Há vida para além de um treinador


Há vida para além de um treinador.



Este devia ser o lema de qualquer equipa de futebol. A estratégia de um clube de futebol tem de ir para além do treinador que ocupa a cadeira do banco de suplentes durante 1, 2, 3 anos.


Um treinador por melhor que ele seja, está sempre de passagem por um qualquer clube. Obviamente que exemplos como o do Man United são excepções.


Ora se um treinador normalmente está de passagem, um clube não pode ficar refém de estar constantemente a mudar de estratégia e de politica.


Isto tudo para dizer que na minha opinião têm de ser os clubes, na pessoa do seu director desportivo, a definir a politica de contratações de um clube, a gerir os seus activos e não um treinador .


Um clube não pode, não deve aceitar, que todo o treinador que entre de novo contrate todo e qualquer jogador. No máximo um treinador poderá contratar 2/3 jogadores da sua confiança, todos os outros deverão ser escolha do director desportivo. E mesmo na compra dos 2/3 jogadores da confiança do treinador, o director desportivo terá de ter uma última palavra a dizer e verificar se os jogadores têm qualidade para envergar a camisola do clube.


Permitir que cada treinador que entre compre 7/8 jogadores por época descaracteriza o balneário, retira-lhe estabilidade e causa gastos incomportáveis para o clube.


Mais, não se pode permitir a um treinador que coloque em causa activos do clube e apostas do clube só porque embirra com jogador x ou y. Muito menos se deverá permitir que o treinador despreze jogadores com mais anos de clube e de casa que ele.


O treinador tem de perceber que ele é que deve ter orgulho de treinar o clube e não o clube que tem orgulho de contar com ele.


Mas o mesmo se aplica aos jogadores que têm de perceber o clube que representam e ter orgulho de envergar aquela camisola e que os contratos são para ser respeitados.


O director desportivo não pode ser uma mera figura decorativa nem ter um papel meramente formal tem de ser ele a definir a politica de um clube durante vários anos.


Apenas com esta política se garante que a mística do clube permanece constantemente dentro do balneário, que o futebol do clube ganhe estabilidade, que os activos do clube se valorizam, que o clube tenha uma maior estabilidade financeira. Factores que se irão repercutir em resultados desportivos satisfatórios.


Esta politica, na minha opinião é aquela que tem de passar a ser praticada no Benfica.


Não olhem para este texto como uma critica ao que se está a passar actualmente no Benfica. Olhem como um texto de esquecer o que está para trás e querer olhar para a frente para termos um futuro melhor. Muitos destes pontos julgo já estarem a ser praticados no clube mas têm de ser ainda mais visíveis.




Atenção, isto,  não é um post a malhar nem no Jesus, nem no Luís Filipe Vieira nem a pedir que o Rui Costa seja mais interventivo. Não esqueço o que de bom foi feito o ano passado e não faço análise a épocas em Novembro. O fim da época é a altura certa para decisões, análises, criticas, elogios.


 


Isto é um post a pensar no futuro seja quem seja o treinador, o presidente ou o director desportivo.


 



Comentários

Rui Lança disse…
Muito Bem. Também defendo que um treinador deva ser um elo (um dos mais importantes, é certo) e não o centralizador de tudo. JJ nos clubes onde passou foi sempre assim, o elo centralizador. Às vezes deu bons resultados, outras nem tanto. Como todos.

Tinha escrito sobre isso aqui

http://coachdocoach.blogspot.com/

Há muito ainda para ganhar esta época: 2.º lugar, taças internas, ir longe na UEFA e pensar nos putos para 2011/12...
Mar de Chamas disse…
LMB aplaudo de pé este post.

Resume muito bem o que se tem de passar num clube.

Se porventura JJ sai do clube(que no meu ponto de viste seria um erro) o que vai acontecer a Jara?Gaitán? entre outros.
Terão sempre o rotulo, foram escolhidos por JJ, e o mais grave disto é o nosso presidente ainda vir reforçar para praça publica.

Goncalo disse…
Concordo completamente com o post e até acho básico esse requisito.
A não ser que a identificação do treinador com o clube seja tal (ex: guardiola, ferguson, wenger) que todas as cabeças pensem da mesma forma, numa situação normal, quem tem de mandar é o clube e não o treinador.
Podem argumentar: ah, mas se o treinador não puder levar quem quer, não vai para lá! Errado. Uma coisa é indicar jogadores, perfis, posições com carências, etc. Outra coisa é pura e simplesmente definir toda a politica desportiva do clube. E isso devia vir de cima. E estas condições devem ser claras na altura de contratar o treinador. Não se podem impor à posteriori.
Claro que estes 2 interesses não são fáceis de casar. Se um treinador não gosta de um jogador ou vice versa, como se resolve a questão? Força-se o treinador a po-lo a jogar? Força-se o jogador a estar numa situação que não gosta?

O que me parece lamentável é o LFV hoje vir dizer que quem escolheu o plantel foi o JJ. Por um lado está mais uma vez a sacudir a água do capote e o Rui Costa também não fica lá muito bem na foto (mas afinal o Rui faz o quê?). Por outro, está a por a nu, que o benfica continua a ir por ondas. Vem o Quique pede 10 jogadores, vêm 10. Não servem, vêm mais 10, etc, etc.
Eu pergunto: se o Quique também escolheu os jogadores, o FSantos escolheu os jogaodres, o Koeman escolheu os jogadores e o JJ escolheu os jogadores? Qual o denominador comum no meio disto tudo? Assuma-se homem! Diga que não pesca nada de gestão desportiva (tal como já disse uma vez) e deixe quem sabe trabalhar!

Abraços

PS - JJ na escolha dos jogaodres também tem uma percentagem de acerto perto do zero. Dos que ele escolheu: Weldon, Menezes, Peixoto, Kardec, Airton, Eder Luiz, Jara, Gaitan, Salvio e Roberto, tirando os argentinos, o resto é pouco mais que sofrivel. Certo, gente nova e com valor, mas vai-se a olhar para a base da equipa e não há nenhum jogador que tenha vingado que tenha sido escolhido por ele. Mas isso ele também não assume. Nem isso nem o resto. Que desilusão...
JediVermelho disse…
Apoiado a 100%. Só acrescento que o mesmo se deve passar com o presidente! O SLB n é LFV! Infelizmente, temos um presidente que quer que os benfiquistas o confundam c o clube! Não é só LFV que sabe o que é melhor! E vemos que a gestão desportiva tem sido ruinosa! Miserável! Só me mete dó é ver que muitos benfiquistas acusaram outros benfiquistas de sermos agitadores, ingratos, entre outros insultos, só pq discordámos da gestão! E agora esses calam-se! mesmo neste blogue! Optaram pelo seguidismo cego, insultando quem discordava! Nuncca questionaram o mal que se fez ao clube, só sublinharam o bem feito! E o resto? A falta de democracia? As manobras pouco claras? As alianças inexplicáveis? os negócios ruinosos? E agora calam-se! Nsejam seguidistas! debatam, frontalmente e n insultem!
Luís Bernardo Rolo disse…
Muito bem analisado.
De facto, assim é, nos Clubes como nas Empresas com sucesso!
Infelizmente, as coisas não estão a correr muito bem na estrutura dirigente do nosso Benfica.
Soares de Oliveira tem sido brilhante na definição e implementação dos modelos financeiros de gestão.
Vieira já hoje veio dizer que Jesus teve o plantel que queria. O Presidente já está a sacudir a água do capote porque tem todo o interesse pessoal em manter o lugar.
Rui Costa tem estado magnífico, com a única posição que podia assumir neste momento. O silêncio aqui é de ouro!
David Luiz quer sair...
Honestamente, acho que todos nós, Sócios do Benfica, sentimos que há várias coisas que não estão bem e que se reflectem no resultado da equipa de futebol.
Começamos agora a vislumbrar algumas!
E como o Pedro Ferreira falava acerca dos silêncios, num magnífico Post que simbolicamente não permitia comentários, para o Sr.Vieira vir dizer o que disse, era melhor ter ficado calado!
E já agora, vou apoiar o Benfica a Aveiro!
Mojo disse…
Desde que o bigodes fique mais dez anos para me dar mais 2 campeonatos e mais de uma vintena de humilhações, eu agradeço.

Não te preocupes que ninguém sabe melhor que existe vida para além de treinadores como o bigodes.
Observador disse…
Mas qualquer futuro deve ser pensado e preparado num qualquer presente.
Sempre olhando os interesses do Clube e não do individual.

Não sou, nem nunca serei, daqueles que cruxificam treinadores, jogadores ou dirigentes.
Mas que todos eles têm a sua responsabilidade e, como tal, devem ser abordados, não duvido.

