Comentário

Agora que já se descarregou sobre o último jogo na caixa de comentários do post anterior, aproveito para fazer um comentário mais a frio.


 


Não me surpreendem alguns dos comentários inflamados que li, que apontam na esperada direcção em que está tudo mal, os jogadores não prestam, a direcção anda perdida, e o Jesus anda aos papéis. Sou benfiquista, sei o que a casa gasta, e sei como muitas vezes reagimos às derrotas. Porque nos doem muito e no nosso clube não estamos habituados a que elas aconteçam. Mas registei também com agrado muitos comentários mais sensatos e ponderados, que não tentaram tirar mais conclusões sobre o jogo do que aquilo que ele foi: um mau jogo da nossa equipa, em contraponto a um bom jogo do nosso adversário. Tudo isto porventura ainda mais potenciado por um golo sofrido a frio, que só muito dificilmente não terá tido influência no desenrolar do jogo: não só acalmou e deu confiança ao nosso adversário, como deixou a nossa equipa nervosa.


 


Algumas das críticas mais comummente repetidas:


 


-  Roberto. Não tento tapar o sol com uma peneira. Se o Roberto fizer asneira, eu não tenho problemas em dizer que ele fez asneira. A questão é que eu não acho mesmo que neste jogo ele tenha tido qualquer influência ou culpa no resultado. Para mim, cometeu um único erro grave durante todo o jogo: uma saída a soco em que acertou de raspão na bola, levando-a a cair na zona do segundo poste, onde um jogador adversário, isolado, só não marcou golo porque o Luisão cortou sobre a linha. Foi um erro, mas não resultou em golo, independentemente das razões pelas quais isto aconteceu. Não considero que tenha qualquer culpa no primeiro golo, em que o cabeceamento é desferido em cima dele. Consigo perceber que os benfiquistas estejam insatisfeitos com o rendimento do Roberto face ao que custou. Eu também, face ao que vi até agora, não acho que ele justifique tão alto preço e estou também insatisfeito. Mas isso não significa que agora tenha que fazer sempre dele bode expiatório de qualquer coisa que corra mal. O desvario já chegou ao ponto de ver afirmarem que por causa do posicionamento do Roberto, o Jorge Jesus fez a defesa jogar mais recuada, o que é mais uma justificação para o mau jogo que fizemos. Bem, lembremo-nos do Quim (e isto não é um ataque ao Quim, é apenas uma observação). Não era um guarda-redes propriamente conhecido por jogar fora da baliza, ou era? E sinceramente, alguém acha que o Quim ou qualquer outro guarda-redes conseguiria evitar os golos que sofremos? Eu não. E em relação à 'defesa recuada', não só não vi qualquer diferença em relação ao posicionamento habitual da defesa, como ainda acho que um dos problemas foi, precisamente, o espaço deixado nas costas da defesa face aos jogadores rápidos que o nosso adversário tinha na frente. Se calhar se tivéssemos mesmo jogado com a defesa mais recuada, o Amorim e o Peixoto não teriam passado metade do jogo a correr para trás atrás dos extremos adversários.


 


- Precisamos de 'extremos'. É o fim do mundo se não vierem 'extremos'. Morremos se não arranjarmos 'extremos'. Sai um extremo da equipa (o único) e agora até já precisamos de 'extremos' (no plural). Primeiro, a época passada só jogámos com extremo direito quando o Di María por acaso era mandado trocar de lado. O Ramires não era, nem nunca foi extremo. Era aliás acusado por nós, quando as coisas corriam mal, de não saber ganhar a linha e centrar. A profundidade pelo lado direito foi sempre dada pelo Maxi ou, em alternativa, pelo Rúben. O nosso lado direito não funcionou neste jogo, é verdade. Mas daí até dizermos que aquilo com o Rúben e o Martins não funciona, vai uma grande distância. Quantas vezes o ano passado estes dois jogadores fizeram aquelas posições com sucesso? Mais: quem advoga a vinda de 'extremos' já se deu ao trabalho de pensar em que é que resultaria o Benfica jogar no 4-1-3-2 tradicional com dois extremos? Mais um criativo no centro, significaria então que o trabalho defensivo no meio campo ficava quase todo para o Javi. Ele é bom, mas não exageremos. Ah, mas seriam com certeza extremos que defendem (porque há desses a dar com um pau). Como o Di María, certo? Que nunca (mas nunca mesmo) ouvi ser ferozmente criticado pelos benfiquistas porque não defendia. O 4-1-3-2 não é uma táctica que, tradicionalmente, privilegie a utilização de extremos. A profundidade pelas alas é dada pelos laterais, juntando-se o médio de cobertura aos centrais, de forma a que possam compensar as suas subidas. Devido à enorme supremacia que o Benfica tem na maioria dos jogos, o Benfica pode dar-se ao luxo de abdicar de um dos médios laterais por troca com um extremo. Se queremos repetir a fórmula da época passada, o Benfica poderia contratar um jogador veloz para uma das alas, e utilizar outro com maior capacidade de luta no meio campo para jogar do outro lado. Até poderia ser ao contrário do ano passado: face à predisposição ofensiva do Coentrão, o médio menos ofensivo poderia actuar predominantemente do lado esquerdo do meio campo, ficando o mais ofensivo do lado direito.


 


- Jesus 'inventou'. Depois do jogo, é muito fácil apontarmos dedos. Julgo que a aposta dele foi alterar o mínimo possível do esquema do ano passado. Não seria nada estranho vermos este onze (menos o Roberto) a alinhar de início num jogo da época passada. Critica-se, por exemplo, o Peixoto como lateral. A verdade é que ele alinhou diversas vezes naquela posição o ano passado, inclusivamente contra os mesmos adversários de Sábado, no jogo que vencemos na Luz. E meteu o Rúlqui no bolso. O Carlos Martins jogou mal sobre a direita. Mas o Carlos Martins é uma caixa de surpresas, tanto pode fazer um jogo fenomenal como apagar-se completamente. Sempre foi assim e, conforme disse, já jogou naquela posição diversas vezes com sucesso. Mesmo nesta pré-época. O Javi García devia ter jogado. Pois, agora que as coisas correram mal podemos dizer isso. Mas quantos comentários li eu após os jogos da pré-epoca que afirmavam peremptoriamente que o Airton já tinha ganho a luta pelo lugar? O Luisão não devia ter jogado? Mas durante a pré-época fartaram-se de cascar no Sídnei, afirmando que 'quando o Luisão voltar é que vai ser'. Isto no fundo é mais uma situação em que quando se ganha é-se um génio, e quando se perde é-se uma besta.


 


Não quero com este post dizer que está tudo bem no Benfica. O que gastámos no guarda-redes foi, até ver, exagerado. É óbvio que vamos sentir as saídas do Di María e do Ramires. Não creio que haja alguma equipa que não acusasse as saídas de dois habituais internacionais do Brasil e Argentina (Palavra de honra que não percebo comentários e opiniões de pessoas que parecem estar convencidas que os responsáveis do Benfica praticamente empurraram o Di María e o Ramires para fora do clube. Mas essas pessoas acham que, podendo nós manter esses dois jogadores, não o teríamos feito? Acham que era possível obrigar os jogadores a permanecer, recusando ofertas de ordenados milionários e completamente fora do nosso alcance feitas por clubes como o Real Madrid e o Chelsea? E que tal se acordassem para a realidade?) Eu confio que as pessoas responsáveis saberão identificar as lacunas do plantel e proceder às necessárias alterações. Confio que o Jorge Jesus é a melhor pessoa para o cargo que ocupa, e que no espaço de algumas semanas não desaprendeu nada. Acima de tudo, confio que uma derrota num jogo de abertura da época, frente a um adversário forte, não significa que esteja tudo mal e que a nossa equipa tenha deixado de ser a melhor. Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera.

Comentários

Igor Martins NN disse…
O porto teve a sorte do jogo mas para mim mostrou se que o benfica tem melhor equipa que os andrades.. Se marcassemos nós um golo de canto aos 3 minutos e o Porto fosse atras do resultado como nós tinhamos muito provavelmente ganho por mais de 2. Continuo confiante e crente que temos a melhor equipa do campeonato, so precisamos de encher os jogos na Luz e empurrar a equipa para a vitoria! E aquele penalty aos 30 min sobre o Coentrão ou mesmo a jogada aos 60 min com o mesmo Coentrão que também podia ter resultado em penalty, mudariam o jogo mas ok, o Porto teve a sorte e ganhou.. O Benfica so precisa de um extremo, direito ou eskerdo devido a saida do Ramires, e tem de ser um jogador de créditos firmados que dê muita profundidade! Agora é desforra no proximo Domingo, juntem se benfikistas e vamos à Luz! RUMO AO BI!

BENFICA ALLEZ!
Constantino disse…
Para mim a questão dos extremos é uma falsa questão criada por comentadores de TV que fizeram escola de que quando uma equipa não consegue marcar é porque não joga pelas alas. Para mim é uma estupidez, as balizas estao no meio, não estao nas alas. Dizem que nas alas ha mais espaço, o que não entendo, porque se temos 1 lateral e 1 extremo, o adversario tambem os tem. 1x1, tal como no meio... Os jogos ganham-se no meio não é nas laterais. Um jogador de costas para a baliza com a bola em seu poder é perigoso no meio e inofensivo nas alas, portanto há mais hipoteses de sucesso pelo meio, o leque de opções de passe e de jogada são bem maiores. O proprio SLB da epoca passada só tinha 1 extremos e ganhou o campeonato ao fcp e ao braga que tinham 2. O que conta é a dinamica da equipa, as zonas de pressing e a recuperação de bola o mais cedo possivel. Foi aqui que o SLB falhou, raramente recuperou bolas no meio campo adversario, não descompensou o fcp (aquilo que se diz que os extremos fazem). Mais do que um ou 2 ou 3 extremos, o SLB precisa de um Ramires e neste momento só espero que ele não consiga obter licensa de trabalho e volte.
Jorge Ventura disse…
D'Arcy
Li a tua crónica com cuidado e acho que ela é um exemplo de lucidez da realidade actual do Benfica, apenas acho e penso que salta à vista de todos que o plantel actual tem lacunas que já deviam ter sido colmatadas, temos excesso de avançados e défice de médios...e a saída do Di Maria já aconteceu há muito e a do Ramires há muito que também estava prometida, por isso não compreendo que estejamos na semana em que começa o campeonato a colmatar falhas...!
Quanto ao resto nada perdido, muito pelo contrário, confio inteiramente no JJ a formar uma equipa competitiva e regular que volte a vencer o campeonato...afinal de contas o nosso grande objectivo...!
Uma ideia que eu tenho, com tanto milhão que gastamos muitas vezes de forma inglória e que até parece que não nos custa não seria de pensar na volta e aquisição do Tiago que nos ficaria por 2 milhões...??? Que jeitão que ele nos faria naquele meio campo...!!!
Abraço e saudações Benfiquistas
D'Arcy disse…
Jorge, se me perguntassem a mim, e fosse possível, eu tentava resolver os 'problemas' do Benfica com dois jogadores que conhecem a casa: Tiago e Reyes. Um parece estar em saldo pela Juventus, o outro já é 25% nosso. O problema é mais capaz de ser os ordenados deles.
numasc disse…
reyes e tiago...ou simão e m.fernandes
mas um lateral direito é importante...ou alguém q jogo nos dois lados! p.ferreira
TC disse…
Caro D'Arcy ,
Permita-me que discorde em relação ao posicionamento defensivo da equipa. Se analisar os primeiros 25 minutos verificará que jogámos com a linhas recuadas, depois tentámos rectificar em especial na 2ª parte onde se verificou inumeras bolas nas costas de Ruben Amorim (numa forma pavorosa) e que apenas tiveram sucesso devido à lesão de Luisão .
É fácil de perceber o recuo, principalmente se vir onde andava Airton sozinho no meio campo sem apoio de retaguarda), ou seja havia um fosso entre a defesa e a linha média com Airton perdido.
Posso aventar a razão, atribuo ao GR mas tb posso dizer que se deveu à má forma dos nossos laterais, no entanto estou em crer que se deve a Roberto, veremos as cenas dos próximos capitulos.
Papoila Maria disse…
Fico muito mais descansada quando leio estes teus posts. Obrigada
Valter disse…
Bem.. todos os dias tenho de aturar o meu pai. Ele sim, um verdadeiro profeta da desgraça. Quando ele embirra com um jogador, proféticamente ou não esse jogador não vinga no Benfica.
Este ano, a fava calhou ao Roberto!

