Atroz

Nem sei se vale a pena estar a escrever sobre o jogo em Israel. As opiniões já estarão há muito formadas: o Benfica perdeu vergonhosamente por três a zero contra uma equipa muito inferior, e daí pode-se desde logo inferir que jogámos muito mal, que os jogadores não prestam, ou que o treinador não percebe nada disto. Eu por acaso discordo de alguns destes 'factos' - apesar de concordar plenamente com o quão vergonhoso o resultado foi - e provavelmente serei acusado de estar a tentar branquear qualquer coisa por discordar. Mas paciência, escrevo sempre sobre aquilo que vi, e eu não nos vi jogar assim tão mal como o resultado pode fazer crer.

Só um resultado servia ao Benfica esta noite: a vitória. E o onze que entrou em campo estava orientado para a procura desse resultado, sendo bastante ofensivo, com Salvio, Aimar e Gaitán no meio campo, tal como acontecera frente à Naval. Apesar de recuperado da lesão, o Cardozo manteve-se no banco, mantendo o Kardec a titularidade. A atitude da equipa foi também consentânea com a imposição do resultado a conquistar: partimos à procura da vitória desde o primeiro minuto. Nem sempre fazendo as coisas da melhor maneira, é certo, mas julgo que para quem quer que estivesse a ver o jogo a superioridade do Benfica no mesmo era evidente. Evidente começou também logo a parecer a nossa falta de eficácia no ataque, pois cedo começou o desperdício. Nem vale a pena enumerar as oportunidades falhadas, tantas foram. Os israelitas ficavam-se no seu meio campo, jogando com bastantes cautelas, mas como tantas vezes acontece em jogos destes, da primeira vez que foram à nossa baliza, marcaram. Primeiro ameaçaram com um remate ao lado, e logo de seguida, no seguimento de um livre, uma bola cabeceada ressaltou no David Luiz e acabou no fundo da nossa baliza, isto com vinte e quatro minutos decorridos. E nada mais fizeram em termos ofensivos durante a primeira parte, que passou a ser simplesmente o cerco do Benfica à área adversária, e um desfilar de oportunidades desperdiçadas. A resposta imediata do Benfica ao golo foi, aliás, bastante positiva: logo a seguir ao golo Kardec, isolado pelo Gaitán, não conseguiu sequer acertar na baliza; e à meia hora de jogo o Benfica marcou mesmo, pelo Saviola, mas o golo foi mal invalidado por um fora-de-jogo inexistente assinalado ao Kardec.

Ao intervalo o Saviola ficou nos balneários para dar o seu lugar ao Cardozo - julgo que a intenção do nosso treinador seria a de dar mais algum poder aéreo ao nosso ataque, já que da quantidade absolutamente incrível de cantos (julgo que foram dezasseis) e livres laterais de que dispusemos na primeira parte não resultou praticamente uma ocasião de perigo. Mas a segunda parte foi mais do mesmo. Pressão constante do Benfica na procura do golo, e oportunidades falhadas umas a seguir às outras. Bolas cortadas em cima da linha, remates mal feitos pelos nossos jogadores, de tudo um pouco menos o mais importante, que era meter a bola na baliza. E quando na Champions se falha tanto no ataque, e a isso se junta desconcentração na defesa, estamos sujeitos a sofrer as consequências, mesmo quando o adversário se chama Hapoel. Para que tenhamos uma ideia do quão dominado estava a ser o Hapoel neste jogo, o primeiro remate que fizeram na segunda parte foi aos sessenta e nove minutos de jogo. Antes disso, tinham rematado quando marcaram o golo, o que significa que passaram quarenta e cinco minutos seguidos - metade de um jogo - sem conseguirem fazer sequer um remate.

Mas a estatística não conta para nada nestas coisas, o que contam são os golos, e no segundo remate feito na direcção da baliza, os israelitas marcaram outra vez. Foi um golo muito difícil de aceitar, pois na sequência de um canto (nós em vinte não criamos perigo, e eles no primeiro ou segundo que têm marcam logo) é o David Luiz quem corta na direcção da baliza, e depois a bola atinge o Javi García, que fica estranhamente apático enquanto um adversário aproveita para marcar. Este segundo golo, obtido a quinze minutos do final, marcou na prática o final do jogo para nós, pois a equipa acusou-o demasiado. Apesar de continuarem a tentar, as coisas passaram a ser feitas de forma ainda mais atabalhoada, com a agravante de termos a equipa praticamente partida em dois, pois após o golo deu-se a saída do Javi, e quem atacava já não defendia. O terceiro golo do Hapoel, portanto, não surpreendeu, já que nesta fase eram muitos os espaços dados na defesa para que eles pudessem explorar o contra-ataque.

Não consigo nem quero eleger melhores ou piores esta noite, porque poderia parecer que estava a arranjar bodes expiatórios para a derrota. Ganhamos todos e perdemos todos, e hoje esteve tão mal o ataque ao falhar aquelas oportunidades como esteve a defesa ao consentir os golos que consentiu.

O resultado é pesadíssimo e vergonhoso, porque se já seria sempre uma vergonha para o Benfica perder como o Hapoel, quanto mais será perder por estes números. Não consigo, honestamente, condenar a atitude da equipa, ou dizer que jogaram muito mal, porque não foi isso que eu vi. Não tivemos, claramente, a sorte do jogo, e por cima disso cometemos erros que não se podem cometer na Champions League, independentemente do nome do adversário - se eles lá estão é porque algum valor terão. Se calhar o que estes três jogos fora para a Champions nos permitem concluir é que a nossa equipa não tem ainda 'calo' para isto. Antes desta noite, já o jogo com o Schalke tinha sido muito mal perdido, e é pardoxal que chegue ao final de um jogo em que fomos derrotados por três golos sem resposta com uma sensação de injustiça atroz. Mas esta injustiça não acontece apenas por acaso; acontece também porque nós demos condições para que ela ocorresse. A continuidade na Champions está definitivamente posta de parte, e resta-nos agora a qualificação para a Liga Europa (que ainda não está garantida), onde teremos que tentar limpar um pouco a imagem.

Comentários

Rui Vasco disse…
Titulos, à partida, já não veremos este ano na Luz, pelo menos daqueles que interessam. Há, no entanto, objectivos, sendo o primordial, limpar a cabeça dos jogadores e pôr a equipa a jogar bom futebol e a marcar golos. Deste modo manteremos o segundo lugar a possibilidade de nos apetrecharmos devidamente para a Champions do próximo ano, o que desta vez não aconteceu. Ânimo e cabeça erguida.
Joao Coelho disse…
Tanto paleio para não dizer nada! Azar! Isso é para os sportinguistas? Jogaram bem! Não me façam rir que estou com cieiro...

Se em 9 anos ganhámos 2 campeonatos, 1 TP e 2 taças de liga ( que não têm qualquer credibildiade e prestígio ), então pode-se dizer sem qualquer risco de me chamarem mau benfiquista que LFV está a mais. Chega de termos um Presidente prepotente e que de futebol percebe zero! Ele até foi amigo do peidoso das Antas mas não aprendeu nada com ele. e o grande amigo Oliveirinha só lhe suga o dinheiro.

JJ não tem dimensão para ser treinador do Benfica. A ser verdade o que se diz a nossa direcção devia ter aceite o pedido de demissão a seguir ao jogo do Porko. Vê-se pelos olhos dentro que não tem mão nos jogadores, este não estão com ele e a ostracização de Nuno Gomes, e agora com Saviola, é vergonhosa. Será que o home que se diz catedrático, o tal que vê as coisas antes de elas acontecerem não vê que os sistema táctico não é o mais aconselhado para os jogadores que tem.

PS: Vamos ver se este comentário passa...
Luis P. Almeida disse…
A vergonha continua e enquanto eles tiverem o apoio dos sócios com os tradicionais clichés: Ah e tal eu no próximo jo go lá estarei no meu lugar a gritar e a apoiar!
A apoiar o quê? O Benfica?
Não! A apoiar esta vergonha, pois neste momento, apoiar o benfica é bater o pé! Dizer basta!
Andamos a ser envergonhados em todo o lado, ontem só foi mais uma, de muitas que foram e de muitas mais que hão de vir (infelizmente...)
Caro Gonçalo, eu gosto muito de ver o "debate" mas por favor chega de paninhos quentes e daquelas conversas que eu já aludi em cima!
Como benfiquistas que são, nem que isso vos custe o lugar, têm que se revoltar contra este estado de coisas! Aresponsabilidade é da DIRECÇÂO, da EQUIPA TÉCNICA e dos JOGADORES! Isto tem que ser denunciado e debatido.Não é estar sempre a defender o indefensável, que ás vezes até toca o ridiculo. Vocês têm linhas editoriais que vos impedem de criticar o presidente, o treinador , a direcção??? Por vezes parece que sim...
utopiamaior disse…
Eh pá pessoal a cena é esta...
A EQUIPA está sem alegria e sem alegria e bem estar o que pode correr bem não acontece!
Ontem se é verdade que tudo correu mal, poderiamos estar ali mais 90 minutos que a bola não entraria... e se isso é verdade, eu vivo esta falta de alegria na equipa... e assim não dá... cabe à Direcção, equipa técnica e jogadores PERCEBER o que se passa no seio do grupo... ISTO É CLARISSIMO!
O POvo tem alegria no clube e no jogo... e nas vitórias claro está... esta equipa tem que devolver a alegria ao jogo!
Já não 'tá em causa a saída dos tais jogadores porque estes jogadores fazem muitissimo mais do que aquilo que este ano está a acontecer!

A resposta está na mente e no coração de toda a equipa! Vocês devem a vós próprios e aos que amam o clube uma resposta de alegria ... futebol é alegria e divertimento! Se existem nuvens nos corações da equipa varram-nas e coloquem lá um sol radioso- vocês precisam, nós temos esse direito!

E não venham cá com comentários que lá está este com flores... olhem para a vossa vida e vejam que quando estão por cima rendem muitissimo mais... no futebol é como na vida!
FAG disse…
Alguém me sabe dizer o que se passa com esta equipa? Não tem atitude, não tem força, não tem categoria. e não me venham com a falta de sorte, tivemos mais de 20 cantos como diz o nosso treinador mas são cantos e livres inofensivos sem qualquer perigo para os nossos adversários .
Algo se está a passar, se os jogares não querem jogar no nosso clube mais fale vendê-los e ao menos fazer algum encaixe financeiro, já que não o vamos fazer na liga dos campeões.


Pedro disse…
Eu mantenho a minha, para além de Aimar, não vi mais ninguem com vontade de ganhar este jogo. A equipa sofre um golo e não se viu um único sinal de inconformidade nos jogadores, a postura foi exactamente a mesma. Regressamos do intervalo iguaizinhos ao que fechamos a primeira parte. Completamente diferente do q era habitual o ano passado...por favor, era contra uma equipa demasiado fraca. Três secos???

Só te podes queixar da sorte do jogo se fizeres por isso, se obrigares o gr adversário a uma soberba exibição, se rematares e a bola bater no poste e na barra vezes sem conta, se tiveres inumeras oportunidades de golo que te permitam falar da sorte/azar. Isso não aconteceu. Tiveste uma grande oportunidade falahada por Kardec e um lance de Luisão cortado pelo defesa sobre a linha de golo...de resto apenas e só jogadas ofensivas muito mal finalizadas.

Todos nós sabemos que algo se passa ou passou no seio do grupo de trabalho. A relação entre jogadores e treinador não é a mesma. Não podemos olhar para o lado, temos que reconhecer o problema e enfrentá-lo. Algo se passa/passou pelo que é preciso apurar responsabilidades!!!!
Jorge Timóteo disse…
Acho que não nos podemos estar a desculpar com o azar, que o facto é que em 8 jogos disputados fora esta época, para campeonato e Liga dos Campeões, temos 6 derrotas e 2 vitórias. Diga-se já agora que estas duas vitórias foram por 1-0 contra Marítimo e Portimonense, respectivamente antepenúltimo e penúltimo classificados. Ou seja, sempre que o jogo fora tem um grau de dificuldade minimamente elevado, o Benfica perde. Caso o jogo seja efectivamente difícil (Porto), o Benfica é goleado. Não se pode falar em azar quando há uma regularidade tão evidente.

