A possível saída do Cardozo desmistificada


 


Em números, Cardozo vale cerca de 25 golos por época (marcou 100 nas 4 épocas que leva de Benfica). Não tendo dados concretos penso ser justo dizer que desses 25 golos, 10 são marcados na sequência de bolas paradas (entre penalties e livres directos).


 


Este ano contratamos um exímio marcador de livres, que é o Garay. Quanto aos penalties e uma vez que o ratio do Cardozo estava longe de ser perfeito não creio que seja difícil arranjar outro jogador que marque os penalties na vez dele.


 


Sobram 15 golos. Para os marcar temos, e já descontando Saviola que à partida tem a sua quota pessoal de golos que para o efeito desta análise se manterá idêntica sem entrar nestas contas, Jara, Mora (do qual contínuo a receber referências muito interessantes), Rodrigo e Nélson Oliveira. Não me parece descabido pensar que entre estes 4 jogadores serão marcados os 15 golos em falta.


 


Depois, passemos à importância de Cardozo na movimentação global da equipa, nomeadamente no seu vector ofensivo. Devido à sua morfologia e a alguma inabilidade em certos aspectos técnicos do jogo como sejam a recepção e o passe, Cardozo sempre demonstrou dificuldades em dar seguimento a jogadas nas quais não lhe fosse solicitado somente o toque de finalização. Há inúmeras jogadas perdidas pelo Benfica durante um jogo na sequência da demonstração prática destas falhas. Depois, e apesar da estatura, nem por isso se serve dela para ganhar disputas aéreas nas quais poderia ser útil. Se como ontem aconteceu jogarmos preferencialmente com 2 extremos “invertidos”, isto é, a jogar preferencialmente com o pé contrário ao da linha na qual se movimentam, os cruzamentos não abundarão. O tipo de jogadas é diverso e passa por inflexões destes jogadores para o centro cumprindo aos respectivos laterais os cruzamentos para a área. Com este tipo de jogadas um avançado como o Cardozo não faz muito sentido na minha opinião.


 


Temos no entanto o reverso da medalha, que é o facto de afinal de contas se tratar de um jogador que, bem ou mal, garante de facto golos no final da época. E um avançado está lá é para marcar golos, quanto a isso nenhuma dúvida (a única questão que este texto visa sublinhar é que este predicado está longe de ser exclusivo do Cardozo). É útil nas bolas paradas defensivas, devido à sua estatura (pese embora continue a sublinhar que o seu ratio de bolas conquistadas quando em disputa aérea com outros jogadores estar longe de ser o ideal tendo em conta os seus centímetros) e tem um pé esquerdo verdadeiramente fantástico, sobretudo quando servido de um determinado tipo de maneira, com a bola colocada à sua frente precisamente para o pé esquerdo e de modo a que ao paraguaio não sejam pedidos mais que 1, 2 toques. A sua saída, a concretizar-se, deixará de facto um vazio que nos primeiros tempos será difícil de preencher. Afinal, tratam-se (trataram-se?) de 4 épocas muito profícuas e tal como a equipa anterior se teve de habituar a jogar com ele também agora esta terá de se habituar em sentido inverso. A minha opinião/previsão, como já perceberam, é que no fim desse período que, creio, já se terá iniciado ontem e que desejo que seja o mais curto possível, a equipa ficará mais forte.


 


Para finalizar, e todos os meus textos parecem não sobreviver sem um “Para finalizar…”, há a questão económica. Cardozo está com 28 anos. Foi uma das contratações mais caras de sempre do Benfica. E gostaria que não se esquecessem deste facto ao analisar Cardozo e ao compará-lo com os restantes avançados que o Benfica teve nos últimos 20 anos. É que nunca foi gasto um montante sequer parecido com este na aquisição de um ponta de lança. Ou seja, se nos dispusermos a gastar cerca de 10 milhões de euros num substituto do Cardozo, ignorando portanto a minha expectativa de que os restantes avançados que o plantel actualmente possui podem perfeitamente substitui-lo, o mais difícil será encontrar um avançado que não marque golos!


 


Portanto, e tendo em conta a idade dele, se há altura para o vender é agora. Com a previsão de se recuperar o investimento e de ainda se fazer um encaixe substantivo. E não ignoremos igualmente que o rendimento do Cardozo não tem sido propriamente em crescendo existindo neste momento uma dúvida que creio ser bem real sobre se o que aí vem, caso se mantenha de facto no Benfica, é o Cardozo dos 2 primeiros anos ou se é o Cardozo cujas prestações no último ano culminaram com a não-chamada à Copa América.

Comentários

P.B. disse…
É um erro tremendo.

E o Hugo Almeida é do piorzinho que consigo imaginar. 10x melhor q o tronco é o Neslon Oliveira. É o único que deve ser tido como possível substituto. Tudo o resto é gastar à toa, ou tapar o lugar a um miúdo que estará no top10 do futebol mundial.
utopiamaior disse…
Aceito o comentário... ele é tosco! Por favor carissimo dá-nos a média dos principais avançados do Benfica nos últimos, vá lá, 15 anos... isto porque segundo dizes e provavelmente sabes do que falas, será fácil encontrar um avançado que marque os tais "25 golos época" fáceis de marcar...

Chuta aí 5 nomes indiscutiveis (que o Benfica possa adquirir) que nos seus campeonatos marquem 25 golos época - américa do sul e europa (tipo campeonatos minimamente competitivos ... aceito suécia e dinamarca)...

Fortissimo abraço....

E sim Mora percebe-se que é rápido, trabalhador e muito espontaneo no remate...
Luis Agostinho disse…
Também acho que o Hugo Almeida é um erro pois não é suficientemente bom para jogar no Benfica, o Cardozo é muito melhor do que ele e marca os golos que o Almeida nunca irá marcar, infelizmente, se vier para o Benfica. Num aparte, se critico a direcção por ter emprestado Kardec aos gajos que venderam o danilo aos corruptos, tenho de elogiar a atitude da direcção ao exigir que os romenos do cluj , que fizeram uma parecida com o lateral esquero o ano passado, paguem se quizeram levar o Weldon .
Pedro disse…
Marca 10 golos de bola parada. Correcto. Mas MARCA!!! Os outros não sei se marcam...Cardozo MARCA!!! E elas contam é lá dentro.