No meio de tantas "profecias" que oiço, por vezes lá o ofendo um bocado: "O zbordem, ou foculporto são melhores. Se não gostas, podes mudar-te para um deles!"

Mas hoje, ele veio com uma, que tenho de lhe dar razão tendo em conta o que observei na pré-epoca e no último jogo.
Será só o meu pai ( e eu ) que nota que a alegria e a vontade de jogar só se vê em um ou dois jogadores? Nem sequer o JJ parece o mesmo!
Para mim, a grande diferença reside nisto mesmo! Não se vê a luta desalmada pela bola (há excepções, Jara e Coentrão) . A vontade, a fome de marcar!!
É só o meu pai ( e eu) que anda a ver coisas??
utopiamaior disse…
Meu caro você escreve muitissimo bem e com uma sensatez A S S I N A L Á V E L.

PARABÉNS... viva todos os benfiquistas, mesmo aqueles que estão escravos do medo da derrota, principalmente esses, diria eu... esses necessitam da nossa compreensão!

Quanto a si, você é um benfiquista maior, não por ser melhor do que os outros, mas porque nos ajuda a pensar de maneira lógica e positiva!

Concordo em absoluto com a afirmação que faz sobre os extremos - é certissima!
Obrigado por me ajudar a pensar Benfica com sabedoria.

Força meu caro!
Luis Agostinho disse…
Já há bastante tempo, acho que logo no inicio da pré-época que ouvi o JJ dizer que eram necessárias contratações para colmatar alguns défices em certas posições no plantel. Desde essa altura, o Benfica não contratou ninguém. Mesmo que agora contratem alguém à pressa, estará atrás dos outros em termos de treinos, tem de se adaptar ao plantel, etc. Tempo perdido que não deveria ter acontecido. Acho que desta vez alguém não esteve bem na direcção, não sei se o Rui Costa se o Presidente. Porque não o Manuel Fernandes? Estarão à espera que ele acabe na lagartada? O Reys, o Simão, seriam, na minha opinião jogadores que não demorariam muito tempo a adaptarem-se porque já conhecem o Benfica.
Nuno Figo disse…
Bem dito e aceito o toque. Acusei no post anterior o JJ por ter "inventado"... mas claro que é fácil mandar postas de pescada depois do jogo.

Peixoto e Coentrão não funcionaram. Mas eu até já tinha (aqui no blog) sugerido Coentrão como solução para extremo esquerdo (Mas não concordo é com Peixoto a lateral... porque não concordo com Peixoto no Benfica, ponto).
Airton no lugar de Javi, também me pareceu boa ideia quando vi a equipa entrar em campo...


O erro principal de JJ terá sido a insistência nesta equipa num jogo contra... o FCP. A verdade é que este mesmo onze conseguiria dominar 75% dos jogos efectuados ao longo da época, quando o caudal ofensivo do adversário é, por natureza, inferior ao nosso.
Mas num jogo contra o FCP (ou SCP ou Braga ou qualquer um da Champions), é manifestamente "ambicioso" (para não dizer meio suicida) imaginar que um meio-campo com Aimar, Carlos Martins e Fábio Coentrão consegue suster o adversário.
Já no ano passado, e contando com um todo-o-terreno como Ramires, era difícil fazer esta gestão.
Pelo que acho que JJ subvalorizou a capacidade do FCP e colocou em campo uma equipa demasiado "poética".

Mas soluções há, muitas.
No mesmo modelo, mas com Amorim e Maxi, o lado direito teria ficado fechado.
Com 2 trincos - Airton e Javi - o meio campo benfiquista seria um muro de Berlim.
Um "4-3-3 dos triangulos invertidos" (rica geometria) - com Aimar subido, mais Saviola e Jara recuados - teria encaixado as duas equipas no meio-campo.

Sei é que nos dava jeito um lateral-direito. Permitiria libertar Maxi e Ruben para outras coisas (e porque lamento mas... "Luis Filipe, Luis Filipe, vai-te embora da minha equipe").

Enfim, volto a dizer: haverão dias melhores!
utopiamaior disse…
Meu caro desculpe mas só agora vi o seu comentário ao Jorge...

Assino por baixo, integralmente.

Eram duas soluções fantásticas.
diabos82 disse…
D' Arcy,

O post, mais uma vez, está fantástico e nem merece nenhum tipo de reparo da minha parte porque, com as minhas palavras, só ia borrar a pintura.
Fundamentalmente e em suma concordo com tudo.

P.S - Roberto: Até a culpa dos atentados de 11 de Março em Espanha é dele...foi comprar um bilhete para Madrid, de comboio e achou caro, como tal explodiu aquilo...
(esta observação é estúpida.Mas como também aqui foi dita muita coisa estúpida sobre o gr do Benfica, também sinto que posso fazê-la)

- Extremos: Concordo contigo e com o comentário do "Constantino" (a 9 Agosto 2010 às 17:21), quando ele diz " Para mim a questão dos extremos é uma falsa questão criada por comentadores de TV que fizeram escola de que quando uma equipa não consegue marcar é porque não joga pelas alas.".Nem é preciso dizer que a estes "comentadores de TV" se vão juntar agora os da TVI, que é como quem diz, o Gabriel Alves da TVI: Sousa Martins.Concordo em género, número e grau !

- Agora vem a parte melhor: JJ passou do maior mestre de futebol, até melhor que 10 Mourinhos, a um gajo que não percebe nada de futebol e que leva um baile de um puto que está a começar a carreira (o Boas Vilas ou lá como se chama, que por ganhar a Taça "Cândido Barbosa" já pensa que é o maior. Esquece-se é que tem que fazer muitos mais jogos como aquele se quiser sequer ombrear com o Benfica...).

P.S 2- Este P.S é pessoal. Dirigido a ti. Tens um qualidade aglotinadora, ou seja, de fazer com que os Benfiquistas te ouçam, mesmo que não concordem contigo pelo menos ouvem-te (na TV, aqui lêem.) Acho também que consegues dar pontos de guia, pontos de referência para muito boa gente que anda perdida (digo isto pelo que tenho lido aqui...) no seu benfiquismo e precisa de se "encontrar". Parabéns
Catarina Alves disse…
De certeza que este pessoal que não é capaz de criticar o Benfica qd as coisas correm muito mal é daquela malta do rendimento mínimo. São duma imbecilidade sem limites.
Por muito chateada que eu esteja, temos que o Porto nos deu uma lição de futebol e o nosso treinador tem que deixar de ser um arrogante com a mania que é inteligente, caso contrário vamos ter muitos dissabores. Como disse o Porto jogou muito melhor e a nossa sorte foi o arbitro ter fechado os olhos às agressões dos nossos jogadores, caso contrário chegavam uns 7 jogadores ao final do jogo.
Parem de se desculpar com o árbitro, com o cansaço, com isto e aquilo! Esse tipo de atitude não abona a favor do benfica, pelo contrário, se os jogadores acharem que o facto de perderem jogos e jogarem muito mal se deve a factores externos, não farao nada para melhorar.
Beijinhos,
Caty
DarthVader disse…
para mim roberto ate ver nao devia ser guarda redes titular, nao tou a dizer ja k o homem nao presta e nao ha hipoteses, mas nao esta em condiçoes, o posicionamento, jogo de maos, saidas, têm sdo mt fraco, nao da garantias a defesa, mm esta nao descendo para essa tal compensação, andam de coração nas maos, a confiança de uma cequipa começa na baliza!

tb axo a questao dos extremos falsa questao, pra mim ou o benfica pode jogar com um extremo como a epoca passada ou jogar sem extremos, com os laterais a subirem e no atake o tal carrocel como na pre-epoca, temos é de ter o tal "ramirez" pra equilibrar o meio campo, por mim o ruben amorim faz perfeitamente essa função.

kuanto ao treinador, embora, sim tenha feito algo k ja fez a epoca passada, na minha optica e pensei assim mm antes do jogo, ele devia ter mm apostado no 4x3x3, k sendo a mm tactica k o porto usou, tem nuances diferentes, vendo-se logo a ausencia de extremos k o porto usa mt mais. tenhio essa moral pra falar pk nao é opiniao depois do caldo entornado.
mas pra mim jesus continua a ter td o credito e continua a ser um grande treinador, o melhor k ja vi treinar o benfica nos meus 20 anos de seguir o benfica, mais cedo k isso nao me recordo :P

os problemas do benfica na minha optica no jogo foram de ordem psicologica e fisica, jogarem a eusebio cup 4 dias antes de um jogo oficial, logo contra kem era e para trofeu, nao sei kem teve essa ideia...

em termos psicologicos, espero k os jogadores ainda nao tenham na cabeça a ideia do "somos campeoes" e k isso os relaxe, depois a kestao do guarda redes é tb altamente desestabilizadora dum ambiente saudavel na equipa, nao me admira k mts estejam insatisfeitos por terem de estar a aguentar com o frete do espanhol na baliza, retira-lhes discernimento na altura de construir jogo e de arriscar mais na frente. o porto é uma equipa com nervos de aço, mt determinada, e isto nao é incutido por vilas boas ou seja kem for k treinar o porto, ha esse espirito permanente la, kem vai pro porto sente k ou "come a relva" ou vai cortar relva, ordens expressas do presidente, la nao ha laxismos! e depois é incutido em tds os funcionarios do clube, kual lavagem cerebral á boa maneira da propaganda nazi, do espirito anti-benfica, k os levam a ficarem k nem caes raivosos kd jogam com o glorioso, ou seja, nos frakinhos mentalmente, eles com um pico de moral e vontade de nos "estriparem", foi ai k residiu a grande diferença entre porto e benfica...o benfica tem de começar a incutir a ideia k tds os jogossao pra "morrer" em campo, sem precisar de lavagens cerebrais, o jorge jesus fez isso mt bem na epoca passada, mas nao é so o treinador k tem de incutir isso, tem de ser td o clube! e nao vejo na direcção com algumas decisoes k tomam, respeitantes ao futebol, k passem o exemplo a equipa tecnica e jogadores, sobre esse mm espirito guerreiro.

outra coisa k axo mal, e k nem falaste, é em relação ao nosso presidente, entrevistas incendiarias a 5 dias do jogo, contratação de um espanhol de 19 anos por 6M pra possivelmente emprestar? o nosso presidente tem de aprender a falar menos, mais para dentro, menos para fora, so kd necessario, e a fazer so o k sabe, ou seja, tudo menos futebol, ai deixe o jesus e o rui ao leme, k depois trocam essas ideias com o presidente, o presidente deixa este binomio trabalhar, e se depois ver k nao ha condiçoes financeiras ou outras, ter poder de veto, mas so isso, nao dirigir por completo as negociaçoes e trazer jogadores devido as comiçoes ou interesses mutuos entre clubes...

o benfica tem mt boa equipa, continuo a acreditar, o k ha mais a mudar é o espirito e mentalidade dentro do clube, desde a direcção, k passara essa força ao treinador e jogadores, k o passarao aos adeptos consequentemente.

