Esperança


 


Vejo as fotos da acção promocional do Benfica no Rossio esta tarde e não consigo evitar um sorriso. Porque só consigo pensar que o Benfica é isto mesmo. É a gente que se junta espontaneamente à volta de uma cadeira gigante porque é o Benfica que está ali. E pede autógrafos ao André Almeida ou ao Rodrigo Mora só porque são jogadores do Benfica, mesmo que se calhar acabem por não ficar no plantel. São os sócios que aplaudem o Eduardo ou o Roberto na apresentação porque eles entraram em campo envergando a camisola do Benfica, e é só isso que basta para terem o nosso apoio incondicional.


 


E apesar do Benfica ser também a gente que, em nome de um suposto 'espírito crítico', avalia e desanca jogadores depois de ver um treino ou meia parte de um jogo, que os assobia e critica antes deles entrarem em campo ou até mesmo antes de assinarem pelo clube, apesar de também ser a gente que ainda antes de se dar um chuto numa bola já está a prever as piores desgraças e a deitar tudo abaixo, e que às vezes quase parece estar a torcer para que as coisas nos corram mal só para depois terem o prazer masoquista de esfregar as mãos e dizer "Eu não vos disse? Vêem como eu tinha razão?", coisas destas recordam-me que esses adeptos são uma minoria no gigantismo do Benfica. Porque para a grande maioria, 'Benfica' não desperta a depressão, a maledicência, o negativismo ou o derrotismo; desperta simplesmente alegria, que se vê nos sorrisos daquela gente. E isso renova-me, a cada dia, a esperança no meu clube.

Comentários

4starstarget disse…
A minha cadeira de sonho!
MEO Piso 3..

Benfica: Hoje e SEMPRE!
O GLORIOSO disse…
Mais um texto certeiro Gonçalo de facto transmite aquilo que é mesmo ser benfiquista.
Muitos seus colegas Bloggers deviam ler, reler e ler outra vez o 2º paragrafo. Não vale a pena dizer quais os Blog´s pois todos sabem quem são, auto-tutilando-se Benfiquistas, enfim.
Já agora quando recomeça o Debate das quartas estamos todos com muitas saudades?
É isso tudo, moço. É isso tudo. É este, também para mim, o meu Benfica.
Anónimo disse…
Muito bem D'Arcy. Excelente mesmo.

PS: A verdadeira cadeira de sonho. Uff mais uma humilhação depois dos 16 milhões de euros pagos por um lateral sub-20, barrete do tamanho daquela cadeira.
Aguia Imperial
pge disse…
Há quem viva o sumo da coisa, há quem prefira viver a espuma da coisa...São opções de vida.
UnumSLB disse…
Porra lá estão vocês, seus egoístas!! É vosso??
É mas é meu!!
.
.
Pronto, calma! Concedo!
E de mais uns 14 milhões que partilham a alegria desses sorrisos.

Grande tributo prestas ao Benfica com este texto. Tem lá tudo.

Obrigado companheiro Benfiquista.



Dylan disse…
Uma grande acção promocional do Benfica, com classe, com humor corrosivo e a chapada de luva branca, perdão, vermelha!
Jorge Ventura disse…
A acção promocional foi fantástica e de louvar...acho é que se no futuro tivermos uma politica que privilegie os jogadores Portugueses talvez não precisemos tantas destas iniciativas...a mim desgosta-me profundamente irmos jogar com um onze base sem nenhum Português, talvez a outros isto não lhes faça qualquer diferença mas a mim faz...!
Gosto menos do Benfica ou o meu apoio vai ser inferior...claro que não mas sinto-me no direito porque pago (sócio nº 10756) de discordar do rumo traçado e julgo que a critica construtiva é positiva e ajuda-nos a crescer....!
Saudações Benfiquistas
Bruno Gaio disse…
Como é possivel o Urreta fica fora e o Bruno Cesar que nao mostrou nada .. é convocado como é possivel ? mais uma vez os nomes jogam , isto nao é a favor do Clube mas sim a favor dos nomes .. se fosse a favor do Benfica iam os melhores nao olhando a nomes , e Urreta neste momento e claramente melhor. e enquanto continuarmos so olhar para o valor que pagamos mesmo que os outros sejam melhores , nao vamos ganhar nada!!!!! Nao se aprende ou nao se quer aprender nada com os erros , impressionante!!
Alexandre disse…
Clap, clap, clap.
hugo calado disse…
"comove-me tanta grandeza"

ps. é um bocado lamechas esta expreção não é??