Concordo que está na hora de o LFV sair da presidência, aliás não me esqueço que quando ele foi para o Benfica o Mourinho estava no Leiria e ele não o foi trazer de volta para o Benfica. Tem sido demasiada incompetência ao longo dos anos, em que apenas ganhámos um título com o Trapattoni (contra o pior FCP dos últimos 30 anos) e agora com o Jesus, numa época que tem de ser considerada um autêntico milagre. Jogávamos pessimamente antes do ano passado e agora voltámos a jogar pessimamente, pelo que é fácil concluir que o ano passado é que destoou.

Dito isto, quem é que se chega à frente para tomar conta daquele que por enquanto ainda é o maior clube português?
Luís disse…
Jorge Jesus não tem dimensão para ser treinador do Benfica.
Jogadores desmotivados, não os sabe motivar, a mesma equipa de ano passado exceptuando o Di Maria e o Ramirez. Políticas de planeamento e de contratações para esta época desastrosa por parte de Jorge Jesus, inventa nos grandes jogos. Já está no hora de ele ir jogar Playstation.
Está mais que provado, e só não vê quem não quer que quem ganhou o campeonato do ano passado foram jogdores como o Di Maria, Ramirez, com a ajuda de Coentrão, Saviola, Luísão, Javi Garcia, Cardozo, Carlos Martins, Maxi Pereira e David Luís em boa forma e motivados.
Jorge Jesus em piloto automático no ano passado, fez com um super avião, uma grande viagem na época do ano passado, mas para este ano, ao por as suas mãos e ao desligar o piloto automático, vê-se que não tem pilotagem para um avião com problemas, e o mais grave ainda, problemas esses causados pelo próprio piloto...
O BENFICA este ano já foi tão humilhado ou mais do que nos tempos do Vale e Azevedo, só que, ironicamente, nessa altura, tinhamos melhores treinadores do que este JJ...
utopiamaior disse…
EU NÃO QUERO A CABEÇA DO TREINADOR mas quero que todos tenham a cabeça limpa de porcaria e AMEM o clube e o jogo, que sejam um em campo e fora dele - QUE SEJAM UM!
E NÓS TAMBÉM UM - nas vitórias e nas derrotas - o campeonato pede que se vençam todos os jogos até ao fim e a Liga Europa e a Taça de Portugal e a Liga (taça)... vencer vencer vencer!

Quero ver de que fibra somos feitos !
utopiamaior disse…
Rui Costa tem de assumir o seu papel dentro do clube, deve ser ele o mais rapidamente possível a assumir o clube!
Agradeço do fundo do coração todo o trabalho realizado por LFV, mas RC deve assumir rapidamente o lugar que é seu de direito!
E LFV se for pesso de bem que me parece ser, deve entrgar a RC os destinos do clube!

Com RC certamente que a politica desportiva do clube ganhará consistência - haverá um treinador por 5 anos e um plantel estável, existirão condições financeiras para manter os jogadores e a equipa crescer de forma sustentada! Essas condições financeiras existirão porque os jogadores contratados terão salários compativeis com a dimensão do clube que poderão ir sendo aumentados de acordo com a produtivdade dos atletas!
Esse é o caminho!
Arquivo Vivo disse…
Só por muito boa vontade se pode dizer que o Benfica pratica bom futebol.

O Benfica joga por vezes um futebolzinho agradável, pouco musculado, ineficiente e ineficaz que resulta contra certas equipas menores do nosso campeonato e, sobretudo, a jogar em casa.

Com excepção do Lyon, onde tivemos 50 minutos à Benfica, e nesse jogo não sofremos 2 golos nos primeiros vinte minutos por “pormenores” e não o perdemos porque fomos salvos pelo gong, todos os jogos contra equipas mais adultas mostram o descalabro que está à vista.

Ninguém se interroga porque razão jogadores com a indesmentível valia técnica, física e táctica como os que compõem o nosso plantel e que são os mesmos da época passada, com excepção de 2 saídas e 4 entradas de peso, se arrastem, confusos, abúlicos, desorientados, excessivamente agressivos, nervosos, mal posdicionados no terreno e visivelmente descontentes, ainda que a sua entrega ao jogo não possa ser posta em causa, só que há demasiados factores condicionantes que os impossibilitam de ter o rendimento exigido às equipas do SLB e que os põem em causa, a eles e ao clube.

Ninguém acredite que os jogadores fazem de propósito. Seria estúpido e só os desvalorizava ainda mais (nos grandes clubes não entram só pessoas que saibam jogar à bola).

Eles, como nós, são vítimas de uma Estrutura amadora, vaidosa, arrogante e autista, como se infere do amadorismo com que foi tratada a excursão a Israel, que fez com que uma equipa altamente profissional, pernoitasse num aeroporto que qualquer turista de pé descalço saberia o horário de funcionamento, depois de uma derrota humilhante e em vésperas de uma difícil deslocação para o campeonato.

Não querer ver isto, omitir a deficiente condição física do grupo, o estado de espírito em que se encontram profissionais que se sentem cada vez mais desvalorizados, com os prejuízos daí advenientes para o clube, o desmoronar de um sonho que podia ter sido lindo, é, por parte dos responsáveis um doloso crime e por parte dos adeptos uma cegueira estúpida.

Por isso:

Senhor Luís Filipe Vieira

Independentemente da obra valiosa e meritória que fez nas restantes vertentes do clube, se não tem capacidade para gerir o Futebol Profissional, entregue-o a quem o saiba fazer ou, então, DEMITA-SE.

Senhor Rui Costa

Se está arredado deste processo, se a sua participação se limita a fazer figura de corpo presente, tenha, por favor, um átomo de dignidade e DEMITA-SE.

Senhor Jorge Jesus

O senhor não tem culpa de nada, foi trazido, talvez porque Quique estivesse a ser incómodo com aquela “balela” do “trabalho invisível” e a “lição Mourinho” não deu para aprender.

Gostaria que os Benfiquistas percebessem que a não haver mudanças rápidas e drásticas, não é esta época que está em causa, é muito mais do que isso; é o futuro do clube, pois a debandada de jogadores e adeptos será irreversível e as continhas aparecem todos os meses para pagar…

Não perceber isso será acabar com a melhor coisa que este país produziu, depois da época dourada dos Descobrimentos.
Jorge Ventura disse…
Ridículo o resultado, ridícula a exibição, ridícula a postura...não me venham com as tretas da sorte e do azar...o sucesso procura-se com nervo e muito suor e eu isso nunca vi...vejo uma equipa abúlica que joga a 5 à hora, um treinador passivo e conformado e muita falta de vergonha.. podíamos ainda estar a jogar a esta hora que tenho a certeza não teríamos marcado qualquer golo...8ª derrota em 18 jogos oficiais só pode equivaler a uma coisa....VERGONHA.
Uma coisa boa vai-se extrair daqui.. LFV irá vender Coentrão e David Luiz na reabertura do mercado (Janeiro) e claro virá para os substituir uma carrinha Furgon de sul americanos...!!!
Viva o Benfica, aquele que nós amamos...!
Saudações Benfiquistas
Rui Aragão disse…
Por muito que custe ouvir ou ler o problema do Benfica é a vaidade! A vaidade de ter á várias décadas atrás sido um dos grandes do futebol europeu. Deixou de o ser na europa, deixou de o ser em Portugal, isto sem margem para dúvidas. No entanto basta ganhar 1 campeonato de 5 em 5 anos e lá chega essa vaidade, a mania que somos os melhores, que as camisolas ganham jogos ... não somos ... não ganham!!
O que se está a passar esta época é deplorável, Jesus um treinador motivadissimo e competente na época passada perdeu-se na soberba, na arrogancia e confiou em capacidades técnicas que manifestamente não tem, isto ja para não falar nos flops que foram todas as contratações feitas no defeso. Venderam dois extraordinarios extremos e com o que receberam foram buscar jogadores pouco mais do que mediocres ... Jaras, Gaitans, Salvios. Meus Senhores, dinheiro gera dinheiro e se querem ganhar dinheiro têm de investir em jogadores caros, sim, mas que dêem garantias. O Cardoso foi cara não foi??? O resultado do investimento foi bom ou não .... pois!! O Benfica gasta milhões indo á Loja dos Chineses ... os produtos remedeiam, mas a qualidade e durabilidade é .... quase nula!!
Para além das muito discutiveis opções do Jesus e da pouquissima qualidade dos reforços alia-se uma dupla de centrais inqualificável .... como podem no espaço de meses perder tanta qualidade ... não quero levantar falsos testemunhos mas o que os dois têm vindo a fazer dá pura e simplesmente a ideia que pretendem "minar" o trabalho de alguêm ... é repugnante!!
Por último....Roberto, até gosto do rapaz, acho-o um excelente guarda redes entre os postos .... fora deles ... é um perfeito desastre ... isso treina-se e é inadmissivel que desde Agosto o rapaz ainda não seja capaz de sair a um cruzamento em condições ... por 8,5 milhões exigia-se muito mais .... repararam no guarda redes deles, na facilidade com que os interceptava, reparam na qualidade do Nilsson do Guimarães .... custam 1 décimo e dão outro tipo de garantias que o nosso não dá, nunca deu!
E tudo vai continuar assim por muitos anos, porque a vaidade não abandona o clube, os vaidosos ganham um jogo e são os melhores, o que a imprensa corrobora e quando chegam os jogos decisivos .... presenteiam os adeptos com humilhações do calibre da que ontem presenciamos.
Eu pessoalmente estou farto de um clube de "prima donnas" que só me dá tristezas, farto de gente fraca, sem vontade de vencer, de gente vaidosa e incompetente e acomodade, que saudades de um Gaspar Ramos, que saudades de um Alvaro Magalhães!!
Rui Costa!! O que faz? O que tem feito?!
Enfim, tal como o povo português é um clube que come tudo .... amanhã há uma festa um copo de vinho e está tudo bem até ao próximo enxovalho .... era para mim impensável o que vou escrever a seguir, mas quanto mais vejo o Benfica, mais admiro o FCP!!
Aceitem os meus cumprimentos e desculpem o desabafo!!
Ricardo Meneses disse…
O SL e Benfica, como clube do povo que é, também aderiu à Greve Geral de ontem.

Nas longínquas paragens do Médio-Oriente o Benfica e os seus jogadores resolveram mostrar-se solidários com a luta dos trabalhadores portugueses, e foi bonito vermos argentinos, brasileiros, espanhóis, um/dois portugueses, um paraguaio, e um uruguaio a boicotarem o jogo contra o Happoel de Telavive.

Após este momento de solidariedade para com os trabalhadores do nosso País espero que em Aveiro retomem a "normalidade" e vençam o SC Beira-Mar para que encontrem os caminhos da "retoma" ao nível da Liga.