Eu aceito a venda de Cardozo por uma quantia a rondar os 15/18 milhões. É o valor dele no mercado. Mas sei q iria sentir saudades dele e dos seus golos.

Acho piada os benfiquistas criticarem o Cardozo, muitas vezes de forma injusta (dizer q é fraco no passe é tão falso...quantas e quantas assistências e solicitações Cardozo faz durante uma época...para tosco...é obra). E depois vão sempre buscar o exemplo de Falcao. O colombiano é excelente jogador mas, bolas, serei só eu a ver q este sim só marca golos de encostar?

Bolas paradas tá quieto. Fora da área nem vê-los. Aberturas para colegas tb são muito poucas. É mais móvel que Cardozo? É sim senhor, mas Tacuara é MUITO MAIS versátil na arte de meter a redondinha lá dentro...mas claro, como não é nosso jogador, e o benfiquista sofre do sindrome da galinha da vizinha, os elogios vão sempre para os outros e nunca para os nossos!!!

Superman Torras disse…
@p.b
Estarei muito longe de ficar satisfeito se se contratar Hugo Almeida para ser opção para o 11 inicial. Acho que não tem categoria para tal! Sofre dos mesmos defeitos do Cardozo e não marca nem de perto nem de longe os golos do paraguaio.

Mas se a opção for a de jogar com avançados mais móveis aí acho que o Cardozo perde espaço na equipa e caso haja uma boa proposta...

@utopiamaior,
Supondo que seja vendido por 15 milhões de euros, e tal como já escrevi no post, se se gastar 10 milhões que sejam na contratação de um substituto difícil mesmo será encontrar um avançado que não marque 20 golos por época.

Para mim essa questão dos últimos 15 anos é falaciosa porque até ao Cardozo nunca tínhamos investido desta forma num ponta de lança. Recordo que ele custou para cima de 10 milhões de euros (2 milhões de contos na moeda antiga!).
Luis Agostinho disse…
Desculpem lá mais um aparte, mas que tem a ver com avançados. Pelos vistos o nuno gomes e o quim (que tanto me decepcionaram com as suas atitudes) sabiam bem o que estavam a fazer e o que era necessário fazerem para serem convocados para a equipa da fpf. Primeiro, sair do Benfica, depois, mostrar ressabiamento contra o Benfica e ir para uma agremiação do sindicato mafioso da fruta. Ora aí está a receita para ser chamado à equipa da fpf.
Superman Torras disse…
@Pedro

Como é óbvio sabia que este tema era polémico e que cada cabeça sua sentença. Sei que as opiniões sobre o Cardozo se dividem no nosso seio.

Mas dizer que ele faz assistências é para mim qualquer coisa de surreal, desculpa que te diga. O homem consegue estragar 'éne' jogadas por jogo devido aos seus passes transviados ou às recepções defeituosas. Que me contraponhas/contraponham com os golos que ele marca aí tudo bem, com o seu faro pela baliza, idem, agora assistências? Por favor...

E quanto às bolas paradas, sim essas também contam, mas como eu sou do Benfica e não do Cardozo FC como parece suceder com alguns para os quais parece que se o paraguaio sair o Benfica acaba (atenção que não estou a dizer que é o teu caso - mas tenho alguns amigos que parecem pensar dessa forma tendo em conta a suas reacções a este possível negócio ou sempre que se critica o homem), como eu dizia, como sou do Benfica o que me interessa é que as bolas paradas sejam bem marcadas. E que eu saiba caso tenhamos um penalty ou um livre directo só há um jogador quem os possa marcar e o máximo resultado de cada um desses remates é um golo.

Portanto e até pelo facto de em termos estatísticos os números do Cardozo nestas duas vertentes também estarem longe do brilhantismo que alguns lhe creditam, acho que não será particularmente difícil arranjar no plantel quem o substitua nesses lances.
Johnny Rook disse…
Ora aqui está um tema interessante para discutir.

O teu post está bem fundamentado e transmite uma visão possível para o problema.

Concordo na generalidade com ele, Porém...

Tudo o que dizes sobre as alternativas não me custa a aceitar. O problema é que o JJ cagou para o Mora (não me venham com a treta dos treinos porque nos meiinhos não se vê nada). A merda da FIFA marca campeonatos da treta para Agosto e o JJ não pode testar os dois rapazes que andam por terras da cocaina.

Já são menos três avançados.

Cardozo tem os defeitos que lhe apontam mas tem a virtude de marcar muitos golos. Tem um pé esquerdo muito bom e raro no futebol actual. Marca livres do lado direito como muito poucos no futebol actual (so me lembro do Hoijdonk, ou lá como se escreve, ter uma capacidade de marcar livres como o Cardozo). Não sei quem ficará encarregue de em cada 5 livres marcar golo em pelo menos três. Se o Garay é bom...não sei nunca o vi marcar; Bruno César tb pode ser uma alternativa mas primeiro que ele esteja apto a jogar não me doa a mim a cabeça.

Fazer bom dinheiro com o Cardozo é uma boa hipótese desde que já se tenha em agenda a alternativa (e existem muito poucos PL no mundo minimamente capazes e por preços ao alcance do Benfica). É negócio muito arriscado.

Para terminar só direi que não me passa minimamente pela cabeça que a alternativa seja Hugo Almeida. É que nem em sonhos. Esse gajo nunca valeu, não vale, nem nunca valerá a ponta de um corno como PL. É produto da propaganda dos avençados.
Seria o fim do JJ e do LFV como treinador e presidente do Benfica.
Portanto, se for para vender o Cardozo que o vendam depressa e se possível que o substituto entre na Luz no dia seguinte.
Calantrao disse…
Espero que não, porque quero que Cardozo fique, mas este post parece-me pensado para preparar os benfiquistas para a saída do paraguaio. Se assim não for, desde já as minhas desculpas.