Cumprimentos
Pedro Ribeiro disse…
Concordo e sempre pensei assim. Desta maneira é possível precindir de um treinador e não ter que começar do zero, como acontecia no passado. Parece-me que a pessoa indicada para este trabalho é o Rui Costa ou qualquer outro benfiquista de sempre, com passado activo no Benfica.
Nuno Picado disse…
A questão é: há quantos anos andamos a ter este tipo de conversa? Pois...

De resto, estou perfeitamente de acordo com o que o "LMB" escreveu.
Pedro disse…
O problema é que isso é muito dificil de implementar pois qual é o treinador que deseja ter jogadores não escolhidos por si?

É óbvio q o treinador tem q ter palavra a dizer nas escolhas de novos jogadores. O treinador tem que definir quais as lacunas do plantel e depois conjuntamente com o DD decidir quais as opções de mercado que se adquem à política desportiva e financeira do clube e se é possível recorrer à formação ou jogadores emprestados para suprir essas lacunas. Da lista de jogadores definida o treinador elabora uma tabela de prioridades e é a partir daí q o DD trabalha. Há um orçamento q o treinador tem q ser capaz de perceber e saber até onde pode pedir um jogador ( por exemplo: acho absolutamente patético se Jesus tenha pedido como prioridade Huntelaar ou Quaresma q são jogadores q ganham, no mínimo, o dobro de Pablo Aimar...).

Não pode nunca o DD contratar á revelia do treinador, nem pode nunca o treinador ter carta branca. Há excepções...Mourinho é uma delas. Mas Mourinho ganhou o que ganhou, tem toda a moral para pedir e não aceitar qqr intervenção de quem quer q seja...
Abel Santos disse…
O politicamente correcto diz que em momentos menos bons, não podemos nem devemos criticar a Direcção e o Treinador, mas acho que chegou o tempo em que o silêncio do Benfiquistas começa a prejudicar o clube!

No estádio do dragão, toda a família benfiquista, menos o treinador, sabiam antes do jogo começar, que, com aquela equipa as possibilidades de ganhar eram reduzidas, senão nulas! O treinador errou e tão grave quanto o resultado foi a desmotivação que as atitudes do treinador provocaram nos jogadores:

- O Fábio ficou a saber que embora toda a gente diga que ele é um grande lateral, o treinador não confia nele para travar o jogador preferido do Jesus (Evanildo);
- O Sidney que até é um bom central, é lançado ás feras num jogo de dificuldade elevada e como era óbvio para toda a gente antes do jogo, menos para o treinador, falha e fica fragilizado!
- Aimar (que orgulho vê-lo com a camisola encarnada) é colocado no campo "á lá quique" encostado aos centrais onde não consegue ganhar uma bola, até doí ver um talento daqueles desperdiçado;
- D. Luís, que é central da selecção brasileira, é colocado fora do seu lugar natural, deixamos de ter um grande central e passamos a ter um lateral sem confiança, e pasme-se, quase todos os golos vieram daquele lado
- Saviola fica no banco, Nuno Gomes fica no banco, o Fábio não consegue correr com a bola e é facilmente anulado etc etc

Pronto o treinador enganou-se, toda gente erra, provocou uma humilhação a todos os benfiquistas e ficou na história do Benfica pelas piores razões, mas tudo isto eu perdoava! O QUE EU E MUITOS BENFIQUISTAS NÃO PERDOAMOS:

É QUE NO FIM DESSE JOGO O TREINADOR VENHA PROMOVER O EVANILDO, DIZENDO QUE ESTEVE EM GRANDE, QUE É UM GRANDE JOGADOR BLÁ BLÁ..

JESUS: SEM O BENFICA TU ERAS SÓ MAIS UM, OS JOGADORES AGUENTARAM E CALARAM NINGUÉM RECLAMOU, E TU FALHAS-TE E NEM SEQUER O ADMITIS-TE EM VEZ DISSO VENS DISSER QUE UM JOGADOR DOS TEUS AMIGOS DO NORTE É FENOMENAL?????

A partir desse jogo e da atitude deste senhor, o resultado em Israel é natural, enquanto este senhor não for embora isto vai continuar!

Anónimo disse…
E já agora...á vida para além de uma direcção!...ou também não há??
Arquivo Vivo disse…
Concordo com a ideia expressa neste post.

Agora:

Temos um treinador que é um "limão espremido".

Temos um DD que ou foi silenciado ou se auto-silenciou e que aparenta~não ter qualquer tipo de intervençõ no processo de gestão do futebol priofissional.

Temos um Presidente que em qualquer vertente do futebol profissional é "cada cavadela cada minhoca".

Em que ficamos?

Que fazemos?

Não vamos fazer balanço em Novembro a uma época que, apesar de tudo, está muito longe de haja vontade de tomar medidas drásticas.

Não quero fazer juizos de valor, nesta hora difícil para todos nós, mas parece-me haver alguma, para~
não dizer muita, hipocrisia naqueles que defendem que o treinador se deverá manter pelo menos até ao final da época, num seguidismo de sacudir a agua do caspote, intolerável para os sagrados e superiores interesses do SLB.

Se o treinador é para "ficar pelo menos até ao final da época" é porque está subjacente a ideia de que vai ser um flop.

Porquê não precaver males maiores e atacar já o touro pelos cornos?

À semelhança do país, estamos a querer adiar o SLB?

Há treinadores de verdadeira categoria internacional dispostos a acorrer a um chamamento dfo Benfica.

Porque não ir buscar um destes homens e atacar o resto da temporada com o firme objectivo de ganharmos todas as provas em que estivermos inseridos?

LFV não percebeu que por cada dia que passa, a manter-se este status quo, o clube perde prestigío, os seus activos sofrem forte desvalorização, as receitas irão diminuir drasticamenter e o "castelo" corre o risco de ruir?

De que tem medo LFV?

O que se passa, que nós ignoramos?

Vamos permitir que o clube faça hara-kiri?
Carlos Alberto disse…
Até me arrepia ouvir essa frase. A ultima pessoa que disse uma coisa parecida deixou o país na situação que estamos. É claro que não há vida nem para além 'do defice' nem para além do treinador. A meio de uma época íamos despedir o treinador campeão?
João P. Silva disse…
Concordo inteiramente com o post, acrescento ainda que deverá ser o clube, quem sabe na figura do seu director desportivo, a configurar um estilo de jogo que mais se identifique com o clube e que possa ser testado, treinado e aperfeiçoado desde as camadas jovens. E obviamente o treinador a ser contratado deverá concordar com este pressuposto. Faço minhas as palavras do LMB, não é uma critica a Luís Filipe Vieira Jorge Jesus e muito menos a Rui Costa. É somente uma proposta que acredito já ter sido pensada.
Sendo que estamos numa época de crise, agravada no nosso Glorioso pela saída da Champions, porque não apostarmos mais nos nossos jogadores, nos jogadores formados pelo nosso clube, e que, convenhamos representam também um investimento avultado. Saudações Benfiquistas
Brandão disse…
relembro que o ano passado o campeonato ficou fechado apenas a meio da última jornada...

o treinador apesar da excepcional primeira parte da época passada não é nenhum fora de série. nunca o foi e nunca o virá a ser...

acho que a época ficou perdida a partir do momento da extraordinária dispensa do Quim.

os excessivos mimos aos jogadores também se revelaram fatais. Chegaram ao fim da época e quase todos eles achavam que tinham lugar em qualquer equipa do mundo, com ordenados chorudos à espera deles. O que aconteceu foi precisamente o contrário, os que foram vendidos foram a preço de saldo e os que ficaram amuaram...

as contratações foram interessantes, por exemplo, o atletico de madrid recebe 8,5 milhões por um jogador que vale metade. o Real Madrid paga 30 milhões pelo Di Maria mas recebe 11 milhões por dois jogadores da cantera que ninguém sabe por onde andam...

realçe o interesse empresarial do Luis Filipe Vieira em Madrid, parceiro de negócios do presidente do Atlético de Madrid.

risng star disse…
concordo quase em tudo, pois o treinador é que tem de se adaptar ao clube e nao o contrario, quer dizer, pode ser para os dois lados mas duma forma equilibrada.
penso que um bom presidente tem de amar o clube acima de tudo, o que nao é o caso de LFV.
ja falei deste assunto noutros posts, mas quero dizer que na minha opiniao LFV ja passou do prazo por todas as razoes e mais algumas, o dilema aqui é que este ja o conhecemos e se entrar algum novo nao sabemos como vai ser, pode sair melhor mas tambem pode sair pior, e é por isso que LFV lá se vai aguentando, mas chegou a altura de arriscar e de inovar, pois o benfica precisa de dirigentes que lutem sem cessar pelo clube, que queiram ganhar sempre nem que seja a qualquer custo e sem olhar a meios, mais inteligentes que os dos adversarios e aqui realço os do porko, depois disto virao as vitorias e os titulos constantes e nao de 5 em 5 anos, com isto virá a paz e a harmonia nos adeptos com todas as vertentes do clube, é ganhar que os benfiquistas querem, sem descupas, apenas ganhar e ganhar e ganhar...


ps: o benfica é muito grande, e é essa grandeza que esmaga os dirigentes e os treinadores, é necessario alguem que nao tenha medo da grandeza do benfica.
Benfiquista Reguense ... disse…
Excelente o que foi postado aqui ...

