Várias opiniões, uma convicção e uma certeza.
Terminado o período de transferências e concluído o plantel, tenho algumas opiniões contraditórias relativamente ao processo de elaboração do mesmo.
Começo pelo que me pareceu mal conduzido e que deve ser melhorado no futuro. Após a vitória no campeonato, notei um afã inapropriado de entrevistas, declarações e promoção da imagem por parte de Jorge Jesus que acabou por ter efeitos colaterais. Criou confusão (Quim), expectativas (Huntelar) e demonstrou em alguns momentos ter um discurso ligeiramente diferente do de Rui Costa e Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Luís Filipe Vieira também teve momentos em que o desacerto e precipitação no discurso/mensagem foram óbvios.
No meio de tudo isto, e porque nem só de contratações se faz a preparação de uma época, Luís Filipe Vieira cometeu, na minha perspectiva, o erro estratégico de apoiar para a presidência da Liga uma personagem em quem os benfiquistas não confiam. Apesar de perceber e até concordar com alguns dos pressupostos que conduziram a este apoio, considero-o errado, desnecessário e, num curto prazo, prejudicial.
No que diz respeito à saída de futebolistas, e considerando a inevitabilidade da saída de Di Maria e Ramires, será discutível a dispensa de Quim, guarda-redes titular. Ainda assim, dou o benefício da dúvida a quem tem todos os dados para tomar a decisão.
No que respeita a entradas, há duas situações que merecem esclarecimento interno (numa próxima AG) pela especificidade e pelo contexto das mesmas: Alípio e Rodrigo. Num ano em que vendemos Di Maria ao Real Madrid, em que contexto e a que preço surgem estas duas contratações e o posterior empréstimo de Rodrigo? Exactamente porque acredito em quem os contratou, acredito que não haverá qualquer problema em explicar o processo aos sócios no local certo (dentro de casa, numa AG).
Passando ao que me pareceu positivo em todo o processo de preparação do plantel e da época, começo por realçar o esforço (e que esforço!) realizado para manter Luisão, David Luiz, Cardozo e Fábio Coentrão. Num ano em que os mais pessimistas previam um desmembramento da equipa principal, saíram apenas dois futebolistas dos chamados titulares sem ser por opção técnica.
Além disso, considero muito positivo que alguns dos futebolistas que agora fazem parte do plantel tenham sido contratados muito atempadamente (Jara e Gaitan) e prevendo a supressão de lacunas que nos poderiam fragilizar (uma alternativa a Saviola e um substituto de Di Maria). Além disso, futebolistas como Airton e Kardec podem ser encarados como reforços para esta nova época que já fizeram o necessário processo de adaptação. A substituição de Ramires por Salvio implica que tenhamos esta época uma dinâmica ligeiramente diferente da da época anterior, com uma ala esquerda menos ousada em termos ofensivos e uma ala direita menos conservadora em termos defensivos. Deposito uma grande esperança em Salvio e, porque ainda não vi cabalmente explicados os contornos do empréstimo, desejo que tenhamos a possibilidade de comprar o seu passe no final da época… seria muito bom sinal.
Propositadamente, deixei Roberto para o final. Pela delicadeza do tema, pelas verbas envolvidas, pelos contornos que assume neste momento Roberto no futebol do Benfica e, essencialmente, porque não tenho ainda uma opinião suficientemente amadurecida sobre a real valia deste futebolista, prefiro esperar e tentar ajudar a que Roberto venha a corresponder às expectativas da equipa técnica que o indicou e da direcção que o contratou.
_____
Tenho a convicção de que todos os futebolistas que estão no plantel do Benfica foram contratados por uma equipa (Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jorge Jesus) e que nenhum futebolista veio para o clube sem o acordo e empenho destas três pessoas. Assim, parece-me absurdo querer atirar com os louros das “boas” contratações para uns e com o ónus das “más” contratações para outros.
_____
Por último, li algures que a comunicação social “encomendou” 144 nomes de futebolistas para reforçar o nosso plantel. Desses 144 nomes, interessam-me apenas os poucos que assinaram contrato pelo Benfica e recuso-me a chorar pelos que cá não estão, sejam Huntelar, Robinho ou Hleb. Como benfiquista tenho apenas o compromisso de apoiar os que têm a responsabilidade e a honra de vestirem a nossa camisola. A minha certeza é a de que os que cá estão, e apenas estes, contarão com o meu apoio.
Comentários
De uma forma serena e ponderada aborda com grande fluidez os principais temas que neste momento são partilhados por todos nós, Benfiquistas.
Com os louvores e os reparos necessários e com a assertividade analítica que lhe reconheço.
Não há ninguém perfeito nem ninguém pode ser isentado das responsabilidades pelas coisas menos boas (e já agora também pelas BOAS!) que faz.
E para quem acusa a Tertúlia de seguidismo ou de receio em perderem o lugar na Benfica TV, se de alguma forma criticarem a actual Direcção, aqui está a resposta com luva branca!
E para os mais críticos (menos empáticos?) com LFV , nos quais me incluo, concordo inteiramente que as famosas "explicações sérias" são para ser dadas no local certo, ou seja, dentro de nossa "casa" em Assembleia Geral!
A situação do Roberto vai, mais cedo ou mais tarde, voltar a tornar-se insustentável. Infelizmente para o Benfica! Oxalá me engane!
O Rodrigo, pela informação que obtive (será vera?), foi um negócio futuramente interessante para o Benfica mas actualmente enquadrado na lógica de gestão do Fundo de Jogadores (vendo o peixe como o comprei!).
Tenho a maior confiança no Plantel actual e estou seguro de que, se JJ reduzir os níveis de arrogância e regressar ao modelo de simplicidade da época passada, voltaremos a ser Campeões. Afinal, só dependemos de nós!
Um abraço Benfiquista!
Quando se age não se acerta em tudo. Errar é próprio de quem actua. E, concordo, as melhores contratações para este ano foram a MANUTENÇÃO DA MAIOR PARTE do plantel. E nem imaginam o esforço financeiro que foi preciso fazer. Mas isso, para os "benfiquistas" que só estão interessados em criticar, de tão estúpidos e frustrados, ou não perceberam ou não querem perceber.
Preferem acreditar em todo o boato, rumor ou insinuação que aparece, emprenhar pelos ouvidos, porque isso é que lhes conforta o ego. Mas são egos macerados, tristes e frustrados. É pena que assim seja.
Atiram com números para o ar, como se todos os números fossem verdadeiros. Sem se dar ao trabalho de saber todos os contornos dos negócios por detrás desses números. Um exemplo disso são os 8,5 M€ dados pelo Roberto ou os 6 M€ do Rodrigo.
Sugerem (centenas) nomes de jogadores, como se fosse simples ir buscá-los, ignorando que para além do Benfica existem centenas de equipas na Europa com maior poder financeiro, e negocial, do que o Benfica. Para além de ignorarem a vontade desses jogadores que, logicamente, preferem ir jogar para clubes com maior poder financeiro e para países com ligas muito mais interessantes. E se muitos desses clubes, alguns com muito menor nome do que o Benfica, não estiveram activos neste defeso...!!
Ignoram isso tudo porque são estúpidos. E ao chamar-lhes estúpidos estou a dar-lhes um elogio.
Saudações Benfiquistas
Com dinamica de vitória e o apoio da massa associativa, mas ser fortes novamente.
Ganhamos contra o Vit. Setubal, porque houve união na equipa. Viu-se em campo. E isso foi um dos principais requesitos para termos sido campeões o ano passado. Não começamos bem, mas sabemos o que valemos. É muito importante.
Aliás, vou ser mais ousado, e dizer que tenho a certeza que no final de Novembro, principios de Dezembro, estamos em 1º lugar.
Porque acredito nesta equipa e acredito no nosso apoio.
Saudações benfiquistas.
De resto está tudo dito.
Benfica sempre.
Já começo a estar cansado de ler sempre os mesmos marretas ainda enfardados de Rennie desde à um ano a dizerem mal de tudo e de todos no Benfica, marretas esses que no final da época passada se refugiaram numa toca para que não os confrontássemos com as suas incongruências. Parabéns Pedro F Ferreira
Mesmo assim, acredito na qualidade da equipa apesar da intranquilidade que se vive na baliza.
Informativo, claro e muito bem explanado que tira algumas dúvidas sobre algumas questões e "quês" que eu punha a mim... E a opinião de Roberto ... que se complemente para que implemente ... e fico à espera do próximo jogo ...
O orgulho de ser Benfiquista continua intocável ...
O meu apoio incondicional ... também ...
Quero o Benfica Campeão ...
Benfica Sempre ...