FORÇA BENFICA!
e parabens pelo blog, continuem assim, tenhos sido sempre um seguidor dos vossos comentarios.
Dexter disse…
Concordo inteiramente com o post D'arcy e com o teu comentário relativo ao Tiago. Não é por termos perdido que agora é tudo mau e creio que uma das soluções para colmatar a saída do Ramires já a temos: o Ruben Amorim, tendo o Super Maxi com o seu posto mais que assegurado. Por outro lado, eu também apostaria no regresso do Tiago (faz qq posição no meio campo) e Simão (joga a extremo em qq ala)....
Luis disse…
So queria deixar esta estatistica

2004/2005
Vencedor da Supertaca: Porto
Campeao: Benfica

2005/2006
Vencedor da Supertaca: Benfica
Campeao: Porto

2006/2007
Vencedor da Supertaca: Porto
Campeao: Porto

2007/2008
Vencedor da Supertaca: Sporting
Campeao: Porto

2008/2009
Vencedor da Supertaca: Sporting
Campeao: Porto

2009/2010
Vencedor da Supertaca: Porto
Campeao: Benfica

2010/2011
Vencedor da Supertaca: Porto
Campeao: ?
Pedro Ribeiro disse…
Concordo com tudo menos quando te referes á lateral esquerda. Acho que o JJ errou ao adiantar o Fábio e a colocar o César em vez do Jara. Penso que com a equipa da pré temporada poderiamos ter ganho. Mas não passa nada, passou o jogo, tiremos as devidas ilações sobre esta derrota e confio que o JJ vai tirar.

A minha confiança na equipa permanece inabalável.

Benfica sempre, aconteça o que aconteçer.
Pedro Ribeiro disse…
Conheçem um extremo chamado YARTEI, é bom e vai sair baratinho.
É um dos nossos melhores Juniores.
quebra bilhas disse…
na minha opiniao,roberto parece uma mistura de bossio com moretto.esta na hora de sair da equipa.em relaçao aos estremos,e como nao empranho pelos ouvidos,tambem penso que faltam dois,e de categoria.esta epoca esta a ser igual a de muitas outras,ou seja,ja devia haver muitos mais assuntos resolvidos,mas nao.assim os suinos agradessem...e ja agora,o que se ganhou com a saida do miguel vitor e a entrada do fabio faria?
Luís disse…
Concordo em tudo (mais uma vez) com o que foi escrito. tenho pena que não haja muitos adeptos a pensarem assim, há pessoas que pensam que as coisas têm sempre de acontecer como nós queremos, senão... Enfim, acho que esta derrota, embora sendo num jogo com uma taça em disputa e contra os andrades, nos pode ter feito bem. Para a semana começa o campeonato, e acho que este jogo mostrou-nos algumas das debilidades que temos este ano, e também nos mostrou a atitude que não devemos ter. Só espero que as pessoas que o ano passado festejaram o título efusivamente não se esqueçam disso, e continuem a apoiar incondicionalmente se querem repetir. Continuo a achar que temos de longe os melhores jogadores e equipa técnica do campeonato, por isso, só temos de nos unir, porque isto agora vai ser ainda mais difícil. Já sabemos que de tudo se vai fazer para nos obrigarem a começar mal o campeonato, e lembrem-se que o treinador do próximo adversário se dá pelo nome de jorge costa...
Saudações Benfiquistas!
undertoad disse…
Concordo na generalidade com as opiniões do seu post D'Arcy.

Onde as minhas opiniões divergem um pouco é quanto aos jogadores que precisamos. Concordo que Tiago seria um excelente reforço (mas o salário é proibitivo), no entanto, e pensando melhor nos jogadores que temos, diria que o que precisávamos era de fazer voltar o Urreta e ir ao mercado buscar um suplente do Maxi.
Assim dispensávamos Luis Filipe, e até mesmo o César Peixoto é dispensável pois penso que o Fábio Faria faz de defesa esquerdo melhor que o César. Deveríamos é de manter no plantel o Halliche.

Digo isto porque acredito que o Rúben é perfeitamente capaz de fazer o lugar do Ramirez, ou seja, ser o médio que dá segurança e cobertura ao meio campo, e que o Urreta fará muito bem o papel que antes cabia ao Di Maria, o de ser a gazua que abre as defesas mais difíceis.
Com estes jogadores poderíamos, com a mesma facilidade, jogar em "4-3-3" como no "4-1-3-2" do ano passado.

Com apenas uma contratação e chamadas de jogadores que estão emprestados faríamos, quanto a mim, um plantel muito forte e com capacidade para lutar em várias frentes.

A única decisão do JJ que não compreendi até agora, e não consigo mesmo aceitar, é a não inclusão do Urreta no plantel deste ano.

A contratação do Roberto apenas me chateia pelos números que foram, é demasiado dinheiro por um Redes e nem a relação preço/qualidade justifica. Mas ai a responsabilidade é da Direcção, não do JJ.

De resto, sei que o JJ apesar de não ser perfeito, sabe mais de futebol a dormir que eu acordada. Além disso ele é que treina os jogadores todos os dias, eu só os vejo nos jogos.

Lá estarei na Luz a ver a 1ª de muitas vitórias neste campeonato!
diabos82 disse…
Ao contrário de muitos, não sou do Benfica só quando ele ganha...quando ele perde perde "Ele" (o Benfica), quando ganha ganhamos Todos !? Quando o Glorioso perde não me junto aos anti-benfica nas criticas(sim, porque conheço pessoas anti-benfica que não desceram tão baixo nos comentários como o fizeram pessoas que se intitulam benfiquistas).
Como já muitos aqui disseram, criticar é uma coisa deitar as pessoas abaixo (ou como diria o nosso PM o "botabaixismo" ) é outra e como (presumo) que sejamos todos benfiquistas presumo ainda que as criticas sejam todas com um intuito constritivo...presumo mas cada vez acho mais que presumo mal...
Amadorjp disse…
Concordo com tudo o que dizes!
O Benfica tem e terá equipa não só para ombrear a nível nacional quer a nível internacional. É claro que precisa de colmatar a perda de Ramires, mas seja ele Wesley (que me parece ser um bom jogador) ou qualquer outro dos trezentos que os jornais anunciam, desde que Jorge Jesus e Rui Costa o achem certo, sei que encaixará na equipa.
Como já disse em outro blogs, o Benfica só perdeu porque o Porto soube explorar a lateral direita, que está sem o seu habitual titular, tendo Rúben Amorim ainda longe da forma com que terminou o campeonato. Quanto ao primeiro golo... foi aos 3 minutos e acontece.
Eu penso que o Benfica nem de um extremo precisa...pois Gaitan se n joga tão bem na esquerda, joga muito bem na direita aonde jogou grande parte dos jogos no Boca. Aí precisamos apenas de um médio esquerdo que saiba defender e recuperar bolas (à là Ramires), já que Peixoto safa-se, mas não tem já a velocidade que se pede no ataque do Benfica.
Na Baliza... Roberto já se mostra e só precisa de confiança; Julio César já mostrou que é bom; Moreira é um grande guarda redes (eu sei o que digo que joguei com ele).
Venha o campeonato que o rolo compressor vai começar!
Klassik disse…
Pragmaticamente falta-nos um desequilibrador, um jogador capaz de ir no 1-para-1 ganhar as linhas.
Ramires já tem substituto que é Gaitan. Boa técnica, bom posicionamento, compensa bem no meio, embora não consiga romper em velocidade.
Para o papel que nos falta, as opções melhores neste momento são Jara e Weldon, embora gostasse que nesta posição se investisse até 10M num jogador acima da média e com provas dadas. (E porque não Izmailov?)
João Norte disse…
Está tudo aí. Sinceramente não consigo perceber como é possivel que para alguns Benfiquistas se passe de Bestial a Besta tão rapidamente.
Quem eram Di Maria e ramires no inicio da época passada? o magricelas que não queria correr e mais um brasileiro bem caro! E o que foram eles depois durante a época?
Então, porque não pode acontecer o mesmo este ano? Se há coisa que nem os mais protestantes Benfiquistas podem acusar o Jesus é de que ele não é capaz de potenciar jogadores. Por isso, jogue quem jogar não me preocupo muito.
Jorge disse…
D'Arcy, gostaria de saber se fui o único a ver uma agressão de Álvaro Pereira ao árbitro que foi punida apenas com um amarelo? Qual o seu comentário a esta questão?
Luís Bernardo Rolo disse…
Boa tarde D'Arcy,

Gostei de toda a sua apreciação. assente nos inúmeros comentários que recebeu no Post anterior. Tranquila, pausada e confiante também.
Tenhamos calma porque os profissionais disto estão lá todos os dias a trabalhar e nós só vimos aqui diariamente, muitas vezes para termos um mural onde desabafar.

Somos Benfiquistas! Partilhamos experiências de alegria ou de tristeza! Conhecemos alguns Nicks de outros benfiquistas que vamos respeitando! Mas não somos profissionais de futebol. Deixemos para já esse trabalho para quem sabe mais que nós.

D'Arcy: volto ainda ao valor de compra do Roberto: a Direcção do Benfica comunicou à CMVM a compra por 8,5 milhões de euros. E esse valor estará seguramente reflectido nas contas do nosso Clube.
Agora, o que está incluído nesses 8,5 milhões é que nós desconhecemos, E com isto não estou a insinuar alguém anda a meter dinheiro ao bolso!

Apesar de chato, explico a hipótese: imagine que o pagamento da verba se faz ao longo de 5 anos. Inclui-se no valor do Passe a totalidade dos juros. Imagine que existem dívidas do Benfica ao Atlético de Madrid. O Atlético pode anular a dívida corrente e incluir essa dívida no Passe do Roberto. Ou seja, o valor desportivo real da transferência não é o que foi declarado. Mas como a SAD do Benfica está cotada em Bolsa, não pode vir dizer exactamente como foram as coisas, sob pena de estar a incorrer em melhoria artificial de resultados.

Desta forma, e perdoem-me os Benfiquistas fartos destas tretas financeiras, ao não lançar juros e outras despesas a custo, as contas do Benfica evidenciam um melhor Resultado, um melhor Cash-Flow e um Activo Total igualmente superior.

E se calhar, ficaram de uma vez resolvidas as Contas do Atlético com o Benfica através do Roberto. Como JJ gostava do Guarda-Redes, juntou-se o útil ao agradável.

Atenção, é apenas uma suposição na qual pretendo acreditar!
Porque, reconhecendo a competência futebolística de JJ , recuso-me a aceitar que ele pagasse 8,5 milhões de euros este Guarda-Redes!
QUE TEMOS DE APOIAR!!!

Saudações Benfiquistas
JP disse…
Na minha modesta opinião, esta derrota acaba por ter as suas vantagens.

Senão, vejamos: ao que parece foi justa e, havendo já por aí gente a julgar que este ano iam ser outra vez "favas contadas", acalmam-se os ânimos. Volta-se à realidade.

E a realidade é que o Benfica, neste momento, tem um guarda redes banal (para mim Moreira foi sempre o melhor guarda redes que o Benfica teve, no pós-Preud'Homme) e as saídas de Di Maria e Ramires fizeram mossa. Não hajam dúvidas.

Se Ben Arfa foi uma realidade, será uma grande contratação.

Agora cabe a Jesus olear a máquina e esmigalhar o que for aparecendo, semana a semana.

PS: Não sonhem demasiado com a Champions, embora todos tenhamos fé no nosso clube... Se fosse com a equipa do ano passado...
Manuel Baptista disse…
D'Arcy: és o maior. Não ha volta a dar! :-)

Viva o Glorioso SLB. Domingo vamos rectificar as coisas.
Genica Benfiquista disse…
Caro D’Arcy
Tinha este texto introdutório escrito ontem. Como achei que ia longo desisti. Depois de ler este seu post de hoje não resisto a enviá-lo, acrescentando mais algumas ideias. Mais um obrigado pelo esforço em prol do BENFICA e pedidos de desculpas pela extensão, se aprovado.