Este post vem de encontro ao meu pensamento e ao que sinto ...dou-lhe os meus parabéns pelo facto ...

O seu conteúdo demonstra o olhar com olhos de ver os problemas e de uma forma clara e construtiva para ir mais além ...

Benfica Sempre ...
Anónimo disse…
Depois de tantos jogadores, depois de tantos treinadores contratados e despedidos, onde reside a culpa? Quem é o responsável ? Parece que não gostam de ver os Benfiquistas felizes.
pge disse…
"O treinador tem de perceber que ele é que deve ter orgulho de treinar o clube e não o clube que tem orgulho de contar com ele."
"Mas o mesmo se aplica aos jogadores que têm de perceber o clube que representam e ter orgulho de envergar aquela camisola e que os contratos são para ser respeitados."

Tudo muito bem, mas não será preciso antes disso que o clube aprenda a lidar com egos, ambições profissionais, imediatismo dos adeptos e tudo o mais, de forma a que eles pensem duas vezes antes de trocar uma boa organização por algo mais mediático mas mais incerto? Ou ainda estamos naquela fase de acreditar que vamos contractar jogadores com grande potencial e eles não vão querer dar o salto, ou ainda acreditamos que se o Vilarinho não tivesse posto a andar o Mourinho, ele ainda cá estava?

E agora uma questão, anda-se a falar muito do David Luiz se deve sair ou não...Se o tivéssemos vendido, o que é que se tinha passado na altura, o que não se tinha dito...eu por mim tou á vontade sempre achei que a vender alguem devia ter sido ele e o Cardozo (se se confirmasse a proposta louca do Shaktar), porque simplesmente estes dois deviam estar no auge da sua valorização de mercado, seriam os menos insubstituiveis e no futuro quando muito conseguiremos propostas iguais e conseguir mais é praticamente impossivel.
Igor MartiNNs disse…
se ainda não é isto ke se passa no SLB entao Vieira n presta! O Rui Costa n tem poder porke JJ e LFV sao gulosos e como ganharam kerem tudo pa eles, agr perdem e levam c tudo! Rui a presidente da SAD e ja!
Hugo disse…
Há realmente vida para além do treinador, que deveria trabalhar com maior articulação com os técnicos de prospecção e a direcção.
Contudo, quando se pretendem contratar jogadores para render de imediato em equipas de top e o dinheiro não abunda, corre-se o risco de certos jogadores recusarem as condições salariais oferecidas e serem tentados por outras equipas. É indesmentível que no defeso não se conseguiu apetrechar a equipa com jogares feitos , pagando-se esse erro com desequílbrios na equipa que o trabalho diário do treinador dificilmente colmatará, apesar da determinação e qualidade do treinador e do plantel.
Estas lacunas não serão notadas na maioria do jogos do campeonato, excepto nos derbies e na Europa. Aliás, é preciso não esquecer que, apesar de ter perdido em Israel, revelando falta de maturidade, de pressing e concretização, o Benfica poderia ter saído do europeu com uma clara vitória caso concretizasse as oportunidades que criou.

O problema do Benfica não é Jesus, o jogadores existentes no plantel ou a Direcção. O problema é a o reforço do plantel com a substituição de Di Maria e Ramirez por dois jogadores de top, e, numa perspectiva de curto/médio prazo, a substituição de Coentrão, David Luiz, Nuno Gomes, Mantorras, Cesar Peixoto e Luís Felipe, pressupondo a renovação de Maxi Pereira. O cenário não é tão negro como possa parecer porque acredito que Jorge Jesus é o treinador certo para operar essa renovação no plantel e por saber que há jogadores com muito futuro no quadro de jogadores do Benfica, nomeadamente N. Gaitan, Salvio, Jara e Airton, para além outros jogadores que estão a rodar como Rodrigo, Urreta, Nelson Oliveira e David Simão, entre outros.

Por outro lado há bons valores noutras equipas nacionais que poderiam ser bons investimentos. Porém, a diferença entre uma boa ou má contratação está muitas vezes no estado de ânimo dos adeptos e na forma como acarinham um jogador ou rebaixam-no, desmotivando-o.
Se o estado de ânimo se resolvesse com duas contratações era simples. O problema do presente estado de ânimo é o sentimento de descrença nos profissionais do clube após o desânimo dos jogos do Dragão e em Israel. Hoje os muitos jogadores de grande qualidade que o Benfica tem no plantel parecem jogadores de 2ª apanha, como se o que fizeram no passado fosse um engano. É que reconhecer os problemas na preparação de uma época é uma coisa. Bem mais grave, é duvidar deste modo dos profissionais do Benfica e do seu treinador. Ao alinharem nesse jogo, os benfiquistas originam um erro pior do que o primeiro, minando as condições básicas para que qualquer jogador ou treinador possa vencer. Quando há problemas devemos apoiar os jogadores, agregar a equipa e nunca sermos os maiores críticos da equipa. O inimigo do Benfica devia estar fora e não dentro.. As fraquezas e os medos dos benfiquistas são reflectidos na equipa de futebol e que mina de tal forma o seu desempenho que não há jogador e treinador que valha. A agir assim, haverá vida para além do treinador, mas não será uma vida para ver vitórias consecutivas. Pelo menos é o que mostra a vida para além de todos os treinadores que passaram no Benfica recentemente.


Dobremos o Cabo das Tormentas. Força Benfica
paulrita disse…
.ANALISE QUE SUBSCREVO NA TOTALIDADE............
.................................................................
AS VEZES QUEREMOS É COMPLICAR ...O SIMPLES, O
TREINADOR...É UM TRABALHADOR DO CLUB, PARA ISSO É PAGO...PARA TREINAR, "AQUILO" QUE O CLUB LHE PODE DAR, E OU ACEITA E FICA, OU NÃO E VAI
EMBORA, SENDO QUE TEM QUE RSPEITAR AS NORMAS
E EXIGÊNCIAS DO CLUB, ATRAVÉS DOS SEUS ORGÃOS,
NÃO PODE (É UM FUNCIONÁRIO) PÔR E DISPÔR A
SEU BELO PRAZER, DA ESTRUTURA DO FUTEBOL SÉNIOR

GUARDA-REDES ......................MOREIRA,

DESDE SER APONTADO, COMO O FUTURO GR DA NOS-
SA SELECÇÃO...........RETIRADO DA TITULARIDADE,
PELO TREINADOR TRAPATONI, NUM JOGO CONTRA O BELEM, QUE PERDEMOS POR 4/1, EM QUE MOREIRA, FOI CONSIDERADO, O MELHOR EM CAMPO, O RESUL-
TADO PODERIA SER MAIS DILATADO,.... O SR TRAP., DISSE QUE LHE TIROU A TITULARIDADE, PORQUE NÃO
MANTINHA UM GR NA BALIZA QUE SOFRESSE 4
GOLOS (MESMO SEM RESPONSABILIDADE NOS DITOS)
....E PRONTO.,
ONDE, ATÉ HOJE, O QUIM...O MORETO...O JULIO CÉSAR ..O ROBERTO..................PROVARAM SER
MELHORES.! ?..........MAS MOREIRA....PRATELEIRA
COM ELE E VAMOS POR AÍ FORA INVENTAR...........

NUNO GOMES, MESMO FAZENDO PARTE DO PLANTEL
QUASE NUNCA É OPÇÃO, PARA NENHUMA SITUAÇÃO
SEJA EM JOGO QUE CORRE MAL...SEJA EM JOGO QUE
CORRE BEM....E MUITAS VEZES QUANTA MUITA MÁ
QUALIDADE OU RENDIMENTO...VEMOS NO RELVADO
........E VAI VENDO OS JOGOS DA BANCADA...........