Muitos parabéns pelo excelente post . Subscrevo totalmente o que escreveste e acrescento a minha estupefacção pela dispensa do Urreta . Acho, igualmente, que o presidente ou o director desportivo deviam aproveitar os meios de comunicação do clube para prestarem os devidos esclarecimentos., visto que muitos benfiquistas que moram longe da Luz não poderiam se deslocar a uma assembleia geral (e estão, decerto, inquietos). Quero, ainda, acrescentar o seguinte: um grande líder que queira ser respeitado nas vitórias e nas derrotas tem que ter um discurso credível e transparente. É, precisamente, neste aspecto que eu acho que a época começou a correr mal. Todos os pontos negativos por ti apresentados enfermam deste mal - a sua explicação não foi credível e transparente. Acho muito estranho o apoio do Benfica ao actual presidente da liga (lembro-me da escuta do apito dourado); não percebo o apoio a Carlos Queiroz (primeira aparição em público como seleccionador foi na tribuna do dragão, após consumação do castigo ao corrupto mor; possível existência de concertação de vontades no caso da não convocação de João Moutinho entre o porto e o seleccionador de forma a dificultar a sua futura transferência para o estrangeiro); acredito que me mentiram no negócio Di Maria (não acredito no valor que foi tornado público). Na minha opinião o negócio fez-se por um valor mais baixo - o Benfica vendeu o jogador por um valor alto (talvez obrigação do fundo) mas em troca teve que comprar os 2 jogadores do Real Madrid (por um valor, igualmente, alto). Desta forma, o negócio ter-se-à feito por um valor mais baixo do que foi tornado público; ainda não percebi o negócio da venda de Simão Sabrosa ao Atlético de Madrid; não acredito nos valores da venda de Roberto (na minha opinião, os valores da transferência são muito mais baixos). Não sou oposição ao actual presidente, mas não sou parvo nem gosto que me tentem fazer passar por parvo. Mais importante, para mim, que a situação técnica do guarda-redes ou o desequilíbrio do actual plantel, é a credibilidade dos corpos sociais e da sad perante os sócios e accionistas, porque não se pode ganhar sempre e é nas derrotas que se põe em causa os aspectos mais sombrios. Não escrevo isto para atacar quem quer que seja, mas sim, porque adoro o SL Benfica.
Concordo e revejo-me nas suas palavras, mas tenho a ousadia de acrescentar à peça que gostaria de ver também explicado o critério que levou à dispensa daquela que seria a (mais lógica, imediata e sem custo adicional) solução para a saída de Di Maria e que dá pelo nome de Urreta... jovem, talentoso, jogador de fibra, desequilibrador, internacional pelo seu país e que sempre que vestiu a camisola do Glorioso (que "jogão" contra o FCP na Luz esta época!!!) teve rendimento prometedor... esta seria a sua época de afirmação no SLB depois de um ano de empréstimo bem sucedido desportivamente... não percebo... e tenho receio que aquilo que se comenta "entre dentes" sobre interesses de pessoas com responsabilidade em comissões na compra de jovens sul-americanos seja fumaça com muita lenha para arder...
Já a saída de Ramires, essa sim fracturante... pode ser colmatada com o trabalho pendular do Ruben Amorim... dificilmente alguém no plantel fará melhor a função, ainda que seja bom que existam alternativas.
Abraço Lampião
Sérgio Berenguer (1 dos 10 "Treinadores de Bancada")
O caro Pedro continua a ser um exemplo de grande benfiquismo com os seus post´s brilhantes.
Também acho que foram cometidos erros, que as contratações do Alípio e Rodrigo são até agora inesplicáveis, mas pergunto: Dos outros 2 candidatos ao titulo (o clube Corrupto do Porto e seu compincha de Braga - outros patetas não contam) quem entrava no nosso 11 habitual, talvez tirando o GR? Não vejo ninguém.
Mas só com sócios pagantes, e de preferência sem jornaleiros avençados da Rádio e TV.
Assuntos mal geridos,sem duvida a substituição do guarda redes penso que o Quim merecia mais consideração por parte do JJ, a forma como anunciou a sua dispensa não foi a mais correcta e isso influenciou a importancia do Roberto mais a mais pelo valor da sua contratação.
Depois Ramires era practicamnete dado adquirido que iria sair e para colmatar asua saida não veio ninguém.
Depois a relação do BENFICA com a comunicação social, aquilo que me parece neste momento é que somos um alvo fácil porque ao contrário de outros clubes nos momentos dificeis ou mais complicados não somos unos, conseguimos um pluralismo de ideias que muitas vezes nos fragiliza (Roberto é um exemplo a partir do seu valore e ainda sem ter jogado já tinha muitos criticos).
De resto é com este plantel que vamos atacar o bicampeonato e da minha parte farei o possivel para apoiar.
Sendo que tenho opiniões algumas formadas outras nem tanto sobre o Roberto e outros negoçios menos "claros" das quais não abdicarei .
CARREGA BENFICA!!!
Pela negativa realço a falta de planeamento na gestão do plantel pois sabendo de antemão das saídas de Di Maria e Ramires não se justifica andarmos no último dia desesperados a tentar contratar um médio que por acaso até falhou Hleb ).
O negócio Rodrigo, Alipio é incompreensível , dar 8,5 milhões por um guarda-redes a mim afigura-se inverosímil (ainda que ele fosse bom o que infelizmente não é o caso) e depois ver mais uma vez LFV a dizer que os jogadores só saem pela clausula e no dia seguinte os factos desmentirem-no...!
Quanto ao campeonato em si, para além de termos começado mal já deu para perceber o que nos espera...a associação corrupta do norte tem ganho os jogos da maneira que se vê...os lagartos começam também a ser embalados para o segundo lugar (que é o máximo que eles ambicionam e já os satisfaz) e a nós ninguém nos perdoa nada.. penalties por marcar, expulsões etc etc ...!
Realmente apoiar um presidente da liga que durante anos pertenceu e foi um dos capos principais da máfia só podia dar no que deu...!
Apesar de tudo acredito que vamos dar luta...agora também sei que não nos vão deixar lá chegar...!
Ainda ontem estive no Seixal e foi fácil perceber que Roberto de um ponto de vista atlético É MUITO BOM! Reflexos apuradissimos e agiilidade Maior. A equipa técnica pode(?)[sabe?] e deve dar a confiança necessária para ele se tornar num atleta de eleição naquele posto!
Quanto ao plantel, o jogador que nos fará mais falta até nem será Di Maria mas sim o Ramires (Wesley era uma solução espectacular).
O Benfica tem de se ver livre rapidamente de todos os atletas que não interessam - TODOS! LIMPAR A CASA!
Não percebo Urreta ( 1 ou 2 milhões)... não percebo Shaffer (2 milhões?)... não percebo Patric (2 milhões?)... não percebo Éder Luis (4 milhões de euros?)... não percebo Makukula (4 milhões de euros?)... não percebo Balboa (4 milhões de euros?), o clube tem gasto milhões e milhões de euros que depois fazem falta para comprar atletas verdadeiramente importantes. Fazendo as contas são 20 milhões de euros que davam para contratar dois atletas de alto gabarito (Ozil e Khedira). A equipa que toma decisões deve saber gerir os recursos humanos e financeiros de forma INTELIGENTE e cuidadosa! O dinheiro não é deles; eles servem o Benfica Instituição, não se servem da instituição para se promoverem - não digo de todo que seja este o caso, só faço esta observação para que situações de orgulhos não tomem a primazia nas tomadas de decisão!!!
No entanto e voltando ao plantel penso que será possivel com Airton e Javi manter o equilibrio da equipa, porque acredito que Airton poderá ser colocado sobre a direita (um Ramires) quando for necessário conter os adversários atleticamente fortes!
Quanto ao futuro é URGENTE chegarmos aos 300 mil pagantes! É Urgente renegociarmos os contratos televisivos - provavelmente faz sentido iniciarmos negociações com operadores estrangeiros de forma a que a Benfica TV possa ser fortemente lucrativa, transmitindo os jogos do Benfica e talvez os da Liga Holandesa, questionar se poderia negociar os jogos também da Liga Inglesa e Espanhola, ou seja esses jogos serem transmitidos pela Sporttv e pela Benfica TV; ver se é possível o Benfica comprar os jogos do Benfica quando vai aos recintos dos adversários... essas questões devem ser todas pensadas - deve haver um gabinete que trabalhe intensivamente sobre estes aspectos!
O Benfica deve ter um gabinete de recursos humanos onde os aspectos técnicos e psicológicos sejam avaliados antes da contratação de um jogador. Deve ter um gabinete de "saúde/construção mental" onde a construção do jogador e da equipa seja feita diariamente - os técnicos de campo não são pessoas habilitadas para trabalhar com essas variáveis. E eu só falo nisto porque acho inaceitável que um recurso que custa 8,5 milhões não tenha sido imediatamente ajudado para superar no imediato os problemas que aparentemente se identificavam - isto é de um amadorismo Atroz! Mesmo a politica de comunicação externa não é eficaz na medida em que todos os jogadores devem ser apoiados, com uma base sólida na verdade e na necessidade de Enaltecer as Qualidades de todos os atletas!
Bem fico-me por aqui.
Finalmente um post que me parece sensato mas um pouco superficial no que respeita ás "críticas". Cada um entende as críticas como quiser mas normalmente têm por objectivo ser construtivas.
1- Estou farto deste tipo de pessoas que vêm para aqui acusar os outros de mais e menos benfiquistas porque alguem crítica ou tem opinião contrária. Para além disso esses ditos mais benfiquistas que os outros chegam ao ponto de insultar outros elementos da família benfiquista. Para mim quando isto acontece só pode ser por dois motivos, ou falta de inteligência ou falta sentido auto crítico. Faz me muita confusão os comentários como o do IBENFIQUISTA e como se tem a "inteligência" para consolidar numa frase tantos insultos...(lamento). O sentido crítico nunca fez mal a ninguém, só assim evoluem as organizações as sociedades e as pessoas.