Na minha opinião, os teus argumentos são falaciosos. Gastar 10 milhões de euros na aquisição num atleta não é garantia de golos ou de qualidade.
Se assim fosse, Anelka não teria falhado no Real Madrid, Torres teria dizimado no Chelsea, Kaká seria ídolo no Real, Roberto ter-se-ia assumido como o novo Michel Preud-Homme.
Cardozo fez o que nenhum outro avançado estrangeiro fez no Benfica, tornando-se caso ímpar entre goleadores estrangeiros. E fê-lo em 4 anos de um Benfica titubeante, em que apenas num foi campeão e noutro (com Quique) nem titular foi.
25 golos/ano são valores extraordinários.
25 golos/ano justificam muito passe falhado. Até porque, há que contabilizar os lances de golo que nascem da presença de Cardozo na área, das suas movimentações ou combinaçãoes.
Perder Cardozo é limitar a equipa.
Porque perderemos diferentes estratégias.
Porque perderemos, acima de tudo, um valor seguro.
Assobiado, mas seguro.
25 golos/ano, em 4 anos como os que Cardozo viveu no Benfica não podem ser desvalorizados como fizeste na frase em que dizes que gastando 10 milhões de euros o difícil é encontrar um avançado que não marque golos.
Keirisson custou 15 ao Barça.
15 milhões. Não foram 10.
10 foram os anos em que estive sem ver o Benfica campeão. E muitos deles à custa de ver sair jogadores firmados e seguros (Paneira à cabeça) para deixar entrar "craques que dão garantias".

E era bom que isso não fosse esquecido.
Luis Rosario disse…
Super,

Na minha opinião Cardozo não só é mais eficaz e mais influente do que transmites como é muito mais difícil de substituir como escreves.

Pensando no actual rendimento e mesmo com a quebra que falas face aos 2 primeiros anos, a mais valia desportiva é para mim inquestionável.

A equipa deve efectivamente estar preparada para jogar e bem noutro modelo que não seja com avançado fixo, mas trocar um activo desportivo com provas dadas que sabemos que vai render mínimo 25 golos por um Pino e 15 Milhões é pensar na vertente financeira e não na desportiva. E nós este ano, como todos os outros de resto, temos que ganhar!

Cardozo é para ficar. Abraço da cadeira 10.
UnumSLB disse…
Cheira-me a nova travessia do deserto até se encontrar outro como ele.

Mas parece ser a vontade de muitos, portanto seja!! Que te vás Tacuara!!
Pelos vistos outro igual vai ser fácil de encontrar. Fico mais descansado. Mais ficaria se visse sequer um "nominho", mas isso já não nos assiste.

SB

Superman Torras disse…
@Johnny Rook

Se me disserem que a ideia é substituir na equipa o Cardozo pelo Hugo Almeida é óbvio que não só não concordo como não aceito! Isso seria passar de cavalo para burro!

Concordo com a maior parte das tuas "concordãncias" (eh eh), nomeadamente quando falas do muito bom pé esquerdo do Cardozo. É um facto! Sobretudo quando chuta em força. Há poucos assim no mundo. E gosto muito do Cardozo...quando marca golos, o meu problema com ele é nos restantes 85 minutos :-) 1 abraço

@Calantrao

Começando pelo principio não sei de nada, não tenho quaisquer fontes, que me permitam dizer que o Cardozo irá ser vendido. O que sei li nos jornais.

Quanto ao resto, aceito os teus argumentos no que concerne aos números dele ao serviço do Benfica. São irrefutáveis. Mas eu quando falei no valor pago pela sua aquisição falava de transferências do Benfica e não por esse mundo fora. Claro que lá por fora, em mercados muito inflacionados e em clubes com muito mais poderio económico que o nosso não faltam casos de jogadores caros que não justificaram o preço. Não vás mais longe, quanto é que custou o Secretário? :-)

Mas desses que falas (Anelka, Torres, Káká), duvidas que no Benfica seriam estrelas? E que não ficaria pedra sobre pedra no campeonato português?

Dá-me uma contratação do Benfica acima do 7/8 milhões de euros que não tenha justificado o preço. Eu não me lembro de nenhum. O meu problema no Benfica são as inúmeras contratações abaixo de 5 milhões de euros. É aí que levamos os barretes.

Atenção que a ideia deste post não é fazer um ataque ao Cardozo! Longe de mim... estou-lhe muito grato por aquilo que já fez pelo Benfica! Simplesmente não é o meu tipo de jogador preferido e não acho que seja insubstituível. Acho mesmo que a equipa ganharia mais do que o que perde se o substituísse (convenientemente lá está - a ideia não é fazer uma troca Cardozo / Hugo Almeida).

@Luis

Boas Luis!

Acho que já disse tudo o que tinha para dizer no post e nestes comentários aos comentários...bem sei que é um jogador que motiva sentimentos díspares nos benfiquistas, estranho seria se gostassemos todos do amarelo.

Só digo isto, se o Cardozo ficar não ficarei insatisfeito, simplesmente temo que a época que realizou no ano passado se repita neste e que opções eventualmente credíveis que existem no plantel não sejam utilizadas devido a opções que para mim são discutíveis por parte do JJ. Já no ano passado a dupla Saviola/Cardozo fez largos jogos abaixo do seu potencial e raras foram as partidas nas quais um deles "baixou" ao banco.

um abraço
jorgebiker disse…
1000% de acordo!!! e se o Hugo Almeida tiver que vir para concretizar o negócio, que venha!

Da média de 25 golos por época, a que maior peso teve foi há dois anos e mesmo nessa época eu sempre disse, que com a equipa como estava a jogar (Coentão, Di Maria, Saviola e Aimar a darem assistências da maneira que deram), qualquer outro ponta de lança marcava o dobro dos golos que o Cardozo e só na última jornada é que ele ultrapassou o Falcao.

Assim, não desejo que Deus te ouça SuperMantorras, mas peço sinceramente que LFV te ouça!!!