JOGADORES E O ORGULHO DE VESTIREM AQUELA
CAMISOLA, JÁ NÃO HAVERÁ MUITO, O MARCENARIS-
MO QUE SE INSTALOU NO FUTEBOL, SÓ DEIXA VER
OS....EUROS, MAS QUEM VER JOGAR PARA O BENFICA
TEM QUE TER RESPEITO, POR TUDO QUE É BENFICA
E MUITAS VEZES ISSO NÃO ACONTECE...E...ALGUEM
NO BENFICA TEM QUE "ENSINAR" A QUEM CHEGA ....
O QUE É O BENFICA...E.. O QUE SÃO OS SEUS VALO-
RES..OS SEUS SIMBOLOS..............................
dois exemplos, de que não podem acontecer:
RAMIRES...ANTES DE CHEGAR AO BENFICA..DIZIA,NO
BRAZIL, EM ENTREVISTA, QUE O BENFICA ERA UM TRAMPOLIM, PARA UM GRANDE NA EUROPA...........

KARDEC...MARCA GOLO EM FRANÇA (QUE A TODOS
NOS FEZ SALTAR DAS CADEIRAS) ...E DE SEGUIDA TIRA
A CAMISOLA E ATIRA COM ELA PARA TRÁZ DOS PAINEIS
PUBLICITÁRIOS.............................................

ENFIM QUEM CHEGA A ESTE CLUB ...TEM QUE SABER, SE NÃO SABE, DA SUA HISTORIA, E TEM SEMPRE QUE TER A ATITUDE DE TANTOS E TANTOS GRANDES JOGA-
DORES E TREINADORES QUE POR AQUI PASSARAM, DOS MELHORES DO MUNDO.

AINDA VAMOS TENDO ORGULHO NA ATITUDE E NA GARRA, DE ALGUNS QUE VÃO CHEGANDO...........E NOS FAZEM RECORDAR.... O JOGAR Á A BENFICA.

O RUBEN..O CARLOS..O AIMAR..O JÁVI..O SAVIOLA
O MAXI..O COENTRÃO..O DAVID..O LUISÃO..........
ETC...ETC....

JOGADORES E TREINADORES, ALGUNS VÃO ENRIQUECENDO A GLORIOSA HISTÓRIA DESTE CLUBE
...OUTROS NEM TANTO, MAS VÃO PASSANDO, O QUE FICA MESMO ...É ESTE GRANDIOSO CLUBE, DE MUITOS
MILHÕES ESPALHADOS POR ESSE MUNDO FORA.

bem hajam
BENFICA NÃO TEM IGUAL
rogério moreira

utopiamaior disse…
Carissimo amigo,

Acabou de escrever de forma E X E M P L A R aquilo que eu gostaria de expressar e que tenho feito de forma atabalhoada e inconsequente, vitima das minhas próprias incapacidades e preconceitos!
Hoje passada a borrasca retiro o que disse de LFV... no entanto a gestão do futebol tem que passar por Rui Costa, LFV tem que compreender que RC sabe mais de futebol decidindo durante uma longa sesta do que ele após 48 horas de vigilia (o paradoxo do exemplo, ou a sua contradição quer reforçar a ideia que o sustém).

Reforço que JJ sabe muitissimo de futebol mas que ainda está em aprendizagem; reforço que JJ teria muitissimo a ganhar trabalhando intimamente com RC porque as partilhas de experiências (o saber do futebol internacional de RC é brutal) enriqueceriam a capacidade animica do plantel e a sua constituição.

Existem demasiados casos incompreensiveis nas politicas de aquisição e dispensa de jogadores, coisas que eu chamaria estranhas... O Rodrigo, o Urreta, o Shaffer, o puto defesa direito (Patric), mesmo o caso de Nuno Gomes é curioso... existem especificidades muitisismo curiosas. A boa vontade, o espirito de unidade e solidariedade, a capacidade de gerar consensos é DETERMINANTE NO SUCESSO!

No meu entender o futuro de RC é a Liderança do Benfica... o que ele certamente tem acrescentado ao seu saber futebolistico será mais do que suficiente para gerir de forma inteligente e eficaz o nosso querido clube.

Saudações gloriosas no meio da dor... só os fortes e audases não desistem e se regozijam nas dificuldades.
Jose Joao disse…
Boa Tarde!!
O momento não é lá muito bom cá para as nossas bandas, nisso concordo. Daí até se por em causa quase tudo e todos ... Meus caros amigos, fui sócio efectivo do Benfica durante muitíssimos anos, apesar de viver bem longe de Lisboa, numa altura em que para ir ver um jogo, passava quase um dia de viagem.
Um dia fomos, por nossa culpa, assaltados legalmente por um senhor que se dizia benfiquista, e eu nesse preciso momento deixei de ser sócio, por considerar que ele não representava a ALMA do Benfica que me ensinaram desde pequenino, ser. Essa ALMA rege-se pela correcção, honestidade, luta, lealdade e por uma vontade infinita de vencer. Hoje sou novamente feliz, porque sou novamente sócio do meu benfica. E acreditem caros amigos, que não será uma derrota nem duas nem uma centena de derrotas desportivas que me irão fazer mudar. Vigarices é que não. O Benfica não acabará com este treinador, este presidente, ou outros quaisquer protagonistas. Mas quem não tem memória...
Quanto o seu post, pode não ter o intuito de MALHAR, mas olhe que não encontro uma palavra mais apropriada. Talvez eu tenha lido tudo mal.
Meu caro, o benfica nem local para treinos dos jovens tinha, ainda há bem pouco tempo, no entanto já exigimos tudo e mais alguma coisa a todos. Eu reconheço que neste momento não temos um director desportivo como no ano passado, mas tenhamos calma, ainda agora estamos em Novembro e os tons de voz vindos de outras paragens ainda não elevaram o volume como é hábito a partir do NATAL. Tenham uma boa tarde e viva o Benfica
Anónimo disse…
desculpem lá a provocação mas este blog podia mudar o nome para Slalom Benfiquista tal é a capacidade para evitar tocar em certos temas, ou deveria dizer obstáculo?

eu quero acreditar que os que aqui escrevem no fundo sabem que estão a engolir um sapo (ou vários) mas fazem-no por acreditar ser para um bem maior.

quero, mas às vezes não sei porque, não me lixem, as declarações do vieira hoje não são as de um líder, as de um Homem, as de um Benfiquista porra! o gajo até pode eventualmente ter razão em tudo mas sacudir a água do capote nunca. e isso tem que ser dito - mesmo concordando com a sua liderança!

não sentem a vergonha? ou as coisas mudaram assim tanto que ninguém veja isto? já ninguém sabe o que são valores como o respeito e a responsabilidade?

estou farto de ler textos com espinhas encravadas. com omissões como referir o cargo do treinador, do director desportivo mas não o de presidente. não é assim que se defende aquilo em que se acredita. não é olhando para o lado, não é em slaloms.

é seguindo em frente de cabeça levantada. sem medo dos obstáculos. sem medo de assumir os próprios erros. sem medo das responsabilidades. sem contemplações. sem concessões.

foi isto que o Benfica nos ensinou! deixo-vos com a vossa consciência Benfiquista.
Anónimo disse…
O que diz LMB está certissimo. Deveria ser dos princípios básicos de funcionamento de qualquer clube profissional. Basta ver os sucessos de Chelsea com Kenyon ou de Lyon na presidência de Aulas.
Alguns dos comentários que se seguiram esquecem algo de igualmente fundamental. Em mais nenhum campeonato o campeão em título chega à sexta jornada com 7 pontos ROUBADOS, e o seu principal rival com 4 pontos OFERECIDOS.
Num campeonato de somente futebol, e não de bastidores, a terrível crise porque passa o Benfica seria a de ser líder só com um ponto de avanço.
Tirando o despautério dos três primeiros jogos e consequente risco máximo no dragão, apenas neste o JJ tem culpa. O Jorge Jesus só falhou na Champions, e quem sabe por ter jogadores em crise de confiança. Perder jogos sem haver razões de jogo para tal mexe com a cabeça, ou não!!??!?
Dito isto espero sempre mais e melhor, ou não fosse o tema desta conversa Benfica.
Hugo disse…
Caro LMB,

os sócios e adeptos devem perceber que eles tambem têm de mostrar orgulho em ser benfiquistas sempre, e não apenas mostrar orgulho no clube quando ganha!

O mesmo se aplica à confiança que devem depositar nos jogadores. Eu tenho orgulho nos jogadores que envergam aquela camisola, e sei que alguns retoques se impõem, mas não posso aceitar que se esteja pemanentemente a desejar novas contratações ou novos treinadores. Alguns jogadores foram contratados numa perspectiva de medio prazo.Outros foram contratados e não corresponderam às exigencias de uma equipa como o Benfica. São coisas normais em todos os clube! Era desejavél acertar em todos os melões, mas o Coentrão, por exemplo, só agora, na 2ª passaagem no clube, está a render o que sabe! Não podemos estar sempre a esturricar jogadores e desejar outros!