“Afastado das lides e sem ter visto os últimos jogos, exaltantes os do Algarve segundo relatos e preocupante o do Totenham, depois do que vi ontem mantenho a afirmação “não tenho medo de ninguém” (excepto do sistema – ontem não correram 100 metros atrás do árbitro porque não houve nenhum golo do Benfica e dos acólitos, estou com o D’Arcy no sentimento pouco cristão de ódio à TVI, ontem sem o Luís Sobral mas com a colaboração do dito benfiquista João Querido Manha).
Sem discutir a justiça da vitória do crac e lembrando que se trata de um jogo com os inseparáveis elementos aleatórios, lamento a reprodução do erro do jogo com o Liverpool depois de sofrer o 1º golo: excessiva ANSIEDADE. Indicador: repare-se na pressa, ainda com muitos minutos de jogo pela frente, na reposição de bolas pela linha lateral, além daquelas picardias nada habituais em jogadores do Benfica, mas de outros. JJ tem de preparar psicologicamente a equipa, nos jogos decisivos e na eventualidade de sofrer o 1º golo, como em Marselha, tendo por referência negativa os jogos de ontem e o de Liverpool.
Como não percebo de tácticas, deixo isso para outros tertulianos e para o Luís de Freitas Lobo, reconhecendo que a legitimação de resultados através delas é sempre, mas sempre, feita a posteriori (às vezes apetece-me pôr os “jornalistas” desportivos em frente de uma roleta a justificar porque o jogador escolheu o 35 e não o 12 que saiu), digo apenas que gostei do Benfica na 1ª parte a partir dos 25 minutos – dominámos, criámos jogadas perigosas, cruzámos (helas jogámos pelas alas) e em alguns momentos da 2ª parte. Até lá: ansiedade e mérito do crac. Recorde-se o momento do 2º golo. O Benfica dominava. O David Luís fintou 4 ou 5, tabelou, a bola foi para o Saviola – ansioso “passou” para…o Álvaro Pereira, este fez um excelente passe e depois foi o resto (não nos podemos esquecer – minha tese - o futebol aproxima-se rapidamente do andebol: bola perdida directamente dá azo a contra ataque perigoso)”

Hoje acrescento o regresso à palavra de ordem de alguns momentos da época passada: CONFIANÇA.
Para além de recuperar:
- os Benfiquistas não devem ficar preocupados com o aparente bloqueio do JJ em momentos difíceis (efectivamente é mais efusivo em momentos “por cima”);
- urgente tpc do JJ, para além de Roberto, com Cardozo. Está cá há três anos e ainda se eleva muitas vezes a medo, lateralmente, encolhido.
- defendi há muito a hipótese Coentrão naquela posição depois da saída do Di Maria. Vantagens: mais sentido colectivo e ficávamos com 2 defesas fortíssimos a roubar bolas ainda no meio campo adversário (na altura ainda não se sabia do Ramires). Já agora dois SEs, tão propícios no futebol: se o bico do Saviola, na 1ª parte, entrasse, depois de excelente movimento pela esquerda, alguém reclamaria da opção?; se o árbitro marcasse penalty depois de uma jogada do Coentrão que valida o que disse acima alguém reclamaria da opção?

Finalmente, sabendo que estamos todos f…por perder com o crac e que história é história, quero recordar à nação benfiquista:
- como começámos o campeonato passado? Empate, com golo nos últimos minutos na 1ª jornada. Vitória com golo nos últimos minutos depois de uma perdida incrível dos adversários e a jogarem com 10, na 2ª jornada.
- como começámos o “enorme” campeonato 82-83, 10 vitórias consecutivas a abrir, com o “enorme” Erikson? 1ª jornada, em Espinho, golo de Humberto a 5 min. do fim. 2ª jornada com Salgueiros na Luz, 1º golo a 15/20 min. do final.
Questão: teríamos feito aquelas épocas, com aquelas excelentes equipas se os resultados tivessem sido outros e os Benfiquistas desatassem a “arengar”? Não chateiem a cabeça dos que acham, como eu, que temos uma grande equipa. Não se e
Pois é, vamos defrontar Jorge Costa já no fim de semana.

Sinceramente, tenho medo que o J.Jesus meta já, no início do campoeonato dos pontos, o mesmo guarda-redes de sábado passado.

A despropósito ou talvez não, será mesmo verdade que um júnior nosso, em final de contrato, que marcou alguns golos na selecção, não me lembra o nome,´sei que é de côr, pode sair brevemente para um dos grandes italianos, a custo zero?

Deus queira que assim não seja.

Apesar da teimosia do GR do JJesus, espero ganhar no fim de semana.

ABEM DO BENFICA.
Dennis disse…
Concordo com o D'Arcy, não é por morrer uma andorinha que acaba a Primavera. Não está tudo bem, mas também não está tudo mal.

Penso que o Benfica tem que colmatar principalmente a saída do Ramires, porque era o jogador que equilibrava a equipa a meio campo.

Quanto ao Roberto, penso que ele não seja tão mau quanto parece. Na minha opinião o caso foi mal gerido. O preço aliado à titularidade imediata, é muita pressão para um miúdo. Quanto a mim, mesmo que pensassem nele para titular, nunca o deviam ter dito ou demonstrado. Ele agora tem uma pressão enorme sobre os ombros e isso não é bom, nem para nós nem para ele.

Acredito piamente que se o Benfica conseguir contratar um jogador com as características do Ramires, tudo volta a ser como dantes.

Abraços
O GLORIOSO disse…
Que grande post, Goncalo.
Brilhante como sempre que põe as verdades de uma paranoia sem igual porque perdemos 1 jogo.
No entanto aquilo que vejo na Blogosfera Gloriosa tem a ver com uma mini cultura Benfiquista de jovens que não sabem verdadeiramente o que é o Benfica. Talvez por terem crescido e vivido os pesadelos da 2ª metade dos anos 90 e primeiros anos da decada 2000 vivem uma cultura do medo, da derrota, do vai tudo mal, do 1 derrota e é o fim. A maioria festejou só 2 titulos em 15 anos logo acha que como de costume vamos perder porque já perdemos 1 jogo, por sinal o 1º de uma epoca. É a desgraça que aí vem, pensam a maioria.
Já o referi em todos os paises em que o futebol tem tradição, com campeonatos competitivos a Supertaça sendo o 1º jogo do ano é apenas isso, 1 jogo normalmente com 2 candidatos ao titulo que pouco diz do que vai acontecer na epoca. Acham que o Chelsea por levar 3 do seu grande rival United vai desesperar e querer mandar o Terry, ou o Lampard borda fora? O Mourinho só ganhou 1 Supertaça no Chelsea e outra no Inter e não foi por isso que foi sempre campeão. Isto é só 1 jogo que se insere um pouco na pré-epoca, com a particularidade de ser um trofeu oficial por sinal o menos importante. Acham que o nosso Jesus preparou a equipa com o maximo objectivo de ganhar a Supertaça? Ou preparou a equipa para uma epoca inteira, para a Champions, para o Bicampeonato.
Aliás a memoria é curta pois que me lembre no ano passado começamos titubiantes o campeonato com um empate na Catedral e uma vitoria "injusta" em Guimarães onde fizemos 1 jogo sofrivel. Se calhar se tivessemos a Supertaça o resultado era idêntico. Mas não agora está tudo mal pois o JJ inventou, o Roberto não presta (tem graça são os mesmos que passaram 6 anos a dizer cobras e lagartos do Quim), temos de ter extremos, enfim... é o que se sabe um Benfiquismo cheio de força.
Por fim para aqueles que não sabem o que é realmente o Benfica só digo que nas 10 vezes que defrontamos os corruptos na Supertaça só ganhamos 1 vez e por sinal nesse ano perdemos o titulo (gostavam ou preferiam o contrario?). Por exemplo em 80-81 levamos 4-1 na Supertaça, numa equipa que foi campeã, ganhou a Taça precisamente aos Corruptos (3-1) e chegou ás meias finais da Taça das Taças, em 82-83 com Eriksson (o malvado perdeu uma Supertaça para os corruptos, não devia prestar) numa equipazinha que só foi campeã, ganhou a Taça no antro da corrupção e foi finalista da Uefa perdeu em casa 2-1. Que miséria perde a Supertaça. Ou em 86-87 a equipa que fez a ultima dobradinha levou 4-2 na Luz, é vergonhoso, ninguém devia prestar.
Pensem um pouco Benfiquistas
antoniomaia disse…
Aplaudido! estou cansado de ler comentários de gente que não vê um palmo à frente da testa, já estava a ficar desesperado, até ler este post, obrigado por dares algum equilíbrio ao meu estado emocional.
Concordo plenamente com tudo o que foi escrito no post, inclusive no que diz respeito ao Roberto, no lance que falhou tinha a obrigação de agarrar aquela bola, no primeiro golo não tem culpa, embora se possa sempre melhorar os reflexos teve a bola ao alcance poderia tê-la sacudido para fora, mas seria pedir a quase perfeição.

É o preço da democratização da Rede toda a gente escreve, toda a gente mesmo ahahahahah ...

Vamos lá fazer uma grande joga contra a Académica, porque as derrotas limpam-se com vitórias e vitórias boas de preferência.
Força Benfica!
Força Jorge Jesus, o melhor treinador português!

e pluribus unum


Arquivo Vivo disse…
Concordo quase a 100% com esta análise, havendo um ou outro ponto que não subscrevo integralmente.

Vou, pela 1ª vez, falar de forma crítica do Roberto.

Começo por dizer que entendo que ele deverá ser o GR
TITULAR, apesar de alguns erros que tem cometido é
indiscutivelmente o melhor que temos.

Acho o preço de Roberto um "exagero" e só o defendi
(ao preço) por julgar tratar-se de uma engenharia financeira e que, dias depois, Reyes estaria entre nós
a um preço simpático.

Como tal não se verificou, sem por em causa o conhecimento do técnico que o contratou, acho que
gastámos dinheiro a mais.

Comentei hoje, pela 1ª vez a ausência de substitutos
para Ramires e Di Maria, isto porquê?

Porque se o treinador resolver manter o esquema da época passada, precisa de um ala desequilibrante, seja esquerdo ou direito e nós não o temos, porque
na minha opinião, o Fábio ou é DE ou torna-se um jogador vulgar.

Quem se lembra de certas "exibições" da equipa, na época passada em que se não houvesse Di Maria a
"dinamitar" a defesa adversária, sairiamos de rabo alçado?

Penso que em sistema vencedor não se mexe, podendo haver outros alternativos, para isso precisamos de um extremo a sério.

Sobre Ramires, ele não era extremo, ele era "simplesmente" um dínamo, que fazia a equipa jogar.

É de um jogador deste tipo que precisamos, custe ele o que custar, pois será sempre barato.

Existe disponível um jogador assim?

Penso que JJ saberá responder a esta pergunta.

Neste começo de temporada a nossa falta de profundidade está justificada pela vinda tardia da defesa, sobretudo de Maxi.

Penso que o substituto de Di Maria não foi, até agora, fundamental, mas sê-lo-á no futuro.

Concordo que o valor de JJ, será estupidez pôr em causa, todavia, por muito compreensivos e tolerantes
que sejamos, Liverpool e Aveiro não são para repetir.

Volto a insistir que as criticas que faço não beliscam a confiança que tenho na Estrutura, mas entendo que
temos condições para conseguir o 3º caneco supremo
para lá do 33, pelo que estes erros e indefinições têm de ser urgentemente corrigidos.

Para que os objectivos do período anterior, sejam conseguidos, torna-se importante e urgente uma clarificação de quem está ou de quem não está de alma e coração no clube.

Nada de paz podre, 3 semanas são tempo suficiente
para "repor stocks" que o resto fica por conta de JJ.

Outra coisa muito importante que a Direcção terá de perceber rapidamente, é que compete ao clube, através da sua equipa de futebol, recuperar os adeptos
pois, queiramos ou não, o "elan" está muito longe de ser o da época que acabou há 2 meses.