2- No seguimento do primeiro ponto acho que o autor do post (Pedro F. Ferreira) se esqueceu de alguns pontos que para mim são a consequência directa da Gestão apenas do Nosso Presidente (que fique bem claro que Luís Filipe Vieira não recebe a minha simpatia nem admiração enquanto pessoa mas merece o meu respeito e o meu apoio enquanto Presidente do meu clube)
Durante dois anos praticamente não ouvimos uma palavra de Luís Filipe Vieira e ainda bem para o Benfica porque só ajudou. Delegou responsabilidades, porque depois de tantos anos com o mesmo discurso e apresentações de treinadores a imagem já não era a melhor. Ainda bem que assim foi. Daí o trabalho de Rui Costa e JJ e consequentes resultados.
Finda a época e porque ganhamos o campeonato (nada de anormal tendo em conta que estamos a falar do Benfica mas que para uns foi o maior feito do mundo). Eu não penso assim, penso que é natural o Benfica ser campeão, por isso fez-me muita confusão a sequência de entrevistas que o Presidente veio dar e que puxa para ele os louros de tal vitória. Nessas mesmas entrevistas cria expectativas nos adeptos e fala da Champions, e fala que não vende ninguém abaixo de cláusulas, e fala de reforços etc... ou seja, tempos atrás quem falava era Rui Costa e JJ, no final do campeonato fala apenas JJ (é normal é o treinador campeão) e o Presidente. Quanto ao Rui nem uma palavra. Porquê? Afinal quem é o director desportivo? Existe ainda no meu Benfica muita sede de protagonismo nomeadamente de Luís Filipe Vieira. É pena porque quem sai sempre prejudicado é o Benfica.
3- Relativamente a entradas e saídas de jogadores acho sinceramente que o Benfica trabalhou bastante mal. Não direi que trabalhamos mal porque não contratamos Hleb, ou Robinhos etc... isso não me faz confusão, o que me faz confusão é o tempo que demoramos a construir o plantel em contrapartida com a época anterior que foi programada com bastante tempo. Gaitan pareceme um bom reforço Jara também me parece um bom reforço Kardec idem idem e Airton idem aspas. A questão que eu coloco é apenas uma será que contratamos jogadores para colmatar as saídas de Di Maria ou Ramires? Contratamos jogadores em colaboração entre as três pessoas responsáveis(LFV; RC; JJ)? A mim pareceme que não. JJ diz por exemlo “não consegui contratar jogadores que realmente interessavam”.Parece-me que contratamos em função de alguns interesses estranhos e em função do mercado e exemplo disso foi perceber as dificuldades em colmatar Ramires com a entrada de Salvio. Apesar de depositar fortes esperanças nesse míudo, dáme a entender que foi solução de recurso daí a altura em que ele chegou e os moldes do negócio. Pelo que sei vem por empréstimo para o Benfica, pagamos 2 milhões de euros pelo empréstimo e ficamos com 20 % do passe do jogador e sem opção de compra.Peço desculpa se estou errado. Para mim mais um mau negócio, não pelo valor do jogador mas pelos moldes.
Em relação ao Roberto quero dizer apenas uma coisa. Boa sorte e que te corra tudo bem. É bom para ele e para o Benfica e para nós simples adeptos. Da mesma forma que digo que não está td bem quando ganhamos, não digo que está tudo mal quando alguma coisa corre menos bem. Relativament
Muito bom o reparo no post aos sócios do Benfica para estarem presentes nas Assembleias Gerais, é dentro de casa que se discutem os problemas. Afinal de contas os nossos problemas existem porque gostamos todos muito do Benfica e porque só queremos o melhor para o Benfica. (epá e já chega dessa conversa de mais e menos benfiquista…isso é estúpido)
Outro reparo e para concluir, podemos não concordar com determinadas contratações, podemos não gostar do estilo do Presidente, podemos não gostar do treinador ou do roupeiro, mas uma certeza eu tenho….gostamos todos muito do Benfica. Amamos aquele símbolo acima de qualquer coisa, por isso lá vos encontrarei em casa na nossa casa na nossa Catedral. É lá que estarei a dar a minha voz e as minhas palmas para ver o Benfica no lugar que merece.
Força Benfica rumo ao 33º titulo nacional e porque não sonhar rumo á 3ª…….(pensem no que será!!)
Joase
Terei, apenas, uma ou duas coisinhas a comentar:
Partes que consideras menos positivas:
Não quero ser advogado de defesa de JJ, mas entendo que tendo chegado tarde a um clube da dimensão do Benfica, do esforço titanico que deve ter feito durante a época para lidar com uma pressão antes desconhecida, todas as incidências
que conduziram a uma vitória a 15 minutos do final do campeonato, a sua falta de experiência destas
"andanças" deve ter sido o fio condutor, aquando da grande "explosão", para a falta do recato que seria exigivel a um treinador habituado a vencer.
Concordo, também, que o processo Quim foi mal conduzido, embora a sua saída fosse uma inevitabilidade.
Sobre as expectativas (Huntelaar) embora concorde que deveriam ter sido silenciadas, não sei que dados dispunha JJ, na altura, para as aflorar.
Esta ultima afirmação, poder-me-ia levar a um exercício especulativo, que liminarmente recuso,
que poderia explicar muita coisa que parece nebulosa.
Os restantes aspectos "menos bons" são coincidentes com os que já expressei.
Partes que consideras positivas:
Subscrevo-as todas, com excepção do Roberto, do
qual arrogo o direito de ser o defensor nº 1., do Homem e do futebolista.
A tua CONVICÇÂO é a minha.
Partilho as tuas CERTEZAS, mas não há necessidade
de nos sujeitarmos a certas reprises.
Sobre a forma do local reservado às explicações que nos são devidas, tenho muitas dúvidas se uma AG seria o local certo, por um conjunto de razões que passo a enumerar:
1ª - O maior pico de presenças numa AG, foram 7 mil sócios.
Temos 200 e tal mil pares de orelhinhas ávidos por explicações.
Haveria interferências e possívelmente desacatos
provocados pela 5ª coluna.
2ª - Não sei se seria legal, uma vez que o assunto diz respeito à SAD e as AGs desta são para accionistas, tendo nós sócios accionistas minoritários e não accionistas de delegar num representante do clube.
Penso que o local próprio seria a BTV, por mais abrangente e melhor veículo condutor, que mostraria em simultãneo aos sócios, aos adeptos e à fauna estranha e hóstil, em todo no Mundo, a transparência com que o SLB é gerido.
Não seria inédito, pois o Presidente já a utilizou
anteriormente.
Penso que para lá da premência destas explicações
elas deverão ocorrer antes do reinicio do campeonato e provas europeias, de modo a que possamos pôr uma pedra (ou não) sobre o assunto e encarar os nossos objectivos coesos e de cabeça limpa.
Já abordei esta questão da preparação da presente época num post anterior, onde, de forma mais superficial, também esmiucei alguns destes assuntos.
Se podia escrever uma página inteira sobre esta matéria? Podia, mas depois do que o Pedro escreveu, não era a mesma coisa.
Só tenho que assinar por baixo.
Mas acima de tudo, espero que alguns dos que aqui escrevem vejam e aprendam como se pode abordar os problemas, as dificuldades, sem se fazer deles um bicho-de-sete-cabeças.
Daqui o meu aplauso pelo magnifico texto.
Gloriosas Saudações e VIVA O BENFICA.
Concordo com praticamente tudo.
A ter que fazer dinheiro e se pudesse optar, optava pela venda de Cardozo se a proposta foi pelos valores falados. Mas aqui o Jesus acho vê nele alguém insubstituivel, se calhar só mesmo pelo Huntelar ele aceitava.
O 2º que eu vendia não digo senão acusam-me de heresia:).
O Ramires depois de me conformar com a sua saída até foi um bom negócio.
O Di Maria é...naquela. Falta conhecer os dados todos.
Acho que se devia ter prevenido mais cedo o reforço das alas...Mas prefiro que não venha ninguém do que ir contratar á pressa só para fazer manchetes.
Alipio e Rodrigo tem de haver explicações, não há volta a dar. É que eu ainda nem sei quanto custaram, já ouvi 6M por Rodrigo, ja ouvi 6M pelos dois e ja ouvi 10M pelos dois...Aliás só soube que o Alipio também tinha vindo praí há 2 ou 3 dias.
Ainda bem que falas de Kardec e Airton, qual é a tua opinião da venda de parte dos passes ao fundo, principalmente Airton? Existe alguma obrigatoriedade de venda ao Fundo?
A comunicação tem falhado em todos os casos que referes. Até no Roberto houve falhas na gestão expectativas...Não se pode deixar que se pense que vem aí um Preud´Homme quando se compra alguem ainda algo inexperiente. Até podemos dizer que ninguém do clube disse que ele era um Preud´Homme, mas aqui tem que se jogar em antecipação.
Os apoios a qualquer andrade ou rastejantes dão-me nauseas...Não se entende...Qual era o problema de uma abstenção?
Gostaria de deixar uma sugestão para este Blog, não sei se é possível, mas seria interessante existir um campo para que quem o acompanha poder sugerir assuntos a serem discutidos (a convocatória da selecção merece ser amplamente discutida...)
Quanto ao post, muito interessante, gostaria de comentar seguindo a ordem que lhe deste.
Efectivamente, o pós vitória não foi muito feli, não pelas entrevistas, que são importantes, mas por não terem sido pensadas (a informação sobre o Quim pelo JJ não lembra a ninguém).