SOMOS GRANDE FODAS!!!!!
José, o Alfredo disse…
A mim o que me renova ainda mais a esperança é a capa do Record de hoje. Depois das contratações do Couceiro e do Octávio, das quais até hoje não saberia se não fossem aquelas capas, hoje é quase garantido que o Luisão vai.

Confesso que até hoje tinha muitas dúvidas e assim fico com muito poucas. É quase certo que o Luisão fica. E isso, desculpem lá que vos diga, deixa-me muito mais descansado.
lisandro disse…
D'Arcy,

- O Benfica é sim senhor muita coisa do que afirmas.
- Sim, o Benfica é este movimento de massas espontâneo.
- Sim, o Benfica é (ou deve ser) este sentimento de alegria e este sentimento de pertença quando gritamos o "o Benfica é nosso".
- Sim, é um absurdo total assobiar jogadores antes sequer deles terem tocado na bola.

Mas o Benfica também é, e terá sempre que ser, pelo que representa esta grande instituição, vivido com "sentido crítico".
- O Benfica é grande demais para o vivermos com total anuência.
- Não, o Benfica não é aplaudirmos jogadores "apenas" porque estes têm um contrato de tranbalho assinado. O Benfica é aplaudirmos os jogadores que têm orgulho de vestir a camisola, que são profissionais com dedicação e que partilham o seu esforço para o contributo da equipa (et pluribus unum).
- Não, o Benfica não é o que temos assistido nas ultimas dácas em termos desportivos.
- Ganhar dois campeonatos nos ultimas 17 épocas não é o Benfica.
- Ganhar uma Taça de Portugal nas ultimas 15 épocas não é o Benfica.
- Gerir o plantel profissional como assitimos desde Maio de 2010, não é o Benfica.

Não afirmar isto e apenas aplaudir, é não ter face nem identidade, é embarcar na onda do deleite, do oportunismo e do comodismo.
É trocar o apego à firmeza e defesa da verdade, pela adesão à fluidez das conveniências tão próprias das "pré épocas".

Descuplem, mas eu vivo demais este clube e o que ele para mim representa.
ALM disse…
Concordo plenamente. Até me revejo em algumas críticas que fazes aos adeptos embora muitas vezes me arrependa. Mas não sou dos que assobiam os jogadores mesmo que não goste deles. Isso só vai fazer para piorar o seu contributo para com a equipa.
Alexandre disse…
Revela pouco sentido crítico aquele que pensa que sentido crítico é apontar defeitos. Esse é o colo confortável dos histéricos e dos ignorantes.

Alexandre
Phoenix disse…
Também vejo esse Benfica; não me comove um record estatístico, uma série de vitórias, o maior troféu da vitrine, a única coisa que me faz ir ás lágrimas é a festa da família benfiquista!
PVG disse…
Caro D’Arcy
Aprendi a gostar de futebol a ver jogar o Coluna, Eusébio, Zé Augusto, Simões e tantos outros. Durante muitos anos pensei que não “merecia” ser sócio deste nosso clube e que só tinha o direito de, semanalmente, sofrer até à confirmação de cada vitória.
Já me deixei dessa parvoíce. O BENFICA é de todos nós! Ver as nossas camisolas em campo, quer sejam envergadas por portugueses, ou não, por virtuosos, ou não, enchem-me sempre de alegria e, por vezes a tristeza, quando surge, nunca é manifestada em público.
Quero que saiba(s) que após cada jogo fico sempre à espera do seu post.
Parabéns!
Rui Sérgio Guerra disse…
Boas D'Arcy e Tertúlia,

Como sócio e adepto apaixonado, concordo e aplaudo as palavras finais do teu post:
..."Porque para a grande maioria, 'Benfica' não desperta a depressão, a maledicência, o negativismo ou o derrotismo; desperta simplesmente alegria, que se vê nos sorrisos daquela gente. E isso renova-me, a cada dia, a esperança no meu clube."

Ser Benfiquista É ISTO,… nós SLB, SOMOS ISTO MESMO!