P.S.- Eu ainda sou do tempo em que uma ida a Israel correspondia a uma goleada nossa.
Jose Joao disse…
Bom dia. Chegados aqui, 3 derrotas em outros tantos jogos fora na Liga dos Campeões, que mais podemos dizer? Não defrontámos o Real Madrid, o Manchester, o Chelsea, o Inter, o Barcelona, o Bayern Munchen... O futebol afinal é um jogo e nem sempre se pode ganhar. Certo. às vezes nem o melhor ganha. Certo. Ontem foi isso que aconteceu. Mas o adversário é o Happoel de Tel'Aviv ou que raio de nome tem. Alguma vez se viu levar três assim? Tem um sabor bem mais amargo que os sete de Vigo, até pela qualidade dos protagonistas, bolas. Eu sei que depois de se perder assim, tudo parece desmoronar-se. Mas o Benfica é muito mais que uma vitória ou uma derrota, mesmo que vergonhosa. Algo está mal no seio do grupo. E o que mais me espanta é o silêncio de quem tem o dever de falar, de esclarecer de acalmar as hostes. Esta Direcção tem todo o meu apoio, até que eu consiga compreender o que está a ser feito. Confesso que começo a não perceber algumas coisas. O departamento de comunicação, que tão bom trabalho tem feito, não consegue ensinar um desbocado a ter moderação nas palavras, como é o caso do nosso treinador, que em cada duas palavras, três são asneira ou muito perto disso? Aquela arrogância toda do início de época, aquela exigência de manter todos os jogadores contra a vontade deles, será que não deveria ter sido moderada? Pense-se um pouco nisto. Faça-se a equipa em função da qualidade comprovada, porque jovens de valor não confirmado, temos nós. É muito apetitoso descobrir talentos, mas acho que construir escola de talentos e de homens, é um desafio bem mais interessante. Estou desiludido com o resultado de ontem, mas estou muito mais com a "cagança" do nosso treinador, quando fala, parece ser o dono de toda a sabedoria e verdade e depois... Isto. Haja moderação, e coloquem-se os melhores a jogar. O resto é treta. Agora á que ganhar já o próximo jogo em Aveiro e nem outra coisa poderá acontecer, nem que seja com um golo no ultimo segundo de jogo. Levantar essas cabeças olhar em frente e evitar inércias e os incapazes que vão treinar em vez de jogarem. Viva o Benfica
pge disse…
Uma palhaçada.
Tomar decisões pode ser o mais dificil, poder tomá-las em nome do Benfica deve ser um previlégio e não um fardo, alguém decidiu seguir este caminho no defeso, alguém que assuma responsabilidades. E ainda não estou a falar nem dos Rodrigos nem dos Alipios que desses não se ouve nenhuma palavra, sabe-se lá porquê, muito menos estou a falar do Jara.
Estou a falar do ambiente do grupo, há muitos boatos, muito fumo e muitos silêncios.
No meio disto tudo nós somos o quê? Os bate-palminhas? É este o troco?
amigoamericano disse…
Bons dias a todos,

Aquilo que vejo são as consequências de qualquer coisa que está muito mal, mas que sinceramente desconheço. Neste sentido exijo uma coisa: VERDADE!!!

Há que mudar e para isso, seja no que for, a primeira coisa a fazer é reconhecer os erros. E esse reconhecimento tem andado arredado do nosso Clube, pois os egos (do Presidente, do Treinador e de quase todos os jogadores) são maiores do que o amor ao Clube.

Tudo o resto para mim são desculpas de mau pagador (Jesus), desabafos irreflectidos (Presidente da Assembleia Geral), silêncios impostos (Rui Costa) e sonhos de treinadores de bancada (adeptos).

Como sócio do Benfica quero saber a verdade, exijo que se assuma o que vai mal.

E depois que se resolva!
Anónimo disse…
Nem mais, também foi isso que eu vi!

Talvez por pressentimento ou estado de espírito, vi o jogo pelo menos até ao 2º golo com alguma distância, apreciando o que iam fazendo os dois oponentes! Quando David Luiz fez a falta pensei: - lá vão eles marcar um golo" e assim foi!

Enquanto os nossos remates iam para a baliza e apanhavam um jogador no caminho da bola, os deles ressaltavam nos nossos jogadores e iam para onde eles precisavam, inacreditável...

Não acredito nas coisas misteriosas e do insondável, mas navegando pela net benfiquista, como o faço, sinto uma "corrente" que merece que estas coisas aconteçam (bem tento lutar contra ela)!

Depois de um ano belíssimo para as nossas cores, ao primeiro desalento e já depois de uma pré-época de muita maledicência os benfiquistas trataram de criar o buraco negro actual!

É como um fluído, não cor de rosa, mas bem negro, que se abateu sobre o Benfica. No fim do jogo só me vinham à mente duas palavras: - coitado do Benfica! Esquisito, como o via fora de mim, abstracto, abatido, maltratado...,

Muitos que dizem gostar dele passam a vida a espanca-lo. Apontam os defeitos e têm as soluções, estão convencidos da sua razão, da sua realidade, do seu saber auto-consciente , e passam os dias a ferir o Benfica, fazem-no sangrar e depois acusam os outros de serem os agressores! Arranjam um rosto, dois ou três e bombardeiam todo o sentir Benfiquista.

Felizes (os infelizes) que conseguem fazer isso, pois não devem sofrer e ainda se sentem realizados na sua visão doentia, pois dizem-nos: "vocês não querem ver o que vos dizemos há muito tempo: - Rua com eles..."

É esta a solução, sempre foi, as coisas correm mal e tem de se mudar nem que seja para satisfazer a frustração instalada pela derrota! Que raio de amor é este que apenas ama a vitória e na derrota põe-se de fora e passa a vida à caça de culpados?!!!

Voltando às coisas do insondável, o que aconteceu ontem, só acontece quando aqueles que acreditam deixam de acreditar e apenas exigem, como se isso lhes fosse devido sem precisarem de contribuir para o esforço, a vitória, e apenas e só, porque são... benfiquistas!!!
Bruno disse…
Epa um dos maiores erros do benfica é o gaitan , ele nao se esforça minimamente , será que sou o unico a ver? irrita-me jogadores assim , pode ter bom toque de bola mas nao sua a camisola e eu pergunto cade os portugueses?? o que é o Jara??? epá e o Saviola que é so o nosso melhor jogador ele e aimar e que pode resolver a qualquer momento e o tiram do jogo?? Epa eu acho q o JJ foi comprado pelo Porto sinceramente!!! Este Jesus nao é o mesmo do ano passado e ninguem passa de besta a bestial num instante!! Outra coisa com Rui Costa tivemos .. Ramires Aimar Saviola Reyes etc.. Com jesus temos Jaras Gaitans Weldons Julio Cesares etc.. tirem as vossas ilações.
Rui disse…
Ser sócio não significa apenas pagar quotas, ter um cartão e dizer "sim" a tudo. É mais que altura para dizer basta e dar um murro no mesa, pois é inadmissível ver as camisolas do Benfica a serem "passeadas" dentro do terreno do jogo. Vemos um treinador triste, apático, calado, quando na época anterior víamos esse mesmo treinador cheio de garra, cheio de vida a incentivar a equipa, a orientar a equipa, e consequentemente a equipa dentro de campo é o espelho desse mesmo comportamento do treinador. Olhando para o plantel até podemos dizer que a equipa é praticamente a mesma, com a ressalva de Di Maria e Ramirez, mas nem de longe nem de perto parece a mesma equipa, parecem outros e este ano nem as camisolas são as mesmas!!!!! Ser benfiquista não significa ser cego e pactuar com estas situações. Para mim basta!!!!!! Eu como funcionário quando não produzo o que me compete sou penalizado no ordenado ou muito provavelmente posso ser despedido!!!! Numa equipa de futebol profissional onde nada falta tem que ser igual!!!!!!
Paulo Buchinho disse…
Viva.

Solução para os problemas na defesa:
Vender o David Luiz em Janeiro e fazer um bom encaixe financeiro.

Começar a preparar ... a próxima época.

Saudações Benfiquistas.
marcorijo disse…
Vou tentar ser sintético na minha opinião :
1-Quem perde por 3-0 com o Hapoel (equipa da 3 Divisão da Europa), não mereçe a Champions ..!!
2-Os erros dos dois primeiros golos do Hapoel, são de uma desconcentração tal, que roça a mediocridade e o amadorismo..!!
3-A falta de alegria e dinâmica dos jogadores em campo dá que pensar e muito..!!
4- A falta de pressão ao adversário e falta de fulgor fisico são constrangedores..!!
5-O treinador JJ , não é a mesma pessoa do ano passado, algo se está a passar..!!
6-Por fim, há jogadores no plantel que me pareçem estarem a jogar por favor, se calhar estão com a cabeça noutros sitios, ou noutros clubes..!!

Podemos falar de falta de eficácia, falta de alguma sorte,mas a realidade demonstra o que há muito se tem dito, a equipa foi mal planeada e temos lacunas evidentes que já foram referênciadas neste blog em posts anteriores.
O "Catedrático", fez mal o trabalho de casa e chegamos a Novembro já sem a Champions e com o Campeonato numa miragem e com 8 derrotas no bucho , algumas delas em cabazada(5-0 no Porto e 3-0 em Israel ).
Agora, alguns ditos "iluminados" da nossa praça dizem que o Benfica e sua estrutura do Futebol devem reflectir e muito o que se está passando, pois eu já disse isso neste blog há dois meses atrás , antes de acontecer estas coisas e já a premeditar que algo de mal poderia acontecer.
Como sabem sou contra as chicotadas psicológicas e acho que o JJ deve chager até ao fim do Campeonato, ai logo se fazem as contas do trabalho feito.

NOTA: Estranho e muito o silêncio do Rui Costa...???
Anónimo disse…
Quando se põe o Metal, o protagonismo e o estar na "lua", à frente de uma instituição Gloriosa como é o meu Benfica despido disso ... assistimos a episódios humilhantes ... que até dói a alma ...

Este presidente não é líder ... porque ser líder é dom... e falta uma cultura que não tem, para engrandecer o clube do coração que não merecia estas humilhações constantes ...

Mas, apesar de tudo ... Benfica Sempre ...
Joel Marques disse…
Dói muito mesmo!!!

Estou triste com o resultado em Israel, como estão concerteza os milhões de adeptos do Sport Lisboa e Benfica. Acho que há jogadores neste plantel que estarão a ser pressionados para mudarem de ares e essa poderá ser a razão pela qual assistimos a esta vergonhosa exibição da nossa equipa de futebol... Quem não quiser envergar o manto sagrado não deveria cá estar. Não está em causa a direcção do clube ou o Rui Costa, está em causa o querer e a ambição de alguns atletas e do próprio Jorge Jesus (Martins de fora?, Nuno Gomes na bancada?).
Mas como todos os benfiquistas, vou ultrapassar este tempo de nojo e no domingo vou estar em Aveiro para apoiar o nosso Glorioso.
Apesar de dar dinheiro a um clube que é conivente com o actual estado de podridão do nosso futebol, estarei sempre para gritar com toda a paixão o amor que sinto pelo Glorioso SPORT LISBOA e BENFICA!!!

Carrega Benfica!!! (agora ainda com mais força)
Cumprimentos de Coimbra
Joel Marques
FARMÁCIA FRANCO disse…
Porque é que o Rui Costa está "encostado e calado?

O sr vieira sabe muito bem que os sócios do Benfica são como as crianças. Dá-se-lhes um chocolate e eles calam-se.
M. Lopes disse…
Reflitam, três jogos fora, três derrotas, zero golos marcados (incrivel) sete golos sofridos é vergonhoso uma falta de confiança no momento da concretização que há muito tempo não era vista.
Um treinador que ganhou um campeonato e já se sente intocável, notasse que não têm mão nos jogadores, não transmite confiança, o que ele está a fazer a Nuno Gomes é inadmissivel, qual Kardec qual Jara se compara ao Nuno nestes jogos europeus.
Os jogadores não desaprenderam de jogar, alguma coisa está mal, não podendo mandar uma equipe toda embora, vamos pela parte mais facil...
Força Benfica
Jose Joao disse…
Estou de acordo com quase tudo. Só quero dizer uma coisa: COMIGO ESTES JOGADORES JOGAVAM O DOBRO
Miguel disse…
Metam o José João a treinador do S.L.B..:)
wishmaster disse…
este jogo foi mesmo uma vergonha,perder 3-0 contra uma equipa fraquissima,que nunca tinha ganho um jogo da champios e muito mau...
nao sei o que se passa na cabeça de certos jogadores como por exemplo o david luiz que esta a milhas do jogador que era no ano passado,o coentrao fez um jogo muito muito mau(aquele 3 golo foi 100% culpa dele)e depois temos uma equipa que para alem de defender muito muito mal a atacar tb nao esta melhor.
vamos imaginar que este jogo era decisivo para o benfica continuar na euroleague ou sair das competiçoes europeias...tinhamos perdido e estariamos fora das competiçoes europeias porque esse tambem era um jogo do tudo ou nada como este
por fim so gostava de deixar uma pergunta no ar...
1 - o que se faz no seixal todas as semanas para uma equipa chegar a um jogo,ter 20 cantos a favor e nem conseguir criar uma situaçao de perigo porque metade deles ficam logo no 1 poste e vao a meia altura??
SLBenfica 16040 disse…
Sou sócio há 30 anos....
Vou pôr á consideração uns quantos pontos que explicam no meu ponto de vista o porquê dos problemas actuais no futebol do Benfica.