Contudo, relativamente ao Quim não me parece que a ideia fosse a dispensa. Havia a necessidade de sair um dos GR, e em vez de o sujeitar ao banco (o Roberto foi contratado para titular) decidiu-se que segui-se o seu caminho (a forma como foi feito é que não foi muito feliz).
Quanto ao LFV, embora tivesse votado nele, não sou seu apoiante, apoio apenas o Presidente do Benfica. Nesse sentido, nem sempre concordo com o que diz e/ou faz, com é exempolo do apoio à presidência da Liga e também a esta questão do Queiroz.
Relativamente ao miudos que vieram do Real Madrid, gostava de ser melhor esclarecido claro, mas parece-me que se trata de um investimento de futuro como foi o Di Maria, o Urreta o Oblac.
Na minha opinião merece melhor esclarecimento, o caso do Reyes, ou do Danilo (vi-o jogar algumas vezes e tinha grande potencial...), a não aposta nos miúdos da formação e o elevado número de estranjeiros (acho curioso que o JJ conheça todos os jogadores Brasileiros e não conheça os Portuguêses, o mesmo para o Dep de Prospecção).
A preparação da época não foi a melhor, e contrariamente ao que disse o LFV não estava feito o trabalho de casa para colmatar as possíveis saídas. O exemplo do Ramires é evidente, pois não temos um jogador no plantel com as suas características (o mais próximo é o Ruben Amorim, que perde em termos de dinâmica e e "agressividade" ofensiva).
Mas para mim o maior erro, e não é de agora, foi o facto de só termos um homem para jogar na linha (Gaitan), o que levou a que com a sua lesão tivessemos necessidade de alterar o sistema, com as consequências que daí advieram.
Temos de ter no palntel um jogador para cada posição e um outro com as mesmas caracteríticas, para poder entrar a qualquer momento, sem termos de andar a inventar. Adicionalmente, temos de ter identificadas, pela prospecção, 2 ou 3 alternativas para cada posição.
Quanto ao Roberto, já o escrevi, parece ser uma questão de confiança. Quem viu o Youtube percebe que o Roberto não pode ser só o que nos tem mostrado.
Mas aqui também houve um erro do JJ, que foi dar o lugar de mão beijada, recordo que os outros dois apenas fizeram 45' nos jogos de pré-epoca...
Recordam-se do Moreto, foi a mesma coisa, chegou foi logo titular. É psicologicamente muito pesado, associado ao valor do passe e à dimensão do clube...
Quanto aos que não vieram, temos de tirar alguns ensinamentos.
- Os adeptos, pq a esmagadora maioria das notícias são falsas e apenas para vender;
- Os Responsáveis pela forma como trabalham, pois se a esmagadora maioria era falsa, alguns eram verdadeiros e estavam em todos os jornais...
As contratações têm de ser atempadas e silenciosas, de outro modo só com muita sorte conseguimos bons jogadores (Gaitan e Jara, bons exemplos).
Volto a referir que a baixa do Ramires não foi colmatada, e o Hleb seria, pensava eu, uma excelente solução, mas depois das suas declarações, verifiquei que estava errado, não tinha perfil para vestir a nossa camisola...
Temos uma excelente equipa e tudo para voltar a ter uma grande época.
Como escrevi aqui antes do jogo com o Setúbal, demos seis de adianto para equilibrar, o nosso campeonato começava a partir daí.
Missão vencer!!!
Adeptos, pensando pela própria cabeça, apoiar sempre!!!
tenho muitas dúvidas com estes negócios, acho que o Benfica perde muito mais do que ganha...
Fiquei muito contente com este seu post. Mostra verticalidade, e Deus queira que não venha a ter problemas na BTV por causa deste seu escrito. LFV não lida bem com as críticas.
Os pontos negativos que menciona, são também os meus. Destaco :
1. Alguma arrogância por parte de LFV e JJ após a conquista do campeonato.
2. Má programação dos reforços, quando se sabia que Ramires e Di não iriam de certeza ficar, esbatendo-se depois a tal teoria do scouting já feito e onde havia vários jogadores para substituirem os que iriam sair.
3. A inexplicável saída por empréstimo de Urreta ( leiam o que a Marca escreveu sobre ele ). Contratou-se Sálvio, por empréstimo, que custará 2 milhões / época.
4. As inexplicáveis compras, e esbanjar de dinheiro, de Alípio e Rodrigo. Para mim tenho, quase a certeza absoluta, que são o pagamento dos 5 + 5 adicionais do Di Maria.
5. A dispensa de um activo que nos custou 6 milhões, Rodrigo, a um clube inglês.
6. A contratação, esbanjando dinheiro, de um GR por 8,5Kilos !!! Eduardo custava 4 Kilos e o Braga encontrou um GR que vai dar que falar a custo zero!!!
Ou seja com o esbanjar de dinheiro dos 10 milhões em Alípio e Rodrigo, mais os 2 milhões do Sálvio dava para comprar que nos interessava, e não quem nos quiseram impingir. E não incluo nesta contabilidade, o disparate dos €uros dados pelo GR. Nem que no futuro venha a ser muito bom , vai ser um activo dificil de valorizar. Quantos GR, na Europa, custaram este preço.
Quanto à BTV é urgente uma reformulação, porque cada vez mais está a ser a voz do dono, escapando poucos programas a este crivo. Ter individuos como o Colaço e Pedro Guerra como comentadores, não honra as tradições do SL BENFICA.
E como além dos aspectos negativos, também os há, positivos, ressalvo o excelente plantel que continuamos a ter. Assim JJ coloque o seu saber em campo, deixe de ser arrogante, e já agora que descanse, durma bem e deixe de ver os jogos do Campeonato Brasileiro até às tantas, porque parece que ver tanto jogador o está a deixar um pouco confuso.
Um abraços a todos os Benfiquistas.
João Coelho
Deixo aqui uma resposta há pergunta sobre o empréstimo de Salvio. li na comunicação social que o Benfica adquiriu 20% passe Salvio por 2M no empréstimo do jogador, por isso deve ser um negócio como o do Reyes.
VIVA O BENFICA!
Parece-me também que esta época foi mal preparada. Já sabiam que o Ramires tinha grande probabilidade de se ir embora, que o Di Maria (para mim é melhor do que o rinaldo ) também iria, mas demonstraram uma grande falta de agilidade no mercado, não conseguindo encontrar um substituto para o Ramires e deixando que os corruptos desviassem mais um jogador, esse tal jesse james . Vou supor que o Gaitan vai conseguir substituir o Di Maria (o meu jogador favorito o ano passado) embora sejam diferentes.
Mas, no que mais falharam na preparação da época foi em prever e encontrar soluções para a volta de arbitragens de fruta, agora com a agravante de numa política de terra queimada não só levar ao colo a central de corrupção mas também os seus dois principais tentáculos, sporteng e briguinha .
No positivo, salienta-se a batalha ganha à central da corrupção na manutenção do JJ , que eles tentaram desviar e na manutenção de grande parte do plantel. Mas, na minha opinião, ainda mais urgente do que reforçar o plantel em Janeiro, é resolver de uma vez por todas o problema das arbitragens de fruta.
Prova disso é o reflexo das suas palavras na caixa de comentários: superam-se as diferenças, subtraem-se as futilidades e eleva-se para outro nível o pensamento crítico, com serenidade e consciência do efeito de cada uma das palavras, vulgo ponderação! A união começa aqui.
Quanto ao conteúdo estou perfeitamente de acordo, em tudo. De facto, devíamos ter mais enraizada uma cultura de Assembleia onde seriam discutidas entre nós todas essas questões, importantíssimas já que a nossa época vai estar assente nessas bases.
Dando de barato a esta teoria, o que sei é que Mantorras tem tido nestes 3 ultimos meses um comportamento rasca. A sua carreira foi destruída por um médico do SLB. Então paguem ao Homem o que lhe é devido, e fora do plantel porque só lá está a criar mau ambiente. E se for possível coloquem-no como embaixador do nosso clube em Angola. Mas longe do plantel!
É tudo o que penso e já tinha comentado em família com o que não concordei com o Presidente (apesar de apoiante). Sendo principalmente o apoio a esta Liga. Dado que o restante não conheço os pormenores e concordo que se debata internamente.
Há um assunto que me pasma: Os pasquins e alguns benfiquistas dizem que o Rodrigo custou 6 milhões ou que os dois jovens custaram 10 ou 11 milhões. Onde é que isso está comunicado à CMVM? Ainda há pouco fui procurar e não consta lá nada sobre o custo deste(s) jogador(es). Não é obrigatório a partir de 2 ou 3 milhões comunicar? Pois vão verificar, porque não há comunicado nenhum da SAD do SLB sobre o custo do(s) jogador(es).
Sabendo o que é a CS em relação ao GLORIOSO, não era já altura dos BENFIQUISTAS deixarem de emprenharem pelos os ouvidos, e deixarem-se de diz que disse?
Continuo muito confiante neste BENFICA.
Viva o GLORIOSO
Acho que, aliás acredito que não sabes os contornos que obrigaram a algumas decisões da N/ Direcção, quer na parte desportiva como na financeira.
Deixastes as entrelinhas um pouco à imaginação de cada um. E, se assim não fosse, não tinhas comentários. Diríamos todos, porque é verdade, simplesmente, EXECELENTE POST PEDRO.