E depois, ainda sonho com Brendtner para esta época.
TFR disse…
Bom post, mas c alguns dados omitidos, Cardozo na epoca passada teve mais assistencias que por exemplo o Aimar ... querem um jogador movel mt bem mas q não seja o Saviola q só sabe receber e passar lateralmente e para trás, nem um PL q caia em excesso nas alas e depois não haja ngm na zona de finalização (cm aconteceu ontem N vezes), tem q ser objectivo e não fazer cm ontem q mts lances se perderam por se porem em tabelinhas a pedirem licença p rematar, q saiba prender os centrais adversarios ... Há 5 anos atrás o q mais se ouvia no estadio era os lamentos por não se ter um PL (aliás foi nessa altura q mais cairam em cima do nuno gomes pk se perdia em tabelas e movimentações de costas p a baliza e qdo a bola xegava a zona de finalização ele não tava lá ou já tava demasiado desgastado p ter a frieza necessaria p finalizar cm deveria) akele homem q esteja na altura certa p encostar, ou p finalizar em 1/2 toques, td isto pk em varios jogos a equipa não alcançava os seus objectivos pk apesar de ter um dominio avassalador e diversas oportunidades as desperdiçava (quem não se lembra do empate a 0 c o Espanhol na Luz há uns anos), agora cm parecemos mal habituados c os golos q o Cardozo nos assegura, andamos para trás outra vez há procura de notas artisticas cm as de ontem em q num jogo de goleada limitamo-nos a empatar ...
RVS disse…
Lendo este post percebe-se perfeitamente a falta de noção da qualidade e importância do Cardozo na movimentação da equipa e da sua qualidade individual e colectiva. Só uma pergunta, se por 10 milhões é assim tão fácil encontrar melhor jogadores que o Cardozo peço ao autor que diga uns dois ou 3 que estatisticamente nos dêem as mesmas garantias e que pelas suas características nos dêem a mesma versatilidade e opções, tenho a certeza que não será difícil.
Superman Torras disse…
@rvs

Eu não me movimento no mercado de transferências logo não sei que jogadores é que neste momento possam estar disponíveis por 10 milhões de euros ou coisa que o valha.

Mas nomes como Lukaku, Bendtner, Huntelaar Brian Ruiz ou Leandro Damião (só para falar em nomes que há mais ou menos tempo já foram dados como sendo alvos do interesse do nosso clube) seriam com toda a certeza jogadores para marcarem 15 a 20 golos/época no campeonato português.

Com toda a sinceridade acho que, com todo o respeito, quem está desfasado da realidade é quem pensa que o Cardozo é insubstituível. Não é preciso recuar muito tempo ou ir muito longe para encontrar exemplos que comprovem facilmente isto que digo.
A ver se eu me consigo fazer entender: o maior elogio que podias fazer ao Cardozo, apesar da escrita estrábica, fizeste-o, ao assumires que um só jogador não chega para as 15 batatas por época. Mas como foste além e não consideraste o efeito bolas paradas, indo buscar o Garay, queria dizer-te que o erro em que laboras, ao não considerares os 100 golos como um todo, é um crime de lesa futebol. Se a festa é a do golo, não se compreende que não dês o mérito ao maior goleador dos últimos 25 anos...
tacuara disse…
terei muitas saudades dele.

inabilidade da recepção e no passe? grande mentira! além de ter boa leitura de jogo, saber colocar a bola nos companheiros que se desmarcam e cobrir bem a bola enquanto os companheiros sobem.

com cardozo, qualquer jogada em que haja 2 segundos para preparar um remate de 30 metros pode ser golo. um ponta de lança raro por isso mesmo.

25 não se desmontam assim, não são 15 + 10. além disso, marcar livres como ele ... muito poucos no mundo inteiro!

agora lembrar que nos 2 primeiros anos cardozo estava em equipas que marcavam poucos golos, muito poucos, e que o ano passado perdeu 12 jogos por lesao... senao teria muito mais golos.

com isto nao quero opor-me a sua saida, apenas digo que tenho pena. se vier almeida mais 15 milhoes e bom negocio. almeida e muito inferior em livres e longas distancias, mas consegue ajudar mais sem bola e e mais movel.
Superman Torras disse…
Em tempo:

Outro que me lembrei agora e que já esteve na órbita do Benfica há pouco tempo e que seria garantia de golos: Soldado. Não estou a dizer que neste momento seria possível contratá-lo o que digo é que tal como na altura era possível a sua contratação por cerca de 8 ou 9 milhões também agora, com uma auscultação do mercado será possível arranjar alternativas semelhantes a esta.

É como digo, pensando neste tipo de valores o que me é difícil é encontrar um jogador que previsivelmente não marque golos no campeonato português! Ainda para mais com o tipo de soluções que temos actualmente do meio campo para a frente.
Superman Torras disse…
@José Pereira da Costa

A ver se eu me consigo fazer entender: O que me interessa é que esses golos sejam marcados. Que o sejam por 1 jogador ou 4 é me completamente irrelevante.

Conquanto no final o número de golos marcados pelos avançados do Benfica sejam idênticos, que me importa a mim que os marque o "Joao" ou o "Toze".

A questão-base para mim aqui é somente uma: quem acha que sem o Cardozo eles não serão marcados e genericamente o futebol ofensivo do Benfica é superior com ele em campo, e em oposição eu penso que com outro tipo de jogador na frente (e caso este seja escolhido criteriosamente) garantir-se-à igualmente a marcação dos referidos golos e o futebol ofensivo do Benfica será superior e ganhará mais predicados que permitirão igualmente a concretização de mais lances por parte de outros jogadores.
pge disse…
Tenho ideia que para o Jesus haverá sempre um pinheiro...Ja tinha comentado com colegas que na Turquia o Cardozo não ía jogar, porque houve o cuidado de testar este sistema na pré-época com Jara e Saviola na frente e sempre me pareceu que se deve a um maior pragmatismo de Jesus nos jogos europeus, esta época. Mas como disse não acredito muito que Jesus o aplique no campeonato em jogos normais.

Tambem não sou dos maiores fãs de Cardozo, mas percebo que para Jesus ele sempre foi importantíssimo e se assim for e se confirmar para esta época, pra mim basta.

Trocava-o de caras por Bendtner, Huntelar ou Lukaku, os outros não conheço. Mas arranjar alguem a bom preço que garanta aquele remate de pé esquerdo, ou algo equivalente, parece-me dificil.