Isto não é um pormenor de somenos.
EAGLEHEART disse…
isto é um pouco fora do tópico deste excelente post, mas tem alguma ligação tambem, porque nós adeptos, dirigentes e simples apaixonados do glorioso permitimos que essas vergonhas que aqui brilhantemente expoes tivessem acontecido. Meu amigo cheio de duvidas existenciais ando eu há muitos anos e então desde que o Vieira se tornou nosso presidente aí é que elas aumentaram.
não sabemos lidar com as vitórias essa é que é. basta mais um titulo acontecer para começar logo o desnorte e a fogueira das vaidades, só isso explica a ultrajante, vergonhosa e inacreditavel imagem do nosso presidente sentado na tribuna ao lado de dois dos maiores corruptos do futebol portugues. essa imagem pelo menos para mim, marcou-me mais do que a propria derrota. eu pelo menos não estou habituado a dormir com o inimigo. o futebol é uma guerra é muito mais do que um simples desporto e em portugal então é até motivo para guerras de centralizaçoes e outras politiquices de merda.bastava os nossos dirigentes e até jogadores terem metade do benfiquismo que nós adeptos temos e seriamos invenciveis. eu sou louco, quem me conhece sabe que tenho algo em mim que não bate totalmente certo, mas as coisas que amo defendo-as até á morte. e o benfica é uma das coisas que eu amo e venero. há uns anos estava a ver um dos tele jornais e na secção desportiva aparece-me o cabrão do pinto da costa a vomitar toda aquela diarreia mental em que principalmente no passado era perito. conclusão. candeeiro a voar pelo quarto e uma excelente televisão a ir com o caralho, mas sabem que mais? deu-me um prazer imenso. televisões, compram-se outras, mas a dignidade, o respeito, o não querer ser enrabado de ánimo leve isso não se compra. acho que foi a partir dessa imagem do vieira ao lado daquela corja que eu senti que iriamos perder esse jogo e até que esta época não será de forma alguma igual á da anterior.
Papoila Maria disse…
Valter
É isso também que me faz impressão. Parece que estão todos a fazer um frete. É muito triste ver a nossa equipa jogar assim Parece que estão todos chateados. Até o Devid Luiz não mostra a alegria contagiante que se via a época passada. O que se passará?
ze joao disse…
Boas tardes!
Escolho este post do D'Arcy para a "reentré" dos comentários aos posts desta época.
Não podia escolher melhor post.
Sou mais um de muitos que por aqui passam que vai escrevendo algumas verdades e alguns disparates.
Infelizmente ao longo destes anos em que vou seguindo a Tertulia Benfiquista habituei-me a ver que de facto a maior ameaça ao Benfica está no meio de nós!
Foi assim durante todo o periodo de recuperação estrutural e financeira do clube, onde era impossivel pensar em grandes equipas de futebol pois não havia dinheiro suficiente, ainda me lembro de dividas a treinadores e jogadores da decada de noventa serem pagas em meados da decada passada, mas alguns de nós perante tal realidade acharam melhor "achincalhar" a unica direcção que fez realmente um trabalho sério no clube desde há 20 anos! Claro que se cometeram muitos erros, muitas más contratações, etc, e talvez os maiores dos erros foram a construção do novo estádio, do centro de estágio e da recuperação da credibilidade financeira do clube...Haja paciência para tanto disparate que por aí se debitou!!!!! Depois foram os períodos eleitorais, estava sempre tudo mal, péssimo! E viu-se os grandes "notáveis" que o clube supostamente tinha... Sempre os mesmos que quando chega a hora da verdade nada fazem e se escondem atrás de conveniências pessoais ou profissionais...Nem se quer vou perder a dizer o nome de tantas "sonantes" figuras que mais não fizeram do que descredibilizar o próprio clube! E tudo baseado no argumento do "direito à opinião diferente"! Opinião essa que de construtiva nada tinha! Talvez por isso a esmagadora e sapiente maioria dos Sócios do Benfica voltaram a eleger esta direcção sempre com maiorias bastante esclarecedores... E ainda bem que assim foi! cada vez que me lembro dos "movimentos", que mais não era um grupo de "ressabiados" que foram sendo afastados dos "tachos" e da visibilidade que lhes dava o Clube...
Nem se quer comento a "aparição" de um candidato que não lembra a ninguém!!!!!! Seriam certamente eleitos por aqueles que ainda hoje dizem que o Vale e Azevedo foi um coitadinho e que de facto era o maior...
Enfim, muito mais haveria para dizer mas vamos ao presente.
Não gostei de ver serem gastos 8.5 milhoes de euros num guarda redes, mas estou feliz por o Quim ter ido embora. Era um guarda redes razoavel mas queimava com facilidade. Cometia muitos erros em especial o de jogar muito adiantado e que nos valeram alguns sustos e alguns golos evitáveis! Agora é só sermos um pouco razoáveis e perceber que o Roberto, tendo em conta o desempenho do Quim ao longo destes anos, ainda terá de provar alguma coisa, mas daí a ser descartado já...
Quanto ao "extremos", eu também gostava que o Di Maria não saísse, mas para mim foi bem vendido! Ainda gostava que saísse outro extremo, se possível por um bom preço, que era o Balboa... O médio polivalente Ramires foi pena, mas não estava nas nossas mãos! Foi bom tê-lo cá e foi bom vê-lo ser rentabilizado da maneira que foi face ao investimento do clube ou seja cerca de 50%... Agora a direcção só tem de arranjar outro jogador!
O que eu acredito que vá fazer.
Eu também geria outros casos de forma diferente é certo! O Urreta ficava e o Miguel Vítor também...
Enfim, poderia aqui traçar um numero infindável de possíveis cenários, mas daí a por tudo em causa neste momento ainda é cedo e não ajuda em nada!!!
Não gosto de perder contra aquele clube, é certo!
Acho que não jogámos nada, é certo!
No entanto acho que daquela derrota só teremos é de tirar as devidas ilações...
Para mim, porque é o que defendo, no proximo fim de semana começa o essencial, é esse objectivo que temos de conquistar e em que temos de consolidar a nossa posição dominante nos próximos anos, a Liga, que é a que nos dá acesso directo aos milhões da Liga dos Campeões, o resto das competições são bem vindas mas face a esse objectivo principal são secundárias!
Portanto dispensam-se os cenários de crise sem que tal se justifique!
Cumprimento
Goncalo disse…
Eu tambem nao percebo a histeria com a historia dos extremos.
Vamos la a ver: o benfica jogou a pre epoca toda sem Di Maria e Ramires. E pelo que toda a gente disse, jogou muito bem, o rolo compressor está de volta, habito de vencer, etc, etc. isto sem ramires e di maria.
Depois, perdemos um jogo sem os mesmos jogadores e a culpa é de nao haver ramires e di maria, JJ está perdido com o esquema da equipa, balbalablabla.

Parece-me obvio que falta alguem para o lugar de Ramires. E tambem me parece obvio (ja o ano passado me parecia) que deviamos ter mais um extremo esquerdo (o ano passado quando o Di Maria não jogava, adaptavamos). Por isso, se chegasse um extremo esquerdo e um outro ramires (ninguem de bom senso acha que podemos jogar com 2 extremos puros; o ramires era o equilibrio da equipa em termos defensivos, daí termos de avançar para um jogador que possa fazer o mesmo; até lá temos o ruben) o plantel ficava fechado e bem apetrechado.

Mas o que não percebo mesmo dos benfiquistas é que por causa de um jogo mau (o ano passado assim de repente tivemos 3 ou 4: braga, olhao, liverpool, dragao) se ponha em causa todo o trabalho feito até agora e por a epoca em causa. Relembro que antes deste jogo nós estavamos fortissimos e o porto era uma anedota com uma pré-epoca ridicula. Um jogo tudo mudou, pelos vistos.
ACORDEM!

Abraços
EmeMarques disse…
Gostava de dizer alguma coisa, mas nunca publicaram um comentário meu...bolas, até parece que não sou Benfiquista sofredor. Não sei é escrever como alguns que ganham para isso...

Carrega Benfica!!!!!!!!!!!!!!!!!!
carlos marques disse…
Na verdade, foi um jogo em que nada nos correu bem, quer na dinâmica , quer na sorte do jogo, mas para alem deste aspecto, a perda de dois excelentes jogadores, não foi até agora colmatada. O Di Maria sacudia o jogo com a sua velocidade e imprevisibilidade e o Ramires, ligava a defesa ao ataque com aquele sua maneira de jogar, sempre a correr e isto tem o seu valor quer em dinheiro quer em qualidade de jogo. Ainda acredito que possam chegar dois jogadores que se assemelhem aos que saíram , mas começa a ficar tarde, porque para alem de terem de começar a adaptar à equipa e ao futebol da Europa, ainda temos que ter a sorte de acertar-mos nas escolhas, porque uma coisa é ter os jogadores a renderem na equipa outra coisa é ter dinheiro e ir comprar um jogador na esperança de ser igual ou parecido ao que saiu. Espero que acertem, mas começa a ficar tarde, porque as coisas começam já a rolar a serio este fim de semana.
(PS) Espero que esteja enganado, lá isso espero.
Mentes Pinto disse…
Pois é, visto o joguinho em directo, e depois com mais calma a gravação, eis algumas considerações:
A kamorra jogou mais e melhor foi justo vencedor; GANHOU o jogo aos 3 min, essa é que é a verdade, e a partir daí o Glorioso nunca soube dar a volta ao texto. Não vou nessa de dizer que foi um grande jogo por parte da organização criminosa, porque não foi, nós é que estivemos muitos furos a baixo.
Claramente o pior jogo da era JJ. Faltou garra, faltou atitude, faltou pulmão, faltou massa cinzenta, enfim, faltou muita coisa.
Como eles ganharam, no final não houve problemas; se tivessem perdido, não tenho dúvidas de que tinha havido cenas muito feiinhas, teríamos certamente a reedição das golfadas e isqueiradas: à camorra, karago karalho~~
Espero que os jogadores – pagos a peso dourado – já no próximo domingo voltem a mostrar a raça e a garra de campeões, que é deles, por direito e inerência próprios.
Abordando o caso Roberto, sem merdas, é o pior e mais ruinoso negócio da era LFV, não há volta a dar; erros de puro amadorismo nesta anedótica e circense “contratação”, para já quero apenas acreditar que se trata apenas de erros…
Para terminar, proponho que o prémio kagadeira dourada (as putas alternadeiras nom usam bidé!) vá para o inenarrável FDP asqueroso Baldemar (Lost) Duarte. Ficando uma menção honrosa para o gnomo de jardim, anãozinho freak fiteiro palhacito de circo alternadeiro, joãozinho mortinho maçã podre

P.S.: Por motivos óbvios, esta semana recuso-me a ver os programas de paineleiros, nomeadamente o Lixo Seguinte e o Trilho d'atake (graças a Deus o meo ainda não tem a tvi24), se houver alguma coisa merecedora de destaque, estejam à vontade. A carga de porrada que o Cerbinho vai lebar do Tossadas Cavernosa e do cappo alguidar, hihihihi,,,,,

SLBI33
Hugo Dallas Espectacular disse…
Meus caros,
sosseguem. O país é uma repúplica das bananas mas o Benfica não. Está bem dirigido. Tem bom presidente, bons jogadores, bom treinador. Tenham calma. O melhor que aconteceu foi que os corruptos agora têm que levar com o treinadorzeco até ao fim do ano porque ganhou ao Benfica. Isto vai ser um ano ainda mais difícil que o passado. Este ano são os corruptos, os corruptos B, os lagartos e os meios de comunicação contra nós. Não precisamos de mais. Se não concordam e querem muito, muito, muito falar mal do Benfica: vão à igreja e confessem-se em voz baixa.
Phoenix disse…
Numa derrota onde se vê muito pouco futebol é natural que se procure encontrar os erros - quanto maior a paixão mais compulsivo isto se torna - de forma a que estes sejam prontamente resolvidos, hahaha e numa primeira abordagem acredito piamente nesta proeza deveras sapiente, aos poucos vou-me reduzindo à minha insignificância.

Depois de dormir sobre o assunto, reflectindo sobre tudo o que se passou, o que me faz suster a respiração neste inicio de campeonato é uma hipotética teimosia ou persistência nas suas ideias da parte de Jorge Jesus, mesmo que estas nao revelem ser boas soluções... é curioso que ao mesmo tempo que acho Jorge Jesus o homem certo para o Benfica também me atemoriza este poder centralizado nas capacidades do treinador, o qual foi sem sombra de dúvida responsável pelo nosso 32 titulo, tendo colocado o Benfica a jogar o Melhor Futebol das ultimas 2 decadas.

Descoberto o meu busílis dedico-me aos factos: Jorge Jesus perante uma equipa desgastada e massacrada por um calendário ridículo, inventa em Anfield Road e dá-se mal, passados uns meses admite o erro e assegura que da proxima vez sera muito diferente.
Ora, sendo assim, tranquilizo-me um pouco, assumir os erros é o primeiro passo para evoluir e ainda existe Rui Costa.