Mas, em nome da verdade, das minhas convicções e pelo mérito que o texto merece, permite-me a minha vénia ao comment anterior:

"De lisandro a 22 Julho 2011 às 11:59" ……… PARABÉNS Lisandro! Excelente comment!

De facto, a alma e a honra benfiquistas fazem-nos defender SEMPRE, com toda a garra e ambição, o n/ SLB!
No entanto, isso em nada deverá invalidar que, com uma abordagem responsável, construtiva e cívica, se analisem, discutam e assumam os factos do SLB!

Mesmo se concordo que "22 M€ por 2 laterais" é, para a n/ realidade desportiva e social,
uma barbaridade e uma ofensa ao bom-senso, manda a verdade reconhecer também que,...
...queira-se e goste-se, ou não, da dita verdade,
...ESTA N/ PRÉ-ÉPOCA COMEçOU MAL (once again!):

- QUER NA GESTÃO DESPORTIVA DO PLANTEL
(ex: indecisões excessivas nas contratações, como a defesa refeita demasiado tarde, Luisão???, ausência de 1 PL de área agressivo e forte no jogo aéreo, Rodrigo e Urreta ... NÃO SERVEM???),

- QUER NA POLÍTICA DE COMUNICAçÃO
(interna e externa ao SLB: não há a coragem de punir=marginalizar os "media" que mentem ou falseiam recorrentemente a realidade do SLB, "os BUFOS mantêm-se" = as negociações NÃO SÃO SEMPRE C/ PROFISSIONALISMO E SIGILO, falta TIMING e PERSUASÃO à comunicação do SLB).

Resultado de tudo isto, os resultados e as exibições foram… “bem esclarecedores”!

POSITIVO : a qualidade do Artur, do Garay, do Capdevila, do Witsel, do Enzo Pérez e, muito especialmente, do Nolito! Gostaria de ver, no mínimo, o D.Simão e o N.Oliveira no plantel.
NEGATIVO : creio faltar-nos +1 DC de categoria e 1 PL aguerrido e forte no jogo aéreo.

Mas ok,... VAMOS ACREDITAR E APOIAR O SLB, SEMPRE!
FORçA BENFICA! FORçA JJ + staff + jogadores!
Preparem-se a sério, TRABALHEM A SÉRIO e lembrem-se que…
… C/ GARRA, QUERER E AMBIçÃO, NÓS SÓ QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO!

Daqui do Porto, um abraço a todos,
RSG
Jose João disse…
É bom ver benfiquistas sempre, na vitória e na derrota. Isso é muito bom. Esse é o benfiquismo que aprendi do meu pai. Se o Gonçalo me pedir para não escrever nada aqui que seja uma crítica ao treinador ou ao dirigente ou ao adepto ou ao jogador, eu compreendo e não o faço, mas não deixarei de ser muito benfiquista, ou melhor preferia deixar de ter nacionalidade a deixar o Benfica, só por ter uma ou outra opinião crítica. Mas fique descansado que não emitirei nem mais uma crítica AQUI.
Viva o Benfica
UnumSLB disse…
Vamos lá desmontar o comentário postado pelo lisandro.

" D'Arcy,

- O Benfica é sim senhor muita coisa do que afirmas.
- Sim, o Benfica é este movimento de massas espontâneo.
- Sim, o Benfica é (ou deve ser) este sentimento de alegria e este sentimento de pertença quando gritamos o "o Benfica é nosso".
- Sim, é um absurdo total assobiar jogadores antes sequer deles terem tocado na bola.
Mas o Benfica também é, e terá sempre que ser, pelo que representa esta grande instituição, vivido com "sentido crítico"."

Vamos então apreciar o "sentido crítico"

"- O Benfica é grande demais para o vivermos com total anuência."

Discordamos porque convém não anuir em nada, parece ser o raciocínio.

"- Não, o Benfica não é aplaudirmos jogadores "apenas" porque estes têm um contrato de tranbalho assinado. O Benfica é aplaudirmos os jogadores que têm orgulho de vestir a camisola, que são profissionais com dedicação e que partilham o seu esforço para o contributo da equipa (et pluribus unum). "

E pensava eu que o objetivo era aplaudir o Benfica!?! Não! Os aplausos agora são selectivamente individualizados, tanto como os assobios.

"- Não, o Benfica não é o que temos assistido nas ultimas dácas em termos desportivos."

A velha conversa do "não é o meu Benfica", não ganha.