Por mim podiam arranjar um Brian Deanne:) Um dos meus eleitos que vi jogar no Benfica.

RVS disse…
Este comentário não serve para dar ou tirar razão ao autor do post. Concordo com algumas coisas ditas por Superman Torras e gosto bastante dos jogadores escolhidos por ele, infelizmente a realidade, na minha opinião,é que não será fácil substituir o Cardozo.

Lukaku: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=276860

Huntelaar: Marcou 10 golos em 22 jogos no Shalke e não me parece que esteja ao alcance do Benfica. Pode ser consultado aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Klaas-Jan_Huntelaar

Bentner é um jogador que gosto e que acho que poderia substituir o Cardozo mas não vamos entrar em fantasias é um jogador caro quer em ordenado quer no que o arsenal pede por ele. Marcou 9 golos o ano passado em 32 jogos. Pode ser consultado aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicklas_Bendtner

Quanto ao Ruyz parece ser o alvo mais fácil para um clube como o Benfica quanto ao seu valor de mercado tb não sei mas andará perto dos tal 10 milhões.

Quanto a leandro damiao parece um excelente jogador mas o preço não é bem os 10 milhoes de euros: http://www.rtp.pt/noticias/?t=Leandro-Damiao-custa-20-milhoes-de-euros.rtp&article=444704&visual=16&layout=55&tm=28





efest disse…
O que não falta é avançados por este mundo fora.
Vamos ver se é desta que o Benfica livra-se do Cardozo.
Vamos a números redondos no campeonato:
10golos + 3penalty 13 total - 2007/08
13golos + 4penalty 17 total - 2008/09
20golos + 6penalty 26 total - 2009/10
10golos + 3penalty 13 total - 2010/11

Ao fim ao cabo só teve uma grande época, no ano em que fomos campeões!
Petromax disse…
O Cardozo é o melhor marcador estrangeiro do Benfica? Verdade.
Faz dele um avançado extraordinário? Não
A melhor altura para o deixar ir para outras paragens e rentabilizar o investimento, é esta? Verdade
É necessário gastar 10 milhões para arranjar substituto? Não
A formação do Benfica tem bem melhor? Verdade.
O Pauleta e o melhor marcador de sempre da equipa da fpf? Verdade.
Faz dele o melhor avançado que a equipa da fpf teve? Nem de perto nem de longe.
Por isso, Cardozo…Obrigado e boa sorte na tua futura equipa.
Superman Torras disse…
@rvs

Eu não me movimento no mercado de jogadores e presumo que tu também não. Mas diz-me uma coisa, se te dissessem aqui há 2 anos que irias contratar o Saviola o que responderias? No mínimo dos mínimos que era impossível.

Isto para dizer que, independentemente dos nomes que eu disse há pouco serem ou não hipóteses reais nesta altura, o que não faltam nos últimos 4 ou 5 anos são contratações de jogadores que à partida nos parecia inverosímel que viessem para o nosso clube. Ou não concordas?
Manuel Afonso disse…
O Cardozo não vale nada. marca muitos golos, é certo, mas o que é que isso interessa...
O que interessa é que o júri que está nas bancadas atribui constantemente ao jogador nota artística de 0, e nota técnica tambem de 0. E por cusa disto já é o terceiro ano consecutivo em que falhamos o apuramento para as finais do campeonato do mundo de patinagem artística.

Venda-se JÁ, que com o dinheiro vamos buscar com toda a facilidade alguem que nos garanta... o apuramento para a próxima final do campeonato do mundo de patinagem artística.

P.S. desculpem qualquer coisinha, mas ele há certas conversas que já me começam a aborrecer ligeiramente.
N. disse…
A melhor altura para vender Cardozo teria sido a seguir ao Mundial da África do Sul. Bastava ele ter marcado o penalty à Espanha quando o resultado estava 0-0. E começo já por aí: dizer que ele está em boa altura para ser vendido e fazer lucro é, em meu entender, uma maneira errada de ver as coisas. Se o jogador é bom, então deve ficar. O prazo de validade dele não se esgotou ao fim de 4 anos.

Nota-se, portanto, que não concordo com a venda. Não acho que a tua análise seja descabida, no entanto parece-me muito falacioso dizer que o Garay (ou qualquer outro jogador) terá a mesma eficácia de concretização de bolas paradas. Mesmo em relação aos penalties, basta ver as dificuldades que o sporting teve há uns anos em encontrar alguém que os conseguisse marcar e até tiveram uns 4 ou 5 jogadores a tentar. Até o próprio falcão é fraco nesse aspecto. Nada nos garante que outro jogador tenha melhor eficácia.

No que diz respeito aos "15 golos em falta", não podes fazer as contas assim e repartir por quatro jogadores e dizer que eles os vão marcar. As rotinas de jogo são diferentes se tiveres um Cardozo ou um Mora. Não é líquido achar que se troca o Cardozo por outro jogador e ele vai acabar por marcar uns golitos na mesma. Basta ver que no ano passado o Kardec desapontou imenso quando o Cardozo se lesionou.

"A ver se eu me consigo fazer entender: O que me interessa é que esses golos sejam marcados. Que o sejam por 1 jogador ou 4 é me completamente irrelevante. "

Não podes ver as coisas assim. Os 4 não vão jogar todos ao mesmo tempo, portanto dificilmente vão conseguir atingir a regularidade concretizadora suficiente para que as coisas sejam analisadas assim. A não ser que apareça uma excepção como o Mantorras há uns anos, o Weldon há 2 anos ou o Nuno Gomes do ano passado.

Em relação às opções que apresentas:
Bendtner é um postiga. Tem algumas qualidades e tal, mas não é um matador. Bryan Ruiz, confesso que, apesar de se falar muito dele, não o conheço assim tão bem. Lukaku é brutal, mas tem os tubarões da Europa à espreita e já se falou de 22 milhões do Chelsea. Ah, e sinceramente, sempre desconfiei da idade dele, mas isso é cá uma mania minha. Leandro Damião pode ser vir a ser um Keirrison e seria sempre um risco.