Meu caro, os jornais seguem o que os adeptos querem. Se é para deitar abaixo um plantel e o seu treinador, então eles servem sangue, através de intrigas entre jogadores, dirigentes, etc, com as dezenas de hipoteticas contratações, milhentas análises aprofundadas dos defeitos, das muitas fragilidades e das poucas virtudes da equipa e do clube. Com este fado põem todos os benfiquistas distraídos, desanimados e é claro que assim perder é mais fácil perder, o que só virá dar uma razão faláciosa à malidicência que produziram! Os benfiquistas precisam de ter a mesma maturidade, confiança e orgulho em serem do Benfica que exigem aos jogadores e todos os profissionais do clube! É que da forma como agem, criam uma espiral descente.
Os erros de planeamento do plantel estão detectados. Poderá e deverá haver maior comunicação entre trenador e prospecção. O clube deve ter uma ideia de longo prazo sobre a estrututra do plantel. Mas não creio que essa ideia de longo prazo tenha sido definida e esteja limitada pelo Jorge Jesus. Creio até que ele é uma mais valia na prospecção e não defendo a ideia que ele só serve para treinar!
Não criemos mais problemas que não existem!

Não alinhemos nos devaneios dos jornais e dos inimigos!Tenhamos crença nos profisionais do Benfica!

Saudações benfiquistas
Carrega disse…
Este discurso é velho de décadas, duas, para ser mais preciso. Quando o Artur Jorge veio, sob o aplauso geral, para meter alguma ordem naquele bordel que era o Benfica, a ideia era a de criar bases para o futuro, etc, etc. O problema é que nesse período livrámo-nos de alguns dos maiores símbolos do Benfica (Isaías e Paneira, para dar dois exemplos) e não soubemos reagir à perda dessas referências, à falta de elementos dentro do balneário que fossem Benfica e que fossem os primeiros a exigir carácter e responsabilidade aos colegas. Depois, qualquer treinador que viesse não precisaria de estar a disciplinar porque o plantel já estaria disciplinado e não precisaria de ter mais poderes do que aqueles que devem ser os poderes de um treinador (escolher o melhor onze para cada jogo e participar no processo de escolha dos reforços dentro dos limites da sua competência técnica). O problema é que ao Jorge Jesus foram dados mais poderes do que aqueles que ele têm competência para assumir, e isso aconteceu porque no topo da hierarquia há fraqueza e porque os resultados fizeram a direcção refém do JJ. Agora é muito fácil dizer "ele que tivesse ido para o Porto". Mas há 5 meses, logo no fim do campeonato? Enfim, enquanto a estrutura for deficiente, enquanto um jogador que não é vendido puder amuar e prejudicar o colectivo sem quaisquer consequências, as vitórias do Benfica continuarão um oásis no grande deserto do nosso descontentamento.
ze joao disse…
Saudações.
Eu tenho mantido o silencio desde há algum tempo.
De facto percebi desde cedo que a época não ia correr bem.
Não por culpa do Roberto, que para mim é melhor que o Quim, não por culpa do Gaitan, não por culpa do Jara, não foi por culpa da saida de Di Maria ou de Ramires,apesar de não ter percebido como algumas das restantes contratações, dispensas e empréstimos, mas sim pela atitude do treinador, sem que isto signifique que não gosto dele.
Eu pelo menos tenho memória.
No entanto acho que falta estofo psicológico ao JJ para gerir o sucesso.
A pré época foi recheada de desculpas e de uma arrogâncias infelizes.
As opções foram na maioria das vezes criticáveis.
Isso destabilizou o grupo e a direcção foi um pouco "mansa".
"Mansa" porque deveria ter decretado o silêncio e percebido que em portugal, actualmente, não basta ao Benfica ganhar um campeonato para se declarar a vitória ou o sucesso de um projecto.
Somos odiados por todos os outros, sim o Benfica não tem clubes amigos, e acima de tudo o que é um titulo no meio de 3 ou 4 dos Bimbos?
Foi isto que a direcção não soube ver e não soube acautelar.
Mas foi toda a direcção, quer do clube, quer da SAD.
Acho que a forma como ganhámos o campeonato nos deixou a todos com confiança excessiva e isso toldou-nos o discernimento.
Falo no plural porque o momento exige união e não sensacionalismo.
Agora é facil aos que não gostam do Vieira vir criticar, esquecendo-se do que ele fez pelo clube.
Tenham em conta os resultados das ultimas eleições, não inventem teorias da conspiração e eleições forjadas porque isso só abona em vosso desfavor.
Mas no entanto fica aqui uma chamada de atenção aos que apoiaram massivamente o Vieira nas ultimas eleições, no ano passado, e que agora parece-me que mudaram de opinião repentina.
Da próxima vez votem com mais atenção, se realmente acham que o trabalho dele é mau.
Eu sobre ele só falo no fim do mandato, a não ser que haja algum motivo de força maior.
Sobre o treinador posso falar quando quiser e mudar de opinião quando quiser, pois ele não representa o ideal Benfiquista, apesar de ser bom, e só bom, treinador.
É um funcionário do Clube, bem pago para ter um desempenho melhor do que tem tido, quer na gestão do plantel, quer na própria forma como passou a comunicar depois de ter sido campeão.
Por isso neste momento há que ser racional.
As coisas não estão a correr bem.
O treinador é o principal culpado pois teve margem de manobra a mais para a construção do plantel.
Não podemos entrar em teorias catastróficas sobre direcções e negociatas e afins.
Não é altura de benfiquistas melhores que outros.
É sim altura de sermos Benfiquistas.
De apoiar o clube incondicionalmente quer em casa quer fora.
Só mais uma nota para a situação do David Luiz.
A confirmar-se o descontentamento dele ( eu acho que é uma invenção de alguma comunicação social) só tem de ser é vendido em Janeiro pelo melhor valor possivél.
Viva o Benfica.
Jorge Timóteo disse…
Sinceramente acho que a figura do director desportivo faz pouco sentido. Se afinal de contas é ele quem escolhe os jogadores e depois o treinador só treina, então se as coisas falham de quem é a culpa? Foi do treinador que não soube trabalhar bem os jogadores ou foi do director desportivo que só lhe deu porcaria? Acho que faz mais sentido ser o treinador a escolher os jogadores que acha mais capazes de lhe darem garantias, e claro está que se começar a escolher Bynias, Betos ou Fernandos Aguiares então é porque esse treinador não percebe nada de futebol e não deveria mas era ter sido contratado.

De resto acho que a explicação para a época catastrófica do Benfica pode estar nesta iminente saída do David Luiz. A seguir ao título com o Trapattoni tivemos aquele episódio infeliz do Miguel a querer sair à força toda, alegando que o LFV lhe tinha prometido que depois de ser campeão o venderia para um clube onde fosse encher ainda mais os bolsos e que tinha faltado à palavra. Na altura todos criticámos o Miguel e não acreditámos que isso tivesse sido assim, mas eis que depois de novo título a situação se repete. Perante isto dou por mim a pensar se não terão sido feitas promessas do género ao David Luiz, Luisão e Cardozo, por exemplo, que já sonhavam com Manchester Cities e afins e que agora de repente se vêem a continuar do Benfica, enquanto outros como Di Maria e Ramires saíram.