"- Ganhar dois campeonatos nos ultimas 17 épocas não é o Benfica."

Outra vez. Não tinhas dito já?

"- Ganhar uma Taça de Portugal nas ultimas 15 épocas não é o Benfica."

Insistes?? Já ouvimos.

"- Gerir o plantel profissional como assitimos desde Maio de 2010, não é o Benfica. "

Porra, já ouvimos! Não é o teu Benfica, parte para outra.

"Não afirmar isto e apenas aplaudir, é não ter face nem identidade, é embarcar na onda do deleite, do oportunismo e do comodismo.
É trocar o apego à firmeza e defesa da verdade, pela adesão à fluidez das conveniências tão próprias das "pré épocas".

Descuplem, mas eu vivo demais este clube e o que ele para mim representa."

Para esta depressão apelativa final, aconselho-te o extraordinário comentário também aqui postado pelo Alexandre, o qual nem me atrevo a copiar.

Não percas lê e relê as vezes que forem necessárias.
D'Arcy disse…
Não quero, com este post, apelar a quaisquer mordaças. A crítica faz falta. O que não me parece correcto é que, em nome desse 'espírito crítico', às vezes se entre em exageros e se esqueça o que é o Benfica e o que significa ser benfiquista.

Não consigo - palavra de honra que não consigo - perceber as pessoas que dizem 'Isto não é o meu Benfica'. Errado, isto é o Benfica, é sempre o Benfica. Meu, teu, nosso, de todos. Quando ganha e quando não ganha. Já o escrevi várias vezes no passado: eu não sou do Benfica só quando ganha, ou só porque ganha. Eu sou do Benfica, ponto. Incondicionalmente e irremediavelmente. Gosto muito e quero que o Benfica ganhe, mas por isso mesmo é que, quando isso não acontece, a minha reacção nunca pode ser voltar-lhe as costas e renegá-lo. É, sim, abraçá-lo ainda com mais força para tentar impedi-lo de cair.

Não consigo compreender que se vá ver um jogo do Benfica derrotado à partida. Antevendo e até mesmo esperando o pior. Esquecendo a nossa raça, crer e ambição. Como se pode ser benfiquista sem ter em nós a crença? Caramba, se o Benfica tiver que jogar com o Barcelona, mesmo que tenha a equipa dizimada, assim que entro no estádio esqueço-me de tudo sobre o adversário e acredito sempre que o Benfica pode e vai vencer aquele jogo, sem espinhas. O que não consigo é ir para lá já a pensar 'Vamos perder, por isso é melhor começar já a adiantar serviço e desatar a mandar tudo abaixo.'

É esta a mentalidade que por vezes parece ser demasiado comum pela blogosfera, mas depois, quando estamos realmente no meio dos nossos, percebemos que é uma mentalidade minoritária. E ainda bem.
Jorge disse…
Bom... não vejo o intuito deste post . Será tão apenas e só para dizer mal de quem diz mal? Porra assim também nós iremos dizer mal... Meus amigos, os adeptos do Benfica nem são todos yes man ", em que concordam com tudo que vem da direcção. Os adeptos do Benfica , não são apenas os Vieiristas ", mas, também não podem ser apenas os velhos do Restelo... Mas terão sido "velhos do Restelo " aqueles que no início da época anterior criticaram a contratação do jogador Roberto? Serão "velhos do Restelo " aqueles que criticam a direcção por ter emprestado o Kardec ao Santos? Os adepto do Benfica é um adepto consciente, exigente e conhecedor... como tal tem direito à sua opinião... se a deixarem exprimir aqui, tudo bem, mas sempre é melhor aqui que em outro lugar mais público... atenção que isto pelo nome que tem, de tertúlia, deixa muito a desejar a nível de alguns comentadores e alguns autores, que percebem de números e de pouco mais...
Chego a várias conclusões, mas uma que considero muito pouco agradável é que aqui se tenta distinguir entre bons benfiquistas e maus benfiquistas...
Bonito. Gostei e concordo com quase tudo.

Mas, ó Darcy, não concordo nada com isto:

"São os sócios que aplaudem o Eduardo ou o Roberto na apresentação porque eles entraram em campo envergando a camisola do Benfica, e é só isso que basta para terem o nosso apoio incondicional."

Não está em causa o nome de nenhum desses jogadores que referiste, que isso fique bem claro.