É provável que se possa encontrar um bom negócio, sim, e é suposto termos olheiros a trabalhar para isso, no entanto entre manter no plantel um jogador que cá está há 4 anos com resultados garantidos ou apostar numa nova contratação que é sempre uma incógnita, eu prefiro apostar em quem já cá está. O sporting deve ter uns 7 ou 8 avançados no plantel e aposto que todos juntos não vão marcar tantos golos como o liedson fazia.

Em suma, concordo com o facto do Benfica poder sobreviver sem o Cardozo. Nenhum jogador é insubstituível e os jogadores passam enquanto o clube fica, mas acredito sinceramente que o futuro do Benfica será sempre mais risonho com o Cardozo e os seus golos.

P.S: Sim, sou defensor acérrimo do Cardozo. Eu sou aquele gajo que estava no Piso 3, sector 12, lugar D/22 a aplaudir o Cardozo de pé enquanto ele mandava calar os assobiadores da Luz.
RVS disse…
Não concordo pois nos últimos anos não me lembro de me ter surpreendido ou achado impossível qualquer contratação do Benfica. Tanto Saviola como Aimar estavam no ocaso da sua carreira, Mentira, fiquei extremamente surpreendido com a compra de um GR por 8,5 milhões de euros e ao longos dos anos o que achei inverossímil e ainda hoje me custa acreditar é que tenham jogado no Benfica algumas pérolas como Pringle , Karadas , Delibasic , Tote e muitos outros que prefiro não relembrar o seu nome... quem se lembra do Tote ?
Pinheirinho disse…
Pois é, fala-se muito mas diz-se muito pouco.
para mim o Cardozo vale 5 Hugos almeida, vale mais do que um falcao que parece que muitos de vocês elogiam.
o Cardozo é um ponta de lança há antiga, se o grande Torres aparecesse agora a jogar à bola seria um Cardozo, só com uma diferença, o que um tinha de jogo de cabeça o outro tem de pé esquerdo.

e que pé esquerdo, marca mais golos de livre num ano que o ronaldo (talvez aqui tenha exagerado, mas o Ronaldo fez muitos mais jogos numa época que o Cardozo)

Mas agora a sério, desmistificas os 25 golos entre 10 de bola parada e 15 de bola corrida e dizes-me que 4 avançados na boa marcam os seus 15 golos?

se 4 Avançados do Benfica sendo eles, Nelson, Rodrigo, Jara e Mora então muito fracos são estes avançados pois não valem os 4 juntos um Cardozo.

Acordem, parem de criticar e pensem de forma racional, o que é que ganhava-mos hoje com a sua saida?
- Dinheiro?

só pode pois proveitos não teriamos nenhuns, é como jogar monopolio e vender os nossos terrenos por dinheiro e durante 15 rondas estamos ricos, mas depois não temos ativos e depressa abrimos falência pois visitamos os hoteis das casas azuis.

acordem e passem a pensar bem antes de escrever alarvidades, por 10 milhões compramos outro que garanta os mesmos 25 golos? lolol de todos os nomes que dissestes 10 milhões é se comprarmos só uma perna do jogador pois para o resto não há dinheiro.
Antonio Matos disse…
Após 4 anos de clube e apenas porque se fala na sua hipotética saída, é que se começa a reconhecer algum valor ao mal-amado Cardozo.Claro que o paraguaio, não é um alarde de técnica, nem de velocidade.Mas tem as suas virtudes.Além de ser um exímio marcador de livres, tem uma potência de remate brutal.Quem disser que no jogo de ontem, não "suspirou" pelo Tacuara, pelo menos uma vez, está a mentir.E que ninguém duvide, que se ele tivesse subido ao relvado, em Instambul, nem que fosse só nos derradeiros 15 minutos da partida, tínhamos ganho o jogo.Eu também gostava que o Cardozo, além de remate fácil e poderoso e de excelente marcador de faltas, fosse mais rápido, mais móvel, temível cabeceador e, técnicamente,um virtuoso.Quem não gostaria?O problema é que se ele fosse assim, tinha custado o triplo e não tinha chegado a vestir a camisola vermelha, ou, já tinha sido vendido há muito tempo.
Marco Viana disse…
Sou burro, confesso, mas o Cardozo não é esse jogadorzão que pintão, é um jogador bom, que tem um forte pé esquerdo, que poucos têm, mas no resto é banal, um gajo que parece um pastelão, marca 25 golos, pois marca, mas como o Supermantorras diz, um gajo agil na frente com os médios que temos, marca mais que o Cardozo!O Cardozo marca muitos, pois marca e então os que falha? Faz muitas assistências? Pois... e as bolas que perde? É ponta de lança? Pois é, então que raio vem ele fazer ao meio campo, se ele devia era estar na área a prender os centrais!? Epah, como já li, há conversas que não têm ponta por onde se lhe pegue, respeito muito as opiniões. Para uns o Cardozo é um génio, para outros é um jogador banal!Se derem oportunidades ao Nelson Oliveira ou ao Rodrigo, com o meio campo que temos, certamente que estes dois marcarão muitos golos e ninguém se lembrará muito do Cardozo ( o que é dificil porque ele é o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica).
Gosto do Cardozo, admito, mas para mim é um jogador banal com um pé esquerdo fabuloso, mas o resto, jesus!Um ponta de lança que muitas das vezes tem hipóteses de marcar golos com o pé direito, prefere puxar sempre a bola para o pé esquerdo, perdendo, muitas das vezes, oportunidades para facturar!!
A mim, não me aflige muito a ida do Cardozo seja para onde for, o que me aflige é os jogadores falharem golos como ontem falham no jogo com o Trabzonspor, se disserem que o Cardozo os marcaria, é uma falácia, porque ele já falhou muito também assim!
Nunca menos 15/18 M€, e temos soluções na plantel - Rodrugo, NOliveira ou RMora.
HAlmeida nunca, Cardozo é 10 vezes melhor. Antes subir o ordenado ao Cardozo.

HOJE E SEMPRE FORÇA BENFICA!!!
AZORESBENFICA disse…
cardozo é de longe melhor que hugo almeida ..kuatos golos vale o hugo por epoca?
Nós Sébio disse…
Nenhum Benfiquista acha que Cardozo é uma avançado de sonho. Todos lhe conhecem os defeitos.