- há vários clubes no mundo com jogadores a falhar a pré-temporada
- as contratações para tapar as saídas e complementar a equipa, especialmente de Ramirez, foram falhadas e mal planeadas! parte do passe de ramirez foi vendido no ínicio do ano, houve muito tempo...
- não há um susbstituto há altura de coentrão, nem um defesa central competente, nem para o saviola desde o ano passado, além do ramirez

- o crédito desportivo e extra desportivo, e alguma superioridade sobre o Porto perdeu-se com o jogo da supertaça, esta época era essencial ganhar o campeonato para diminuir os adversários psicologicamente...perdeu-se a época na supertaça! era essencial entra na época a mandar...

- jogos da supertaça, nacional da madeira, lyon, schalke, hapoel e dragão foram todos culpa do JJesus
- neste momento temos 17 jogos oficiais, 9 vitórias e 8 derrotas!! é inadmissível, azar, árbitros, lesões, adaptações!

- não prometer aos sócios tudo e mais alguma coisa...nós vamos ganhar ao Lyon e ao Schalke fora...não se podem dizer estas parvoíces...temos que ser humildes, essa é a história do Benfica! arrogantes e pedantes são os nossos adversários!

- o problema não é este jogo!! vêm desde o mau planeamento do fim da época passada para esta!
- Mourinho diz que o mais importante de ganhar, é saber gerir o dia seguinte, e continuar ao mesmo nível, nisso este ano, todo o dep. futebol foram verdadeiros amadores!

- os árbitros em Portugal podem prejudicar, mas não é desculpa para as 8 derrotas, apenas guimarães e académica podemos usar essa desculpa, mas mesmo nesses jogos não vi o Benfica a jogar bem, em nenhum deles merecia ganhar!

miguelg disse…
Grande Gonçalo
Como sempre faço li o teu post e sem dúvida a imagem de desolação que a tua cara passava ontem na BTV não me sai da cabeça pois é assim que me encontro. Revejo-me em ti em variadissimos pontos mas acima de tudo esta merda doi que se farta!!!!
Agora faço-te uma pegunta, mas afinal o que se passa? Nem de azar podemos falar 21 cantos mal marcados e tanto golo falhado não pode ser azar!!!
Os jogadores parecem-me tristes, aquela alegria da época passada esfumou-se até o JJ deixou de gritar pá!!! Se percebes o pk responde-me senão um dia se saberá!!!!
Red Angel disse…
Ontem vi um Benfica sem chama, que perdeu a capacidade de sonhar.
Estes jogadores são basicamente os mesmos que jogaram na época passada aquele futebol arrasador e de sonho.
Não podemos, nem devemos (porque não é verdade) continuar a pôr as culpas na saida de 2 jogadores, porque um Gaitan motivado pode (e tenho a certeza que consegue) fazer esquecer um fantástico (temos que o dizer) Di Maria, o Carlos Martins nesta forma em que se encontra é tão bom ou melhor do que o Ramirez porque é rápido, pressionante, defende, ataca, joga, faz jogar, remata como ninguem, sabe aparecer na area e faz golos. O Ramirez fazia melhor do que isto, era um super homem?
A verdade (e isto é a minha opinião) é que o que realmente mudou, o que nesta altura é o elo mais fraco, foi aquilo que era o elo mais forte na época passada, o que motivava os jogadores, que os incentivava a ir para a frente e a tentar marcar mais e sempre mais golos. Com grande pena minha constato que o elo mais fraco e o principal causador daquilo que o Benfica é hoje, é o nosso treinador, Jorge Jesus.
Onde é que está aquele Jesus que não parava quieto, que suava mais do que os jogadores durante o jogo, que incentivava. Os jogadores sentem falta disso ( vocês podem reparar que os jogos que o Benfica ainda vai conseguindo melhores são aqueles em que Jesus súa um bocadinho a camisola), pois habituaram-se a um treinador interventivo, que os fazia acreditar e, ao verem-no assim parado, pensam que ele está descrente e deixam tambem de acreditar.
Hoje Jesus, altera toda a equipa por causa de um jogador banal (aida que com alguma habilidade) chamado Givanildo e incute medo e descrença nos jogadores, recua a equipa quando está a ganhar e defende resultados tangenciais e incute medo e descrença nos jogadores, passa um jogo inteiro á frente do banco sem dar uma corridita (por pequena que fosse) e com ar desanimado e vencido e incute medo e descrença nos jogadores.
Será que o titulo lhe subiu á cabeça e o tornou arrogante?
Será que as lições de dicção e etiqueta o levam a pensar que não é fino correr e gritar no banco de suplentes?
Onde está o Jesus do ano passado que eu admirava?
Onde está o jesus que a ganhar por 2 ou 3 mandava a equipa par a frente e incentivava-a a marcar mais?
Eu quero o Jesus do ano passado, pois só assim posso voltar a vibrar, a ter alegrias e a ganhar como no ano passado.
Isto é o que eu penso, é um desabafo, pois no ano passado habituei-me e bem a ver um grande Benfica e não quero voltar aos tempos de sofrimento dos ultimos 25 anos.
Este meu desabafo não é contra nada nem ninguem, é apenas a favor do Benfica e de todos os benfiquistas, por isso espero que quem o ler o encare apenas como aquilo que é.
iBenfiquista disse…
É isso tudo e muito mais. Vamos a factos. Marcámos um golo, que foi mal anulado, e um defesa por duas vezes salvou a bola sobre a linha de golo. Isto são factos. Um desses lances desse golo e o Benfica ganhava. Marcámos 21 cantos que deve ser um número histórico. Por isso, embora denotássemos, de facto, alguma falta de agressividade, a verdade é que vontade não faltou aos jogadores e não os podemos recriminar pela derrota. Eu não o faço.

O problema é mais profundo, tem razões psicológicas e passa não só pela forma como a época foi (mal) planeada, passa pela atitude (errada) de todos os responsáveis do Benfica, adeptos incluídos, que pensaram que por termos ganho um campeonato, o 2º já estava no papo. Isto foi dito pelo treinador e pelos adeptos. Ao longo do ano. Lembra-me um bocado a história da formiga e da cigarra. Fazendo nós de cigarra e os nossos adversários de formiga.

Porque a ansiedade mata. Mata a melhor das intenções das melhores equipas. Os andrades já há muito tempo que aprenderam que a ansiedade quando se apodera de uma equipa a paralisa e a faz perder pontos e jogos. Por isso encarregam-se de marcar cedo nos jogos, e de começar a ganhar cedo no campeonato. Vejam os últimos anos e vejam como eles fazem. Este ano foi igual. Por isso encarregam-se de ter os árbitros a ajudar logo no início. Uma vez que começam a ganhar, os níveis de ansiedade diminuem, o nervosismo diminui, começa-se, por isso a pensar melhor e mais claro, a jogar melhor, e com isso vêm as vitórias. Cria-se um círculo virtuoso. Com o consequente efeito, exactamente inverso, nos adversários directos, que caem num círculo vicioso.

A ansiedade é uma forma de pânico, bastante mais suave, mas tem os mesmos efeitos. Paralisa o cérebro, paralisa a tomada de decisões e o tempo funciona como um amplificador. Foi o que aconteceu ontem. A ansiedade era tanta de marcar que, de cada vez que se falhava um ataque tanto a ansiedade como o consequente nervosismo, aumentava a olhos vistos. Quando o adversário atacou, os defesas como que ficaram paralisados. Estavam programados apenas para atacar. Podemos dizer que estavam cegos para atacar, ficando de tal modo inseguros que os golos do Hapoel foram verdadeiramente caricatos. Ora revejam-nos.

Agora que o diagnóstico está feito, vem a pergunta seguinte: de quem é a culpa? Pois de quem dirige a equipa. Eu diria que a mais importante missão de um líder é diminuir o nervosismo, a ansiedade e a insegurança nos liderados. E quanto mais jovem a equipa, maior essa responsabilidade. Gaitan, Jara, Kardec sáo ainda miúdos, sem experiência, mas já se lhes exige que joguem como se jogassem há muito tempo. O Roberto, um pouco mais velho e vindo dum campeonato melhor, já entrou nos eixos.

Alguém disse que com o Mourinho isto não acontecia. Pois não. Porque o Mourinho, para além de uma grande bagagem táctica como o JJ, tem outra característica que o JJ não tem. É sagaz. A sagacidade combina bem com o conhecimento, dá-lhe uma amplitude e, neste caso, marca a diferença. É um dos componentes da inteligência. O JJ neste campo ainda tem muito que aprender. Enfim aprende-se todos os dias.

Tudo começou com a má preparação da época. Começou com o jogo da Supertaça que se perdeu. E aí começou o nervosismo e a ansiedade. Tudo o que se pensava, que ganhar eram favas contadas, afinal não ia ser bem assim. Uma equipa tão jovem como a do Benfica, capaz do melhor e do pior, com ansiedade não tem (ainda) as soluções para os problemas que lhe foram sendo postos ao longo deste ano.

Isto de ser catedrático do futebol tem muito mais que se lhe diga. Por isso, um pedido ao JJ e restantes dirigentes: o Benfica não joga sozinho, os adversários também têm treinadores que percebem alguma coisa de futebol e de táctica. O JJ não tem (não tem mesmo) o monopólio do conhecimento. A humildade, desde que não roce a indigência de espírito é sempre, neste caso, uma virtude.

(Continua)
iBenfiquista disse…
(Continuação)


É necessário possuir-se uma grande dose de sagacidade e de empatia, saber colocar-se no lugar dos adversários e perceber o que eles vão fazer para contrariar tacticamente o nosso jogo. Uma coisa que o Mourinho faz muito bem e que o faz ser diferente, para melhor, do que os outros. E isso aumenta, e de que maneira, a confiança dos jogadores (diminuindo-lhes a insegurança e a ansiedade), a capacidade que o treinador tem de prever as jogados dos adversários. Saber o que fazer para contrariar apenas o jogo do adversário não basta.

Começar um ano novo é começar do zero. É como começar um novo ano lectivo: o facto de termos passado no exame anterior, não assegura passagem no exame deste ano. E isto serve também para os adeptos que, ao longo do ano, humilharam os adversários. Eu ia lendo e não gostava. Porquê? Porque mais tarde ou mais cedo isso iria virar~se contra nós. Eles iam ficando cada vez mais ressentidos e juravam vingança. E refiro-me não só aos andrades como também aos lagartos. Agora é a vez deles de gozarem connosco. Que nos tenha servido de lição.

Temos de ser magnânimos, e humildes, nas vitórias. E não o fomos.