Percebo onde queres chegar, não consigo é perceber até onde és capaz de levar essa ideia. Ou seja, se de repente alguém no Benfica decidi-se vender todos os melhores jogadores e comprar quase de borla uns quaisquer coxos da 3ª Liga para os substituir, continuavas a pensar assim e aplaudias com essa mesma vontade?

Pois aí já não sei quem estaria a fazer mal ao clube: Aqueles que criticavam por verem algumas coisas feitas em cima do joelho, os que aplaudiam alegremente por mais descarados que fossem os erros.

Cumprimentos benfiquistas

BENFICA SEMPRE!!
lisandro disse…
UnumSLB.

Agora desmontamos o teu comentário:


“Discordamos porque convém não anuir em nada, parece ser o raciocínio.”
Tens dificuladades de interpretação, de raciocínio e de leitura. Se leres novamente, mas com mais atenção, verificarás que anuo, pelo menos nas referências que escrevi.

“E pensava eu que o objetivo era aplaudir o Benfica!?! Não! Os aplausos agora são selectivamente individualizados, tanto como os assobios.”
Pensas mal. O objectivo é GANHAR.


"- Não, o Benfica não é o que temos assistido nas ultimas dácas em termos desportivos."
A velha conversa do "não é o meu Benfica", não ganha.”
Voltamos às dificuldades de interpretação e de leitura. Se leres de novo, com mais atenção, vais conseguir aferir que eu digo exactamente o contrário do que tu escreveste.


"- Ganhar dois campeonatos nos ultimas 17 épocas não é o Benfica.
Outra vez. Não tinhas dito já?”
Não. E deve ser dito mais vezes, pois nunca na história do Benfica isto se passou.


"- Gerir o plantel profissional como assitimos desde Maio de 2010, não é o Benfica.
Porra, já ouvimos! Não é o teu Benfica, parte para outra.”
A Gestão calamitosa a que assistimos na ultima époc,a resultou nas maiores vergonhas dos últimos tempos


“Para esta depressão apelativa final, aconselho-te o extraordinário comentário também aqui postado pelo Alexandre, o qual nem me atrevo a copiar.”
O post do Alexandre refere “Revela pouco sentido crítico aquele que pensa que sentido crítico é apontar defeitos”.
É uma verdade de”La Palice” que convém dizer\escrever quando dá jeito, mas aqui cai logo à partida pois viola um pressuposto base. No meu comentário não menciono um sequer defeito.


Como conclusão final, digo-te que se não concordas, não te preocupes, amanhã o dia tem à mesma 24h.
lisandro disse…
D'Arcy,

"O que não me parece correcto é que, em nome desse 'espírito crítico', às vezes se entre em exageros e se esqueça o que é o Benfica e o que significa ser benfiquista."

É este um dos problemas de base na discussão presente na Tertúlia.

Não é o DÁrcy, ou o Alexandre ou o Lisandro que têm o "condão" de constuir e tecer a definição do que "significa ser benfiquista".

Esse é um sentimento que cada um sente da sua forma.
O que se assiste aqui é a segmentação dos utilizadores segundo esse "credo", e onde ninguém, com toda a certeza, detém o "saber" para o definir e constuir, muito menos, transmiti-lo aos restantes, se o é mais ou menos.
Anónimo disse…
" UnumSLB a 22 Julho 2011 às 16:51"
Puro ownage.
"Lisandro"? Mas brincamos ou quê com a provocação barata e óbvia de usar esse nome aqui?
Licho Gonzalez (já agora)
D'Arcy disse…
"se de repente alguém no Benfica decidi-se vender todos os melhores jogadores e comprar quase de borla uns quaisquer coxos da 3ª Liga para os substituir, continuavas a pensar assim e aplaudias com essa mesma vontade? "

Nunca aplaudiria a decisão de fazer uma disparate desses, e criticaria os responsáveis pela mesma, exigindo a sua responsabilização. Mas quando esses jogadores entrassem em campo com a camisola do Benfica, aplaudia-os. Em que é que ajudaria eu desatar a assobiá-los?