Hà aquela coisa da venda do Di Maria que, também sempre me pareceu, que o Benfica iria passar a receber jogadores em vez de dinheiro. O Di Maria batia o pé duma maneira, até afirmava, EU VOU PARA O REAL MADRID.
o Urreta é outro caso pertinente, mas atenção, é-o agora que sabemos que poderemos ficar menos bem calçados.
Outra coisa que é óbvia, por isso não critico e acho que o Presidente fez o que devia fazer, é o apoio ao FERNANDO GOMES. Claro, se votasse contra ou se abstivesse, ele ia para lá na mesma. Pelo menos assim, não tomou a mesma posição vigarista dos Porkos e dos Bispos e o Pr.Liga nunca poderá dizer ter sido ignorado ou hostilizado pelo Benfica antes de ser eleito.
No geral, estou de acordo contigo, salvo o erro QUIM/ROBERTO (O Quim era demasiado recatado para causar mau balneário?!!!!), a Direcção terá tomado, a meu ver, por razões que ela saberá, as melhores decisões possíveis.
Quanto à Assembleia G.Sócios, julgo que, num grande Clube como o Benfica, nem tudo poderá (ou deverá?!!!), ser publicitado, perante a real situação duma imprensa 100% antibenfiquista. Deverá, pelo menos, no entanto, ser dado conta a todos os elementos de todos os órgãos do Clube.
Os meus cumprimentos.
Também... a/c Srs LFV, RC e JJ,
Como sócio do SLB, agora que o mercado “terá fechado” e com a pausa na Liga, é lógica a análise objectiva, ponderada e responsável da época de futebol em curso.
Objectivamente, começámos a pré-época com uma série de resultados globalmente interessante, mas que terminou mal... muito mal, quer na Eusébio Cup perdida na Luz (c/ o Tottenham), quer, bem mais grave, com a Supertaça perdida (c/ o FCP).
Com este background recente, iniciàmos a Liga 2010/11 da pior maneira possível, com 2 derrotas seguidas (a 1ª. das quais na Luz!, na abertura da Liga).
Reagimos à 3ª jornada, vencendo convincentemente o V.Setúbal na Luz e... 3pts!
Como balanço, perdemos o principal torneio de pré-época (Eusébio Cup, na Luz!), perdemos o 1° troféu oficial da época (Supertaça, com o pior adversário possível), perdemos 6 pts nos 2 jogos iniciais da Liga e,... LAMENTO CONSTATAR O PIOR,...
... PERDEMOS O ÉLAN VITORIOSO RECENTE, fantasticamente ganho em 2009/10!
Com mágoa o faço, os factos supracitados reflectem-se negativamente, quer no n/ “mundo benfiquista” (sente-se uma generalizada menor crença no n/ potencial),
quer nas repercussões evidentes (e negativas) na “opinião pública” e nos “media”.
Como é meu apanágio, tentei ponderar os efeitos negativos da chegada tardia dos n/ “mundialistas” e, pela sua importância no desempenho da n/ equipa, perceber... COMO E PORQUE FALHÁMOS TANTO E TÃO DEPRESSA!
Aqui, ainda que apoiado na minha eterna paixão “gloriosa”... FALHEI,... reconheço,
pois NÃO CONSIGO ENTENDER C/ COERÊNCIA... os factos recentes e a realidade!
Acima de tudo, mesmo relativizando o mais possível as saídas do plantel e os sucessivos erros da arbitragem... QUASE SEMPRE EM N/ DESFAVOR,..., A VERDADE É QUE TUDO ISTO TAMBÉM ACONTECEU EM 2009/10... E... FOMOS GLORIOSOS!
Se os responsáveis da SAD se mantiveram (LFV+RC), a equipa técnica idem (JJ),
tal como a esmagadora maioria dos jogadores, repito... NÃO COMPREENDO!
Isto, para além do valor acrescido ao plantel pelos jovens jogadores contratados (Gaitán e Jara são óptimos jogadores, Salvio acredito que também...)!
Lamento as dúvidas legítimas à qualidade real (?) do maior investimento (Roberto).
Realçando desde já, o meu INCONDICIONAL E HABITUAL APOIO A TODO O S.L.B.,
é da maior pertinência assumirmos, sem alarmismos nem subterfúgios, que...
esta época 2010/11 foi, de facto, deficientemente planificada pela SAD e por JJ:
- Acresce aqui, como fundamental, a NECESSIDADE ESTRATÉGICA E IMPERIOSA
DE...TUDO TENTAR PRECAVER P/A MANTER A DINÂMICA VITORIOSA DE 2009/10!
- Atendendo ao n° dos n/ jogadores envolvidos no Mundial e à final da Supertaça,
a pré-época foi mal estruturada: demasiados jogos em curto espaço de tempo,
sem timing de recuperação das habituais cargas físicas de início de época e com
excesso de deslocações, factores fundamentais na optimização ou não (É O CASO)
do plano de treinos inicial de um Clube com as n/ responsabilidades.
- Face aos ÊXITOS E MÉRITOS DA N/ ÉPOCA ANTERIOR, era expectável e previsível
a saída de alguns dos jogadores + importantes (Di Maria e Ramires, NO MÍNIMO),
logo... urgia PLANIFICAR ATEMPADA E CORRECTAMENTE OS SEUS SUBSTITUTOS,
...O QUE,... MANIFESTAMENTE... NÃO ACONTECEU:
- Gaitán é excelente unidade versátil no ataque mas não é extr°.esq°.,
- Jara é grande jogador, mas...substituto lógico de Saviola, ou... opção... para
sistema táctico alternativo – 4x3x3,
- Salvio veio como médio-ala (dir°), mas não faz as compensações defensivas,
pelo que não viabiliza suprir adequadamente a falta de Ramires!
... Então,... porque emprestámos o Urreta ao Depor(Corunha)?
- Rodrigo (avançado móvel) chegou... c/ investimento avultado (5 a 6 M€)...
e... é emprestado!!!... Quando já temos o Jara
- Realce-se que, dos publicitados cerca de 30 M€ apurados em mais-valias c/
Di Maria e Ramires,... CERCA DE METADE FORAM JÁ INVESTIDOS EM...
SUPLENTES...OU JOGADORES A SUSCITAREM DÚVIDAS (empréstimos?)!...
Isto quando... AS LACUNAS NÃO FORAM SUPRIDAS...,
E... NÃO HOUVE € (aquisição do passe e/ou negociação dos salários+prémios)...
... PARA REFORçAR O PLANTEL COM JOGADORES DE QUALIDADE REAL QUE
CRIASSEM DE IMEDIATO...+VALIAS À EQUIPA TITULAR (ex°:Huntelaar ou Hleb)!
É momento de melhorar índices físicos do plantel (realce aos chegados do Mundial) e incorporar melhor os jogadores recentemente chegados ao Clube (Gaitán, Jara, Salvio e Roberto), assimilando e aperfeiçoando as “novas ideias tácticas” de JJ.
Como sócio benfiquista apaixonado pelo Clube, mas que preserva o bom-senso,...
REITERO O MEU TOTAL E INCONDICIONAL APOIO AO SLB (SAD, JJ E JOGADORES)!
Em abono da verdade,... assumo c/mágoa e preocupação,... os factos supracitados.
FORçA BENFICA!
Abraço a todos,
RSG
Agora só um off-topic, perdoem-me, mas relativo a comentários que leio acerca de Roberto e Eduardo:
ainda em clima de festa JJ foi convidado a participar no programa Trio D'Ataque, altura em que proferiu o famoso impropério de que Quim não faria parte do futuro. Na discussão desse assunto foi questionado acerca de Eduardo, jogador ao qual teceu rasgos elogios mas referiu "É muito difícil Eduardo vir para o Benfica". O porquê desta frase é incerta, mas já pararam para pensar que isto se pode dever a entraves colocados pelo presidente do Braga, conhecido também pelas suas ligações (de amizade?) a Pinto da Costa?
Ao contrário de todos os outros comentadores eu NÃO CONCORDO com o teu post. Desculpa mas cheira-me um pouco a Fernando Guerra e a João Diogo. Uma forma subtil de atacar Jorge de Jesus. Não sei de facto o que estão a preparar, não se passa de bestial a besta. Não percebo a tua posição sobre Alípio e Rodrigo, quando escreves que vais perguntar na AG (ou seja dentro de casa) mas antes o escreves no blogue. Julgo que seria mais sensato fazer exactamente o contrário ou seja perguntar primeiro na Assembleia Geral e depois escrever no blogue, a pergunta e a resposta e depois criticar a mesma se não concordares com ela.
Não deves ter ouvido com atenção aquilo que Luis Filipe Vieira disse, sobre Fernando Gomes, designadamente na entrevista a MST. Também julgo que sendo tu um comentador habitual na BenficaTV deverias de facto antes, tentar saber o porquê e depois de maneira inteligente explicasses em entrelinhas porque o SLB apoiou a candidatura de Fernando Gomes.
Quanto ao Quim, não acredito que Jorge de Jesus não tivesse conversado com Luis Filipe Vieira e Rui Costa antes até porque a contratação de Roberto foi muito bem explicada por José Manuel Delgado em A Bola (ver edição de 30 de Agosto). Foi uma contratação que exigiu um montante elevado e que portanto não pode ser feita sem o aval das várias entidades do clube. A saída de Quim e a entrada de Eduardo poderia ser feita mas tal como o Sérgio (SLB) escreveu envolvia dinheiros com o Braga e tanto Vieira como Salvador não querem nada um com o outro apesar de Eduardo fazer constar a toda a gente que o seu clube é o Benfica.