É só um desabafo, apenas reflecte o lado B de uma cassete que só dá Benfica.




Mentes Pinto disse…
Ó catarina alves (caty) mas ke raio de BENFIKISTA és tu que escreves Porko (com P) e """"benfica""""" com b??? Escreve-se sempre com um B, Grande, Enorme, Maiscúlo, Gigante, Benfica, Benfiquistas, Benfiquismo...
Gloriosas Saudações
Luís Godinho disse…
Não sei qual é a crise do Benfica ter perdido o jogo? Eu sei que custa, ainda por mais contra quem foi andrades corruptos), mas não é o fim do mundo.... O que me indigna é o Benfiquismo de alguma pessoas (eu não sou mais benfiquista que ninguém ), quando se ganha todos festejam quando se perde está tudo mal... Parem com isso e vamos unir-nos... Já vejo gente a dizer que o Jesus anda aos papéis, então este Jesus não é aquele que os fez ir para o marquês?)... Quanto ao Roberto eu tenho confiança em quem o trouxe, e até acho que é bom guarda - redes, mas o tempo o dirá (ai é muito caro e tal) e isso só no fim saberemos, mas vou dar-vos 2 exemplos o Di Maria quando veio também muita gente achou que era muito caro, e no fim deu-nos 30 MILHÕES... O Cardozo também no inicio tinha tudo em cima dele porque custou 11 Milhões, e que não corria e etc... e os resultados estão à vista... Foi apenas uma derrota, em relação ao jogo acho que ficou 1 penalty por marcar o 2º lance sobre o Coentrão , mas tirando isso acho que os Corruptos foram melhores e superiores, achei a equipa do Benfica Muito pesada e cansada, e o Jesus acabou por reconhecer que as cargas foram demais muito perto do jogo,,,, FORÇA BENFICA, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS... RUMO AO BI-CAMPEONATO . VAMOS ACABAR COM AS CRITICAS.
Antonio Matos disse…
Não acredito que seja intenção dos responsáveis do clube, preencherem as lacunas do plantel, com qualquer um dos nomes citados.A política que vem sendo seguida, é a de descobrir jovens com talento, rentablizá-los e vendê-los.Aliás, foi para isso que foi criado o Fundo de Jogadores, não para atletas com vinte e muitos ou trinta anos, que viriam terminar a sua carreira no clube.
O ano passado, entrámos eufóricos no campeonato e levámos, logo à partida, um murro no estômago.Pode ser que este ano, com menos foguetório, as coisas corram melhor.O resultado de domingo, só foi mau, pelo ânimo que transmitiu aos andrades.No domingo, para reduzirmos esse ânimos, era importante golearmos, para assim subirmos ao poleiro, logo à partida.
Star disse…
parece k o ramires viu nao autorizado a licenca de trabalho na inglaterra, pode ser k regresse ;D
o leto pode ser um bom reforco...

o benfica deveria ter mantido o quim pelo sim pelo nao...
o di maria era um jogador a parte, resolvia o jogo num lance...
o ramires era do mais util, alem de ekilibrar a ekipa, defendia e atacava com uma disponibilidade incrivel...
era imperial manter estes jogadores toda a gente sabe disso, o benfica vai passar alias ja ta a passar mal por ter deixado sair dois jogadores essenciais...
Viriato de Viseu disse…
MEOs
Aquietai-vos...isto foi apenas uma borrasca e não um temporal!!!
No próximo Domingo caminharemos rumo ao 33º. titulo.

Se calhar esta não vitória (O Benfica nunca perde) até foi um bom adoçante...
D'Arcy disse…
Caro Rolo, conforme diz e muito bem, isso são apenas suposições. E sobre suposições e confabulações, eu não falo. Parece-me aliás bizarro que, não se tendo ainda acesso às contas do Benfica ou do Atlético, se ande a falar do que nelas consta(rá).

TC: Já vi no teu blog que defendes a teoria de que jogámos com a defesa mais recuada por causa do guarda-redes. O meu post não pretendeu ser qualquer ataque directo ao autor dessa observação, mas eu de facto não concordo com ela. A defesa jogou subida como sempre, e poderá ter havido períodos no jogo em que se terá retraído, com medo da velocidade no Rúlqui e do Varela, tantas foram as vezes que a bola lhes foi metida nas costas. Não posso acreditar que o Jesus hipotecasse toda uma táctica e alterasse a sua forma de jogar apenas por causa do posicionamento do Roberto. Volto aliás a referir que o Quim não é um guarda-redes que morra de amores por andar longe da linha de golo. Por isso não seria um eventual posicionamento recuado do Roberto que iria causar uma alteração ao estilo da defesa do ano passado. Aliás, durante o jogo vi o Roberto, em mais de uma ocasião, sair da área para se antecipar aos avançados adversários e cortar bolas. Talvez até mais vezes do que alguma vez vi o Quim fazer num jogo, pelo que não me parece que o Quim tivesse uma colocação mais adiantada no campo do que o Roberto tem.

Em relação ao que disse sobre o Tiago e o Reyes, isso foi apenas uma opinião muito pessoal. Sei que é muito remota a possibilidade de tal acontecer, por dois motivos: o salário dos jogadores em questão, e o facto de ambos serem investimentos sem retorno financeiro. A forma de manobrar do Benifca actualmente (e não temos grandes alternativas a isto) é investir em jogadores novos e com potencial, para depois realizar mais valias com as suas vendas.
Sempre_Benfica disse…
Parece-me que o problema do Benfica, nesta época começa na baliza. Roberto até pode ser o melhor GR do mundo, mas até agora só conseguiu apresentar duas ou três boas defesas contra um mar de más decisões/ defeitos técnicos. A equipa parece ansiosa ao jogar com ele - eventualmente o mesmo pode acontecer com outro GR , dada a grande quantidade de golos idiotas já sofridos. Infelizmente acredito q RJ é um completo e caro erro de "casting".
Veremos o q vai acontecer.
Carrega Benfica
Luís Bernardo Rolo disse…
Boa noite D'Arcy,

Será escusado não querermos ouvir o que inúmeros Benfiquistas, dizem à boca, já não calada, sobre os destinos dos dinheiros da transferência do Roberto, face à enorme discrepância entre o seu valor comercial em Junho e o valor pelo qual foi adquirido.
A minha suposição lança apenas uma mera HIPÓTESE explicativa SÉRIA!
Ainda hoje recebi uma chamada de um grande entusiasta do Benfica na Suiça a perguntar-me "quem é que se andava a abotoar com o nosso dinheiro"! Literal. E como diz o ditado: à Mulher de César não basta ser séria. Tem de parecer também.
Foi só por isso que voltei à explicação hipotética das Contas.
Barote disse…
Concordo com quase tudo o que disse na apreciação que fez aos muitos comentários relativamente ao último post. A única coisa que não concordo, é quando tenta defender o ponto 3 - "Jesus inventou". Na minha opinião, JJ errou como ainda não tinha errado desde que assinou pelo Benfica. Nem no jogo com o Liverpool, que tantos criticaram, eu sempre o defendi nessas opções em Liverpool, porque as percebi apesar de não terem corrido como todos nós gostaríamos.
Agora neste jogo, errou e mais que uma vez. JJ tem todo o direito de errar, pq todos erramos. O que me incomoda, é até hj não conseguir perceber pq cometeu aqueles erros tão primários.
1º erro - F.COENTRÃO - O Benfica nos jogos da pré-época, foi sempre muito superior às outras equipas, e realizou grandes exibições, muito por mérito da utilização do F.Coentrão alinhar a defesa esquerdo. Nesses jogos, foi sempre o melhor em campo e o principal desequilibrador da equipa. Por isso, custa-me perceber, como é que o JJ retira o único desequilibrador da nossa equipa (visto que o outro foi para o Real Madrid e ficámos sem ninguém que crie desequilíbrios, à excepção do Jara que ainda está "verdinho" e do Gaitan que esteve lesionado), retira o melhor jogador da nossa equipa dos últimos jogos, retira o jogador que empolga os adeptos e a própria equipa com os seus cortes...etc etc. Até poderia ter colocado o C.Peixoto à frente, mas nunca poderia ter retirado o melhor defesa esquerdo do Mundial 2010 para outra posição que ele até já conhecia mas que não rende de igual forma. Ao retirar o F.Coentrão de lateral esquerdo, perdeu um lateral esquerdo, perdeu um extremo esquerdo, perdeu um desequilibrador, perdeu uma referência na equipa e perdeu rotinas de jogo. Ponto final.
Eu sou da opinião que o golo aos 3 minutos muda muito num jogo...muda estratégias, tácticas, formas de jogar e de pensar o jogo. Sou da opinião que sofrendo aquele golo aos 3 minutos, e a "máfia" fazendo daquele jogo como se fosse o último, o mais provável era perdermos...mas com o F.Coentrão na esquerda e independentemente de quem tivesse a extremo esquerdo, não tenho dúvidas nenhumas de que teríamos jogado melhor, teríamos proporcionado bonitas jogadas, teríamos criado DESEQUILÍBRIOS e teríamos criado mais ocasiões de golo.
2º erro - As substituições - Quando pensei que ao fim de 15 minutos o JJ se tinha apercebido do 1º erro que tinha cometido, e que mais tarde o mais cedo iria recuar o F.Coentrão para lateral esquerdo, qual não foi o meu espanto, quando retira o Aimar e o F.Coentrão , deixando no campo C.Peixoto e C.Martins. Sobre o último, prefiro não comentar porque tenho uma opinião muito personalizada acerca deste jogador. No meu Benfica não chega ser só bom jogador, tem que ser também um grande homem, e o C.Martins é apenas um grande jogador...as atitudes para mim têm mais valor do que um simples drible. Bem, sem querer já comentei. Fica para outras andanças este meu comentário.
Concluindo, JJ errou mas não foi por isso que perdermos, isso ninguém pode afirmar. Mas eu tenho plena convicção, de que se JJ não tem cometido estes 2 erros que enumerei acima, até podiamos perder, mas de certeza de que não tinhamos jogado tão mal como jogámos.
pge disse…
É por coisas destas que vos leio há cerca de dois anos.

O maior problema que vejo em perder o Di Maria e o Ramires é mesmo perdermos o "pique" que tinhamos nas alas, Ramires juntava a isto o emorme equilibrio do meio campo...Confio no JJ para resolver isto.

Outra coisa é que poucas são as equipas na Europa que têm 50% do seu 11 habitual a ser cobiçado pelos tubarões da Europa: David, Luisão, Coentrão, Ramires, Di Maria, Cardozo. Isto só aconteceu devido a uma época inesquecivel...Estamos a pagar a factura e iremos pagá-la sempre que formos brilhantes.

Outra coisa sobre os negócios, o que me chateia mais, é a pouca informação que é passada sobre os negócios, volto a repetir a venda do Airton ainda não a digeri...Agora ninguém quer saber, quando o vendermos vamos começar a questionar as percentagens tal como aconteceu agora com o Di Maria.

Um abraço.
Phoenix disse…
Peço desculpa D'Arcy , por tocar num assunto fora de contexto, mas Rui Gomes da Silva RGS ) esteve em grande n'O Dia Seguinte ao lado daquelas 2 avantesmas !

Foi uma goleada televisiva sem igual nos últimos tempos, ao ponto do Taberneiro amuar e acusá-lo de baixo nível e arrogante. Alguidar a partir daí começou a bater a bolinha baixa pelo sim pelo não, o Taberneiro amuou e calou-se apenas respondendo directamente ao "moderador".

RGS tocou nas feridas todas, sem ofender nem insinuar nada, limitou-se a referir factos, destaco 1 (entre muitos!) quando parabenizou David Luiz pela sua ida à Selecção revelando por outro lado o seu espanto dada a não convocatória de jogadores com cláusulas de rescisão astronómicas como o Hulk . Ok, destaco mais outro que contribuiu para o Taberneiro mostrar aquilo que é, quando exigiu que este apresentasse provas das suas insinuações sobre o desvio de verbas na compra do Roberto obrigando-o a reformular o discurso umas 3 ou 4 vezes lol

Para a semana vai ser emocionante: ou já não está lá ou vai haver ataques raivosos em directo!
Anónimo disse…
D'Arcy,

Faço minhas as palavras da tertuliana e Benfiquista Papoila Maria.