Não sei onde é que isto vai parar, mas da minha parte veria com bons olhos a convocação de eleições antecipadas por parte do LFV. E já agora o enforcamento do Manuel Vilarinho, que aquilo de ter corrido com o Mourinho do Benfica é de certeza o acto mais estúpido alguma vez tomado por um presidente de um clube de futebol desde que se inventou o próprio futebol. Aquela Taça UEFA e Liga dos Campeões que o Mourinho ganhou com o FCP deviam ter sido nossas. Aliás, nessa altura o Porto já não ganhava o campeonato há 3 anos, pelo que se o Mourinho tem continuado no Benfica muito provavelmente esta travessia no deserto prolongava-se por mais alguns anos e na volta o Pinto da Costa ainda fugia mas era para o Brasil com a namorada do momento. Graças à estupidez do Vilarinho o FCP ficou mais forte que nunca e nós continuámos na merda.
Joao A. disse…
Ou é da minha vista ou este post faz a apologia da política desportiva implementada no clube dos andrades.
Joao Coelho disse…
Este post estaria extraordinário não fosse a sua parte final. Caro LMB este post deve ser uma crítica ao trabalho desenvolvido no Benfica por LFV, Rc e JJ. Lembramo-nos do ano passado, e por se ter ganho dá-se o benefício da dúvida. Mas não esqueçamos que LFV está lá à 10 anos e o que ganhou? E as trapalhadas no que diz respeito a jogadores contratados ano após ano por ele? E por acaso RC não foi o responsável pela vinda de QF? Meus amigos este é o ano da confirmação e o que se está a ver é que com esta equipa de gestão não vamos lá. Se por um lado acho que o teor do post está muito bem feito, pelo outro é de lamentar tirar o rabo de fora e dizer que não é crítica a A, B ou C. Em que é que ficamos? Não tarda muito ainda vou ouvir que a culpa é do Mundial e do Cardozo que esteve lesionado muito tempo!
xana__braz@hotmail.com disse…
joao A, axas k é a apologia do ke fazem os andrades ou sera a maneira certa de gerir um clube?? TODOS OS GRANDES CLUBES DA EUROPA FAZEM O MESMO! se calhar és dakeles ke axam ke tudo ta bem por isso devemos continuar.. bom para ti entao
PR disse…
Eu acho que Jesus deve ficar, se for o primeiro a conseguir fazer um exercício de auto-crítica, e responder activamente a um toque a reunir, com o presidente, o director desportivo e o plantel.
Mas acho que esta época deve servir de aprendizagem a toda a estrutura que gere o futebol: LFV e Rui Costa também têm de aprender com os erros cometidos esta época, na sua planificação e na gestão de recursos humanos.
Em casa, sem alarido, sem demagogia cá para fora. Com coragem e realismo. E respeito pelo valor supremo: o benfiquismo.
FlechaRubra disse…
Dois factos indesmentíveis

1) o Jesus ganhou (brilhantemente diga-se por justiça) o campeonato do ano passado com jogadores que já lá estavam (escolhidos por Rui Costa, por outros treinadores, etc)
2) o campeonato passado foi brilhante não só pelo total de pontos conseguidos mas pelas exibições a maior parte das vezes esmagadoras (não me venham com o argumento de que só ganhou na última jornada para atirar poeira para um campeonado DE FACTO brilhante)

se essa fórmula resultou -plantel escolhido por outros e alguns 'toques' de Jesus (o baratucho Weldon por exemplo) não sei (ou se calhar sei mas não digo) porque se mudou a estratégia.

Está na altura de voltar a por os pés na terra, focar nos objectivos que restam com força e gana ('à Benfica!') e voltar a um modelo mais próximo do ano passado - Plantel escolhido por Rui Costa e Jesus a treinar.

Jesus, não deve deixar de ser ouvido e muito considerado, mas tem de acabar a preponderância excessiva (quase absoluta?!) no plantel. Voltemos ao que funcionou e voltamos a ganhar, haja bom senso, clarividência e humildade de todas as partes!!!
Goncalo disse…
P, o problema é que já se viu que (infelizmente) o JJ não sabe assumir os erros. As declarações dele depois do jogo do dragão ainda hoje me arrepiam.
É o que temos. Já lá estava a época passada, as vitórias é que iam tapando os defeitos. Agora está tudo clarinho.

ABraços
Alexandre Loureiro disse…
Em termos de politica futura não posso estar mais de acordo, será no entanto importante para "arrumar" a casa perceber de quem foram as opções estratégicas para esta temporada. Perceber QUEM decidiu emprestar Urreta para comprar Gaitan (8 M), dar Quim para comprar Roberto (8 5M), emprestar Yebda para comprar Airton (5M), comprar/emprestar Eder Luis (3 M) para comprar Jara (5M), emprestar Miguel Victor para comprar Fábio Faria (1M ), comprar/emprestar Rodrigo (6M) para pedir Salvio emprestado (2M), comprar/emprestar Oblak (3.8 M) isto tudo no prazo de 1 ano ...
Assim se "estoiraram" 39.3 M de euros sem qualquer contrapartida desportiva !!!
Se no ano passado todos disputavam os "louros" da vitória na Praça Pública é importante que alguém venha dar a cara e explicar as opções tomadas esta temporada.
Joao A. disse…
Caríssimo XANA

Não me exprimi com clareza.

1. De há muito que acho que a gestão do Glorioso anda desfasada da grandeza do clube.

2. Ao ler o post a associação que fazia era a politica de gestão do FCP ( a que falta componente marginal e criminosa). Resulta com um gestor com a personalidade do corrupto Pinto e acessores .

3. Não resulta para gestores como o nosso presidente. Sem rumo definido, navega à bolina, discurso errante e medíocre até a nível gramatical, base cultural construída no desenrascanço, etc , etc , sendo que o etc não é o menos importante.
paulo disse…
lindo. epá envia m isso ao orelhas e ao rui para ver se eles aprendem alguma coisa. sério. envia isso aos gajos.
Jorge Ventura disse…
Belo post , estou perfeitamente de acordo com a filosofia inerente ao mesmo...! Li todos os comentários, uns mais pertinentes que outros mas todos afinam pelo mesmo diapasão...esta direcção de LFV e a anterior de Vilarinho fez um trabalho notável a salvar e a credibilizar o clube que ninguém que goste do Benfica pode alguma vez esquecer...aliás acho que todos nós teremos de estar eternamente agradecidos por isso...!
Isso implica que agora sejamos uma massa amorfa sem direito de criticar ???
Eu acho que não, a critica quando construtiva e assente em bases sólidas é útil e na verdade a gestão desportiva dos activos do clube nos últimos anos para mim só tem uma palavra DESASTROSA...!
Se fossemos única e exclusivamente uma empresa já há muito teríamos falido, fechado as portas por inépcia dos seus gestores.. Balboa , Eder Luiz , Sálvio , Rodrigo, Patrick , Passe do Reys , fuga de jogadores negociados, enfim...são tantos os disparates, tanto o esbanjamento de dinheiro que isto só pode se chamar de imcompetência.
Fizemos o mais difícil , fomos campeões com brilho, uma equipa sólida...a base criada para partir para uma situação em que ganharíamos a maior parte das vezes (esse tem de ser o nosso destino) e num espaço de poucos meses desbaratamos tudo...como explicar isto...os meus filhos perguntam-me como é possível e eu não sei o que lhes diga...!
Saudações Benfiquistas
Paulo Russo disse…
Este post revela uma ignorancia total, naquilo que diz respeito à gestão moderna de um clube, só seria possivel com um regresso aos tempos de Jorge de Brito e dos messenas. Penso que nenhum treinador pode assumir a responsabilidade de ir para um jogo com jogadores que não aprova, ou aqueles em que não confia. Ao escolher um treinador o clube está a depositar a responsabilidade do trabalho nas mãos do treinador, assim a responsabilidade será sempre deste. Já agora esuqeceu-se de referir tambem que quem escolhe os jogadores que entram no 11 e as substituições tambem é o Director Desportivo... Como alguem já disse o grande problema é que o Rui Costa não tem estofo para director desportivo foi um erro de casting com fim eleitoralista e Quando Jesus sabia que era um treinador mediano dava bons frutos, agora que se convenceu que é um grande treinador só faz porcaria, se voltar a humildade talvez o SLB do ano passado volte, a começar pelos sócios. Não adianta mudar ninguem, a emenda será pior que o soneto.... Não quis ofender ao referir ignoranca, apenas dizer que se ignora o assunto....
LMB disse…
@Paulo Rosso
Até o Mourinho que é Mourinho não fez tudo que lhe apeteceu. Quis ver-se livre de Benzema não deixaram. Queria um defesa esquerdo, impuseram-lhe Marcelo. Di Maria, Leon e Canales foram claramente apostas da direcção do Real Madrid e não de Mourinho. Mourinho apenas escolheu 3 jogadores: Carvalho, Ozil e Khedira.
Raul e Guti se não ficaram no plantel é porque há muito tinham decidido sair. O próprio Mourinho disse que ele ao pé do Raul e Guti em termos de Real Madrid e da história do clube era zero e muito tinha aprender com eles.
Como tal, quando quiser chamar alguém de ignorante estude um bocado e observe o que se passa há volta
Chefe disse…
Logo vi que a culpa é sempre do treinador e não de quem lá anda há 10 anos com os mesmos resultados... Hoje já sacudiu mais um pouco água do capote... com que então o treinador tem a equipa que queria? Que eu me lembre o treinador pediu jogadores experientes e não juniores do Castilla. Só engana os tolos LFV. E até almoça com o treinador imagine-se... O Camacho que o diga.
João Varela disse…
excelente post! completamnete de acordo!
tiago disse…
espero que não se importe de ter citado o seu post (como perfeito) no meu blog: http://benficadependente.blogspot.com

acima de tudo, penso exactamente como você.

um abraço

tiago pinto
Joao Alves disse…
Boa noite,
LMB Parabéns pelo seu Post, pois acho que está fantástico e traduz sucintamente tudo aquilo que quanto a mim uma Equipa/Balneário deve ser... e o BENFICA não é assim!!! - Aliás, esta é, e sempre foi a grande vantagem do FCP em relação ao SLB!!!
Telmo Narciso disse…
Não acham que o Vieira já teve tempo a mais para aprender com os erra? É que já passaram 10 anos.