Isto de fazer autocrítica é lixado. Mas é saudável. Só assim podemos crescer.


rising star disse…
sabem o que eu acho?
acho que os jogadores estao a queimar o treinador, enquanto o treinador nao sair vai haver mais destas "brincadeiras", voces depois vao ver. algo se passou ali, e tem se visto os resultados.
bem avisei desde a pre epoca, alguns disseram que nao, que era normal, que tinham confiança, que tinha de se apoiar (apesar de estar mal) e sei la mais o que, agora veem o que estava à vista à muito tempo e nao foi por falta de aviso.
agora têm de dar razao a quem a tem.
isto chega a ser absurdo, nao apoiem o que está mal, é por isso que continua mal, ja pensaram nisso?
começo a dar razao aos jogadores por querem transferir se para outros clubes, é normal nao quererem fazer parte desta palhaçada, começa na presidencia e passa pela equipa tecnica.
Ricardo disse…
Esta pergunta dirige-se ao Pedro Ferreira, um dos bloggers deste espaço:

Tu, por aquilo que dão a entender alguns posts teus, conheces pessoalmente o nosso Director Desportivo, Rui Costa. Deverás, como eu e como - acredito - muitos outros milhões de benfiquistas, estranhar esta total ausência de comunicação de um homem que o ano passado aparecia nas alturas certas. A pergunta é muito simples: Rui Costa está ou não em diferendo com Vieira?
Ricardo, a resposta é ainda mais simples. Eu, pessoalmente, não tenho conhecimento de qualquer diferendo. Não estou a dizer que há ou não. Estou a dizer que desconheço.
Jose Joao disse…
Boa tarde.
Não sendo eu conhecido pessoal de Rui Costa, penso estar em condições de afirmar que o Rui Costa, desde há algum tempo informou quem de direito, que esta seria a última época como director desportivo, segundo as fontes de que disponho (agora até pareço um dos jornalistas do pasquim, com as suas fontes fidedignas anónimas). As minhas são fontes seguríssimas de alguém que priva de muito perto com o visado. Portanto, daí este silêncio que não é muito normal em Rui Costa. Segundo penso saber está na base dessa decisão a sua vida empresarial (Imobiliário). Mas como quando se afirma que é por razões pessoais, existe sempre por trás algo mais... Espero que as razões sejam realmente pessoais e profissionais. O Benfica tem tanta gente que sabe mais de futebol a dormir que muitos de nós juntos e acordados que me sinto tranquilo quanto ao substituto. Mandem é calar o treinador. Esse é que falou sempre demais desde que cá chegou. Ele que treine e os jogadores que joguem. Parece-me que ele gosta muito de se ouvir e se calhar não se devia escutar tanto a ele próprio.
Defendamos o Benfica como Ele merece. Apoio sempre incondicional. Viva o Benfica
Chefe disse…
Apontar o principal responsável por 10 anos de mediocridade e pelo maior buraco financeiro é que é dificil...
undertoad disse…
Após este jogo só quero dizer o seguinte aos jogadores do Benfica (na, provavelmente, estúpida e vã expectativa da possibilidade possibilitiva de eles verem isto…)

Meus caros, não sei nem quero saber quem fez/disse/não fez/não disse o quê a quem, que tenha motivado o desfazer da equipa coesa-unida-amiga-feliz-raçuda-ambiciosa-lutadora-competente-eficaz-ganhadora de há 5 meses!

O que eu sei é que nós os adeptos, sócios e simpatizantes NÃO temos culpa nenhuma disso, portanto, façam o que quer que tenha de ser feito para reverter o que se passa, para que nós, aqueles que tudo fazem por vós e tudo vos dão, voltemos a ser felizes por podermos encarar os nossos antepassados com o orgulho de saber que estamos a saber honrar os pergaminhos e a história do clube que nos legaram.

É que sabem, o Sport Lisboa e Benfica foi construído por gente pobre mas briosa, lutadora, digna e honrada, e que apesar de todas as dificuldades Venceu(!) e com muito sacrifício mas, sobretudo, com MUITO AMOR construiu este enorme clube.

Essa gente construiu um clube democrático quando o país ainda vivia uma ditadura, um clube de bairro mas que galgou fronteiras ainda o país vivia “orgulhosamente só”, um clube que mostrou aos portugueses que era possível concretizar os nossos sonhos quanto o país vivia mergulhado na depressão do seu triste fado, um clube que trouxe a luz da esperança a um país mergulhado na escuridão dos que não tem liberdade.

Esse é o ADN da camisola que envergam em campo e que por isso é chamada de “manto sagrado”. Saibam que quando entram em campo com ele vestido, são esses os valores que estão a defender.

Quanto ao resto, deixo aqui as palavras do piazzanuova no blog Ndrangueta:

http://ndrangheta.blogspot.com/2010/11/os-limites-da-gratidao-parte-i.html

Normalmente não me identifico com as posições deste blog mas estou, quase, inteiramente de acordo com o que o piazzanuova diz neste post. E digo quase porque a gratidão não tem limites, estou e estarei eternamente grata por tudo o referido no post. O que tem de ter limite é a loucura colectiva que tomou conta deste clube de há 5 meses para cá e que destruiu o Benfica à tantos anos por nós sonhado e enfim concretizado a temporada passada.

Não podemos ficar calados e de braços cruzados perante o desfazer daquilo porque tanto esperámos, lutámos e sofremos para conquistar.

Vamos deixar que o Campeão volte a desaparecer e a viver apenas na nossa memória?

BENFICA ATE MORRER
Ricardo disse…
Compreendo, Pedro. Seria bom que alguém falasse sobre isto, alguém com conhecimento de causa. Porque uma coisa é a ideia - de que estará em diferendo com Vieira - que perpassa claramente cá para fora, para nós, adeptos; outra, seria a certeza de que de facto os dois estão de costas voltadas. E, se o diferendo é mesmo uma realidade, não poderemos ignorá-lo nem desvalorizá-lo, uma vez que a estranha soberba que transpira de dentro do Benfica desde que fomos campeões é uma de várias razões pelo estado deprimente a que chegámos esta época. Não soubemos ganhar, não soubemos construir um hábito de vitória, porque nos achámos no pleno direito de ganharmos sem sequer jogarmos. E isto para mim é inqualificável.
Gramoxone disse…
CAMPEONATO
EPOCA 2009/2010 EPOCA 2010/2011
JOGOS 11 11
VITÓRIAS 8 7
EMPATES 2 0
DERROTAS 1 4
GOLOS MARCADOS 31 17
GOLOS SOFRIDOS 7 11

TAÇA DE PORTUGAL
EPOCA 2009/2010 EPOCA 2010/2011
JOGOS 2 1 (outro adiado)
VITÓRIAS 1 1
DERROTAS 1 0
GOLOS MARCADOS 6 5
GOLOS SOFRIDOS 1 1

JOGOS EUROPEUS
EPOCA 2009/2010 EPOCA 2010/2011
JOGOS 6 5
VITÓRIAS 4 2
EMPATES 0 0
DERROTAS 2 3
GOLOS MARCADOS 13 6
GOLOS SOFRIDOS 2 10

TOTAL
EPOCA 2009/2010 EPOCA 2010/2011
JOGOS 19 17
VITÓRIAS 13 10
EMPATES 2 0
DERROTAS 4 7
GOLOS MARCADOS 50 28
GOLOS SOFRIDOS 10 22

Isto até ao dia de hoje. Nestas estatísticas não está contemplado o jogo da Super Taça.
O problema de tudo isto, é que este ano ainda não conseguimos empatar um jogo que fosse. Essa é que é essa.
Gloriosas Saudações e VIVA O BENFICA
Vitor Monteiro disse…
.
Correndo o risco de criar muitíssimos anti-corpos por estas bandas ...

1 - Ninguém gosta de perder, muito menos por 3, menos ainda quando o adversário é uma equipa banal.

2 - O Hapoel é uma equipa banal, mas não são nenhuns aleijadinhos. Em Portugal seriam no minimo uma equipa de meio da tabela.

3 - É realmente impressionte a irracionalidade das pessoas quando as coisas não correm bem. Eu ontem disse que o Benfica até nem jogou mal até ao 2-0. Hoje corrijo, o Benfica jogou bem até ao 2-0, depois a equipa quebrou animicamente e a saída do Javi foi catastrófica.

4 - Antes do 2-0 o Benfica tinha tido 5 ( CINCO ) boas oportunidades de golo. Mesmo uma equipa como o Benfica em 5 oportunidades costuma marcar 3 GOLOS. Isto contra uma equipa do meio da tabela e a jogar fora é BOM!
Além disso o Hapoel foi feliz nos 2 primeiros golos.
Isto só tem um nome ...
ONTEM TIVEMOS AZAR!

ESCREVAM O QUE VOS DIGO: SE CONSEGUIRMOS SEMPRE AQUELE CAUDAL DE JOGO OFENSIVO E 5 BOAS OPORTUNIDADES POR JOGO ...
ENTÃO O SEGUNDO LUGAR ESTÁ MAIS DO QUE GARANTIDO!

O RESTO É CONVERSA DE HISTÉRICOS ... !!!
.
Paulo Raposo disse…
INADMISSÍVEL !!! Esta é a palavra para definir o que ontem se passou. Uma Equipa, a do Benfica, da 2ª divisão da Europa, com a dimensão e o historial que possui, não pode de forma alguma perder com uma equipa da 4ª ou 5ª divisão europeia. Não há, nem pode haver desculpas. Nem a pouca sorte, nem o golo invalidado, nem os 20 e tal cantos, nem as oportunidades falhadas, nem os erros defensivos, podem desculpar esta derrota. O QUE SE PASSA ??? Estou de acordo com o Pedro Ferreira. Alguém tem de dar a cara. Alguém tem de assumir as responsabilidades. Vamos continuar a assistir impávidos e serenos a tantos recordes negativos batidos ? Quantos mais serão necessários ? Até quando ???
Paulo Raposo, sócio 60962.
Anónimo disse…
O problema do Benfica desde o principio da época, fora todos os roubos internos a que tem sido sujeito, é simples: a falta de Humildade do treinador, que lhe sobra em Vaidade e Arrogância, e infelizmente essa atitude passou para alguns jogadores, que nem parecem os mesmos. Jesus continua a ser como o actual presidente da república afirmou de si um dia: eu é que estou certo e o resto do mundo está errado, nunca me engano e raramente tenho dúvidas.
Se repararem bem, nos clubes por onde passou a culpa dos fracassos nunca era dele, era sempre dos outros. Só tinha estado em clubes pequenos, ser campeão num Gigante como o Benfica fê-lo viver nas núvens. Temo que nunca mais desça á Terra para mal do meu clube.
E PLURIBUS UNUM
E O BENFICA É MAIOR QUE PORTUGAL

Rui Vasco disse…
Por coincidência o primeiro comentário a este post foi o meu. Volto a comentar para dar os meus parabéns ao post de iBenfiquista às 13:12 e 13:14. Revejo-me na totalidade do que escreve. Toca em todos - e são muitos - os pontos fundamentais desta nossa..."crise", de uma forma lúcida, sem histerias.
O factor emocional é, sem dúvida, um aspecto que deve ser devidamente valorizado e quem melhor o fizer melhor vive o sucesso e ultrapassa o insucesso.
Viva o Benfica
antonioSLB disse…
Este último anónimo sou eu, antonioSLB. Obrigado
Norte Vermelho disse…
"Jorge Jesus marcou um treino para as 17 horas."
Eu é que moro a 400 km de Lisboa, caso contrário podem ter a certeza que marcava presença no treino. É preciso explicar a esse bando de mercenários pouco profissionais que a camisola do SPORT LISBOA E BENFICA é para HONRAR E RESPEITAR!
Esse "catedrático de trampa" e a corja que gravita à volta dele têm de ser corridos!
Sr. LFV tome decisões ou demita-se! Os BENFIQUISTAS estão à espera...
João disse…
Eu bem que disse que o NG estava acabado pro "treinador".. quem é que o mandou marcar um golo... nem convocado foi... nunca fui grande fã dele mas neste momento não perde pra nenhum outro avançado do Benfica (Cardozo teve lesionado e o Saviola parece que este ano não sabe o que é uma bola..).. jara? kardec? weldon? deixa-me rir... pra ter estes, mais valia o Nélson Oliveira, de longe!!!

Mas pro "treinador" só os jogadores que ele contratou é que são bons.... e são os piores... excepção ao Javi Garcia, e mesmo assim ao GR..
jbranco SOCIO9728 disse…
A destruição do elan , no grupo de trabalho, vem desde a pre-epoca ...quando o JJ , se armou em fanfarrão e, começou a dar entrevistas, por ter quanto era OCS , ao que se seguiu, a farsa, da renovação do contrato, em que, desavergonhadamente , se serviu de uma jogada manhosa, com o dedo do PC, para ver o seu contrato triplicar!.... O LFV , na altura, nada podia fazer....porque se não aceitasse, a chantagem, caia-lhe o céu em cima!,,,,A partir dai, o castelo começou , a desmoronar-se....Agora há que começar de novo!... o ciclo JJ , acabou!...
Muito mais difícil , do que atingir o sucesso eh saber geri-lo
Rui Sérgio Guerra disse…
Boas,
BASTA DE LAMENTOS RECEOSOS DA “prima donna do SLB” – o Sr. LFV!

