha umas camisolas estranhas) que não via uma cor tão horrivel para um equipamento de futebol.

Agora pergunto-me....como é que os avançados do Benfica se vão conseguir desmarcar....dão logo nas vistas!!

E só uma pergunta...a UE não exigue que os colete reflectores sejam amarelos?!?!?!

Anastercio Leonardo

 

Data do comentário: 03/07/2007, 01:11:00, Blogger anastercioleonardo

Benfica campeão só com estas soluções:

1º Moretto dispensado!
2º Manuel Fernandes tem de ficar no plantel
3º Contratação de dois extremos, com provas dadas, só temos o Simão, Fabio Coentrão tem muito a provar ainda, Manu é novito, e Paulo Jorge é fraco.
4º Regresso do Diogo Souza (eventual saida do Karagonis)
5º Contratar um treinador que é o que falta...!

 

Data do comentário: 03/07/2007, 08:46:00, Anonymous Anónimo

Acho que a pré-época foi melhor do que as anteriores, mas o meu entusiasmo é mais realista este ano, esperar para ver...

 

Data do comentário: 03/07/2007, 14:34:00, Blogger ratogoleador

Só queria deixar a minha opinião em relação às camisolas, deixem-se de ser velhos do Restelo, dizem que o equipamento secundário era ou costumava ser branco mas eu deixo uma pergunta, quantas camisolas brancas se vendiam? Sabem?

Agora como campanha de marketing tenho de parabenizar os responsáveis, o rosa é polémico e quanto mais polémica, mais visibilidade logo mais vendas

Este ano a aposta do Benfica é clara no aumento de adeptos femininos que têm vindo a embelezar ainda mais um estádio já de si magnifico, além dos descontos de cativos para as senhoras junta-se uma camisola para gerar receitas.

Por mim acho que a camisola rosa está espectacular mas gostos não se discutem.

Agora criticar só porque era assim!?!? Isso é o igual aos que não queriam um estádio novo porque o outro era o “estádio da luz” cada coisa tem o seu tempo e há que evoluir.

Abraços e vão mas é comprar a camisola à menina para a levar à bola.

 

Data do comentário: 13/08/2007, 23:34:00, Anonymous Anónimo

o manuel fernades fez mal em sair do benfica !!!!!!!!!!

o benfica precisa de um jogador no meio campo como o tal