Quanto ao jogo, e tal como disse no teu post referente ao mesmo, não foi a derrota que me magoou. Não há nenhuma equipa invencível, embora o Benfica tenha sofrido apenas duas derrotas no campeonato da época passada, nas condições que sabemos.

O que me doeu foi a atitude. O "deixa andar". A expressão de frete no rosto de alguns jogadores. A agressividade imcompreensível de alguns (não seria injusto se dois ou três jogadores nossos tivessem sido expulsos, por entradas perfeitamente imbecis). A falta de vontade em arregaçar as mangas e perceber que havia milhares de Benfiquistas naquele estádio, e milhões a assistir pela tv, que estavam com a equipa e que queriam, pelo menos, entrega e luta perante a adversidade.

Não é este jogo que me faz desacreditar da equipa. Acho que ele até pode ser muito benéfico para o futuro. Não é Roberto - aliás, como muitos se recordarão, fez uma grande defesa no final da primeira parte que impediu que o jogo tivesse acabado ali mesmo. Apesar de duas más saídas, não foi concerteza por ele que perdemos este jogo.

A atitude é que me desgostou, e muito, pois na época passada, jogo após jogo, vi uma equipa de arte e de combate - de combate sobretudo nas últimas 10 jornadas, quando o cansaço compreensivelmente pedia que assim fosse.

Quero ver novamente essa equipa. Por mim, dispensava até a arte, desde que o combate fosse muito. Como dizia o inesquecível Artur Semedo: "Quero lá saber se vai ser um bom jogo; eu quero é que o Benfica ganhe. "

E mantenho viva essa esperança, e não abdicarei do meu apoio a esta equipa, a JJ e a Rui Costa. Deram-me uma enorme alegria na época passada e provaram a competência que têm. Maus dias e maus jogos acontecem muitas vezes. Mas, se houver atitude, empenho, entrega, honra em envergar esta camisola, os maus dias dificilmente poderão criar raízes.

Grande abraço e bem hajas. Viva o Benfica.

Luís Manuel disse…
Desculpa D'Arcy, o comentário de "Anónimo" às 00.27 foi meu, esqueci-me de assinar. Abraço.
D'Arcy disse…
Caro Rolo: é tão 'séria' como a história da carochinha. Será assim tão difícil perceber a contradição absurda de, na mesma frase, dizer que a sua confabulação é uma 'mera hipótese' e que é 'séria'? É tão séria como seria eu dizer que o senhor investiu o seu último ordenado em droga. Não é um facto, não tenho provas, mas é uma 'mera hipótese'. E séria, porque eu resolvo dizer que é séria. Acho que é a primeira vez que ouço chamar o vulgo 'atirar barro à parede' de 'sério'.

O senhor é o primeiro a assumir que não passam de suposições e hipóteses. E se andam entusiastas benfiquistas a falar sobre o eventual destino do dinheiro da transferência do Roberto (devem fazer parte do seu círculo mais chegado, porque eu ainda não ouvi nenhum), se calhar é por causa de pessoas que fazem como o senhor: pegam em suposições e hipóteses, e insistem em atirá-los para a mesa de discussões como se de factos concretos se tratassem. E francamente, a partir do momento em que o dinheiro sai do Benfica para outro clube, confesso que me estou perfeitamente nas tintas para o que raio seja que eles fazem com ele - se o metem todo numa conta offshore, se o escondem debaixo do colchão, se algum dos dirigentes deles se abotoa com o dinheiro, ou se gastam tudo em strippers masculinos durante uma noitada com o Salema, o problema é deles.

Sinceramente, acho que antes de se preocupar em aventar hipóteses 'sérias' seria mais conveniente que se dedicasse a tentar fazer o seu benfiquismo entusiástico um pouco mais responsável. Mas isto é só uma opinião pessoal, e julgo ser melhor pararmos com esta discussão por aqui.
Arquivo Vivo disse…
A propósito da alusão do Phoenix, ao Dia Seguinte, notou-se uma diferença do dia para a noite, em comparação com a prestação do S. Cervan.

Digamos, em futebolês, que foi assim a modos como tirar o César Peixoto e pôr o Fábio Coentrão.

A "profundidade" foi logo outra, a tal ponto que o "hóspede da av. Brasil", agarrando-se ao cajado com que esgravata as favas, recolheu o escalope à cloaca-mãe que lhe serve de abrigo.

O verme pareceu-me anestesiado, chegando a parecer sensato, talvez por saber (tratavam-se por tu)
que não estava perante um menino, que ainda por cima, era capaz de lhe conhecer os podres.

Nota negativa de RGS ou talvez, em função dos interlocutor(es), profilática foi a maneira "descaradamente andrade" como justificou
toda a fruta que a nossa rapaziada distribuiu.

Gostei do ar piedoso e diplomático, com que disse achar que o atlético das linhas de torres, era candidato ao titulo, apesar da excessiva veterania do conjunto e da chuva, que podia fazer encolher a equipa.

Uma nota (triste) para a figura patética do pseudo moderador que consegue ser pior que o nuno luz.

Este, ao menos, provoca-nos sorrisos.

Penso que o programa terá os dias contados, pois vai deixar de ter interesse, porque, felizmente, neste clube silvios e searas há muito poucos.
Joaquim Varela disse…
Ora bem. Gostei bastante deste post em que me revejo em grande parte, especialmente no aspecto global..

Já desde o momento em que sairam as convocatórias para o Mundial que eu ando preocupado. E preocupado, porque tenho a certeza que a malta este ano vai entrar aos poucos na Liga. E mais preocupado andava na altura do "Mundial da Vuvuzela", pois nos 1/8 de final ainda lá andavam os nossos jogadores todos (os 7). Têm chegado a conta gotas.

Para mim o Jesus não inventou nada. No plano teórico, apresentou em campo até o 11 que eu metia, sem retirar um único. E as substituições aceito-as todas, pois quem saíu foi quem começou já tarde a coisa (excepção ao AimaR) e já andava a arrastar-se no campo (mais haviam nas mesmas condições).

Este para mim é um troféu sem interesse nenhum. Abaixo dele só a Taça da Liga, que em teoria até pode ser mais difícil de ganhar, mas jamais terá algum interesse para mim. Tanto mais que defendo que nem devemos participar. Ou em alternativa enviar o Sport Lisboa e Saudade em nossa representação...

Já a época passada não começou bem, com um resltado negativo (e injusto) frente ao MAritimo e não foi por isso que não deixámos de festejar no fim da coisa. Daqui a uns tempos a gente fala.

O que me levou a escrever aqui prende-se com o período que terminou agora- a pré-época.

Como disse, creio que nã estamos a 100 %. Nem perto disso. Temos jogadores sem 90 mins nas pernas (Luisão, Aimar, Cardozo, F.Coentrão, MAxi) e temos um grande berbicacho na baliza. Após esta pré-época acho que não temos GR.

Pessoalmente tenho para mim que uma equipa que defende à zona os cantos, tudo o que aparecer na pequena área tem de ser do GR. E o RolaNdo cabeceia na pequena área, logo.... Dou de barato que a defesa foi levada a pensar que o C.Martins cortava aquilo. Mas isso não explica tudo. O homem até parece que tem algumas qualidades, mas faz-me recordar (e muito) o Moretto, mas com uma agravante. O Moretto era o GR mais sortudo do mundo. Fazia asneira, mas depois miraculosamente, a maioria das vezes a coisa passava, porque não dava em golo. Jamais esquecerei o SLB-Barça em que ele fez no mesmo jogo a sua pior e a sua melhor exibição no Benfica. Inventava, mas depois lá conseguia emendar a mão (ou os postes salvavam-no) Com este senhor já não é assim e aquele lance do Moutinho é ridículo. Não admito que um GR do Benfica faça um lance daqueles, após os que já vi anteriormente. Creio que o JJ o vai continuar a manter na baliza, mas creio que daqui a 2 jogos já vi o que tinha a ver e já não espero grande coisa do Roberto. Espero estar redondamente enganado, mas não creio que seja esse o caso. Há que assumir o erro o quanto antes e encontrar uma alternativa, pois parece-me que até dentro do plantel há soluções preferíveis.

Ao contrário do que muitos dizem estou-me a borrifar para o que custou, tanto mais que nem fui eu que o paguei, nem conto contribuir para tal. Hoje em dia parece que se liga mais ao campeonato dos milhões que ao dos pontos tornando-se grande parte dos adeptos de bancada, em gestores de FM/CM. Por mim poderia ter custado 10 cêntimso ou 100 milhões de euros. Desde que tivesse qualidade tudo bem.
Maria Fernanda disse…
Maria Fernanda
Eu li todas as respostas ao teu post; sempre quis saber o que diziam. O teu texto está bom, como aliás as tuas conversas nos “blogs” na TVBenfica.
Eu achei que quando sofreram o golo ficaram um bocado nervosos... Mas depois voltaram a jogar da mesma maneira, sempre à espera de alterar o resultado. Sei que David Luis só deu um pontapé na perna a um jogador que tinha a bola segura... Mas não deu uma bofetada no árbitro, por isso não devia ter um cartão vermelho, o árbitro pensou que era um ligeiro toque... Aliás como houve um “ligeiro toque” no Coentrão, que ele é levou um cartão amarelo! E estávamos a perder...
Sei que o Porto jogou bem e o Benfica não soube dar a volta. Mas porque raio é que quando vi que o Benfica estava a perder vi logo que o árbitro fazia moça. Gastou todos os amarelos para o Benfica e depois já não havia mais...
Bom, eu não sou um profissional de futebol, mas na minha profissão (agora estou na reforma- já tenho 74 anos), eu constrangia-me de ver que os outros me faziam mal; só os jogadores do FCP é que podem barafustar com os árbitros? Mas eu não quero que os do Benfica sejam assim... mas é de arreliar!
Eu estou muito triste com o resultado do jogo, mas confio à mesma na equipa no treinador e no Rui Costa: e quero que este ano sejamos campeões! Deixem que os jornalistas (os que dizem), sejam eles, a lançar nos jornais e nas televisões mal do Benfica...
definitivo disse…
Com mais alguns Posts deste calibre, Gonçalo, e arriscas-te a ser contratado para treinar o Inter quando, daqui a alguns jogos, o Benitez for despedido! (e tu chateadíssimo com isso!)

Agora... vamos rir?...

E se ao Jesus nosso senhor, assim de repente, não mais que de repente, lhe passasse um fogacho pela cabeça e colocasse o David Luís a... nº 10?!...

Para o lugar dele? O Sidney... O M. Victor... O Roderick...

Riam-se à vontade...

Já falaram aqui na nova "contratação da SIC, para o "The Day After". Um auntentico tornado, aquele Rui Gomes da Silva! Que rima com achado. O tornado. Ou RGS, que rima com... YES!!!!

A minha avó diria: "vai ser o bom e o bonito!"

Abraço.

A. Sousa
Nuno Silva disse…
Não sei como é possível darem os parabéns ao RGS pela prestação no Dia Seguinte. Um dirigente do nosso clube, que está em representação do nosso clube e que para justificar a derrota de sábado diz que a supertaça nunca foi um objectivo do clube, devia ter vergonha e pedir a demissão. Então agora não entramos em todos os jogos para vencer? Agora escolhemos os troféus que queremos? Nesta casa joga-se para ganhar tudo. Eu sinto vergonha ao ouvir este discurso. Cumprimentos
Hugo disse…
O problema D' Arcy, é que toda a gente gosta de cagar postas de pescada consoante a direcção do vento...

Mas neste pseudo-burgo que é Portugal, cagam-se as postas de uma forma irresponsável e desnorteada...

E, para mais, muitos dos comentadores que por aqui surgem a escrever sobre as táticas e de jogadores a contratar e a vender/não vender, falam como se estivessem a jogar FM...Lá, como são bons, pensam que aqui também são...

Como se a vida fosse um jogo de computador...