É tudo aquilo que um líder nunca pode ser.

Um líder nunca pode colocar responsabilidades a um seu subordinado de forma pública, descartando-se das decisões e competências do mesmo. É o princípio básico de liderança.

É triste dizer isto, mas a exigência do benfica está a desaparecer.

Paulo Russo disse…
Foi a isso que me referi, humildade a começar por ´nós sócios e tambem os simpatizantes que são os piores, estamos a falar de Jesus, e jogadores como Jara, Nico etc e lá vem o sócio a falar de mourinho, Benzema, Odil etc... Humildade amigos...quanto ao treinador fazer tudo não foi a isso que me referi, o post diz que praticamente tudo tem de ser defenido pelo DD e não pelo técnico e isso é utopia, se o Mourinho não tiver liberdade para dizer que nao quer este ou aquele jogador, se contratarem jogadores sem o seu aval a corda rebenta como bem sabemos, não misturemos as coisas...É lógico que se ele quiser o David Luis a 35 milhoes o Real nao vai comprar porque nao vale isso, assim como o cardozo não vale os 30 milhoes, agora se for um jogador onde o preço qualidade funciona, ele irá ter concerteza, o jesus dentro do preço qualidade pediu o Nico, o Jara, o Roberto e o Airton e teve...cada macaco no seu galho... Atenção eu não gosto do Jesus, é um pedante de me..a, mas agora que está cá se o despedirmos regredimos 3 anos, o mal está feito vamos minimizar baixas.
pge disse…
Hugo, tás completamente lá.
Já agora reflitam sobre o que ele diz sobre a imprensa...Certíssimo.
Se me permites acrescento, há falta de saber sofrer.

Rui Sérgio Guerra disse…
Boas, LMB e Tertúlia,
Sendo eu sócio do SLB, concordo com a generalidade do teu post, LMB (sugiro o “tu”, ok?), mas parecem-me relevantes e pertinentes algumas ressalvas:

1° - LFV merece todo o n/ reconhecimento do enorme mérito por serviços prestados ao SLB,
liderando o grande trabalho de… 1 EQUIPA… SIM, 1 EQUIPA (não o esqueçamos nunca!):

- Recuperação económico-financeira do Clube (ainda que c/ enorme passivo consolidado),
- Restituição da credibilidade sócio-económica do SLB nos mercados (financ°.,…),
- Construção da “nova Luz” + áreas desportivas/comerciais adjacentes + C°.Estágio-Seixal,
- Revitalização da alma e crença SLB’s, expressas no aumento exponencial do n° de sócios,
- Rentabilização das áreas comerciais (MediaMarket, Salv.Caet°., Cat.Cerveja, Rest.,…),
- Aposta na capitalização do merchandising (ADIDAS E “Marca BENFICA”),
- Criação da “Loja de atendim° ao Sócio” como business unit (quotas, seguros, viagens,…),
- Desenvolvimento, modernização e uniformização das Casas do SLB (Port. e estrang°.),
- BenficaTV (pólo aglutinador do benfiquismo, já disponível nos EUA, Suiça, Lux°., África),
- Fundação BENFICA (fomento da área da Responsabilidade Social do SLB),
- Novos projectos em curso (Centro de Docum. / Dep°. Recuper. Espólio - Museu SLB).

ESTA É A OBRA ESTRUTURAL DE “LFV E DA SUA EQUIPA” em 8 anos de exercício no SLB!
(salvo eventuais erros pontuais).

Por toda esta panóplia de actos de gestão e aposta em projectos de investimento do SLB…
sejamos dignos e, sobretudo, gratos… FANTÁSTICA OBRA… MUITO OBRIGADO Sr.LFV!


2° - GESTÃO DESPORTIVA DO S.L.BENFICA – S.A.D.
(8 épocas de FUTEBOL - PRINCIPAL CORE BUSINESS DO SLB):

- APENAS 2 títulos de Campeão Nacional (o resto,… desculpem,… são peanuts!):
2004-2005, c/ ENORMES MÉRITOS DE TRAPPATONI E… JOSÉ VEIGA !!!
2009-2010, c/ “ “ JORGE JESUS E… RUI COSTA !!!

- Uma série incrível de… 7 (SETE!) TREINADORES! (quase 1/ano!)

- Um total inacreditável de… + DE 100 JOGADORES! (+ de 12/ano…restam poucos!)

- O investimento no plantel, reportado só a 2009 e 2010… ULTRAPASSA OS 50 Milhões €!

- Quanto à gestão do actual plantel de jogadores… está tudo dito neste post, sobretudo no
assertivo comentário do “Alexandre Loureiro 26 Novembro 2010 às 16:52”. Parabéns!
Lamentavelmente, a somar a estes “brutais €€€ flops desportivos”, há muitos outros!

ESTE É O BALANçO… ESSENCIAL… DA CALAMITOSA GESTÃO DESPORTIVA DO Sr.LFV!
No more comments!...

NÓS, SÓCIOS E ADEPTOS BENFIQUISTAS, SOMOS GENTE SIMPLES, HONESTA, DIGNA,…
MAS AMBICIOSA DE TÍTULOS!… NÃO DE PROMESSAS… BALOFAS… E MEGALÓMANAS!

NA DEFESA DOS SUPERIORES INTERESSES DO S.L.BENFICA, seria agregadora e motivadora UMA IMEDIATA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ÚNICA E CONJUNTA… C/ LFV, RC E JJ!
OBJECTIVO ÚNICO - A ASSUMPçÃO CONJUNTA E FRONTAL DAS RESPONSABILIDADES NA PÉSSIMA REALIDADE DO FUTEBOL DO CLUBE! Depois disso,… SILÊNCIO INDETERMINADO!

PARA SEMPRE… BENFICA, BENFICA, BENFICA!
Daqui do Porto (qual Faixa de Gaza lusa,… manipulada pelo Capo e pela Al-Qaeda azul!),
um abraço a todos,
RSG
iBenfiquista disse…
"A New Kid in Town".

Aconselho, especialmente aos benfiquistas-anti-benfiquistas, uma ida ao blogue "obelovoardaaguia.blogspot.com", e uma leitura atenta do post do puto BT26 intitulado, "Análises de Merda".

É refrescante ler uma tal prosa, com a qual eu concordo totalmente, depois de tanta ignorância histérica - eu chamar-lhe-ia "merda" - que se lê por essa blogosesfera benfiquista fora.




rising star disse…
aquele ali nao deve perceber muito de futebol, o seu primeiro comentario tem cada coisa...
acha que no porto quem faz as equipas e escolhe os jogadores sao os treinadores que por la passam? se pensa que sao entao nao está a ver bem a coisa.
e no entanto têm passado por lá grandes jogadores, naquele clube há lá quem percebe mais do assunto que um simples treinador. se calhar tambem pensa que foi o villas boas que pediu o moutinho? lol
nao abra os olhos que nao é preciso.
ali é presidente e treinador, nao ha lá directores desportivos lol
Miguel A. disse…
Para mim o problema do Benfica de alguns anos a esta parte chama-se LFV...Será que sob o já mais que gasto lema " eu salvei o Benfica" vai ficar eternamente agarrado ao lugar???Até quando nos vai continuar a envergonhar com discursos pobres, ridiculos e populistas??Até quando vai continuar a faltar publicamente à sua palavra junto dos associados???"Jesus teve o plantel que queria???"...numa hora destas um lider que se preze assume para si publicamente as responsabilidades e não sacode a água do capote como quem diz "eu não tenho nada a ver com isto". Ou será que o culpado ainda vai ser o Rui Costa o qual foi relegado para 2.º plano depois de LFV se ter aproveitado dele para conseguir apoio junto dos sócios e assim conseguir a recandidatura.Diz ter recuperado financeiramente o Benfica??...nunca o Benfica gastou (mal) tanto dinheiro como agora...vamos ver quando sair a verdadeira dimensão da recuperação económica.