Mas:
-- Há quantos anos o Benfica não tinha um melhor marcador do campeonato?
-- Lembram-se da época passada, quando ele se lesionou e teve que jogar o Kardec?
-- Ao contrário do que aqui se diz, até me lembro de várias assistências dele, com aquelas mudanças repentinas de direcção.
-- Para comprar alguém que renda o mesmo por 10 milhões é preciso bastante pontaria.

Nenhum Benfiquista gosta muito do Cardozo (incluindo eu) excepto quando ele as mete lá dentro.
BENFIQUISTA DO CORAÇÃO disse…
Foi um Cristian Rodríguez aparentemente tranquilo aquele que atendeu o telefonema de Record, ontem à tarde. Afinal, mais do que serenidade, o Cebola estava desiludido... com os dragões. Não pela sua história no FC Porto, mas sim pela forma como, diz, tem sido tratado nos últimos tempos.

“Não me ligaram a dar os parabéns pela conquista da Copa América nem nada. Não acho que esta seja uma conquista de pouca importância, mas pronto... Além disso também não me disseram quando tinha que me apresentar. Por acaso falei com o Alvaro Pereira e ele é que me disse que temos de estar no Porto já no domingo, dia 7”, afirmou, vincando o seu estado de espírito face a este “esquecimento” portista: “Essencialmente estou triste com o clube. Estou triste pelo que está a acontecer, porque sempre respeitei oFC Porto e eles também me respeitam, portanto, estranho...”
Pitons na Boca disse…
Discordo completamente.

A vender o Cardozo, tem de se ir buscar forçosamente um ponta-de-lança, alguém que faça a diferença como ele faz. Não um Hugo Almeida.
Fábinho o Grande disse…
Já se falaram aqui das qualidades e defeitos do cardozo por isso acho que não tenho nada de novo a acrescentar sobre o jogador.

Cardozo é de longe o melhor avançado do Benfica dos ultimos anos(arrisco me a dizer dos ultimos 20!), quanto mais nao seja pelos golos que marcou nos ultimos 4 anos.

Se analisarmos bem essas 4 épocas, podemos ver que na época do quique nem era titular, e marcou bem mais golos que Suazo, esse avançado, que acho eu, podemos incluir nos tais que falas que oferecem garantias! E o ano passado, o homem chegou todo rebentado do mundial, e lesionado, senão me engano foi já lesionado para esse mesmo Mundial!

Há muita injustiça qndo se fala de Cardozo, se fosse Cardozo a desperdiçar as opurtunidades que Gaitan, Nolito e até mesmo Witsel desperdiçaram na Turquia o que não se diria do homem. É indesmentivel que existe uma relação amor-ódio entre o avançado e os adeptos, eu cá prefiro continuar a ter colapsos quando vejo a maneira "pastelosa" como joga e se faz aos lances, mas no fim vejo o sempre a meter uma ou duas la dentro.

Dizer que ele é facilmente substituivel e que o encaixe financeiro é bom, é cair nos mesmos erros da época passada, em que destruiste uma equipa pela chamada "saude financeira", e bem...foi só umas das épocas mais humilhantes de sempre!

Falar do nelson oliveira como um substituto, ou rodrigos ou moras é simplesmente apostar no escuro, podem ser bons mas não oferecem garantias, e por mais que queiras elogiá-los ou dizer que são apostas de futuro, não convences ninguem, desculpa que te diga!

Marcar golos não é uma qualidade técnica, é uma arte inata! E cardozo tem-na, precisa de 10 opurtunidades pa marcar 2 golos, que seja!

Vejo muita ingratidão nestes comentários para um jogador que trouxe a bota de ouro novamente ao benfica, tenho 25 anos e acho que até este jogador vir para o benfica nunca tinha visto a tal bota na luz. Mas pronto, isso sou eu que sou novo!
Miguel disse…
comparar o cardozo com o hugo almeida é o mesmo que comparar um fiat punto com um lotus (sim porque ele não é um ferrari).
Taintedlove disse…
"...he can't dribble , no superstar looks and a clumsy gait but he is the deadliest striker the world have ever seen; his name is Gerd Muller"
O nosso Cardozo é quase assim, não joga nada, o pé direito é só para se manter de pé, é fraco a jogar de cabeça, é um pastelão sem genica mas mete-as lá dentro e quando elas entram, ganham-se jogos.
Não teríamos ganho na Turquia, se ele estivesse em campo? who knows?
Se alguem garantir a sua substituição por jogador mais concretizador (e a preço acessível), vamos nisso.
Mas se não arranjamos melhor, deixem o homem continuar a marcar pelo Glorioso.
Agora o Hugo Almeida, não!!!!
utopiamaior disse…
Carissimos mais um contributo....

É importante referir que o mundo não se esvai numa qualquer hipotese de saída de Cardozo.... todos nós nos lembramos de um minorca - Romário e o próprio Messi - que marcou golos até mais não... o Mora parece-me ser claramente esse minorca e o Nelson o pinheiro...

Nesta eventualidade o próprio Simão, pelo que traria de beneficio animico, era a escolha certa para a troca...

Portanto Simão masi 12 milhões era ouro sobre azul desde que se acietasse um modelo de jogo semelhante ao do Barcelona por exemplo...

Os dramas são constrídos na nossa mente... são criações...

Penitencio-me pelo primeiro comentário que trazia alguns... "medos" (o que como sabemos é a porcaria das porcarias...)...

Saudações fraternas...
Cláudio Soares disse…
O que me custa é que aqueles que querem ver o Cardozo longe, são aqueles (em alguns casos) que acham o Jara um fora-de-serie!!!
francisco pereira disse…
Olá amigo benfiquista.