Às vezes parece-me que há pessoas que se esquecem do simples facto de que a Tertúlia é um espaço privado. É um espaço que pertence a um grupo de benfiquistas, com as suas opiniões pessoais, que expressam nos textos que publicam. Esta é a minha forma de viver o Benfica. Identifico-me com ela e, escrevendo um texto que é obviamente moldado de acordo com as minhas opiniões, elogio-a. Não estou preocupado com 'democracias' ou com escrever para agradar a gregos e troianos. Somos muitos milhões, e obviamente terão que haver muitas formas de viver o benfiquismo. Não tento impor a minha forma a ninguém, e agradeço que, de igual maneira, não tentem impor-me uma que não é a minha. Limito-me a escrever de acordo com a minha forma de viver o Benfica. Se concordam, óptimo. Se não concordam, óptimo também, apenas não esperem que eu escreva algo a elogiar a vossa forma, porque não é a minha, e eu prefiro não escrever sobre o que não conheço ou não aprecio.

Na moderação dos meus posts costumo ser bastante liberal, e deixo que passe qualquer opinião discordante da minha, desde que não ultrapasse certos limites de respeito que eu considero mínimos. Se alguém exige mais 'democracia', do género de eu ter uma qualquer 'obrigação' de escrever algo a elogiar um ponto de vista que não é o meu para servir como uma espécie de contrapeso ao meu ponto de vista, então já estou como o Carlos: podem sempre ir para a Venezuela.
Darcy,

Agradeço a tua resposta, mas eu não me referia aos assobios, os quais também acho uma perfeita parvoíce.

De qualquer modo e se calhar de forma inteligente, acabaste por responder à minha dúvida. Referia-me precisamente ao sentido crítico perante decisões tomadas em cima dos joelhos.

Pela tua resposta, deu para ver que pensas como eu ou a maioria dos Benfiquistas... Mas na prática... Já é mais difícil de ver isso acontecer.

Deixa lá, melhores dias virão em que não serão precisas criticas.

P.S. - Apesar de ler quase todos os vossos (os teus em particular e por razões óbvias) posts, raramente os comento. Isto só para dizer que nunca me passou pela cabeça meter em causa a maneira como escrevem no vosso próprio Blogue. Acredito que não estavas a dizê-lo só para mim, mas como foi englobado na resposta ao meu comentário, quis deixar isso claro.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos benfiquistas
lisandro disse…
Nem mais D'Arcy.

É assim que eu interpreto os teus comentários e assim também que gosto de lê-los.
Não será também exagerado dizer que contêm elevado valor (para mim) e que expressam com elevado pertinência, muito da vida quotidiana do nosso clube.

Porém, concordarás se eu disser que não é com essa abordagem que um número (grande) de utilizadores aqui "está".
lisandro disse…
Anónimo,

terás que viver com isso, pois não me apetece contrariar quem me deu o nome.

Lisandro Duarte
carlos dealmeida disse…
Amigo D'Arcy por muito que ache e concorde contigo na maioria deste post acho k te esqueces e estas a ser um pouco injusto com as pessoas que tanto criticam e desancam jogadores , treinador e inclusive presidente que quando essas pessoas fazem isso (eu incluo-o me nesse grupo que critica, e critica) fazem-no por se encontram cansados de mesmo k seja com corrupção ou outras jogadas de bastidores vêem sempre os títulos a irem p o lugar do costume e por todos nos já termos vistos estes filmes antes em que após um campeonato ganho já nos julgamos os maiores e depois e o descalabro . posso-te dizer que ,pelo menos no meu caso eu quando critico , desanco e tudo o resto faço-o porque quero um Benfica que ganha no mínimo de 2 em 2 anos ,um campeonato ou ate mesmo a dobradinha e não me contento com um reles campeonato a cada 5 anos ou mais . logicamente cada um sente o Benfica a sua maneira e também e claro que vibro com todas as vitorias do nosso GLORIOSO e desabo quando perdemos ,sinto que cada jogador e uma mais-valia p o nosso clube e que cada jogador que perdemos por não termos sido lestos o suficiente só me apetece bater em quem tem responsabilidades pelas contratações , assim como admiro que nos colocou fora da falência mas também acredito que não fizeram mais do que a obrigação de quem esta a frente do MAIOR CLUBE DO MUNDO e recuso-me a abanar a cabeça em anuência a todas as asneiras que sejam feitas por esta direcção , equipa técnica ou mesmo as que se seguirem. Acho não estar correcto a colocação de todos os críticos no mesmo saco assim como e incorrecto colocar todos os que apoiam as decisões dos nossos quadros directivos , e técnicos como Vieiristas ou jesuítas .... Jogadores , Treinadores e direcções vão e vêm a mística somos nos e a mística esta sempre presente nos bons ou nos maus momentos na critica ou no apoio !!! VIVA O BENFICA !!
contador disse…
Aqueles benfiquistas que dizem que criticam e desancam no Benfica porque amam tanto, tanto, tanto, tanto, tanto o Benfica, lembram-me aqueles pais (e por vezes mães) que desancam nos filhos, muitas vezes em público, humilhando-os perante estranhos, quando estes se portam mal (na opinião desses pais) porque desobedecem à sua autoridade ou não correspondem às (elevadas) expectativas que esses pais colocam nos seus filhos.