A/c dos Srs “yes boys de LFV e do seu neo-escudeiro JJ”,
P/a a preservação deste desastroso status, mantenham-se “autistas”, quais “Goebbels da Luz”!
Sobretudo, continuem a defender a INCOMPETÊNCIA, A INEFICÁCIA E A ARROGÂNCIA de LFV, da sua CALAMITOSA GESTÃO DESPORTIVA E RIDÍCULA SOBERBA, a par da,… pasme-se!…, INACREDITÁVEL INAPTIDÃO DE “JJ” EM GERIR C/ HUMILDADE O SUCESSO CONQUISTADO!

Face à dramática realidade do SLB e à ABSOLUTA NECESSIDADE DE MUDANçAS DRÁSTICAS E URGENTES NA GESTÃO DESPORTIVA DO SEU FUTEBOL…, rogo aos Órgãos Sociais do SLB uma
Assembleia Extraordinária IMEDIATA p/a análise FRONTAL E COMPETENTE do actual SLB-SAD,
sob risco de:

1 - SE PERPETUAR A CRESCENTE DELAPIDAçÃO DO PATRIMÓNIO ECONÓMICO DO CLUBE
(desvalorização galopante dos activos principais – os passes desportivos dos jogadores),
2 – AGRAVAMENTO RADICAL DA DESCRENçA E DESMOTIVAçÃO DOS SÓCIOS E ADEPTOS
(perda garantida de enormes receitas: quotizações, bilheteira, publicidade, merchandising).

NÃO RECONHECER OS FACTOS SUPRACITADOS É… GESTÃO DANOSA OU CONIVÊNCIA C/ ELA!
IGNORAR ISTO É… MENTIR, SER DESONESTO E IRRESPONSÁVEL! Desculpem, comigo… NÃO!

AINDA QUE ESTANDO A RESIDIR AGORA NA ZONA DO PORTO,…
SOU SÓCIO DO SLB C/ QUOTAS PAGAS ATÉ FINAL DO ANO… E POR MIM… BASTA!
BASTA DE DISCURSOS “POLITICAMENTE CORRECTOS”, SEM A FRONTALIDADE, SERIEDADE E RESPONSABILIDADE QUE A GRAVIDADE DOS FACTOS CORRENTES DO SLB EXIGE!

ONTEM FOI…+ 1 VERGONHOSO RESULTADO… + 1 FRACA E INEFICAZ EXIBIçÃO DO SLB,
… NA SEQUÊNCIA DE UMA MISERÁVEL ÉPOCA DE 2010-2011!
DE MOMENTO, NÃO VOU CONJECTURAR O QUE VAI ACONTECER ATÉ FINAL DESTA ÉPOCA!
SEI SIM QUE,… ATÉ HOJE,… ISTO ESTÁ A SER MAU DE MAIS PARA SER VERDADE!

ESTAMOS SÓ EM NOVEMBRO,… E O SALDO DA ÉPOCA JÁ É QUASE CATASTRÓFICO:
… 18 jogos oficiais e… 8 DERROTAS!!! OITO DERROTAS!!! 8 DERROTAS… em 18 jogos!!!
… PERDEMOS VERGONHOSAMENTE A SUPERTAçA (c/ o n/ maior “inimigo”!),
… FOMOS ELIMINADOS DA CHAMPIONS C/ UMA MISERÁVEL FASE DE GRUPOS,
(fomos inferiores ao Lyon e,… QUE VERGONHA… até c/ o Hapoel seríamos eliminados!!!),
… ESTAMOS A FAZER 1 PÉSSIMO CAMPEONATO, c/ o 1°lugar a 10 pts (do n/ maior “inimigo”!),
(alguns deles,… sim,… foram-nos “roubados”!),
… E AINDA,…, A TRISTE REALIDADE DE,… EM REGRA, ESTARMOS A JOGAR 1 MAU FUTEBOL!

Se, até amanhã, o Srs. “LFV e JJ” NÃO VIEREM A PÚBLICO ASSUMIR ESTE NOVO FRACASSO,
de forma frontal, honesta e responsável, POR RESPEITO A NÓS SÓCIOS E AOS ADEPTOS,
SE MANTIVEREM AMBOS O HABITUAL AUTISMO E QUASE DESPREZO AOS BENFIQUISTAS,
eu,… SÓCIO DO S.L.BENFICA… P/A ESTA ÉPOCA… DESLIGO-ME DO FUTEBOL DO CLUBE!

Quanto ao Rui Costa, LAMENTO A OSTRACIZAçÃO A QUE FOI VOTADO POR LFV,…
MAS LAMENTO TAMBÉM,… SE ELE (RC) NÃO VIER A PÚBLICO DIZER… BASTA!
OU SEJA,… POR RESPEITO AO S.L.BENFICA… E POR TER SIDO “SILENCIADO” POR LFV,
RUI COSTA DEVE ASSUMIR PUBLICAMENTE A SUA INDISPONIBILIDADE E… DEMITIR-SE!

Aliás,…, apresentar a demissão ou pôr os lugares à disposição dos órgãos sociais do SLB,
já deveriam ter sido as atitudes dos Srs. LFV e JJ! No que não acredito, lamentavelmente! SERIA DAREM PROVAS DE UMA DIGNIDADE E HUMILDADE QUE APARENTAM NÃO TER!


PARA SEMPRE… E ATÉ À MORTE,… BENFICA, BENFICA, BENFICA! Cumprimentos a todos,
RSG
Luís Bernardo Rolo disse…
Boa tarde D'Arcy,

Como para dizer mal, já me chega o Medina Carreira, venho só aplaudir a sua coragem em, apesar de tudo, conseguir fazer a crónica do jogo.
Podemos vacilar. Mas cair, NUNCA!
Luis Azores disse…
A CULPA DESTAS VERGONHAS ESTÁ NUMA PALAVRA - COMISSÃO

Sabem porque não temos jogadores das camadas jovens na equipa principal?????
Porque não dão comissões.

Porque não joga NGomes???
Porque não dá comissão.

Quando um treinador começa a ter comissão sobre aquisições-vendas dá nisto, só joga quem pode dar lucro e da-se o DESCALABRO TOTAL!!!!

Na equipa dos porcos as comissões são para o presidente, os treinadores nem velas.

ABRE OS OLHOS RCOSTA, FORÇA BENFICA!!!
Joe Parsons disse…
Sou Benfiquista (com B bem grande) ! Não vou alinhar pelo diapasão do anti ! Ontem vi a equipa jogar, A dar o que pôde. Não ganhou e, apesar do domínio em todo o jogo perdeu por 3-0. Inépcia? Azar? Falta de calo para a champions? Seja o que for ! Perdemos um jogo que poderíamos ou melhor, deveríamos ter ganho. É com isso que temos que viver.
Hoje todos nós sabemos como se poderia ter evitado o afundamento do Titanic ! Assim, é muito facil agora teorizar-se sobre o que se poderia/deveria ser feito de modo a evitar-se a derrota. Alguém, se lembra da vaca que tivemos na final da Taça dos Campeões Europeus em 1962 ?
Resumindo e confundindo, estou triste pelo resultado, mas continuo a ser religiosamente benfiquista. Não sou um conformista. Limito-me a aceitar a realidade dos factos e a acreditar que as pessoas que dirigem o clube e os jogadores irão fazer alguma coisa no sentido de tentar corrigir o que estará mal, já que não lhes resta outra saída. Não vou usar o Benfica como saco de pancada para alívio e/ou cura para as minhas frustrações pessoais. O Benfica serve para me dar alegrias e essas virão de certeza absoluta ! Vou estar em Aveiro !
VIVA O BENFICA !
Paulo Russo disse…
Ha pouco tempo Jesus era o maior, era gritado o nome dele antes dos jogos debaixo de palmas, com a naval ja se ouviu assobios, agora querem a demissão.. Um dos grandes problemas do SLB são os sócios que não entendem a dimensão real do clube continuam com a utipia que é um dos melhores do mundo, para vir a ser tem de passar por uma fase complicada e não pode mudar de treinador todas as semanas como tem sido até aqui. O problema do SLB não é treinador, é mais complicado que isso, passa por criar infraestruturas psicologicas que o permitam ser grande e essas necessitam de estabilidade, e não de alterações continuas de jogadores e treinadores e de até presidentes. O Campeonato ganho o ano passado criou a ilusão de que estava tudo resolvido, mas não está e a prova foi as compras que se fez em Janeiro passado, tanto dinheiro para quase nada. Não gostamos de ouvir e chamamos ladrões ao FCP, mas eles passam sempre para os 8ºs de final da champion e deram-nos 5 secos sem batota, o ano passado para o campeonato ganhamos 1-0 em casa com um golo em que o maxi 5 segundos antes estava a segurar a mao do Helton e lá perdemos por 2 ou 3 e não jogamos nada, todos cagados, pedradas e bolas de golfe a parte, esta estrutura mental de vencedores nós nao temos e não vamos conseguir a mudar de jogadores e treinador todos os dias... dia 3 lá estarei outra vez para ouvir assobios ao jesus que era o maior o ano passado...
Red Blood disse…
MEDIDAS DRÁSTICAS E JÁ

Deixemo-nos de merdas, a coisa está preta, e por este andar da carruagem as HUMILHAÇÕES ainda nem sequer começaram!
Este AINDA treinador do Benfica MORREU naquele preciso momento em que aceitou o convite do Bimbo Laden para a final da merda da taça.
A total derrocada que se segui, a incapacidade e total impotência para fazer face às naturais e mais do que previsíveis adversidades é, isso mesmo, previsível, natural e há muito anunciado.

A humilhação no antro dos corruptos ladrons foi a gota de água. Assobiar pró lado e fingir que está tudo bem é mesmo enfiar um tiro na mioleira e suspirar de alívio, “Adeus Mundo Cruel…”
Este AINDA treinador do SLB, mesmo a época passada numa tinha um plano B, de acordo com o tipo de equipa que nos aparecia pela frente. O caudal atacante, a força e motivação dos jogadores era de tal forma asfixiante que não dava qualquer hipótese aos adversários, em 95% das vezes. Veja-se o que aconteceu em Liverpool e mais uma vez na pocilga do ladron.

Este ano a derrocada é total, temos um zombie a fazer de treinador, que desorganiza a desorganizada equipa em função do adversário e temos humilhação garantida.
Depois dos 5-0 contra a korja sanguinária só havia um caminho a seguir, escrevi-o aqui.

Por que razão o C Martins ontem ficou no banco? Lembrem-se que contra o Lyon, na Luz a 20 min (os descontos também valem) do fim, foi quando saiu o C Martins que o descalabro começou. Não dá para perceber a perseguição ao génio Saviola, um jogador que o Bimbo Ladron já ladrou publicamente que gostaria de ver na sua equipa!

A equipa é praticamente a mesma, MUITO MAIS CARA e ATÉ COM MAIS SOLUÇÕES, A EQUIPA TÉCNICA É A MESMA, por que raio a equipa está tão diferente para pior?

Repetem aqui que a derrota ontem por 3-0 foi injusta, e pergunto eu: a vitória frente à Naval por 4-0 foi inteiramente justa?
Esta equipa parece uma montanha russa, faz umas corridinhas até à área do adversário, depois entrega ridiculamente a bola ao adversário, este vai uma vez à área do Roberto e pimba lá para dentro, a partir daí é o descalabro completo, palhaçadas destas, nem nos juniores.
Basta, repito mais uma vez, pagámos um contrato ULTRA MILHIONÁRIO a um treinador por 3 o 4 anos mas apenas usufruímos de treinador por um ano, por sinal, o primeiro.