Não compreendo essa ideia do Post sobre a saída de Cardoso, assim... com um ar tão airoso, como se o Cardoso não fizesse um jeitão ao Benfica, não digo sempre mas em largos períodos dos jogos. Por outro lado acho que fez bem em escrever o Post, já que parece mesmo com o propósito de despoletar a questão: " o que teria acontecido ao Benfica se o Cardoso tem entrado em Istambul após a expulsão do jogador do Transzorpor???". Eu acho que o Benfica teria goleado, embora ache que, finalmente, o Jesus pôs as cautelas devidas até essa altura, ao contrário do que fez nos anos anteriores.
Dá até para comentar os Posts anteriores, dizendo que o Benfica lá na frente está a jogar com os pés uma espécie de Voleibol muito técnico mas faltoso já que dá mais de 3 toques dentro da área adversária.
Além disso está lento. O Nolito foi a chave desta eliminatória porque marcou os 2 primeiros golos, o que nestas coisas é importantíssimo. Mas acho que aquele rapazito, com garra e rapidez, faz faltas que aqui no n/campeonato seriam perigosas, não é veloz e tem um remate fraco como se viu nos seus dois golos. O Sálvio tinha esses predicados que lhe faltam. Por isso, é jogador, quanto a mim, para jogar aos bocados. Esperamos, por isso, que haja alguém mais apto. O Witsel é óptimo porque traz uma coisa que no Benfica, não sei porquê, não se via desde que o Jesus lá está. Pausa ou temporiza, muda o sentido do jogo com largura e comprimento adequados enfim, consegue os memos efeitos com metade das correrias. Pena não haver pelo menos mais um com essas características. O Aimar continua, no meu entender, a ser muitíssimo útil ao Benfica assim como o Saviola, (não sei como há quem negue a sua mestria), é gente que sabe tratar uma bola por tu. Aquele defesa central que joga com o Luisão é que, ao contrário da opinião maioritária, ainda não tenho ideia formada sobre ele, não consegui ainda, o Emerson é bonzinho, embora eu tenha receio dos "inhos". Hà ali vários pontos de interrogação, como o Enzo Perez, o Bruno César, etc. Ah, já me esquecia, o Matic é que me parece não ser de desprezar.
Resumindo, ao contrário de quase todos, eu acho que não temos ainda uma boa equipa mas sim uma equipa média que, infelizmente, já nos custou uma fortuna, muito por culpa daquele vígaro lá de cima que fica sempre com os melhores. Por falar nisso e olhando como já joga o Kléber(por 2,5 M euros????), não compreendo como o Benfica perdeu de todo o mercado nacional. Faz-me cá umas dores............
E se olharmos para a convocatória do Quim e do N.Gomes, o que é que pensamos, não..., isso não.., o que é que eu penso: "gostava imenso do Paulo Bento, mas ele não precisava disso para cimentar a sua permanência à frente da selecção"..........

Eh, pah, estou aqui a fazer uma salada, já estou confuso de todo, tantas são as questões que tenho, como o "TWENT para a eliminatória da CL, como será, alguém me diga, por "favooorrr, como diz a minha neta de 2 anos, com um ar muito desgraçadinho....que fiteira....aquela gaja já engana todo o mundo, parece o BIMBO".
Deixemo-nos de tretas e tenhamos paciência e fé. Pois é .... mas o PACIÊNCIA....pois é!!!..como dizia o Ângelo. Deus queira que eu venha também a comover-me de alegria, este ano, por causa do Nosso Glorioso.
Saudações benfiquistas.
P.B. disse…
E a 1a bola? Será como na turquia, temos de mandar um médio defensivo lá quase para a area adversaria para a disputar, desposicionando o meio campo?

Ou não lutamos por ela, e não saimos da toca, contra equipas que bloqueiem as saidas para o ataque?

Ah pera... teremos o H.Almeida...
Francisco Fartura disse…
Oscar Cardozo deve terminar a sua carreira no Benfica. Quando olhamos para os seus 28 anos (completados em Maio), para o seu valor de mercado, para os mais de 25 golos que marca por época e o quanto custaria um goleador que ofereça as mesmas garantias de êxito chegamos muito facilmente a esta conclusão.

P.S. Cardozo tem uma média de 7 golos/época marcados de bola parada. 4 são de penalty e 3 são de livre directo. Nao existe mais nenhum jogador no Benfica que garanta esta mesma eficácia na cobrança destas faltas...
Nuvens Passageiras disse…
Por que será que no jogo com os Turcos fiquei com a sensação de que se ele tivesse entrado a 15 minutos do fim ainda marcava dois golos?
Aguia Imperial disse…
O principal defeito do Cardozo é marcar demasiados golos. Felizmente Hugo Almeida (substituto do Postiga naquele grupo de gajos da FPF), Postiga, Bendtner, Nuno Gomes ou Saviola, não têm o mesmo problema.
Phoenix disse…
Se o Cardozo faz falta ou não só depende da táctica! E isso só o mestre é que sabe!

Se o mestre achar que não há necessidade de haver um jogador plantado na área a receber bolas e a metê-las dentro da baliza, então concordo contigo: esta é a hora certa para mudar a factura dos golos para milhões!
FRANCISCO DIAS disse…
Relativamente ao Cardoso, já muito foi dito, e na verdade, foi dos melhores ponta de lança que passaram pelo benfica, e, verdade, verdadinha, não temos substituto á altura. Hugo Almeida, não seria de forma alguma, uma troca benéfica (com ou sem milhões á mistura) para o Gloriosos. Por tudo isto, pra pior, já basta assim. Agora, uma coisa que nada tem a ver com o post, mas que me aflige no momento e se houver por aqui, alguma alma caridosa que me possa ajudar, ficaria eternamente grato. Ora, tenho um sobrinho a prestar probas na Academia do Seixal, o que me deixa sobervamente orgulhoso, e que vestiu o "manto sagrado" pela primeira vez, no jogo de Juniores A, entre o Benfica/Barreirense. O que eu queria mesmo, era o filme desse jogo, para memória futura, e é ESSE O APELO QUE AQUI DEIXO. SE HOUVER AQUI ALGUEM QUE ME PUDESSE ARRANJAR ESSE FILME DO JOGO, AGRADEÇO ENCARECIDAMENTE QUE O FAÇA. CLARO QUE ESTOU DISPOSTO A PAGAR O DVD, a quem mo enviar.
Sócio 223468 disse…
Este é que tem razão.
:)

http://slbenfica-news.blogspot.com/2011/05/cardozo-um-caso-de-perseguicao.html