A tua crónica é um desabafo inapropriado para alguém com as tuas responsabilidades. Sei que estás triste porque o Benfica perdeu seis pontos, mas não vamos desancar no treinador, caso contrário ele estará no Porto no próximo ano. O que escreveste meu caro Pedro já me cheira a Quique Flores e eu nessa não caio. Até porque existem erros de arbitragem gritantes tanto no Braga como no Porto e o Benfica até não tem jogado mal.
Agradeço por isso que não estejas na frente de uma cruzada contra Jorge de Jesus
Benfica sempre
Não concordo contigo, Pedro.
Apenas quero relembrar o que já escrevi no meu blog sobre o Quim. Quim tinha desde à uns anos a esta parte uma lombalgia crónica e se bem se lembram, no ano passado os médicos do Benfica quiseram opera-lo e ele preferiu fazer apenas tratamento.
A equipa médica avisou que Quim poderia ter uma lesão grave neste ano e Jesus optou por não renovar com ele.
Quanto às aquisições, Gaitan já mostra que se adapta a ser extremo, Salvio já deu uma amostra pequena de que tem capacidades. É verdade que faltam alternativas sim... mas é complicado nos dias que correm fazer aquisições.
peço-te so um favor enaltece o nosso comentador "no dia seuinte " hoje no melhor programa desportivo portugues grandes carlos,pedro,gonçalo e sergio. Bem realizados pela PETRA.
Creio que se há alguém que deve explicações aos sócios, é o Presidente... e nisso estamos todos de acordo.
Tou 110% com a ekipa e espero nao falhar jogo nenhum fora e em casa toda a época tal é a minha fé! Kuanto ao Roberto acredito ke ira melhorar mto pois é jovem e com o Capitão e o David Luiz a jugarem como contra o Setubal o homem nem precisa defender tal como o Quim quase nao precisava o ano passado.. Gostava era de ver a Luz xeia sem ser em jogos grandes e na ultima jornada knd somos campeões.. Seria importante aumentarmos a assistencia media na catedral, pelo apoio e motivação a ekipa! VAMOS EMBORA BENFIKISTAS, KEM É MAIOR KE PORTUGAL??
Rumo ao Bi!
Todos querem ganhar, que se unam e ganhem, porque a vida (HISTÓRIA) de treinador e de jogador faz-se com vitórias - TODOS JUNTOS!
Cordialmente um abraço a todos!
Ah e Airton pela direita vá lá experimentem na liga intercalar ou na Taça da Liga... quem sabe não é????
COMENTAR NA BTV O CASO DO MARITIMO COM O PORTO....PODE PERDER 3 PONTOS.
Blog do Manuel
Depois de ler o seu comentário, reli o texto do Pedro (já o havia lido de tarde), para confirmar se o texto continuava o mesmo!
Tem todo o direito à sua opinião mas, francamente, onde é que consegue descortinar no texto um ataque ao Jorge Jesus?! Onde é que o Pedro diz que vai perguntar sobre o negócio Alípio e Rodrigo numa AG? Antes profere que é uma situação que merece esclarecimento numa AG.
Aliás, todas as questões focadas pelo Pedro serão, digo eu, as de todos os benfiquistas. Daí tantos concordarem com ele.
Não estou aqui como advogada de defesa do Pedro (não o conheço a não ser da Btv), além de que, ele, muito melhor do que eu, lhe responderá se o achar necessário, mas achei o seu comentário completamente injusto.
Mais injusto ainda vindo de quem (suponho que é a mesma e se não for as minhas desculpas), num comentário a um post sobre o hipotético empréstimo do Roberto, escreveu isto:
“De Ana Silva a 22 Agosto 2010 às 21:24
MAS QUE GRANDE NOTICIA. ISSO ERA O MELHOR QUE NOS PODIA ACONTECER”
Saudações Benfiquistas!
A venda do Di Maria, é uma simples questão de aritmética.
'Nós' pagamos 25 milhões pelo vosso jogador mas vocês têm de levar 2 que temos 'encalhados' na prateleira por ... 6 milhões!
Logo o Di Maria foi transferido pelo tal valor, 19 milhões, acessível de que o Mourinho falou.
A 'estória' dos 5+6 milhões por objectivos e a da 'retoma' do Rodrigo, é idêntica à 'estorieta' dos 2 jogadores (a menos que o Roberto valha por 2...!) do Atlético de Madrid.
Por outro lado, deixam escapar ou pelo menos não comentam situações ou notícias presumivelmente encomendadas que podem ter consequências bastante negativas no seio da estrutura dirigente do futebol. Recordo, por exemplo, uma manchete recente do jornal “Record”, cujo teor era: “ Vieira recua e dá nega a Jesus, técnico queria Maylson mas maioria da SAD era contra”. No mesmo texto, o jornalista intercalou uma frase verdadeiramente assassina”, salientando que “o representante em causa, mandatado pelas águias, foi o empresário Costa Aguiar, um agente próximo do treinador do Benfica”. Para bom entendedor…
O que tem contribuído para algum desconforto no seio da massa associativa não é só uma politica de aquisições que escapa à racionalidade, mas fundamentalmente a ausência de explicações, que não carece necessariamente da realização de uma Assembleia.
Na época passada, alguns sectores da sociedade civil e desportiva manifestaram perplexidade perante novas aquisições sem que o clube tivesse vendido algum dos seus activos mais valiosos. Nessa altura, Luis Filipe Vieira sentiu necessidade de vir a público tranquilizar os adeptos, defendendo a transparência das aquisições e justificando o sigilo da solução para que os adversários directos a não copiassem. Viríamos mais tarde, no final do prazo para inscrições, a compreender que as operações estavam apoiadas na criação legal de um Fundo de Investimento.
Na presente época, estando em causa um maior caudal de dúvidas sobre a bondade das opções tomadas, qual é a justificação para que exista uma dualidade de comportamentos por parte do presidente do clube? Qual seria a dificuldade em explicar aos adeptos, mesmo enfrentando uma eventual reacção desfavorável, a dispensa do Urreta e se a mesma inclui uma opção de compra pelo Corunha? Ou o real valor da venda de Di Maria e se este inclui a contabilização do valor dos passes do Rodrigo e do Alípio? Ou os critérios que conduziram ao abandono de alternativas mais económicas para solucionar o problema criado por Jorge Jesus com a dispensa de Quim? Ou porque é que na venda dos primeiros 50% do passe de um internacional do Brasil, o seu passe foi apenas avaliado em € 12.000.000 e fomos “obrigados” a vender ao desbarato os restantes 50% quando tinha sido propagandeado na primeira operação que os direitos desportivos, avaliados em € 30.000.000, pertenciam integralmente ao Benfica? Ou quais os custos e qual o formato da operação de empréstimo do Salvio? Ou qual o alcance da garantia de nos irmos “endividar ainda mais” e de a preparação da próxima época de 2011/2012 (!) já estar em curso quando o plantel não foi devidamente constituído para esta? Ou porque é que continuamos a desperdiçar o investimento na formação de novos valores (será que o Roderick consegue escapar?), enquanto assistimos constrangidos à permanência do Luis Filipe e do César Peixoto no plantel, apoiados num conceito novo e bastante lato de polivalência?
Não se compreende esta alteração de comportamento de uma época para a outra. Será que é a primeira consequência das recentes alterações estatutárias, ocorrida numa Assembleia manifestamente pouco concorrida? Infelizmente, estes assuntos da organização interna do clube são pouco atractivos para a maioria dos sócios, mais preocupados com os resultados desportivos e quando despertam, como diz a publicidade de uma imobiliária: “já era”…
FOI MUITO, MUITO, MUITO BOOOOOM!
DESDE O INÍCIO TENHO DITO: ANDAMOS ENTRETIDOS, ENTRE NÓS, A FALAR DE MERDINHAS, QUANDO NOS ESTÃO A ASSALTAR A CASA...
POR ISSO, RECUSO-ME OPINAR HONESTAMENTE DE ALGO QUE (TÃO DESCARADMENTE) À PARTIDA ESTÁ VICIADO.
É A CS PROSTITUTA QUE FAZ A CABEÇA DOS ADEPTOS. CONTRA ELA, MARCHAR MARCHAR.
Em relação ao Hleb não conseguirmos concorrer com o Birmingham ...
Força Benfica
cito-a
"Não percebo a tua posição sobre Alípio e Rodrigo, quando escreves que vais perguntar na AG (ou seja dentro de casa) mas antes o escreves no blogue. Julgo que seria mais sensato fazer exactamente o contrário ou seja perguntar primeiro na Assembleia Geral e depois escrever no blogue, a pergunta e a resposta e depois criticar a mesma se não concordares com ela"
E cito-a para lhe dizer, sem qualquer ponta de ironia e com toda a sinceridade, que este seu argumento faz todo o sentido.
:::
Com a mesma sinceridade lhe digo que não há qualquer intenção da minha parte em ter alguma cruzada contra aquele que eu considero o melhor treinador a treinar em Portugal.
Concordo 100%.
São assuntos (demasiados assuntos) que não nos deixam tranquilos...