Dito isto, todos têm responsabilidades...mas meus amigos há muito tempo que digo isto..."Há vida para além de um Presidente".
Paulo Russo disse…
Considero vergonhosa a campanha que está a ser feita contra os jogadores do SLB, com o unico proósito de afastar a equipe da Champions para o proximo ano e meter de novo os dois do costume, ou seja por a funcionar o eixo Roquete/pinto da costa. Na edição online do pasquim, em dois dias existem seguidas noticias a derrubar a moral do David Luis, a tentar deitar abaixo um dos suportes da equipe, o unico jogador brasileiro em Portugal (dos milhares) titular na selecção mais vezes campeã do Mundo, a tentativa de fazer com que exista pressão para o vender é vergonhosa, apenas porque custa aos pasquins e invejosos deste Pais cada vez que há convocatória para o Brasil ver lá o nome do David Luis. Está campanha feita pelos mesmos individuos, aconteceu na epoca passada em relação ao Dimaria... Os filmes são os mesmos, os protagonistas é que mudam, e o fim tem sido o mesmo até hoje. Não se deixem dominar pelo que dizem os Jornais e as Tvs, os idiotas que lá falam e escrevem são pessoas como nós, apenas com menos principios morais e filhos de mães da vida sem pai.
Luis Agostinho disse…
Pois, queixem-se do treinador, dos jogadores, do presidente, e depois vão ao jogo financiar o beira mar, que de seguida irá apoiar os corruptos nas votações da liga frutis . Desculpem-se com o treinador, com os jogadores, com o presidente , mas ninguém foi capaz de espetar com um pedregulho pelos cornos abaixo da máfia corrupta que se anda a pavonear por Lisboa, enquanto que o Benfica cada vez que passa pelo antro corrupto do porto é recebido à calhauzada . É por estas e por outras que a situação está como nós vemos e continuará agravar-se. Eu, já estou a ficar um pouco cansado de vir ler as lérias do costume, despedir o treinador, os jogadores, mude-se de presidente, e outros bitaites , mas quando se trata de lutar pelo clube, onde estão?
Ana Silva disse…
Eu considero que o Benfica não é Jorge de Jesus, mas é Luis Filipe Vieira e Rui Costa.

Porque eles têm feito muito pelo nosso clube
Jose Joao disse…
Para os que aqui vêm dizer que nos últimos 10 anos ganhamos 2 campeonatos, quero apenas recordar-lhes que daquela maneira eu não os queria para o Benfica.

Para ganhar campeonatos tem que ser a jogar futebol, não da maneira que foi. Por outro lado quero recordar-lhes que ainda neste início, fomos bastante "ajudados" como devem estar recordados do jogo com a Académica e outros.

Enfim quando as coisas correm mal, nem o presidente presta, nem o treinador nem os jogadores nem ninguém. Se calhar querem também fazer contratações para o Conselho de arbitragem como outros que as mesmas pessoas tanto criticam por isso. Haja calma o Benfica não acabará nem com o reinado dos Pintos da Costa nem com outros reinados que tais.
Prefiro não ganhar um campeonato do que ter a certeza que o meu clube fez batota.

É claro que o JJ nem sempre tomou as melhores opções, mas terá sido só por isso que estamos a dez pontos do primeiro? A mim não me parece, embora nunca tenha sido um acérrimo defensor da opção JJ. Mas há mérito que também não se lhe pode tirar.

Estou convencido que se todos os clubes jogassem apenas com os meios humanos disponíveis nesse mesmos clubes, sem nada extra, o Benfica estaria numa posição bem diferente e se calhar alguns jogos da Liga dos Campeões, não teriam corrido como correram.

Agora, é olhar em frente e ganhar ao Beira Mar.

Sejamos justos nas afirmações.

Viva o Benfica
Manuel Vieira disse…
É um magnífico contributo à reflexão de todos os benfiquistas sobre as causas do mau rendimento da nossa equipa, que uma vez apuradas, deverão orientar as medidas a tomar a curto, médio e longo prazo.
Pela minha parte estou ainda na fase da reflexão. Tenho poucas certezas e muitas dúvidas. Direi mesmo que estou "baralhado" quando me interrogo como uma equipa constituída pelos mesmos dirigentes, técnicos e jogadores ( no essencial) sofre tão pronunciada queda de uma época para outra.
Nos comentários ao post recolhi contributos que certamente me ajudarão a encontrar uma explicação, naturalmente composta de muitas e diversas circunstâncias e razões.
Discordo e dispenso as opiniões daqueles que querem outro presidente e outro técnico já. Estas são as minhas únicas certezas.

VIVA O BENFICA!

Manuel Vieira
Tiago Santos disse…
Jogadores escolhidos por jesus:

Eder Luis
Gaitan
Weldon
Kardec
César Peixoto
Patric
Julio César
Felipe Menezes
Javi Garcia
Airton
Jara

Rui Costa:

Saviola
Aimar
Ramires
Cardozo
Reyes
Balboa
Zorro
Roberto
Carlos Martins
Coentrão
Fábio Faria
Urreta Viscaya
Sidnei
Suazo


Acho que não deve fugir muito disto, e penso que se torna notório quem deve ser de uma vez por todas o principal responsável pelas contratações.

Sem esquecer dentro do disparate que é a fogueira de treinadores do qual Luis Felipe Vieira é o culpado, apesar de tudo foi tambem ele que trouxe jogadores e treinadores como:

Koman
Trapatoni
Fernando Santos
Jesus
Camacho
Di marria
Rui Costa
Simão Sabrosa
Luisão
David Luis
Maxi Pereira
Petit
Micolli
Giovani
Quim
Mantorras
Miklos Féher

Ou seja por vezes um pouco prepotente, penso no entanto que o que faz é o melhor que pode, dentro dapessoa que é. Não nos esquecamos como estava o clube antes de ele assumir a presidência. Acho que está na hora de o Rui costa ter as rédeas do futebol.

Abraço
Arquivo Vivo disse…
Ainda a propósito das explicações que muitos aguardam para a hecatombe que nos varreu.

A arrogância e a prepotência não vão permitir explicações, principalmente a gente que se limita a comprar acções, pagar quotas, lugares cativos, merchandising, assinaturas MEO, a andar com a equipa ao colo por todo o lado, a arrostar humilhações de derrotas e dichotes de quem não tem carácter.

Essa gentinha (nós) tem de perceber por ela que ganhar, empatar e perder faz parte do jogo e como tal não há nada a explicar.

Explicações serão dadas, apenas e só, a parceiros institucionais, certos “amigos” do peito e figuras interessantes que gravitam no pântano e serão fornecidas durante um lauto jantar ou no remanso dos gabinetes.

De qualquer das formas, nada de novo poderia ser dito para além de um velhíssimo sacudir de água do capote, um olhar carregado e de soslaio sobre quem sofre um humilhante silenciamento e outro de comiseração sobre um pobre sapateiro que um dia quis tocar rabecão, afirmando que este merece a sua confiança e que nós (aqueles que sofremos e pagamos) não podemos esquecer o passado recente e mais blá-blá.

E será este triste sapateiro que será compelido a vir a público dizer que ele é que é o verdadeiro responsável pelo mau momento da equipa, que os outros são todos bons rapazes e que não têm culpa dele ser inculto, arrogante e supor que é superior a um ícone mundial.

Como hilota deste clube, (se puder exigir alguma coisa) não quero palavras, quero actos e estes não poderão ser a vetusta e decantada fuga para a frente que será a venda ao desbarato dos melhores activos e a importação a granel de “melões”, na próxima abertura de mercado.

É exactamente por me lembrar do passado recente (2 campeonatos em 10 anos) que exijo actos e ser convencido que quem lidera o clube deseja tanto ganhar como nós e que tudo fará para que isso aconteça.

Não quero parecer ingrato mas o momento é demasiado grave para compadecimentos e, como tal, o clube terá de ter uma verdadeira liderança, verdadeiros actos de gestão e de coragem terão de ser tomados, responsáveis terão de ser encontrados, sem histerias nem alaridos balofos, de modo a que o clube seja colocado no seu verdadeiro trilho, custe isso o lugar ou não a quem custar.

Penso que chegou a hora de os sócios se imporem e de exigirem a quem elegeram que façam aquilo para que foram mandatados ou então que saiam, com dignidade ou pela porta pequena.

Perder custa, ser humilhado não tem perdão.

PS – Não sei se repararam e perceberam como uma equipa vulgar consegue neutralizar outra equipa vulgar, só porque não inventou e foi humilde.

PPS - A minha posição permanece imutável se hoje, em Aveiro, reduzirmos a distância, como é de nossa obrigação.
marcorijo disse…
Agora o que se tem que fazer é apoiar a equipa até ao fim,tudo isto era previsivel, mas depois do leite derramado, o que sobra é tentar dignificar o nome do Benfica cá em Portugal e na Europa, e ganharmos as taças e não deixarmos fugir o 2º lugar.