Se é mesmo verdade que o indivíduo apresentou um pedido de demissão depois do carnaval frente aos corruptus, e a direcção recusou, então TEMOS O QUE MERECEMOS, mais uma vez…
Arquivo Vivo disse…
Obrigado por teres permitido a publicação do meu comentário ao post do Pedro.
M. Costa Lopes disse…
Jorge Jesus é um excelente treinador. Para mim, o melhor a treinar em Portugal. Só um excelente treinador conseguiria colocar o Benfica a jogar da maneira como jogou na época passada. Só um excelente treinador conseguiria rentabilizar Di Maria, Aimar, Saviola, Cardozo, David Luiz, Fábio Coentrão, etc, como Jesus o fez. Não me lembro de ver o Benfica perder um jogo por falta de empenho dos jogadores, como, anteriormente, via amiúde. Só um treinador e um homem com grande capacidade e fé nas suas capacidades conseguiria lidar com o início de época de Roberto. Criticar quando se perde é fácil; dizer que Jesus é teimoso é apetecível, no entanto, as pessoas esquecem-se que é essa teimosia que faz dele um treinador especial. Para os mais distraídos basta recordar como Jesus resolveu o problema de Cardozo, na época passada, com as grandes penalidades; ao manter a confiança no jogador, o treinador ganhou um valor essencial para a conquista do campeonato. A maior parte dos treinadores mudaria o marcador dos penaltis. Agora, fala-se da teimosia em manter uma táctica para a qual não temos jogadores, no entanto, esquecem-se que o Benfica para rentabilizar dois dos seus melhores jogadores (Aimar e Saviola) tem que jogar em 4-4-2 ou 4-1-3-2. Aimar, na minha opinião, perde muito se jogar num meio campo a três ou, então, como segundo avançado; Saviola rende muito mais como segundo avançado do que como extremo. O que falta então ao Benfica? Faltam substitutos para Di Maria e Ramires. Gaitan, ainda, não tem capacidade para ser importante no lado esquerdo (quer a abrir em situações ofensivas, quer a fechar sem bola); Sálvio é um excelente jogador, mas quando joga ao mesmo tempo que Gaitan, desequilibra a equipa em situações defensivas (fica um meio campo demasiado ofensivo); Rúben Amorim seria a peça-chave neste meio campo mas tem estado lesionado desde o início da época. Na minha opinião, é o jogador, deste plantel, que mais facilmente pode ocupar o lugar de Ramires, equilibrando a equipa em situações de transição defensiva. Depois disto tudo, qual é a culpa de Jorge Jesus? Para mim, pouca. No limite, é a mesma de Fernando Santos quando se viu sem Manuel Fernandes e Simão no início da época. Quem construiu o plantel, não adquirindo um substituto para Ramires após a venda do seu passe e não tendo um substituto para Di Maria já integrado no próprio plantel (trazer um jogador da Argentina para Portugal com a responsabilidade de substituir Di Maria, logo de imediato, é brincar com o fogo!) tem que assumir a responsabilidade. Quando Jesus assume a vontade em atacar a Champions, de certeza que estava a contar com outros jogadores para o futuro plantel (provavelmente, houve jogadores que foram prometidos e que nunca vieram!). Atribuir a responsabilidade do fracasso ao treinador é o mais fácil mas não é o que o clube precisa. Os dirigentes têm que assumir que a época teve erros de planeamento e assumir que Jorge Jesus é o treinador para a próxima época, (os jogadores e os adeptos precisam de uma mensagem forte por parte do presidente) porque é o melhor treinador em Portugal. Em situações similares, mais a norte, já vi renovações contratuais com o treinador serem bastante profilácticas para o interior do plantel e resolverem potenciais problemas de liderança.

http://benficamagico.blogspot.com/
António Madeira disse…
Depois de ler cada um dos comentários anteriores, sinto-me orgulhoso de ser Benfiquista. Sinto-me orgulhoso por ter vindo parar a uma casa onde se debate, se discute, se opina, porque amamos um clube que no século XX foi maior que Portugal.

A época anterior foi o início de um sonho lindo, impulsionado e empurrado por milhões de benfiquistas espalhados por esse mundo fora. Foi nosso aquele título. Fomos nós que marcámos aqueles golos, fomos nós que corremos como ninguém, fomos nós que fintámos, passámos, fizemos carrinhos, defesas impossíveis. Sempre o disse, volto a dizê-lo.
No entanto, esta época tem sido um pesadelo negro demais e ontem foi talvez o dia mais triste de que me lembro desde que sou Benfiquista. E agora que escrevi isto, explico sinceramente porquê: simplesmente porque o sonho desmoronou-se ontem, tendo começado a ruir no decorrer do defeso como confirmação insofismável daquilo que não podia ser evitado e que estava à vista de todos os que são sérios. Foi o morrer de um sonho para uma estrutura que se erguia qual Fénix renascida das cinzas, mas que foi derrubada pela soberba.
Dito isto, aconselho todos aqueles que amam o Benfica a lerem as mensagens que constam como resposta à crónica dolorosa do D'Arcy, em especial os do iBenfiquista (1.º) e do Arquivo Vivo (2.º). O Benfica está ali.

No que me diz respeito, e porque continuo benfiquista e sonhador e a acreditar que ainda os há com estas virtudes, peço encarecidamente ao Rui Costa que se demita.
Rui: não continues a minguar aos nossos olhos. És o porta estandarte do nosso clube. Por favor, demite-te. Voltarás em grande e aos nossos ombros, e far-nos-ás novamente orgulhosos por pertencermos a esta instituição humana que aprendemos a amar e a construir.

Coragem e viva o Benfica!
sabio disse…
Será que os jogadores não trabalham!
Será que anda tudo as turras!
Será que o Rui ou o Vieira não sabem! Estamos a pagar factura do início da época!

Sejamos honestos sejamos sérios! a equipa tem sofrido MUITAS sangrias de jogo para jogo tem gente muito nova [idade] e tem alguns corpos estranhos! q custam a engrenar com o manto sagrado...
É depois tudo corre mal! Em jogos duros de roer! só estamos a ganhar em fortalecer o grupo.


PS: Se fosse-mos corruptos teríamos muita mais sorte pois os do apito ajuda ajudam que se fartam as tripas.
Ao contrário ao glorioso e só vilanagem em todos os jogos ate neste!
Mas eu acredito que isto vai mudar, ai vai vai!
Força benficaaaaaaaaaaaaaaa

paulrita disse…
QUEM FOI ELEITO PARA DIRIGIR ESTE GRANDE CLUBE
TEM QUE ESTAR ..Á ALTURA..DO MESMO, E NÃO É
FALAR AOS BENFIQUISTAS QUANDO TUDO ESTÁ BEM
... E NÃO APARECEREM QUANDO AS COISAS ESTÃO
MAL.....................................

NESTE MOMENTO, ESTAMOS A SER A ALEGRIA DAS PANDILHAS DOS IDIOTAS DOS DESMIOLADOS ESQUIZÓFRENICOS, ONDE CHAFURDÃO OS --PARÕLOS BATOTEIROS, OS CONDES e BARÕES, OS
BISPOS DO CANUDO, OS XÓRIÇOS DO ATLÃNTICO
E MAIS ALGUMA PORCARIA QUE SE LHES JUNTA, NUM
IRRACIONAL ANTI-BENFIQUISMO PRÓPRIO DE
"PESSOAS" ALEIJADAS DA CABEÇA E ALIADA DE TUDO
QUE SEJA...CORRUPÇÃO...BATOTA..TRAFULHICE E
VIGARICE , DO VELHO "PAPA-PORCO, ALGUMAS VEZES, ATÉ CONTRA OS SEUS PRÓPRIOS CLUBES.
.....ENFIM O LIXO ESTÁ POR TODO O LADO........


BRANQUEAMENTO DA SITUAÇÃO ACTUAL A QUE CHEGOU O FUTEBOL NO NOSSO CLUBE, PENSO
QUE QUE CADA UM DE NÓS TEM, E AINDA BEM, A
SEU MODO DE VER AS COISAS, EXCEPTUANDO O
PEDRO GUERRA, ESSE SIM E UM ARTISTA, NESSA ARTE.

AGORA TEMOS QUE EXIGIR, E NEM DEVERIA SER
NECESSÁRIO, QUE QUEM ESTÁ COM O FUTEBOL, SEJA
RUI COSTA..SEJA L.F.VIEIRA...QUE FALEM, PORQUE O QUE SE PASSA COM A NOSSA EQUIPA DE FUTEBOL
...NÃO PODE SER NORMAL.

BEM HAJAM

BENFICA NÃO TEM IGUAL
rogerio moreira
Luis Azores disse…
Depois de tudo o que foi dito aqui, não vejo explicações para:
NGomes, jogador mais experiente nessas andanças não jogar???
CMartins, jogador em melhor forma, com 4 assintências contra o Lyon e com motivação em alta após ter feito grande jogo com a seleção, no banco????
O mais importante pois não havia perda de tempo com adaptações ao clube e ao Pais, não haver jogadores da formação na equipa principal???

Depois dizem que ao JJ não lhe subiu o micho à cabeça depois de ser campeão, passar a ser arrogante e não assumir os erros.

LFVieira não fala agora porquê???? Está desaparecido???'
Quando fomos campeões, apareceu logo na TV a dizer que o sucesso devia-se a ele. Que fez isso mais aquilo, que planeava tudo com JJ. Cagando em cima do RCosta.
E agora não aparece porquê???
É nas derotas que ve-se os grandes lideres!

No próximo mês vou pagar as cotas de 2011 com muito orgulho.
ABRE OS OLHOS RCOSTA, FORÇA BENFICA!!!!!
Manuel Monteiro disse…
Boas isto está tudo parvo então ainda à cerce de 5 meses saltavem e hoje estão nesta comédia, são benfiquistas? eu não acredito ou são verdes desfarçados, ou azuis? emtão já se põem emcausa tudo e mais alguma coisa desde o LFV ao RC, voçês já se esquecera do Vale Tudo? tenham vergonha na cara e deixem-se de merdas e de bota a baixo que é o que os nossos inimigos querem. nâo é preciso eles chaterarem-se muito pois À logo uns benfiquistas???? que he fazem a vontade. A equipa não joga o que jogava o ano passado, mas já se esqueceram do que se passou nas 4 jornadas iniciais do campeonato, já se esqueceram que estivemos mais perto de acabar do que o boavista, já se esqueceram da pouca vergonha do apito? já se esqueceram da fruta então qual o vosso contributo é ir ao estácdio e em vez de apoiar a equipa é assobiar os jogadores? foda-se se tou chateado claro que estou, mas porra temos de fazer algo para esta fase passar o mais ráido possivel é que chorar sore o leitew derramado não dá frutos. para termibar só vos querf dizer uma coisa QUEM NÃO TEM PASSADO NÃO TEM FUTURO e o Benfica tem um grand passado, deixemo-nos de merdas e façamos o que estaá escrito no nosso simbolo, todos por um.
Phoenix disse…
Já tudo foi dito acerca do actual momento do Benfica, gostaria apenas de referir 4 pontos de vista:

1) Jorge Jesus não passou de bestial a besta. De facto foi bestial o ano passado, sem sombra de dúvida, e este ano tem sido indubitavelmente medíocre. Não entendo a dificuldade em atribuir-lhe ambas as responsabilidades e assumo que até hoje não achava que tal fosse possível. Mas os resultados estão à vista e são esclarecedores.

2) Não vamos misturar pormenores de qualidade no jogo de ontem, em relação à exibição individual de alguns jogadores com a exibição da equipa. Ou seja, viu-se Aimar , viu-se Javi , viu-se Gaitan , viu-se Salvio , viu-se mais Maxi , viu-se Luisão , viram-se algumas combinações, desmarcações, fintas, centros, remates fora da área, pressing , enfim... viram-se muitos e bons argumentos individuais (embora lá está "esforçados" e com pouca dinâmica), mas conjunto, entrosamento, jogadas estudadas (as tais de olhos fechadas e tiradas a papel químico), a certeza no passe, enfim, o jogo de equipa, só mesmo nas memórias que mantenho vivas do ano passado.