Para todos nós é insuportável o apoio a F.Gomes a colagem a J.Oliveira, o apoio a Queiroz, enfim...
e o resultado disso? PONTOS ROUBADOS AO BENFICA, PONTOS DADOS AOS RIVAIS, HUMILHADOS E GOZADOS NA CS... ETC ETC.
Não se entende qual a estratégia por parte da Direcção, qual a coerência dos actos.
São questões (demasiadas questões) que há tempo demais estão por nos explicarem.
Tem a palavra o Presidente e só o Presidente.
Entretanto vamos esperando...
até quando?
Um post sobre a actualidade Benfiquista, sem insinuações torpes e maldosas, contrariando a dita blogosfera Benfiquista, onde todos os negócios realizados pelo Glorioso têm uma segunda intenção.
Abraço Benfiquista
Como se não bastassem toda a fauna nojenta que vive para nos atacar, os infiltrados vendidos e cobardes que temos entre nós, agora a dissensão começa a querer alastrar-se áqueles que sempre estiveram do mesmo lado da barricada.
Tudo isto porquê?
Porque são necessárias explicações urgentes dos últimos 3 meses da vida do SLB e estas explicações só podem ser prestadas pelo Presidente do clube, o qual parece não mostrar a mesma apetência que teve, em ocasiões anteriores, de através do órgão de comunicação mais representativo do clube, clarificar perante a massa associativa situações que se apresentam nebulosas e com essa clarificação unir “as tropas” para o combate que é imperioso começar a travar contra a matilha raivosa que nos ataca.
A persistência do silêncio presidencial, além de ser um bálsamo para quem nos quer destruir, pode conduzir a interpretações, porventura injustas mas legítimas, daqueles que se têm recusado a entrar na calúnia e bota abaixismo de “benfiqueses de aviário”.
À mulher de César, não basta sê-lo…
PS- Concordo contigo, Carlos, não poderemos nem deveremos falar de futebol enquanto esta javardeira persistir.
POR CAUSA DO ASSÉDIO A UM JOGADOR,
VÃO FICAR COM PONTOS NEGATIVOS,
PORQUE OS OUTROS FORAM DADOS
PELOS APINTADORES
EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE
O que é que podemos REALMENTE FAZER, REALMENTE QUERO DIZER, em vez de andarmos aqui feitos tótós a dizer que é assim e assado!!!!
A comunicação social pretende humilhar-nos, os comentadores pretendem humilhar-nos, os jornalistas são TOTALMENTE tendenciosos e pretender ofender-nos e humilhar-nos e os árbitros estão CLARAMENTE a ter uma prestação à sua altura!
PRONTO É TUDO VERDADE! [mas também é verdade que se têm cometido muitos erros internos a que nem o JJ se pode colocar com o rabito de fora]... MAS E AGORA?
FAZER O QUÊ?
Continuar a dizer ad aeternum isso? E serve para quê?
Tem de haver uma forma de intervenção global e qual é? Violência não por favor, porque isso só vai gerar mais violência e nós estamos a falar de FUTEBOL! Eu peço ideias concretas que causem mossa - manifestações antes dos jogos junto da equipa de arbitragem - cânticos a exigir respeito e justiça nas decisões - temos que lhes chagar o juízo até eles mudarem de atitude - EU SÓ PEÇO INICIATIVAS alicerçadas em movimentos semelhantes ao processo de Ghandi - e como sabem Ghandi teve sucesso!
Nós certamente que conseguiriamos aí uns 5 ou 10 mil tipos para fazer essas intervenções - manifestações silênciosas junto das televisões durante os programas em causa... Eu sei lá vocês aí na Benfica TV podem pensar em algo!
AGORA EU ACHO QUE CHEGOU O MOMENTO DE AGIR e não é estar a pedir à Direcção, é claro que eles nos poderão dar suporte, mas o que é que eles poden fazer, pedir audiências ao Secretário de Estado, ao senhor Vitor Pereira... 'tamos a brincar? Isso só serviria para continuarem a gozar com mais força ainda!
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1453872
A culpa agora é da Sagres. AHAHAHAHAHAH
Você escreveu:
"AGORA EU ACHO QUE CHEGOU O MOMENTO DE AGIR e não é estar a pedir à Direcção, é claro que eles nos poderão dar suporte, mas o que é que eles poden fazer, pedir audiências ao Secretário de Estado, ao senhor Vitor Pereira... 'tamos a brincar? Isso só serviria para continuarem a gozar com mais força ainda!"
Fartos de tomar iniciativas estamos nós, cansados de ser gozados e humilhados, estamos nós.
Sendo o meu Amigo um pacifista, não me atrevo a sugerir que só falta partir esta porcaria toda.
De que servem os protestos dispersos da turba, ignorante e pouco inteligente (pensam eles), se o "Grande Leader" e a sua entourage mantêm um recatado (fico-me por este adjectivo) silêncio, indicador de que as massas são uma "chatice".
Quem cala consente e o silêncio oficial do SLB é a prova provada de que "tudo corre pelo melhor dos mundos no melhor dos mundos possíveis", como diria o Sr. Pangloss.
É evidente que é caricato e ineficaz, fazer queixinhas a um pseudo secretário de estado, glutão e vendido a interesses por demais conhecidos.
Já não será caricato e será profundamente eficaz, chamar José Socrates ao Estádio da Luz e dar-lhe
2 semanas para pôr termo a este bestado de coisas,
que, mais dia, menos dia, conduzirá inevitavelmente à violência.
É consabido que o Presidente do SLB (seja quem for) é o homem mais importante do país.
Isto não lhe confere o direito de ser um tiranete de ópera bufa, mas confere-lhe o direito e o dever de exigir das várias tutelas que cumpram leis, regulamentos e tenha acções pautadas pelo rigor e isenção.
É preciso perceber que o homem tem poder para colocar o país em S. Bento ou em Belém.
Basta para isso que esgote todas as vias pacíficas de resolver o problema.
Se este Presidente não o quiser fazer, teremos de começar a pensar num cidadão impoluto e responsável que o substitua.
A situação actual é que não se pode manter ad eternum.
Saudações Benfiquistas.
" O Sp . Braga inicia, sábado, a venda de bilhetes para o jogo com o FC Porto (...) na loja do clube no Braga Parque e nas galerias do bingo, ao preço unitário de DEZ euros."
Aqueles camelos quando se viram a jogar com o Benfica em casa inflacionaram os bilhetes para 65 EUROS, e agora é isto...
Várias opiniões, uma convicção e uma certeza.
Há coisas que nunca mudam!!!
Mas gostei da resposta do Arquivo Vivo, eu não quero entrar em litigâncias inuteis mas quero que todos juntos lancemos ideias realistas de acção... gostei da intervenção do Arquivo Vivo porque abriu uma porta de discussão séria... sim e provavelmente a Direcção também tem que vir para o barulho, mas só numa dinâmica onde não seja mais achincalhada... ainda me lembro da cena do Roquete e o luto (foi gozado à força maior pelos amigos da fruta)... eu acho que é altura de agir de pedir HONESTIDADE... e temos que actuar em todas a frentes e de forma concertada... penso que conseguiremos nas calmas arranjar uns 10 mil fanáticos do clube que bem orientados seriam capazes de colocar esta nação a pensar - e a Via Pacifica é a via Maior aquela que mais chateia... que moi, moi até deixar a turbe sem argumentos...
Estas três jornadas iniciais já nos levam 6 pontos e deram outros tantos aos nossos queridissmos adversários...
O que fazer?
O que fazer Carlos, Gonçalo, Pedro vocês têm o poder de mobilizar... é urgente reactivar as claques num plano concertado pacifista de intervenção civica DETERMINADA!
Precisamos de 4 ou 5 intervenções que se prolonguem no tempo até provocar a mudança. Penso mesmo que se deve convocar um plenário de sócios/gabinete de crise com essa finalidade... as arbitragens e a CS e comentadeiros pretendem (e vejam lá se não conseguem) destruir todo o edificio animico da instituição! Eles constroem pseudo alianças para nos humilhar e assisti por breves momentos ao argumentário de Rui Moreira sobre o Sporting e foi verdadeiramente alucinante, a mentira tomou conta da realidade na sua expressão verbal - ALUCINANTE!!!!! E depois os pobres de espirito deixam-se levar com toda a pinta... eu tenho dificuldades em usar a linguagem que me apetecia usar porque sou pacifista e quero manter a minha postura... sou pacifista mas não cobarde!
Vejam o conseguiram com o Roberto - se esse gajo se superar e tornar-se naquilo para o qual tem potencialidades - vejam no fim o que eles queriam à partida!
quanto ao post do pedro ferreira, disses-te tudo aquilo que vai na alma dos benfiquistas, e nós merecemos uma explicação.
outra coisa que tambem gostava ver era o Benfica tomar uma posição, é no caso Carlos Queirós, nos como a maior força deste páis deviamos exigir a demissão de todo o organismo da federação (pinto da costa pediu o da liga), de que esta a espera o Benfica?
Estarei sempre com o Benfica, votarei sempre em LFV contra coisas que veem lá de cima, mas quero ver mais de LFV
Isto é, possível e exequível com uma Direcção actuante, atenta. Não com dirigentes que parece terem hibernado. Consequência, quiçá, do calor...
http://dn.sapo.pt/desporto/porto/interior.aspx?content_id=1653418
Permitam-me felicitar o teor do comment do...