E, claro, se alguém censura esses pais, ou intercede pelo filho, por ver um tal espectáculo humilhante e degradante, logo esses pais se viram ao censor puxando dos galões de pais extremosos que apenas querem o melhor para os filhos, que eles é que são os pais e têm o poder de decisão sobre os filhos - e que ninguém tem nada a ver com isso - chegando até a ameaçar fisicamente quem tem o desplante e a coragem de se colocar do lado da parte mais fraca contra o covarde atacante, mesmo que neste caso seja um pai biológico.

Não estou a exagerar, pois já assisti a tristes espectáculos destes variadas vezes, coincidência das coincidências, sempre em Portugal.

Os pais que se comportam desta maneira só têm um nome: EGOíSTAS. E na minha opinião não deviam ter sido pais. Só pensam neles, são pessoas frustradas, que não se conhecem e ainda menos conhecem a natureza humana, são pessoas com baixa auto-estima muito provavelmente vítimas elas próprias de humilhações em casa ou no emprego. Não merecem qualquer simpatia. Pelo menos, da minha parte não a têm.

Pois, pessoalmente, eu não coloco grande diferença entre os pais acima descritos e os críticos que, sob um pretenso amor extremoso ao Benfica, fazem o mesmo.

Para aqueles que vierem dizer que são duas situações totalmente diferentes, digo-lhes já que não é.





Lena disse…
Cada um terá o seu modo de viver o Benfica, por isso é que somos tantos milhões. Contudo espero que 4ª, quando se dá o pontapé inicial na época à séria, apareçam na Catedral com o espírito do E Pluribus Unum!

Benfica SEMPRE!
p.s. excelente post Gonçalo, como na maioria das vezes, e com um bom timming
lisandro disse…
Contador,

Sao comparaçoes sem qualquer sumo.
Sao exemplos que servem para argumentar e para contra argumentar, do genero, "quem espera sempre alcança" e "quem espera, desespera".

Os factos, (e nao opinoes ) demonstram que o Benfica quase nada ganha nas ultimas duas decadas e a gestao desportiva a que assistimos desde Maio de 2010, foi desastrosa.

Agora, argumentemos e contra-argumentemos com exemplos e com contra exemplos, todavia, os factos sao inalteraveis

Edgar M9 disse…
Uma boa acção promocional. Pena é se cingir à cidade de Lisboa. Se fosse a nível nacional, eu ganhava. Tal como fui um dos vencedores da 2ª edição do "Treinador de Bancada". A 1ª não a venci por nem ter participado.
CARREGA BENFICA!!!
Tiago Santos disse…
" Venci muitos títulos no meu clube mas vencer com a camisola da selecção é outra coisa: Esta vitória não tem preço" Alvaro Pereira

A prova que ele sabe que no clube onde joga os titulos têm preço!!
Nuno Palma disse…
Venho fazer uma critica ao preço dos bilhetes, o Benfica como grande clube que é, aliás é simplesmente o maior clube do nosso país, mas não poderia deixar de fazer um reparo no seguinte.

Acho um exagero que nós adeptos de futebol e do SLB em especial tenhamos que pagar a quantidade absurda de euros que é pedida pela direcção por um simples bilhete, ou seja preços a variar entre os 10€ (sócios) e 40€ (público). Não seria melhor no actual momento de crise praticar preços mais acessíveis à bolsa dos adeptos (a crise anda por cá, as pessoas estão sem poder de compra)?
Preços mais baratos também significaria maior moldura humana para apoias a equipa de todos nós, um estádio da Luz cheio de alegria e cor.

Nuno Palma