3) D'Arcy porque em vez de chamares "calo" não falas do famigerado "estofo de campeão"? O ano passado andava tudo a questionar-se acerca se o Benfica tinha ou não estofo de campeão, este ano que de facto somos campeões e se pode analisar convenientemente essa questão, buscam-se eufemismos e já ninguém fala nisso... e logo quando todos já sabemos a resposta.

4) Andam por aí a falar do LFV , será que é o presidente do Benfica que tem a obrigação de constituir e treinar uma equipa? Na volta é, parece. Na volta a atitude mais correcta de um presidente será ceder a pressões financeiras na contratação de jogadores durante a madrugada (uma vez que era óbvio que este tipo de pressões advém sempre de jogadores que se adaptam logo ao campeonato português e são dotados de grandes qualidades técnicas), vender jogadores campeões (uma vez que era óbvio que estes jogadores iriam ficar contrariados no clube), dispensar o treinador campeão (uma vez que era óbvio que o discurso vencedor e a mestria da táctica iria dar lugar à pretensa fanfarronice e incompetência), enfim... durante anos pede-se mão firme nas contratações, o não desmantelamento das equipas vencedoras e a estabilidade na equipa técnica, de um momento para o outro, já nada disto faz sentido: coerência precisa-se.
D'Arcy disse…
Abel_cop, o seu comentário foi rejeitado pelos termos xenófobos e racistas que utilizou. Se conseguir exprimir-se sem ter que recorrer a esses termos, não terei qualquer problema em publicá-lo.
Francisco Costa disse…
D'Arcy, o seu post, foi uma forma delicada, calma e se poderarmos bem, certa de explicar o que se passou. No meu entender, não creio que a culpa seja do JJ, mas sim dos jogadores, que ora no auge de um bom momento, tentaram virar as costas ao SLB, e apesar de concordarem em renovar, nunca perdoaram por não terem saído para outros clubes. De uma vez por todas, quem não joga com a camisola do SLB no coração, nem devia jogar, pois o SLB não é unicamente uma porta para clubes estrangeiros, não é nenhum clube de formação. Estão no SLB, joguem com a águia ao peito, e quando saírem, que sejam como o Rui Costa, que nunca voltou as costas ao nosso SLB .
FARMÁCIA FRANCO disse…
Ora aí está a mais que esperada análise do presidente:

«Temos o plantel que Jesus pediu» - Luís Filipe Vieira

E é este o presidente, que alguns afiançam que ficará na história como o melhor presidente do Benfica de todos os tempos!!!!

Já para nem falar de outros, ó Vieiras de Brito, ó Fezas Vital, ó Ferreira Queimado, ó Borges Coutinho, venham cá baixo ver isto!!!

Comparar, minimamente que seja, o espirito de mercador de vieira ao espírito e alma benfiquista com que ilustres Presidentes, como os acima referidos, dirigiram o Sport Lisboa e Benfica, é crime lesa pátria. É um atentado á memória de todos aqueles que, por amor e só por amor ao Benfica, não evitaram esforços para levar o clube rumo á glória.

"Por exemplo, a minha mulher reclama de eu viver tanto o clube" - LFV

Ó vieria vai pra casa pá!
António Barreto disse…
Não acompanho totalmente a sua análise. Acho que omite algo essencial.

Arquivo Vivo, Ibenfiquista, Red Angel, Phoenix, M Costa Lopes, gostei dos vossos comentários. O Benfica precisa deles.

Eis como vi o jogo:
O Hapoel apresentou uma boa equipa; muito boa cultura tática, com ótima leitura de jogo, muito bem a intersetar as linhas de passe na fase passiva, muito bem abrindo linhas de passe na fase ativa, capacidade técnica qb muito homogénea, muita solidariedade e muito empenho. Tudo com grande serenidade!

Porém, jogando como jogou e sem erros grosseiros de arbitragem o nosso Benfica teria ganho! A sua superioridade desportiva esteve sempre percetivel. No entanto jogou quase sempre " a meio gás" um futebol direto - com excepções - e amorfo. E foi por esta razão que os golos foram quase, quase...e porque sempre aparecia um pézinho adversário no últimos instante.

Falta de crença, de criatividade, de solidariedade, de autoconfiança. Tudo o que tinha no ano passado. Bastaria meter um pouco mais de velocidade e criatividade para ter ganho. Aimar foi mal acompanhado. A equipa está num estado anímico muito débil e receio que já não acredite na equipa técnica. É agora que o lider é necessário. É a hora de Rui Costa. É a hora de JJ mostrar que tem categoria para o nosso Benfica.

Esta equipa já demonstrou esta época que tem capacidade para jogar ao mais alto nível. Que pode bater-se com qualquer um. Conquistou brilhantemente a Liga transata enfrentando o clima de "guerra civil" que lhe moveram por toda a parte, perante a passividade das autoridades desportivas e de segurança, demonstrando todos uma resistência psicológica inabalável. Há que recuperar esse espírito e convidar a sair quem não aderir ao projeto. É o tipo de trabalho de um Diretor Desportivo.

Assistir impotente às ajudas ao principal adversário sofrendo simultaneamente os prejuízos dos sucessivos erros grosseiros de arbitragem e à continuidade e impunidade das agressões de que são vítimas, é razão suficiente para desmoralizar qualquer um. Já vi este filme demasiadas vezes!

Andam por aí uns bandidos que deviam estar atrás das grades!

Viva o Benfica!

Olá DÁrcy.

Gosto muito de Vocês, continuo a ser fã do treinador e do Presidente.
Allgo, no entanto, tem de estar muito mal. Por brincadeira, até no V/ programa DEBATE (que vejo sempre, mesmo por gravação), às vezes..., às vezes... fico com a sensação de que Vocês têm a levíssima tentação de pôr um travãozito na visão, em meu entender muito realista, do amigo Sérgio. Bom, D´Arcy, eu também sei que ele tem como norma, tal como eu, de "quando é pouco optimista, é-o para se sentir mais feliz quando as coisas correm bem".
Isto não vem aqui muito a propósito, mas serve para dizer que as euforias despropositadas apesar das pressões desonestas, criminosas e desmotivadoras de toda a equipa, aconselharia uma maior prudência no encarar da presente época, até para não dar-mos mais motivações aos nossos inimigos.
Também não concordo que se esteja sempre a gozar com o Sporting (com o Porto não faz mal, bem pelo contráriio), depois eles fazem um bom jogo e ganham e, claro, têm motivos para poderem abrir a boca.
A propósito, no último DEBATE (desculpa outra vez o despropósito), algum de Vocês disse: espero que o Sporting ganhe. Ora bolas, lá está, não compreendo o raciocínio e, engraçado, vejo tantos portistas a não se importarem de perderem com o Sporting...!!!!. Então, V. sabem, como eu, que o ódio da Kamorra ´pelo Benfica é tanto que, se for possível vê-lo destruido desportiva e principalmente, financeiramente e de mão estendida, óptimo. São sinistros, são...., o que demonstra que, afinal, os adeptos dos PorKos, ao contrário de nós, sabem bem o que é o seu GRANDE CHEFE e identificam-se com ele. Ou sejam, não querem, sequer, que vamos à Champions, pela razão financeira aduzida mas, também, para poder ir um dos seus afilhados que, pretendem mais poderoso, para nos irem enterrando cada vez mais.
Sim semhor, estou preocupado com as finanças do Benfica, o Jesus lá arranjou um gasto de mais de 40.000 Euros este ano, com mais de 30.000 o ano passado, não se vê nada que o justifique... enfim.

Para onde caminha o nosso Benfica, tenho medo, muito medo.
E, em jogos como o de omtem, nem um tuste. Quer dizer, só despesa.
E, ´começo a pensar, não sei, mas até parece que o Jesus, este ano, parece tudo, menos inocente.
O Saviola, que vemos que não joga menos, simplesmente sente-se obrigado a desempenhar funções que não são o seu estilo, mas mesmo assim bem, é um grande jogador e sempre o primeiro a saír e ainda por cima quando, já se viu, é muito útil à equipa. mais quando estão em campo, simultâneamente, AIMAR e CARLOS MARTINS. Mas, porquê, também Carlos Martins voltou, na cabeça do JJ, a jogar só um bocado do jogo, como se ainda existissem Ramires ou Di Maria...... Meu Deus, porquê Sálvio (nâo apareceu na ponta!!!!!!!) se o jogo não era com a Naval e o C.Martins não estava castigado????? Porquê, mais uma vez, o deprimente empurrar do N.Gomes para a Bancada. Viu-se a razão dos falhanços em frente à baliza, falta de maturidade. E.. se Nuno Goimes tivesse entrado na 2ª. parte na vez duma enchurrada de avançados ????
Começo a pensar que comprámos um monte de jogadores imaturos, por uma fortuna....uma fortuna que tinhamos poupado e se tivéssemos comprado os 2 ou 3 jogadores já feitos (sem ser por catálogo), mesmo daqui do nosso campeonato, será que, além de nos ficar mais barato, estarámos pior??
Não sei, porque diabo perco eu, hà nos, o meu tempinho a enviar e-mails para o Presidente, treinador, director desportivo, etc. a dizer para comprarem, se puderem, jogadores no mercado nacional, que cada equipa tem sempre, pelo menos. um grande jogador. Agora, poedria por exemplo, no Braga, falar de RODRIGUES, L. SALINO, MATEUS, no Guimarães TARGINO e váriois outros, na Naval o FÁBIO JÚNIOR, e tantos outros que poderia já aqui mencionar mas não, é melhor deixar ir para o PORKO o Varela, o R. Micael, além dos outros que, vindo de lá fora, eram bons (claro), Álvaro Pereira, Falcão, (o Benfica teve uma mão neles).
Enfim, lá veio o ROBERTO, que é bonzinho( Indelizmente não deu
(Continuação).
Houve uma excepção no jogo, no início da segunda parte e que durou até ao 2º. golo. Viu-se o mesmo tipo de futebol, mas com ligação (não era, como diziamos em miúdos - à garrafulha-) e o melhor remate do jogo, do C. Martins, parado por um guarda-redes que dá pontos, que vê a trajectória da bola, dá dois passos e, claro, depois fica mais curta e eficaz a estirada.....

Penso que o Jesus continua a ser o MEU GRANDE TREINADOR mas, as casmurrices, as embirrações prováveis com os citados jogadores e outras que tais, não deveriam ser admitidas por quem de direito. E, depois, aquelas histórias do P.da Bosta, que o que queria, o P.Bosta (desconfiar), segundo ele, era que o Benfica gastasse mais dinheiro com o Jesus, com o boato vindo do Norte.

Enfim, diremos, que além do Benfica não ter perdido apenas por azar, não vamos agora a andar a mudar de Treinador, de Presidente, de D.Desportivo, etc, que grande parvoice, temos é de assentar, de vez.

Todos sabemos, mesmo aqueles que são apologistas dessas desestabilizações, que além das indemizações legais, agora, em virtude do tal dito BOATO à Pinto da Bosta, haveria uma superfortuna a pagar ao Jesus e, ainda por cima, mais cedo do que ele pensava. Que bom para o rapazinho não era???? e que grande DESGRAÇA para o nosso Benfica.

Houve algumas coisas, que foram reais e, que não gostei nada, como aquela no Programa que já não vejo hà muitos meses e em que o Jesus disse ao Rui Moreira que o Falcão era um grande jogador e, por isso mesmo, se compreendia que não tivesse ficado no Benfica mas sim no Porto.

Coisas que temos que pôr para trás das costas.
Espero, mesmo assim, que alguém de direito, tenha ouvido hoje na televisão, ao meio dia, as palavras sensatas do HUMBERTO COELHO sobre este momento do Benfica.
E aquela, também hoje, do Chefe da Polícia de Lisboa, a dizer, a propósito da segurança das claques do Sporting e Porto, que poderiam haver desacatos, por desforra, por parte de jovens afectos ao Benfica ??????!!!!!!!!

Ok, esperemos melhores dias, que o Benfica ganhe em Aveiro, levante a cabeça e consiga manter, até ao fim, o 2º lugar, do mal o menos.

VIVA O BENFICA SEMPRE.