"Arquivo Vivo a 2 Setembro 2010 às 12:34"
...e assinar por baixo!
Sou sócio do SLB e, tal como a maioria dos SLB's, mantenho o apoio a todo o BENFICA e seus elementos, continuando esperançado numa redenção GLORIOSA!
No entanto, não nego que... estou profundamente desiludido com a n/ política-gestão desportiva deste ano, onde impera o desnorte estratégico, a reiterada ineficácia, a desorganização e..., pior,... um silêncio fúnebre, quase tenebroso, da SAD e SLB!
Porquê, Sr.LFV? Porquê este silêncio..."cúmplice"?
Tal como o Pedro e outros amigos tertulianos o mencionaram, porque motivo o Sr.LFV não utiliza a BTV para... C/ OBJECTIVIDADE, FRONTALIDADE E RESPEITO PELOS SÓCIOS E ADEPTOS DO CLUBE... SE PRESTAREM OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS A TODOS OS BENFIQUISTAS??!!!
ISTO SIM, SERÁ UM ACTO DE GESTÃO A HONRAR O SLB!
...
A verdade é que... AS PREOCUPAçÕES LEGÍTIMAS DOS SLB'S AUMENTAM, NA DIRECTA PROPORçÃO DOS FACTOS E PROCESSOS QUE SUSCITAM... DÚVIDAS ENTRE NÓS... E CALÚNIAS TORPES DOS "MEDIA", DA N/ CONCORRÊNCIA E DE "PROXENETAS DA COMUNICAçÃO" (pseudo-jornalistas, "comentadeiros/paineleiros...)!
Reitero esta ideia porque, à evidência, com a pausa na Liga, este timing seria fantástico para repor a verdade e permitir "cerrar fileiras no SLB"!
Até teríamos margem de tempo para digerir "algo" de menos agradável compreensão e/ou aceitação!
Espero estar enganado, mas creio que a opção estratégica do Sr.LFV é claramente o silêncio, por isso com mágoa o qualifico ... FÚNEBRE E CÚMPLICE!
Até lá, como sócio, sinto-me apreensivo c/ factos como por ex°:
- Creio ser correcto afirmar que... a conta económico-financeira dos exercícios recentes do SLB... OBRIGOU A COMPRAS INTERCALADAS P/A "A JANELA DE JANEIRO" ((ex°: Kardec e Airton), o que, tudo o indica (ex°: Hleb)... se repetirá este ano!
- Só que agora... NÃO POR NECESSIDADE/OPçÃO DE GESTÃO,... ANTES POR OBRIGAçÃO IMPERIOSA DE EQUILIBRAR OS Nos. das "contas de exploração dos exercícios correntes" (ex°: a venda-SOS de Maku)!
...
Pelo Benfica, Sr.LFV,... NÃO SEJA AUTISTA,
...ESTA OPINIÃO DE PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS...
...É UM SERVIçO RESPONSÁVEL E FULCRAL À REALIDADE DO SLB!
...Sendo esta uma posição quase consensual nos SLB's,
...SERÁ QUE NÓS, SÓCIOS E ADEPTOS DO CLUBE ESTAMOS TODOS ERRADOS...
...e... SÓ O Sr.LFV É QUE ESTÁ CORRECTO?
Sem mais comentários, e até prova em contrário,
"o cego, lamentavelmente, não vê mesmo,...
... MAS HÁ BEM PIOR!"
Força BENFICA!
Abraço a todos,
RSG
Arquivo Vivo das 12:34.
UM PRESIDENTE QUE TEM 70% DA POPULAÇÃO DO SEU LADO, TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER MUITO MAIS.
EXCELENTE TÓPICO DO ARQUIVO VIVO, QUE MERECE SER DEBATIDO POR TODOS NÓS.
Há um porém apenas.
Também eu não achei oportuno o apoio que LFV deu ao tal que num golpe de teatro mas para papalvos, saiu da sad dos corruptos batendo com a porta com estrondo,segundo dizem, eheheheh e se candidatou à LIGA.
Mas, se o LFV não lhe desse o apoio, será que esse corrupto que está metido até às orelhas no Apinto Dourado, não seria eleito????
Claro que era....os corruptos têm todos os clubes na mão (excepto o Guimarães, momentaneamente...) e são os clubes que elegem o presidente da liga!!!
Ou estarei errado???
Acabei agora de rever no programa Futebol SLB o lance da defesa do penalty. Guardei-o ou seja gravei-o técnica e emocionalmente. E não deixei de me comover profundamente, como se o tivesse a ver no estádio quando do meu lugar gritava Roberto, Roberto, antes de Hugo Leal ter chutado. Na realidade, esta luta homem a homem(a marcação de uma grande penalidade) entre a defesa e o ataque é para mim dos momentos de maior beleza numa partida de futebol. Por ali se demonstra o que maior qualidade existe em cada um dos intervenientes. Por duas razões partilho esta emoção aqui. Primeiro porque o clube do meu coração ganhou. Segundo porque há um homem que nós, enquanto Benfiquistas reabilitamos, Roberto. E desta nossa postura devemos nós Benfiquistas nos orgulhar, mais mas muito mais do que sermos o clube que mais títulos conquistou em Portugal. Aliás, como o Carlos dizia ontem, no programa Debate, não vale a pena falar de futebol, aqui em Portugal, nesta altura. Eu acrescento devemos sim antes disso continuar a cultivar os valores que sempre nos pautamos: Os da DIGNIDADE e da valorização, pelo desporto, do homem enquanto Ser.
BENFICA SEMPRE
PS: Pela tua resposta posso inferir que sabes mais do que escreves, aqui . E assim sendo, fico mais preocupada do que indignada .
E a resposta não continha nada de "escondido". Era clara: aquele argumento é bastante válido e, depois de o ler, acredita que repensei muito a pertinência (ou a falta dela) do dito parágrafo.
1- JJ e R Costa têm crédito e devem merecer o nosso obrigado (depois de tantos anos de falta de futebol na Luz é inacreditável a falta de apreço por parte de alguns adeptos e sobretudo o "ruído de fundo" que provocam. Se é pelo vaidosismo de ter uma porra de um blog, então p que os pariu)
2- a hipervalorização das saídas do Ramires ou Di Maria. No inicio da época passada se oferecessem 10 Mio pelo Di Maria, haveria concerteza adeptos que o levavam ao aeroporto. No caso do Ramires, as circunstâncias da compra fizeram com que se perdesse em parte o controle sobre a venda. Mas 11 Mio de lucro são 11 Mio de lucro, sem contar com o beneficio desportivo (evidente). O que digo é que jogamos sem eles algumas vezes na época passada e não perdemos qualidade de jogo.
3- relacionado com 2- tem a ver com a qualidade do Gaitan. Acho que ainda não perceberam a qualidade do Gaitan. Repito: acho que ainda não perceberam a qualidade do Gaitan. Por outro lado o Amorim é uma âncora, com a vantagem de ser da casa. Quanto ao Sálvio quando saiu da Argentina ia ser o novo maradona, mas estava tapado no At. Madrid por gente "sem qualidade" como o forlan, Kun, SImão e Reyes. Tudo gente com dificuldade com a bola.
4- pouca ênfase foi dada pelos adeptos à vitoria sobre o Setúbal (não foi o caso deste Blog, que percebeu a dimensão da vitória). O que me deu muita pena e revolta. Os benfiquistas preferiram centrar-se no Roberto e não na qualidade do jogo que fizemos, o que eu acho uma prova de (estupidez) desconfiança no R Costa e no JJ, e uma ingratidão inaceitável.
abraço à Tertúlia e continuem porque muita falta me fazem
Na passada semana vimos em directo um ex do SLB conquistar, em poucos meses, o segundo troféu europeu. Um ex do NOSSO GLOROISO, que Só não foi campeão por nos terem ROUBADO 16 pontos com graves erros de arbitragem , e que a carneirada, em vez de apoiar ajudou a enterrar. Na boca dos avençados voltou a ser competente, e JOSE ANTONIO REYES, autor do 1º golo, o maior saco de porrada da época 2008/2009(vide Guimarães/SLB) já tinha classe.
Não me posso esquecer do como o sistema tramou Koeman(vide SLB/Gil Vicente), que após as excelente exibições da Champions, de vencer 2 (duas) vezes o CRAC, não o deixaram ser campeão, e carneirada voltou a juntar-se à matilha empurrando-o para sair, quando o alvo deveria ter sido outro. Ele siu e foi logo campeão no seu país.
E que titulos conquistarm, depois de abandonarem o CRAC, coAdrianse, Victor Fernandez, Fernando Santos, Carlos Alberto Silva, etc...?????
Como alguém escreveu a competencia elogiada não foi a nossa, nas a incompetencia dos agente que não souberam fazer o seu "trabalho".É apenas um recado.
Esta época esses moços estão mais finos e o trabalho está a dar fruros, temos de estar atentos e não nos deixarmos distrair com os caso criados pelos avençados . EU JÁ VI ESTE FILME.TEMOS DE ESTAR AO LADO DOS NOSSOS HAJA O QUE HOUVER. PRESSIONAR O SISTEMA E OS SEUS AGENTES . NÃO DAR DESCANSO A ARBITROS MANHOSOS E CORRUPTOS.
PS: Era óbvio que desastrosa exibição das quinas só iria ter um culpado(vide comentario logo após o final do jogo pelo avençado da TVI):Coentrâo.