Saudações benfiquistas...
Cláudio Soares disse…
Boas,

A respeito do Roberto (ou qualquer GR com a falta de qualidade deste) é preciso entender que não compromete o jogos apenas quando falha, ele compromete porque a defesa não confia rigorosamente nada nele, e isto é o que se verifica actualmente no Benfica.
Com o Quim os defesas que estavam à sua frente sabiam até onde ele ia (ou não ia) e portanto havia uma lição estudada, com este estão (ainda) constantemente em apuros, porque não conhecem os seus limites. Por 8,5M deveria ter chegado alguém que resolvesse as lacunas e não um GR para se ambientar e todas as outras desculpas que por ai se ouvem em defesa dele. Desculpem a minha intransigência (natural de quem já foi GR) mas este foi um péssimo negócio e não vai deixar de o ser.
Luís Bernardo Rolo disse…
Bom dia D'Arcy,

A imagem que de si tenho pelo que escreve e pelo que diz, em nada condizem com o que me escreveu. E também não vou alimentar qualquer discussão consigo depois deste comentário final.

Quando nos defrontamos com uma situação aparentemente estranha, podemos tentar explicá-la com hipóteses estúpidas, insinuantes, descabidas, consistentes, sérias ou outras. Procurei apenas sugerir uma HIPÓTESE SÉRIA e consistente para explicar a diferença de valores no Passe de Roberto. Uma hipótese não pode ser séria?

Sobre "Amigos" Benfiquistas: num mundo como o do Futebol, quem não pensa em esquemas, comissões ou offshores ? tODOS.

Caro Gonçalo, tenho muito dinheiro investido no NOSSO Clube e os meus Amigos estão na SAD , no Fundo de Jogadores, no Empréstimo Obrigacionista.

Enfim, terá sido um mal-entendido (Note que esta frase também é uma HIPÓTESE SÉRIA, uma vez que nada nos move um contra o outro)! Um abraço.
SLB1958 disse…
O que me preocupa a mim não é o que se diz ou não diz sobre os negócios do Benfica. O que preocupa é que este ano era ano para fazer mais valias e pelos vistos isso não vai acontecer. Quanto ao jogo, penso que estamos a desvaloriza-lo e isso é um erro, devíamos ter entrado com tudo para ganhar e dar uma forte machadada no CRAC, não o fizemos e vamos pagar por isso mais tarde.
Estamos a uma semana de iniciar a liga e continuamos com vários problemas por resolver na equipa, a pré época talvez não tenha sido totalmente bem planeada, veremos mais para a frente. É a este nível (organizativo) que me parece que temos de melhor muito.
No Domingo vamos apoiar a equipa, todos, os que criticam e os que não.

SLB1958
Luis Agostinho disse…
Basta! Já cheira mal. Será que os mais de 25 anos de Benfiquistas a caírem nos truques da máfia, enquanto eles iam papando títulos, não deu para aprender nada? Chega de crucificar o guarda-redes, ainda por cima num jogo em que ele até foi dos menos maus. De certeza que se o Benfica fizesse a vontade a estes indivíduos e dispensasse o Roberto e este acabasse na cosa norte, passava instantaneamente a ser um excelente guarda-redes. Já vi este filme antes. Os inimigos do Benfica estão a encorajar este circo à volta do guarda-redes e vão chegando mais lenha à fogueira porque sentem um ponto fraco (a mentalidade influenciável de muitos Benfiquistas) e agora até já inventam coisas de dinheiro na sua contratação. Parece que alguns indivíduos não conseguem ultrapassar a questão do guarda redes por algum problema psicológico. Outros são infiltrados e tentam semear a discórdia Sinceramente , tenho sérias dúvidas do Benfiquismo de muitos que aqui comentam e se dizem Benfiquistas. O Roberto não foi perfeito no jogo todo? Qual deles o foi? Houve quem tenha estado muito mal e está a escapar incólume enquanto o Roberto é crucificado. Não gosto disso. Falam do Quim , e o golo que ele sofreu em braga num livre junto à linha, num jogo importantíssimo e que perdemos? E o Moreira no jogo da taça contra o Guimarães sofreu um golo, também de cabeça , muito mal sofrido. Já para nem falar do mau jogo do Júlio César em Liverpool. E o golo que o Quim sofreu no último jogo da liga contra o Rio Ave em casa? E até já se esquecem que no inicio assobiavam o Quim porque queriam que o Moreira fosse o titular, assim como assobiaram o Butt e acho que até assobiaram o Henke . Porra que já chega.
aguiaçor disse…
Excelente post Gonçalo, realmente depois dos jogos é muito fácil criticar, mas se forem antes dos jogos perguntarem a essas mesmas pessoas que criticaram depois, se calhar na sua esmagadora maioria, concordaria com as opções tomadas pelo nosso técnico, e o Gonçalo explica neste post muito bem este aspecto das contradições do antes e do depois...
Eu não comentei o post anterior, onde vi muito pânico e histerismo, porque queria analisar os factos muito friamente, porque a quente às vezes as coisas não saem bem, e só agora recuperei deste desaire que não gostei é certo mas que não me faz toldar as ideias e passar a ser irracional no que penso e comento.
Não gostei do jogo praticado pelo Benfica, da atitude da maioria dos nossos jogadores e até de alguma decisões técnicas, principalmente ao nível das substituições (principalmente a do Fábio Coentrão), mas dai a fazer um drama como que se tivéssemos passado de ser uma das melhores equipas da Europa a praticar futebol (que ainda somos) para uma das piores. O Benfica teve o azar de sofrer o golo logo no inicio do jogo e isso, como sabem, condiciona sempre o decorrer do mesmo.
Quanto à saída do Di Maria e do Ramires e o facto de dizerem que foram praticamente empurrados para fora do Benfica, pensem no vosso caso, se trabalhassem numa grande empresa e viesse outra grande empresa oferecer-vos o dobro ou o triplo do salário que auferiam, será que recusariam essa proposta? Pensem bem e depois então falem...
Eu continuo a acreditar numa excelente época do Benfica porque não é num só jogo que se vê o "estofo competitivo" de uma equipa, e como as restantes competições em disputa são de cariz mais longo, onde a regularidade é um dos principais factores (principalmente o campeonato, que é o nosso principal objectivo), estou em crer que a regularidade demonstrada o ano passado vai voltar a ser característica desta equipa, porque sabemos que ela é capaz disso, pelos seus jogadores e pelo seu treinador, porque já o demonstraram a época passada. E em relação aos nossos adversários, será que alguém é capaz de afirmar que eles tem, ou vão ter, essa característica essencial para a conquista de provas longas? Claro que ninguém pode dizer isso.
Apelo a todos nós, verdadeiros benfiquistas, que apoiemos o nosso clube.
BENFICA, ontem, agora e sempre.
João disse…
A verdade é que as saídas do Di Maria e do Ramires já eram previsíveis há meses, porque não acredito que o Benfica tenha sido apanhado de surpresa com as propostas do Real e do Chelsea.

E no entanto, não se contratou ninguem atempadamente para os substituir. Falam agora em ir ao mercado comprar 2 jogadores, já repararam que a época já começou? E a supertaça já foi prós porcos?

Quanto ao Roberto, o tempo dirá se os 8,5 M foram bem ou mal gastos. Até agora deixa muitas dúvidas.
Manuel Vieira disse…
Li com muito interesse o lúcido e esclarecedor "comentário" das principais dúvidas e questões que assaltam muitos de nós, benfiquistas.

Muito grato por isso.

Na impossibilidade de no Domingo estar na Luz, passei o meu Red Pass a um amigo. Não será por mim que não seremos 60.000 !

VIVA O BENFICA!

Manuel Vieira




Pedro Ribeiro disse…
Arquivo Vivo a 9 Agosto 2010 às 20:22 - É destes comentários que precisamos, criticos, se tiverem de ser, construtivos mas sempre de apoio ao Benfica e aos nossos.
definitivo disse…
Sr. Rolo, antes do resto, desculpe-me esta tão tardia. (a Vida é feita de nuances - deve achar o termo demasiado aligeirado para definir Vida mas, para quê darmos tanta importância a certas coisas, quando ela é tão curta? -, e foi por causa de algumas delas que só agora aqui cheguei)

"Uma hipótese não pode ser séria?", questiona o Sr. Rolo, redondamente convicto (360 graus de convicção) da inimputabilidade de tal pergunta assassina.

Perdoe-me que só lhe responda daqui a algumas nuances.

Antes, isto:

DICIONÁRIO: Colecção alfabeticamente disposta das palavras de uma língua ou de qualquer ramo do saber humano, seguidas da sua significação ou da sua tradução numa outra língua. (Priberam)

HIPÓTESE: fundamento; princípio; condição; circunstância; em matemática, e em outros sistemas dedutivos como ponto de partida para deduzir delas consequências lógicas; nas ciências experimentais designa uma condição plausível dos factos provisoriamente adoptada com o fim principal de submetê-la a uma verificação metódica pela experiência; teoria. (Porto Editora)

SÉRIO(A): A - que não ri; grave; sisudo; positivo; verdadeiro; insofismável; ponderoso; probo; real; sincero; honesto; cumpridor; de consequências graves.
B - gravidade; seriedade; jogo de crianças. (Porto Editora)

Sabe, Sr. Rolo, essa jigajoga que o Sr. armou sobre o porquê dos 8 milhões e meio do Roberto...!

Garanto-lhe uma coisa, Sr. Rolo, fosse eu o LFV ou o Rui, e o Sr. não escapava de sentar esse cu no mocho!

Sabe o que são HIPÓTESES SÉRIAS?...

Algumas:

- Portugal começar a ser apelidado de país dos 4 "efes": Fátima, Futebol, Fado e Fumo.
- O ordenado mínimo nacional não ser aumentado em 2011.
- Os astrólogos e derivados continuarem a acertar pouco nas suas previsões.
- Ainda não será para o ano que o Homem porá a bandeira dos 50 Estados em Marte, tanto mais que, antes disso, ainda têm de voltar à lua para mandar lavar a que lá está.
- Ainda não será tão cedo que o Ronaldo deixará crescer o bigode.
- A Mercedes continuará a ser a marca que "fica a matar" à Sra. Dolores Aveiro.
- Ainda não será desta que o sr. que levanta a perna até ao joelho quando abraça o Victor Baía, vai deixar de mandar umas bojardas.
- Os árbitros continuarão a amamentar o CRAC.
- O CRAC irá pedir uma indminização à liga por ofensas ao seu "bom nome".
- O Cardozo estará novamente na corrida do "melhor marcador do campeonato".
- Se cá nevasse fazia-se cá ski...

Mas, quer uma HIPÓTESE mesmo muito SÉRIA?

Duas:

- O Benfica vai ser bicampeão em Maio de 2011!
- Portugal vai ser pequeno para tamanha festa que se adivinha!

Ainda mais uma HIPÓTESE SÉRIA:

Duas:

- O Sr. Rolo é um benfiquista de circunstância.
- O Sr. Rolo é mentiroso: o seu ego diz-lhe que sabe mais do que, DE FACTO, sabe.

Finalmente, Sr. Rolo, o Sr. não passa de especulador "Made in China" à venda numa qualquer loja dos trezentos!

"... tenho muito dinheiro investido no NOSSO Clube e os meus Amigos estão na SAD , no Fundo de Jogadores, no Empréstimo Obrigacionista"

Sabe uma coisa, Sr. Rolo, sinceramente, ponho uma HIPÓTESE - muito - SÉRIA de que o que aqui diz seja... MENTIRA. (a ser verdade, o Sr. Rolo teria a OBRIGAÇÃO de ser mais... HONESTO! E não é.)

Termino com uma pergunta: sabe o que é ser SÉRIO?

Respondo como a "Porto Editora": é um jogo de criança.

Foi o que o Sr. Rolo, ao fim e ao cabo, fez com a sua estória sobre a compra do Roberto: um jogo de criança.

Passe bem e... amadureça. Para ver se cai.

A. Sousa








tiago mota disse…
Contra a censura da Sporto TV.

http://www.youtube.com/watch?v=QO0fei4wYDM